Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro 2014


Recommended Posts

Eu sei que qualquer criança de 5 anos opera uma automática.

 

Infelizmente esse pimpolho não sabe que uma diferença de 5 graus ou mais é recorrente.

 

Até poderia entender. ...Infelizmente a convencional está certa

 

Beijos

 

Claro, 5ºC em estações que estão lado a lado... Totalmente normal, ainda mais porque 1 dia antes elas tiveram os mesmos dados. Tem horas que não dá pra te entender...

 

Viva as automáticas!!! :heart:

 

Realmente.

 

Eu te compreendo perfeitamente e penso que as automáticas são extraordinárias.

 

É verdade que não mudarei a tua convicção.

 

Vou tentar com duas perguntas simples;

 

_ Alguma vez nessa vida o teu computador chegou em um estado que você teve que fechar todas as janelas e depois desligá-lo e ligar novamente para que o bicho voltasse a funcionar?

 

_ Alguém consegue imaginar um avião com 250 passageiros """crash""" simplesmente por o computador central [processador 486] travou.

 

 

Na verdade a coisa é mais simples do que parece... As convencionais estão sujeitas ao erro humano e as automáticas por outros tipos de erros, que acontecem mais raramente do que o humano, mas nunca podem serem simplesmente manipuladas...

 

Então, a minha opinião já fica bem clara...

 

Abraço

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Artur, a dúvida fica quanto ao sul e leste de SP. Na porção centro-norte e oeste o martelo já está quase batido :cray:

 

Sem dúvidas Vinícius... Nós já vinhamos discutindo sobre uma possível formação de uma onda de calor muito forte desde a semana passada.

 

Os modelos continuam convictos em suas "crenças" ( :laugh: ) e dificilmente algo vai mudar drasticamente. Apenas detalhes, que no máximo irão decidir se será uma onda de calor excepcional ou uma quebradora de records.

Link to comment
Share on other sites

Olhando a foto...aparenta estar quente..!!

 

 

Tivemos muito vento na madruga as minimas ficaram entre 8°C e 10°C , pela manha mesmo com quase sol a sensação era de frio chuto uns 13°C ou 14°C a essa hora com muito vento , depois fechou completamente e esta bem nublado agora com nuvens medias e baixas faz 20°C !

Link to comment
Share on other sites

Começo de outubro sensacional aqui em São Paulo. -2,7°C de anomalia.

 

Mas essas últimas postagens de saídas de modelos estão me dando medo tremendo de ver uma repetição de outubro de 2002 com marcas ainda mais expressivas...

 

Espero pelo menos que este mês não termine com médias semelhantes aos outubros de 2000, 2002, 2007 e 2012. E que o frio do início do mês ajude a evitar que esse desastre aconteça. E que os recordes de fevereiro não sejam ameaçados, pelo menos aqui na capital (porque em norte, noroeste e centro do estado não vai ter jeito...)

Link to comment
Share on other sites

Começo de outubro sensacional aqui em São Paulo. -2,7°C de anomalia.

 

Mas essas últimas postagens de saídas de modelos estão me dando medo tremendo de ver uma repetição de outubro de 2002 com marcas ainda mais expressivas...

 

Espero pelo menos que este mês não termine com médias semelhantes aos outubros de 2000, 2002, 2007 e 2012. E que o frio do início do mês ajude a evitar que esse desastre aconteça. E que os recordes de fevereiro não sejam ameaçados, pelo menos aqui na capital (porque em norte, noroeste e centro do estado não vai ter jeito...)

 

Torça muito então Mateus!!

 

Porque essa anomalia negativa, vai ser facilmente revertida em positiva já na semana que vem...

 

A Onda de Calor na minha visão é certa. O que ainda é incerto, são os valores de máximas,e a amplitude disto pelos modelos. Mas há uma séria possibilidade de quebrarmos ou no mínimo encostarmos nos 36,4°C de 07/02/14, até então a maior máxima de 2014 aqui na Capital.

