Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/16/20 in all areas

  1. Shelf cloud avançando neste começo de manhã aki no município. Por pouco não perco esse espetáculo... Em termos pluviométricos, quase nada. Vista para leste:
    16 points
  2. O céu ontem em parte do ES ficou roxo e alaranjado no final da tarde e hoje amanheceu todo esbranquiçado... pelas imagens de satélite, se trata de fumaça vinda lá dos incêndios na Austrália, que chegaram junto de uma frente fria. Além disso, há outra densa camada passando pelo sul do Brasil
    14 points
  3. Com a chuva de ontem tenho 315 mm acumulados para Janeiro. O INMET Pampulha esta próximos dos 350 mm. Se chovesse o que o GFS prevê nos próximos 15 dias o acumulado iria pra uns 700 mm.
    12 points
  4. Belo Horizonte acaba de ultrapassar a média de chuva de janeiro. Com os 45mm acumulados entre ontem e hoje, a capital mineira já está com 339,2mm(média 329,1mm). Já é a quarta capital a superar a média de chuva de janeiro (além de Natal, São Luís e Fortaleza). Belo Horizonte é a primeira capital a ultrapassar a marca de 300mm num acumulado do mês em 2020. Foi ela também a primeira a ultrapassar a marca de 100 e de 200mm num mês.
    11 points
  5. Frente de tempestade em Oliva/Córdoba: (Tormentonon) Enchentes em Tucumán: (Andrea Garcia J)
    10 points
  6. Agora chove de moderado a forte aqui no meu sitio, mas antes da tempestade tive a maior temperatura do ano até agora: 33,7°C ! Além disso, a sensação chegou a impensáveis 41,1°C ! Agora, com o temporal, já caiu para 23 graus .
    9 points
  7. Ao contrário de BH, o problema no Alto Paranaíba está sendo a seca. O mês de Janeiro chegou na metade e não choveu nem 50 mm em algumas cidades. O normal do mês de janeiro fica entre 280 mm e 320 mm. Acumulados até hoje (15/01): Patrocínio: 42 mm Araxá: 45 mm Patos de Minas: 42 mm Serra do Salitre: 40 mm Coromandel: 64,4 mm
    9 points
  8. Parece que a falta de bons volumes pluviométricos vai chegar ao fim no leste/nordeste de Santa Catarina... A área com precipitações avança pelas principais cidades, desde Joinville até Brusque ⬇
    8 points
  9. Aproveitando que entramos em uma nova década, e considerando que a maioria das estações automáticas do Inmet que tabelo entraram em funcionamento no final dos anos 2000, resolvi aproveitar para fazer as semi-normais da década que passou. Vou organizar por ordem decrescente de latitude. Todas as estações são automáticas do Inmet. NORMAIS CLIMATOLÓGICAS DA DÉCADA (2010-2019) Jaguarão Mostardas Camaquã Caçapava do Sul Quaraí São Gabriel Porto Alegre Tramandaí Rio Pardo Uruguaiana Santa Maria Canela Torres Bento Gonçalves São José dos Ausentes Vacaria São Luiz Gonzaga São Joaquim Lagoa Vermelha Santa Rosa Erechim São José Curitibanos General Carneiro Porto Murtinho Três Lagoas
    8 points
  10. A mínima aqui em Umuarama foi de 26.5°C, com umidade do ar em 84% (Simepar). Terrível.
    8 points
  11. Grandes formações desfilaram pelo céu no começo da tarde e por volta das 14h30 a chuva avançou principalmente pelo sul, sudoeste e sudeste de Piraquara. Os ventos atingiram em média 45/55 km/h. Em várias partes do leste do município a chuva foi muito forte. Acumulado durante a chuva da tarde de apenas 6 mm, mas superou os 20 mm em outras áreas. Nos locais mais atingidos pela chuva forte não há estações e portanto não tem como saber a quantidade de água q caiu durante a tarde, mas certamente foi além dos 50 mm. Agora, neste início de noite, chove forte. Uma linha de precipitações está sobre a região de Curitiba e a chuva é generalizada. Pelo visto os acumulados serão elevados. No oeste do estado às chuvas se manifestaram na forma de temporais fortes. A imagem dá uma idéia de como foi a situação por lá há poucos momentos:
    7 points
  12. As 5:00 da tarde a temperatura de momento em algumas cidades após a passagem da frente fria: São José dos Ausentes/RS: 13° São Joaquim/SC: 14° Cambará do Sul/RS: 15° Vacaria/RS: 16° Pinheiro Machado/RS 18° (COM SOL) Urupema/SC: 19°
    7 points
  13. Lá em casa tem 176mm acumualdos. Inmet deve estar por ai tbm. Chuva dentro da média até o momento, com alguns pontos até acima da média. Agora o que impressionou mesmo é o calor de hoje. Temperaturas nos 37°C nos Inmets do oeste paulista! Algo surpreendente para Janeiro. Alias, sobre as chuvas...
