Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro 2014


Recommended Posts

A temperatura deve começar a entrar em elevação nesta quarta feira, até o fim de semana a temperatura deve se elevar bastante podendo chegar a 35-36°C.. :heat: :negative: , espero que não venha tanto calor..ha

 

Jean, tu tem as médias mensais da tua região?

É mais alto e mais frio que Londrina por ai?

Olá Alan, aqui temos uma altitude média de 720 metros, aqui em casa como é baixada são 620 metros já Londrina que fica a pouco mais de 30 Km daqui tem uma altitude média de 610 metros, com relação ao frio apesar da mesma média de temperatura por aqui venta mais que Londrina então a sensação de frio é maior.

Com relação as temperatura médias mensais nos anos que tenho registro está assim:

JAN: 24.7°C

FEV: 25.3°C

MAR: 24.1°C

ABR: 21.8°C

MAI: 17.9°C

JUN: 16.4°C

JUL: 16.4°C

AGO: 18.3°C

SET: 21.0°C

OUT: 22.8°C

NOV: 23.9°C

DEZ: 25.1°C

TEMPERATURA MÉDIA ANUAL: 21.1°C

Link to comment
Share on other sites

Rafael

Veja q a mínima de Apucarana (-4,7) é apenas 0,5 mais elevada q a de Curitiba (-5,2) em 18/7/1975.

Isso mostra q a região foi atingida em cheio pela MP, ao passo q o leste ficou um pouco mais afastado do núcleo mais frio.

Nas mesmas condições de Apucarana, Ctba iria tranquilamente à -7..

Pode observar q nos dmais meses da série histórica, as mínimas da primeira nem chegam perto das curitibanas.

Estamos falando da cidade q possivelmente é uma das mais frias ( ou menos kentes) do norte paranaense.

Apucarana está à 800/850m de altitude..

(Se ñ me engano, Maringá ( 590 m ) teve na época -2)

Um pouco mais à leste de Apucarana, temos uma cidade q provavelmente é a mais fria da região: São Jerônimo da Serra ( 980 m de altitude ). Pela lógica, teria 1 grau a menos q Apucarana, na média anual.

Se existe alguma estação oficial, com bom histórico nesta cidade eu desconheço, mas seria bem interessante se houvesse.

Link to comment
Share on other sites

Rafael

Veja q a mínima de Apucarana (-4,7) é apenas 0,5 mais elevada q a de Curitiba (-5,2) em 18/7/1975.

Isso mostra q a região foi atingida em cheio pela MP, ao passo q o leste ficou um pouco mais afastado do núcleo mais frio.

Nas mesmas condições de Apucarana, Ctba iria tranquilamente à -7..

Pode observar q nos dmais meses da série histórica, as mínimas da primeira nem chegam perto das curitibanas.

Estamos falando da cidade q possivelmente é uma das mais frias ( ou menos kentes) do norte paranaense.

Apucarana está à 800/850m de altitude..

(Se ñ me engano, Maringá ( 590 m ) teve na época -2)

Um pouco mais à leste de Apucarana, temos uma cidade q provavelmente é a mais fria da região: São Jerônimo da Serra ( 980 m de altitude ). Pela lógica, teria 1 grau a menos q Apucarana, na média anual.

Se existe alguma estação oficial, com bom histórico nesta cidade eu desconheço, mas seria bem interessante se houvesse.

 

Acredito que em ondas de frio continentais essa região pode surpreender em termos de frio e temperatura mínimas. Sobre São Jerônimo, não conheço, porem toda a região da Serra do Cadeado é bem elevada, no IAPAR tem registros de uma estação em Mauá da Serra (notavelmente fria) ha 1020m porem são dados a partir de 1979, outra estação interessante é de Telêmaco Borda com registro de até -5ºC (dados 1976 em diante)

Não sei como está a situação dessas estações do IAPAR, se foram desativadas ou não, ou porque... :bb:

 

http://www.iapar.br/arquivos/Image/monitoramento/Medias_Historicas/Maua_da_Serra.htm

http://www.iapar.br/arquivos/Image/monitoramento/Medias_Historicas/Telemaco_Borba.htm

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba-Pr máxima de 25ºc ...agora 17.2ºC segundo SIMEPAR

 

O Simepar é o grande mistério da minha vida

Na verdade a máxima foi 26,1º

Mas sim, no gráfico de temperatura a linha vai até o 25° apenas

 

Assim como o recorde histórico de 35,5° onde a linha não chegou aos 35°

Long story..

 

Caramba, esse tempo todo acreditei no simepar... :cray:

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba-Pr máxima de 25ºc ...agora 17.2ºC segundo SIMEPAR

 

O Simepar é o grande mistério da minha vida

Na verdade a máxima foi 26,1º

Mas sim, no gráfico de temperatura a linha vai até o 25° apenas

 

Assim como o recorde histórico de 35,5° onde a linha não chegou aos 35°

Long story..

