Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro 2014


Recommended Posts

Os aeroportos não tem os registros no wunderground ou outra fonte?

Seria um bom começo pra brincar

 

Alan, a rede de estações no município do Rio de Janeiro é a seguinte:

 

a1hg6t.jpg

 

Em azul: Estações automáticas do INMET;

Em vermelho: Aeroportos/Base Aereas (Todos estão registradas no Weather Undenground, entretanto Santos Dumont e Jacarepaguá não informam 24h/dia);

Verde: Estações do sistema alerta Rio (http://alertario.rio.rj.gov.br/).

Link to comment
Share on other sites

Eae seus moços!

 

Amanhecemos com sol na cidade do Rio de Janeiro depois de uma noite fresca, a mínima foi de 15,0° e no momento já temos 26,5° com 46% de UR, estamos caminhando para mais um dia muito seco, espero que não dê novamente aqueles picos de 13% de umidade como ocorreu no mês passado, aquilo é desesperador.

 

bdk6m1.jpg

 

A tarde deveremos chegar aos 33° nas áreas mais quentes da cidade. O europeu coloca a seguinte sequência

 

Sábado: 36°

Dia das crianças : 37°

Segunda: 40°

 

E o maçarico se acende :girlwitch: ....

Link to comment
Share on other sites

PNI anotou mais uma negativa com -1,3ºC. Belo ciclo de negativas!

 

Engraçado como as negativas não surpreendem mais como antes...

 

01/out: 5,6 / 17,0

02/out: 3,8 / 13,2

03/out: 2,1 / 12,8

04/out: -6,1 / 12,0

05/out: -8,4 / 13,3

06/out: -2,1 / 14,6

07/out: -4,6 / 13,8

08/out: -5,3 / 14,9

09/out: -1,3 /

 

Med: 6,2

Med Min: -1,8

Med: 14,0

Link to comment
Share on other sites

E essa onda de calor dos próximos dias? Simplesmente desanimador. Pelo visto, será muito mais forte e duradoura que a de 2012. Já podemos considerar 2014 o ano mais quente desde que se tem registros no estado de São Paulo? :negative:

 

Olha, grande chance! Esse ano foi cruel com os paulistas! MAs creio eu que vai ficar em segundo ou terceiro no ranking geral (que é feito baseado em medições de pouco mais de um século)

Link to comment
Share on other sites

 

Os aeroportos não tem os registros no wunderground ou outra fonte?

Seria um bom começo pra brincar

 

Todos os cinco aeroportos da cidade tem registro de histórico no Wunderground. Tem que jogar o código do aeroporto (SBRJ, SBGL, SBAF, SBJR, SBSC) no campo de busca do Wu.

 

Eu, particularmente, gosto de consultar o metar dos aeroportos pelo ADDS.

Link to comment
Share on other sites

Tivemos um forte nevoeiro durante a madrugada, mas q se dissipou rapidamente logo q o Sol surgiu.

Mínima de 11,1°C

No momento ja estamos com 17°C

 

Carlos, essa ultima foto está simplesmente sensacional, parabéns!!

huaa o local fica uns 200 m distante da minha cs.

Bem tranqüilo, pode acreditar!

 

Obrigado

:friends:

Link to comment
Share on other sites

PNI anotou mais uma negativa com -1,3ºC. Belo ciclo de negativas!

 

Engraçado como as negativas não surpreendem mais como antes...

 

Pois é, Luba.

 

Existe um tópico chamado:

 

PN Itatiaia a -11°C.

 

Leitura superinteressante

 

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=117&t=7766&p=275999&hilit=parque+nacional+de+Itatiaia#p276001

 

Também é superinteressante ver como algumas discussões são interessantes

 

No monitoramento Brasil julho de 2008 temos discussões sobre o hipotético [na época] -7,2ºC

clique na foto para ampliar.

 

qo7wpv.png

Link to comment
Share on other sites

huaa o local fica uns 200 m distante da minha cs.

Bem tranqüilo, pode acreditar!

 

Obrigado

:friends:

 

Show meu parceiro, ano que vem provavelmente vou à Curitiba resolver uns problemas antes da mudança e fiquei bem interessado em conhecer este lugar, alguns elementos dessa vegetação me chamaram bastante atenção atenção, vc sabe se ai na sua região existem locais que trabalhem na venda de madeira destinada para o setor da construção civil?

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Aqui no Hell de Janeiro temos no momento 30,6° e 33% de umidade.

Link to comment
Share on other sites

Legal Mafili....muitos aqui , aliás acho que todos nós não sabíamos do que acontecia há 2450 metros d altitude na mantiqueira...anos atrás...