    7 points
  14. Quinta-feira ensolarada em Fortaleza. No entanto, segue a previsão para chuva entre amanhã e a manhã de domingo. Imagino que tenha relação com esse sistema que está ao largo do litoral do Nordeste. Também é possível notar algumas áreas de chuva no litoral oeste do Ceará.
    7 points
  15. A forte instabilidade, temporais, chuva intensa etc atinge praticamente todo o Rio Grande do Sul nesta noite.
    7 points
  16. Calor moderado ao longo do dia, com 28,6°C de máxima e formações Cumulonimbus isoladas durante a tarde. Após às 16h começaram a aparecer no horizonte as primeiras torres mais elevadas. Às 17h30 alguns locais já recebiam as primeiras pancadas, porém a formação mais importante surgiu pelo oeste às 18h20 👇 O sistema avançou rápido, mas atingiu o kintal do @Guto Cesar e não o meu. Tivemos ventos frescos e duas pancadas rápidas q mal molharam o solo. Enfim, era o que estava previsto...nada muito além disso.
    7 points
  17. Muita chuva em Curitiba! Isso é ótimo pra mim. received_2688736777885139.mp4
    6 points
  18. Chuva bem violenta hoje, com muito vento e volume, agora só um leve garoar
    6 points
  19. Olha só o que meu pai acabou de mandar. CETESB ARAÇATUBA ESTAVA COM 35.3°C e UR em 55%. AS 12HS.
    6 points
  20. São 10:00 e já fazem 33°C em Rio Claro. Até onde vamos hoje desse jeito? Espero que se formem áreas de chuva, pois senão o calor vai ficar insuportável a tarde.
    6 points
  21. 6 points
  22. Brasil pode ter ondas de frio já na segunda quinzena de abril https://www.canalrural.com.br/noticias/tempo/brasil-pode-ter-ondas-de-frio-ja-na-segunda-quinzena-de-abril/
    6 points
  23. Temperatura em queda aqui, 13ºC agora, vento moderado com rajadas e sensação de bastante frio.
    5 points
  24. Bem agradável na capital catarinense: Estação: Florianópolis-São José-A806 Código OMM: 86958 Registro: 23 UTC Temp. Max.: 23.7 ºC Temp. Min.: 23.3 ºC Umidade: 47% Pressão: 1018.1 hPa Precipitação: 0.0 mm Vento Dir: 193 º Vento Vel: 4.3 m/s
    5 points
  25. Tive a mesma visão às 6h15 da manhã 👇 Uma "Shelf Cloud" q avançou rápido. Provavelmente se desprendeu do núcleo principal, mais ao sul, e trouxe apenas um belo visual.
    5 points
  26. Agora em Paiçandu ao lado de Maringá Não sei o nome dessas nuvens mais parece onda e moviam extremamente rápido.
    5 points
  27. Dia tórrido em José Bonifácio-SP. ● Temperatura máxima bateu 37.3°C. Dificil bater essa temperatura até o começo da primavera deste ano. ●Sensação térmica chegou aos 46°C (mais alta já registrada por mim, desde 2005), e ●Mais uma mínima absurda de alta (25.1°C, quase 5°C acima do normal). Chuva que é bom, nada até o momento. Segundo meu pai, é o quarto dia sem chuva.