 

Caramba, esse tempo todo acreditei no simepar... :cray:

O Alan é encucado com os registros do Simepar.

Prometi q faria uma investigação rsrs nas duas estações q monitoram o JAm e Cajuru, mas ñ consegui tempo (ou ânimo) ainda.

Na vdd, eu me conformo com os registros oficiais de Pinhais.

Perdi o interesse em Curitiba e seu clima alterado..

Link to comment
Share on other sites

William, que lugar bonito em Gonçalves, na última foto que você postou e o Frost repetiu, ficaria legal uma estação naquela baixada em frente a sede da fazenda, poderia transferir a estação da Pousada para lá.

 

 

O problema é que la a estação foi 50% quem arcou foi a pousada , pra divulgação da mesma ...

 

-----------------------------------------------------

 

 

VITOR vi essa estação semana passada , pergunto é a 1°estação meteorologica Brasileira fora do Pais ?

 

Parece que começou a reportar hoje fica em Rocha Uruguai

 

http://www.inmet.gov.br/sonabra/pg_dspDadosCodigo.php?VTU2NQ==

 

-----------------------------------------------------

 

Por aqui céu limpo , temperaturas amenas

 

9,5°C Lage

 

10,0°C Reserva

Link to comment
Share on other sites

 

Caramba, esse tempo todo acreditei no simepar... :cray:

O Alan é encucado com os registros do Simepar.

Prometi q faria uma investigação rsrs nas duas estações q monitoram o JAm e Cajuru, mas ñ consegui tempo (ou ânimo) ainda.

Na vdd, eu me conformo com os registros oficiais de Pinhais.

Perdi o interesse em Curitiba e seu clima alterado..

 

:laugh:

Eu acredito nos registros em geral

Esse dia do recorde fez 35,5º enquanto no INMET (supostamente do lado) fez 34,6º (fiquei :russian: )

Já vi essa diferença outras vezes, mas ainda assim acredito nos registros

E tem o lance da localização que o Kim falou

Esse pontinho estranho até onde conheço não fica no Jd das Américas (Tento acreditar que é erro de localização do ponto apenas, mas a estação do Simepar fica ao lado do INMET)

Máxima de ontem:

ut4JOrS.png?1

 

Lista de estações. Mais a esquerda a estação do INMET, a "do meio" é a tal estação misteriosa...Mais a direita a de Pinhais (Deu erro, era pra aparecer as flechinhas..mas da pra entender)

LMqKEdj.png?1

Somado ao fato de não responderem um email sequer, mas ok..

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Boa noite senhores!

 

Hoje tivemos um dia quente e seco em grande parte da cidade do Rio de Janeiro, a tarde ficou bem ruim para respirar devido a umidade baixa e as queimadas que se alastraram com muita facilidade devido o ar seco e os ventos fortes/moderados que tivemos a tarde em algumas regiões da R.M

 

Hoje variamos assim:

 

Zona Norte:

2u5tfeb.jpg

 

Zona Sul:

oqc701.jpg

Link to comment
Share on other sites

Somado ao fato de não responderem um email sequer, mas ok..

 

essa estação 'misteriosa' parece fica aonde é o Bosque do Capão da Imbuia no mapa que tu mostrou, não sei de nenhuma estação lá...pensava que os dados vinha de uma estação no Centro Politécnico, levando em conta que a sede é la, e sempre achei que era aquela estação...

talvez o Profº Flavio poderia esclarecer melhor isso hahahah

Link to comment
Share on other sites

Alan no segundo mapa aparece a localização da estação de Pinhais.

Veja como fica longe da cidade!

Na vdd está localizada em Quatro Barras, bem próxima da represa do Iraí (grande área em azul, à direita no mapa).

A minha estação fica quase na mesma posição (latitude) da estação de Pinhais. Mais ao sul, na área verde, à nordeste de onde aparece escrito: Guatupê.

Link to comment
Share on other sites

Somado ao fato de não responderem um email sequer, mas ok..

 

essa estação 'misteriosa' parece fica aonde é o Bosque do Capão da Imbuia no mapa que tu mostrou, não sei de nenhuma estação lá...pensava que os dados vinha de uma estação no Centro Politécnico, levando em conta que a sede é la, e sempre achei que era aquela estação...

talvez o Profº Flavio poderia esclarecer melhor isso hahahah

Nc responderam meus e-mails.

No telefone, musikinha até vc desistir...

 

Já falei com ele! Não tem conhecimento de nada no Capão da Imbuia também

A princípio os dados são da estação do poli, mas esses mapas confundem a cabeça

Vou tentar mandar outro email

 

Carlos, bacana...pensei que a sua era ainda mais afastada

A mínima ali na de Pinhais esse ano foi 0º ou 1º se não me engano e chegou várias vezes aos 2º, 3º. Contra o pico mínimo de 2,6º de Ctba dia 04/06 e vários 4º,5º

Baita diferença que já faz poucos km!