 

Cenário é MUITO FEIO pra semana que vem em todo o Estado de São Paulo... Pode ser algo Histórico novamente!!

Link to comment
Share on other sites

Começo de outubro sensacional aqui em São Paulo. -2,7°C de anomalia.

 

Mas essas últimas postagens de saídas de modelos estão me dando medo tremendo de ver uma repetição de outubro de 2002 com marcas ainda mais expressivas...

 

Espero pelo menos que este mês não termine com médias semelhantes aos outubros de 2000, 2002, 2007 e 2012. E que o frio do início do mês ajude a evitar que esse desastre aconteça. E que os recordes de fevereiro não sejam ameaçados, pelo menos aqui na capital (porque em norte, noroeste e centro do estado não vai ter jeito...)

 

Torça muito então Mateus!!

 

Porque essa anomalia negativa, vai ser facilmente revertida em positiva já na semana que vem...

 

A Onda de Calor na minha visão é certa. O que ainda é incerto, são os valores de máximas,e a amplitude disto pelos modelos. Mas há uma séria possibilidade de quebrarmos ou no mínimo encostarmos nos 36,4°C de 07/02/14, até então a maior máxima de 2014 aqui na Capital.

 

Cenário é MUITO FEIO pra semana que vem em todo o Estado de São Paulo... Pode ser algo Histórico novamente!!

 

Medo....

 

Enquanto isso, o Sistema Cantareira vai indo pro espaço.... :(

Link to comment
Share on other sites

Olhando a foto...aparenta estar quente..!!

 

 

Em qual teoria o senhor se apega para dizer que pela foto parece estar quente?? :rtfm:

 

A cor do azul...esse tom de azul...e tb as nuvens...alem de levar em conta o Pais em que foram tiradas as fotos..

 

 

OK, vamos dizer que o céu poderia estar assim se estivesse frio também.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

 

OK, vamos dizer que o céu poderia estar assim se estivesse frio também.

 

Abraços

 

Não querendo botar lenha na fogueira...mas dizem as más linguas que no Sudeste não faz frio e não cai aquelas coisas brancas do céu, que nada é mais frio que tal lugar mais ao sul...etc, etc e etc

 

Partindo do pressuposto que tais linguas estejam certas

 

É correto afirmar que:

 

O céu azul indica calor!

 

Will, o que me diz dessas teorias que andam dizendo por ai? :russian:

Link to comment
Share on other sites

 

Na verdade a coisa é mais simples do que parece... As convencionais estão sujeitas ao erro humano e as automáticas por outros tipos de erros, que acontecem mais raramente do que o humano, mas nunca podem serem simplesmente manipuladas...

 

Então, a minha opinião já fica bem clara...

 

Abraço

 

Vitor, uma estação convencional pode ser facilmente automatizada [no quesito temperatura pode-se imaginar colocando um (ou vários) olho eletrônico e fazendo a leitura de minuto em minuto e armazenando essas leituras em interface conveniente e armazenando esses dados e demais peripécias das automáticas]

 

Pronto....Assim se elimina o tal do "fator humano" que é o menor dos problemas.

 

Os problemas são equipamentos diferentes e série histórica [ não pode misturar os dados das duas]

 

Aliás, eu já vi gente literalmente morrer por conta de termômetro """digital""" [ na verdade morreram devido ao fato dessas porcarias quebrarem e raramente quando quebram não deixarem de mostrar uma leitura no maravilhoso """display"""" mesmo que errada]

 

Abraços

 

2litxqg.png

Link to comment
Share on other sites

 

 

OK, vamos dizer que o céu poderia estar assim se estivesse frio também.

 

Abraços

 

Não querendo botar lenha na fogueira...mas dizem as más linguas que no Sudeste não faz frio e não cai aquelas coisas brancas do céu, que nada é mais frio que tal lugar mais ao sul...etc, etc e etc

 

Partindo do pressuposto que tais linguas estejam certas

 

É correto afirmar que:

 

O céu azul indica calor!

