Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2017


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

Quarta feira de sol aqui em Sampa, o calor voltou com mais força.

Durante a tarde chegamos a ter algumas nuvens, mas que logo se dissiparam.

A noite começa com céu limpo.

 

A máxima na Mooca chegou aos 31,4 graus com umidade em 28%.

Agora temos 21,6 graus e umidade em 53%.

A mínima ficou em 16,5 graus.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 774
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A derrota para o Araguaina deu o acesso da Chapecoense para a Série C com uma grande granizada há 8 anos, neste dia.

 

capa-como-esto-os-times-que-subiram-com-a-chape-na-primeira-srie-d-37142.jpg

Foto: Rodrigo Goulart

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

E hoje algumas trovoadas rápidas em SC. Por aqui uma trovoada bem fraca, mas o Radar do Morro da Igreja está off, o de Lontras, está desatualizado e do Chapecó não cobre a região. Mais raio que chuva e um pequeno alívio para as plantas!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Por falar em frio fora de época...

 

Na véspera de Natal, 24/12/1969, a estação do INMET no Mirante de Santana, na cidade de São Paulo, registrava 16,6°C a 18h UTC (3 horas da tarde).

Tarde nublada, fria e garoenta em pleno dezembro.

 

Os dias seguintes foram assim:

25/12 => 15,0°C / 19,5°C

26/12 => 14,0°C / 19,0°C

27/12 => 12,4°C / 22,1°C

28/12 => 14,0°C / 26,6°C

 

O Natal de 1969 foi frio em Sampa.

 

Aldo Santos,

você pesquisou no banco de dados do Inmet?

 

passa pra mim o link, quero pesquisar as temperaturas do Natal de 1969 da convencional de Itaperuna.

Esse frio que atingiu São Paulo no Natal de 1969 foi causado por uma forte frente fria, que trouxe fortes/ótimas chuvas na véspera do Natal aqui em Laje do Muriaé e na cidade de Patrocínio do Muriaé(fica a 12 km linha reta daqui), pesquisei agora a pouco no banco de dados da ANA e choveu 105 mm do dia 24 para 25/12 na estação hidrológica de Patrocínio do Muriaé.

Teve vários temporais aqui em outubro, novembro e dezembro de 1969, algumas chuvas acima de 100 mm.

Link to comment
Share on other sites

Por falar em frio fora de época...

 

Na véspera de Natal, 24/12/1969, a estação do INMET no Mirante de Santana, na cidade de São Paulo, registrava 16,6°C a 18h UTC (3 horas da tarde).

Tarde nublada, fria e garoenta em pleno dezembro.

 

Os dias seguintes foram assim:

25/12 => 15,0°C / 19,5°C

26/12 => 14,0°C / 19,0°C

27/12 => 12,4°C / 22,1°C

28/12 => 14,0°C / 26,6°C

 

O Natal de 1969 foi frio em Sampa.

 

Aldo Santos,

você pesquisou no banco de dados do Inmet?

 

passa pra mim o link, quero pesquisar as temperaturas do Natal de 1969 da convencional de Itaperuna.

Esse frio que atingiu São Paulo no Natal de 1969 foi causado por uma forte frente fria, que trouxe fortes/ótimas chuvas na véspera do Natal aqui em Laje do Muriaé e na cidade de Patrocínio do Muriaé(fica a 12 km linha reta daqui), pesquisei agora a pouco no banco de dados da ANA e choveu 105 mm do dia 24 para 25/12 na estação hidrológica de Patrocínio do Muriaé.

Teve vários temporais aqui em outubro, novembro e dezembro de 1969, algumas chuvas acima de 100 mm.

 

Recorde de outubro aqui -0,4C no Inmet em 8/10/1978 tem dados de outras cidades Nani ? Na verdade as mínimas históricas daqui em muitos meses são no ano de 1978 como 1,4C em Novembro 5C em fevereiro 3C em março o que teve de especial nesse ano ?

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

pela previsão do modelo Cosmo/Inmet vai fazer muito calor hoje na Zona da Mata, todo Rio de Janeiro.

