Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

Conforto térmico depende das concepções de frio e calor da pessoa.

 

Pra mim mínima de 5 e máxima de 15 tá perfeito, gosto de casaco mesmo.

 

Mas acho interessante clima que tem um pouco de tudo, tipo Columbus talvez.

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Columbus,_Ohio#Climate

 

Falando em mínima de 5ºC, é o que o GFS prevê pra cá daqui uma semana.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O litoral norte do RS (o sul não!!!) é muito fresco. Calor é quase inexistente. Difícil passar dos 30C em Torres, Capão, Pinhal, etc.
:good2:

 

 

Acho o frio úmido sensacional. Dias com máximas em torno de 12° ou menos, com tempo fechado e garoa são os melhores na minha opinião. Porém tem se tornado cada vez mais raros de acontecer em São Paulo, pelo menos.

Tempos atrás, fiz um levantamento meio rápido das máximas de 14,0°C ou menos, ocorridas no Mirante entre 1961 e 2013.

Nem eu acreditei :mosking: : passam de 110.

 

Os anos que tiveram maior número de máximas "sub-14,1" no Mirante, desde 1961, foram:

1976 - 9

1984 - 8

1990 - 8

1992 - 7

 

Nunca ficou mais que 2 anos sem acontecer.

 

Por década:

1961-1970: 15

1971-1980: 25

1981-1990: 34 (Faltam dados de 1983)

1991-2000: 26

2001-2010: 9

2011-2013: 4

 

Como foi um levantamento meio rápido, podem estar faltando algumas.

Link to comment
Share on other sites

Eu também não curto quando temos em uma tarde aqui em Sampa 13 graus e ventos úmidos soprando do mar com céu encoberto ou até chuviscando. É uma sensação enorme de desconforto ao andar na rua.

Se fica mais de 2 dias seguidos com esse tempo aqui em Sampa, já me deixa de mal humor.

 

A vantagem de não ter frio com muita umidade é que em uma intensa massa de ar frio, as mínimas despencam bastante, podendo ter até uma sub-5 no Mirante. A desvantagem fica por conta da máxima mais elevada.

 

Naquela forte onda de frio de julho do ano passado, o GFS chegava a indicar ainda uma semana antes do evento um frio seco pro dia 23 de julho na grande SP, fazendo as mínimas encostarem nos 0 graus (o Mirante poderia ter a menor mínima desde julho de 2000). Só que nas rodadas mais próximas colocaram muita umidade pra cá e foi o que aconteceu.

 

Também não gosto quando fica frio dentro de casa. Mas ainda sim é bem melhor do que quando está abafado demais.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Dia extremamente quente aqui em Goiânia, desconfortável mesmo. Se o João Tur morasse aqui já teria morrido, pois só não temos "calor" de maio a julho. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

E olha que mesmo nesses meses chegamos fácil a 27/28°C, só com frentes frias baixamos as máximas. Setembro então é de matar.

Em termos de conforto climático (não sentir muito calor nem muito frio) a melhor é Brasília. Eu que gosto de frio preferiria Curitiba, pois é a que tem o melhor clima dentre as capitais. POA faz calor demais no verão, muito mais que em Goiânia, mesmo em setembro, mas tem a vantagem de ser bem perto da serra, pra quem pode aproveitar.

Quando aposentar me estabelecerei em São Chico, a melhor relação custo-benefício pra neve e estrutura (barata, perto de uma capital e da bela Gramado e Canela)

 

 

Cara apesar de POA ter máximas extremas acima das de GYN, a media das máximas em Goiânia e POA mesmo nos meses mais quentes da última ficam quase iguais mesmo sendo o tempo de temperaturas mais amena na capital Goiana. Isso porque POA pode ir a 40° mais mesmo no auge do inverno pode ter máximas abaixo de 20° e Goiânia mesmo com o diluvio do final e inicio do ano pode ter sequencia de dias na casa dos 35° na média fica elas por elas.

Link to comment
Share on other sites

Tudo que é frio eu curto. Mas, entre uma mínima de 0ºC e máxima de 14ºC, com sol o dia inteiro e geada ao amanhecer, e uma máxima de 8,5ºC e mínima de 5ºC sem geada, com tempo fechadão e garoa, como tivémos em São Paulo no ano passado, prefiro a primeira opção.

