Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro 2014


Recommended Posts

Vitoria e Porto Seguro estão tendo minimas e máximas menores que mais ao sul, deve ser pq ainda recebem um pouco daquela MP que passou no final de semana no sudeste

 

Uma pergunta pra ti, pro Ziemann e Gvieira

Essa diferença entre ZS, ZN, centro e outras ... chega a afetar significativamente a média anual na comparação?

Tem uma diferença muito grande pra oficial? INMET?

Link to comment
Share on other sites

Médias de Outubro - 2014

 

06,3 - Pq do Itatiaia RJ (PWS)

06,6 - Morro da Igreja SC (Inmet)

 

 

 

Já virou o jogo! Não tem jeito, o vale do PNI é o lugar mais frio monitorado do Brasil!!! Extremos de mínimas, médias máximas, mínimas e gerais.

 

Só tem uma coisa que o PNI não consegue bater...

 

Ser o lugar com as menores máximas! Esse título ainda fica com o Morro da Igreja e o Morro das Torres (dos locais com estação meteorológica)

 

Agora, o dado mais impressionante:

 

Média das mínimas Outubro 2014: -1,9!!!

 

A média do Marcao em Outubro 2013 foi de 9,6 e arriscaria lá 7,5 este mês....ou -2,0 em relação ao ano passado..

Link to comment
Share on other sites

Vitoria e Porto Seguro estão tendo minimas e máximas menores que mais ao sul, deve ser pq ainda recebem um pouco daquela MP que passou no final de semana no sudeste

 

Uma pergunta pra ti, pro Ziemann e Gvieira

Essa diferença entre ZS, ZN, centro e outras ... chega a afetar significativamente a média anual na comparação?

Tem uma diferença muito grande pra oficial? INMET?

 

Alan

Aqui no Rio tem vários fatores que diferencia as temperaturas em cada canto da cidade

 

o inverno é mais frio tanto em máxima e mínimas nas zonas nortes e oeste, porem no verão é mais quente!

 

Pq?

 

Um dos fatores: A cidade do Rio é montanhosa, e por conta disto, no verão ou em dias quentes as zonas norte e oeste não recebem ventos marítmos, o que forma ilhas de calor natural, alem tambem pela ilha de calor dos prédios e etc...enquanto as tardes de dias quentes, os ventos ameniza um pouco o calor do litoral e centro, o suburbio fica sem esses ventos e por conta disso, o calor aumenta e a umidade cai.

 

A mesma situação que acontece no verão, acontece de forma oposta no inverno

 

a massa polar sobre a cidade derruba temperatura em toda cidade, porém o frio é sentido com mais intensidade no N e O, pois os ventos impedem das temperaturas abaixem no S e C, já N e O não recebe os ventos, e a temperatura cai ainda mais.

 

Claro que existe outros fatores, mas esse talvez seja o principal

 

O Rio seria menos quente sem as montanhas no verão, porém seria menos fria no inverno

Link to comment
Share on other sites

Quero deixar meus parabens ao *De Olho no Tempo* por noticiar os -8,4 do Itatiaia, e ainda elogiando o Baz...

 

A madrugada deste domingo (05) foi a mais fria de 2014 no alto do Parque Nacional do Itatiaia, entre os municípios de Itamonte, em Minas Gerais e Resende, no Rio de Janeiro.

A estação meteorológica automática mantida pelo Brasil Abaixo de Zero (BAZ), principal e mais completo fórum de discussão meteorológica do país, aferiu temperatura mínima de -8,4°C, o que iguala com o registro da menor temperatura de todo o Brasil em 2014 aferida no município de São Joaquim em Santa Catarina.

