Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2016


Recommended Posts

Edison, eu sei, foi uma ironia ao nosso amigo super entusiasta de PM, hehehe. Concordo contigo !

 

Meu querido Pinheiro Machado a pracinha central da cidade está em maior altitude (450mts) que a estação de Canguçu, ela está também mais continentalizada pouca coisa mais está, e claro um pouco mais ao sul.

 

Sua ironia tosca eu agradeço até mesmo porque quando falei "Imagine Pinheiro Machado" Não é que a cidade esteja uns 20º a menos que Canguçu, mas sim a uns 2º a menos de uma temperatura extremamente baixa para o período mais quente do dia.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Edison, eu sei, foi uma ironia ao nosso amigo super entusiasta de PM, hehehe. Concordo contigo !

 

Meu querido Pinheiro Machado a pracinha central da cidade está em maior altitude (450mts) que a estação de Canguçu, ela está também mais continentalizada pouca coisa mais está, e claro um pouco mais ao sul.

 

Sua ironia tosca eu agradeço até mesmo porque quando falei "Imagine Pinheiro Machado" Não é que a cidade esteja uns 20º a menos que Canguçu, mas sim a uns 2º a menos de uma temperatura extremamente baixa para o período mais quente do dia.

 

 

Isso agente só vai ter certeza quando tiver uma estação confiável em Pinheiro Machado.

 

Infelizmente o ''achismo'' não conta a favor de ninguém.

 

Te entendo, que você conhece bem a região e aposta todas as suas fichas que a sua ''análise'' está correta. Mas como disse, só uma estação lá pra acabar com essa ladainha de uma vez por todas.

Link to comment
Share on other sites

Que temperatura maravilhosa é essa em Canguçu as 03hs da tarde hein !

 

9º com sensação térmica de 4º...

 

Imagina em Pinheiro Machado. :hi:

 

Tu tens algum conhecido em Pinheiro Machado ?

 

Por que tu não tenta um contato com alguém da prefeitura de lá ou alguma secretaria para ver se eles não tem interesse em por uma estação lá.

Tenta trocando alguns e-mails com eles, se tu ver que rola interesse, vai mais a fundo com isso.

 

Sempre vejo teus comentários a respeito do frio fora dos padrões que faz em Pinheiro Machado que eu até fico com curiosidade de saber se de fato é mais forte do que em Canguçu e Herval.

 

Não é fora do padrões da região é levemente mais fria que a cidade de Canguçu, se tornando a mais fria da metade sul do estado, projeto algo em torno de uns 2º a menos que a estação automatica de Canguçu e não uns 30º como algumas ironias toscas aqui sugeriram.

 

E até a consultoria Climatempo sabe que a cidade é a mais fria da metade Sul. Basta consultar no site deles a projeção para Canguçu, Herval e Pinheiro Machado e comparar.

 

http://g1.globo.com/previsao-do-tempo/

Link to comment
Share on other sites

Hedsgpa, Canguçu e PM tem praticamente a mesma latitude. A primeira está em 31,24S, e a segunda em 31,35S. É apenas 0,1 a mais de latitude!

 

Mas, OK! Vamos considerar que essa latitude seja relevante. Porém, Canguçu tem um relevo muito mais interessante. É todo dobrado. É tipicamente serrano. Enquanto isso PM é "flat".

 

Veja no mapa topográfico abaixo como Canguçu apresenta uma baita distinção em relação à PM. Tem topos mais altos (alcança 491 metros o mais alto) e baixadas urbandas de 330/320 metros.

 

 

Enquanto isso temos PM com um topo de 449 metros na praça central, e nenhuma baixada em área urbana.

Link to comment
Share on other sites

Hj começamos o dia sob um forte nevoeiro q perdurou até por volta das 10 h da manhã.

A temperatura caiu bem, durante a noite, e atingiu 9,8° C ao amanhecer.

 

Imagens q eu capturei no meu bairro, por volta das 7 da manhã:

 

13227472_475147402682901_7327685199229587428_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

13227346_475146312683010_7362196665152832778_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

E em Pinhais (parte alta do município) às 8 h da manhã:

 

13147685_475147736016201_5306757931076160748_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

13198584_475147562682885_9199517896977433524_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Como já foi comentado aki, houve uma keda expressiva de temperatura no Rio Grande do Sul, principalmente.

