jrmartinisp Posted August 3, 2018 at 11:03 PM Share Posted August 3, 2018 at 11:03 PM 6 horas atrás, Marcos disse: Essa chuvarada no PR, SP e partes de MS e MG são uma BÊNÇÃO, não só para as regiões como para o Brasil como um todo. Isto significa rios e reservatórios mais cheios. Não só diminui a ameaça de racionamento como vai impedir ou atrasar uma alta na conta de luz do país inteiro. Sem contar que a chuva está democratizando um pouco o frio no BAZ. Não poderia acontecer coisa melhor!! Ontem tive variação de 7,4° a 20,8°. Hoje mínima de 13,9°. E agora faz 21,3° com 61% e bastante nebulosidade ao norte. Dia bom para aquecer os interiores. Isso sem contar que vai por fim a muitos focos de queimadas que já estavam pipocando por aqui. Esta chuva bem que poderia chegar até Goiás e DF algumas saídas dos modelos até chegaram a indicar isto Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted August 3, 2018 at 11:04 PM Share Posted August 3, 2018 at 11:04 PM Imagem IR da região Sul mostrava o Paraná completamente tomado de nuvens. Menos nuvens do Centro de SC para baixo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tassio Amaral Posted August 3, 2018 at 11:05 PM Share Posted August 3, 2018 at 11:05 PM Gov. Valadares foi um dos municípios que mais acumulou até agora aqui na região do Rio Doce com 4mm segundo o INMET... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Venturini Posted August 3, 2018 at 11:18 PM Share Posted August 3, 2018 at 11:18 PM 27 minutos atrás, Vinicius Lucyrio disse: Caro hedsgpa, Não precisa ser da próxima vez, posso fazer isso agora mesmo. http://www.abaixodezero.com/index.php?/topic/6441-regras-do-fórum/&do=findComment&comment=421044 Ler o fórum e os avisos dados é sempre bom, evita problemas para mim, você e todos os outros. Mesmo após trocentos avisos, você continuou postando mensagens em tópicos errados, e estamos com uma política de tolerância zero em relação a isso por algum tempo depois da festa que este tópico virou na última semana. Há, claro, os casos em que a pessoa se engana. Mas você se enganou (?) uma série de vezes, devo interpretar isso como engano mesmo? Creio que não. Siga as regras e não terá seu cadastro bloqueado, nem exige esforço, ao contrário de mim que preciso: 1 - mover a mensagem, 2 - aplicar a advertência. Att, Vinícius. Não...Não... Eu quero que você mostre a postagem no lugar errado. E É OBVIO QUE se coloquei alguma postagem no lugar errado foi por engano. Seu achismo guarde pra você. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vinicius Lucyrio Posted August 3, 2018 at 11:20 PM Share Posted August 3, 2018 at 11:20 PM 2 minutos atrás, Lucas Venturini disse: Não...Não... Eu quero que você mostre a postagem no lugar errado. E É OBVIO QUE se coloquei alguma postagem no lugar errado foi por engano. Seu achismo guarde pra você. Pois eu tive o trabalho de colocá-las no lugar certo. Para eu guardar meus achismos comigo, preste mais atenção onde posta. Temos regras. E caso poste no lugar errado sem querer, peça para um moderador movê-la, se for o caso. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Venturini Posted August 3, 2018 at 11:20 PM Share Posted August 3, 2018 at 11:20 PM Gilbués/PI anotou 41,9º ontem e 41º hoje. Umidade relativa caindo a 13%. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Venturini Posted August 3, 2018 at 11:22 PM Share Posted August 3, 2018 at 11:22 PM Agora, Vinicius Lucyrio disse: Pois eu tive o trabalho de colocá-las no lugar certo. Para eu guardar meus achismos comigo, preste mais atenção onde posta. Temos regras. E caso poste no lugar errado sem querer, peça para um moderador movê-la, se for o caso. Errou de novo... O 'achismo estava me referendo ao 'hedsgpa' que você me chamou. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vinicius Lucyrio Posted August 3, 2018 at 11:30 PM Share Posted August 3, 2018 at 11:30 PM 1 minuto atrás, Lucas Venturini disse: Errou de novo... O 'achismo estava me referendo ao 'hedsgpa' que você me chamou. Hahahaha, ta. Para não sair do tema... Itajubá vem tendo dias de céu encoberto e chuva desde 31/07. Hoje foi o dia em que mais choveu, começando por volta das 11:00 e permanecendo incessante até agora. Nos últimos dias, temos as seguintes variações: 31/07: 11,2°C/18,1°C - 12,2mm - Encoberto até as 15:00, com sol e poucas nuvens depois. Noite bem fria. 01/08: 11,0°C/18,1°C - 7,1mm - Chuva a partir das 12:45; tarde toda nos 14/15°C. 02/08: 13,3°C/22,9°C - 0,0mm - Sol com poucas nuvens o dia todo. 03/08: 12,9°C/16,9°C - 33,8mm (até agora) - Dia com pouquíssima claridade e bastante úmido. Houve muitas trovoadas quando a chuva chegou. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Venturini Posted August 3, 2018 at 11:33 PM Share Posted August 3, 2018 at 11:33 PM 2 minutos atrás, Vinicius Lucyrio disse: Hahahaha, ta. Para não sair do tema... Itajubá vem tendo dias de céu encoberto e chuva desde 31/07. Hoje foi o dia em que mais choveu, começando por volta das 11:00 e permanecendo incessante até agora. Nos últimos dias, temos as seguintes variações: 31/07: 11,2°C/18,1°C - 12,2mm - Encoberto até as 15:00, com sol e poucas nuvens depois. Noite bem fria. 01/08: 11,0°C/18,1°C - 7,1mm - Chuva a partir das 12:45; tarde toda nos 14/15°C. 02/08: 13,3°C/22,9°C - 0,0mm - Sol com poucas nuvens o dia todo. 03/08: 12,9°C/16,9°C - 33,8mm (até agora) - Dia com pouquíssima claridade e bastante úmido. Houve muitas trovoadas quando a chuva chegou. Estou esperando a postagem no local errado que motivou o block.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vinicius Lucyrio Posted August 3, 2018 at 11:47 PM Share Posted August 3, 2018 at 11:47 PM Primeiro leia aqui: http://www.abaixodezero.com/index.php?/topic/6680-monitoramento-e-previsão-brasilamérica-do-sul-agosto2018/&do=findComment&comment=421806 Depois aqui: http://www.abaixodezero.com/index.php?/topic/6623-resumos-climatológicos-mensais-2018/&do=findComment&comment=421654 http://www.abaixodezero.com/index.php?/topic/6619-monitoramento-e-previsão-europa-2018/&do=findComment&comment=421289 A prova de que movi a última: Aqui também: http://www.abaixodezero.com/index.php?/topic/6676-bate-papo-do-baz-20/&do=findComment&comment=421291 E a prova: Agora podemos voltar ao tema do tópico? Se tiver mais alguma dúvida, chame por mp. 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tassio Amaral Posted August 4, 2018 at 12:31 AM Share Posted August 4, 2018 at 12:31 AM Chegando a aqui próximo. .. 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
HenriqueBH Posted August 4, 2018 at 12:40 AM Share Posted August 4, 2018 at 12:40 AM (edited) Finalmente uma chuva de respeito aqui! O acumulado do mês pula para 10 mm. A chuva continua e devemos atingir a média daqui a pouco. (14,8 mm) a taxa de precipitação aqui em casa passou de 25 mm/h, considerado chuva forte. Edited August 4, 2018 at 12:46 AM by HenriqueBH 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jean Carlo Posted August 4, 2018 at 02:34 AM Share Posted August 4, 2018 at 02:34 AM E termina assim o histórico 03 de Agosto: 143 mm acumulados, a 4° maior chuva em 24 horas que registro. 2 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wagner97 Posted August 4, 2018 at 02:43 AM Share Posted August 4, 2018 at 02:43 AM A chuva ficou bem aquém do esperado na RMSP. Por aqui choveu pouco mais de 10 mm. Espero que ainda chova durante a madrugada, mas não tá com cara não. Vamos ver... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Igor Posted August 4, 2018 at 02:49 AM Share Posted August 4, 2018 at 02:49 AM Gráfico completo por aqui..kkk. 121 mm até agora nesse mês. Tudo em 24 horas. Graáf 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted August 4, 2018 at 02:50 AM Share Posted August 4, 2018 at 02:50 AM 6 minutos atrás, Wagner97 disse: A chuva ficou bem aquém do esperado na RMSP. Por aqui choveu pouco mais de 10 mm. Espero que ainda chova durante a madrugada, mas não tá com cara não. Vamos ver... Idem aqui. Não é pouco para a época, mas comparado ao que os modelos previam, por enquanto tá devendo. Vamos ver como vai ser até o final da Terça-feira. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted August 4, 2018 at 03:24 AM Share Posted August 4, 2018 at 03:24 AM Realmente a chuva decepcionou na Grande SP nesta sexta. A previsão é de a chuva diminua neste final de semana e as temperaturas subam um pouco. Para a terça, poderá voltar a chover mais significativamente. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fernando Keiser Posted August 4, 2018 at 04:44 AM Share Posted August 4, 2018 at 04:44 AM 5 horas atrás, Lucas Venturini disse: Errou de novo... O 'achismo estava me referendo ao 'hedsgpa' que você me chamou. Vc não é o HEDGSPA? 🤔 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LuluBros Posted August 4, 2018 at 05:53 AM Share Posted August 4, 2018 at 05:53 AM 17 horas atrás, Caco Pacheco disse: Exato. Onda de final de junho/2011 pegou SP "de jeito"! como há muito não se via (se falava há época em inverno "a la década de 80"). Aliás, o outono/inverno 2011 foi muito bom: constante e com essa bomba do final de junho. Até meados de julho, frio constante e forte. Depois tivemos um certo aquecimento. Já no RS e SC, julho também foi muito frio. Quanto a setembro, sinceramente não me recordo de setembro/2011 em Sampa. Setembro de 2011 foi muito bom. Quando eu morei 1 km ao sul da Cptm Mauá, tive média em torno de 16,X. Link to comment Share on other sites More sharing options...
HenriqueBH Posted August 4, 2018 at 10:05 AM Share Posted August 4, 2018 at 10:05 AM (edited) Aqui já tenho o maior acumulado de chuva desde 22 de março....o total do mês ja passa de 25 mm. por sinal o recorde histórico de Agosto é de 75 mm. O mais bizarro é que os modelos não param de aumentar a chuva pra semana que vem, com o Europeu jogando mais 60 mm....vamos ter uma Agosto inteirinho chuvoso? Edited August 4, 2018 at 10:10 AM by HenriqueBH 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted August 4, 2018 at 10:14 AM Share Posted August 4, 2018 at 10:14 AM 8 minutos atrás, HenriqueBH disse: Aqui já tenho o maior acumulado de chuva desde 22 de março....o total do mês ja passa de 25 mm. por sinal o recorde histórico de Agosto é de 75 mm. O mais bizarro é que os modelos não param de aumentar a chuva pra semana que vem, com o Europeu jogando mais 60 mm....vamos ter uma Agosto inteirinho chuvoso? Fiquei impressionado com essa rodada ! O Europeu coloca outra semana inteirinha de chuva para MG. Estarrecido... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted August 4, 2018 at 10:17 AM Share Posted August 4, 2018 at 10:17 AM A propósito, tivemos uma madrugada chuvosa e acumulou 12mm. No mês, tenho 41,2mm na Davis. Sendo assim, já é o mês de Agosto com mais chuva em meus registros. No INMET ainda falta aproximadamente 40mm para quebrar o recorde. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caco Pacheco Posted August 4, 2018 at 10:19 AM Share Posted August 4, 2018 at 10:19 AM (edited) Bom dia! Nublado e MUITO ÚMIDO neste amanhecer na Granja Viana, após a semana inteira de muita chuva. 12,6ºC no momento. Ontem, tivemos a segunda menor máxima do ano, com 15,4ºC, perdendo para os 13,9ºC de 4ª feira. No geral foi uma semana encoberta, nublada, chuvosa, úmida e de baixa amplitude térmica; o sol foi inexistente. Surpreendeu-me positivamente no quesito temperaturas máximas baixas; oscilamos na média entre 11,5ºC e 16,5ºC por aqui, desde 3ª feira até esta 6ª feira. Aqui dentro, no momento, 18ºC e 78% de umidade. Vestindo moletom "esportivo", com uma malha fina de "lã" por baixo. Tá de bom tamanho ( o corpo vai se acostumando às baixas temperaturas...) Vou dar uma verificada para a tendência longo prazo e as previsões de curto, médio e longo prazos agora! Mas adianto que parece que o final de semana "vai dar uma melhorada" (redução nas chuvas e elevação nas temperaturas). E 2ª feira volta a chuvas abundantemente. Vou verificar se a MP de 09/10 Agosto ainda está "no páreo" continua na tendência.... Edited August 4, 2018 at 10:26 AM by Caco Pacheco Link to comment Share on other sites More sharing options...