Como efeito do frio muito intenso sobre uma altitude de mais de dois mil metros, houve formação de geada intensa e também congelamento da água em poças, além da própria vegetação

 

http://deolhonotempo.com.br/frio-intenso-de-84c-congela-areas-em-resende-rj/

Link to comment
Share on other sites

Acho que a medida que vou ficando mais velho, vou perdendo algumas tolerâncias. Congestionamento, barulho, pessoas demais......acabam me irritando.
Eu também... só que no meu caso vão cansando... :negative:

O pior é a má educação no transito: todo mundo apressado, estressado...

 

------------------

A sim, nestes aspectos: inclinação solar, amplitude entre as estações e melhor definição das mesmas, se comparado com outras latitudes, é bem interessante.

Mas pra poder sentir isso e apreciar tem q morar no local. Ou ir então no período certo.

Tem o lado negativo, pelo menos pra mim, q é a imensidão do "vazio"... mar, areia e planície.

Preciso de montanhas pra olhar e ñ me sentir perdido..

Torres é legal..

Isso é verdade, o lugar não tem montanhas, quando estive em Pelotas em agosto e precisei me deslocar para Rio Grande, na estrada o cenário que se avistava era de um imenso vazio, céu muito nublado, apenas se via o contorno das araucárias ao longe contrastando com o céu nublado, um vento muito frio e ainda tocava uma musica muito triste no rádio do carro :mosking: , sensação de extrema melancolia. Nada contra montanhas, mas o clima de melancolia me faz muito bem, só não sei o porquê... :hang1:

Tenho muita curiosidade. Levar em conta também que lá tem o "menor dia" brasileiro, baixíssima insolação no inverno

Já estive em Santa Vitória do Palmar-RS, infelizmente apenas 2 dias.

Era um mês de novembro, ventava "pra dedéu" e estava bastante frio, uma daquelas MP's tardias.

Um céu azul maravilhoso.

A cidade fica entre 2 extensões de água: a Lagoa Mirim a oeste, oceano Atlântico a leste (Uns 15 km).

Mas lá também pode fazer bastante calor. :heat:

 

Quem está "acostumado com morros" como nós aqui do sudeste, estranha mesmo.

Mas Uruguaiana, São Borja... também são assim: não se vê uma elevação...

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade...

Principalmente ao Ernani, que se interessa por essas coisas (Se é que ele já não tem esses dados...).

 

Estação convencional do INMET desativada em Contagem, Grande BH, em 1979:

31/05 - 3,5°C / 17,0°C

01/06 - 1,4°C / 20,0°C

02/06 - 6,8°C / 20,2°C

 

Outra estação convencional do INMET desativada, em Curvelo (~160 km a norte de BH), registrou 4,4°C em 01/06/1979.

 

Outra desativada em Engenheiro Dolabela (Bocaiuva), próxima a Montes Claros, no norte de MG, registrou 3,5°C no mesmo dia.

Link to comment
Share on other sites

 

Alan

Aqui no Rio tem vários fatores que diferencia as temperaturas em cada canto da cidade

 

o inverno é mais frio tanto em máxima e mínimas nas zonas nortes e oeste, porem no verão é mais quente!

 

Pq?

 

Um dos fatores: A cidade do Rio é montanhosa, e por conta disto, no verão ou em dias quentes as zonas norte e oeste não recebem ventos marítmos, o que forma ilhas de calor natural, alem tambem pela ilha de calor dos prédios e etc...enquanto as tardes de dias quentes, os ventos ameniza um pouco o calor do litoral e centro, o suburbio fica sem esses ventos e por conta disso, o calor aumenta e a umidade cai.

 

A mesma situação que acontece no verão, acontece de forma oposta no inverno

 

a massa polar sobre a cidade derruba temperatura em toda cidade, porém o frio é sentido com mais intensidade no N e O, pois os ventos impedem das temperaturas abaixem no S e C, já N e O não recebe os ventos, e a temperatura cai ainda mais.

