Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2017


Recommended Posts

Boa dia. Sou Maicon do Noroeste paulista (região de São José do Rio Preto-SP), município de José Bonifácio-SP.

 

Há algum tempo não posto aqui por falta de tempo.

 

Mas, há interessante mudança na dinâmica climática por aqui nesta segunda quinzena de dezembro.

 

Tem chovido todos os dias!

 

Ontem, na madrugada, pelo 3º dia consecutivo, uma linha de tempestade avançou por toda a metade oeste do interior de São Paulo provocando bastante temporais, com raios e ventania. No natal esta linha se formou no período da manhã, e chegou até à capital, no final da tarde. Mas nos últimos dois dias ficou restrito, como dito, à metade Oeste do estado.

 

Alguns dados impressionam, como Valparaíso, nesta última madrugada, que registrou na estação do Inmet 63mm em apenas 1 hora!

 

Estes últimos três dias tem lembrado muito 1998/1999 (ano de forte el niño - apesar de estarmos num quadro de la niña atualmente), com sol e calor durante o dia, e temporais nas noites/madrugadas.

 

Estamos chegando nos 100mm neste mês, em razão da primeira quinzena mais seca de dezembro. Mas, para o noroeste paulista foi bom este período seco, tendo em vista que Novembro choveu em excesso (337mm aqui em José Bonifácio-SP), o que já estava prejudicando as lavouras em crescimento.

 

Agora temos sol forte e tempo muito abafado (27,4ºC e 70% de UR). Vamos ver se esta noite/madrugada tem outra linha de tempestade cortando o interior de São Paulo. :prankster:

Link to comment
Share on other sites

O modelo WRF-GFS está indicando para hoje a formação de uma linha de tempestades sobre o sul do estado do RJ por volta das 16h da tarde, que vai se deslocando no sentido sudoeste-nordeste, até atingir a região de JF por volta das 19h, com provável ventania (picos de vento até 72Km/h). Vamos aguardar e conferir.

 

 

http://i.picasion.com/pic86/e65053d9329f44fe11d81c606c19d853.gif

 

GOSTEI MUITO KKKKKKK

 

SOL/MORMAÇO E 30,1°C COM UR 64%

BEM ABAFADO.

Link to comment
Share on other sites

O modelo WRF-GFS está indicando para hoje a formação de uma linha de tempestades sobre o sul do estado do RJ por volta das 16h da tarde, que vai se deslocando no sentido sudoeste-nordeste, até atingir a região de JF por volta das 19h, com provável ventania (picos de vento até 72Km/h). Vamos aguardar e conferir.

 

 

http://i.picasion.com/pic86/e65053d9329f44fe11d81c606c19d853.gif

 

GOSTEI MUITO KKKKKKK

 

SOL/MORMAÇO E 30,1°C COM UR 64%

BEM ABAFADO.

 

AQUI 28,9ºC COM UR 61% NO ALERTABLÚ.

PARA O NÍVEL DE BLÚ ESTÁ AGRADÁVEL.

Link to comment
Share on other sites

Agora 32,9° com 52%. Solaço e cumulus muito isolados. Mínima de 20,7°.

 

Eu vejo a previsão e só vejo sol, calor e chuva de verão isolada até a virada. O único consolo é a mp que entrará dia 1º. Pra POA dá 10° em 850 hpa no dia 2. Mas depois a tendência é de calorão.

 

Cara, que época lixo. A previsão é SEMPRE calor e na melhor das hipóteses um refresco de dois dias. Que vontade de sumir daqui. Uma das minhas metas no futuro é sair do Brasil todos os anos no nosso verão.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal. Tarde chuvosa em Umuarama. Chove desde cedo na cidade. Até o momento, a estação do Simepar já registrou cerca de 20 mm. Faz 22.4°C.

 

Quantos mm aí neste mês ? Parece estar sendo bem chuvoso. Os modelos acertaram nos acumulados pro Paraná.

 

Não sei, Renan. Já deve ter ultrapassado os 200 mm. Os primeira quinzena do mês foi de pouca chuva, ainda bem que o padrão mudou.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal. Tarde chuvosa em Umuarama. Chove desde cedo na cidade. Até o momento, a estação do Simepar já registrou cerca de 20 mm. Faz 22.4°C.

 

Quantos mm aí neste mês ? Parece estar sendo bem chuvoso. Os modelos acertaram nos acumulados pro Paraná.

