Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro 2014


Recommended Posts

Tudo bem que será uma onda de calor, mas será que é pra tudo isso mesmo, modelo europeu??? :russian:

 

VBFAj0m.png

vvsP04r.gif

 

Assustador! Isso seria o apocalipse...

 

No começo do ano, ao contrário da maioria daqui do fórum, eu nem estava reclamando daquela onda de calor, porque eu acho legal um clima com estações bem definidas, verões quentes e invernos gelados (opinião pessoal). Mas um calor mais intenso que aquele acontecendo em outubro seria demais. Eu particularmente odeio quando a máxima absoluta do ano acontece em setembro ou outubro, mesmo sabendo que isso é normal. E acho ainda pior quando vejo um desses meses tendo médias dignas de janeiro ou fevereiro.

 

Ainda bem que está longe o sufuciente para que esse absurdo seja retirado dos modelos. Espero pelo menos que seja uma onda de calor forte mas nada que não tenha precedente.

 

Como já dito, parece que terei que torcer bastante...

Aqui no RS só vai à 34°C e dura apenas 1 dia. :mosking: :laugh: :onthequiet:

Link to comment
Share on other sites

Pelo que estou acompanhando, a onda de calor vai ser mais forte no triângulo mineiro, SP, MT, MS e norte do Paraná. Em Minas e no Rio,

ela vai ocorrer e quem sabe teremos os recordes de calor no ano, mas ficará atrás de Outubro/2012 com certeza. Já o ES sequer sentirá essa

onda de calor. Vantagens de se morar no leste...

Link to comment
Share on other sites

O recorde de calor em Cuiabá é 42,3°C, registrados em 17/09/2010.

 

O recorde anterior era 42,2°C, registrados em 06/10/1940.

 

Maravilha!

Achei incrível a previsão, mesmo que não se concretize

Não me lembro de ter visto algo parecido

Tu sabe qual é o recorde brasileiro de maior mínima?

Link to comment
Share on other sites

O recorde de calor em Cuiabá é 42,3°C, registrados em 17/09/2010.

 

O recorde anterior era 42,2°C, registrados em 06/10/1940.

 

Maravilha!

Achei incrível a previsão, mesmo que não se concretize

Não me lembro de ter visto algo parecido

Tu sabe qual é o recorde brasileiro de maior mínima?

30°C em Santa Maria este verão e Corumbá (MS), que saiba, mas...

Link to comment
Share on other sites

Aqui no RS só vai à 34°C e dura apenas 1 dia. :mosking: :laugh: :onthequiet:

 

O RS raramente é pego em cheio por ondas de calor nesta época do ano. Nessas situações o calor costuma ser mais intenso entre o Centro-Oeste e o Sudeste, às vezes pegando parte do Paraná, enquanto no RS e SC costuma chover bastante. As maiores ondas de calor por aí normalmente acontecem no verão. O que, admito, me deixa com uma pontinha de inveja :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, essa onda de calor que esta pra se formar tem alguma relação com a MP da semana passada ? O ar polar "envelhecido" se aclimatado e ajudou a alimentar esse ar seco no centro do país ? se sim, quanto ? ou algo realmente não tem nada a ver com o outro ...

desde já obrigado pela atenção

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Climatempo colocando máxima de 31°C e mínima de 20°C para Campos de Jordão na próxima semana.

Exagerado e duvido que isto ocorra, e não adianta nem zuarem, assim como ocorre no RJ e aqui no RS nas ondas de calor, com aqueles mapas do GFS indicando 43°C, pois à mínima por lá não deverá ser superior à 18°C e máxima de 29°C.

Link to comment
Share on other sites

Climatempo colocando máxima de 31°C e mínima de 20°C para Campos de Jordão na próxima semana.

Exagerado e duvido que isto ocorra, e não adianta nem zuarem, assim como ocorre no RJ e aqui no RS nas ondas de calor, com aqueles mapas do GFS indicando 43°C, pois à mínima por lá não deverá ser superior à 18°C e máxima de 29°C.