 

Claro que existe outros fatores, mas esse talvez seja o principal

 

O Rio seria menos quente sem as montanhas no verão, porém seria menos fria no inverno

 

Eu abro o Wundergound e realmente há muita disparidade

Sabe se na média anual fica parecido? Já que existe uma região com menor e outra com maior amplitude no ano

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta pra ti, pro Ziemann e Gvieira

Essa diferença entre ZS, ZN, centro e outras ... chega a afetar significativamente a média anual na comparação?

Tem uma diferença muito grande pra oficial? INMET?

 

Alan

Aqui no Rio tem vários fatores que diferencia as temperaturas em cada canto da cidade

 

o inverno é mais frio tanto em máxima e mínimas nas zonas nortes e oeste, porem no verão é mais quente!

 

Pq?

 

Um dos fatores: A cidade do Rio é montanhosa, e por conta disto, no verão ou em dias quentes as zonas norte e oeste não recebem ventos marítmos, o que forma ilhas de calor natural, alem tambem pela ilha de calor dos prédios e etc...enquanto as tardes de dias quentes, os ventos ameniza um pouco o calor do litoral e centro, o suburbio fica sem esses ventos e por conta disso, o calor aumenta e a umidade cai.

 

A mesma situação que acontece no verão, acontece de forma oposta no inverno

 

a massa polar sobre a cidade derruba temperatura em toda cidade, porém o frio é sentido com mais intensidade no N e O, pois os ventos impedem das temperaturas abaixem no S e C, já N e O não recebe os ventos, e a temperatura cai ainda mais.

 

Claro que existe outros fatores, mas esse talvez seja o principal

 

O Rio seria menos quente sem as montanhas no verão, porém seria menos fria no inverno

 

O Rio teria um verão bem mais ameno se o relevo da cidade não fosse tão "problemático".

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta pra ti, pro Ziemann e Gvieira

Essa diferença entre ZS, ZN, centro e outras ... chega a afetar significativamente a média anual na comparação?

Tem uma diferença muito grande pra oficial? INMET?

 

Eu tô por fora desses valores de média. Sei que a estação oficial, na Praça Mauá, é cercada por grandes paredões de concreto. Dizem até que está fora dos padrões da OMM.

Link to comment
Share on other sites

Acho que o Vale do Ruah deve ficar pau-a-pau ou até perder em relação ao Campo Belo....vejam que a area é bem mais ampla e deve ter bem mais volume de ventos do que o Campo Belo que está mais protegido neste sentido. Vamos ver se conseguimos inaugurar a estação do Campo Belo até janeiro. O local fica há 1200 mts da portaria ou do Posto Marcão

 

20110319-191821.jpg

Link to comment
Share on other sites

A temperatura deve começar a entrar em elevação nesta quarta feira, até o fim de semana a temperatura deve se elevar bastante podendo chegar a 35-36°C.. :heat: :negative: , espero que não venha tanto calor..ha

 

Jean, tu tem as médias mensais da tua região?

É mais alto e mais frio que Londrina por ai?

Olha Alan estou a cerca de 30 Km de Londrina a cidade de Rolândia em si é mais alta que Londrina ( 610 metros) e mais ventosa por isso em epocas de frio sinto mais frio por aqui, minha casa está a 620 metros de altitude e a cidade tem uma média de 720 metros.

Com relação as médias, venho a 8 anos calculando aqui em casa e tenho assim ( Dados desde 2006)

JAN: 24.7°C

FEV: 25.3°C

MAR: 24.1°C

ABR: 21.8°C

MAI: 17.9°C

JUN: 16.4°C

JUL: 16.4°C

AGO: 18.3°C

SET: 21.0°C

OUT: 22.9°C

NOV: 23.9°C

DEZ: 25.1°C

MÉDIA ANUAL: 21.18°C :good:

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta pra ti, pro Ziemann e Gvieira

Essa diferença entre ZS, ZN, centro e outras ... chega a afetar significativamente a média anual na comparação?

Tem uma diferença muito grande pra oficial? INMET?