 

O grande equívoco aqui por muitos , foi ter colocado o alto do Itatiaia como topo...dizendo nao ter frio em altura.....Pois havia desconhecimento da geografia local (vale do PNI).....

 

Por isso reafirmo, a estação lá em cima pra mim foi o fato mais significativo na história deste forum, mostrando algo inédito que ninguem imaginava....usuários daqui, Climatempo ou INPE.....e hoje temos 70% de conhecimento do que é capaz lá...

 

Espero concluir em 100% em 2015....nem que for nescessário espalhar várias Davis naquele Vale....

Link to comment
Share on other sites

 

Alan e Vitor.

 

São Paulo nunca chegou a 39 graus, pelo visto existem coisas que escaparam ao olhar de vocês, talvez pelo desconhecimento do clima de SP.

 

Existem duas barreiras geográficas em SP que explicam o porque o interior é quente, e a grande SP em si não é.

 

A primeira barreira é a serra do mar. Barreira entre aspas, porque ela faz a função de reter o vento marítimo, e o resfriar antes de jogar pra cima do sul da grande SP. Como devem ter percebido, olhando o GFS, não foi colocada em nenhum dos dias a chance de encostar nos 33 na grande SP, e ao sul da região, a faixa de 31 toca mal e mal, mesmo depois do dia 14. Porque esta diferença? Ventos marítimos, simplificando a coisa, vão tocar a serra e causar o resfriamento natural da minha região.

 

 

Olhando a carta de pressão, fica claro que o sudeste está na borda da alta violenta dessa semana, isso quer dizer que há perturbações na borda da serra, o que pode fazer aquele efeito que já cansei de ver aqui na região: SP capital com 30, 31 e São Bernardo após as 16 horas cair pra 22,23 graus. Essa perturbação, por ser resultado de uma alta absurdamente forte, terá força pra trazer o vento maritimo do mar pra região da grande SP, isso quer dizer que espero uma revisão das máximas PARA MENOS na região da grande SP e espero ver nas próximas saídas o resfriamento que históricamente o sul da grande SP sempre experimenta ao final da tarde.

 

Agora vamos à segunda barreira, a serra da Cantareira, Japi, Itaberaba, Botucatu, Mantiqueira, e por ai vai.

 

Essa barreira tem dupla função: faz o bloqueio da brisa maritima que subiu a serra do mar, e ao mesmo tempo bloqueia o ar seco continental de se fazer presente na grande SP (ao menos na maioria dos municípios, pois há municipios que escapam desse controle, como alguns da zona oeste de SP, exemplo Pirapora do Bom Jesus).

 

Agora vamos brincar de coisas reais que aí vão entender a questão:

 

Imaginem uma panela a vapor destampada. Agora pensem que esta panela guarde vapores gelados e não quentes. Obviamente que sem a tampa a umidade do vapor se perde na atmosfera. Agora tampem a panela com a serra do mar e a Cantareira. Vão ter gotículas de água gelada acumulando na tampa. O ar úmido ao se resfriar se condensa, e assim nasceu a mata atlantica, reinante desde os contrafortes a barlavento da Cantareira até as encostas super umidas da serra do mar. do lado de lá da Cantareira, Mairiporã já experimenta um clima mais parecido com o do interior, mais seco, que o clima da capital.

 

Falei com o Coutinho sobre isso a algumas horas atrás, apostaria máximas nessa onda de calor entre 32 a 34 graus nas áreas mais quentes, talvez beliscando os 35, e máximas na região do ABC, mais próximas da serra, entre 29 e 32 graus, isso se as perturbações de borda da alta permitirem que se chegue a estes valores.

 

39, conhecendo o clima da grande SP, desculpem mas nem em sonho!

 

Esse refresco...eheheh é só o começo do que os refinamentos dos modelos vão mostrar ainda!

 

Agora pro interior de SP....a coisa vai ferver literalmente! Só não acredito em recordes de décadas sendo quebrados.

 

Desculpa, mas tenho conhecimento básico sim das temperaturas extremas de São Paulo. Eu apenas comentei a rodada BRUTA, ninguém aqui falou que irá fazer 40ºC na cidade, mas sim que é interessante o modelo chegar a sugerir algo parecido na cidade, para vermos como o ar quente irá ser extremamente forte.

 

E o modelo segue insistindo em uma máxima acima de 37 ºC , no dado bruto. Semana que vem , a partir de Quarta, dificilmente irá o vento marítimo alcançar SP, já que pelas rodadas, o ar quente iria entrar com tudo em altitude.

