Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2015


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.8k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

Fora que de ontem para hoje o GFS reduziu bastante a precipitação, que por hora está prevista para se concentrar à tarde/noite.

 

Pelo CIIAGRO, até as 7 horas da manhã de hoje caíram ''colossais'' 6 mm.

 

Após esse horário, mais 3 ou 4 ''pingos''. :cray:

Por aqui até que choveu bem ontem, 25mm. Porém, ainda muito longe do que os modelos mostravam, e pra piorar já estamos vivendo aquela situação pós frontal com céu fechado e garoa bem fininha que nem acumula. Só não entendo porque os modelos tem errado tanto no volume de chuvas desde o ano passado, pois sempre mostram muito mais chuva do que acaba caindo.

Link to comment
Share on other sites

Será que vai ser isso tudo?

"05/02/2015 06h55 - Atualizado em 05/02/2015 08h20

Rio se prepara para forte chuva nesta quinta-feira

Prefeitura pede que moradores de áreas de risco fiquem atentos às sirenes.

Motoristas devem ficar alertas aos possíveis alagamentos nas ruas.

 

A aproximação de uma frente fria e a formação de um sistema de áreas de baixa pressão devem provocar chuva e rajadas de vento fortes no período da tarde desta quinta-feira (5) principalmente nas regiões Serrana e Metropolitana do Rio de Janeiro. Há possibilidade de alagamentos. A Prefeitura do Rio apresentou um esquema especial elaborado por diversos órgãos do município para enfrentar a situação. Cerca de 3,2 mil agentes foram mobilizados no esquema.

A cidade entrou em estágio de atenção às 6h50, afirmou o prefeito Eduardo Paes durante uma coletiva de imprensa no Centro de Operações Rio, no Centro. O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte.

Paes ressaltou que o reservatório da Praça da Bandeira está em funcionamento desde dezembro de 2013. No entanto, ele não descarta a possibilidade de alagamentos. Equipes de plantão vão atender todas as bacias hidrográficas e há monitoração do sistema de água. Ele ressaltou ainda os investimentos da Geo-Rio nos serviços públicos e afirmou que a cidade está capacitada para dar uma rápida resposta aos problemas.

“As áreas de risco da cidade estão bem mapeadas. As pessoas que vivem em áreas de risco devem sair de suas casas e ir para as bases de apoio. Elas devem se manter em locais seguros”, afirmou Paes.

Com o aumento da instabilidade há possibilidade de pancadas de chuva forte e ocasionalmente muito forte, afirmou o meteorologista do Alerta Rio Pedro Jordan. Na sexta-feira (6) essa frente fria deve se afastar do estado, mas ainda pode chover.

“O nosso esforço aqui é alertar a população, chamar a atenção para essa situação. A nossa ideia é que durante o dia o Centro de Operações possa informar se as condições meteorológicos se confirmem”, afirmou Eduardo Paes.

Os meteorologistas indicam que as condições da chuva previstas para a partir desta tarde podem ser comparadas aos eventos de abril de 2011, quando choveu 79% do que era esperado para aquele mês, e dezembro de 2013, quando choveu 73% do esperado para o mês inteiro.

A cidade tem um sistema de alerta e alarme com 165 estações de sirenes, 194 pontos de apoio e 103 comunidades com alto risco

Segundo o prefeito, foram mobilizadas equipes das áreas de Conservação, Comlurb, Rio Águas, Foz Águas 5, Defesa Civil, Guarda Municipal, Cet-Rio e do Centro de Operações.

“Vamos trabalhar com o efetivo redobrado. A gente não pede só ajuda da população, a Prefeitura também faz a sua parte. As pessoas têm que ficar mais atentas hoje”, disse Paes.

As linhas Vermelha, Amarela, Avenida Brasil, Autoestrada Lagoa-Barra, Via Binário, Estrada do Joá, Estrada de Furnas/Alto da Boa Vista e Praça da Bandeira e Avenida Presidente Vargas são algumas das vias que precisam de mais atenção, afirmou Paes.

“Alguns motoristas insistem em passar em áreas alagadas, mas a gente pede que essas pessoas evitem andar em áreas alagadas”, ressaltou o prefeito.