 

Eu tô por fora desses valores de média. Sei que a estação oficial, na Praça Mauá, é cercada por grandes paredões de concreto. Dizem até que está fora dos padrões da OMM.

 

Ah sim, seria um estudo bacana de fazer

Ver um gráfico de temperatura média durante o ano na ZN e ZS e ver quando é que "trocam" de lugar e etc

Enfim, obrigado Ziemann

Link to comment
Share on other sites

Olha Alan estou a cerca de 30 Km de Londrina a cidade de Rolândia em si é mais alta que Londrina ( 610 metros) e mais ventosa por isso em epocas de frio sinto mais frio por aqui, minha casa está a 620 metros de altitude e a cidade tem uma média de 720 metros.

Com relação as médias, venho a 8 anos calculando aqui em casa e tenho assim ( Dados desde 2006)

JAN: 24.7°C

FEV: 25.3°C

MAR: 24.1°C

ABR: 21.8°C

MAI: 17.9°C

JUN: 16.4°C

JUL: 16.4°C

AGO: 18.3°C

SET: 21.0°C

OUT: 22.9°C

NOV: 23.9°C

DEZ: 25.1°C

MÉDIA ANUAL: 21.18°C :good:

 

Ah bacana, eu sou natural de Guaíra, extremo oeste

Lá fica a 220m de altitude, as médias são parecidas..só o verão que é mais quente por lá..muito provavelmente

Obrigado :good2:

Link to comment
Share on other sites

Fico pensando, o que seria mais significativo.....

 

-12 no PNI em julho

 

ou

 

-5 no PNI em janeiro

 

Entendo perfeitamente a colocação.

 

A temperatura negativa em janeiro de 2014 já ocorreu.

 

Evidente que nem foi comentada [ houve sim pequenos destaques]

 

 

============

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pois é. Mas lá não é uma cidade, não é um vila... É apenas uma montanha ou como queiram chamam que só moram o cuidador do parque e os animais.

Link to comment
Share on other sites

Tarde de sol e calor em Porto Alegre (RS)

 

8 de outubro de 2014 às 15:39 por Marcelo Pinheiro

 

A massa de ar seco que predomina e a presença de ventos quentes do quadrante norte garantem uma tarde de sol forte e com temperatura alta em Porto Alegre nesta quarta-feira. No momento os termômetros registram 30 graus no aeroporto Salgado Filho.

 

Climatempo

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta pra ti, pro Ziemann e Gvieira

Essa diferença entre ZS, ZN, centro e outras ... chega a afetar significativamente a média anual na comparação?

Tem uma diferença muito grande pra oficial? INMET?

 

Eu tô por fora desses valores de média. Sei que a estação oficial, na Praça Mauá, é cercada por grandes paredões de concreto. Dizem até que está fora dos padrões da OMM.

 

Ah sim, seria um estudo bacana de fazer

Ver um gráfico de temperatura média durante o ano na ZN e ZS e ver quando é que "trocam" de lugar e etc

Enfim, obrigado Ziemann

 

Sem dúvida! A variação de temperatura é muito grande na ZN/ZO.

 

-----------------------------------

 

Fim de tarde com poucas nuvens no Rio.

 

Aeroportos:

 

23°C - Santos Dumont

26°C - Galeão

Link to comment
Share on other sites

No Climatempo não está prevendo nenhuma hecatombe para os próximos dias no Sul. Máxima de 32° em Curitiba e 33° em Porto Alegre.

 

Sim, a diferença é a duração

 

Em Poa serão poucos dias de calor intenso

Em Curitiba serão mais dias quentes, mesmo que a máxima absoluta seja menor

Já São Paulo vai torrar por dias e dias, coisa vai ser feia por lá

Link to comment
Share on other sites

Fico pensando, o que seria mais significativo.....

 

-12 no PNI em julho

 

ou

 

-5 no PNI em janeiro

 

Entendo perfeitamente a colocação.

