Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2016


Recommended Posts

  • Replies 2.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Uma casa em Boston, Quebec, deve pagar uma fortuna em conta de energia elétrica no outono/inverno para manter o ambiente confortável.

 

Não... o aquecimento interno das residências por lá (e nos EUA) é feito basicamente à gás. Chuveiro elétrico por exemplo é aberração brasileira.

 

Esse site explica bem como que norte-americanos passam o inverno sem passar frio dentro de casa:

 

http://www.fashionspill.com/como-as-casas-americanas-sao-aquecidas/

 

Em tempo.. até mesmo em Yakutsk a temperatura dentro das casas durante o inverno fica na casa dos 20ºC:

 

Link to comment
Share on other sites

William,

a estação do bairro Reserva está na liderança do BazCharlier desde ás 19 horas, está sendo ameaçada de perder a liderança para estação de Vacas Gordas( :girlwitch:

 

 

Reserva se dando bem kk a media das minimas la ta baixissimas nesses 5 dias por volta dos 2°C

 

Aquele dia me perguntou do sensor solar , eu tirei o dela porque ele tava com problemas vou ver se reponho

Link to comment
Share on other sites

 

Faça as palavras do Renan, as minhas !

 

Que clima magnífico.

O extremo-sul do RS ainda está sendo afetado por essa ''raspa do tacho'' da última MP para manter valores assim ?

 

Deivid, por aqui estamos sob a influência de outra MP, que chegou na noite da última terça-feira (dia 3) e ficou bloqueada no RS. A pré-frontal foi na segunda (dia 2), quando tivemos a máxima absoluta do mês por enquanto: 19,8ºC. Na terça com a passagem da fraca frente fria tivemos um dia nublado e com chuva fraca. A máxima não passou dos 15ºC, e durante a noite a MP começou a entrar e tá durando até hoje. Mas amanhã retorna o predomínio de céu nublado, as mínimas se elevam mas as máximas devem continuar abaixo dos 20ºC.

Link to comment
Share on other sites

Valeu pela postagem, dessa nevada do Itatiaia.

 

Aproveitando Marcelo, é com muita honra e alegria uma sonho meu foi concretizado em nome da ciencia meteorologica pois amanhã a Rede Bandeirantes filmará o local do Campo Belo , depois de grande repercussão em telejornais em Minas Gerais e Rio de Janeiro, sobre minha Davis no Campo Belo que registrou -9,4.....

 

Assim convido os amigos bazianos a acompanhar amanhã esta realização de um sonho surgido em 1979 qdo aos 12 anos de idade fui ao PNI e que hoje se tornou realidade: A comprovação do Ponto mais frio do Brasil sem sombra de dúvida..!!

 

Muito obrigado à todos..!!

Link to comment
Share on other sites

Moretão,

o radar de Lontras está funcionando atualmente?

tem o banco de dados para pesquisar imagens de 6 meses atrás ou 1 ano?

fica de tempos em tempos fora do ar como alguns da aeronáutica?

 

O radar de Chapecó vai cobrir uma área boa do norte gaúcho.

 

O radar está funcionando agora.

 

Ele foi inaugurado em Julho de 2014. Mas em Janeiro de 2015 teve um problema na fonte de alimentação que inclusive queimou algumas peças. Na época eles não sabiam se havia sido por raio, ou se havia sido por defeito do circuito de potência propriamente. A previsão era de conserto era em Março, mas a peça principal não tinha em estoque na EEC e só voltou em Junho daquele ano. Um mês depois começou apresentar inconsistência nas imagens e foi desligado preventivamente. Pouco tempo depois voltou a funcionar. E acho que não parou mais, parando apenas para manutenção.

 

Acho que não há disponível um banco de imagens como outros radares. Eu pelo menos nunca encontrei.

 

Depois de Setembro ele ficou algumas vezes durante o verão sem funcionar. Mas menos que o do Morro da Igreja.

 

O radar de Chapecó será bom para a região pois nem o Radar de Santiago (477 km), nem o do Morro da Igreja (314 km), nem o de Cascavel (260 km), conseguem pegar com precisão alguma instabilidades na região.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias,

vejo o jornal da Band de 19 h 20 quase todo dia, mas amanhã não vou perder.