Link to comment
Share on other sites

A diferença nas mínimas de Piraquara e Pinhais praticamente ñ é grande coisa, isso pq a estação Pinhais e a cidade de Piraquara ficam no mesmo plano: ambos locais elevados.

Já a minha região é meia baixada.

A mínima aki, como vc sabe chegou à -0,3 contra 1,7 na de Pinhais.

Já na baixada q eu costumo monitorar fez -2,7 mas em horário específico e ñ pegando toda a madrugada.

Então à exemplo de tantos outros lugares de relevo acidentado, as diferenças são grandes em noites calmas e de céu limpo.

 

nhaa. .. vou mimir...

 

Boa noite e até amanhã, com novas aventuras!

 

:lazy:

Link to comment
Share on other sites

Compartilhando um pouco do calor do Sudeste com o Sul... :clapping:

 

KvQv1sc.png

 

Nossa! Rosa fluorescente no leste paulista! Temperaturas chegando a 28 graus em 850 hpa! Já imagino batendo os 40 graus em áreas do litoral paulista!

 

====================================================

 

Aeroportos Grande SP às 23 horas!

 

Congonhas: 20 graus e umidade de 52%

Campo de Marte: 19 graus e umidade de 60%

Cumbica: 15 graus a umidade de 82%

Link to comment
Share on other sites

Boa noite senhores!

 

Hoje tivemos um dia quente e seco em grande parte da cidade do Rio de Janeiro, a tarde ficou bem ruim para respirar devido a umidade baixa e as queimadas que se alastraram com muita facilidade devido o ar seco e os ventos fortes/moderados que tivemos a tarde em algumas regiões da R.M

 

Hoje variamos assim:

 

Zona Norte:

2u5tfeb.jpg

 

Zona Sul:

oqc701.jpg

Opa...

Q diferença de UR entre S/N!

Link to comment
Share on other sites

Compartilhando um pouco do calor do Sudeste com o Sul... :clapping:

 

KvQv1sc.png

 

Nossa! Rosa fluorescente no leste paulista! Temperaturas chegando a 28 graus em 850 hpa! Já imagino batendo os 40 graus em áreas do litoral paulista!

 

====================================================

 

Só por curiosidade, pelo dado bruto do Europeu, São Paulo Capital teria uma máxima de 39ºC... Realmente a coisa não vai ser fácil nos próximos dias. :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta pra ti, pro Ziemann e Gvieira

Essa diferença entre ZS, ZN, centro e outras ... chega a afetar significativamente a média anual na comparação?

Tem uma diferença muito grande pra oficial? INMET?

 

Alan, só complementando os comentários dos meus excelentíssimos amigos Ziemann e Ricardo, venho deixar esses dois mapas que fiz (por favor, não quis humilhar ninguém aqui ao demonstrar tamanha técnica no paint :mosking: ), para esclarecer melhor como funcionam as coisas aqui no forno...

 

Todos sabemos que as águas do mar possuem o efeito termorregulador do ar em sua volta e partindo desse princípio conseguimos avistar o seguinte:

 

Inverno:

 

10wldmt.jpg

 

No inverno observamos que as regiões da zona sul e na orla da zona oeste,

por serem regiões banhadas pelo mar e ambas possuindo lagoas, são regiões em que a temperatura não cai muito. Entretanto adentrando mais na cidade temos a região de jacarepaguá, que é uma grande baixada e registra temperaturas baixas, pois o frio desce das grandes serras que circundam a baixada como pode ver no mapa.

Temos outras duas regiões que tem nível igual quando o assunto é frio, que são a zona oeste e a zona norte (galeão), são regiões que conseguem perder bastante calor de madrugada pois não são próximas do mar, entretanto as baias de septiba (zona oeste) e da guanabara (zona norte galeão) acabam por influenciar a queda de temperatura nessas regiões da cidade com um efeito de maritimidade moderado.

E por ultimo temos a região mais fria da cidade no inverno que é a zona norte (afonsos) e a causa da região ser fria é a posição central, distante do mar e das duas Baias que banham a cidade e também pelo fato desta área estar protegida dos ventos maritimos com as grandes montanhas que fazem uma espécie de barreira para esses ventos.

 

Já no verão ocorre o processo inverso

 

mtb1wz.jpg

 

As regiões da zona oeste e da zona norte (afonsos), por estarem protegidas dos ventos que sopram do alto mar se aquecem muito rapidamente e a umidade vai embora de tarde, e as grandes serras ainda acabam por embarreirar o ar aquecido nessas regiões, sem permitir que ele circule e ocorra uma manutenção da temperatura, ai ocorrem os picos de 41°, 42°.