 

Na segunda-feira vai esquentar mais do que hoje.

 

Legal, Nani ! Estou torcendo pelo calor e pelas tempestades convectivas. De fato está subindo bem rápido a temperatura hoje. Apesar de ter amanhecido com 14,7ºC, agora já faz 26,4ºC e a expectativa é boa para chegar aos 32 graus ou mais, fazendo com que registremos a maior temperatura desde o verão passado.

Link to comment
Share on other sites

Por falar em frio fora de época...

 

 

O Natal de 1969 foi frio em Sampa.

 

 

 

Recorde de outubro aqui -0,4C no Inmet em 8/10/1978 tem dados de outras cidades Nani ? Na verdade as mínimas históricas daqui em muitos meses são no ano de 1978 como 1,4C em Novembro 5C em fevereiro 3C em março o que teve de especial nesse ano ?

 

William,

na minha opinião o que teve de especial em 1978, foram essas mínima baixas em Maria da Fé, teve a mínima de -8,0ºC no dia 16 de agosto, que foi um dia de muito frio até Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e parte do ES.

No mês de julho de 1978 não fez frio na Zona da Mata e Rio de Janeiro, as chuvas foram acima de 90 mm no Noroeste do Rio.

Teve uns dias bem frios no Rio Grande do Sul na 1ª quinzena de junho, na convencional de Porto Alegre marcou 0,7ºC dia 6 de junho.

Link to comment
Share on other sites

O tempo virou hoje aqui em Sampa.

Após uma manhã de sol, os ventos mudaram de direção e durante a tarde, nuvens baixas começaram a tomar conta do céu.

Enfim, hoje estamos tendo uma noite bem mais confortável, sem aquele abafamento e ar ruim de se respirar que tínhamos ontem. Para ficar perfeito precisa vir um chuva significativa de forma generalizada.

 

Na Mooca a temperatura chegou aos 26,9 graus, com umidade em 54%.

Agora temos 17,6 graus, valor que está sendo a mínima do dia. Mas até a hora do almoço, o menor valor era de 20 graus (no final da madrugada).

Link to comment
Share on other sites

Anomalia de temperatura do ar de Setembro até o momento. :beach:

 

[attachment=0]ncep_cfsv2_mtd_t2anom_southsamer.png[/attachment]

 

Anomalia positiva intensa toda concentrada no sul do Brasil. Que por essas outras se transformou em um foco de lamentações climáticas justificadas.

 

Não que as alterações climáticas não existam, não é isso. É lógico que elas existem e é lógico que não temos ainda e explicação exata para isso.

 

Por outro lado, o pessoal do leste do Sudeste, Zona da Mata inclusive (alô, Renan), já está ''cansado de frio''.

 

Dia desses a situação foi inusitada: tínhamos à tarde 15° C em Curitiba, uma colega relatava 17° C com nuvens e vento em Beagá. E enquanto isso, Jundi City ''torrava'' com mais 30° C. Nós eramos o recheio quente do sandwich. :sarcastic:

 

Hoje às 5:20 h tínhamos 16,7° com elevada umidade - 80,4% de u.r.a. - e vento; :girlwitch:

 

Dilíça.

 

Bom dia!

Link to comment
Share on other sites

E esse mês histórico vai se despedindo com céu nublado, temperaturas diurnas baixas e CHUVA, bem diferente do padrão do resto do mês, tenho nesse momento 19,5C e céu nublado, deve chover a qualquer hora e a temperatura deve baixar um pouco trazendo boa sensação de frio, algo que tem sido raro por aqui.

 

Recordes de médias(máximas, mínimas e compensadas) batidos com folgas gigantescas, na casa de 1C, bem ao estilo Agosto de 2015 :heat:

Link to comment
Share on other sites

O negócio é tão bizarro em POA que pela primeira vez na história - fora do verão - simplesmente NÃO VAMOS ATINGIR A MÉDIA MÍNIMA NORMAL DO MÊS! Ficaremos quase 1 grau acima disso. Média mínima de 13,1°C e mínima absoluta de 13,8°C. Simplesmente não houve NENHUM resfriamento em pleno setembro!