Vai ser legal a reportagem deles.

 

Será que o Inmet vai instalar uma PNI? tem chances ainda de ser instalada?

 

No mês de abril o Inmet instalou 2 estações na Bahia, 2 estações no Tocantins e 2 no Rio Grande do Sul.

Link to comment
Share on other sites

Valeu pela postagem, dessa nevada do Itatiaia.

 

Aproveitando Marcelo, é com muita honra e alegria uma sonho meu foi concretizado em nome da ciencia meteorologica pois amanhã a Rede Bandeirantes filmará o local do Campo Belo , depois de grande repercussão em telejornais em Minas Gerais e Rio de Janeiro, sobre minha Davis no Campo Belo que registrou -9,4.....

 

Assim convido os amigos bazianos a acompanhar amanhã esta realização de um sonho surgido em 1979 qdo aos 12 anos de idade fui ao PNI e que hoje se tornou realidade: A comprovação do Ponto mais frio do Brasil sem sombra de dúvida..!!

 

Muito obrigado à todos..!!

Vou assistir, sim.

 

Sonhos compartilhados dão certo.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na região da Paulista, começamos a noite com céu claro, depois por volta das 20h o céu ficou encoberto pela MM e agora está limpo de novo. ^^

 

Faz 16,3ºC, bem agradável o dia (mín 15,5 / 23,6 máx).

 

Nas zonas oeste, norte e leste, a temperatura subiu um pouco mais, variando entre 24 e 26ºC. Em São José, mínimas na casa dos 13/14ºC e máximas na casa dos 26ºC.

 

Aeroportos 23h

São José dos Campos 16ºC

Campo de Marte 17ºC

Congonhas 17ºC

Guarulhos 17ºC

Taubaté 17ºC

Campinas 18ºC

 

As menores temperaturas na cidade agora são registradas em São Mateus (ZL) e na Capela do Socorro (ZS), na marca de 13,7ºC.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Blumenau temos mais noites tradicionais da região, céu tampado e temperaturas paradas, especialidade.

 

Mínima de 17.6º hoje e não deve ser muito diferente amanhã

 

A máxima ficou nos 26.7ºC

 

19.3ºC agora

 

Parabéns aos envolvidos da estação do PNI pela repercussão nas mídias!! :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Para manter uma casa na serra gaúcha, planalto sul catarinense, com calefação no outono/inverno para manter a temperatura agradável e não sentir frio para dormir, tomar banho etc, tem que ter uma renda mensal familiar bem alta(tipo uns 20.000,00 reais mensais bruto, sem o desconto do imposto de renda) em comparação com 90% das famílias brasileiras que têm renda mensal abaixo de 3.000,00 reais.

 

Uma casa em Boston, Quebec, deve pagar uma fortuna em conta de energia elétrica no outono/inverno para manter o ambiente confortável.

 

Acho um pouco exagerado. Deste que seja tomado alguns cuidados.

 

-Dar preferencia para casas que fiquei do lado do sol no Outono/Inverno

 

- Economiza claro como todos devem fazer nos banhos

 

- Uma lareira e outros métodos que não dependem tanto da energia elétrica.

 

Já encontrei a casa em Canela com 8° C, temperatura interna.

 

Tem lareira e sistema de radiadores. Nesse evento de frio, consegui elevar a temperatura interna para 14° C, mas tive que deixar a calefação ligada 24 horas sem parar.

 

Na base de 24 horas ligada, a calefação ''comeu'' um cilindro de gás, daqueles enormes, acho que em 3 dias (foi um frio do KCT).

 

Atualmente, cada cilindro custa mais do que 200 pila.

 

A casa é bem posicionada em relação ao sol, face norte. O quarto pega sol a tarde toda (quando tem).

Link to comment
Share on other sites

O Consenso é de apos o dia 13 "tudo vai ser diferente", talvez nada de MP bomba mas uma sequencia de MPs que proporcionará dias amenos e para frio.... isso no Sul, MS e Litoral do Sudeste....incluindo a Mantiqueira....O Resto de Minas e Interior de SP para cima acho que vai ficar de fora.

