Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2016


Recommended Posts

  • Replies 2.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Imagina se a população fizesse o mesmo que você, prefeitura e demais? A cidade seria outra...

 

Em Rio Grande, aqui no sul do RS, felizmente tiveram essa boa ideia. As principais ruas e avenidas são arborizadas com árvores caducifólias, o que rende essas belas paisagens urbanas que eu registrei neste final de semana por lá:

 

lJAUnFe.jpg

 

il1hEWf.jpg

 

JOEP4sb.jpg

 

Em Novo Cabrais/RS tem um parque muito bonito, com coníferas e árvores caducifólias. Estive 2 semanas atrás lá e vou essa semana novamente. Lugar é 10! Parque Witeck. Vejam algumas fotos:

 

witeck.jpg.e61c068f9cec49968df0da80fbc12528.jpg

parque-witeck.jpg.257493bf303929bcdf1c8fd0030287d2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Soledade a mais fria do RS hoje,com 9.9º

 

A mais fria depois de Bom Jesus, com 9,34°C. :good:

 

--

 

Falando em caducifólias, eu sempre sonho em ver a rodovia caminhos da neve e a rodovia das araucárias cheia de plátanos. A paisagem ficaria sensacional em dias de neve.

 

Já aqui em Brusque plantaram alguns plátanos em algumas praças, vou bater umas fotos uma hora destas. Fiquei impressionado com a resistência da árvore que sobrevive bem ao forte calor.

Link to comment
Share on other sites

--

 

Falando em caducifólias, eu sempre sonho em ver a rodovia caminhos da neve e a rodovia das araucárias cheia de plátanos. A paisagem ficaria sensacional em dias de neve.

 

Já aqui em Brusque plantaram alguns plátanos em algumas praças, vou bater umas fotos uma hora destas. Fiquei impressionado com a resistência da árvore que sobrevive bem ao forte calor.

 

 

NA ARGENTINA ELE VEGETA EM ÁREAS BEM MAIS QUENTES QUE BRUSQUE, QUE PASSAM DOS 40°C NO VERÃO.

 

OUTRA BEM "DEMOCRÁTICA" É A CASTANHA PORTUGUESA, TEM AQUI, FPOLIS E BRASÍLIA!

Link to comment
Share on other sites

Ondas de leste estão causando muita chuva entre o litoral da Paraíba e do Recife.

Chuva nas últimas 24 horas na Região Metropolitana do Recife:

 

http://i.imgur.com/ta9raEE.png

 

A chuva ainda não parou por lá.

 

20:00 UTC:

http://satelite.cptec.inpe.br/repositorio5/goes13/goes13_web/ne_infra_alta/2016/05/S11235251_201605092000.jpg

 

Uau! Olha a forma da nuvem próxima do litoral leste do NE :heart:

 

---------------

 

Por aqui tivemos um repeteco do que foi o final de semana. Predomínio de nuvens médias e altas.

Agora temos 22c na Mooca!

Link to comment
Share on other sites

NA ARGENTINA ELE VEGETA EM ÁREAS BEM MAIS QUENTES QUE BRUSQUE, QUE PASSAM DOS 40°C NO VERÃO.

 

OUTRA BEM "DEMOCRÁTICA" É A CASTANHA PORTUGUESA, TEM AQUI, FPOLIS E BRASÍLIA!

 

E provavelmente estas áreas da Argentina sejam mais ensolaradas que Brusque. Ou seja mais quentes.

 

E interessante também é que ele não é exigente de frio, que aqui é bem pouco.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos,

ficou sumido do Baz um bom tempo.

Tem as fotos da geada em Piraquara nos últimos dias?