 

A temperatura negativa em janeiro de 2014 já ocorreu.

 

Evidente que nem foi comentada [ houve sim pequenos destaques]

 

 

 

Pois é. Mas lá não é uma cidade, não é um vila... É apenas uma montanha ou como queiram chamam que só moram o cuidador do parque e os animais.

A gente já sabe, bebê!

:heart:

Link to comment
Share on other sites

Pois é. Mas lá não é uma cidade, não é um vila... É apenas uma montanha ou como queiram chamam que só moram o cuidador do parque e os animais.

 

Então Hedsgpa, complicado mesmo....99% das estações de SC do Epagri ficam em locais desabitados , fora da cidade e alguns do Inmet tambem, veja Ausentes e Soledade e até o Chuí....as estaçoes do William, o Castelinho do Bruno, O Cruzeiro da Climaterra, Ilha do Mel no Parana....não sobra ninguem...

 

Piraquara, do Carlos Campos nao sei responder se tá na dowtown de lá....

 

Acho que poderemos considerar então uma mei-duzia e ole-lá...O Mirante de Santana por exemplo...esta fica na cidade...

Link to comment
Share on other sites

Então Hedsgpa, complicado mesmo....99% das estações de SC do Epagri ficam em locais desabitados , fora da cidade e alguns do Inmet tambem, veja Ausentes e Soledade e até o Chuí....as estaçoes do William, o Castelinho do Bruno, O Cruzeiro da Climaterra, Ilha do Mel no Parana....não sobra ninguem...

Piraquara, do Carlos Campos nao sei responder se tá na dowtown de lá....

Acho que poderemos considerar então uma mei-duzia e ole-lá...O Mirante de Santana por exemplo...esta fica na cidade...

A maioria das estações do CIIAGRO também ficam literalmente no meio do mato. :mosking:

 

Já comentei tudo isso no passado.

Não adianta.

Como dizia minha avó: é malhar em ferro frio. :mosking:

É pura perda de tempo...

Link to comment
Share on other sites

Pois é. Mas lá não é uma cidade, não é um vila... É apenas uma montanha ou como queiram chamam que só moram o cuidador do parque e os animais.

A gente já sabe, bebê!

:heart:

 

 

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Na boa, esse hedsgpa é muito chato! Pelamordeus!

Mas achei muito comédia a resposta que o Kim deu :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Pois é. Mas lá não é uma cidade, não é um vila... É apenas uma montanha ou como queiram chamam que só moram o cuidador do parque e os animais.

 

Então Hedsgpa, complicado mesmo....99% das estações de SC do Epagri ficam em locais desabitados , fora da cidade e alguns do Inmet tambem, veja Ausentes e Soledade e até o Chuí....as estaçoes do William, o Castelinho do Bruno, O Cruzeiro da Climaterra, Ilha do Mel no Parana....não sobra ninguem...

 

Piraquara, do Carlos Campos nao sei responder se tá na dowtown de lá....

 

Acho que poderemos considerar então uma mei-duzia e ole-lá...O Mirante de Santana por exemplo...esta fica na cidade...

 

 

Para mim a prioridade da meteorologia é acompanhar e monitorar o clima para as pessoas. Por isso acho tão importante monitorar cidades por menor que seja... Do que morro, baixadas, desabitadas mais é a minha opinião que sei que é diferente das 99% de muitos aqui.

Link to comment
Share on other sites

10622894_1525422364369164_4692383012606321260_n.jpg?oh=0ae433de39bad645307f19e4e7e89d85&oe=54C947FB&__gda__=1422092482_c41383f9da4c8113d26cc85790284897

 

Coisa linda!

 

Gonçalves tem uma pagina no face, já vi algumas fotos por lá!

 

https://www.facebook.com/pages/Nossa-Gon%C3%A7alves-MG/1408788596052106?sk=timeline

 

 

Marmelopolis tem pagina também, tem varias fotos de geada, inclusive geou por lá nessa ultima MP!

