Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2016


Renan
 Share

Recommended Posts

Enquanto o Centro-Sul do Brasil está com temperaturas bem acima do normal, a estação do PNI/Furnas vai registrando um friozinho de 4,9ºC, com P.O de 3,3ºC,espero que os ventos não voltem nesse final de noite e na madrugada.

Nos 2 últimos dias os ventos estragaram ás mínimas no PNI/Furnas.

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis tem 27oC no aeroporto, mais descampado e 29oC em outras estações.

 

A Grande POA tem 31oC em Novo Hamburgo e Esteio e 30oC no centro de POA. Gramado tem 23oC no Bruno.

 

Tudo isso agora 21h00 de 19/04/2016!!!!

 

Completamente bizarro!

Esqueca estes 31 graus e esta estacao aqui em Novo Hamburgo, pois esta descalibrada sempre 3 5 graus acima.

Estou no Centro e minha estacao marca 28.8 graus,

Quando e demais da pra desconfiar, pois ja e a terceira

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Boa noite!! Hoje o dia amanheceu com muita garoa e céu nublado em Buenos Aires. A máxima foi, novamente, a menor do ano, com 17,5ºC, registrada ainda de madrugada. Durante o dia esteve bem úmido, garoento e ventoso, com tarde em 15-16ºC. Agora à noite o tempo abriu e, depois de três semanas, temos céu limpo. A temperatura está desabando e a mínima, às 21h, que é a que entra pros registros de hoje, foi de 12,9ºC.

 

Porem segue caindo e neste momento temos a menor temperatura de 2016 em Buenos Aires:11,7ºC. Pela primeira vez no ano vou ligar o aquecedor para dormir, já que o apartamento está gelado com a falta de sol mais esta noite de muito frio que estamos tendo.

 

Para amanhã a previsão é de céu parcialmente nublado, com neblinas de manhã. O SMN dava mínima de 12ºC e máxima de 21ºC, mas a mínima já foi superada e, salvo que entre algum vento inconveniente,Buenos Aires pode enfim registrar a primeira temperatura de um dígito de 2016. O sol amanhã nasce às 7h21 e se põe às 18h23.

Link to comment
Share on other sites

Piada de mau gosto esse abril. Aqui no Rio, tivemos hoje mais um dia de fevereiro: mínima de 25,8°C e máxima de 34,8°C aqui na zona norte.Esse mês ainda não tive NENHUMA máxima inferior a 30°C e NENHUMA mínima inferior a 22°C. Uma total aberração climática.

No momento ainda 27,2°C e céu limpo anunciando mais um dia de inferno amanhã.

Link to comment
Share on other sites

GFS melhorou ainda mais o prognóstico pra virada do mês. Pela leitura que fiz, algo vai impulsionar a alta pressão para latitudes mais baixas, pois no estado de SP logo após a passagem da frente fria o tempo vai secar. Isso fica claro pela mínimas entre 5°C e 7°C projetadas na 0Z para a região de Campinas no período.

Interessante notar que o GFS mostra nesse mesmo período, vários dias na qual a capital Porto Alegre não passaria dos 17°C e com tempo bem úmido.

Link to comment
Share on other sites

Com temperatura já na casa dos 26oC, teremos mais um dia infernal de janeiro aqui em Florianópolis e em toda Santa Catarina.

 

A PORRADA de frio que a 06Z trouxe, ainda carece mais suporte, mas não será suficiente para em apenas 5 dias de frio efetivo baixar muito as médias.

 

A 06Z veio a mais forte de todas as rodadas, veremos se outras seguirão.

Link to comment
Share on other sites

Nossa, mas que bonita projeção! :good2:

 

Não sei se vai se realizar, mas é bom agouro termos ao menos uma expectativa desse tipo nesse contexto.

 

Tendo em vista o sofrimento do Sul com as mínimas elevadíssimas, eu posso dizer que não posso reclamar. Nem penso em ter ar condicionado aqui.