 

Perderam completamente a lógica ao colocarem essa previsão absurda aí. Não fará mais de 30C em CDJ nem com banda de música, e ainda mais

com essa mínima tropical aí.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no RS só vai à 34°C e dura apenas 1 dia. :mosking: :laugh: :onthequiet:

 

O RS raramente é pego em cheio por ondas de calor nesta época do ano. Nessas situações o calor costuma ser mais intenso entre o Centro-Oeste e o Sudeste, às vezes pegando parte do Paraná, enquanto no RS e SC costuma chover bastante. As maiores ondas de calor por aí normalmente acontecem no verão. O que, admito, me deixa com uma pontinha de inveja :mosking:

Em compensação os meses de D, J, F são de lascar aqui, mas ocorrem episódios de temperaturas máximas de 23°C/24°C aqui na região metropolitana, e raros com 20°C, até com 17°C aqui na região metropolitana em 3/01/09 e 12°C em Ausentes, e mínimas de escaldantes 28°C (recorde) como 12°C, assim como Ausentes já teve recorde de mínima com 20°C e 5°C em pleno janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Maravilha!

Achei incrível a previsão, mesmo que não se concretize

Não me lembro de ter visto algo parecido

Tu sabe qual é o recorde brasileiro de maior mínima?

Infelizmente não tenho. :sad:

Mínimas de 28,x°C já vi várias, inclusive na antiga (Desativada) estação do INMET em Santos-SP.

Aliás, é uma boa pergunta: qual será a maior mínima já registrada no Brasil?

 

----------

O RS raramente é pego em cheio por ondas de calor nesta época do ano. Nessas situações o calor costuma ser mais intenso entre o Centro-Oeste e o Sudeste, às vezes pegando parte do Paraná, enquanto no RS e SC costuma chover bastante. As maiores ondas de calor por aí normalmente acontecem no verão. O que, admito, me deixa com uma pontinha de inveja :mosking:

Situação típica de bloqueios no sudeste.

As frentes e instabilidades ficam paradas lá no RS e SC.

 

-----------

Uma célebre onda de calor foi a de novembro/1985 q jogou a máxima até os 31,5 em São Joaquim, 35,2 em Curitiba e 42 em Uruguaiana. Menos de 1 semana dp veio uma friaca q baixou as máximas até 14/15 graus em boa parte do Sul.
Nesta onda de calor foram registrados os recordes absolutos de Curitiba e de Sampa (Mirante) até então. :heat:

O Mirante registrou 35,3°C, que foi o recorde absoluto até 1998.

Mal sabíamos que ia piorar e muito, a partir de 1998... :mosking:

 

-----------

Climatempo colocando máxima de 31°C e mínima de 20°C para Campos de Jordão na próxima semana.

Exagerado e duvido que isto ocorra, e não adianta nem zuarem, assim como ocorre no RJ e aqui no RS nas ondas de calor, com aqueles mapas do GFS indicando 43°C, pois à mínima por lá não deverá ser superior à 18°C e máxima de 29°C.

A maior mínima já registrada em Campos do Jordão foi 17,6°C em 06/01/1969.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite galera!

 

Hoje tivemos um dia com manhã fresca e a tarde esquentou e com isso a umidade despencou para 29% a tarde. Estou abismado com as previsões dessa onda de calor, entretanto aqui não devemos ter nada de extraordinário, o GFS sugere que não passaremos dos 38° por aqui...