 

Will, o que me diz dessas teorias que andam dizendo por ai? :russian:

 

Desnecessário... :lazy: :lazy: :lazy: :lazy:

 

Mafili, atualmente, o fator humano é o maior problema sim das convencionais atuais que temos...

 

Sem contar alguns equipamentos já muito desgastados e a dificuldade para se obter os dados. Nas automáticas rapidamente se detecta um problema, já que facilmente se tem todos os dados minuto a minuto e outras automáticas na volta.

 

Convencionais foram muito importantes, mas já estão defasadas...

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem que será uma onda de calor, mas será que é pra tudo isso mesmo, modelo europeu??? :russian:

 

VBFAj0m.png

 

Vai esquentar tanto que o mapa tá com tom rosa fluorescente em cima de SP. Loucura! :shok:

 

Estou pasmo ao ver esse mapa. Em áreas do interior de SP a temperatura em 850 hPa poderá encostar nos 30 graus e aqui na Grande SP nos 28 graus. Se isso se confirmar, creio que o calor será mais potente do que outubro de 2012 e além disso, o Mirante poderá ter seu novo record de 2014 e quem sabe até os 37 graus de janeiro de 99.

Link to comment
Share on other sites

E a Somar disse hoje na radio bandeirantes que SP vai ter chuva não nesta proxima quinta-feira....a outra..!!

 

 

ATÉ TERÇA, DADOS DE HOJE, NADA DE CHUVA E TUDO INDICA QUE TEREMOS BEM POUCA ATÉ O DIA 20.

 

Ronaldo, essa secura toda não vai mexer com os preços dos Hortifruti....pois outubro não é considerado um mes seco, pelo menos para o sudeste..

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem que será uma onda de calor, mas será que é pra tudo isso mesmo, modelo europeu??? :russian:

 

VBFAj0m.png

 

Vai esquentar tanto que o mapa tá com tom rosa fluorescente em cima de SP. Loucura! :shok:

 

O pessoal não sabe plotar mapas mesmo... o tom que representa 30 graus é o mesmo de -30! A semiologia gráfica manda um efusivo abraço!

 

Alckmin pode rezar, pagar cacique Cobra Coral e semeadura de nuvens, nada vai resolver, nem segundo volume morto.

 

RIP São Paulo :help:

Link to comment
Share on other sites

 

O pessoal não sabe plotar mapas mesmo... o tom que representa 30 graus é o mesmo de -30! A semiologia gráfica manda um efusivo abraço!

 

Alckmin pode rezar, pagar cacique Cobra Coral e semeadura de nuvens, nada vai resolver, nem segundo volume morto.

 

RIP São Paulo :help:

 

Flávio, não adianta.

 

Ao meu amigo João Tour [ João Nicolau]

 

Ele está em Bangkok ,

 

Bangkok = 27ºC

 

Moinhos de Vento = 28ºC

 

Salgado Filho = 26ºC

 

Eu fico pensando......que coisa.

Link to comment
Share on other sites

 

O pessoal não sabe plotar mapas mesmo... o tom que representa 30 graus é o mesmo de -30! A semiologia gráfica manda um efusivo abraço!

 

Alckmin pode rezar, pagar cacique Cobra Coral e semeadura de nuvens, nada vai resolver, nem segundo volume morto.

 

RIP São Paulo :help:

 

Flávio, não adianta.

 

Ao meu amigo João Tour [ João Nicolau]

 

Ele está em Bangkok ,

 

Bangkok = 27ºC

 

Moinhos de Vento = 28ºC

 

Salgado Filho = 26ºC

 

Eu fico pensando......que coisa.

 

Pois é... :russian:

 

Bangkok deve ser legal, quero conhecer uma dia!

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem que será uma onda de calor, mas será que é pra tudo isso mesmo, modelo europeu??? :russian:

 

VBFAj0m.png

vvsP04r.gif

 

Assustador! Isso seria o apocalipse...

