Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2018

Topic will be automatically locked at 02:59 AM

Recommended Posts

3 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

ecmwf_T850_samer_9.png

Se continuar desse jeito daqui a pouco estão dando uns -10°C em 850hPa e 10 cm de neve kkkkkk.

Fazia tempo que não via o Europeu aumentar tanto a força de uma MP em apenas 2 dias.

Para ter uma ideia, na sexta a alta no Chaco era de 1023hPa, e agora já está em 1037 hPa, além de que a temperatura mal chegava a negativar em 850hPa e agora já bate os -6°C.

Torcendo para não ser apenas uma rodada aleatória e que a tendência se mantenha e continue melhorando.

• Like 4
  • Thanks 3

Boa noite! Em Buenos Aires o dia foi inteiro nublado e com névoa, com menor intensidade de manhã e agora à noite, mas bem forte durante parte da tarde. Foi um dia, portanto, muito úmido, com URA sempre acima dos 90%. A temperatura variou entre 10,8ºC e 16,9ºC.

Agora seguimos com céu nublado, névoa e agora também temos garoa. Dentro de casa está tudo molhado, mas por mim pode continuar assim (amo dias úmidos e cinzas. Sol nem com frio!). Agora faz 15ºC, URA de 100%, vento sul a 9 km/h, pressão de 1.006,6 hpa e visibilidade de 4,5 km.

A segunda-feira deve ser como hoje: nublada, com névoa e com chance de chuvas. À noite o tempo começa a abrir. Mínima de 9ºC e máxima de 14ºC. O sol nasce às 8h01 e se põe às 17h53.

• Like 2

14 minutos atrás, Augusto Goelzer disse:

Se continuar desse jeito daqui a pouco estão dando uns -10°C em 850hPa e 10 cm de neve kkkkkk.

Fazia tempo que não via o Europeu aumentar tanto a força de uma MP em apenas 2 dias.

Para ter uma ideia, na sexta a alta no Chaco era de 1023hPa, e agora já está em 1037 hPa, além de que a temperatura mal chegava a negativar em 850hPa e agora já bate os -6°C.

Torcendo para não ser apenas uma rodada aleatória e que a tendência se mantenha e continue melhorando.

Augusto Goelzer,

onde você viu alta de 1037 hPa no Chaco, na mapa acima mostra a alta polar na Patagônia na manhã do dia 9.

Posted (edited)
6 minutos atrás, marinhonani disse:

Augusto Goelzer,

onde você viu alta de 1037 hPa no Chaco, na mapa acima mostra a alta polar na Patagônia na manhã do dia 9.

Nani,

Erro meu, é 1035 hPa, mas continua sendo bem relevante.

E essa alta tem uma grande amplitude, por isso, mesmo com o centro na borda da patagônia ela consegue manter a pressão elevada em grandes distâncias.

37726874_altachaco.thumb.png.70676337c793ad3d5bb46402f8cbce1a.png

Edited by Augusto Goelzer
  • Like 3

Parece que vai refrescar até o meio do mês

Posted (edited)

O que ocorrerá no final da 3ª feira e 4ª feira em São paulo será uma FF "MUITO TIRO CURTO", a fim de trazer um friozinho para este período citado, entretanto já volta a aquecer na 5ª feira. Os modelos insistem numa MP mais forte a partir do dia 09, com duração maior, porém ainda não capaz de altera a dinâmica predominante. Veja, ela será forte, porém durará uns 3/4 dias, ou seja, logo voltará a dinâmica de hoje, portanto não suficiente de alterar a dinâmica atual.

Estou interessado em saber para o centro-sul do RS (que está vivenciado um inverno a parte..., com Muito frio e constante), qual das FF´s será mais intensa por lá: esta do dia 04 ou do dia 09....

Amanheci na Granja Viana com 12,1ºC, mas há promessa de hoje ser o dia de a máxima alcançar os 27/28ºC. Será???