Ele pediu ainda para os cariocas evitarem ficar perto de áreas descampadas, por causa de raios, ou perto de árvores, devido ao risco de queda. “A cidade não pode achar que é normal quando temos um fenômeno meteorológico deste”, disse Eduardo Paes."

Vale lembrar que essas chuvas de abril de 2011 e dezembro de 2013 registraram acumulados superiores a 200 mm em menos de 12 horas em quase todo o municipio, tendo a de 2011 superado os 300 mm em diversos bairros, quando o Rio registrou uma de suas piores enchentes da história, com mais de 250 vítimas fatais e mais de 50 mil desabrigados e desalojados.. Eu, sinceramente, acho que hoje não vai chegar a tanto.

Link to comment
Share on other sites

Assim como em MDF, aqui em JF também choveu na madrugada e acumulou 8mm.

 

William, a baixa pressão já está se formando no mar e vai alinhar um canal de umidade que inclusive vai ganhar bastante força no dia de hoje, daí o Cptec ter colocado essa linha verde aí. No entanto, não será considerada ZCAS ao que parece, pois não vai durar o número de dias suficiente para isso. Mesmo assim, o volume de precipitação promete ser alto na maioria dos locais e até extremo em pontos isolados.

 

Renan , INPE acabou de Soltar

 

ANÁLISE SINÓTICA - 04/02/2015 - 00Z

 

Na análise da carta sinótica de superfície da 00Z do dia 05/02, observa-se a Zona de Convergência de Umidade do Atlântico Sul (ZCAS) atuando entre o sudoeste do PA, nordeste de MT, cento de GO, oeste, centro, sul e sudeste de MG, Vale do Paraíba em SP, RJ e oceano Atlântico adjacente até um cavado que ajuda na convergência dando suporte a ZCAS. Sistemas frontais atuam sobre o Pacífico Sul ao sul de 40°S com baixa pressão relativa de 980 hPa e sobre o Atlântico Sudoeste, cujo ramo frio pode ser observado entre o sul do continente e Antártida. Cavados são observados sobre o Pacifico (a sul de 35° e leste de 90°W) e leste da Terra do Fogo (Argentina). Sobre a patagônia Argentina se observa uma área de baixa pressão de 1004 hPa. O centro do Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) está posicionado em torno de 43°S/42°W, com valor de 1020 hPa. O Anticiclone Subtropical do Pacífico Sul (ASPS) está posicionado a oeste 90°W e entre 20°S e 40°S, com valor de 10016 hPa. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) oscila em torno de 08°N/03°N no Pacífico e entre 03°N e 01°N no Atlântico.

 

superficie_atual.gif

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ontem foi um dia muito fresco aqui em Matão. Ao amanhecer, por volta das 7:30, tivemos uma forte pancada de chuva que foi a única do dia. Os pingos eram bem grossos, e até fui ver se não havia granizo pequeno, pois fazia muito barulho. Acredito que estava próximo disso, pois a temperatura baixou para 16,9°C, a mínima do dia. Durante a tarde o sol não apareceu e a máxima foi de "apenas" 24,8°C.

 

Hoje amanhecemos novamente com céu bem nublado e mínima de 19,0°C. Agora chove fraco e o céu está bem carregado a oeste. Faz 23,0°C.

Link to comment
Share on other sites

Chovendo forte agora em CDJ com trovões. Visibilidade reduzida. A temperatura não sai dos 15 C.

 

Perfeito !!!!!

 

 

Aqui ventando forte , pressão caindo , 15°C ,sem chuva ainda !

 

A proposito , belo dia no PNI 10°C ventos em 40km/h , URA em 100%

 

http://classic.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRIODEJA40

 

Daria tudo pra ta la agora , :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Ontem choveu aqui em Laje do Muriaé-RJ, em dois momentos, de 16 h 55 até 17 h 25, chuva de verão, localizada, vários trovões 7 mm.

A partir de 18 h 15 minutos mais chuvas, com algum trovão esparso,mas generalizada vinda da zona da mata mineira,diminuiu a temperatura.

Hoje de manhã medi as duas chuvas,foram 20,3 mm. Atenuou um pouco a estiagem, desde o dia 22 de dezembro,choveu somente 5 dias .

Hoje a temperatura está amena, a última vez que ficou assim foi nos dias 5 e 6 de dezembro.