Link to comment
Share on other sites

Minha cabana em Ausentes agora que conta com energia gerada por uma turbina eólica, ou seja não uso nenhuma resistência elétrica, aquecimento é fogão a lenha e lareira, como é cabana e os quartos ficam em cima, no final de semana passado a temp. dentro do quatro estava em 4°C na madrugada, porém quando faz este tipo de frio normalmente durmo na sala que é bem mais quente, já dormi no vale da trutas com temp. no quarto em 0,5°C e isso é péssimo.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos. Dia cinzento em Canela e frio! Aqui também é sistema a moda antiga: fogão a lenha, que já está aceso, lareira na sala (aos finais de semana) e um aquecedor portátil a gás para as crianças no quarto. Lá na minha querida Canguçu, meu irmão paga em torno de R$ 30,00 o metro, eu aqui, chorando, pago R$ 120,00 o metro! Não é fácil viver no meio do frio!

Link to comment
Share on other sites

Minha cabana em Ausentes agora que conta com energia gerada por uma turbina eólica, ou seja não uso nenhuma resistência elétrica, aquecimento é fogão a lenha e lareira, como é cabana e os quartos ficam em cima, no final de semana passado a temp. dentro do quatro estava em 4°C na madrugada, porém quando faz este tipo de frio normalmente durmo na sala que é bem mais quente, já dormi no vale da trutas com temp. no quarto em 0,5°C e isso é péssimo.

Frio e bom para a classe media, alta, pois pobre sofre e moradores de rua muito mais.

Por aqui a menor temperatura dentro de casa foi 8 graus, mas 0.5 em Ausentes e desumano. No

refrigerador e mais quente rsrs

Quem gosta mais de frio e a classe media e elite, o pobre em sua maioria prefere o calor.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O Consenso é de apos o dia 13 "tudo vai ser diferente", talvez nada de MP bomba mas uma sequencia de MPs que proporcionará dias amenos e para frio.... isso no Sul, MS e Litoral do Sudeste....incluindo a Mantiqueira....O Resto de Minas e Interior de SP para cima acho que vai ficar de fora.

 

É mais ou menos por aí mesmo, mas eu diria que ao menos uns 50% da região Sudeste sentirá os efeitos desta MP do dia 12/13 de forma mais pronunciada. Teremos um mês de Maio abaixo da média, estou falando isso desde que o mês começou, tudo leva a crer nisso !

Link to comment
Share on other sites

Minha cabana em Ausentes agora que conta com energia gerada por uma turbina eólica, ou seja não uso nenhuma resistência elétrica, aquecimento é fogão a lenha e lareira, como é cabana e os quartos ficam em cima, no final de semana passado a temp. dentro do quatro estava em 4°C na madrugada, porém quando faz este tipo de frio normalmente durmo na sala que é bem mais quente, já dormi no vale da trutas com temp. no quarto em 0,5°C e isso é péssimo.

 

Aqui, nos frios da semana passada, dentro de casa tínhamos em torno de 2 graus! Isolamos cozinha e quartos fechando outras portas. Na sala escorria água por dentro da peça por causa da diferença de temperatura. Nós, que temos duas crianças, de 6 e 2 anos, passamos aperto com o frio. Graças a Deus temos condições de comprar lenha e ligar aquecedor, mas imagina quem não tem!

Link to comment
Share on other sites

Minha cabana em Ausentes agora que conta com energia gerada por uma turbina eólica, ou seja não uso nenhuma resistência elétrica, aquecimento é fogão a lenha e lareira, como é cabana e os quartos ficam em cima, no final de semana passado a temp. dentro do quatro estava em 4°C na madrugada, porém quando faz este tipo de frio normalmente durmo na sala que é bem mais quente, já dormi no vale da trutas com temp. no quarto em 0,5°C e isso é péssimo.

Frio e bom para a classe media, alta, pois pobre sofre e moradores de rua muito mais.