Em Peruíbe (litora sul de do Estado), fez tempo bom neste final de semana, mas "praia mesmo", só das 10 hs até 14 hs. E sol "fraco", mal esquenta na pele. Água do mar fria (não diria gelada). Começo de noite bem "friazinha"; há necessidade de dormir bem agasalhado. Saia à noite para dar uma volta de calça e agasalho. 

Esperava sentir "bem menos frio", e aproveitar bem mais a praia, ainda mais com as condições de tempo favoráveis. Posso dizer que me surpreendi "climatologicamente" falando... Isso é bem raro, mas prazeroso.

VAMOS BRASIL, FORÇA!

P.S 1: Para mim o Brasil é favorito ao título (já era...), mas os outros postulantes são: Bélgica, Croácia, França (a "Asa Negra" brasileira) 

P.s 2: Uruguai está fazendo bonito na Copa. Torço pelo Uruguai, principalmente pela tradição e por que gosto do País e do povo uruguaio. Se não der Brasil, torcerei pelo Uruguai!

Edited by Caco Pacheco
  • Like 1
  • Thanks 2
  • Haha 1
  • Confused 1

10 horas atrás, Augusto Goelzer disse:

Pronto, o Europeu já deu pra trás. Tomara que essa "retranca" sim seja algo aleatório.

Vai Brasil!

Se não for o URUGUAY vai na raça!

• Sad 1

Agora, Melo disse:

Pronto, o Europeu já deu pra trás. Tomara que essa "retranca" sim seja algo aleatório.

Vai Brasil!

Se não for o URUGUAY vai na raça!

Tomara mesmo, a principal mudança do europeu nessa rodada, foi tirar o jato polar que iria passar por cima do sul, e colocar no mar. GFS e CMC estão melhorando gradativamente essa onda, mas por enquanto ela continua sendo mediana para esses modelos. O que nos resta é continuar acompanhando e torcendo mesmo.

Vai Brasil!

Para a minha região o Europeu continua o melhor nas rodadas dessa madrugada e manhã. Coloca uma máxima bem baixa no dia 10, sendo sub-15, e com chuva.

• Like 3

1 hora atrás, Caco Pacheco disse:

O que ocorrerá no final da 3ª feira e 4ª feira em São paulo será uma FF "MUITO TIRO CURTO", a fim de trazer um friozinho para este período citado, entretanto já volta a aquecer na 5ª feira. Os modelos insistem numa MP mais forte a partir do dia 09, com duração maior, porém ainda não capaz de altera a dinâmica predominante. Veja, ela será forte, porém durará uns 3/4 dias, ou seja, logo voltará a dinâmica de hoje, portanto não suficiente de alterar a dinâmica atual.

Estou interessado em saber para o centro-sul do RS (que está vivenciado um inverno a parte..., com Muito frio e constante), qual das FF´s será mais intensa por lá: esta do dia 04 ou do dia 09....

Amanheci na Granja Viana com 12,1ºC, mas há promessa de hoje ser o dia de a máxima alcançar os 27/28ºC. Será???

Em Peruíbe (litora sul de do Estado), fez tempo bom neste final de semana, mas "praia mesmo", só das 10 hs até 14 hs. E sol "fraco", mal esquenta na pele. Água do mar fria (não diria gelada). Começo de noite bem "friazinha"; há necessidade de dormir bem agasalhado. Saia à noite para dar uma volta de calça e agasalho. 

Esperava sentir "bem menos frio", e aproveitar bem mais a praia, ainda mais com as condições de tempo favoráveis. Posso dizer que me surpreendi "climatologicamente" falando... Isso é bem raro, mas prazeroso.

VAMOS BRASIL, FORÇA!

P.S 1: Para mim o Brasil é favorito ao título (já era...), mas os outros postulantes são: Bélgica, Croácia, França (a "Asa Negra" brasileira) 

P.s 2: Uruguai está fazendo bonito na Copa. Torço pelo Uruguai, principalmente pela tradição e por que gosto do País e do povo uruguaio. Se não der Brasil, torcerei pelo Uruguai!

Eu vou torcer pelo México ou Colômbia se não for o Brasil

O frio tem que chegar aqui meu. Já são 3 semanas de calor e monotonia. É hora desse monstrengo ir embora.

• Like 1
  • Thanks 1
  • Sad 1

Posted (edited)

O 'tempo bom' e a nova orla do Guaíba agitaram Porto Alegre nesse final de semana. 

Edited by Lucas Venturini
  • Like 3

3 minutos atrás, HenriqueBH disse:

Gente que calor é esse 27ºC.

Aqui em SC também está bem abafado, clássico calor pré-frontal. Também batendo os 27°C no meu termômetro, e o local mais mais quente é Criciúma com 32°C.

Posted (edited)

opa...

1387673000_CapturadeTela2018-07-02s13_47_05.thumb.png.0cad041502c023f7ed2945d7ac09fd97.png

7098239_CapturadeTela2018-07-02s13_49_24.thumb.png.f25aa50d8496baceff7bcf46cff4f3ee.png

Edited by HenriqueBH
  • Like 1

Chovendo moderado a forte por aqui há algum tempinho, já vejo alagamentos daqui do meu prédio. O Inmet atualizou às 13h com 16,1°.

Amanhã, pelo Euro, limpa à tarde mas a máxima não passa dos 13°. Na quarta, chove e não devemos passar de 12°. 

1 minuto atrás, Tomás WRuas disse:

Chovendo moderado a forte por aqui há algum tempinho, já vejo alagamentos daqui do meu prédio. O Inmet atualizou às 13h com 16,1°.

Amanhã, pelo Euro, limpa à tarde mas a máxima não passa dos 13°. Na quarta, chove e não devemos passar de 12°. 

Que louco, aqui limpou o tempo agora depois de uma manhã nublada e faz 22ºC.

7 minutos atrás, Tomás WRuas disse:

Interessante que o jato trouxe as instabilidade até POA, mas não mais ao norte. No INMET deu máxima de 19,1°, mas em Campo Bom bateu 25,2°! Efeito da instabilidade aqui.

Em casa tive variação de 16,2° a 18,5° até agora com acumulado de 9,8 mm até o momento. Agora faz 16,5° e só chuvisca.

Essa semana será bem interessante. São os bons tempos do inverno com frio, mp´s, frentes ativas e variações malucas! Gosto disso!

Rio Grande do Sul e o Prata não tem o que reclamar desde que começou junho. Dessa vez por conta da menor latitude de 1 semana pra cá nem SC tem escapado do bloqueio Brasil Tropical.

Posted (edited)

Lindas imagens do GOES-16 hoje, destaque para o ar frio avançando em direção ao sul do Brasil e para a neve cobrindo a Patagônia.

UntitledHFDDFHDFHDFHDFH.jpg.62f95e52dfaae0f28fbb0cca474cf539.jpg

UntitledHFDDFHDFHDFHDFHFJG2.thumb.jpg.ae46139c56a8eb05c4fd9bd64c02d04c.jpg

UntitledHFDDFHDFHDFHDFHFJG2FGJ.thumb.jpg.ad3d60889524ccaef79db62e86c3ce75.jpg

Edited by jean10lj
  • Like 7
  • Thanks 1
  • Sad 1

33 minutos atrás, Marcos disse:

Interessante que o jato trouxe as instabilidade até POA, mas não mais ao norte. No INMET deu máxima de 19,1°, mas em Campo Bom bateu 25,2°! Efeito da instabilidade aqui.

Em casa tive variação de 16,2° a 18,5° até agora com acumulado de 9,8 mm até o momento. Agora faz 16,5° e só chuvisca.

Essa semana será bem interessante. São os bons tempos do inverno com frio, mp´s, frentes ativas e variações malucas! Gosto disso!

Eu estou esperando os bons tempos do inverno daqui desde que Junho começou, hehehe.

Mas por enquanto o que ganhei foi uma mínima absoluta de 12,5ºC no INMET e 09,6ºC na Davis, neste que é o segundo mês mais frio do ano. E também ganhei o terceiro mês de Junho mais quente da história em termos de média compensada...e não podemos esquecer da máxima absoluta de 28,5ºC, que foi a MAIOR DA HISTÓRIA PARA O MÊS DE JUNHO.

Por enquanto está realmente "incrível e maravilhoso" esse "inverno". Lembro-me bem do chororô que se instalou entre os bazianos do Sul quando tivemos aquele mês de Abril/18 irrisório e boa parte do mês de Maio. E o Sudeste estava numa situação razoável. O ponto forte foi a grande MP do dia 20 de Maio. E foi só ! Nosso frio esse ano está por enquanto se resumindo àqueles dias de 20 a 22 de Maio.

Permitam-me uma enxurrada de mensagens de chororô, porque a gente merece desabafar. Está irreconhecível nossa região por enquanto. Poucas vezes vi um bloqueio tão maléfico e tão forte 😢😢😢😒😔☹️😫

• Sad 1

E continuo o choro: Sò acredito em modelos dando algo pra cá quando faltar menos de 3 dias pros eventos. Isso porque o frio que aparece para nós sempre tem aparecido no fim da grade e, quando se aproxima do evento, acaba tudo indo pro brejo, com o frio forte bloqueado no RS.

Um grande inverno pro RS realmente. Acho que vai assim até Setembro. Será parecido com 2002 o inverno no Sudeste.

#PRONTOFALEI

Últimos invernos aqui na região central de MG pelo que lembro de cabeça: 

2010: Muito bom, com alguns eventos de frio intenso.

2011: Temperaturas dentro da normalidade, mas com secura extrema na reta final.

2012: Inverno normal, com eventos de frio intenso, mas sem nada surpreendente.

2013: Inverno sem mínimas muito baixas, mas a alta umidade se destacou, aliada a baixas temperaturas máximas durante toda estação. 

2014: Inverno xoxo, com um outro evento de frio e só. Chuvarada histórica em Julho, mas nada além disso,

2015: Inverno? O que é isso? Pelo menos houveram chuvas fora de época, antes da coisa desandar e secar tudo.  

2016: Inverno dentro da normalidade, com eventos de frio. 

2017: Inverno ESPETACULAR, o melhor desde 2000, no mínimo. 

2018: Até aqui, parece que teremos uma réplica de 2014, mas sem eventos atípicos de chuva.

15 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

Últimos invernos aqui na região central de MG pelo que lembro de cabeça: 

2010: Muito bom, com alguns eventos de frio intenso.

2011: Temperaturas dentro da normalidade, mas com secura extrema na reta final.

2012: Inverno normal, com eventos de frio intenso, mas sem nada surpreendente.

2013: Inverno sem mínimas muito baixas, mas a alta umidade se destacou, aliada a baixas temperaturas máximas durante toda estação. 

2014: Inverno xoxo, com um outro evento de frio e só. Chuvarada histórica em Julho, mas nada além disso,

2015: Inverno? O que é isso? Pelo menos houveram chuvas fora de época, antes da coisa desandar e secar tudo.  

2016: Inverno dentro da normalidade, com eventos de frio. 

2017: Inverno ESPETACULAR, o melhor desde 2000, no mínimo. 

2018: Até aqui, parece que teremos uma réplica de 2014, mas sem eventos atípicos de chuva.

O inverno de 2017 foi simplesmente o mais frio aqui em JF desde 1996, em média (JJA). O grande problema foi a falta de um evento extremo de frio. Aquela grande MP marítima foi ótima, mas não teve a mesma performance da MP marítima de Julho de 2004, por exemplo.

A única coisa que faltou em 2017 foi uma grande MP continental estilo 1994 ou 2000. Porque de resto foi frio mediano constante, e ausência total de calor em Julho.

• Like 2