 

Senão vejamos as mínimas na estação Jundiaí-ETEC nos últimos dias:

 

19/04/2016 07:00 20,5° C

18/04/2016 07:00 18,9° C

17/04/2016 07:00 18,2° C

16/04/2016 07:00 20,8° C

15/04/2016 07:00 19,8° C

14/04/2016 07:00 19,7° C

 

Conclusão: como o meu imóvel é voltado para sudeste (sol da manhã), dormi com muito conforto até agora durante toda essa anomalia forte de abri.

 

Aliás, dificilmente eu tenho problemas pra dormir aqui, mesmo durante o verão.

 

Orientação solar na hora de comprar o imóvel é fundamental. :good2:

 

20,7° C de mínima hoje.

 

Ontem fomos de 20,5° C a 34,1° C. :heat:

Link to comment
Share on other sites

O GFS DAS 6 Z SEGUIU O QUE O EUROPEU COLOCOU NA 0Z. OU SEJA DE UM RECORDE DE CALOR PARA UM RECORDE DE FRIO! QUE ABRIL!

 

NA MADRUGADA DE QUINTA O EUROPEU COLOCA 0°C/850 NO TOPO DA SERRA.

 

MANTENDO ESTE QUADRO PODERÁ FICAR ABAIXO DE 1973 NA MÉDIA EM S.JOAQUIM E EM MUITAS CIDADES

 

Nesse momento vejo um crioulo doido dançando, faceiro, dando gargalhada, bem em frente ao Rafael Dable. Este último, por sua vez, está encharcado de suor e pensando: "crioulo canalha".

Link to comment
Share on other sites

O GFS DAS 6 Z SEGUIU O QUE O EUROPEU COLOCOU NA 0Z. OU SEJA DE UM RECORDE DE CALOR PARA UM RECORDE DE FRIO! QUE ABRIL!

 

NA MADRUGADA DE QUINTA O EUROPEU COLOCA 0°C/850 NO TOPO DA SERRA.

 

MANTENDO ESTE QUADRO PODERÁ FICAR ABAIXO DE 1973 NA MÉDIA EM S.JOAQUIM E EM MUITAS CIDADES

 

Nesse momento vejo um crioulo doido dançando, faceiro, dando gargalhada, bem em frente ao Rafael Dable. Este último, por sua vez, está encharcado de suor e pensando: "crioulo canalha".

Hahahahaha, não é pra tanto. Vão se deitar em mim se esse frio chegar. To na torcida!!

Link to comment
Share on other sites

Hahahahaha, não é pra tanto. Vão se deitar em mim se esse frio chegar. To na torcida!!

 

 

Se vier uma paulada de 0°C ai pra livramento na semana que vem, vais ter que ficar pelo menos até final de maio sem choradeira aqui hein.

 

Por que li semana passada que afirmasse que esse frio previsto pra final do mês mal, mal chegaria a 10°C ai na fronteira.

 

E acho que dessa vez vais queimar a língua :mosking:

Link to comment
Share on other sites

06Z veio um lixo aqui pro Parana, nao daria nem pra chamar de mp apena um refresquinho,mas eu fico feliz pelo pessoal do Rs e Santa Catarina que terao um frio digno de inverno.

 

 

Muito cedo ainda para definir o quadro. Vai variar ainda mais como tem variado nos últimos dias.

 

Sim eu sei, mas a cada rodadas as variacoes diminuiram cada vez menos até formar o cenario ideal, esperamo que a 12Z mantenha a bomba pro Rio Grande e Santa Catarina, e traga de volta o frio pro Parana como todas as outras rodadas anteriores haviam mostrado.

Link to comment
Share on other sites

 

A média das minimas no PNI Campo Belo este mês de abril está em 0,9ºC

Med: 9,3 (0,9 / 18,6)

 

Comparação entre as médias parciais

PNI Campo Belo - (1º à 17/4/2016).

9,3 (0,9 / 18,6 / -2,1 / 20,0)

 

PNI em Furnas - Abril /2015

9,8 (3,9 / 15,2 / -1,6 / 18,2)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hahahahaha, não é pra tanto. Vão se deitar em mim se esse frio chegar. To na torcida!!