 

Renan,

faz 5 dias seguidos que o GFS indica bastante chuva para Juiz de Fora e região Serrana do Rio. Vi no mapa do GFS para 16 dias, até dia 4 chovendo acima de 150 mm, mas a partir do dia 4 diminui muito a chuva em São Paulo, centro-sul de Minas e Rio de Janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Começo bizarro de verão aqui no PR, André. A última vez que atingi 30ºC foi no dia 19/12! Ontem máxima de 23,5ºC e hoje ficou nos 24,5ºC. Lógico, se não fosse a nebulosidade persistente passaríamos fácil dos trinta. Chuva leve e chuviscos o tempo todo, intercalados com algumas pancadas mais pesadas. Nem trovões tenho escutado.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Buenos Aires está vivendo dias de muito calor. Ontem fez sol, com mínima de 24ºC e máxima de 34,4ºC. Hoje tivemos manhã de muitas nuvens e tarde com pouca nebulosidade, com temperatura um pouco melhor: mínima de 22,3ºC e máxima de 31,5ºC. Ainda assim, muito calor.

 

Agora, 22h47, temos céu parcialmente nublado, 24,7ºC, URA de 80%, vento nordeste a 9 km/h e pressão em 1.010,6 hpa.

 

Buenos Aires está em alerta amarelo para ondas de calor, já que as altas temperaturas devem se prolongar ao longo dos próximos dias, com máximas acima de 35ºC na sexta e no sábado. Para amanhã o SMN prevê dia de sol, com mínima de 23ºC e máxima de 34ºC. O sol nasce às 5h41 e se põe às 20h08.

Link to comment
Share on other sites

Começo bizarro de verão aqui no PR, André. A última vez que atingi 30ºC foi no dia 19/12! Ontem máxima de 23,5ºC e hoje ficou nos 24,5ºC. Lógico, se não fosse a nebulosidade persistente passaríamos fácil dos trinta. Chuva leve e chuviscos o tempo todo, intercalados com algumas pancadas mais pesadas. Nem trovões tenho escutado.

 

Está uma maravilha. Espero que continue assim.

Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção o GFS que corrida após corrida, vem mostrando a formação de um significativo bloqueio atmosférico para daqui a 10-15 dias.

 

Seria uma tendência, ou mais uma bipolaridade deste modelo??

 

https://i.imgur.com/dTYHZfr.png

 

Já vou começar a orar para que seja apenas uma "pegadinha".

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção o GFS que corrida após corrida, vem mostrando a formação de um significativo bloqueio atmosférico para daqui a 10-15 dias.

 

Seria uma tendência, ou mais uma bipolaridade deste modelo??

Pelamordedeus, isto NÃO pode acontecer. Quando vi o mapa pensei: "2014". É o pior cenário possível!!

Link to comment
Share on other sites

Agora 32,9° com 52%. Solaço e cumulus muito isolados. Mínima de 20,7°.

 

Eu vejo a previsão e só vejo sol, calor e chuva de verão isolada até a virada. O único consolo é a mp que entrará dia 1º. Pra POA dá 10° em 850 hpa no dia 2. Mas depois a tendência é de calorão.

 

Cara, que época lixo. A previsão é SEMPRE calor e na melhor das hipóteses um refresco de dois dias. Que vontade de sumir daqui. Uma das minhas metas no futuro é sair do Brasil todos os anos no nosso verão.

 

 

oh_yeah_obama.gif

Link to comment
Share on other sites

BLOQUEIO A VISTA??

 

Depois do GFS, agora é a vez do ECMWF de hoje mostrar a evolução de um forte bloqueio a partir do dia 8, e indo até o fim da grade sem quebra a vista.

 

Reparem como a evolução do bloqueio, recua o corredor de umidade de volta pro Sul ao longo dos dias.

 

IlZhFDX.gif

 

 

Tardes Sufocantes em todo o Centro-Sul são indicadas pra depois do dia 10.

 

Seria Janeiro/2014 voltando???

 

PuzyWIP.png

BYD0gZR.png

Link to comment
Share on other sites

Começo bizarro de verão aqui no PR, André. A última vez que atingi 30ºC foi no dia 19/12! Ontem máxima de 23,5ºC e hoje ficou nos 24,5ºC. Lógico, se não fosse a nebulosidade persistente passaríamos fácil dos trinta. Chuva leve e chuviscos o tempo todo, intercalados com algumas pancadas mais pesadas. Nem trovões tenho escutado.