    5 points
  28. Cb muito próxima do distrito Bacuriti nesse momento, está caindo vários raios. Mas até agora só chuviscou. O deslocamento da chuva é lento em sentido nordeste, tenho receio de não conseguir atingir aqui direito. Temperatura caiu bastante e com a aprox da chuva ventou bastante, faz 25,4ºC agora!
    5 points
  29. Número de raios aumenta 150% no Sul de Minas neste verão, aponta levantamento Aumentou o número de raios que atingiram as cidades do Sul de Minas neste verão, em comparação com o mesmo período do ano passado. São Sebastião do Paraíso (MG) é a cidade da região que mais recebeu descargas elétricas. Um levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe apontou que o número de raios que atingiu a cidade no período de 21 de dezembro a 12 de janeiro aumentou 152% de um ano para cá. Passou de 500 para 1.260. E é no verão que a incidência das descargas elétricas fica mais frequente. São Sebastião do Paraíso é a recordista até agora no número de registros de raios entre as dez maiores da região. Passos vem em seguida com 930 ocorrências. De acordo com o meteorologista do Cepagri, o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas aplicadas à agricultura, a região tem as condições favoráveis para a formação das descargas elétricas. "Relevo favorável, abundância de rios e vegetação e sob condições de instabilidade, temos aí condições favoráveis para ocorrências de tempestades e descargas elétricas. É importante ficar atento a previsões do tempo, aos alertas e saber como se proteger em caso de descargas elétricas", disse o meteorologista Bruno Kabke Bainy. Poços de Caldas também aparece no ranking com 745 registros e Lavras, com 525. Fonte: G1 Sul de Minas.
    5 points
  30. Mais um dia de muito calor em BH, máxima de abafadíssimos 32C, após mínima de 19C. As temperaturas estão muito altas nos ambientes, nas últimas noites meu quarto variou entre 23 e 27°C. Esse padrão de muito calor e tempestades que tem predominado nos últimos dias, finalmente, começa a arrefecer amanhã. As chuvas continuam e podem ser intensas, mas as máximas devem suavizar um pouco, ficando entre 29 e 25ºC nos próximos 10 dias. O fim de tarde é quente, entre 23 e 27ºC dependendo do bairro, com esse céu:
    5 points
  31. Hoje, segundo dados da FUNCEME, tivemos o primeiro município do Ceará a superar os 300 milímetros neste mês: Granja.
    5 points
  32. A situação aqui no distrito Bacuriti (Cafelândis-SP) não é diferente, apesar de um primeiro decêndio com TºC dentro da média máxima e pancadas de chuva quase que diárias (até hoje 220,2mm), o segundo decêndio tem sido uma decepção enorme para o interior de SP. Com a ausência de chuvas e nebulosidade, a radiação solar tem sido extrema nos ultimos 7 dias (exceto domingo, que choveu a tarde). Agora meu termômetro marca 36ºC (2º recorde consecutivo do mês), os cumulus não conseguem povoar minha região e o sol só falta derreter as paredes de casa. A previsão não é nada animadora para os próximos 10 dias, então se não chover entre hoje e amanha esse Janeiro vai passar de uma doce ilusão. Mas tirando esse humor tragicômico, acredito que no fim da tarde de hoje até a madrugada belos Cb's irão se formar devido ao aquecimento dioturno, a queda da pressão e o cisalhamento vertical do vento provocado pelo avanço da FF. Amanha a TºC deve ser mais aceitável, ficando na casa dos 28ºC de máxima (a depender da nebulosidade, que deve ser alta). Que venha muita chuva para nós! Situação agora: Setor leste. Setor sul-sudoeste
    5 points
  33. Um vídeo curto da Shelf Cloud avançando pelo leste, por volta das 6h20: VID_20200116_061853158.mp4
    5 points
  34. Lucas FSopranos, até a rodada de 00Z de hoje o modelo Europeu indicava muita chuva em parte da Zona da Mata de Minas e parte da região Serrana do Rio.Vinha indicando esses altos volumes desde domingo, variando em setores de Minas e do Rio. Mas na rodada de 12Z o Europeu diminuiu muito as chuvas no Rio e na Zona da Mata. Já o GFS indicando altos volumes na região Serrana do Rio até o dia 28.