 

 

Se vier uma paulada de 0°C ai pra livramento na semana que vem, vais ter que ficar pelo menos até final de maio sem choradeira aqui hein.

 

Por que li semana passada que afirmasse que esse frio previsto pra final do mês mal, mal chegaria a 10°C ai na fronteira.

 

E acho que dessa vez vais queimar a língua :mosking:

Espero mesmo queimar a língua. Todos bazianos amam o frio e torcem pra que venha rápido e forte. O líder da torcida que puxa o coro, sou eu, hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Vai ser muito interessante o contraste nos próximos dias em quase todo o Centro-Sul. Sairemos de recordes possíveis de calor para um frio intenso.

 

Nas rodadas da madrugada, cenários diversos: GFS 00Z mostrava frio amplo, com ciclone na altura de SC, possibilidade de geada no sudoeste do MS e mínimas muito baixas no interior e SP (que seriam as menores para o mês desde 1999). O ECMWF 00Z veio com uma solução intermediária ao que já mostrou antes e ao que vinha mostrando nas rodadas anteriores à última, sem ciclone mas com ondulação do cavado em médios níveis favorecendo a chegada do ar frio, enfraquecido mas intenso, sobre o Sudeste. O GEM-CMC 00Z veio com um absurdo de frio no interior do continente, com a linha de 10°C em 850hPa chegando quase a Porto Velho-RO, mas pouquíssimo frio chegando ao Sudeste. O GFS 06Z veio com a solução-terror para o Sudeste: frio bloqueado, forte no RS e SC com possibilidade de geada ampla nestes estados, úmido do PR para cima e frio no interior do continente; pífio no Sudeste, isso após duas rodadas muito boas para frio amplo.

 

O que já parece consolidado: o perfil da alta e a intensidade do frio que ela proporciona em conjunto com ciclone e/ou cavado. A alta entra pelo extremo sul do continente, atinge 1030/1035hPa e se alonga para o PY; sendo ampla, tem maior potencial de formar o corredor polar. Estas proporcionam maior frio do que as altas que apenas sobem, e não se alongam.

 

O que ainda precisa ser definido: posição ou existência do ciclone. Ora no litoral sul do RS, ora em SC, ora inexistente. Ondulação do cavado: mais ou menos amplo. Acredito que teremos essa definição até a próxima 00Z.

 

Sendo assim, vou adiar meu post para amanhã.

 

Vamos acompanhando!

Link to comment
Share on other sites

O CFS 00Z traz uma situação inusitada, por ele nós devemos sair de um alto verão prolongado diretamente para um período com características bem invernais.

 

As anomalias projetadas entre 25 de abril a 20 de maio dão conta de um período muito abaixo da média em grande parte do Centro-Sul do Brasil.

 

25/04 a 05/05

 

OGd6azq.png

 

 

30/04 a 10/05

 

EV1p0EZ.png

 

05/05 a 15/05

 

QQPzLRH.png

 

10/05 a 20/05

 

BEGeBYf.png

Link to comment
Share on other sites

O que ainda precisa ser definido: posição ou existência do ciclone. Ora no litoral sul do RS, ora em SC, ora inexistente. Ondulação do cavado: mais ou menos amplo. Acredito que teremos essa definição até a próxima 00Z.

 

Sendo assim, vou adiar meu post para amanhã.

 

Vamos acompanhando!

 

Vinicius, tenho a impressão de que o forte calor que nos assola formará combustível necessário a formação de baixa pressão fechada na ondulação do cavado.

Link to comment
Share on other sites

Ontem tivemos mínimas mais baixa que segunda. As máximas também foram mais baixas. Já ontem de noite travou a temperatura aqui. Hoje as mínimas ficaram entre 24,1°C e 23,9°C nas três estações, a menor diferença que já vi entre elas, embora no Santa Luzia tenha feito 23,7°C ontem de noite, antes de subir para 24°C.

 

Agora já está próximo de 32°C nas estações com céu limpo. Espero máxima na casa dos 35°C, como segunda-feira, porém talvez mais próximo de 36°C. :heat:

 

Estou acreditando em um frio mais consistente em SC e no RS, pois estão com anomalias muito acima. Rodadas que tiram o frio pra cá estou considerando como anômalas.