Na torcida para chover todos os dias muito, até a segunda-feira.

Link to comment
Share on other sites

Chovendo forte agora em CDJ com trovões. Visibilidade reduzida. A temperatura não sai dos 15 C.

 

Perfeito !!!!!

 

 

Aqui ventando forte , pressão caindo , 15°C ,sem chuva ainda !

 

A proposito , belo dia no PNI 10°C ventos em 40km/h , URA em 100%

 

http://classic.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRIODEJA40

 

Daria tudo pra ta la agora , :laugh:

 

Então William, não entendo como as pessoas podem não gostar de dias assim. Se todos os dias do verão, fosse como esse de hoje, seria fantástico.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Em Buenos Aires temos uma quinta-feira nublada e fresca, com temperatura de 25,9ºC neste momento, após mais uma madrugada abafada, na qual a mínima não baixou de 23,2ºC. Há possibilidade de chuvas isoladas ao longo do dia.

 

Já em São Paulo, ocorrem chuvas significativas na parte final do Cantareira (que hoje se manteve estável, a chuva de ontem não foi suficiente para manter o ritmo de elevação dos dois dias anteriores), com 40 mm na Barragem Paiva Castro e 25,6 mm na Águas Claras. Entretanto, onde estão os principais reservatórios, ali perto de Bragança Paulista, irrisórios e preocupantes 1 ou 2 mm até agora.

Link to comment
Share on other sites

William, eu fiquei surpreso com essa análise do CPTEC porque tinha um negócio de X dias para classificar a zona de convergência como ZCAS, não tinha?

 

Enfim...em todo caso, que ótimo! Que feliz! PRIMEIRA ZCAS DO VERÃO, AEEEEE, UHUUUU!

 

Agora bem nublado em JF e faz 22 graus.

 

A climatempo nao esta considerando nao .. parece que era 5 dias ... estranho ..

 

Aqui muito escuro nuvens passando baixo , vento forte sensaçao de frio 16°C , chuvinha fraca !

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Em Buenos Aires temos uma quinta-feira nublada e fresca, com temperatura de 25,9ºC neste momento, após mais uma madrugada abafada, na qual a mínima não baixou de 23,2ºC. Há possibilidade de chuvas isoladas ao longo do dia.

 

Já em São Paulo, ocorrem chuvas significativas na parte final do Cantareira (que hoje se manteve estável, a chuva de ontem não foi suficiente para manter o ritmo de elevação dos dois dias anteriores), com 40 mm na Barragem Paiva Castro e 25,6 mm na Águas Claras. Entretanto, onde estão os principais reservatórios, ali perto de Bragança Paulista, irrisórios e preocupantes 1 ou 2 mm até agora.

 

As imagens do radar da Unesp indicam que as instabilidades avançam em direção ao Sistema Cantareira.

 

Agora é saber qual vai ser a intensidade delas quando chegarem lá.

Link to comment
Share on other sites

Em vários casos, ventos úmidos pós-frontais trouxeram chuva pra dedéu pro leste do Sudeste, PR e São Paulo, com chuva generosa não apenas no litoral mas tb no trecho leste do planalto. oremos... :ok:

E, claro, torçamos pra não ter muitas repercussões materiais, e nenhuma perda de vidas humanas se esse Chuvagedon ocorrer.

Link to comment
Share on other sites

Poucas vezes vi criar-se uma situação de medo assim pré chuva aqui no Rio...Já estão circulando até mensagens nos grupos de Whatsapp para essa suposta tempestade ""URGENTE

Galera, o prefeito Eduardo Paes convocou para agora de manhã, dia 05 de fevereiro, uma reunião de emergência com todos os órgãos de segurança e todos os secretários porque o serviço de meteorologia previu para a tarde de hoje uma possível tempestade como não vista há muito tempo sobre a cidade, com fortes pancadas de vento, chuva de granizo e pancadas fortes.

Acabou de noticiar nas rádios!

Atenção, é sério!

Repassem!""