Por aqui a menor temperatura dentro de casa foi 8 graus, mas 0.5 em Ausentes e desumano. No

refrigerador e mais quente rsrs

Quem gosta mais de frio e a classe media e elite, o pobre em sua maioria prefere o calor.

 

É bem isso mesmo, esse 0,5 foi em junho de 2014 quando registrei -6,7 °C no vale das trutas, neste mesmo dia minha cabana estava em construção em Ausentes, fui até a construção e vi que as panelas com água do pessoal que estava trabalhando na obra e dormindo na cabana estava congelada dentro da cabana, claro que não estava 100% vedada mas mesmo assim...

Conclusão, oque a população menos favorecida não passa nessas cidades frias sem um aquecimento decente.

Por isso que quando você fala com alguém que mora nesses lugares e diz que você está lá para ver o frio eles te chamam de louco.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos. Dia cinzento em Canela e frio! Aqui também é sistema a moda antiga: fogão a lenha, que já está aceso, lareira na sala (aos finais de semana) e um aquecedor portátil a gás para as crianças no quarto. Lá na minha querida Canguçu, meu irmão paga em torno de R$ 30,00 o metro, eu aqui, chorando, pago R$ 120,00 o metro! Não é fácil viver no meio do frio!

O preço que se paga morar em cidade turistica do frio.

Em Sao Chico 30 km a lenha deve ser mais barato e Jaquirana, Tainhas, Cambara do Sul mais ainda.

Link to comment
Share on other sites

AQUI ESTÁ 263 REAIS, AQUI DURA DE 3 A 4 DIAS, USANDO DE 8/12 HORAS.

 

Então. Tudo bem que no Canadá, por exemplo, o isolamento das casas é perfeito e isso ajuda muito.

 

Mas quanto uma família por lá gasta em combustível pra manter a temperatura interna amena pelo inverno inteiro?

 

Levando em conta que famílias em dificuldades financeiras ficam sem calefação mesmo, isso eu soube que acontece nos EUA, na França...

Link to comment
Share on other sites

Minha cabana em Ausentes agora que conta com energia gerada por uma turbina eólica, ou seja não uso nenhuma resistência elétrica, aquecimento é fogão a lenha e lareira, como é cabana e os quartos ficam em cima, no final de semana passado a temp. dentro do quatro estava em 4°C na madrugada, porém quando faz este tipo de frio normalmente durmo na sala que é bem mais quente, já dormi no vale da trutas com temp. no quarto em 0,5°C e isso é péssimo.

Frio e bom para a classe media, alta, pois pobre sofre e moradores de rua muito mais.

Por aqui a menor temperatura dentro de casa foi 8 graus, mas 0.5 em Ausentes e desumano. No

refrigerador e mais quente rsrs

Quem gosta mais de frio e a classe media e elite, o pobre em sua maioria prefere o calor.

 

É bem isso mesmo, esse 0,5 foi em junho de 2014 quando registrei -6,7 °C no vale das trutas, neste mesmo dia minha cabana estava em construção em Ausentes, fui até a construção e vi que as panelas com água do pessoal que estava trabalhando na obra e dormindo na cabana estava congelada dentro da cabana, claro que não estava 100% vedada mas mesmo assim...

Conclusão, oque a população menos favorecida não passa nessas cidades frias sem um aquecimento decente.

Por isso que quando você fala com alguém que mora nesses lugares e diz que você está lá para ver o frio eles te chamam de louco.

 

Mário,

 

É verdade, que existe relato, de que já ocorreu temperatura mínima de -13ºC, aí no Vale das Trutas?

Link to comment
Share on other sites

Frio e bom para a classe media, alta, pois pobre sofre e moradores de rua muito mais.

Por aqui a menor temperatura dentro de casa foi 8 graus, mas 0.5 em Ausentes e desumano. No

refrigerador e mais quente rsrs

Quem gosta mais de frio e a classe media e elite, o pobre em sua maioria prefere o calor.