Link to comment
Share on other sites

O que ainda precisa ser definido: posição ou existência do ciclone. Ora no litoral sul do RS, ora em SC, ora inexistente. Ondulação do cavado: mais ou menos amplo. Acredito que teremos essa definição até a próxima 00Z.

 

Sendo assim, vou adiar meu post para amanhã.

 

Vamos acompanhando!

 

Vinicius, tenho a impressão de que o forte calor que nos assola formará combustível necessário a formação de baixa pressão fechada na ondulação do cavado.

 

Eu também tenho essa impressão... E vale ressaltar a possibilidade de tempo severo do RS até o sudoeste do MT, MS e SP durante o avanço da frente fria.

Link to comment
Share on other sites

 

Eu também tenho essa impressão... E vale ressaltar a possibilidade de tempo severo do RS até o sudoeste do MT, MS e SP durante o avanço da frente fria.

 

Isso!

 

E outra: o forte gradiente de pressão entre o avanço da alta e o cavado é outro item importante na balança que favorecerá a baixa fechada.

Link to comment
Share on other sites

12Z piorou o frio que havia melhorado no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e nao melhorou no Parana e Sao Paulo que ele havia retirado na ultima rodada.

Em geral foi uma saida bem fraquinha.

 

Foi bem ruim mesmo. Mas vai continuar sambando pelo menos até o dia 23 ou 24, até finalmente o modelo achar uma solução mais fixa.

Link to comment
Share on other sites

William,

pela previsão do ECMWF 00Z o frio adiantaria para parte de Minas e metade do Rio em relação ao GFS 00Z.

Vai ser interessante acompanhar a máxima no Cantinho do Verde nos dias 28 e 29, lugar propício para muitas nuvens.

Nesse vai e vem dos modelos que venha uns 2 dias de chuvas para minha região, hoje completamos 25 dias sem 1 milímetro sequer.

Link to comment
Share on other sites

Trocer pro GFS e Europeu se fundirem que fica bom kk

 

Só faltava o global pra todos entrarem num consenso agora não falta mais , ele que indicou essa mp a varias rodadas e tinha tirado nas ultimas voltou com tudo , o que me chamou a atenção é o local da baixa , que estaria no litoral do sudeste !

 

 

5a4e89c76146e_imagem(13).thumb.png.35da05c9748aa6dbcb0ef2ba4145c4d6.png

 

 

 

CFS tambem incrementando o frio avançou com ela por boa parte de SP agora e Sul de MG

 

111.thumb.gif.17148d60ce851dd8d8067e8236b81bbf.gif111.thumb.gif.17148d60ce851dd8d8067e8236b81bbf.gif

5a4e89c763823_imagem(12).thumb.png.ad381adfb556a5c5205dcb3cb9a98bb1.png

5a4e89c765211_imagem(11).thumb.png.8aa2d1c915b3f4ab81fce7975c889691.png

5a4e89c766b2d_imagem(10).thumb.png.9ed329332080c1342f3f50775a2a21e9.png

Link to comment
Share on other sites

Gente, o ensemble do GFS continua melhor que seu determinístico, no período de 120 à 240 horas, o determinístico do GFS é muito volátil, prefiro acompanhar o ensemble que é mais conservador.

 

Determinístico GFS:

 

WMlRk4Q.png?1

 

Ensemble GFS:

 

WWnIO5Y.png?1

 

 

Já o ECMWF, seu determinístico é mais conservador e na maioria das vezes se aproxima com a solução proposta pelo seu ensemble,vamos aguardar.

Link to comment
Share on other sites

Agora começo a acreditar num bom frio para o Centro-Sul, ou pelo menos grande parte dele.

 

Dia esquisito por aqui. Minha mínima foi de 23,6° e até agora não passei dos 28,3. Mas entrou vento S e SE, encheu de nuvens e mal esquentou. Tenho 27,6° com 70% e vento SE a 15,3 km/h. Oscilação bizarra para o mês de abril, uma Amazônia refrescada.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.