Devido ao posicionamento da Alta Marítima (leste da Argentina/sul do Uruguai) o frio atingiu o extremo sul do estado com maior intensidade e ao meio dia a temperatura em Herval era de apenas 10,2°C na estação "Minuano" (o nome é sugestivo):

 

13217141_475144482683193_7097070285466393345_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

No final da tarde, 10°C na estação. Provavelmente uma das menores do Sul neste horário.

 

13147701_475144442683197_5431068387032603359_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Que temperatura maravilhosa é essa em Canguçu as 03hs da tarde hein !

 

9º com sensação térmica de 4º...

 

Imagina em Pinheiro Machado. :hi:

 

Nossa, é mesmo, imagino que em Pinheiro Machado deva estar na casa dos 2 graus e com chuva misturada a neve. :hi:

...o pessoal todo, trancado dentro das suas casas ouvindo "pingos estranhos" nos telhados...

:mosking:

 

Abraços

(obrigado pelas boas vindas :heart: )

Link to comment
Share on other sites

Que temperatura maravilhosa é essa em Canguçu as 03hs da tarde hein !

 

9º com sensação térmica de 4º...

 

Imagina em Pinheiro Machado. :hi:

 

Tu tens algum conhecido em Pinheiro Machado ?

 

Por que tu não tenta um contato com alguém da prefeitura de lá ou alguma secretaria para ver se eles não tem interesse em por uma estação lá.

Tenta trocando alguns e-mails com eles, se tu ver que rola interesse, vai mais a fundo com isso.

 

Sempre vejo teus comentários a respeito do frio fora dos padrões que faz em Pinheiro Machado que eu até fico com curiosidade de saber se de fato é mais forte do que em Canguçu e Herval.

 

Não é fora do padrões da região é levemente mais fria que a cidade de Canguçu, se tornando a mais fria da metade sul do estado, projeto algo em torno de uns 2º a menos que a estação automatica de Canguçu e não uns 30º como algumas ironias toscas aqui sugeriram.

 

E até a consultoria Climatempo sabe que a cidade é a mais fria da metade Sul. Basta consultar no site deles a projeção para Canguçu, Herval e Pinheiro Machado e comparar.

 

http://g1.globo.com/previsao-do-tempo/

Não acho q haja tanta diferença entre uma e outra.

Estão praticamente na mesma posição geográfica.

 

Como o PH já falou, se for comparar as baixadas da região, aí sim pode dar uma boa diferença (ou não. ..). O problema das baixadas é q no kesito "sensação térmica" (como vc costuma sempre destacar) não são tão interessantes qto os topos: venta menos e geralmente eskenta mais durante o dia.

Link to comment
Share on other sites

A Climatempo erra a previsão para uma porrada de lugares, não é referência.

 

Eu chutaria entre -0,3 a -0,6 de média final em PM. Pelo menos no GE, não existe nenhuma diferença grande de altitude ou latitude. Como o Bruno disse é 0,1 de latitude. Faz diferença, mas jamais para 2°C. Muito dificilmente chega a 1.

 

O que deve variar mais é a amplitude. PM deve ter mínimas mais baixas, comparando com o topão da estação de Canguçu. Em compensação as máximas são iguais ou até ligeiramente maiores que Canguçu, que é bem mais marítima.

 

Só sei que as duas tem um ótimo inverno! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

A estação automática de Canguçu fica num topo ao lado do radar da Aeronáutica, percorri no google street o trajeto em frente a estação/radar em Canguçu, fui descendo a estrada de chão até chegar a área urbana de Canguçu, a cidade é cheia de altos e baixos, nas partes altas as melhores casas e nas partes baixas as casas bem simples.

Achei uma área de baixada que fica a nordeste da cidade, tem um brejo cheio de plantas que crescem em áreas alagadas, deve esfriar muito neste local em noites limpas e de pouco vento.

Acabei de percorrer no google, o local fica no final da rua Assis Brasil no extremo leste da rua, bem descampado.

Link to comment
Share on other sites

A estação automática de Canguçu fica num topo ao lado do radar da Aeronáutica, percorri no google street o trajeto em frente a estação/radar em Canguçu, fui descendo a estrada de chão até chegar a área urbana de Canguçu, a cidade é cheia de altos e baixos, nas partes altas as melhores casas e nas partes baixas as casas bem simples.