marcio valverde Posted August 4, 2018 at 10:24 AM Share Posted August 4, 2018 at 10:24 AM Depois de oitenta dias sem nenhuma gota dágua, choveu esta noite 3 (três) mm A última chuva significativa continua sendo aquela de 1° de abril. Cento e vinte e sete dias e contando. 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caco Pacheco Posted August 4, 2018 at 10:46 AM Share Posted August 4, 2018 at 10:46 AM Conforme eu estava prevendo, há uma melhora no tempo (elevação temperatura e redução nas chuvas neste final de semana) para Sampa. O início da semana promete a volta das chuvas e queda de temperaturas (porém a queda será bem menor do que à desta semana). 4ª e 5ª feiras há elevação das temperaturas. O Global do Inpe insiste na entrada de ar frio (agora passou para dia 10/Agosto); o Foreca acompanha, já a climatempo, não. Mas ainda tá longe; temos que continuar monitorando. Porém essa tendência é bem "antiga"; o Global já a "capta" há mais de uma semana. Como sempre, confio bastante nas tendências de longo prazo do Global do Inpe e ando gostando bastante de Foreca em suas previsões (não as utilizava, limitava-me às previsões da Climatempo). 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted August 4, 2018 at 12:25 PM Share Posted August 4, 2018 at 12:25 PM 2 horas atrás, Renan disse: Fiquei impressionado com essa rodada ! O Europeu coloca outra semana inteirinha de chuva para MG. Estarrecido... Renan, a rodada do Europeu de 12Z de quinta indicava boas chuvas aqui para Laje do Muriaé do final da noite de ontem e madrugada de hoje.Mas na rodada de 12Z de ontem diminuiu bem a chuva para cá. Ainda não vi a rodada de 00Z de hoje, na torcida que continue indicando as chuvas da semana vindoura. Mas já está ótimo o volume acumulado aqui, medi 30 mm(teve até trovões na madrugada de quinta) na manhã de quinta e mais 5,8 mm hoje, somente chuva que molha a terra lentamente. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted August 4, 2018 at 12:30 PM Share Posted August 4, 2018 at 12:30 PM 1 hora atrás, Caco Pacheco disse: Conforme eu estava prevendo, há uma melhora no tempo (elevação temperatura e redução nas chuvas neste final de semana) para Sampa. O início da semana promete a volta das chuvas e queda de temperaturas (porém a queda será bem menor do que à desta semana). 4ª e 5ª feiras há elevação das temperaturas. O Global do Inpe insiste na entrada de ar frio (agora passou para dia 10/Agosto); o Foreca acompanha, já a climatempo, não. Mas ainda tá longe; temos que continuar monitorando. Porém essa tendência é bem "antiga"; o Global já a "capta" há mais de uma semana. Como sempre, confio bastante nas tendências de longo prazo do Global do Inpe e ando gostando bastante de Foreca em suas previsões (não as utilizava, limitava-me às previsões da Climatempo). Caco Pacheco, o Cptec/Inpe está com modelo WRF disponível para consultar a previsão de chuvas e temperatura para até 72 horas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael MG Posted August 4, 2018 at 12:35 PM Share Posted August 4, 2018 at 12:35 PM (edited) Bom dia, meus caros!! BH teve muita chuva (muita mesmo) nesse início de manhã, e o tempo segue bem chuvoso na capital mineira, ao melhor estilo das nossas ZCAS de verão. A mínima foi de 16,6 graus e ainda temos apenas 17,7 graus aqui em BH. Como o padrão desses dias tem sido o tempo abrir à tarde, a máxima prevista é de 24 graus. Se ficasse como está agora (o que é improvável), a máxima ficaria na casa dos 20 graus (Ontem variei entre 15,6 e 23,9 graus aqui em casa). Vejam abaixo imagens de agora há pouco. 20180804_085643.mp4 Edited August 4, 2018 at 12:36 PM by Rafael MG Correção ortográfica 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
