Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2017


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

Está em inglês, mas não está difícil de entender:

 

https://www.wunderground.com/cat6/earth-has-its-third-warmest-august-record-2017

 

Seguem os recordes de calor :hi: :heart: :heart:

 

Renan, o mapa indica o sudeste e o nordeste como ''acima da média'' em agosto e eu tenho impressão que não foi bem isso. O que você acha?

 

:hi:

Por aqui, o mapa está certo, agosto foi levemente acima da média;

Já setembro deste ano deve ser, se confirmarem as previsões, o mês de setembro mais frio da história na minha região.

 

Valeu, Tstorm.

 

:hi:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 774
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tudo indica que minha mínima absoluta de 14,1° será esta mesma, a primeira vez na totalidade de meus registros desde ago/1995 que minha mínima absoluta não chega na média mínima do mês, de 13,1°.

No Inmet, a absoluta está em 13,8°C. Se fechar assim, será apenas a segunda vez desde pelo menos 1942 em que a mínima absoluta fecha acima da normal de média mínima do mês. Aconteceu em janeiro de 2011, com mínima absoluta de 20,8°C, sendo a normal de 20,5°C.

Link to comment
Share on other sites

Em Indaial pra não bater o recorde de média máxima teria que ficar em 23C até o fim do mês. Mínimas teriam que ficar em 16,5C, ambos praticamente impossíveis. Estamos diante de algo raro como agosto de 2015.

 

Dia nublado por aqui, mínima de 20C e 25C agora no AlertaBlu

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de máxima mais comportada aqui em Sampa.

Tivemos tempo nublado até o meio da manhã por conta ainda do predomínio da infiltração marítima.

 

A máxima na Mooca chegou aos 28,1 graus. A umidade novamente não caiu tanto, ficando apenas em 47%.

A mínima ficou em 16,9 graus.

Agora temos 19,1 graus.

Link to comment
Share on other sites

Belo Horizonte hoje não passou de 26,7C, após mínima de 16,0C, com sol entre nuvens ao longo do dia.

Como as perspectivas são de temperaturas semelhantes até o final do mês, podemos fechar setembro de 2017 com máxima absoluta de 30,2C e apenas 1 dia acima de 30°C!

 

Setembro/2017 está na contramão de alguns meses de setembro dos últimos anos, que foram marcados por fortes ondas de calor. Para esse ano ser compensador pra cá, só falta a chuva desta primavera cair conforme o que está sendo previsto. As primeiras pancadas devem vir a partir do final desse mês, período dentro da normalidade para o retorno das chuvas por aqui.

 

No momento, céu limpo, um pouco de vento e 21°C.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Terça-feira absolutamente ensolarada em Buenos Aires, do começo ao fim. Temperatura bem de primavera hoje, com mínima de 13,9ºC e máxima de 23ºC. Agora temos condições pré-frontais: 19,3ºC com vento norte a 22 km/h. A URA é de 79%, a pressão de 1.011,3 hpa e temos céu limpo.

 

Para amanhã a previsão do SMN indica dia que começa com sol, mas com aumento de nebulosidade, com possibilidade de chuva a partir da noite, com ventania de sul e queda de temperatura muito acentuada posteriormente. Mínima de 16ºC e máxima de 21ºC. O sol nasce às 6h45 e se põe às 18h48.

Link to comment
Share on other sites

Tudo indica que minha mínima absoluta de 14,1° será esta mesma, a primeira vez na totalidade de meus registros desde ago/1995 que minha mínima absoluta não chega na média mínima do mês, de 13,1°.

No Inmet, a absoluta está em 13,8°C. Se fechar assim, será apenas a segunda vez desde pelo menos 1942 em que a mínima absoluta fecha acima da normal de média mínima do mês. Aconteceu em janeiro de 2011, com mínima absoluta de 20,8°C, sendo a normal de 20,5°C.

Com o agravante de que a amplitude térmica em setembro tende a ser maior do que em janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Ultima saida de chuvas para Outubro

 

 

[attachment=1]9e100baf-8807-433f-a58a-89283d91a083.jpg[/attachment][attachment=0]fef5f241-8242-4b18-ab94-1ac7d0b047be.jpg[/attachment]

Impressionante a precipitação projetada pro próximo mês no Sul do Brasil, estragos a vista; e que bom as chuvas voltarem no centro do país, estamos precisando muito.