 

https://www.facebook.com/Marmelopolis?fref=ts

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui tivemos calor hoje , fez 25°C , o céu deu uma carregada a tarde como previsto pelo GFS , parecia que ia cair alguns pingos mais nada ...

 

A noite segue quente ainda faz entre 14°C e 15°C

 

 

Sobre o PNI , o dia que fui la entre 7h e 10h estavam pra dentro do PNI cerca de 800 pessoas , isso em apenas um dia , o segurança me falou que com a divulgação que BAZ deu pro local com a estaçoes o numero de turistas cresceu e muito por la , chegando a marca de 10 mil pessoas em um mes ...

 

Sobre os nativos de la , fiquei sabendo que existem javalis , onças , e coelhoes , não sabia que esses animais gostavam de frio :sarcastic:

 

HDSPA , não da pra discutir com voce cara , pra discutirmos temos que saber o nome da pessoa pra não falarmos pro vazio , não sabemos se é João , Jose , Helder , Pedro LUCAS , Juliano ou sei la , .... mais respeito sua opnião !

Link to comment
Share on other sites

HDSPA , não da pra discutir com voce cara , pra discutirmos temos que saber o nome da pessoa pra não falarmos pro vazio , não sabemos se é João , Jose , Helder , Pedro LUCAS , Juliano ou sei la , .... mais respeito sua opnião !

 

Permita-me discordar, mas o que o hedgspa dá não é opinião, é choro.

Link to comment
Share on other sites

Pois é. Mas lá não é uma cidade, não é um vila... É apenas uma montanha ou como queiram chamam que só moram o cuidador do parque e os animais.

 

Então Hedsgpa, complicado mesmo....99% das estações de SC do Epagri ficam em locais desabitados , fora da cidade e alguns do Inmet tambem, veja Ausentes e Soledade e até o Chuí....as estaçoes do William, o Castelinho do Bruno, O Cruzeiro da Climaterra, Ilha do Mel no Parana....não sobra ninguem...

 

Piraquara, do Carlos Campos nao sei responder se tá na dowtown de lá....

 

Acho que poderemos considerar então uma mei-duzia e ole-lá...O Mirante de Santana por exemplo...esta fica na cidade...

 

 

Para mim a prioridade da meteorologia é acompanhar e monitorar o clima para as pessoas. Por isso acho tão importante monitorar cidades por menor que seja... Do que morro, baixadas, desabitadas mais é a minha opinião que sei que é diferente das 99% de muitos aqui.

 

 

Então pra voce pe melhor acompanhar o clima pra pessoas ? O que as pessoas vão querer com estaçoes meteorolgicas ? Acho que o foco principal em 99% dos casos é agricultura e turismo , então uma lavoura vai ter por base uma estação no centro de uma cidade ? Ou uma estação perto de onde elas estao ? E pelo que eu sei a maior parte da agricultura fica nos arredores da cidade .. Uma pessoa normal esta pouco se lixando pra que serve uma estação , e o agricultor ta la querendo saber informaçoes de chuva ventos temperaturas etcs ....

Link to comment
Share on other sites

A minha estação (velha e convencional) fica em área rural. Poucas casas por perto. E é disso q eu gosto!

Se eu morasse em área urbana e poluída de tdas as formas eu ñ faria!

Eu ñ tô nem aí se a temperatura q registro na área da estação ñ seria exatamente a msma q alguém poderia estar registrando na vila mais próxima... já basta o fato de q quase tdas as estações curitibanas estão em locais urbanizados.

Qto ao PNI, eu considero interessante o local e aprecio os registros feitos lá.

Acho q mto sacrifício foi feito e provavelmente ainda muito mais será feito pela manutenção das estações nakele local. E isso tem q ser valorizado, ou pelo menos ñ deve ser desprezado de forma alguma.