André Luiz DS Posted August 4, 2018 at 12:50 PM Share Posted August 4, 2018 at 12:50 PM A estação do Simepar registrou 143,8 mm entre a noite de quinta-feira até às 23h de ontem. Foram 20,8 mm durante a noite de quinta e 123 mm durante a sexta. A chuva foi calma, com poucos trovões. Estávamos precisando. 3 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
coutinho Posted August 4, 2018 at 12:53 PM Share Posted August 4, 2018 at 12:53 PM 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted August 4, 2018 at 01:01 PM Share Posted August 4, 2018 at 01:01 PM 33 minutos atrás, marinhonani disse: Renan, a rodada do Europeu de 12Z de quinta indicava boas chuvas aqui para Laje do Muriaé do final da noite de ontem e madrugada de hoje.Mas na rodada de 12Z de ontem diminuiu bem a chuva para cá. Ainda não vi a rodada de 00Z de hoje, na torcida que continue indicando as chuvas da semana vindoura. Mas já está ótimo o volume acumulado aqui, medi 30 mm(teve até trovões na madrugada de quinta) na manhã de quinta e mais 5,8 mm hoje, somente chuva que molha a terra lentamente. Fico feliz com a chuva aparecendo aí na sua região, Nani. A média de Agosto já foi superada em toda a zona da mata, sul de Minas, região de BH e estado do RJ, creio eu. Agora vamos à caça dos recordes, superar 1976 ! 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caco Pacheco Posted August 4, 2018 at 01:15 PM Share Posted August 4, 2018 at 01:15 PM 7 horas atrás, LuluBros disse: Setembro de 2011 foi muito bom. Quando eu morei 1 km ao sul da Cptm Mauá, tive média em torno de 16,X. Então, o outono/inverno 2011 foi, definitivamente, "a la" décadas de 80/90 para Sampa! Perdeu (por pouco) para 2016, que foi FENOMENAL. 2011 ainda leva vantagem do que o tenebroso abril/2016, com exceção dos últimos 4 dias do abril de 16. Se analisarmos o conjunto: constância de frio + onda de frio muito forte/fortíssima, 2011 e 2016 foram excelentes, lembrando 1996 e 1999. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caco Pacheco Posted August 4, 2018 at 01:16 PM Share Posted August 4, 2018 at 01:16 PM 45 minutos atrás, marinhonani disse: Caco Pacheco, o Cptec/Inpe está com modelo WRF disponível para consultar a previsão de chuvas e temperatura para até 72 horas. Valeu Nani! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caco Pacheco Posted August 4, 2018 at 01:30 PM Share Posted August 4, 2018 at 01:30 PM 23 minutos atrás, coutinho disse: Coutinho, pela 3ª vez (não sei se está com dificuldade em enxergar a pergunta em minha mensagem..??): Baseado na SUA OPINIÃO, através do seu empirismo, e também apoiado com dados de maio/julho de anos anteriores NA REGIÃO SERRANA SC, que é sua região de maior conhecimento, como você avaliaria até então este outono/inverno de uma maneira "generalista": RUIM OU RAZOÁVEL/MEDIANA? Espero ansiosamente e sinceramente que responda-me tal pergunta. Obrigado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tassio Amaral Posted August 4, 2018 at 01:35 PM Share Posted August 4, 2018 at 01:35 PM Bom dia... Tempo bastante encoberto e escuro por aqui agora mas nada de chuva. .. 20,2ºC e ventando bastante agora....evento pouco democrático para o estado de Minas...Até o momento chuva mesmo só da parte central para baixo. ..veremos as próximas horas e dias mas não é muito animador pra cá. .. A última rodada do ECMWF aumentou bastante o volume de chuvas para a RMBH, zona da mata e sul de Minas e diminuiu pra cá. ..triste (para a minha região) mas fazer o que. .. Já o GFS reduziu muito a quantidade até dia 13 em todas as regiões e pitorescamente o mesmo da volumes maiores de precipitação pra cá do que o europeu... e o canadense incrivelmente aumentou a chuva aqui pra região e reduziu principalmente na zona da mata e região de BH... sinceramente cada um diz uma coisa e não apostaria em nenhum hehehe... mas sinceramente, torço pelo canadense que coloca alguma precipitação ainda hoje e volumes melhores a partir de amanhã. .. nublado e bastante escuro está... aliás torço por uma chuva mais democrática, apenas isso!! 