Nani, obrigado pela lembrança kerido :heart:

Agora faço parte do seleto grupo q só aparece aki no inverno k

Brincadeira. ..mas há uma fase na nossa vida (de observador/discutidor do tempo) em q nos empenhamos bastante, dp passa... Pra mim o auge dessa "fase" ocorreu em 2013/2014. Foram bons e maus momentos no BAZ... sofridos, muitas vzs mas intensos! Eu não vou me eskecer! Acho q eu estava aprendendo a conviver com pessoas inteligentes (e teimosas, nakilo q acreditam/sabem): foram muitos risos, algumas lágrimas k, diversos tombos e grandes descobertas. Acho tbm q foi a parte de "descobertas" q esfriou meu ânimo de prosseguir... Eu não kero saber tudo. Na maioria das vzs eu prefiro "acreditar" e não "saber" (na minha adolescência, há muitos anos, quando comecei a fzr meus registros do frio na minha região eu acreditava q todo o continente ao sul de Piraquara deveria estar gelado, por ocasiões de ventos polares de SW/W. Eu achava q Palmas era o local mais gelado do Brasil, enfim, isso era maravilhoso k...). Atualmente Palmas pouco me interessa: mudaram a estação para um topo e as mínimas divulgadas não são dignas de nota. É como Soledade, topo. O Paraná se tornou uma vergonha em termos numéricos qdo o assunto é o frio.

Encerrei meus registros contínuos aki na minha estação em 2015, dp de quase 20 anos de dados. Minhas observações, embora muito corretas (pq sou perfeccionista) nc interessaram à ninguém.

Com muita insistência do Gvieira retornei agora em fins de Abril a anotar as extremas diárias. Mas não tenho mais pique pra retornar à publicar meus dados num espaço exclusivo de meteorologia (abrirei uma exceção agora rs).

Publikei fotos da geada no dia 1/5, qdo registrei uma mínima bem interessante para início de Maio: -0,3°C.

 

Foram 4 geadas entre os dias 28/4 e 2/5.

 

 

28/4: 1,2°C/16,5°C Moderada

29/4: 3,5°C/17,7°C Fraca

01/5: -0,3°C/19,5°C Forte

02/5: 2,2°C/23,0°C Fraca

 

Geada em 28/Abril:

13055123_471187533078888_3896304310713853108_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Geada em 1/Maio:

13087237_472042166326758_9070126064530945899_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Eu, caminhando no gelo 1/5:

13086923_472173162980325_4412394696511154990_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

13122837_472041126326862_109419926552302282_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Abraços

 

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos,

você faz falta no Baz, não precisa estar todos os dias em comentários, mas deve continuar divulgando as belíssimas fotos de Piraquara e região, comparar as temperaturas mínimas daí com as de Curitiba, etc

 

Fecho com o marinhonani. As postagens do Carlos Campos fazem falta.

 

Abraços. :friends:

Link to comment
Share on other sites

Nani, Melo

O amanhecer de hj foi um presente do céu (literalmente) pra mim!

Sempre procuro fzr boas imagens da minha região e às vzs tenho q caminhar um bocado, mas hj não! Bem perto de casa a vista estava assim às 6:45 am:

13116400_474570016073973_4334538707455132152_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

13147487_474570156073959_7772913739372392378_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

Nevoeiro e 13,4°C a mínima.

Toda a chuva q foi prevista para cá (grandes acumulados) simplesmente não ocorreu. Em compensação no norte do Estado, como já deve ter sido comentado, há recordes pluviométricos históricos em andamento...

 

Abraços

 

Link to comment
Share on other sites

Fernandodk,

poderia ser uma onda de frio nos últimos dias de maio, das maiores para maio em 40 anos. Mas que esfriasse também todo Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e Zona da Mata de Minas.

 

Como tivemos uma onda de frio histórica para abril, máximas muito baixas, teve cidade com a menor mínima em abril das normais de 1961 a 1990, como Bom Jesus-RS que registrou 0,2ºC no dia 29, menor do que a registrada em abril de 1980 que foi de 0,4ºC.

Link to comment
Share on other sites

Caxias do Sul é uma das cidades serranas q costuma registrar as piores mínimas da região durante os eventos de frio intenso! Comparar os dados das estações locais com os de outras localidades próximas faz parecer q a cidade situa-se quase ao nível do mar.

Há uma explicação pra isso? Estações em topos? Urbanização? Nuvens pairando eternamente sobre o município? Vento constante?

Um comparativo deste último episódio: Curitiba e Caxias do Sul.