Na região da zona norte (galeão), ocorre um aquecimento que é mais abrandado pelos ventos maritimos que conseguem circundar o Parque nacional da tijuca e entram também pela Baia da guanabara, mas o calor ainda sim é muito intenso.

Temos a região de jacarepaguá, que aquece muito devido as grandes montanhas que circundam a baixada e impede o ar de circular, mas também a região recebe umidade direta do mar devido a proximidade com o mesmo, e isso gera as maiores sensações térmicas da cidade no verão.

Por ultimo temos a zona sul que sofre influência direta dos ventos marítimos e mesmo nos dias de vento norte as águas do oceano acabam por não permitir um grande aquecimento na região.

 

Ou seja, é o que o Ricardo disse, sem esse nosso relevo a cidade não seria tão quente, mas também a temperatura pouco iria cair no inverno.

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta pra ti, pro Ziemann e Gvieira

Essa diferença entre ZS, ZN, centro e outras ... chega a afetar significativamente a média anual na comparação?

Tem uma diferença muito grande pra oficial? INMET?

 

Alan, só complementando os comentários dos meus excelentíssimos amigos Ziemann e Ricardo, venho deixar esses dois mapas que fiz (por favor, não quis humilhar ninguém aqui ao demonstrar tamanha técnica no paint :mosking: ), para esclarecer melhor como funcionam as coisas aqui no forno...

 

Todos sabemos que as águas do mar possuem o efeito termorregulador do ar em sua volta e partindo desse princípio conseguimos avistar o seguinte:

 

Inverno:

 

10wldmt.jpg

 

No inverno observamos que as regiões da zona sul e na orla da zona oeste,

por serem regiões banhadas pelo mar e ambas possuindo lagoas, são regiões em que a temperatura não cai muito. Entretanto adentrando mais na cidade temos a região de jacarepaguá, que é uma grande baixada e registra temperaturas baixas, pois o frio desce das grandes serras que circundam a baixada como pode ver no mapa.

Temos outras duas regiões que tem nível igual quando o assunto é frio, que são a zona oeste e a zona norte (galeão), são regiões que conseguem perder bastante calor de madrugada pois não são próximas do mar, entretanto as baias de septiba (zona oeste) e da guanabara (zona norte galeão) acabam por influenciar a queda de temperatura nessas regiões da cidade com um efeito de maritimidade moderado.

E por ultimo temos a região mais fria da cidade no inverno que é a zona norte (afonsos) e a causa da região ser fria é a posição central, distante do mar e das duas Baias que banham a cidade e também pelo fato desta área estar protegida dos ventos maritimos com as grandes montanhas que fazem uma espécie de barreira para esses ventos.

 

Já no verão ocorre o processo inverso

 

mtb1wz.jpg

 

As regiões da zona oeste e da zona norte (afonsos), por estarem protegidas dos ventos que sopram do alto mar se aquecem muito rapidamente e a umidade vai embora de tarde, e as grandes serras ainda acabam por embarreirar o ar aquecido nessas regiões, sem permitir que ele circule e ocorra uma manutenção da temperatura, ai ocorrem os picos de 41°, 42°.

Na região da zona norte (galeão), ocorre um aquecimento que é mais abrandado pelos ventos maritimos que conseguem circundar o Parque nacional da tijuca e entram também pela Baia da guanabara, mas o calor ainda sim é muito intenso.

Temos a região de jacarepaguá, que aquece muito devido as grandes montanhas que circundam a baixada e impede o ar de circular, mas também a região recebe umidade direta do mar devido a proximidade com o mesmo, e isso gera as maiores sensações térmicas da cidade no verão.

Por ultimo temos a zona sul que sofre influência direta dos ventos marítimos e mesmo nos dias de vento norte as águas do oceano acabam por não permitir um grande aquecimento na região.

 

Ou seja, é o que o Ricardo disse, sem esse nosso relevo a cidade não seria tão quente, mas também a temperatura pouco iria cair no inverno.

 

 

Parabéns pelos desenhos, ficaram ótimos :clapping: mas vou falar um pouco do achismo, acho que as regiões mais quentes da cidade no verão são sepetiba/santa cruz/campo grande na zona oeste e a parte norte da zona norte, pavuna, anchieta... agora, no inverno ainda acho que os lugares mais frios são afonsos/alto da boa vista/jacarépagua. não nessa ordem, mas creio que seja isso. PORÉM é puro achsimo :mosking: de fato mesmo eu concordo com os seus desenhos pois eles batem com as estações. Vamos aguardar mais estações em potencial na cidade :good:

Link to comment
Share on other sites

Parabéns pelos desenhos, ficaram ótimos :clapping: mas vou falar um pouco do achismo, acho que as regiões mais quentes da cidade no verão são sepetiba/santa cruz/campo grande na zona oeste e a parte norte da zona norte, pavuna, anchieta... agora, no inverno ainda acho que os lugares mais frios são afonsos/alto da boa vista/jacarépagua. não nessa ordem, mas creio que seja isso. PORÉM é puro achsimo :mosking: de fato mesmo eu concordo com os seus desenhos pois eles batem com as estações. Vamos aguardar mais estações em potencial na cidade :good:

 

Fernando, fiz esse mapa com base nas estações que temos, aliás, acho que temos várias outras partes da cidade com potencial para frio, na minha opinião, faltam estações na baixada de jacarepaguá, é uma região pessimamente monitorada, temos como referência somente um aeroporto que pouco representa o resto da baixada no frio. Se eu tivesse condições monitoraria a baixada de jacarepaguá (principalmente as regiões próximas ao pé da serra, parecem ser bem interessantes) e outros lugares que tenho bastante curiosidade é o alto das serras da cidade, temos algumas baixadas nas cotas de 600, 700 e até 800m. Em termos de Rio de Janeiro temos muito a conhecer ainda....

Link to comment
Share on other sites

Nossa! Rosa fluorescente no leste paulista! Temperaturas chegando a 28 graus em 850 hpa! Já imagino batendo os 40 graus em áreas do litoral paulista!

 

====================================================

 

Só por curiosidade, pelo dado bruto do Europeu, São Paulo Capital teria uma máxima de 39ºC... Realmente a coisa não vai ser fácil nos próximos dias. :hang1:

 

Assustador. Se na 12z (onde a temperatura não é tão alta em 850 hpa) mostra isso no mapa, na 18z ou 00z o valor já deve ter passado dos 30 graus!

Link to comment
Share on other sites

Alan, só complementando os comentários dos meus excelentíssimos amigos Ziemann e Ricardo, venho deixar esses dois mapas que fiz (por favor, não quis humilhar ninguém aqui ao demonstrar tamanha técnica no paint :mosking: ), para esclarecer melhor como funcionam as coisas aqui no forno...

 

Todos sabemos que as águas do mar possuem o efeito termorregulador do ar em sua volta e partindo desse princípio conseguimos avistar o seguinte:

 

Inverno:

 

[img ]http://oi59.tinypic.com/10wldmt.jpg[/img]

 

No inverno observamos que as regiões da zona sul e na orla da zona oeste,

por serem regiões banhadas pelo mar e ambas possuindo lagoas, são regiões em que a temperatura não cai muito. Entretanto adentrando mais na cidade temos a região de jacarepaguá, que é uma grande baixada e registra temperaturas baixas, pois o frio desce das grandes serras que circundam a baixada como pode ver no mapa.

Temos outras duas regiões que tem nível igual quando o assunto é frio, que são a zona oeste e a zona norte (galeão), são regiões que conseguem perder bastante calor de madrugada pois não são próximas do mar, entretanto as baias de septiba (zona oeste) e da guanabara (zona norte galeão) acabam por influenciar a queda de temperatura nessas regiões da cidade com um efeito de maritimidade moderado.

E por ultimo temos a região mais fria da cidade no inverno que é a zona norte (afonsos) e a causa da região ser fria é a posição central, distante do mar e das duas Baias que banham a cidade e também pelo fato desta área estar protegida dos ventos maritimos com as grandes montanhas que fazem uma espécie de barreira para esses ventos.

 

Já no verão ocorre o processo inverso

 

[img ]http://oi60.tinypic.com/mtb1wz.jpg[/img]

 

As regiões da zona oeste e da zona norte (afonsos), por estarem protegidas dos ventos que sopram do alto mar se aquecem muito rapidamente e a umidade vai embora de tarde, e as grandes serras ainda acabam por embarreirar o ar aquecido nessas regiões, sem permitir que ele circule e ocorra uma manutenção da temperatura, ai ocorrem os picos de 41°, 42°.

Na região da zona norte (galeão), ocorre um aquecimento que é mais abrandado pelos ventos maritimos que conseguem circundar o Parque nacional da tijuca e entram também pela Baia da guanabara, mas o calor ainda sim é muito intenso.

Temos a região de jacarepaguá, que aquece muito devido as grandes montanhas que circundam a baixada e impede o ar de circular, mas também a região recebe umidade direta do mar devido a proximidade com o mesmo, e isso gera as maiores sensações térmicas da cidade no verão.

Por ultimo temos a zona sul que sofre influência direta dos ventos marítimos e mesmo nos dias de vento norte as águas do oceano acabam por não permitir um grande aquecimento na região.

 

Ou seja, é o que o Ricardo disse, sem esse nosso relevo a cidade não seria tão quente, mas também a temperatura pouco iria cair no inverno.