Realmente um padrão incomum, chove a 8 dias seguidos por aqui e detalhe até o momento não ouvi um trovão sequer, tivemos 6 mm na primeira quinzena e agora já marco 190 mm em Dezembro, sem 30°C desde o dia 20/12, e me parece que vem chuva pra cair ainda né Igor ?!

Link to comment
Share on other sites

Começo bizarro de verão aqui no PR, André. A última vez que atingi 30ºC foi no dia 19/12! Ontem máxima de 23,5ºC e hoje ficou nos 24,5ºC. Lógico, se não fosse a nebulosidade persistente passaríamos fácil dos trinta. Chuva leve e chuviscos o tempo todo, intercalados com algumas pancadas mais pesadas. Nem trovões tenho escutado.

 

Está uma maravilha. Espero que continue assim.

 

Eu faço minhas medições aqui em José Bonifácio-SP desde 2005. De início, de forma manual, mas há alguns anos tenho estação meteorológica.

No começo das medições as médias de máximas aqui eram de 29º/30ºC.

 

Agora, os últimos dezembros estão assim:

 

2013: Min. Média: 21,3ºC

Max. Média 32,6ºC

Média (medições a cada 1 minuto): 26,0ºC

 

Total de chuva: 197mm

Dias com chuva: 9

 

2014: Min. Média: 21,0ºC

Max. Média 32,2ºC

Média (medições a cada 1 minuto): 25,7ºC

 

Total de chuva: 165mm

Dias com chuva: 14

 

2015: Min. Média: 21,4ºC

Max. Média 31,9ºC

Média (medições a cada 1 minuto): 25,6ºC

 

Total de chuva: 143mm

Dias com chuva: 15

 

2016: Min. Média: 21,0ºC

Max. Média 31,8ºC

Média (medições a cada 1 minuto): 25,7ºC

 

Total de chuva: 156mm

Dias com chuva: 18

 

 

2017: Min. Média: 20,9ºC

Max. Média 31,8ºC

Média (medições a cada 1 minuto): 25,7ºC

 

Total de chuva: 94mm

Dias com chuva: 15

 

Acredito que a chuvarada prevista a partir de amanha até a virada para o interior de SP deve reduzir a temperatura, aproximando-a do patamar normal.

Link to comment
Share on other sites

GOSTEI MUITO KKKKKKK

 

SOL/MORMAÇO E 30,1°C COM UR 64%

BEM ABAFADO.

 

AQUI 28,9ºC COM UR 61% NO ALERTABLÚ.

PARA O NÍVEL DE BLÚ ESTÁ AGRADÁVEL.

 

 

BLÚ É CRUEL NO VERÃO HEHEHE

 

MÍNIMA HOJE FICOU EM 23,5°C :heat:

 

CHOVEU 0,8mm ONTEM À TARDE/NOITE...

ACUMULADO DE DEZEMBRO EM PÍFIOS 123,9mm

 

RESENDE/CONVENCIONAL COM 115,4mm

 

 

AGORA FAZ 29,3°C E UR EM 67%

MORMAÇO.

Link to comment
Share on other sites

BLOQUEIO A VISTA??

 

Depois do GFS, agora é a vez do ECMWF de hoje mostrar a evolução de um forte bloqueio a partir do dia 8, e indo até o fim da grade sem quebra a vista.

 

Reparem como a evolução do bloqueio, recua o corredor de umidade de volta pro Sul ao longo dos dias.

 

https://i.imgur.com/IlZhFDX.gif

 

 

Tardes Sufocantes em todo o Centro-Sul são indicadas pra depois do dia 10.

 

Seria Janeiro/2014 voltando???

 

https://i.imgur.com/PuzyWIP.png

https://i.imgur.com/BYD0gZR.png

 

 

E LÁ VAMOS NÓS.... :bad:

Link to comment
Share on other sites

RODOLFO, PARE DE NOS INDUZIR À DEPRESSÃO E À LOUCURA...ESSAS PROJEÇÕES SINISTRAS SÓ NOS FAZEM SOFRER COM ANTECEDÊNCIA :prankster: :cray: :crazy: :crazy: :dash1:

 

nesse caso, torcemos para que a Alta fique mais ao sul possível. O sudeste sofre menos, em compensação de SP pra baixo vira um inferno.

 

SP vira Teresina. Aposto em 36ºC mais de uma vez.