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tassio Amaral Posted August 4, 2018 at 01:40 PM Share Posted August 4, 2018 at 01:40 PM 10 horas atrás, Igor disse: Gráfico completo por aqui..kkk. 121 mm até agora nesse mês. Tudo em 24 horas. Graáf I N C R I V E L essa chuva ai no Paraná, simplesmente incrível! !!! 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
RobsonOlympio Posted August 4, 2018 at 02:15 PM Share Posted August 4, 2018 at 02:15 PM Estou em Aparecida, SP ontem o dia foi chuvoso e frio aqui. Na serra da Mantiqueira às 14:00 horas chovia e fazia muito frio, devia fazer uns 10 graus ou menos. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
HenriqueBH Posted August 4, 2018 at 02:37 PM Share Posted August 4, 2018 at 02:37 PM BH mais fria que Porto Alegre agora....que boa chuva. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted August 4, 2018 at 03:03 PM Share Posted August 4, 2018 at 03:03 PM (edited) Nova mp entrando: a Campanha gaúcha está toda entre 10° e 13° com vento SO. Já por aqui temos pré-frontal e faz 20,0° com 78%. Hoje tive mínima de 14,2°. O INMET teve exatamente o mesmo valor. Foi a maior mínima da totalidade do RS junto com Teutônia, tomando pau até de Mostardas e Tramandaí, ambas com vento a madrugada inteira. Minha cidade não me decepciona. Edited August 4, 2018 at 03:03 PM by Marcos 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wagner97 Posted August 4, 2018 at 03:19 PM Share Posted August 4, 2018 at 03:19 PM Cantareira já ultrapassou a média do mês! De todos os sistemas foi o que mais recebeu chuvas nos últimos dias. 7 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted August 4, 2018 at 03:39 PM Share Posted August 4, 2018 at 03:39 PM 1 hora atrás, Tassio Amaral disse: Bom dia... Tempo bastante encoberto e escuro por aqui agora mas nada de chuva. .. 20,2ºC e ventando bastante agora....evento pouco democrático para o estado de Minas...Até o momento chuva mesmo só da parte central para baixo. ..veremos as próximas horas e dias mas não é muito animador pra cá. .. A última rodada do ECMWF aumentou bastante o volume de chuvas para a RMBH, zona da mata e sul de Minas e diminuiu pra cá. ..triste (para a minha região) mas fazer o que. .. Já o GFS reduziu muito a quantidade até dia 13 em todas as regiões e pitorescamente o mesmo da volumes maiores de precipitação pra cá do que o europeu... e o canadense incrivelmente aumentou a chuva aqui pra região e reduziu principalmente na zona da mata e região de BH... sinceramente cada um diz uma coisa e não apostaria em nenhum hehehe... mas sinceramente, torço pelo canadense que coloca alguma precipitação ainda hoje e volumes melhores a partir de amanhã. .. nublado e bastante escuro está... aliás torço por uma chuva mais democrática, apenas isso!! Nessa época do ano, estiagem, já é difícil chover em qualquer região de Minas, que dirá do estado inteiro ? Hehehe. Mas entendo sua ansiedade e eu também estaria assim, caso não tivesse chovido nada em Juiz de Fora. Mas estamos recebendo bons volumes por aqui. Tenho 41,4mm na minha estação. No entanto, o destaque maior nesse evento está sendo o sul do estado, com cidades que já estão nos 80 / 90 mm! A próxima leva de chuva já começa nessa Segunda, e estarei torcendo por mais chuva no leste do estado dessa vez. No norte de Minas nem adianta torcer, porque lá a dinâmica já é completamente diferente e não chove nem com reza braba nessa época. 