Link to comment
Share on other sites

Setembro/2017 segue em suas médias parciais, como o mais quente até o momento no período que realizo medições caseiras (desde 2009) e tem tudo para fechar como o mais quente pelas perspectivas do tempo nas duas proximas semanas :heat: :heat: :heat: :heat:

 

DBxycJJ.png

 

Nossa, meu amigo! Que calorão! Recordes à vista pelo jeito! :heat:

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante a precipitação projetada pro próximo mês no Sul do Brasil

 

Será muito bem vinda

 

Mais um dia nublado aqui, to cansado disso já... faz 25C

 

Aqui esteve nublado, mas agora de tarde abriu um belo sol e com isso a temperatura chegou a 27/28.

 

Nada comparado com São Joquim que chegou a 31,1°C.

 

Urupema/Bossoroca com 27,9°C.

Link to comment
Share on other sites

Hoje mínima de 16,9°. Agora faz elevados 32,3° com terríveis 52%!!!

 

Pior que todo o RS, com a honrosa exceção da costa, está batendo os 30° ou está bem além disso! Mesmo Canguçu já teve 30,9°; São Borja bateu 36,0°!!!! :shok: :shok: :shok:

 

Chega logo, 2018!!!!

 

Chega logo 2018 pra que? Não temos garantia nenhuma que 2018 será bom.

 

Ou acontece uma guinada climática ou melhor a gente começar a se acostumar com esse padrão pós 2012!

 

Depois de abril do ano passado pra mim estamos passando do ponto de bizarrice climática para o incomum, melhor a gente se acostumar.

Link to comment
Share on other sites

Estou realmente curioso para saber o que será do verão. Será que finalmente teremos um verã "frio"? Alguma perspectiva?

 

 

As perspectivas dos modelos estão boas quanto a chuva e as temperaturas

 

 

CFS

 

Outubro

 

5a4e8a3039c50_WhatsAppImage2017-09-20at15_32_12.thumb.jpeg.91a9aa486fc4ef99a025a2f6af433eb4.jpeg

 

Novembro

 

5a4e8a3037066_WhatsAppImage2017-09-20at15_32_55.thumb.jpeg.cd3fab71db9b0d4abd79fa42f3fc6dbe.jpeg

 

Dezembro

 

5a4e8a3034432_WhatsAppImage2017-09-20at15_32_42.thumb.jpeg.0af228efa94ba94504036b6208219f68.jpeg

 

Janeiro

 

5a4e8a30318f0_WhatsAppImage2017-09-20at15_32_26.thumb.jpeg.4b40a26eb107ae177b044ccdb539efb2.jpeg

 

Fevereiro

 

5a4e8a302efdc_WhatsAppImage2017-09-20at15_33_09.thumb.jpeg.9f9b6504ac9b415991a1c9ce45c54010.jpeg

 

Março

 

5a4e8a302c3d3_WhatsAppImage2017-09-20at15_33_18.thumb.jpeg.aa21df53fdd59a7494b90e9ffb5de44e.jpeg

 

 

 

 

Agora se vai confirmar mesmo é outros 500

Link to comment
Share on other sites

Tudo menos Primavera-verão abaixo da média depois dessa LÁSTIMA de inverno. Aí pode descer 6 graus de latitude :cray:

 

Concordo. Não faço questão nenhuma, também, dessa possível "compensação". O "inverno" foi fraquíssimo este ano. Que ao menos tenhamos então recordes de calor. KKKKKKKK Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Tudo menos Primavera-verão abaixo da média depois dessa LÁSTIMA de inverno. Aí pode descer 6 graus de latitude :cray:

 

Concordo. Não faço questão nenhuma, também, dessa possível "compensação". O "inverno" foi fraquíssimo este ano. Que ao menos tenhamos então recordes de calor. KKKKKKKK Abraços.

 

Exatamente, marasmo é pra velhas :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Ultima saida de chuvas para Outubro

 

 

[attachment=1]9e100baf-8807-433f-a58a-89283d91a083.jpg[/attachment][attachment=0]fef5f241-8242-4b18-ab94-1ac7d0b047be.jpg[/attachment]

 

William,

teria como colocar o mapa do total de chuvas em outubro mostrando Rio, Centro-Sul de Minas e Sul do Espírito Santo?