 

No começo do ano, ao contrário da maioria daqui do fórum, eu nem estava reclamando daquela onda de calor, porque eu acho legal um clima com estações bem definidas, verões quentes e invernos gelados (opinião pessoal). Mas um calor mais intenso que aquele acontecendo em outubro seria demais. Eu particularmente odeio quando a máxima absoluta do ano acontece em setembro ou outubro, mesmo sabendo que isso é normal. E acho ainda pior quando vejo um desses meses tendo médias dignas de janeiro ou fevereiro.

 

Ainda bem que está longe o sufuciente para que esse absurdo seja retirado dos modelos. Espero pelo menos que seja uma onda de calor forte mas nada que não tenha precedente.

 

Como já dito, parece que terei que torcer bastante...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Máximas previstas para os dias 14, 15 e 16 pelo modelo europeu:

São Paulo: 30/35/38 (recorde: 37,0°C em 01/1999)

O Foreca é a previsão pronta do europeu. Desde quando acompanho, tem uma boa taxa de acerto.

Eu só estou achando incomum essa subida de 30° para 38° na máxima em apenas 2 dias.

 

Não que seja impossível mas, em ondas de calor passadas, acho que nunca vi (No BDMEP e nunca na minha vida :laugh: ), nem ouvi falar, na máxima subir 8°C em apenas 2 dias aqui em Sampa.

Link to comment
Share on other sites

Esse calor previsto para São Paulo e arredores é surpreendente, parece uma compensação do friozinho deste início de mês, mas 2014 já vem sendo bem mais quente que a média.

 

Esquentou mais por aqui, faz 28,3

 

mínima de 17,4

 

o período frio do ano já ficou bem para trás, desde agosto, mês de última mínima sub 10.

Link to comment
Share on other sites

O PNI que chegou a 13,8....despencou para 9,3 agora 3 da tarde. Temperatura baixa para o horario....reforçando a chance da 5a negativa para amanhã em 8 dias....isso em Outubro..O que lamento é nao termos mudado de lugar esta estação antes do inverno. Para o ano que vem, quem sabe não teremos os repetidores , dai ficaríamos com 3 estações. Massena, Furnas e Campo Belo.

Link to comment
Share on other sites

O PNI que chegou a 13,8....despencou para 9,3 agora 3 da tarde. Temperatura baixa para o horario....reforçando a chance da 5a negativa para amanhã em 8 dias....isso em Outubro..O que lamento é nao termos mudado de lugar esta estação antes do inverno. Para o ano que vem, quem sabe não teremos os repetidores , dai ficaríamos com 3 estações. Massena, Furnas e Campo Belo.

 

Carlito, pelo que li no manual, pra cada estação tem que haver um repetidor, ou ao menos uma antena amplificadora de sinal pra cada console...acho que fica inviável termos 3 estações lá no momento. Fora que precisa acabar a reforma lá no PM pra fecharmos a melhor forma de obter sinal por lá. O ideal seria termos as estações de Furnas e Massena no ar sem o repetidores, e a estação do Campo Belo com repetidor, mas acho meio impossível isso...por isso que só deixei duas lá n final das contas.

 

Chegou a ver lá com os guardas de baixarem a antena do console do MAssena pra ver se pega o sinal (se bem que não concordo, tecnicamente com isso, mas se funcionou no Furnas...vai saber...

Link to comment
Share on other sites

Desnecessário... :lazy: :lazy: :lazy: :lazy:

 

Mafili, atualmente, o fator humano é o maior problema sim das convencionais atuais que temos...

 

Sem contar alguns equipamentos já muito desgastados e a dificuldade para se obter os dados. Nas automáticas rapidamente se detecta um problema, já que facilmente se tem todos os dados minuto a minuto e outras automáticas na volta.

 

Convencionais foram muito importantes, mas já estão defasadas...