    5 points
  35. Com a chuva de ontem de manha mais a de hoje, Buenos Aires acumulou 43 mm em 24 horas. Mas em Ezeiza choveu muito mais, batendo o RECORDE HISTÓRICO DE CHUVAS EM 24H PARA JANEIRO. Foram 105 mm das 9h de ontem às 9h de hoje. O recorde anterior era de 82,6 mm em 13 de janeiro de 1961 e a média para todo o mes de janeiro é de só 101,7 mm.
    5 points
  36. Boa noite! Tivemos uma madrugada sufocante em Buenos Aires. Às 5 da manha a temperatura era de quase 27°C com sensacao térmica de 30°C. Mas logo depois uma linha de instabilidades provocou chuva forte, com raios e trovoes e a mínima terminou sendo de "apenas" 21,5°C. No meio da tarde o tempo comecou a abrir e tivemos sol e céu parcialmente nublado, com máxima de 28,3°C. Agora estamos tendo entrada de ar mais fresco. Temos agradabilíssimos 21,1°C e com vento leste a 14 km/h. A URA está em apenas 48% e a pressao é de 1009,6 hpa. Para amanha a previsao é de sol, poucas nuvens, mínima de só 14°C e máxima de 26°C, segundo o SMN. O sol nasce às 5h57 e se poe às 20h08.
    5 points
  37. Dia normal de verão, com temperaturas normais, só faltou a chuva. Desta vez ela não veio, foi apenas o segundo dia de Janeiro sem chuva. O sol reinou entre algumas nuvens. Máxima: 29,5°C Mínima: 18,6°C
    5 points
  38. Apareceu alerta para chuvas intensas aqui na região, espero que chova mesmo
    4 points
  39. É o que eu observo aqui no interior do estado de SP, apesar de várias cidades com elevados volumes de chuva, várias localidades não está chovendo de forma regular. Enquanto aqui já acumulou 220,2mm, em Bauru choveu 80mm. Em pleno janeiro o centro-sul deveria estar com chuvas mais generalizadas, ainda mais considerando que os últimos verões foram de forma geral fracos de chuva. O ZCAS quando atua é fraco e mal sai de Belo Horizonte pra baixo, atuando até sul da BA. Agora, comparando com 2019, esse ano tem chovido bem mais pra cá. O problema é que para os próx dias não deve chover muito no centro e oeste paulista, já aí no sul de MG e triângulo mineiro a previsão é bem mais animadora.
    4 points
  40. O mundo está desabando aqui em Contagem e também em partes de Belo Horizonte nesta noite. Estou muito curioso para saber os acumulados, mas acho que supera os 30 milímetros nesta última hora.
    4 points
  41. Os próximos 10 dias serão marcados por chuvas bem irregulares no estado de São Paulo, sobretudo regiões centro, sul e oeste; a porção mais ao norte e leste deve ter convecção livre com uma maior frequência. O motivo é a entrada de dois sistemas de alta pressão rentes ao litoral: um dia 17 e outro dia 25. Após 7 dias, é bom ter mais cautela, mas o cenário tem se mantido nas últimas rodadas do ECMWF. A entrada da primeira alta vem acompanhada de ondulação na circulação em médios e altos níveis, condizentes com entrada de ar mais frio e mais seco; o mesmo sistema causará temperaturas baixas no Sul a partir de amanhã. A amplitude térmica em boa parte do interior paulista deve ser alta para a época em boa parte dos próximos 7 dias, com mínimas até baixas em regiões onde há maior propensão a acúmulo de ar frio. Mesmo com ar mais frio atuando em regiões mais próximas ao litoral, a presença de núcleos de alta pressão em 500 mantém o céu aberto o calor da tarde não dá trégua (embora venha acompanhado de umidade mais baixa). Ao mesmo tempo em que as chuvas se tornam mais escassas no interior de São Paulo, elas podem ser muito volumosas no litoral do PR, SP e boa parte do RJ. Outro local que deve receber chuvas com maior regularidade é a faixa que vai desde o MT até o ES. Atenção para os altos acumulados previstos pelo Euro para o ES e MG com a entrada da segunda frente lá pelo dia 24/25, mas como está longe há boas chances de mudar. Interessante a convergência do ECMWF com o GFS na última rodada em relação aos acumulados:
    4 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.