(No geral, máximas bem mais baixas e mínimas mais elevadas em Caxias):

 

13131381_474581352739506_4541734561806157363_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

(Geralmente não utilizo dados do Inmet e sim de aeros ou estações particulares mas se alguém dispuser desses dados oficiais, poderiam publicá-los aki..)

 

Link to comment
Share on other sites

Caxias do Sul é uma das cidades serranas q costuma registrar as piores mínimas da região durante os eventos de frio intenso! Comparar os dados das estações locais com os de outras localidades próximas faz parecer q a cidade situa-se quase ao nível do mar.

Há uma explicação pra isso? Estações em topos? Urbanização? Nuvens pairando eternamente sobre o município? Vento constante?

Um comparativo deste último episódio: Curitiba e Caxias do Sul.

(No geral, máximas bem mais baixas e mínimas mais elevadas em Caxias):

 

13131381_474581352739506_4541734561806157363_o.jpg?efg=eyJpIjoibCJ9

 

(Geralmente não utilizo dados do Inmet e sim de aeros ou estações particulares mas se alguém dispuser desses dados oficiais, poderiam publicá-los aki..)

 

 

 

Caxias tem uma relevo e uma geografia de um modo geral bem complexo. Exemplo em algum estação pode se chega a negativar e outra estação na mesma cidade pode não cai abaixo de 5º. Coisa que não acontece na cidade de Curitiba que tem temperatura quase uniforme.

 

De modo geral Caxias do Sul é bem mais frio que Curitiba até mesmo no verão.

Link to comment
Share on other sites

O interessante também é como Caxias do Sul se mostrou bem melhor em máximas baixas do que Curitiba, com diferença que vão de 4° C a 6° C entre uma e outra.

 

Curitiba se mostrou melhor nas mínimas, mas com diferenças menores.

 

Acredito que a posição de Caxias do Sul (latitude e relevo) tornam a cidade mais interessante nas advecções de ar polar. Tal qual Gramado/Canela, ela fica no ''topo'' da Serra, na beira da escarpa. E recebe o ar frio em altitude e ''em cheio''. Daí as belíssimas tardes com máximas 5° C, 6° C no inverno.

Link to comment
Share on other sites

Ontem o dia foi muito quente para os padrões de maio aqui na metade norte do estado de São Paulo. As máximas:

33,6°C Votuporanga

33,4°C Barretos

33,4°C Jales

33,0°C Pradópolis

32,8°C Ariranha

32,8°C Ituverava

31,5°C José Bonifácio

28,6°C Franca

 

Aqui em Matão tive 30,6°C.

 

LLZcsGD.gif

VjNRJA6.gif

 

Hoje o estado de São Paulo tem um dia nublado em quase todo o território, com células convectivas bem desenvolvidas na faixa sul e oeste. Desde ontem a chuva atinge a região oeste. Choveu aqui durante a madrugada e agora de manhã. Faz 18,5°C.

Link to comment
Share on other sites

William, acredita que ainda não tive tempo pra arrumar a estação, minha vida anda muito corrida, todos os meus posts que vcs vêem aqui são enquanto estou no trabalho. GFS12Z veio boa também, mas ainda longe do Europeu, vamos torcer pra 12Z do Europeu manter estável pelo menos.

Link to comment
Share on other sites

Bom, mas o tempo aqui está nublado por nuvens médias (novidade nesses últimos dias rs). Chuva que é bom, nada!

Temos 20c na Mooca.

Kim, o bom filho à casa torna. :good2:

 

Aqui na zona norte de Sampa, tivemos 2 episódios de chuva fraca e rápida na 1ª metade da manhã.

Nem molhou o chão direito. :sad:

 

No final da manhã, até tivemos aberturas de sol.

 

Mas... está muito melhor do aquele calorão de abril.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Pelotas tivemos muita chuva ontem, principalmente entre a manhã e a tarde. O acumulado na estação da Embrapa chegou aos 61mm.

 

Hoje, entretanto, apesar da previsão de um dia nublado, estamos tendo um dia de sol entre poucas nuvens e também com as maiores temperaturas deste mês de maio e dos últimos 17 dias. As máximas nas principais estações:

 

21,8ºC na Embrapa

21,9ºC no Campus UFPel

22,3ºC no Fragata

22,7ºC no CPPMet

 

Os dados abaixo são da estação do Bairro Fragata. A última vez que a temperatura havia passado dos 22,0ºC foi em 23 de abril:

 

KGzjnUD.png

 

Amanhã com a chegada de mais uma massa de ar frio a temperatura volta a cair bastante aqui na região de Pelotas. A máxima não deve passar dos 16ºC. A semana seguirá fria. Pequena elevação no próximo final de semana, antecedendo outra massa de ar frio ainda mais intensa que deve chegar na próxima semana. Estimo que terminaremos maio com anomalia de pelo menos -2ºC. Por enquanto temos anomalia de -2,2ºC e a expectativa é de uma segunda quinzena com temperaturas abaixo da média.

Link to comment
Share on other sites

Dados interessantes hoje:

Recife teve máxima de 23,8ºC

João Pessoa teve máxima de 24,5ºC

 

Onda de leste atingindo em cheio litoral da PB e PE.

 

Isso é bem frio para os padrões locais. Quantas máximas sub-25 por ANO nós temos no litoral nordestino ?

 

Na média na faixa que vai de Natal a Maceió umas 4 ou 5 vezes por ano, mas depende muito da época chuvosa, Natal em 2004 teve uns 15 dias. Em 2014 um dos jogos na Arena das Dunas foi debaixo d'água e com 23ºC ao meio dia.

 

Geralmente essas ondas de leste causam máximas assim no litoral nordestino porque são nuvens baixas, imagem de ontem a tarde no Recife:

 

13181509_1711928062397720_625108715_n.jpg?ig_cache_key=MTI0NjU2Mzg1NzMxNjkyNDM4Mw%3D%3D.2

Link to comment
Share on other sites

Tarde fresca por aqui, 22ºC. Quando vem um pouco de frio pra SP?

 

Essa resposta é fácil: Dia 12 entra uma MP marítima que baixa as temperaturas, porém não vai ser grandes coisas...porém no dia 18/05 é que as coisas devem melhorar de vez por aqui no Sudeste, quando deve chegar uma MP forte.

Link to comment
Share on other sites

Legal, DaviOlrb!

 

Aproveito também a oportunidade para te perguntar qual é a cidade mais fria do RN. Confesso que não sei. Abraços

 

 

Renan, creio que seja essa (740 metros):

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tenente_Laurentino_Cruz

 

Frost e Renan, dizem que a região mais fria do estado é a da Serra de Santana, onde se localiza além de Tenente Laurentino Cruz outras três cidades, sendo a mais alta Lagoa Nova, a cerca de 800 metros. Mas é uma região bem desconhecida e sem dados.

 

Os destinos serranos mais conhecidas do estado são as cidades de Martins e Portalegre, ambas com cerca de 700 metros de altitude e conhecidas pela beleza, cachoeiras, cavernas e clima ameno.

 

Em Martins os únicos dados são do termômetro da praça central da cidade, que as vezes baixa pra casa dos 12, 13 graus nas madrugadas de inverno. Mesmo no verão as mínimas alguns dias ficam na casa dos 16, 17. As tardes são agradáveis no inverno, máximas acima dos 30ºC ocorrem algumas vezes nos meses mais secos.

 

0%20Portalegre%20-%20Entrada%20da%20cidade.jpg

 

11353023_1028735813811811_627564872_n.jpg?ig_cache_key=MTAzMTIyMTc2ODE0NjE5NTI3MA%3D%3D.2

Link to comment
Share on other sites

Legal, DaviOlrb!

 

Aproveito também a oportunidade para te perguntar qual é a cidade mais fria do RN. Confesso que não sei. Abraços

 

 

Renan, creio que seja essa (740 metros):

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tenente_Laurentino_Cruz

 

No Wiki diz que as temperaturas variam de 14° a 16°.

 

Quem sabe em possíveis baixadas da região não chegue aos 10°C ?

 

Essa cidade deve ser um Oásis para quem quer escapar do calor e tem recursos para ter uma casa nesta região.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.