 

Isso é uma bíblia? :laugh:

 

Brincadeiras a parte, eu gostei muito da explicação e dos traços nos mapas. Deu pra ter uma noção de como se dividem os microclimas no Rio. :good:

Link to comment
Share on other sites

Gvieira

Rapaz, tu fez um manual climático carioca! Parabéns :clapping:

Eu não sabia metade disso, mostra que conhece bem a cidade que vive

Se Ctba tivesse tantas estações eu adoraria mostrar minhas habilidades no paint tbm :laugh:

Mas deve ser até engraçado escutar essas previsões na TV pro RJ

Enfim, dúvidas esclarecidas..se quiser fechar médias de pontos diferentes pra comparar eu topo ajudar

E obrigado pela explicação :good2:

Link to comment
Share on other sites

Foreca (EWF) em sua última rodada mostrando algum alívio momentâneo pra Sampa pro dia 14/10. Após isso o calorão volta com toda força, podendo chegar aos 39 graus conforme comentou o Vitor!

 

aLx4Wn9.png

 

Curitiba vai de 12°/19° no dia 14 pra 17°/35° dia 17

Chega a ser falta de educação!

Se manter assim SP fará história, talvez Curitiba tbm

Mas está variando muito todo dia

Link to comment
Share on other sites

Gvieira

Rapaz, tu fez um manual climático carioca! Parabéns :clapping:

Eu não sabia metade disso, mostra que conhece bem a cidade que vive

Se Ctba tivesse tantas estações eu adoraria mostrar minhas habilidades no paint tbm :laugh:

Mas deve ser até engraçado escutar essas previsões na TV pro RJ

Enfim, dúvidas esclarecidas..se quiser fechar médias de pontos diferentes pra comparar eu topo ajudar

E obrigado pela explicação :good2:

 

Na verdade esse mapa é só pra ter uma ideia, acredite, dentro do Rio de Janeiro o clima pode variar bastante em regiões próximas, e isso reflete muito na vegetação e nos habitats da fauna, em algumas áreas temos mangues (na baia de guanabara e na baia de sepetiba) , em outras temos como vegetação predominante os cactos (nas praias da zona oeste) e vegetação de mata atlântica na orla da zona sul. Você pode sair de um ponto da cidade com a temperatura em 25° e chegar em outro com a temperatura na casa dos 40°, temos bairros em altitude, sem contar as serras da cidade, que desconhecemos totalmente climaticamente falando. Isso aqui é um verdadeiro amontanhado de micro climas e habitats.

Em relação à médias é um dos meus planos para 2015, fazer um monitoramento de vários pontos da cidade e fechar médias a fim de comparação, mas ainda tenho muitas duvidas de como fazer isso corretamente.

Ah e outra coisa, não sei se você já percebeu, mas a automática de Curitiba já está online novamente :good2:

Link to comment
Share on other sites

Foreca (EWF) em sua última rodada mostrando algum alívio momentâneo pra Sampa pro dia 14/10. Após isso o calorão volta com toda força, podendo chegar aos 39 graus conforme comentou o Vitor!

 

aLx4Wn9.png

 

Curitiba vai de 12°/19° no dia 14 pra 17°/35° dia 17

Chega a ser falta de educação!

Se manter assim SP fará história, talvez Curitiba tbm

Mas está variando muito todo dia

 

Mas acredito que aqui vai chegar a uns 36/37!

Realmente tá variando bastante já que até ontem não era mostrado esse refresco tanto aí em Curitiba quanto aqui em Sampa no dia 14/10.

 

Vi também que a previsão mostra que as cidades do litoral daqui de SP terão máxima um pouco mais comportadas (chegando a 36 graus no máximo)

Link to comment
Share on other sites

Foreca (EWF) em sua última rodada mostrando algum alívio momentâneo pra Sampa pro dia 14/10. Após isso o calorão volta com toda força, podendo chegar aos 39 graus conforme comentou o Vitor!

 

aLx4Wn9.png

 

Curitiba vai de 12°/19° no dia 14 pra 17°/35° dia 17

Chega a ser falta de educação!

Se manter assim SP fará história, talvez Curitiba tbm

Mas está variando muito todo dia

 

Alan e Vitor.

 

São Paulo nunca chegou a 39 graus, pelo visto existem coisas que escaparam ao olhar de vocês, talvez pelo desconhecimento do clima de SP.

 

Existem duas barreiras geográficas em SP que explicam o porque o interior é quente, e a grande SP em si não é.

 

A primeira barreira é a serra do mar. Barreira entre aspas, porque ela faz a função de reter o vento marítimo, e o resfriar antes de jogar pra cima do sul da grande SP. Como devem ter percebido, olhando o GFS, não foi colocada em nenhum dos dias a chance de encostar nos 33 na grande SP, e ao sul da região, a faixa de 31 toca mal e mal, mesmo depois do dia 14. Porque esta diferença? Ventos marítimos, simplificando a coisa, vão tocar a serra e causar o resfriamento natural da minha região.