 

E hoje variamos assim:

 

mm6ix5.jpg

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, essa onda de calor que esta pra se formar tem alguma relação com a MP da semana passada ? O ar polar "envelhecido" se aclimatado e ajudou a alimentar esse ar seco no centro do país ? se sim, quanto ? ou algo realmente não tem nada a ver com o outro ...

desde já obrigado pela atenção

 

Sim, ela é a grande culpada... :good2:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, essa onda de calor que esta pra se formar tem alguma relação com a MP da semana passada ? O ar polar "envelhecido" se aclimatado e ajudou a alimentar esse ar seco no centro do país ? se sim, quanto ? ou algo realmente não tem nada a ver com o outro ...

desde já obrigado pela atenção

 

Sim, ela é a grande culpada... :good2:

 

hummmm obrigado pela resposta, bom ao longo desse ano venho tentando traçar um paralelo entre atuação desses dois eventos, e esse em particular chamou atenção pela intensidade, um frio considerável para a época e logo em seguida um calor igualmente considerável

 

obs off: mais mises, menos marx :good:

Link to comment
Share on other sites

Pelo que estou acompanhando, a onda de calor vai ser mais forte no triângulo mineiro, SP, MT, MS e norte do Paraná. Em Minas e no Rio,

ela vai ocorrer e quem sabe teremos os recordes de calor no ano, mas ficará atrás de Outubro/2012 com certeza. Já o ES sequer sentirá essa

onda de calor. Vantagens de se morar no leste...

 

Acredito em algo mais fraco por aqui também mas não que vai ser friozin.

Link to comment
Share on other sites

Pensei que hoje a temperatura não fosse cair muito devido a nebulosidade que persistiu durante todo o dia mas não,

Vila Inglesa já tem 5,3°C nesse momento.

Aqui em Taubaté, estamos com uns 15°C.

 

Depois de alguns anos, passei o dia hoje em São Paulo. Meu Deus, não consigo mais imaginar eu morando lá novamente. Acho que a medida que vou ficando mais velho, vou perdendo algumas tolerâncias. Congestionamento, barulho, pessoas demais......acabam me irritando.

Link to comment
Share on other sites

Bom, enquanto o calor e as chuvas não vem, o frio vai dominando o PNI nesta madrugada. A pouco, bateu 4,4 graus. Não há surpresas novamente!

 

Absurdo o que acontece na estação do PNI, que agora fica dentro do parque, representando a realidade que a maior parte do vale do parque vive.

 

Imagina o Campo Belo!!!

Link to comment
Share on other sites

 

Onde vc pega esse gráfico?

 

eu monto nesse site que faz gráficos >> http://www.onlinecharttool.com/graph?selected_graph=line

Tbm gostei. Vc escolheu bem o modelo pq ele dá uma visão clara dakilo q vc ker mostrar. Ficou bem interessante.

Eu uso ainda métodos pré-históricos qdo me dá vontade de fzr um gráfico.. utilizo papel, caneta e régua (fvr ñ rir).

Então eu me divirto às vzs por horas..

Dia desses eu kis me modernizar e baixei um app pra montar esses gráficos e era em 3D. Bem, me stressei e desisti.

Parabéns pelo teu trabalho!

Link to comment
Share on other sites

Tbm gostei. Vc escolheu bem o modelo pq ele dá uma visão clara dakilo q vc ker mostrar. Ficou bem interessante.

Eu uso ainda métodos pré-históricos qdo me dá vontade de fzr um gráfico.. utilizo papel, caneta e régua (fvr ñ rir).

Então eu me divirto às vzs por horas..

Dia desses eu kis me modernizar e baixei um app pra montar esses gráficos e era em 3D. Bem, me stressei e desisti.

Parabéns pelo teu trabalho!

 

Eu gosto de gráficos porque além de passar as informações da pra ter uma boa ideia da dinâmica da temperatura ao longo do dia e da pra ver bem como o aquecimento se dá nas diferentes épocas do ano, coisa que uma lista com números pode não passar rapidamente todas essas informações. Esse site é legal, pois da pra você escolher se quer o gráfico 2D ou 3D, as cores e também se quiser pode aliar outras informações no mesmo gráfico, como umidade, sensação térmica, temperatura do ponto de orvalho, etc...