De fato houve a tal reunião do prefeito com os órgãos da prefeitura, sobretudo a defesa civil, mas ainda não vejo sinais de uma chuva tão forte assim, pelo menos não por enquanto. Não há sequer nenhum núcleo de chuva forte ou trovoada no Estado do Rio nesse momento. A única coisa que acende mais o alerta é a pressão atmosférica, que é de apenas 1000 hpa no momento. Vale ficar acompanhando, mas por enquanto to achando pânico desnecessário.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Em Buenos Aires temos uma quinta-feira nublada e fresca, com temperatura de 25,9ºC neste momento, após mais uma madrugada abafada, na qual a mínima não baixou de 23,2ºC. Há possibilidade de chuvas isoladas ao longo do dia.

 

Já em São Paulo, ocorrem chuvas significativas na parte final do Cantareira (que hoje se manteve estável, a chuva de ontem não foi suficiente para manter o ritmo de elevação dos dois dias anteriores), com 40 mm na Barragem Paiva Castro e 25,6 mm na Águas Claras. Entretanto, onde estão os principais reservatórios, ali perto de Bragança Paulista, irrisórios e preocupantes 1 ou 2 mm até agora.

 

As imagens do radar da Unesp indicam que as instabilidades avançam em direção ao Sistema Cantareira.

 

Agora é saber qual vai ser a intensidade delas quando chegarem lá.

 

De fato, pelo SAISP as chuvas estão ficando mais generalizadas e os radares aparentemente indicam chuva moderada a caminho das principais represas. Ainda 1,2 mm na Barragem Jacareí, 2,0 mm na Jaguari e 2,6 mm na Cachoeira, mas os outros 4 pluviômetros já estão com mais de 20 mm. A média no sistema Cantareira está em 16,9 mm.

Link to comment
Share on other sites

Poucas vezes vi criar-se uma situação de medo assim pré chuva aqui no Rio...Já estão circulando até mensagens nos grupos de Whatsapp para essa suposta tempestade ""URGENTE

Galera, o prefeito Eduardo Paes convocou para agora de manhã, dia 05 de fevereiro, uma reunião de emergência com todos os órgãos de segurança e todos os secretários porque o serviço de meteorologia previu para a tarde de hoje uma possível tempestade como não vista há muito tempo sobre a cidade, com fortes pancadas de vento, chuva de granizo e pancadas fortes.

Acabou de noticiar nas rádios!

Atenção, é sério!

Repassem!""

De fato houve a tal reunião do prefeito com os órgãos da prefeitura, sobretudo a defesa civil, mas ainda não vejo sinais de uma chuva tão forte assim, pelo menos não por enquanto. Não há sequer nenhum núcleo de chuva forte ou trovoada no Estado do Rio nesse momento. A única coisa que acende mais o alerta é a pressão atmosférica, que é de apenas 1000 hpa no momento. Vale ficar acompanhando, mas por enquanto to achando pânico desnecessário.

 

Terrorismo informacional está na moda.

 

Mas informar é bem válido. O cenário parece que evolui, e trará boa precipitação para o litoral de SC ao RJ, principalmente, agora quantificar precipitação com o atual cenário não acredito em bons acertos.

Link to comment
Share on other sites

Poucas vezes vi criar-se uma situação de medo assim pré chuva aqui no Rio...Já estão circulando até mensagens nos grupos de Whatsapp para essa suposta tempestade ........ Não há sequer nenhum núcleo de chuva forte ou trovoada no Estado do Rio nesse momento. A única coisa que acende mais o alerta é a pressão atmosférica, que é de apenas 1000 hpa no momento. Vale ficar acompanhando, mas por enquanto to achando pânico desnecessário.

 

Breno, Pode até não chover nada...porém, considerando os aspectos orográficos da região [ que muito aprendi com os amigos cariocas e fluminenses]

 

É melhor como aconteceu recentemente em NYC [onde a maior neve e vento desde sempre deu chabú] o alerta foi emitido, não aconteceu e pediu-se desculpa.

 

Acho que é melhor pedir de desculpa pelo alerta onde não ouve o evento.

 

A solução contrária é muito danosa politicamente.....pedir desculpa por não ter dado o alerta ante tal tragédia.

 

Mas a imagem é preocupante,

webservice_dsa.map&mode=map&mapsize=699+664&layers=prec_inst13%20realcada2%20estados%20paises%20copyright2&mapext=-88.02+-46.5+-26.22+12.54

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.