 

 

Olhando a carta de pressão, fica claro que o sudeste está na borda da alta violenta dessa semana, isso quer dizer que há perturbações na borda da serra, o que pode fazer aquele efeito que já cansei de ver aqui na região: SP capital com 30, 31 e São Bernardo após as 16 horas cair pra 22,23 graus. Essa perturbação, por ser resultado de uma alta absurdamente forte, terá força pra trazer o vento maritimo do mar pra região da grande SP, isso quer dizer que espero uma revisão das máximas PARA MENOS na região da grande SP e espero ver nas próximas saídas o resfriamento que históricamente o sul da grande SP sempre experimenta ao final da tarde.

 

Agora vamos à segunda barreira, a serra da Cantareira, Japi, Itaberaba, Botucatu, Mantiqueira, e por ai vai.

 

Essa barreira tem dupla função: faz o bloqueio da brisa maritima que subiu a serra do mar, e ao mesmo tempo bloqueia o ar seco continental de se fazer presente na grande SP (ao menos na maioria dos municípios, pois há municipios que escapam desse controle, como alguns da zona oeste de SP, exemplo Pirapora do Bom Jesus).

 

Agora vamos brincar de coisas reais que aí vão entender a questão:

 

Imaginem uma panela a vapor destampada. Agora pensem que esta panela guarde vapores gelados e não quentes. Obviamente que sem a tampa a umidade do vapor se perde na atmosfera. Agora tampem a panela com a serra do mar e a Cantareira. Vão ter gotículas de água gelada acumulando na tampa. O ar úmido ao se resfriar se condensa, e assim nasceu a mata atlantica, reinante desde os contrafortes a barlavento da Cantareira até as encostas super umidas da serra do mar. do lado de lá da Cantareira, Mairiporã já experimenta um clima mais parecido com o do interior, mais seco, que o clima da capital.

 

Falei com o Coutinho sobre isso a algumas horas atrás, apostaria máximas nessa onda de calor entre 32 a 34 graus nas áreas mais quentes, talvez beliscando os 35, e máximas na região do ABC, mais próximas da serra, entre 29 e 32 graus, isso se as perturbações de borda da alta permitirem que se chegue a estes valores.

 

39, conhecendo o clima da grande SP, desculpem mas nem em sonho!

 

Esse refresco...eheheh é só o começo do que os refinamentos dos modelos vão mostrar ainda!

 

Agora pro interior de SP....a coisa vai ferver literalmente! Só não acredito em recordes de décadas sendo quebrados.

Link to comment
Share on other sites

Médias Outubro 2014:

 

18,8 (-0,8) - Porto Alegre RS

 

20,1 (+0,5) - Florianópolis SC

 

14,7 - (-2,4) Curitiba PR

 

17,3 (-2,6) - São Paulo SP

 

20,4 (-1,5) - Belo Horizonte MG

 

21,5 (-2,2) Rio de Janeiro RJ (Galeão)

 

21,9 (-1,6) Vitoria ES

 

Quem diria que um dia eu veria a cidade de SP tendo médias bem abaixo das normais! Pena que a festa acabou, mas ainda creio que o mes deva fechar ou na neutralidade ou no máximo 0,5 mais quente...dificilmente mantem a média abaixo das normais. Apesar que já há possibilidade de refresco dia 14 e no final da grade, há a evolução de uma frente fria com ciclone, seguida de alta de 1030...alguem já consegue enxergar o horizonte após a onda de calor?

 

Mafili, creio eu que entendi o teu motivo de querer a desativação das estações do PNI...e concordo com essa idéia, se o teu motivo for o que eu estou pensando :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Carlos e Luba

 

2015 pode ser O ANO em termos de frio no PNI...mas em termos de viabilidade, creio eu que será mais produtivo fazermos a troca e a instalação do repetidor depois de Março...garanto que não é nada agradável subir lá com chuvas e mais chuvas caindo na cabeça. E o que falar de enchente e granizo? eheheheh

 

HEDGDASSDTRSE

 

está certo, não mora ninguem lá...mas em compensação, em questão de visitação....de 4 mil a 10 mil pessoas num mes...será que já tentou olhar pela ótica do turismo? Turismo envolve pessoas, envolve dinheiro, envolve interesse...será que o parque está achando tão ruim assim ter as estações instaladas lá? Abre tua mente!!!!

Link to comment
Share on other sites

Na verdade esse mapa é só pra ter uma ideia, acredite, dentro do Rio de Janeiro o clima pode variar bastante em regiões próximas, e isso reflete muito na vegetação e nos habitats da fauna, em algumas áreas temos mangues (na baia de guanabara e na baia de sepetiba) , em outras temos como vegetação predominante os cactos (nas praias da zona oeste) e vegetação de mata atlântica na orla da zona sul. Você pode sair de um ponto da cidade com a temperatura em 25° e chegar em outro com a temperatura na casa dos 40°, temos bairros em altitude, sem contar as serras da cidade, que desconhecemos totalmente climaticamente falando. Isso aqui é um verdadeiro amontanhado de micro climas e habitats.