 

previsão de ASAS nunca erra, diferente de ondas de frio e chuva. :prankster:

Link to comment
Share on other sites

 

previsão de ASAS nunca erra, diferente de ondas de frio e chuva. :prankster:

 

Tem toda a razão. Lembro-me bem dos eventos de ASAS de 2014 e 2015, quando os modelos antecipavam a formação do fenômeno faltando MAIS DE SEMANA, e acertavam com precisão. Parece até trollagem dos modelos, hehehe.

 

Devemos nos preparar para esse evento, mas na minha opinião, ainda é cedo para diagnosticar a intensidade do mesmo. Pode ser simplesmente um bloqueio normal do verão, que dura de 7 a 10 dias, ou pode ser aquela anormalidade que durou mais de 15 dias em 2014 e 2015. Só que, é muito raro um bloqueio como desses anos citados. Ou, pelo menos, "ERA RARO".

Link to comment
Share on other sites

BLOQUEIO A VISTA??

 

Depois do GFS, agora é a vez do ECMWF de hoje mostrar a evolução de um forte bloqueio a partir do dia 8, e indo até o fim da grade sem quebra a vista.

 

Reparem como a evolução do bloqueio, recua o corredor de umidade de volta pro Sul ao longo dos dias.

 

https://i.imgur.com/IlZhFDX.gif

 

 

Tardes Sufocantes em todo o Centro-Sul são indicadas pra depois do dia 10.

 

Seria Janeiro/2014 voltando???

 

https://i.imgur.com/PuzyWIP.png

https://i.imgur.com/BYD0gZR.png

 

Curiosamente as últimas rodadas do GFS recuaram com o bloqueio.

Vamos ver o que vai indicar a 12z, que está ainda sendo processada.

 

Se no Faustão temos a dança dos famosos, na meteorologia temos a dança dos modelos hehe

Link to comment
Share on other sites

:laugh: O negócio da sensação térmica é mesmo interessante, estou aqui em Canela passando bastante calor debaixo do SOL e quando confiro a temperatura ali perto em Gramado, deu apenas 22,7 graus. O tempo todo eu achei que a marca seria ao redor dos 27. Nem em São Leopoldo tá fazendo isso. Quero ver na semana que vem, quando as maximas passarem dos 30.

Link to comment
Share on other sites

Os verões de 2014 e 2015 foram traumáticos aqui no Sudeste.

 

Só pra dar uma idéia, entre 1945 (Abertura da estação) e 1990, a estação do INMET no Mirante de Santana, na capital paulista, teve 7 registros de temperaturas de 35°C ou mais.

Nos 9 primeiros dias de fevereiro de 2014, também foram 7 os registros de temperaturas de 35°C ou mais.

 

Isto é: aconteceu em 9 dias o que tinha levado 45 anos! :heat: :heat: :shok: :shok: :shok:

 

----------------------

 

Ainda na capital paulista, o recorde na estação do IAG era 35,6°C registrados de 07/12/1940.

Este recorde permaneceu por quase 72 anos, até ser batido pelos 35,9°C registrados em 31/10/2012.

 

De 31/12/2012 pra cá, aquele velho recorde já foi igualado e ultrapassado quase 20 vezes.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

nesse caso, torcemos para que a Alta fique mais ao sul possível. O sudeste sofre menos, em compensação de SP pra baixo vira um inferno.

Ah, claro, e metade do RS vai a 40°. A ASAS tem que desaparecer! Ela é uma desgraça em qualquer época: detona com o frio no inverno (com exceção da Mantiqueira) e torra a totalidade do Centro-Sul no verão, tirando as chuvas necessárias para o Sudeste.

 

O melhor é que ela seja mais fraca do que o previsto ou o núcleo fique mais em alto-mar.

 

Aqui mínima de 21,5°. Agora faz 32,7° com 55%. Dia abafado, a cidade toda parada, quase sem atividade, eu querendo fazer algumas coisas pra resolver e não posso porque está todo mundo, ou fora, ou de férias. Nunca imaginei que fosse detestar tanto esta época. Calor abafado é bom para quem está na praia... ou no Hemisfério Norte.

Link to comment
Share on other sites

Hora da saudade...

 

Houve um bloqueio no verão de 1971 que até merecia uma reanálise.

Segundo notícias da época, o tempo seco afetou até boa parte da Argentina. :shok:

 

Foram mais de 20 dias infernais (Para a época, pelo menos) entre janeiro e fevereiro de 1971.