Link to comment
Share on other sites

Tudo menos Primavera-verão abaixo da média depois dessa LÁSTIMA de inverno. Aí pode descer 6 graus de latitude :cray:

Concordo. Não faço questão nenhuma, também, dessa possível "compensação". O "inverno" foi fraquíssimo este ano. Que ao menos tenhamos então recordes de calor. KKKKKKKK Abraços.

Vocês estão de brincadeira, né?

 

Mas será calor de qualquer forma. O CFS, que antes dava anomalia negativa para cá em outubro, agora dá na média ou um pouco acima, algo que eu já esperava. Aposto uma anomalia de +2° para outubro e novembro e +4° para dezembro. É sério. Não estou brincando.

 

Agora 31,3° e 58%. Terrivelmente abafado. Estamos em janeiro, literalmente.

Link to comment
Share on other sites

Aposto uma anomalia de +2° para outubro e novembro e +4° para dezembro.

eu também creio que ficará acima da média, a vacina anti-2017 ta funcionando que é uma beleza aqui no fórum :laugh:

Tomei a vacina no início de agosto quando vi o cenário do mês. Ali joguei a toalha. Agora entramos num padrão PIOR do que 2012, ao menos no Sul. Vocês vão ver.

 

Agora 30,0° com 65%!!!! Muito abafado!

Link to comment
Share on other sites

Estou realmente curioso para saber o que será do verão. Será que finalmente teremos um verã "frio"? Alguma perspectiva?

 

As perspectivas dos modelos estão boas quanto a chuva e as temperaturas

 

Agora se vai confirmar mesmo é outros 500

 

Obrigado!

 

Minha dúvida é exatamente final de Dezembro, Janeiro e Fevereiro que é o período que vem sendo traumático nos últimos anos. E pelo seus mapas já está indicando acima da média!!!!!!

 

Preocupante... :negative:

Link to comment
Share on other sites

Vocês estão DOIDOS em torcer por verão quente, pra quem mora no topo da serra dá até pra entender...

 

Odeio ter que depender de ar condicionado e ventilador pra tudo! Pra isso basta estar na média.

 

Se é que da pra confiar na projeção do CFS mas outubro/novembro/dez seria o período ameno, e janeiro e fevereiro o inferno :diablo:

Link to comment
Share on other sites

Quarta feira ensolarada por aqui, porém sem tanto calor por conta dos ventos que passaram boa parte do dia soprando do mar.

Mesmo com isso, ainda não há a presença de nuvens baixas, apenas uma névoa úmida nesse momento.

 

A máxima na Mooca chegou aos 27,6 graus com umidade em 48%, o que não é um valor baixo.

Agora temos 19,7 graus e 79% de umidade.

Mínima em 15,2 graus.

 

Hoje e ontem tem dado pra andar na rua sem tanto sofrimento como na semana passada.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, tivemos um ligeiro refresco ontem e hoje.

A que ponto chegamos... comemorar "refresco" de 27-28°C... :laugh:

 

Depois de noite e madrugadas de céu encoberto (MM) com muita névoa, tivemos um dia de sol e nenhuma nuvem pra contar história.

O céu ficou com uma névoa seca esbranquiçada o tempo todo, certamente fumaça das queimadas no Centro-Oeste e Amazônia. :sad: :negative:

 

Mirante: 15,2°C / 27,2°C

IAG: 12,6°C / 26,0°C

 

Não tivemos, por enquanto, nenhuma máxima absurda neste setembro, em Sampa.

As maiores no Mirante, até agora foram:

33,4°C (15/09)

32,7°C (14/09)

32,2°C (16 e 17/09)

 

Porém, como já comentado pelo Rodolfo, a constância de máximas altas faz com que este esteja caminhando para ser o o mês de setembro mais quente já registrado na cidade de São Paulo, batendo com folga setembro de 2004, em termos de temperatura média.

Amanhã, a temperatura já deve beirar os 30° novamente. :heat:

Vamos acompanhando...

 

Hoje completamos 30 dias sem um pingo de chuva.

 

No momento, estamos com o refresco da brisa marítima.

19,8°C na automática do Mirante às 18h.