Em relação à médias é um dos meus planos para 2015, fazer um monitoramento de vários pontos da cidade e fechar médias a fim de comparação, mas ainda tenho muitas duvidas de como fazer isso corretamente.

Ah e outra coisa, não sei se você já percebeu, mas a automática de Curitiba já está online novamente :good2:

 

Os aeroportos não tem os registros no wunderground ou outra fonte?

Seria um bom começo pra brincar

 

 

Alan e Vitor.

 

São Paulo nunca chegou a 39 graus, pelo visto existem coisas que escaparam ao olhar de vocês, talvez pelo desconhecimento do clima de SP.

 

Olá Artur

Estava simplesmente e ingenuamente comentando a rodada do Europeu, acho interessante essas previsões brutas e cenários propostos, mesmo que bem fictícios por vezes (Acho que o Daniel estava fazendo o mesmo) (Vitor?)

Curitiba registrou 35ºC uma única vez no INMET (1985) então sei que o pico de calor dificilmente chegará a isso

Na onda de calor em fevereiro, dias antes ao 08/02 vi algumas previsões que colocavam 36ºC pra Ctba e até torci pra que acontecesse, devido a grandiosidade do cenário proposto ali. Resultado: 34,6º

Adoraria ver SP com 39º, ou Ctba nos 36º em um evento de magnitude

Quanto a conhecimento climático brasileiro, gostei de ver vc aplicando conceitos pra tua região ... está de parabéns

Ainda conheço pouco da realidade climática do vizinho paulista

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Goiânia segue o tempo seco e calor, porém não muito. A tendência pros próximos dias é aumentar o calor e as próximas chuvas estão sinalizadas por volta do dia 19 ou 20. A menos que chova bem no fim do mês, teremos mais um mês seco. Vamos ter que rezar muito pra estação chuvosa compensar o ano passado e encher nossos reservatórios. Se isso não acontecer a partir de Jan/2015 a energia de todos subirá R$ 0,03/kWh.

Link to comment
Share on other sites

Mais um amanhecer de temperatura mínima abaixo das normais de outubro aqui em Laje do Muriaé-RJ, infelizmente nos próximos dias a temperatura vai disparar.

 

Carlos Dias, vocês vão procurar o local mais frio, dos locais que já são muito frios, se conseguirem descobrir esse local a 1500 m, 2000 ou 2700 metros do Posto Marcão, vai ter gente tendo um PIRIPAQUE, pelo novo local registrar temperaturas tão baixas em boa parte do ano( vão ficar inconsoláveis) pelo novo local.

Link to comment
Share on other sites

Carlos e Luba

 

2015 pode ser O ANO em termos de frio no PNI...mas em termos de viabilidade, creio eu que será mais produtivo fazermos a troca e a instalação do repetidor depois de Março...

 

Em busca do ponto + frio

 

Artur...já sabemos que aquele vale é o ponto mais frio, agora resta descobrir qual ponto é o mais frio deste vale. De ponta a ponta ele tem cerca de 4km. O Marcão fica numa ponta e o Rebouças na outra....e já foram testatos. Já descobrimos que dentro destes 4 mil metros, na ponto 300 mts (Furnas) partindo do Marcão, o resultado está sendo muito bom até agora em relação a antiga estação na Portaria do Parque. Mas temos a faixa dos 800m , 1200m , 1800m e 2400m. A nascente do Rio Campo Belo fica nos 1.200 mts e segundo o pessoal local se trata do ponto mais frio. Poderíamos deixar uns três termometros digitais nestes pontos para ver os resultados..Aliás eu tenho 3 digitais em casa que poderiam ser utilizados para o teste.

 

5G8O1bm.jpg

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, vocês vão procurar o local mais frio, dos locais que já são muito frios, se conseguirem descobrir esse local a 1500 m, 2000 ou 2700 metros do Posto Marcão, vai ter gente tendo um PIRIPAQUE, pelo novo local registrar temperaturas tão baixas em boa parte do ano( vão ficar inconsoláveis) pelo novo local.

 

Faremos uma varredura na Serra Catarinense tambem pra acalmar os animos e tambem para incentivar os que estão em silencio a voltarem interagir aqui....e sairem da depressão climática..

 

:mosking:

 

PS: É brincandeira...(melhora avisar)!!

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo, ainda está muito quente em Goiânia?

 

Quanto ao seu comentário de que a energia vai subir R$ 0,03 o KiloWatts, a partir de janeiro 2015, se chover pouco nos próximos meses,já fiz minhas contas de quanto vou pagar a mais aqui em casa, o absurdo de R$ 3,00 reais mensais :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.