 

Curto mais frio seco e com sol. Na verdade eu acho que o que pega mesmo é o fenômeno (geada, neve).

Link to comment
Share on other sites

Já, se fosse escolher localidades comuns, minhas favoritas:

SANTA CATARINA

Joinville

Joinville é uma cidade muito bonita.

Mas é um forno no verão.

Calor úmido, típico de litoral e proximidades.

Morei 6 anos em Santos. Já esgotei minha cota. :laugh:

 

No litoral sul e sudeste, das que eu conheço, Laguna-SC e Imbituba-SC quase sempre têm vento.

O calor geralmente não é tão sentido nessas 2 cidades.

 

Verão em Blumenau, Joinville acho extremamente desconfortável. Muito quente e úmido. Foi dose quando fui em 89. Morretes, no litoral do PR, estive em 96. Quente e úmido também; terrível, assim como a Baixada Santista, onde passava todo verão quando moleque, na década de 80.

 

Morar em Santos é inconcebível para mim.

Link to comment
Share on other sites

Frio constante é ruim demais, tive uma infância de poucos recursos, isso me faz detestar frio em excesso, mesmo agora com um bom sistema de aquecimento central de água, A/C e aquecedores ainda continuo odiando frio constante. Um frio severo de curta duração, até é legal.

 

Gosto de piscina, calor e tempestades severas.

Link to comment
Share on other sites

Embora historicamente já estarmos no final do período úmido, o modelo GFS mostra um certo otimismo quando as chuvas nos próximos 15 dias em boa parte do Brasil central!

 

ruiTBlB.png?1

 

===================

 

Ainda sobre o assunto que está rolando aqui no BAZ:

Assim como o Caco disse, para mim também seria inconcebível morar em algum lugar do litoral paulista. Uns dias atrás o Aldo até comentou que o calor de lá é mais desconfortável do que o que faz no interior paulista. Imagine como deve ser ter de dormir naquelas madrugadas de verão que as temperaturas ficam em 27/28 graus. Só mesmo com ar condicionado.

Link to comment
Share on other sites

Estava aqui traçando um perfil das mensagens dos tópicos de monitoramento do centro sul, por mês:

 

Janeiro: Mes fraco de participacao baziana, onde o assunto predominante é como todos aqui odeiam o calor e um dos meses que mais geram brigas entre os aquecimentistas x resfriadores.

 

Fevereiro: outro mês fraco, prosseguem as reclamacoes de calor mas já menos intensas. Brigas diminuem no forum por ja termos nos acostumado mais ao calor.

 

Março: mes que começa a registrar aumento de atividades no fórum, principalmente motivadas pelo fim do auge do calor. Aquecimentistas começam a pegar mais leve.

 

Abril: mês filosoficamente mais ativo do fórum. Aqui começam todos a fazer conjecturas de como será o periodo frio, onde cada onda de frio sera mais comemorada que a anterior.

 

Maio: mes das bombas no Baz, cada massa polar que entra vira a nova bomba da vez e os bazianos das baixadas criam a máxima expectativa a cada frio noturno forte que fizer.

 

Junho: mes de muito movimento no baz, assim como julho, agosto e setembro. Aqui os aquecimentistas abrem espaço total pros adeptos do congelamento glacial brasileiro. Daqui em diante, a alegria reina no Baz, discussoes diminuem, e os caras das baixadas triunfam no espaço.

 

Julho: idem a junho, só que com batatas. Aqui é o mes que cada frio mais forte que entra, vem acompanhado de expectativa de nevada de mais de metro. Os adeptos do PNI-mania vao a loucura com os dias seguidos de mínimas negativas, assim como os de Urupema-mania, São Joaquim-mania, Curitiba-mania, Tuias-mania e outros locais que viram de uma hora pra outra "mágicos"

 

Agosto: mes que começa a bater o saudosismo do povo do fórum, assim como as expressoes "aqui o inverno foi um fiasco" começam a aparecer mais. o chororo começa ja nesse mes.

 

Setembro: Aqui é o mes do "a ultima esperança que resta", onde cada mp vem com alcunhas como "sensacional","maior de setembro em 30 anos","agora a neve bai compensar o inverno fraco","teremos novo recorde de temperaturas em 2014?", entre outras felizes expressoes. Aqui o Mafili começa a comemorar a volta do sol e calor.