Link to comment
Share on other sites

Quanto a mais um verão quente, como dizia minha vó: "cruz-credo, desconjura". :laugh:

 

Pra mim, podia ter dezembro e janeiro amenos aqui em Sampa, com pós-frontal eterna.

Depois, várias ZCAS que durassem de fevereiro até abril.

 

Pra mim, chega de calor.

Já pagamos nossa conta com juros de agiota. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Quanto a mais um verão quente, como dizia minha vó: "cruz-credo, desconjura". :laugh:

 

Pra mim, podia ter dezembro e janeiro amenos aqui em Sampa, com pós-frontal eterna.

Depois, várias ZCAS que durassem de fevereiro até abril.

 

Pra mim, chega de calor.

Já pagamos nossa conta com juros de agiota. :laugh:

 

Eu também estou torcendo para isso.

Cantareira e outros reservatórios que servem a RMSP já ainda em níveis bem seguros, se comparado com 2015. Porém, os reservatórios do setor elétrico daqui do sudeste (e também da região nordeste) estão com níveis bem baixos.

Portanto, seria mais justo de termos mesmo canais de umidade pegando mais RJ, ES e MG. Com esse cenário de La Niña que está sendo desenhado, acho isso muito possível.

ZCAS atuando mais sobre SP, como foi observado no em janeiro passado não ajuda muito nisso.

Link to comment
Share on other sites

Com isso, a média das máximas vai para 26,7°C (+4,9°) ou +1,5° do recorde de 1994.

Lembro do recorde histórico de calor em setembro: 38,0° dia 24/9/1994. Era um sábado, aniversário do meu vizinho. A gente fez guerra de bexiga aqui no bairro, hehe. De noite o tempo virou e ficou fresquinho, nublado. Nem choveu.

 

Hoje variação de 16,9° a 32,4°. O problema foi a umidade que não baixou de 51% e passou boa parte do dia perto dos 60%.

 

Quanto à média ela vai subir. :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Vocês estão DOIDOS em torcer por verão quente, pra quem mora no topo da serra dá até pra entender...

 

Odeio ter que depender de ar condicionado e ventilador pra tudo! Pra isso basta estar na média.

 

Se é que da pra confiar na projeção do CFS mas outubro/novembro/dez seria o período ameno, e janeiro e fevereiro o inferno :diablo:

DEUS ME LIVRE! Quero outubro/novembro/dezembro tórridos e janeiro e fevereiro angelicais para iniciar o 2018 com chave de ouro :ok:

Link to comment
Share on other sites

DEUS ME LIVRE! Quero outubro/novembro/dezembro tórridos e janeiro e fevereiro angelicais para iniciar o 2018 com chave de ouro :ok:

Tá louco... eu quero qualquer coisa que atrapalhe o calor. Nem que chova 25 dias/mês. Tô nem aí pro verão. Calor é bom para quem pode tirar férias na praia ou fugir pra serra.

 

Agora 23,5° com 78%.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! A última madrugada foi de bastante vento norte em Buenos Aires, mantendo a temperatura elevada, com mínima de 17,8ºC. A manhã começou ensolarada, mas logo o céu ficou parcialmente nublado. O SMN ontem previa 21ºC para hoje, na atualização de hoje cedo mudou a previsão para 25ºC, mas a frente fria atrasou e a temperatura conseguiu chegar a 26,6ºC, a maior temperatura dos últimos 146 dias. Ou seja, desde o dia 27 de abril, quando fez 26,9ºC, não fazia tanto calor por aqui. Como estava úmido, a sensação térmica foi maior que a temperatura e chegou a 27,2ºC nas observações horárias. No fim da tarde a frente chegou com bastante vento sudoeste e a temperatura caiu 9ºC em três horas, vejam:

 

17h: 25,5ºC

18h: 23,4ºC

19h: 18,6ºC

20h: 16,3ºC

 

A mínima da madrugada foi alterada para 16,2ºC. Agora temos céu nublado, 16,6ºC, URA de 64%, vento sudeste a 9 km/h e pressão em 1.016,1 hpa.