 

É bem isso mesmo, esse 0,5 foi em junho de 2014 quando registrei -6,7 °C no vale das trutas, neste mesmo dia minha cabana estava em construção em Ausentes, fui até a construção e vi que as panelas com água do pessoal que estava trabalhando na obra e dormindo na cabana estava congelada dentro da cabana, claro que não estava 100% vedada mas mesmo assim...

Conclusão, oque a população menos favorecida não passa nessas cidades frias sem um aquecimento decente.

Por isso que quando você fala com alguém que mora nesses lugares e diz que você está lá para ver o frio eles te chamam de louco.

 

Mário,

 

É verdade, que existe relato, de que já ocorreu temperatura mínima de -13ºC, aí no Vale das Trutas?

 

Já ouvi falar aqui no BAZ apenas, penso ser um pouco difícil por ter muita água e isso acaba interferindo por ser um regulador térmico, já fiquei diversas vezes lá, e em junho de 2012 peguei o frio mais forte de todos os dias que estive por lá, as 18 horas fazia - 2, mas acabei não passando a noite, mas quando falei com o proprietário ele me relatou que estourou praticamente todos os canos de aguá das cabanas, e disse que fez - 8, isso no mesmo dia que bom jardim fez -9,2, mas como ele não tem uma estação adequada imagino que tenha feito menos, quando o ar frio entrou (advecção) no inmet de Ausentes fez -6 com vento e no meu termo ali no vale estava -3,8, ali tem uma cachoeira e estava parcialmente congelada, e vi fotos no outro dia de um cara caminhando sobre um riacho congelado, pena não ter mais essas fotos ... mas ali é uma baixada a 1050 metros, ainda acredito que a minha baixada a 1175 metros tenha um pouco mais de sucesso, veremos...

Link to comment
Share on other sites

 

É bem isso mesmo, esse 0,5 foi em junho de 2014 quando registrei -6,7 °C no vale das trutas, neste mesmo dia minha cabana estava em construção em Ausentes, fui até a construção e vi que as panelas com água do pessoal que estava trabalhando na obra e dormindo na cabana estava congelada dentro da cabana, claro que não estava 100% vedada mas mesmo assim...

Conclusão, oque a população menos favorecida não passa nessas cidades frias sem um aquecimento decente.

Por isso que quando você fala com alguém que mora nesses lugares e diz que você está lá para ver o frio eles te chamam de louco.

 

Mário,

 

É verdade, que existe relato, de que já ocorreu temperatura mínima de -13ºC, aí no Vale das Trutas?

 

Já ouvi falar aqui no BAZ apenas, penso ser um pouco difícil por ter muita água e isso acaba interferindo por ser um regulador térmico, já fiquei diversas vezes lá, e em junho de 2012 peguei o frio mais forte de todos os dias que estive por lá, as 18 horas fazia - 2, mas acabei não passando a noite, mas quando falei com o proprietário ele me relatou que estourou praticamente todos os canos de aguá das cabanas, e disse que fez - 8, isso no mesmo dia que bom jardim fez -9,2, mas como ele não tem uma estação adequada imagino que tenha feito menos, quando o ar frio entrou (advecção) no inmet de Ausentes fez -6 com vento e no meu termo ali no vale estava -3,8, ali tem uma cachoeira e estava parcialmente congelada, e vi fotos no outro dia de um cara caminhando sobre um riacho congelado, pena não ter mais essas fotos ... mas ali é uma baixada a 1050 metros, ainda acredito que a minha baixada a 1175 metros tenha um pouco mais de sucesso, veremos...

 

Mário,

 

De todo jeito ,é frio de rachar!!!

 

A tua estação fica na Fazenda Potreirinhos?

Link to comment
Share on other sites

O tempo fica instável em SP a partir desde final de semana, podendo ocorrer algumas pancadas de chuva isoladas, e de forma mais ampla a partir de terça-feira (10) devido à influência da frente fria que vai avançar pelo litoral. A partir de quinta-feira (12) o ar frio ingressa no Sudeste, e as áreas de maior atuação desse ar frio serão o sul e leste de SP, RJ e MG.

 

Sobre a chuva, o Paraná (principalmente centro e oeste) deve entrar em alerta.