 

Outubro: mes que é o segundo mais morto do baz no ano, justificado pelo recem findado inverno e pelas ondas de calor anuais horrorosas e seguidas de estiagem que enlouquecem o fórum.

 

Novembro: conformados, os bazianos começam a dar mais as caras aos poucos no espaço. Começam as justificativas pra um inverno mais uma vez fiasquento na opiniao de muitos e as brigas entre usuarios tendem a aumentar, agravadas pelo calor que cozinha o cerebro de todos.

 

Dezembro: mes do natal e férias, disparado o mes mais fraco do baz, onde muitos vao viajar pra esquecer o fiasco do ultimo inverno e curtir as delicias do verao: praia, sorvete, sol, familia, etc etc. aqui começam as especulaçoes para o auge do verão.

Link to comment
Share on other sites

Frio constante é ruim demais, tive uma infância de poucos recursos, isso me faz detestar frio em excesso, mesmo agora com um bom sistema de aquecimento central de água, A/C e aquecedores ainda continuo odiando frio constante. Um frio severo de curta duração, até é legal.

 

Gosto de piscina, calor e tempestades severas.

 

Também não gosto de frio constante. Na verdade eu não sou amante do frio extremo. Gosto de tempo ameno e de uns temporais de vez em quando pra dar uma emoção.

 

Eu sofria muito no inverno quando acordava às 5h30 da manhã com 15ºC lá fora. Era um desconforto desgraçado.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no extremo sul da capital , depois de uma tarde bem quente , agora de madrugada temos céu estrelado e nevoeiro entre fraco e moderado e temperatura amena . Olhando o aeroporto de Congonhas marcando 20 graus , eu percebo que apesar da pouca distância de 8 km em linha reta , essa temperatura não representa meu bairro que está sem dúvida entre 2 e 3 graus mais frio agora .

Link to comment
Share on other sites

Tempo severo na região da fronteira sul do RS.

O núcleo de mau tempo atinge principalmente o norte do Uruguai, gerando tempestades nakela área e avançando lentamente pela Campanha Gaúcha.

Artigas está com chuva e trovoadas e 22°C.

Uruguaiana, q já teve trovoadas durante a madrugada, está com céu nublado e 25°C.

Bagé tem céu nublado e 21°C.

Na retaguarda da tempestade, o ar frio e seco avança. Amanhã as mínimas no sul do RS poderão estar até 8°C inferiores às registradas na manhã de hj: Córdoba ontem às 7h apresentava temperatura de 20°C e hj tem 13°C, com vento SW.

(Uruguaiana, hj com 25°C e amanhã possivelmente com 15/16°C).

WUBLAST_13.png.e9615d5a7e878d3746c05fa504e810da.png

Link to comment
Share on other sites

Dia começando triste pra mim , perdi um ente muito querido aqui em casa , estou passando só pra informar as minimas devo voltar só a noite por aqui , nada melhor que informar uma familia que fiz e que poucos conheço mais já gosto e admiro muito aqui ! Abraços

 

 

PWS LAGE 8,2°C BAIXADA

 

INMET 9,8°C ENCOSTA

 

PWS TOATOA 13,3°C TOPO

 

 

 

 

Tenham todos um bom dia !

Link to comment
Share on other sites

Dia começando triste pra mim , perdi um ente muito querido aqui em casa , estou passando só pra informar as minimas devo voltar só a noite por aqui , nada melhor que informar uma familia que fiz e que poucos conheço mais já gosto e admiro muito aqui ! Abraços

 

 

PWS LAGE 8,2°C BAIXADA

 

INMET 9,8°C ENCOSTA

 

PWS TOATOA 13,3°C TOPO

 

 

 

 

Tenham todos um bom dia !

 

Força amigo para superar esse momento.

Link to comment
Share on other sites

Depois das nuvens que apareceram ontem no final da tarde e inicio da noite, tivemos uma madrugada com céu mais limpo. Temperaturas :

 

Vila Inglesa. 7,5

 

Casa. 9,8

 

Inmet. 10,0

 

Sigma. 10,4

 

São Luis. 13,4

 

Taubaté. 17,4

 

A máxima deve ficar mais uma vez ao redor dos 25°C.