Link to comment
Share on other sites

Bom, enquanto o calor e as chuvas não vem, o frio vai dominando o PNI nesta madrugada. A pouco, bateu -4,4 graus. Não há surpresas novamente!

 

Absurdo o que acontece na estação do PNI, que agora fica dentro do parque, representando a realidade que a maior parte do vale do parque vive.

 

Imagina o Campo Belo!!!

 

Artur, fantástica a dinâmica climática no sudeste.

 

Sai de -8,4ºC passa uns dias em -4,5ºC bate em 30ºC em outras áreas.

 

Apesar que - 4,5ºC não é aquele frio que estamos acostumados.

 

E para quem gosta de NEVE e acompanha o PADRÃO USA.

 

14bnui1.gif

Link to comment
Share on other sites

 

É BEM INTERESSANTE NÃO SÓ PELO CLIMA, MAS TAMBÉM PELA DIFERENÇA DE CLARIDADE ENTRE O VERÃO/INVERNO.

 

Eu acho muito interessante essas cidades do sul do RS devido essa grande diferença entre as estações, no verão podendo chegar próximo de 40°e sensações térmicas absurdas e no inverno máximas que ficam abaixo dos 20° durante grande partes dos dias do inverno, tendo picos de muito frio nas MPs e estações de transições mornas, algo que difere muito das outras áreas em que picos de calor dentro do inverno são constantes...

Link to comment
Share on other sites

 

É BEM INTERESSANTE NÃO SÓ PELO CLIMA, MAS TAMBÉM PELA DIFERENÇA DE CLARIDADE ENTRE O VERÃO/INVERNO.

 

Eu acho muito interessante essas cidades do sul do RS devido essa grande diferença entre as estações, no verão podendo chegar próximo de 40°e sensações térmicas absurdas e no inverno máximas que ficam abaixo dos 20° durante grande partes dos dias do inverno, tendo picos de muito frio nas MPs e estações de transições mornas, algo que difere muito das outras áreas em que picos de calor dentro do inverno são constantes...

 

Meus queridos,

 

Como eu havia postado no finado tópico latitude x altitude,

 

images?q=tbn:ANd9GcTSplRVDzwo3kr7jsBZzUERhiDnW2Pm6d4wtQlJrBBqPa5I77-MOA

Link to comment
Share on other sites

As minimas cairam muito pouco na madrugada por aqui , se estabilizaram logo e até subiram um pouco , mais não deixaram de ser ruins !

 

 

PWS RESERVA 2,8°C

 

PWS LAGE 3,7°C

 

 

Com isso as medias estão la em baixo nesse começo de Outubro

 

RESERVA 11,9°C

 

LAGE 13,9°C

 

 

Hoje já esta dado sinal de aquecimento , nos outros dias custou pra passarmos de 20°C hoje já estamos chegando perto , faz 19°C !

Link to comment
Share on other sites

 

É BEM INTERESSANTE NÃO SÓ PELO CLIMA, MAS TAMBÉM PELA DIFERENÇA DE CLARIDADE ENTRE O VERÃO/INVERNO.

 

Eu acho muito interessante essas cidades do sul do RS devido essa grande diferença entre as estações, no verão podendo chegar próximo de 40°e sensações térmicas absurdas e no inverno máximas que ficam abaixo dos 20° durante grande partes dos dias do inverno, tendo picos de muito frio nas MPs e estações de transições mornas, algo que difere muito das outras áreas em que picos de calor dentro do inverno são constantes...

A sim, nestes aspectos: inclinação solar, amplitude entre as estações e melhor definição das mesmas, se comparado com outras latitudes, é bem interessante.

Mas pra poder sentir isso e apreciar tem q morar no local. Ou ir então no período certo.

Tem o lado negativo, pelo menos pra mim, q é a imensidão do "vazio"... mar, areia e planície.

Preciso de montanhas pra olhar e ñ me sentir perdido..

Torres é legal..

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.