 

7rX30K6.png

Link to comment
Share on other sites

 

Mário,

 

É verdade, que existe relato, de que já ocorreu temperatura mínima de -13ºC, aí no Vale das Trutas?

 

Já ouvi falar aqui no BAZ apenas, penso ser um pouco difícil por ter muita água e isso acaba interferindo por ser um regulador térmico, já fiquei diversas vezes lá, e em junho de 2012 peguei o frio mais forte de todos os dias que estive por lá, as 18 horas fazia - 2, mas acabei não passando a noite, mas quando falei com o proprietário ele me relatou que estourou praticamente todos os canos de aguá das cabanas, e disse que fez - 8, isso no mesmo dia que bom jardim fez -9,2, mas como ele não tem uma estação adequada imagino que tenha feito menos, quando o ar frio entrou (advecção) no inmet de Ausentes fez -6 com vento e no meu termo ali no vale estava -3,8, ali tem uma cachoeira e estava parcialmente congelada, e vi fotos no outro dia de um cara caminhando sobre um riacho congelado, pena não ter mais essas fotos ... mas ali é uma baixada a 1050 metros, ainda acredito que a minha baixada a 1175 metros tenha um pouco mais de sucesso, veremos...

 

Mário,

 

De todo jeito ,é frio de rachar!!!

 

A tua estação fica na Fazenda Potreirinhos?

 

Não, tenho uma Oregon que fica a 2 km do vale das trutas e a +- 30 km da Potreirinhos, mas não está online, eu e o Frederico Wessel estamos trabalhando para deixar on o mais rápido possível, e ali já notei que normalmente é 1°C mais frio em relação a mínima e máxima ou até mais, inclusive nesta onda de frio a mínima do dia 29/04 foi -3,6°C e a potreirinhos -2,6°C, tenho que ver ainda a minima do dia 02/05... Mas para ficar bom mesmo tem que estar online.

Link to comment
Share on other sites

Vini, o que você acha desse próximo pulso de ar frio ?

 

Acha que terá forças para repetir os -9ºC no PNI de dias atrás ? Vejo a umidade descendo bastante no nível de 700hpa quando da entrada da influência do anticiclone.

 

Renan, o ar começa a secar bastante, num geral, sobre o Sudeste só no dia 14. Na parte que interessa, tríplice divisa de RJ/SP/MG, seca dia 15 e logo volta a ficar úmido em 700mb. Vejo potencial para negativa boa nos dias 14 e 15, mas nada que me faça acreditar em algo abaixo de -6°C. Mas vamos acompanhando. Pode haver mudanças!

Link to comment
Share on other sites

No Vale seguimos com o outono, e já com transição para o inverno. Hoje o primeiro chuvoso e ao mesmo tempo ameno. Este dias chuvosos começam aparecer agora e vão até Setembro ou Outubro.

 

A mínima foi de outono, um pouco alta, e a máxima está sendo de inverno.

 

Salvo engano, hoje deve ser o primeiro dia com sub-20 na cidade este ano.

Link to comment
Share on other sites

E pot aqui, mais outra tarde nublada e fria para os padroes da primeira quinzena de maio com 17 graus.

Ao que tudo indica, a proxima MP sera continental, frio nao raso com minimas de no maximo 5 graus nas areas mais frias da regiao de Porto Alegre e -3 em Urupema.

 

Edison,

 

Qual foi a mínima abs ai em POA e Novo Hamburgo nesta última MP.

Link to comment
Share on other sites

E pot aqui, mais outra tarde nublada e fria para os padroes da primeira quinzena de maio com 17 graus.

Ao que tudo indica, a proxima MP sera continental, frio nao raso com minimas de no maximo 5 graus nas areas mais frias da regiao de Porto Alegre e -3 em Urupema.

 

Edison,

 

Qual foi a mínima abs ai em POA e Novo Hamburgo nesta última MP.

 

4,7º no Bairro Glória.

 

6.8º INMET convencional (Oficial).

 

EM NH e São Leopoldo teve ter registrado algo um mais baixo que isso.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.