3 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fernando Keiser Posted August 4, 2018 at 03:41 PM Share Posted August 4, 2018 at 03:41 PM 2 horas atrás, Caco Pacheco disse: Coutinho, pela 3ª vez (não sei se está com dificuldade em enxergar a pergunta em minha mensagem..??): Baseado na SUA OPINIÃO, através do seu empirismo, e também apoiado com dados de maio/julho de anos anteriores NA REGIÃO SERRANA SC, que é sua região de maior conhecimento, como você avaliaria até então este outono/inverno de uma maneira "generalista": RUIM OU RAZOÁVEL/MEDIANA? Espero ansiosamente e sinceramente que responda-me tal pergunta. Obrigado! Vou dar meu pitaco APENAS em relação às MÍNIMAS ABSOLUTAS da Serra este ano. Considerando o histórico das minhas estações e das estações da Epagri este ano está bem fraco. Falo isso porque é meu principal objetivo, ter boas mínimas absolutas. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Igor Posted August 4, 2018 at 04:25 PM Share Posted August 4, 2018 at 04:25 PM Continuamos com tempo fechado, mas não chove. Por vezes cai alguma garoa. Excelente! 4 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Venturini Posted August 4, 2018 at 05:09 PM Share Posted August 4, 2018 at 05:09 PM 12 horas atrás, Fernando Keiser disse: Vc não é o HEDGSPA? 🤔 Olha, não sei de quem se trata... Mas se você acha. Tudo bem. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jean Carlo Posted August 4, 2018 at 05:18 PM Share Posted August 4, 2018 at 05:18 PM Tempo fechado neste sábado, porém sem chuva, temperatura baixa, o dia começou com 15°C e agora faz 18.9°C. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted August 4, 2018 at 05:25 PM Share Posted August 4, 2018 at 05:25 PM 13 minutos atrás, Lucas Venturini disse: Olha, não sei de quem se trata... Mas se você acha. Tudo bem. É porque o Hedgspa também adorava falar sobre o clima de Pinheiro Machado, enaltecendo aquela região. Porém, o Hedgspa parecia muito bairrista, não se importando com o clima fora do sul do país, ao contrário de você que sempre vejo falando sobre tudo ao redor do Brasil... 3 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted August 4, 2018 at 06:34 PM Share Posted August 4, 2018 at 06:34 PM 2 horas atrás, Fernando Keiser disse: Vou dar meu pitaco APENAS em relação às MÍNIMAS ABSOLUTAS da Serra este ano. Considerando o histórico das minhas estações e das estações da Epagri este ano está bem fraco. Falo isso porque é meu principal objetivo, ter boas mínimas absolutas. É possível que tenhamos mais dias com mínimas negativas que alguns anos. Mas isso devido a Meteorologia Keiser S/A, que trouxe Rio Porteira, Painel, etc. Não por ser um ano mais frio que os outros. Mínima absoluta por enquanto, deve ser a mais alta de muitos anos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
André Luiz DS Posted August 4, 2018 at 07:08 PM Share Posted August 4, 2018 at 07:08 PM Chuva acumulada do dia 03/08/2018: 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eduardo KNeto Posted August 4, 2018 at 07:26 PM Share Posted August 4, 2018 at 07:26 PM Os acumulados aqui entre ontem e hoje de madrugada ficaram em torno 40mm, no mês já são 45mm, muito acima da média. No momento céu parcialmente nublado e temperatura em torno de 19°C, na expectativa para mais chuvas entre segunda e terça. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Venturini Posted August 4, 2018 at 07:46 PM Share Posted August 4, 2018 at 07:46 PM A cidade piauiense de Gilbués registrou 41.9º na quinta, 41º ontem e 41.2º hoje. Índices de umidade beirando os 10%. Em 2013 uma reportagem do portal G1 já apontava as cidades do estado do Piauí se destacavam nesse quesito de calor. Ao menos é um calor seco, ou seja dos males o menor.http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/04/piaui-lidera-ranking-de-estado-mais-quante-do-brasil-diz-pesquisa.html 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts