Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2016


Recommended Posts

]

 

Edison,

 

Qual foi a mínima abs ai em POA e Novo Hamburgo nesta última MP.

 

4,7º no Bairro Glória.

 

6.8º INMET convencional (Oficial).

 

EM NH e São Leopoldo teve ter registrado algo um mais baixo que isso.

 

Por aqui no Sitio Sao Luiz area rural do municipio foi de 3.3 graus e aqui no Centro ficou nos 6.1 graus.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Frio e bom para a classe media, alta, pois pobre sofre e moradores de rua muito mais.

Por aqui a menor temperatura dentro de casa foi 8 graus, mas 0.5 em Ausentes e desumano. No

refrigerador e mais quente rsrs

Quem gosta mais de frio e a classe media e elite, o pobre em sua maioria prefere o calor.

Pobre também sofre no calor, quando é demasiado. :laugh:

 

Imaginem aquelas mínimas de 26, 27, 28°C que ocorrem de vez em quando em vários locais do Brasil, sem ar condicionado para dormir.

 

Quando morei em Santos, cheguei a pegar mínima de 28,x°C na antiga estação (Desativada) do INMET.

Não tinha ar condicionado.

 

Eu molhava o lençol, torcia, punha na cama e deitava em cima. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z, firme e forte na erupção começando a partir do dia 12/05. Uma erupção de média intensidade, por enquanto.

 

Renan, média intensidade para os padrões de maio ou é inferior à MP que tivemos no final de abril?

 

 

Pra ca o gfs ta dando temperaturas bem parecidas com a do inicio dessa semana onde recebemos o ar polar

 

ZvdV2p9.png

 

 

Quadro do europeu praticamente identico

 

k1hMAcV.png

Link to comment
Share on other sites

Frio e bom para a classe media, alta, pois pobre sofre e moradores de rua muito mais.

Por aqui a menor temperatura dentro de casa foi 8 graus, mas 0.5 em Ausentes e desumano. No

refrigerador e mais quente rsrs

Quem gosta mais de frio e a classe media e elite, o pobre em sua maioria prefere o calor.

Pobre também sofre no calor, quando é demasiado. :laugh:

 

Imaginem aquelas mínimas de 26, 27, 28°C que ocorrem de vez em quando em vários locais do Brasil, sem ar condicionado para dormir.

De acordo tambem rsrs

 

Quando morei em Santos, cheguei a pegar mínima de 28,x°C na antiga estação (Desativada) do INMET.

Não tinha ar condicionado.

 

Eu molhava o lençol, torcia, punha na cama e deitava em cima. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

[attachment=0]1146417302046108.jpg[/attachment][attachment=1]1146417205379451.jpg[/attachment]

 

 

Marmelópolis Mg

 

Simplesmente espetacular!

 

 

As 20 menores temperaturas da década no Brasil atualizadas (3/5/2016)

 

-10,6ºC Soledade/Pq Tuias RS 08/6/2012

 

 

Fonte: Climaterra, @Carlos Dias, Moretão

 

Não, né.

E vão começar de novo os céticos,mas me pouparei de discussões vazias...

Afinal Soledade desde as Tuias e agora Farroupilha está provando o que eu dizia,então não adianta vir com provocações Mafili que não entrar na onda...

:laugh:

Link to comment
Share on other sites

Lembrei que tinha guardado umas previsões pra ca de alguns institutos e sites da 1 onda de frio deste ano.

 

COMPARACAO RUDIMENTAR DE PREVISOES DA 1 ONDA DE FRIO PRA BH:

 

Conclusao:

 

Em termos de temperatura CPTEC e Climatempo falharam miseravelmente na previsão DE MAXIMA

 

O que realmente aconteceu quarta/quinta/sexta/sabado:

 

48lzwDc.png

 

O erro MAIS GROSSEIRO foi da Climatempo.

 

yYtHLxg.png

 

ypytL9c.png

 

De sites internacionais o Accuweather foi bem ruinzinho, o wunderground foi o melhor, mas ainda assim não foi bom...porem o mais confiável:

 

Palmas pro meteoblue e pro FORECA...

 

ozc52rK.png

 

rIGabIm.png

Link to comment
Share on other sites

Frio e bom para a classe media, alta, pois pobre sofre e moradores de rua muito mais.

Por aqui a menor temperatura dentro de casa foi 8 graus, mas 0.5 em Ausentes e desumano. No

refrigerador e mais quente rsrs

Quem gosta mais de frio e a classe media e elite, o pobre em sua maioria prefere o calor.

Pobre também sofre no calor, quando é demasiado. :laugh:

 

Imaginem aquelas mínimas de 26, 27, 28°C que ocorrem de vez em quando em vários locais do Brasil, sem ar condicionado para dormir.

 

Quando morei em Santos, cheguei a pegar mínima de 28,x°C na antiga estação (Desativada) do INMET.

Não tinha ar condicionado.

 

Eu molhava o lençol, torcia, punha na cama e deitava em cima. :mosking:

Um comodo arejado e um bom ventilador resolve o problema de minimas altas.

Link to comment
Share on other sites

Um comodo arejado e um bom ventilador resolve o problema de minimas altas.

Não necessariamente.

 

Uma mínima de 27, 28°C significa 30°C ou mais dentro de casa.

 

O ventilador fica parecendo um secador de cabelo: sopra ar quente.

 

É mais ou menos assim: ruim com ventilador, pior sem.

 

Uma mínima alta isolada, tudo bem.

Não dá tempo de esquentar dentro de casa.

 

Mas experimenta pegar uma semana (Ou mais) com mínimas de 26, 27, 28°C numa onda de calor prolongada.

Em Corumbá, Cuiabá, Araçuaí-MG, nos bairros mais quentes do Rio, etc, etc, etc...

 

Não tem ventilador que resolva.

Link to comment
Share on other sites

O jornalista Eduardo Bueno vulgo Peninha deu uma entrevista interessante no programa do Jô Soares que no inicio da entrevista falam da imprevisibilidade e curiosidade do clima de Porto Alegre que achei muito interessante.

 

Tenso foi ver o cara dizendo que já comemorou aniversário em Porto Alegre (30 de Maio) com -2º. O que acho bem improvável que isso seja verdade.

 

http://gshow.globo.com/programas/programa-do-jo/videos/t/videos/v/eduardo-bueno-fala-sobre-a-nova-edicao-de-a-viagem-do-descobrimento/5007710/

Link to comment
Share on other sites

[attachment=0]1146417302046108.jpg[/attachment][attachment=1]1146417205379451.jpg[/attachment]

 

 

Marmelópolis Mg

 

Simplesmente espetacular!

 

 

 

Não, né.

E vão começar de novo os céticos,mas me pouparei de discussões vazias...

Afinal Soledade desde as Tuias e agora Farroupilha está provando o que eu dizia,então não adianta vir com provocações Mafili que não entrar na onda...

:laugh:

 

Carlos, queremos fotos de geada aí da sua região. Abraço

Link to comment
Share on other sites

O jornalista Eduardo Bueno vulgo Peninha deu uma entrevista interessante no programa do Jô Soares que no inicio da entrevista falam da imprevisibilidade e curiosidade do clima de Porto Alegre que achei muito interessante...../

 

Realmente é um historiador muito interessante.

Assistimos a mesma entrevista e não vi nada tenso.

 

Respeitosamente o papo era sobre veranico em Maio.

E a conversa fluía sobre isto.

Neste contexto quem faz aniversário em Maio pode em Porto Alegre um ano comemorar com mínima de -2 e em outro de +30.

Atualmente o provável é que o próximo seja +31, +32,....,quiçá +47, 48...

Link to comment
Share on other sites

Minha pior noite e madrugada de calor foi em Niterói na noite de 12 ou 13 de abril de 1986, quando Rio, Minas e Espírito Santo registraram as maiores máximas em algumas cidades para abril nas normais de 1961 a 1990.

 

Tive que dormir na varanda toda aberta, que ficava ao lado do quarto de empregada do apartamento/república, dormi num colchonete no chão, tinha que mudar de posição no colchonete, calor foi até de manhã, ás mínimas no Rio naquela madrugada ficaram acima de 27ºc.

 

Aqui na minha cidade virou moda na década de 80 construir casas de laje de concreto, só que a maioria das pessoas não colocavam telhado nas casas, com o tempo viram que a casa virava uma sauna,já amanhecia quente, ia esquentando até o sol se por, medi a temperatura em duas casas diferentes em ondas de calor, ficava acima de 38 e abaixo de 39, o sol escondia no horizonte, mas a casa continuava esquentando com o calor da laje passando para o interior dos cômodos, não medi a temperatura dentro dessas casas no amanhecer, mas acredito que ficava entre 34ºC e 35ºC dentro dos quartos no amanhecer, pior do que ás mínimas de cidades da Índia/Paquistão.

Naquela época menos de 10 casas tinham ar condicionado aqui em Laje.Depois dos janeiro e fevereiro de 2014 para cá o ar-condicionado split ou o comum foram instalados as centenas.

 

Aqui em Laje nunca morei em casas de laje de concreto sem telhado(Deus me livre desse sofrimento)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

:pleasantry:

Pessoal a Pws de Butia é confiavel?Ela sempre tem as temperaturas mais altas do Rio Grande do Sul pelo wunderground.

Com certeza nao!

Mal instalada em local nao arejado, protegido como muro, parede, etc ..

Assim como outras por ai ela marca 3 graus mais que a realidade, assim como outra aqui no Centro da minha cidade entre outras supera a maxima prevista em qualquer ponto mais quente do estado

Link to comment
Share on other sites

:pleasantry:
Pessoal a Pws de Butia é confiavel?Ela sempre tem as temperaturas mais altas do Rio Grande do Sul pelo wunderground.

Com certeza nao!

Mal instalada em local nao arejado' date=' protegido como muro, parede, etc ..

Assim como outras por ai ela marca 3 graus mais que a realidade, assim como outra aqui no Centro da minha cidade entre outras supera a maxima prevista em qualquer ponto mais quente do estado[/quote']

 

Não sei como alguém deixa uma estação destas online. Isso é um crime, deveria ir preso...rsrs

Link to comment
Share on other sites

A estação mais curta do ano voltou a dar as caras essa semana, estamos vivenciando a semana toda temperaturas típicas de outono, finalmente estamos no ponto de equilíbrio climático.

 

Durante a MP a temperatura dentro de casa ficou de 18 a 20ºC dentro de casa, é frio para quem fica parado e exige se agasalhar legal mas ainda assim é administrável e confortável.

 

Nessa semana as temperaturas estão de 22 a 24.5ºC dentro de casa, que pra mim é 210% ideal para se ter conforto térmico em casa hahaha, ando de bermuda, não sinto frio nem calor, não preciso de ventilador só um leve cobertor.

 

Acima de 25ºc dentro de casa se não tiver um vento vindo da janela já sinto necessidade de ao menos ventilador.

 

No extremo oposto, temperaturas abaixo de 16/17ºC dentro de casa acho deveras desconfortável e irritante, uma coisa é se movimentar nessa temperatura a outra é ficar parado, a menos que o cara tenha algum distúrbio metabólico ou de circulação vai passar frio e vai ter que se agasalhar muito bem.

 

Disparado o ano mais sofrível dentro de casa foi julho 2000, quando ficou por dias e dias temperatura constantemente abaixo de 14ºC.

 

Outra sequência gelada foi agosto de 2010.

 

Julho de 2013 na noite que tava nevando lembro que tava 11ºC dentro de casa, mas esse desconforto dentro de casa foi só por uns 2/3 dias.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o céu ficou mais carrancudo, parecendo que a qualquer hora poderá chover. O radar de São Roque por enquanto mostra praticamente tudo limpo.

22C na Mooca.

Aqui em casa (Tucuruvi), na zona norte de Sampa, caíram alguns pingos por volta de 7h30 da manhã.

Nem chegou a molhar o chão. :negative:

 

Tivemos boas aberturas de sol há pouco, entre 14 e 15h.

Agora, tudo nublado novamente.

 

Aeroportos entre 22 e 23°C.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o céu ficou mais carrancudo, parecendo que a qualquer hora poderá chover. O radar de São Roque por enquanto mostra praticamente tudo limpo.

22C na Mooca.

 

 

Desligado ainda

 

Que estranho.

 

Provavelmente eles esqueceram de atualizar essa página.

Tenho acessado e tá funcionando normal. Tá até mostrando que a última atualização foi há poucos minutos atrás.

 

Na foto abaixo pode-se nota-se que a última imagem é de 18:25z ou 15:25 na hora daqui

 

 

Screenshot_2016-05-07-15-34-44.thumb.png.d41dd237b6e10c74c145b3741852247a.png

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o céu ficou mais carrancudo, parecendo que a qualquer hora poderá chover. O radar de São Roque por enquanto mostra praticamente tudo limpo.

22C na Mooca.

 

 

Desligado ainda

 

Que estranho.

 

Provavelmente eles esqueceram de atualizar essa página.

Tenho acessado e tá funcionando normal. Tá até mostrando que a última atualização foi há poucos minutos atrás.

 

Na foto abaixo pode-se nota-se que a última imagem é de 18:25z ou 15:25 na hora daqui

 

 

[attachment=0]Screenshot_2016-05-07-15-34-44.ng[/attachment]

 

 

Verdade acessei agora e ta funcionando mesmo religaram :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

 

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

O jornalista Eduardo Bueno vulgo Peninha deu uma entrevista interessante no programa do Jô Soares que no inicio da entrevista falam da imprevisibilidade e curiosidade do clima de Porto Alegre que achei muito interessante...../

 

Realmente é um historiador muito interessante.

Assistimos a mesma entrevista e não vi nada tenso.

 

Respeitosamente o papo era sobre veranico em Maio.

E a conversa fluía sobre isto.

Neste contexto quem faz aniversário em Maio pode em Porto Alegre um ano comemorar com mínima de -2 e em outro de +30.

Atualmente o provável é que o próximo seja +31, +32,....,quiçá +47, 48...

 

 

Não viaja... Porto Alegre registrou pouquíssimas vezes na história temperatura na casa de 40º mesmo no verão.

 

E parece que somos de gerações diferentes a palavra 'tenso' para mim acho que tem significado diferente pra ti e para o português culto no geral.

Link to comment
Share on other sites

Hoje a temperatura variou de 16.5 a 26.1ºC aqui em casa. Acima da média mas agradável até, já que o sol brilhou entre nuvens o dia inteiro.

-1 ponto pro foreca que colocou máxima de 22C pra hoje, até a previsão deles tem sido ruim :russian:

 

Esperando essas MPs... a primeira trará máxima baixas e nebulosidade por ser marítima, espero que venha alguma continental ainda nesse mês pra trazer umas mínimas como a do 1º de maio :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

]

 

Edison,

 

Qual foi a mínima abs ai em POA e Novo Hamburgo nesta última MP.

 

4,7º no Bairro Glória.

 

6.8º INMET convencional (Oficial).

 

EM NH e São Leopoldo teve ter registrado algo um mais baixo que isso.

 

Por aqui no Sitio Sao Luiz area rural do municipio foi de 3.3 graus e aqui no Centro ficou nos 6.1 graus.

 

Na verdade essa marca de 4.7C foi no Bairro Cascata(quase no topo do Morro da Policia)....nao sei pq insistem em chamar de bairro Gloria.

 

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/spm/usu_doc/bairros_vigentes_ultima_versao_2011.pdf

 

 

:negative:

Link to comment
Share on other sites

 

Realmente é um historiador muito interessante.

Assistimos a mesma entrevista e não vi nada tenso.

 

Respeitosamente o papo era sobre veranico em Maio.

E a conversa fluía sobre isto.

Neste contexto quem faz aniversário em Maio pode em Porto Alegre um ano comemorar com mínima de -2 e em outro de +30.

Atualmente o provável é que o próximo seja +31, +32,....,quiçá +47, 48...

 

 

Não viaja... Porto Alegre registrou pouquíssimas vezes na história temperatura na casa de 40º mesmo no verão.

 

E parece que somos de gerações diferentes a palavra 'tenso' para mim acho que tem significado diferente pra ti e para o português culto no geral.

 

Sobre viagens:

Quando alguém diz que determinada mulher é um avião ou que tal empresário é um avião.

Sinceramente nunca imaginei que alguém pudesse discutir o fabricante da turbina.

É evidente que -2 ou +30 é uma figura de linguagem autoexplicativa.

Bons vôos.

Link to comment
Share on other sites

Neste contexto quem faz aniversário em Maio pode em Porto Alegre um ano comemorar com mínima de -2 e em outro de +30.

Atualmente o provável é que o próximo seja +31, +32,....,quiçá +47, 48...

 

Vamos ler nas entrelinhas...

 

Veranico de maio é mais antigo que "andar para trás"...

É do tempo que fazia frio, depois muito calor e logo após muito frio, segundo os mais antigos.

Frio de "renguear cusco".

 

E o Mafili escreveu "Atualmente o provável é que o próximo seja +31, +32,..". Ou seja, muito quente no veranico.

 

Logo e por consequência, me parece que o grande Mafili está acreditando que tem chance de vir um frio dos grandes, na sequência.

Link to comment
Share on other sites

Noite começando com muitas nuvens médias no céu. Aliás, foi o sábado todo assim. No meio da tarde bem que o sol tentou aparecer, só que fraco.

Agora estamos com 20 graus na Mooca.

 

Apesar da ausência da MP nesses dias, ao menos não estamos tendo aquele calor que nem ocorreu nos 26 dias de abril.

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS MAIO - 2016:

 

06,2 - PNI CAMPO BELO RJ (PWS)

07,0 - PNI FURNAS RJ (PWS)

08,4 - PNI MASSENA MG (PWS)

08,6 - MORRO DA IGREJA SC (INMET)

08,9 - URUPEMA SC (EPAGRI)

09,1 - ITAMONTE MG (PWS - CANTINHO VERDE)

09,5 - MORRO DAS TORRES SC (EPAGRI)

09,6 - URUBICI SC (PWS - VACAS GORDAS)

09,8 - BOM JARDIM DA SERRA SC (EPAGRI)

09,9 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS (PWS - POTREIRINHOS)

10,2 - MARIA DA FÉ MG (PWS - RESERVA)

10,2 - URUBICI SC (MUNDO NOVO)

10,3 - SÃO JOAQUIM SC (EPAGRI - DESPRAIADO)

10,8 - BOM JESUS RS (INMET)

10,9 - CAMPOS DO JORDÃO SP (TRAMONTO)

10,9 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS (INMET)

11,3 - HERVAL RS (PWS - BUBOLS)

11,3 - CANELA RS (INMET)

11,3 - SÃO JOAQUIM SC (INMET)

11,3 - SÃO JOAQUIM SC (EPAGRI - ST ISABEL)

11,3 - SÃO JOAQUIM SC (EPAGRI - CHAPADA SECA)

11,4 - SÃO JOAQUIM SC (EPAGRI - CHAPADA BONITA)

11,4 - MONTE VERDE MG 9INMET)

11,5 - CAMPOS DO JORDÃO SP (INMET)

11,6 - PICO DO COUTO RJ (INMET)

11,6 - VACARIA RS (INMET)

11,7 - CANGUÇU RS (INMET)

11,7 - PAINEL SC (EPAGRI)

11,7 - OTACILIO COSTA SC (EPAGRI)

11,8 - GENERAL CARNEIRO PR (INMET)

11,8 - PONTE ALTA DO NTE (SC (EPAGRI)

11,8 - SÃO JOAQUIM SC (EPAGRI - BOAVA)

11,9 - CAXIAS DO SUL RS (EPAGRI)

12,1 - PAPANDUVA SC (EPAGRI)

12,2 - RIO RUFINO SC (EPAGRI)

12,2 - SÃO JOAQUIM SC (EPAGRI - BENTINHO)

12,2 - ÀGUA DOCE SC (EPAGRI)

12,2 - STA CECÍLIA SC (EPAGRI)

12,3 - JAGUARÃO RS (INMET)

12,5 - SÃO CRISTOVÃO DO SUL SC (EPAGRI)

12,6 - LAGES SC iNMET)

12,6 - FRAIBURGO SC (EPAGRI)

12,6 - MATOS COSTA SC (EPAGRI)

12,7 - CAÇAPAVA DO SUL RS (INMET)

12,7 - LEBON RÉGIS SC (EPAGRI)

12,7 - INACIO MARTINS PR (INMET)

12,8 - CHUÍ RS (INMET)

12,8 - CAÇADOR SC (INMET)

 

Link to comment
Share on other sites

 

Vamos ler nas entrelinhas...

 

Veranico de maio é mais antigo que "andar para trás"...

É do tempo que fazia frio, depois muito calor e logo após muito frio, segundo os mais antigos.

Frio de "renguear cusco".

 

E o Mafili escreveu "Atualmente o provável é que o próximo seja +31, +32,..". Ou seja, muito quente no veranico.

 

Logo e por consequência, me parece que o grande Mafili está acreditando que tem chance de vir um frio dos grandes, na sequência.

Mauro,

Arredondando:

O mês de Maio apresenta quase o mesmo comportamento de JJA no item desvio padrão para Porto Alegre.

Resumindo

15% frio

15% quente

70% na média....considere "na média" até 1 grau acima ou até um grau abaixo.

Observe que Junho passou a ser o mês mais frio para a estação Jd. Botânico.

Fato que torna o já natural mês de entrada do inverno (Aqui uma consideração pessoal...Eu considero inverno um período onde a rotina humana é alterada significativamente e prolongadamente por conta das novas condições meteorológicas nesta definição excluo tanto a biologia quanto a zoologia a "natureza responde per si".

Mauro,

Parabéns pela evolução das atividades econômicas ligadas ao Turismo em tua região tornando discussões idosas totalmente obsoletas.

E quanto a Maio o perigo sempre espreita.

Abração

Link to comment
Share on other sites

Mauro,

Arredondando:

O mês de Maio apresenta quase o mesmo comportamento de JJA no item desvio padrão para Porto Alegre.

Resumindo

15% frio

15% quente

70% na média....considere "na média" até 1 grau acima ou até um grau abaixo.

Observe que Junho passou a ser o mês mais frio para a estação Jd. Botânico.

Fato que torna o já natural mês de entrada do inverno (Aqui uma consideração pessoal...Eu considero inverno um período onde a rotina humana é alterada significativamente e prolongadamente por conta das novas condições meteorológicas nesta definição excluo tanto a biologia quanto a zoologia a "natureza responde per si".

Mauro,

Parabéns pela evolução das atividades econômicas ligadas ao Turismo em tua região tornando discussões idosas totalmente obsoletas.

E quanto a Maio o perigo sempre espreita.

Abração

 

Valeu Mafili, obrigado pela atenção e consideração.

 

Quanto as atividades turísticas, Gramado sempre procura desenvolver atrativos que consolidem o destino como um todo, independente do clima.

Claro que a expectativa do turista sempre é o frio e eventualmente a neve.

 

Prova maior disto é o Natal Luz, que se tornou o maior evento de Gramado (maior que o Festival de Cinema, por exemplo) e que no seu conjunto hoje consegue atrair turistas a Gramado no período do Natal (nov/dez/jan) em volume semelhante ao do período do inverno (jun/jul/ago).

 

Mas que uma neve sempre ajuda, ajuda! Rsrsrs...

Link to comment
Share on other sites

Essa será bem fraca pelo europeu 12z, olha o que o foreca coloca pra cá:

 

[attachment=0]foreca.png[/attachment]

 

:negative: :negative:

 

Na última mp, o europeu previa em sua saída bruta mínimas na casa dos 11-12 aqui. Só eu tive 5 mínimas abaixo dos 10 na minha estação. E teve estação aqui que marcou 5 graus.

 

No que tange às mínimas, o europeu tem errado legal aqui...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.