Achei uma área de baixada que fica a nordeste da cidade, tem um brejo cheio de plantas que crescem em áreas alagadas, deve esfriar muito neste local em noites limpas e de pouco vento.

Acabei de percorrer no google, o local fica no final da rua Assis Brasil no extremo leste da rua, bem descampado.

 

Sim aquela região de Canguçu tem potencial também. Se chega próximo de 500mts de altitude na cidade na área urbana,baixadas, topos e as famosas coxinhas etc...

Link to comment
Share on other sites

A noite vai transcorrendo com céu encoberto sensação de frio em São Paulo devido aos ventos moderados de oeste. Faz 17,4ºC na Vila Mariana.

 

A 18Z do GFS coloca 16,7ºC e 16,8ºC, respectivamente, para São Paulo e São José dos Campos de média nos próximos dez dias. Muito bom (vale lembrar que a média do mês fica na casa dos 18-19ºC).

 

Vem bomba entre 25 e 27 de maio.

Link to comment
Share on other sites

mais outra ? não é possivel :laugh: :laugh:

 

http://i.imgur.com/NmIkfiO.png

 

Que lindo mapa. Que venha esse segundo pulso, mais continental.

 

Maio sendo completamente oposto de abril.

Nunca vi um mês de maio com extremos de calor. Veranico em maio é 27C.

 

Exatamente. Apesar que pode acontecer de na primeira semana de maio ainda termos temperaturas mais altas, acima dos 28. 2000 foi assim, mas logo esfriou.

Geralmente esse período sem extremos de calor dura entre maio até boa parte de julho. À partir do último terço desse mês (no caso julho), as máximas absolutas começam a subir e à partir do final de agosto já chega a ser normal delas baterem ou ultrapassarem os 30 graus.

 

 

---------------------

 

Aqui céu encoberto. Temos 19 graus na Mooca.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Apucarana tivemos exatamente maxima de exatos 20,0 graus por 1 decimo nao tivemos nossa 4 sub-20 seguida. Agora faz 17,4 graus.

Este ano em minha opiniao até que tem sido ok janeiro foi normal,fevereiro um pouco quente,março legal,abril que é o ponto fora da curva foi pior que fevereiro mas com uma mp espetacular no final do mes e até agora maio está na media porem pelas previsoes com as seguidas mps que vem deve terminar abaixo.

Link to comment
Share on other sites

Hedsgpa, consegui fazer os uploads dos mapas. As partes vermelhas e, principalmente, brancas, são as maiores altitudes (491 em Canguçu e 449 em Pinheiro Machado). Já as partes verdes, azuis e escuras são as mais baixas (303 em Canguçu e 390 em Pinheiro Machado). Note como a primeira possui uma geografia mais interessante.

 

Canguçu5a4e89cb402c2_Canguu.thumb.png.70538d115771fa8b64e151c8596cacaf.png

 

 

 

Pinheiro Machado5a4e89cb4a423_PinheiroMachado.thumb.png.ee3f9db65dc3ee5cc7ab5a23a6487a40.png

Link to comment
Share on other sites

Ninguem comentou a porrada de ar frio que o Gfs pos no fim da grade?

-2 A -4 em 850 hpa no norte Gaucho e Santa Catarina, 2-4 graus na capital Paulista e a linha de 5c chegando até Juiz de Fora, frio mastodontico pra maio.

 

 

Para ilustrar...

 

348hs

dETkNWX.gif?1

 

372hs

XlhSQPF.gif?1

 

Tá longe....

Link to comment
Share on other sites

Ninguem comentou a porrada de ar frio que o Gfs pos no fim da grade?

-2 A -4 em 850 hpa no norte Gaucho e Santa Catarina, 2-4 graus na capital Paulista e a linha de 5c chegando até Juiz de Fora, frio mastodontico pra maio.

 

Que cacetada essa rodada! COISA LINDA! Isso sim é uma bomba polar!

Link to comment
Share on other sites

00 hrs:

 

Canguçu (topo): 7,4C

São Francisco de Paula: 9,5C

Herval (baixada): 9,6C

Pelotas: 11,3C

Jaguarão: 11,6C

 

Vi os mapas que tu postaste. Realmente a geografia de Canguçu é interessante pra quem quer encontrar uma baixada para colocar uma estação meteorologia, um topo, uma encosta, enfim.