 

B I Z A R R O^666 × 10^8.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Granizo de Gonçalves-MG passou no jornal.

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

Granizo em Palmas. Tempestades mais fortes tem sido raras nesta primavera no sul do país.

 

Em Brusque tempo nublado. Mínima agradavel entre 15 e 17 graus e agora temos 17,18 graus. Dia frio nas terras altas. Amanhã ainda agradável, e já Domingo esquenta de novo.

Link to comment
Share on other sites

Simplesmente inacreditável esse Setembro em POA. A cidade teve muitos poucos dias neste ano em que realmente foi necessário usar algum agasalho. Sem dúvidas fez mais frio aqui do que lá. E como todos sabem, o verão porto alegrense não vai compensar o inverno. Na verdade, estou certo de que será o verão tórrido de sempre.

Link to comment
Share on other sites

Em Brusque tempo nublado. Mínima agradavel entre 15 e 17 graus e agora temos 17,18 graus. Dia frio nas terras altas. Amanhã ainda agradável, e já Domingo esquenta de novo.

 

Pelo europeu digo que já esquenta amanhã, 28/30C

 

No Yr tá indicando 25°C, o GFS 23. Acho que 26,X°C ficará de bom tamanho. Calorzinho chato, mas pelo menos de manhã ainda estará fresco.

Link to comment
Share on other sites

Ontem o tempo fechou aqui no ES e tivemos alguns temporais isolados. O granizo ocorreu na divisa MG/ES(BR262), região de Pequiá. O telhado arrancado foi um tmeporal com muito vento na região de Domingos Martins(região serrana do ES)

http://www.gazetaonline.com.br/eu_aqui/2017/09/chuva-de-granizo-deixa-estrada-branca-na-divisa-do-es-com-minas-gerais-1014101807.html

 

22137056_1483696735039275_6543161866082606181_o.jpg?oh=13ce5778b2400a13c12039d5a4c30f66&oe=5A48D93D

22093627_1326574280804543_172866612_n-5304127.jpg

22117616_2042021496021411_834478918_o-5304022.jpg

Link to comment
Share on other sites

O negócio é tão bizarro em POA que pela primeira vez na história - fora do verão - simplesmente NÃO VAMOS ATINGIR A MÉDIA MÍNIMA NORMAL DO MÊS! Ficaremos quase 1 grau acima disso. Média mínima de 13,1°C e mínima absoluta de 13,8°C. Simplesmente não houve NENHUM resfriamento em pleno setembro!

 

B I Z A R R O^666 × 10^8.

A coisa é tão feia, mas tão feia que a pouco cheguei em casa sentindo frio. Jurava que estava na casa dos 16°. Que nada. Tenho 18,7°!! Isto é o "frio" de setembro, "frio" de 2017.

 

Péssimo.

Link to comment
Share on other sites

A coisa é tão feia, mas tão feia que a pouco cheguei em casa sentindo frio. Jurava que estava na casa dos 16°. Que nada. Tenho 18,7°!! Isto é o "frio" de setembro, "frio" de 2017.

 

Péssimo.

Sim!!! Cheguei mais cedo com muito frio, estava 19°C. Parece até que estamos em algum mês em que pode fazer frio, tipo setembro. Sei lá :prankster:

 

 

Edit: mensagem de número mil! Quando entrei em maio do ano passado nunca imaginei nem que ia chegar a postar hehehe... Avante!

Link to comment
Share on other sites

A coisa é tão feia, mas tão feia que a pouco cheguei em casa sentindo frio. Jurava que estava na casa dos 16°. Que nada. Tenho 18,7°!! Isto é o "frio" de setembro, "frio" de 2017.

 

Péssimo.