Qto à atitudes bairristas ou debochadas de alguns, fzndo comparações tolas ou mesmo competitivas, devem ser ignoradas, já q geram desunião e tumulto na maioria das vzs.

Essas pessoas tem q ser desprezadas!

Isso daki ñ é uma arena de disputa e q vença o melhor.

Nesses 2 anos de Baz, já me posicionei diversas vzs de forma nd elogiável. Mas conforme o erro vem a lição. .. penso q melhorei minhas atitudes.

Infelizmente há aki pessoas q vão pelo caminho contrário.

Link to comment
Share on other sites

Pois é. Mas lá não é uma cidade, não é um vila... É apenas uma montanha ou como queiram chamam que só moram o cuidador do parque e os animais.

 

Então Hedsgpa, complicado mesmo....99% das estações de SC do Epagri ficam em locais desabitados , fora da cidade e alguns do Inmet tambem, veja Ausentes e Soledade e até o Chuí....as estaçoes do William, o Castelinho do Bruno, O Cruzeiro da Climaterra, Ilha do Mel no Parana....não sobra ninguem...

 

Piraquara, do Carlos Campos nao sei responder se tá na dowtown de lá....

 

Acho que poderemos considerar então uma mei-duzia e ole-lá...O Mirante de Santana por exemplo...esta fica na cidade...

 

 

Para mim a prioridade da meteorologia é acompanhar e monitorar o clima para as pessoas. Por isso acho tão importante monitorar cidades por menor que seja... Do que morro, baixadas, desabitadas mais é a minha opinião que sei que é diferente das 99% de muitos aqui.

Esse interesse e essa preocupação q vc tem pelas pessoas (populações) é tocante, Heds..

Eu keria ser assim, acredite!

E eu rio mtas vzs das tuas colocações.

Então penso q simpatizo com vc.

 

+

Noite morna em Curicity..

Cara de chuva..

Link to comment
Share on other sites

Pois é. Mas lá não é uma cidade, não é um vila... É apenas uma montanha ou como queiram chamam que só moram o cuidador do parque e os animais.

A gente já sabe, bebê!

:heart:

 

 

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Na boa, esse hedsgpa é muito chato! Pelamordeus!

Mas achei muito comédia a resposta que o Kim deu :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

ner? :friends:

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

El Campesino.

Li teu comentário.

Lágrimas rolaram

Aprendi a ouvir

A voz da maioria silenciosa

Tenho um problema

Que vai corroer

Este pobre corpo

Talvez uma noite

No braço esquerdo

Da amada

Resolva.

E como diz-se

Em Albuquerque

Durango Kid

Quase me pegou

 

Beijos

Ha ha ha

Meu tio imaginário nascido, criado e morrido no Novo México sempre me dizia:

"Mau ou bom, ñ significa nd... o importante é ser original! "

 

Lord

 

 

:heart:

Link to comment
Share on other sites

Olha Alan estou a cerca de 30 Km de Londrina a cidade de Rolândia em si é mais alta que Londrina ( 610 metros) e mais ventosa por isso em epocas de frio sinto mais frio por aqui, minha casa está a 620 metros de altitude e a cidade tem uma média de 720 metros.

Com relação as médias, venho a 8 anos calculando aqui em casa e tenho assim ( Dados desde 2006)

JAN: 24.7°C

FEV: 25.3°C

MAR: 24.1°C

ABR: 21.8°C

MAI: 17.9°C

JUN: 16.4°C

JUL: 16.4°C

AGO: 18.3°C

SET: 21.0°C

OUT: 22.9°C

NOV: 23.9°C

DEZ: 25.1°C

MÉDIA ANUAL: 21.18°C :good:

 

Ah bacana, eu sou natural de Guaíra, extremo oeste

Lá fica a 220m de altitude, as médias são parecidas..só o verão que é mais quente por lá..muito provavelmente