 

Para amanhã é de céu nublado, chuvas e haverá vento de manhã. Segundo o SMN, a mínima deve ser de 11ºC e a máxima de 14ºC amanhã à tarde (porque provavelmente vai ficar em 16-17ºC, de hoje à noite). O sol nasce às 6h44 e se põe às 18h49.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal

Ando meio distante do fórum ultimamente nas postagens mas acompanhando sempre...ta meio sem graça postar dados e prognosticos terríveis hahaha...

Bom, fiz um levantamento por efeito de comparação de algumas cidades de MG e PR em relação às medias das máximas de acordo com estações do Inmet de setembro 2017 ate agora e o que dá pra ver é a tamanha aberração entre os dados dos dois estados e até mesmo dentro do estado de MG

Veja:

MG:

DIAMANTINA: 23,0

BARBACENA:23,9

JUIZ DE FORA: 24,2

MARIA DA FÉ: 26,2

SANTA LUZIA: 26,4

EXTREMA: 26,6

OURO PRETO: 26,6

TEÓFILO OTONI: 27,2

VIÇOSA: 27,8

GOVERNADOR VALADARES: 28,5

ARAXÁ: 28,9

ITAMONTE: 29,0

MONTES CLAROS: 29,8

POÇOS DE CALDAS: 29,9

UBERLÂNDIA: 30,9

 

Agora os do PR:

PARANAGUÁ: 26,0

PALMAS: 26,5

ARAUCARIA: 27,5

PONTA GROSSA: 27,9

UNIÃO DA VITÓRIA: 27,9

GENERAL CARNEIRO: 27,9

IRATI: 28,1

INÁCIO MARTINS: 28,7

PATO BRANCO: 29,1

GUARAPUAVA: 29,4

CASCAVEL: 30,8

FOZ DO IGUAÇU: 31,6

UMUARAMA: 32,7

TOLEDO: 32,7

LONDRINA: 33,1

 

Peguei 15 cidades de cada estado...dá pra ver a incrivel aberração do que está acontecendo nesse setembro até o momento e no inverno como um todo no sul do Brasil...e dentro do proprio estado de MG as incríveis temperaturas amenas do leste em relação ao sul mineiro nesse mês. ..Poços de Caldas com 29,9 :shok: e Montes Claros com 29,8!!! e entre os dois estados Gen. Carneiro 27,9 :scare: e Teófilo Otoni 27,2!!!!!!!!!!!!!!!...

Sem palavras, simplesmente 2017 uma aberração para o sul e uma maravilha pro leste do SE... achei que o RS estava terrível mas quando olhei os dados do PR me assustei...

Não sei se fico depressivo por causa do Sul ou feliz por Minas :laugh: :hang1:

 

Olá Tarso , belo trabalho .

 

Maringá pertinho de Londrina , pelo jeito das previsões terá apenas um dia com máxima abaixo dos 30. Pior do que janeiro de 14, nunca vi uma aberração assim. A média de máxima aqui em setembro é entre 26 a 28 c.

Inclusive em setembro sempre temos sub 20 de máximas, poucas mas temos. Esse ano setembro deve fechar com 33 c de media máxima, algo q ocorre apenas nos meses mais quentes de dez a fev.

Pois é Evandro, realmente uma situação muito atipica e aterradora essas mega anomalias positivias no sul..sua cidade, Maringá, está tendo até agora neste setembro media maxima de 32,5 e minima de 21,1, [glow=red]+9,3º[/glow] de anomalia na media minima. Ja Diamantina por exemplo, cidade no nordeste de Minas até o momento neste mes vem tendo anomalia negativa de 1,4 nas minimas e -0,5 nas maximas, regiao em situação completamente avessa ao sul não so neste momento como em todo inverno. Realmente a Asas foi ao mesmo tempo a grande vilã neste inverno pro sul ao bloquear a chegada de ondas de frio e advectar ar quente às paragens sulistas e a grande salvadora pra o leste do SE (região que sofreu inverno sobre inverno nos ultimos anos com duras anomalias positivas) e NE pois, por sua localização mais abaixo do que o normal e sua constante alimentação por mp maritimas a mesma conseguiu soprar ar frio às regiões citadas e numa constância totalmente incrível. .. ficará na memoria tanto pro Sul como pro SE e NE como ao mesmo tempo um dos piores e melhores invernos ja registrados em suas devidas regiões respectivamente... 2017 ficará nos anais da história climática brasileira. .. :hi:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.