 

O jeito é continuarmos monitorando este interessante cenário.

Link to comment
Share on other sites

Bicho pegando de novo no Uruguay e sul do RS.

 

Que ano ruim ta louco, quando tem um raro período de frio forte para época do ano é seguido de uma onda de calor monstro :-x :evil:

 

Gostaria de entender o que está fazendo com que haja essa mudança na circulação.

 

Excesso de MP's marítimas... E como as altas geram uma rotação anti horário , é fácil entender o que acontece.

 

E o bicho tá pegando por aqui!!!

 

fQ9kMDi.jpg

Link to comment
Share on other sites

Qual foi a última vez que o Mirante registrou um mês DE INVERNO abaixo da média?

Tanto pela normal 1981-2010 como pela normal 1961-1990 foi junho/2011.

A média compensada de junho de 2011 foi 16,0°C (-1,1°C pela 1981-2010 e -0,5°C pela 1961-1990).

 

Julho de 2013 esteve rigorosamente na média da normal 1981-2010 e +0,9°C pela 1961-1990.

 

Se não me engano, junho de 2009 foi até melhor, na média, que junho de 2011. Perde na mínima absoluta. Não me lembro de um mês de inverno recente tão frio quanto junho de 2009.

Link to comment
Share on other sites

Allan, Rigoni e Kim

 

Não fiquem batendo cabeça sobre estações meteorológicas fantasmas... nem só de Inmet e Simepar vive o Paraná:

 

mapa_qdd_ar1.gif

 

http://www.iap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=92

 

Apesar de serem para monitoramento da qualidade do ar, algumas também monitoram outras variáveis! :hi:

Link to comment
Share on other sites

Basta lembrar que o Itatiaia é o recordista brasileiro de frio.Em 1988, a temperatura chegou a 17 graus negativos e uma capa de neve de 40 centímetros cobriu totalmente as pedras cor de chumbo do Pico das Agulhas Negras

 

Fonte: Sede Administrativa do Parque

 

Pousada Alsene 2348m : -13,0ºC ( Informação dava pelo Sr. Claudio dono da pousada )[/b][/color]

 

 

por Caio Cesar » Sáb Set 10, 2005 9:21 pm

 

Estes dados das montanhas são totalmende descartáveis e não devem servir como base séria para comparação. Não se sabe como foram registrados, por quem e em que situação. Serve apenas para encher os olhos e fazer sonhar alto.

 

Não há um registro similar pela região, CDJ e região deveriam registrar ao menos -10oC nestas ocasiões, se existissem.

 

Caio, resgatei esta msg sua em 2005.....Tivemos -8 lá no alto do Itatiaia e Campos do Jordão -1....foi esta ultima onda de frio neste mês de Outubro. Penso que para o Inverno 2015 vamos ter muitas novidades aqui...e creio que estávamos enganados qto ao potencial lá em cima....Tanto os -13 do Alsene qto os -17...como informa o Pq....dá pra ser ter uma ideia que nossa Davis, terá dois dígitos com certeza , mas não sabemos o quanto....então nao se trata de encher os olhos ou sonhar alto....

Link to comment
Share on other sites

Haja saúde! Após mínima pontual matinal de 14ºC, tenho MUITO sol, calor, tempo seco e quentes 30,6ºC! E vai esquentar mais e mais nos próximos dias. NADA DE CHUVA pelos modelos até o outro final de semana.

 

Nos últimos anos (desde 2012), temos vivido extremos de frio, calor, secura. Muito evidente isso. Pena que a intensidade e frequência do frio é a menor, principalmente se comparado ao calor.

Link to comment
Share on other sites

 

Desculpa, mas tenho conhecimento básico sim das temperaturas extremas de São Paulo. Eu apenas comentei a rodada BRUTA, ninguém aqui falou que irá fazer 40ºC na cidade, mas sim que é interessante o modelo chegar a sugerir algo parecido na cidade, para vermos como o ar quente irá ser extremamente forte.

 

E o modelo segue insistindo em uma máxima acima de 37 ºC , no dado bruto. Semana que vem , a partir de Quarta, dificilmente irá o vento marítimo alcançar SP, já que pelas rodadas, o ar quente iria entrar com tudo em altitude.

 

O jeito é continuarmos monitorando este interessante cenário.

 

 

Calma, rapaz, em nenhum momento duvidei de tua capacidade de ler os dados, a qual alias é bem satisfatória. Vamos nos desarmar!

 

O que eu coloquei é que tem que se conhecer as variáveis de relevo pra se afirmar qual será o potencial dessa onda de calor.