Sim!!! Cheguei mais cedo com muito frio, estava 19°C. Parece até que estamos em algum mês em que pode fazer frio, tipo setembro. Sei lá :prankster:

 

 

Edit: mensagem de número mil! Quando entrei em maio do ano passado nunca imaginei nem que ia chegar a postar hehehe... Avante!

 

Aqui variação de 17~19 o dia inteiro e chuviscos, sensação de frio.

 

Friozinho normal pra época do ano, mas como viemos de um período longo de calor o corpo estranha realmente.

Link to comment
Share on other sites

Só vendo o que ocorreu no mês onde praticamente não choveu por aqui, seria bizarro se chover acima da média no Mirante este mês(e para isso ocorrer teríamos que quebrar o recorde de 2009, na qual no dia 09/09/2009 choveu 78mm(na Zona Norte o córrego Piqueri transbordou e na região do Jaçanã choveu em um único dia 50% a mais que a média do mês), até 09:00 de amanhã(pois se chover depois das 09:00 essa chuva seria considerada chuva do mês de outubro).

Só lembrar que o período de meses com chuvas abaixo de 100mm no Mirante está no fim, porém só tivemos três meses de chuvas abaixo de 100mm(o segundo trimestre deste ano e o outono deste ano foi molhado demais, o outono deste ano no Mirante mais pareceu primavera em termos de chuva).

Link to comment
Share on other sites

Por falar em frio fora de época...

 

Na véspera de Natal, 24/12/1969, a estação do INMET no Mirante de Santana, na cidade de São Paulo, registrava 16,6°C a 18h UTC (3 horas da tarde).

Tarde nublada, fria e garoenta em pleno dezembro.

 

Os dias seguintes foram assim:

25/12 => 15,0°C / 19,5°C

26/12 => 14,0°C / 19,0°C

27/12 => 12,4°C / 22,1°C

28/12 => 14,0°C / 26,6°C

 

O Natal de 1969 foi frio em Sampa.

Aldo Santos,

você pesquisou no banco de dados do Inmet?

 

passa pra mim o link, quero pesquisar as temperaturas do Natal de 1969 da convencional de Itaperuna.

Esse frio que atingiu São Paulo no Natal de 1969 foi causado por uma forte frente fria, que trouxe fortes/ótimas chuvas na véspera do Natal aqui em Laje do Muriaé e na cidade de Patrocínio do Muriaé(fica a 12 km linha reta daqui), pesquisei agora a pouco no banco de dados da ANA e choveu 105 mm do dia 24 para 25/12 na estação hidrológica de Patrocínio do Muriaé.

Teve vários temporais aqui em outubro, novembro e dezembro de 1969, algumas chuvas acima de 100 mm.

Nani, desculpe a demora.

É que ontem simplesmente não tive tempo de entrar no BAZ.

Cheguei em casa tarde da noite, com sono e fui dormir sem ligar o PC.

 

Na verdade, eu me lembro do Natal de 1969.

Me recordo que fez frio mas, evidentemente, não tinha os dados de memória e pesquisei no BDMEP => http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=bdmep/bdmep

Link to comment
Share on other sites

Hoje, a capital paulista teve um dia completamente diferente do restante do mês.

O predomínio foi de céu nublado.

 

Aqui na zona norte houve algum mormaço e algumas aberturas de sol entre o final da manhã e o início da tarde.

 

Mirante (INMET, conv): 16,3°C / 22,2°C

IAG: 15,4°C / 20,6°C

 

As chuvas fracas da noite de ontem acumularam 1,0 mm na estação do Mirante.

Foi o primeiro milímetro do mês. :mosking:

 

Vamos tendo uma tarde de céu encoberto com ventos incômodos de SE.

A temperatura às 17h era 18,3°C na automática do Mirante.

 

Como comentado pelo Marcos e o Tomás, depois de quase um mês todo de calor, também está dando sensação de frio aqui em Sampa.

Link to comment
Share on other sites

Palmas com 41,1°C neste momento na Automática do INMET

 

Como é típico quando temos valores muito acentuados aqui em Palmas, o INMET não lançou a máxima da convencional. O dado deve ficar recolhido para a análise e só será revelado daqui a vários dias se cobrar enviando email.