 

Mas pra morar eu não curto cidades com relevo muito acidentado tenho habito que fazer tudo o que posso a pé. E tu pode ver que Pinheiro Machado tem um altitude média maior e uniformidade também.

 

De todo modo Canguçu, Pinheiro Machado, Herval e arredores inclusive povoados naquela região tem um clima muito interessante acho que so perde para os pontos mais altos das serras do RS/SC em boa parte do Outono/Inverno/Primavera e o verão até agradável também com uma dinâmica diferente de menos chuva, mais insolação em relação as localidades mais frias do país.

 

Tenho parentes em Canguçu, acho que vou lá próximo mês pretendo tirar algumas fotos e posto aqui.

Link to comment
Share on other sites

O mais perto que temos de uma suposição de como seria o clima da serra geral caso ela estivesse no sul do RS é Canguçu, especialmente seus bairros que se situam ao redor dos 500 metros.

 

O que me chama atenção Bruno é a precipitação de neve na região de Canguçu ser muito mais remota do que Gramado/Canela.

 

A altitude de Gramado/Canela beira os 800 metros contra os 500 metros de Canguçu.

 

Só que está diferença poderia ser compensada pela localização de Canguçu estar mais ao Sul e ser afetada com mais força em algumas incursões.

 

Sou meio leigo, mas é mais ou menos por ai, certo ?

 

Canguçu já teve na década de 90 alguma precipitação similar a de Gramado/Canela em Agosto de 2013 ?

 

Abç!

Link to comment
Share on other sites

Legal, Hedsgpa. Eu acho o clima da serra do sudeste do RS o mais ideal do país, para o meu gosto. Tem frio mais seco, constante e ensolarado, e um verão igualmente ensolarado, porém fresco e de boas máximas.

 

Contudo, não gosto das cidades. Não são feias. Não é por isso. Mas são ultra pacatas, e isso eu não curto.

Link to comment
Share on other sites

O mais perto que temos de uma suposição de como seria o clima da serra geral caso ela estivesse no sul do RS é Canguçu, especialmente seus bairros que se situam ao redor dos 500 metros.

 

O que me chama atenção Bruno é a precipitação de neve na região de Canguçu ser muito mais remota do que Gramado/Canela.

 

A altitude de Gramado/Canela beira os 800 metros contra os 500 metros de Canguçu.

 

Só que está diferença poderia ser compensada pela localização de Canguçu estar mais ao Sul e ser afetada com mais força em algumas incursões.

 

Sou meio leigo, mas é mais ou menos por ai, certo ?

 

Canguçu já teve na década de 90 alguma precipitação similar a de Gramado/Canela em Agosto de 2013 ?

 

Abç!

 

Nevou legal por lá, com boa acumulação em 1994.

 

Depois tivemos acumulações mais ralas, que eu sei, em 2000, 2008 (final de agosto) e 2013 (em julho!! Não em agosto).

 

Pra neve, altitude é muito mais determinante que latitude. O maior exemplo é comparar Buenos Aires com São Francisco de Paula. Ambas possuem a mesma média de julho, mas a cidade gaúcha possui muito mais eventos de neve.

Link to comment
Share on other sites

Fico feliz em ver fotos da minha querida Canguçu aqui no Baz. Lá deu uma ba nevada em 1994. Lembro de acordar com os telhados branquinhos branquinhos. Canguçu tem um fator que a diferencia de outras cidades da região, a influência da lagoa dos patos. Isso faz com que ela seja muito fria e úmida, similar a Gramado e Canela num certo sentido. Em tempos de El Niño a cidade é muito castigada pela umidade. A foto anterior mostra uma sanga embaixo, uma região ainda bem descampada. Mais para o norte na encosta de um dos morros fica a casa de meus pais, encrustada na rocha, vocês não tem idéia como verte água e treme quando temos trovoadas na região, em geral, todas as casas firmadas na rocha tem rachaduras no reboco.

Link to comment
Share on other sites

Uma foto em homenagem ao Hedsgpa da cidade com perfil mais serrano e de maior altitude do sul do RS

 

75072240.jpg

Linda a cidade e os arredores!

Já me apaixonei, pq tem mto verde e algumas colinas (obviamente, boas baixadas tbm). Vi tbm araucárias na parte urbana :heart:

Eu me adaptaria tranquilamente, principalmente pq ao contrário de vc, Bruno, não gosto da agitação dos grandes centros urbanos.