Para um observador treinado, não é "nenhum bicho de 7 cabeças" fazer as leituras em convencionais.

Pode errar sim , é humano, mas com pouca frequência.

Para alguém não familiarizado, tudo bem, aí complica...

 

Eu fiz um cursinho disso no IAG, fazendo todas as leituras que o observador faz na convencional.

É necessário atenção e cuidado sim, mas não é nada do "outro mundo".

 

Quanto às automáticas, concordo.

Porém, um grande porém, de nada adianta os problemas serem detetados logo se não houver equipes de manutenção suficientes.

Outra coisa: e quando a automática vai variando lentamente, tipo (Hipotético) 0,1°C por dia?

Fica complicado saber a partir de quando as leituras estão erradas...

O grande problema é que não existem soluções mágicas. :sad:

Link to comment
Share on other sites

O PNI que chegou a 13,8....despencou para 9,3 agora 3 da tarde. Temperatura baixa para o horario....reforçando a chance da 5a negativa para amanhã em 8 dias....isso em Outubro..O que lamento é nao termos mudado de lugar esta estação antes do inverno. Para o ano que vem, quem sabe não teremos os repetidores , dai ficaríamos com 3 estações. Massena, Furnas e Campo Belo.

 

 

Ta bem nublado por aqui por isso deve ter dado essa queda por la ...

Link to comment
Share on other sites

Chegou a ver lá com os guardas de baixarem a antena do console do MAssena pra ver se pega o sinal (se bem que não concordo, tecnicamente com isso, mas se funcionou no Furnas...vai saber...

 

Sim..foi feita a tentativa ...mas nada!! A obra no local deverã acabar fim do mes e para Novembro a estação do Massena com certeza voltará no ar..!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, vamos tendo um dia de sol fraco, sempre com muitas nuvens médias e altas (Cirrus, cirrocumulus, altostratus, altocumulus...).

No começo da manhã, ainda estava friozinho; agora, na rua, já está abafado.

 

Segundo o mapa do Simepar postado acima, tem um cavado passando sobre o estado de SP.

Deve ser a causa desta nebulosidade.

 

No IAG: 23,8°C (Já bateu em 26,2°, com mínima de 11,0°C).

No Mirante (Aut): 25,8°C (Mínima de 13,6°C na convencional).

Link to comment
Share on other sites

Assustador! Isso seria o apocalipse...

 

No começo do ano, ao contrário da maioria daqui do fórum, eu nem estava reclamando daquela onda de calor, porque eu acho legal um clima com estações bem definidas, verões quentes e invernos gelados (opinião pessoal). Mas um calor mais intenso que aquele acontecendo em outubro seria demais. Eu particularmente odeio quando a máxima absoluta do ano acontece em setembro ou outubro, mesmo sabendo que isso é normal. E acho ainda pior quando vejo um desses meses tendo médias dignas de janeiro ou fevereiro.

 

Ainda bem que está longe o sufuciente para que esse absurdo seja retirado dos modelos. Espero pelo menos que seja uma onda de calor forte mas nada que não tenha precedente.

 

Como já dito, parece que terei que torcer bastante...

 

Não sei se será tão intenso quanto foi em fevereiro... e digo o porque:

 

- nosso hemisfério, queiram ou não, acaba de sair do inverno e está mais frio que no evento do início do ano;

- a insolação atual é bem menor que a de fevereiro;

- porque sim :laugh:

 

Brincadeiras a parte, espero realmente que não chegue nem perto de ser igual...

Link to comment
Share on other sites

Não sei se será tão intenso quanto foi em fevereiro... e digo o porque:

 

- nosso hemisfério, queiram ou não, acaba de sair do inverno e está mais frio que no evento do início do ano;

- a insolação atual é bem menor que a de fevereiro;

- porque sim :laugh:

 

Brincadeiras a parte, espero realmente que não chegue nem perto de ser igual...

 

Que Deus te ouça...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.