 

No meu termômetro, que tenho desde fevereiro de 2016 no mesmo local, marquei 42,2°C (Recorde do equipamento)

Link to comment
Share on other sites

Além da sensação de frio (potencializada por conta de estarmos acostumados com o calor que estava fazendo), hoje pela primeira vez em quase 1 mês estamos tendo um dia de céu encoberto e sem abertura de sol em momento algum.

A chuva infelizmente ainda não chegou aqui. Pelo radar, ela caiu entre a região da Campinas e o sistema da Cantareira, mas não conseguiu avançar para a capital paulista.

 

Agora temos 18,4 graus na Mooca. A máxima chegou aos 22 graus e a mínima ficou em 16,6 graus.

 

Se não houver chuva até amanhã as 9 da manhã, setembro fechará apenas com estes 1 mm acumulado no Mirante.

Link to comment
Share on other sites

Por falar em frio fora de época.

 

 

Nani, desculpe a demora.

É que ontem simplesmente não tive tempo de entrar no BAZ.

Cheguei em casa tarde da noite, com sono e fui dormir sem ligar o PC.

 

Na verdade, eu me lembro do Natal de 1969.

Me recordo que fez frio mas, evidentemente, não tinha os dados de memória e pesquisei no BDMEP => http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=bdmep/bdmep

 

Aldo Santos,

obrigado, o mês de dezembro de 1969 foi bem ameno na minha região, chuvas bem distribuídas e a média máxima em Itaperuna foi de amenos 28,5ºC

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva durante o dia de hoje em parte da região oeste do Paraná. Em Toledo, o acumulado já passa dos 100 mm. Em Cascavel, mais de 80 mm. Continua chovendo nas duas cidades. Choveu pouco na região noroeste. A estação do Simepar registrou 5 mm em Umuarama. A temperatura máxima foi de 19°C. Faz 17.6°C no momento, com umidade relativa do ar em 100%. Temperatura maravilhosa.

Link to comment
Share on other sites

Aqui também chove fraco. Faz 15,8°. A última vez que me recordo de 15° com chuva contínua foi na chegada da onde de frio de julho, ou seja, há mais de 2 meses.

 

A partir de 4ª-feira a temperatura dispara no RS e oeste da Região Sul, batendo os 34° em POA na 5ª. O GFS/Avn, Esemble e Foreca projetam bloqueio para cá a partir de 6ª que vem e no final de semana. É a velha briga entre a mTa ressecada do interior do Brasil com a mp na Argentina.

Link to comment
Share on other sites

Aqui também chove fraco. Faz 15,8°. A última vez que me recordo de 15° com chuva contínua foi na chegada da onde de frio de julho, ou seja, há mais de 2 meses.

 

A partir de 4ª-feira a temperatura dispara no RS e oeste da Região Sul, batendo os 34° em POA na 5ª. O GFS/Avn, Esemble e Foreca projetam bloqueio para cá a partir de 6ª que vem e no final de semana. É a velha briga entre a mTa ressecada do interior do Brasil com a mp na Argentina.

 

Pior Outorno-Inverno-Primavera da minha vida este ano de 2017. Sem exageros!!!

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva durante o dia de hoje em parte da região oeste do Paraná. Em Toledo, o acumulado já passa dos 100 mm. Em Cascavel, mais de 80 mm. Continua chovendo nas duas cidades. Choveu pouco na região noroeste. A estação do Simepar registrou 5 mm em Umuarama. A temperatura máxima foi de 19°C. Faz 17.6°C no momento, com umidade relativa do ar em 100%. Temperatura maravilhosa.

Bom comentário, chuva caiu bem no oeste do estado,mas ainda está devendo e muito no norte/noroeste do estado castigado com novamente mais de 1 mes de seca, que as chuvas de domingo/segunda venham com mais volume nessa regiao, eu tive 42 mm não tenho do que reclamar, mas chuva que vier será bem vinda e necessária

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.