 

 

Choveu e ventou durante a madrugada, com 12 mm acumulados e temperatura flutuando em torno dos 12°C.

Máxima prevista de apenas 17°C.

Link to comment
Share on other sites

O mais perto que temos de uma suposição de como seria o clima da serra geral caso ela estivesse no sul do RS é Canguçu, especialmente seus bairros que se situam ao redor dos 500 metros.

 

O que me chama atenção Bruno é a precipitação de neve na região de Canguçu ser muito mais remota do que Gramado/Canela.

 

A altitude de Gramado/Canela beira os 800 metros contra os 500 metros de Canguçu.

 

Só que está diferença poderia ser compensada pela localização de Canguçu estar mais ao Sul e ser afetada com mais força em algumas incursões.

 

Sou meio leigo, mas é mais ou menos por ai, certo ?

 

Canguçu já teve na década de 90 alguma precipitação similar a de Gramado/Canela em Agosto de 2013 ?

 

Abç!

 

Nevou legal por lá, com boa acumulação em 1994.

 

Depois tivemos acumulações mais ralas, que eu sei, em 2000, 2008 (final de agosto) e 2013 (em julho!! Não em agosto).

 

Pra neve, altitude é muito mais determinante que latitude. O maior exemplo é comparar Buenos Aires com São Francisco de Paula. Ambas possuem a mesma média de julho, mas a cidade gaúcha possui muito mais eventos de neve.

Faz algum tempo q venho acompanhando a região de Córdoba. Alguns vilarejos na área serrana com altitudes variando entre 800/1.100 m e praticamente mesma latitude de Poa. As nevadas na região são comuns e as máximas diárias são bem interessantes.

Já, ao sul do departamento de Buenos Aires, 36/37°S as nevadas são bem raras.

Como vc disse, altitude é fundamental, além do frio intenso.

Link to comment
Share on other sites

O que aconteceu com a MP que viria dia 16??

Nas rodadas 00Z e 06Z do GFS ela se esfacelou. Como pode um modelo mudar tão radicalmente para um prazo de 96 horas? Pra completar, sumiu com a outra MP que viria por volta dos dias 24 ou 25.

Era bom demais pra ser verdade.

 

As MPs estão lá, Lá no meio do Atlântico....:rofl:

 

2015 ainda assusta...... :rtfm: :russian:

Link to comment
Share on other sites

O que aconteceu com a MP que viria dia 16??

Nas rodadas 00Z e 06Z do GFS ela se esfacelou. Como pode um modelo mudar tão radicalmente para um prazo de 96 horas? Pra completar, sumiu com a outra MP que viria por volta dos dias 24 ou 25.

Era bom demais pra ser verdade.

 

As MPs estão lá, Lá no meio do Atlântico....:rofl:

 

2015 ainda assusta...... :rtfm: :russian:

 

Impressionante a mudança radical nos prognósticos de ontem pra hoje. Não é possível isso, só pode ser erro dos modelos, não tem explicação.

Não é uma previsão de 360 horas e sim 96 HORAS. Ontem o cenário tava consolidado e hoje tá essa geleia que desandou.

Link to comment
Share on other sites

O que aconteceu com a MP que viria dia 16??

Nas rodadas 00Z e 06Z do GFS ela se esfacelou. Como pode um modelo mudar tão radicalmente para um prazo de 96 horas? Pra completar, sumiu com a outra MP que viria por volta dos dias 24 ou 25.

Era bom demais pra ser verdade.

 

As MPs estão lá, Lá no meio do Atlântico....:rofl:

 

2015 ainda assusta...... :rtfm: :russian:

 

Impressionante a mudança radical nos prognósticos de ontem pra hoje. Não é possível isso, só pode ser erro dos modelos, não tem explicação.

Não é uma previsão de 360 horas e sim 96 HORAS. Ontem o cenário tava consolidado e hoje tá essa geleia que desandou.

 

Pelo europeu la no mesmo local

 

GHd7LIu.png

 

E a do dia 23 tambem

 

rD3AcT3.png

Link to comment
Share on other sites

Pois é, Rafael Dable, mas realmente isso tem acontecido muitas vezes, não é de hoje que o GFS está assim. Porém, na MP do mês passado ele indicou com precisão essa onda polar com vários dias de antecedência...palmas para ele! Porém, agora parece que voltamos a dançar. Que pena !

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.