 

Alguns pontos tem que ser observados:

 

as baixadas das Marginais costumam registrar dados bem interessantes de calor. Em 19 de Janeiro de 1966, a Barra Funda registrou 36,9 graus e é considerada a maior temperatura oficial já atingida na capital paulista.

 

Os topos da cidade são normalmente mais ventosos e amenos, onde se localizam as estações, por exemplo Mirante de Santana. Essa característica já auxilia na maior dificuldade de se passar dos 35 no Mirante de Santana. Sobre a maritimidade, observem que a alta ficou afastada em alto-mar com sua borda tocando a serra do mar, isso explica porque os modelos preveem temperaturas mais amenas no litoral que no interior.

 

Tem também a questão da insolação, já levantada se não me engano pelo Feltrim ou o Coutinho, um dos dois pode confirmar. Estamos num periodo que tem menos insolação direta que aquele periodo de Janeiro e Fevereiro. Alguma coisa se perde em termos de calor, apesar que normalmente Outubro costuma registrar temperaturas difíceis de serem batidas mesmo no auge do verão.

 

E tem a questão altitude. A grande SP está mais alta que a maior parte do interior do estado, o que compensa a diferença de temperatura entre o oeste do estado e o leste do estado.

 

Pra fechar, a questão geográfica, onde temos barreiras que impedem o ar quente do interior do continente de penetrarem grande SP adentro.

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

Fiquei pensando ....se o Termometro de mercurio na Casa de Furnas deu -17 em 1988 embaixo de um barração pendurado num varal, tendo eu por testemuha qdo vi lá o ano passado.......Imagino que a região tenha feito entre -12 a -15....isso exagerando no erro deste termometro..

 

Curiosos são os caminhos do destino,

 

Quis seus demasiados e extravagantes caminhos

 

Que na porta da casa de Adauto

 

No local onde não mora ninguém,

 

ninguém?

 

Sim lá está no quintal de Adauto

 

uma Davis.

Link to comment
Share on other sites

huaa o local fica uns 200 m distante da minha cs.

Bem tranqüilo, pode acreditar!

 

Obrigado

:friends:

 

Show meu parceiro, ano que vem provavelmente vou à Curitiba resolver uns problemas antes da mudança e fiquei bem interessado em conhecer este lugar, alguns elementos dessa vegetação me chamaram bastante atenção atenção, vc sabe se ai na sua região existem locais que trabalhem na venda de madeira destinada para o setor de construção civil..?.

Com certeza!

É o q mais tem aki ... Trabalham com Eucalipto e Pinus, principalmente.

Link to comment
Share on other sites

Tivemos um forte nevoeiro durante a madrugada, mas q se dissipou rapidamente logo q o Sol surgiu.

Mínima de 11,1°C

Além de todo o resto que já foi comentado, bela teia de aranha na 2ª foto. :good2:

 

----------------

E essa onda de calor dos próximos dias? Simplesmente desanimador. Pelo visto, será muito mais forte e duradoura que a de 2012. Já podemos considerar 2014 o ano mais quente desde que se tem registros no estado de São Paulo? :negative:

Olha, grande chance! Esse ano foi cruel com os paulistas! MAs creio eu que vai ficar em segundo ou terceiro no ranking geral (que é feito baseado em medições de pouco mais de um século)

Sampa, capital, tem grandes chances de ter o ano mais quente (Em termos de média compensada) já registrado.

Por enquanto, o ano mais quente foi 2002, com 21,2°C, a única vez (Por enquanto) que a média compensada anual chegou nos (E passou dos...) 21°C.

Link to comment
Share on other sites

foracasp_zps83f0369d.jpg

Sabemos, claro, que previsões para mais de 5 dias não são confiáveis e sempre sujeitas a mudanças.

Mas... esses modelos "viajam na maionese". :laugh:

Em 2 dias a temperatura máxima ir de 25 para 38° aqui em Sampa... :wacko: :wacko2:

Não temos ventos super-quentes soprando do Saara... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

E São Pedro já ligou as resistências no máximo aqui em Sampa... :mosking:

 

Mirante, IAG e os 3 aeroportos variando entre 30 e 31°C.

A umidade já chegou a 14% na automática do Mirante, com ponto de orvalho em 1,0°C. :shok:

 

O pessoal pode até estranhar mas esse é o pior calor para mim.

Embora seco, é praticamente sem vento, poluído, empoeirado, etc, etc.

O calor úmido do verão, apesar de incômodo, pelo menos provoca os temporais da tarde que refrescam e tornam o ar bem mais respirável. :heart:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.