 

Temperaturas daqueles dias na estação do INMET, no Mirante de Santana, na capital paulista:

19/01 - 17,9 / 30,0

20/01 - 19,9 / 30,5

21/01 - 19,1 / 30,0

22/01 - 19,8 / 33,2

23/01 - 20,1 / 33,2

24/01 - 20,6 / 33,0

25/01 - 20,9 / 33,5

26/01 - 17,2 / 32,8

27/01 - 18,9 / 33,2

28/01 - 19,0 / 33,0

29/01 - 20,0 / 32,3

30/01 - 21,0 / 31,2

31/01 - 20,4 / 32,1

01/02 - 19,5 / 32,0

02/02 - 19,0 / 32,6

03/02 - 20,0 / 33,1

04/02 - 18,9 / 34,0

05/02 - 20,9 / 34,2

06/02 - 20,1 / 32,2

07/02 - 20,0 / 30,9

08/02 - 20,0 / 30,8

Link to comment
Share on other sites

JANEIRO DE 2015 - JOSÉ BONIFÁCIO-SP

 

1 - 34.4 °C / 22.7 °C

2 - 35.3 °C / 23.5 °C

3 - 35.3 °C /21.1 °C

4 - 30.8 °C / 21.1 °C

5 - 30.2 °C /22.1 °C

6 - 33.5 °C / 21.4 °C

7 - 34.9 °C / 22.1 °C

8 - 32.9 °C / 21.2 °C

9 - 35.0 °C / 22.5 °C

10 - 37.0 °C / 23.6 °C

11 - 37.1 °C / 24.7 °C

12 - 35.1 °C / 22.3 °C

13 - 34.9 °C / [glow=red]26.7 °C[/glow]

14 - 33.6 °C / 23.5 °C

15 - 35.8 °C / 23.6 °C

16 - 36.4 °C / 21.3 °C

17 - 36.4 °C / 24.0 °C

18 - 37.1 °C / 25.6 °C

19 - 38.2 °C / 24.5 °C

20 - [glow=red]38.7 °C[/glow] / 26.0 °C

21 - 33.7 °C / 23.7 °C

22 - 33.8 °C / 21.4 °C

23 - 31.6 °C / 20.7 °C

24 - 33.1 °C / 20.9 °C

25 - 30.3 °C / 22.0 °C

26 - 32.3 °C / 21.8 °C

27 - 29.6 °C / 20.9 °C

28 - 31.7 °C / 20.7 °C

29 - 29.3 °C / 20.7 °C

30 - 31.4 °C / 21.8 °C

31 - 32.8 °C / 21.4 °C

 

Separei estes meus dados de Janeiro de 2015, que foi histórico! Lembro que até então não havia mínimas em meus dados (desde 2005) de 25ºC/26ºC.

A máxima média superou os 34ºC! Só não ficou próximo de 36ºC por causa dos últimos dias do mês. Foi surreal!

Link to comment
Share on other sites

BLOQUEIO A VISTA??

 

Depois do GFS, agora é a vez do ECMWF de hoje mostrar a evolução de um forte bloqueio a partir do dia 8, e indo até o fim da grade sem quebra a vista.

 

Reparem como a evolução do bloqueio, recua o corredor de umidade de volta pro Sul ao longo dos dias.

 

IlZhFDX.gif

 

 

Tardes Sufocantes em todo o Centro-Sul são indicadas pra depois do dia 10.

 

Seria Janeiro/2014 voltando???

 

PuzyWIP.png

BYD0gZR.png

 

ESPERO QUE ESTEJAS ERRADO. DEUS ME LIVRE PEGAR 30 GRAUS EM SÃO QUINCAS.

Link to comment
Share on other sites

Ainda sobre o bloqueio, eu não creio que ele será tão intenso quanto 2014/2015.

Algumas vezes acontecem de os modelos preverem bloqueio e depois sumir com ele.

 

CFS (tudo que o modelo tem errado ultimamente, mas) ao menos não está indicando um janeiro tão ruim para o sudeste e centro oeste.

 

Hl7Rv8e.gif?1

 

Comparando com a previsão para janeiro de 2018 no dia 29/12/2016, embora isso não tenha se confirmado.

 

MQayKYl.png

Link to comment
Share on other sites

Se janeiro vai ser catastrófico eu não sei, mas Dezembro está sendo horrível. Sensação de abafamento quase todos os dias do mês.

 

Dezembro é o mês com mais dias de chuvas em todo ano, na média são 19 dias com mais de 1mm.

 

Até o presente dia foram apenas 7 dias em dezembro com mais de 1mm de chuva.

 

Se janeiro tiver bloqueio estamos perdidos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.