 

William, infelizmente todos nós passamos por esses momentos. Força !!!!

Link to comment
Share on other sites

Recorde de mínima em abril(mínima mais alta até hoje em mês de abril) :laugh: :sarcastic:

É surreal ,Soledade no Inmet topinho Aeroporto 21º

Tuias 16.8º

Pantera despertando...foram 4,2º de diferença em relação ao topo...vamos ver o que diz o cientista...

 

 

NÃO CREIO EM RECORDE, SÃO POUCOS ANOS, AQUI JÁ TEVE MÍNIMA DE 17/18 NAS MADRUGADAS MAIS QUENTES, OUTRO DETALHE, COMO PODERÁ TER CHUVA AINDA HOJE, A MÍNIMA PODERÁ SER DE NOITE.

 

É UM AMANHECER BEM QUENTE, ISTO COM CERTEZA.

Link to comment
Share on other sites

ABRIL 2014:

 

PQ DO ITATIAIA MG/RJ :

 

01/04 : 08,9 / 18,9

02/04 : 07,2 / 17,2

03/04 : 09,9 / 17,4

04/04 : 06,7 / 17,7

05/04 : 04,3 / 19,5

06/04 : 01,3 / 20,6

07/04 : 00,6 / 19,8

08/04 : 00,8 /

 

MED: 11,0 (05,0 / 18,6)

 

MORRO DA IGREJA SC:

 

01/04 : 12,8 / 16,1

02/04 : 09,7 / 13,8

03/04 : 10,8 / 13,1

04/04 : 08,8 / 17,0

05/04 : 10,0 / 17,2

06/04 : 09,1 / 20,9

07/04 : 13,8 / 20,6

08/04 : 12,2 /

 

MED : 13,6 (10,9 / 17,0)

 

URUPEMA SC:

 

01/04 : 14,0 / 21,3

02/04 : 13,3 / 19,2

03/04 : 14,1 / 19,5

04/04 : 12,6 / 21,1

05/04 : 09,5 / 21,9

06/04 : 06,7 / 24,9

07/04 : 06,6 / 24,9

08/04 : 10,6 /

 

MED : 15,5 (10,9 / 21,8)

 

CAMPOS DO JORDÃO SP (VL INGLESA) :

 

01/04 : 11,2 / 20,9

02/04 : 12,1 / 22,2

03/04 : 11,2 / 21,9

04/04 : 13,4 / 21,3

05/04 : 08,0 / 24,4

06/04 : 07,1 / 25,4

07/04 : 07,2 / 24,2

08/04 : 07,5 /

 

MED : 15,7 (09,7 / 22,9)

 

 

Força William..

Link to comment
Share on other sites

Dia começando triste pra mim , perdi um ente muito querido aqui em casa , estou passando só pra informar as minimas devo voltar só a noite por aqui , nada melhor que informar uma familia que fiz e que poucos conheço mais já gosto e admiro muito aqui ! Abraços

 

 

PWS LAGE 8,2°C BAIXADA

 

INMET 9,8°C ENCOSTA

 

PWS TOATOA 13,3°C TOPO

 

 

 

 

Tenham todos um bom dia !

:-(

Poxa ...

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Dia começando triste pra mim , perdi um ente muito querido aqui em casa , estou passando só pra informar as minimas devo voltar só a noite por aqui , nada melhor que informar uma familia que fiz e que poucos conheço mais já gosto e admiro muito aqui ! Abraços

 

 

PWS LAGE 8,2°C BAIXADA

 

INMET 9,8°C ENCOSTA

 

PWS TOATOA 13,3°C TOPO

 

 

 

 

Tenham todos um bom dia !

 

Meus sentimentos William, força ai

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Dia começando triste pra mim , perdi um ente muito querido aqui em casa , estou passando só pra informar as minimas devo voltar só a noite por aqui , nada melhor que informar uma familia que fiz e que poucos conheço mais já gosto e admiro muito aqui ! Abraços

 

 

PWS LAGE 8,2°C BAIXADA

 

INMET 9,8°C ENCOSTA

 

PWS TOATOA 13,3°C TOPO

 

Muita força, amigo!

És um cara muito bacana. Terás muitos amigos ao teu lado.

Tudo na vida passa. É duro, dói muito às vezes, mas o tempo sempre é o melhor remédio e, com a força daqueles que amamos, tudo se torna mais fácil de ser superado.

Abraços e fica bem!

 

 

Tenham todos um bom dia !

Link to comment
Share on other sites

Nossa!!

Um amigo meu me chamou para ir com ele visitar a mãe dele ante ontem em Visconde de Mauá-RJ

Saimos da capital por volta das 16h com temperatura de 26 graus.

Eu ja tinha ouvido falar desse povoado e que era friuzinho por lá.

Pegamos transito e chegamos as 21h em V.M com surpreendentes 13 graus.

Eu fiquei doido, nunca imaginei pegar uma temperatura assim por lá

Acham que eu dormir? que nada, queria ver até quanto ficaria de mínima

6 graus!! foi a mínima :hang1: :hang1: :hang1:

Que lugarzinho maravilhoso!!! Cidade mais próximo do PNI merecia uma estação por lá!

recomendo aos amantes do frio passarem por lá!

Friburgo não é a cidade mais fria do RJ, Visconde de Mauá sim!

Vou ver se consigo voltar mês que vem e sentir na pele uma baita de uma geada :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Manhã fresquinha aqui no vale:

 

Indaial: 21,7°C

Itajaí: 20,8°C

Lontras: 20,2°C

Blumenau: 19,4°C

José Boiteux: 19,2°C

Petrolandia: 19,2°C

Ituporanga: 18,8°C

Aurora: 18,3°C

Pres. Getúlio: 18,2°C

Rio do Campo: 18,2°C

 

 

Ceops/Epagri/INMET

 

Douglas estes valores que você pega são de mínimas?

 

Pois a mínima em Lontras foi de 19,5°C, Aurora 18,2°C, Presidente Getúlio 17,9°C,

Link to comment
Share on other sites

Nossa!!

Um amigo meu me chamou para ir com ele visitar a mãe dele ante ontem em Visconde de Mauá-RJ

Saimos da capital por volta das 16h com temperatura de 26 graus.

Eu ja tinha ouvido falar desse povoado e que era friuzinho por lá.

Pegamos transito e chegamos as 21h em V.M com surpreendentes 13 graus.

Eu fiquei doido, nunca imaginei pegar uma temperatura assim por lá

Acham que eu dormir? que nada, queria ver até quanto ficaria de mínima

6 graus!! foi a mínima :hang1: :hang1: :hang1:

Que lugarzinho maravilhoso!!! Cidade mais próximo do PNI merecia uma estação por lá!

recomendo aos amantes do frio passarem por lá!

Friburgo não é a cidade mais fria do RJ, Visconde de Mauá sim!

Vou ver se consigo voltar mês que vem e sentir na pele uma baita de uma geada :hang1:

 

Conheço bem Visconde de Mauá desde o final da década de 70.

 

Muito gostoso.

 

Temperaturas agradáveis e um bom quiosque de comida mexicana.

 

Nos anos 70/80 uma boa rivalidade com Trindade.

 

soh.....

Link to comment
Share on other sites

Estou tão apaixonado pelo lugar, que se vcs verem em Imagens no google "Pousadas em Visconde de Mauá" garanto que será amor a primeira vista :heart:

 

Visconde de Mauá está entre os meus destinos deste ano. Além de fria, é uma região

com muitas cachoeiras bonitas! Ou seja, curtição no verão e no inverno.

 

Realmente uma PWS lá seria uma ótima pedida. Mas lá é cidade ou distrito de Itatiaia?

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Estou tão apaixonado pelo lugar, que se vcs verem em Imagens no google "Pousadas em Visconde de Mauá" garanto que será amor a primeira vista :heart:

 

Visconde de Mauá está entre os meus destinos deste ano. Além de fria, é uma região

com muitas cachoeiras bonitas! Ou seja, curtição no verão e no inverno.

 

Realmente uma PWS lá seria uma ótima pedida. Mas lá é cidade ou distrito de Itatiaia?

 

abraços

 

Distrito de Resende

Mas é tão afastado que consideram uma cidadezinha

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.