Obrigado :good2:

 

Piázada, tb tenho parentes na região, sei que a Apucarana é considerado uma das cidades mais 'frias' da região...o IAPAR tem uma média histórica de 1962/2002 pra cidade que é muito parecida com a sua normal Jean, acho que é bem a aproximado com o clima de Rolândia:

 

média média máxima min média

MES máxima mínima abs ano abs ano comp %

 

JAN 28,4 19,0 34,7 84 11,0 80 23,1 76

FEV 28,4 19,3 34,2 vrs 12,6 87 23,0 77

MAR 28,2 18,8 33,3 69/78 8,0 87 22,7 74

ABR 26,5 17,0 32,6 2002 2,8 99 21,0 70

MAI 23,6 14,8 30,2 67/82 0,1 79 18,4 70

JUN 22,1 13,6 29,0 72 -1,0 94 17,1 71

JUL 22,6 13,3 30,8 69 -4,7 75 17,1 65

AGO 24,6 14,6 33,1 95 -0,4 63/66 18,9 60

SET 25,4 15,4 36,5 88 2,4 2002 19,9 64

OUT 26,9 16,6 34,9 2002 7,2 65 21,2 66

NOV 27,7 17,5 37,6 85 9,0 70 22,2 67

DEZ 27,9 18,5 35,0 85 10,9 2001 22,6 73

 

ANO 26,0 16,5 20,6 69,4

EXT 37,6 -4,7

 

Note como a média de JUN-JUL é mais alta que sua, não sei como é a condição da estação.

http://www.iapar.br/arquivos/Image/monitoramento/Medias_Historicas/Apucarana.htm

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Laje do Muriaé, por enquanto as máximas estão comportadas e a umidade bem baixa, ainda não senti calor desde a quinta-feira passada.

Infelizmente a partir deste final de semana vai esquentar muito.

 

Isso mesmo Aldo Santos, essa massa polar de 31/05 e 1º/06 foi histórica para interior de São Paulo, maior parte de Minas Gerais,sul do Espírito Santo e todo Rio de Janeiro.

Quanto a mínima de Contagem com 1,4ºC(dia 1º/06), já tinha divulgado aqui, junto com outras temperaturas mínimas em Minas Gerais,mas a de Engenheiro Dolabela com 3,5ºC ainda não tinha conhecimento.

 

Tocando no assunto das mínimas de Juiz de Fora,que o Renan comentou, eles boicotaram as mínimas verdadeiras dos dias 5 e 6/10.

 

O Inmet não divulgou a mínima de São Lourenço no dia 5/10, deve ter sido bem menor do que a mínima absoluta de 7,2 registrada em 4 de outubro de 1980(normais 1961 a 1990).

Mínimas em São Lourenço 1ª semana outubro.

7,2 dia 4/10

???? dia 5/10

5,8 dia 6/10

foram dois dias de recordes para outubro.

É só pesquisar na primeira semana de outubro, a convencional de São Lourenço, a temperatura estava muito baixa as 00z de 5/10 marcava 13,4ºC,com umidade de 66%, potencial de esfriar muito até 6 h 30 do dia seguinte, manhã do dia 5.

Peguei a temperatura de 00z de 8/10 ontem a noite em São Lourenço,marcava 17,2ºC, com umidade de 66%, e não é que a mínima caiu para 7,6ºC hoje de manhã.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O PNI que chegou a 13,8....despencou para 9,3 agora 3 da tarde. Temperatura baixa para o horario....reforçando a chance da 5a negativa para amanhã em 8 dias....isso em Outubro..O que lamento é nao termos mudado de lugar esta estação antes do inverno. Para o ano que vem, quem sabe não teremos os repetidores , dai ficaríamos com 3 estações. Massena, Furnas e Campo Belo.

 

 

Carlos,

 

Assim que possível iremos concretizar mais este projeto!

 

:good:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.