Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Sinceramente, eu não apostaria minhas fichas em dois modelos brasileiros hoje atuando como outliers (juntos a uma modelo de Clima canadense) em relação aos principais modelos globais. Por mais que INPE esteja bem este ano, pergunto: Quando ele acertou na mosca tendo distoado tanto dos demais no curto prazo? Que eu me lembre, nunca! Resumindo: Se o INPE e o ETA estiverem certos, teremos outra festa a la 2013, quiçá ainda maior. Se não, uma possível neve legal no alto da Serra na sexta pela manhã e um aquecimento posterior (no sul).. Eu torço pelo ETA, mas meu lado racional me diz que a vitória do Trio INPE/ETA/CMC é altamente improvável!

 

Interessante, amigo J Vicente, eu tentei dizer isso hoje que disseste com outras palavras, mas tudo o que eu posto é considerado LIXO pela maioria do fórum. Até agora não entendo o porquê. Podes ter certeza que ninguém vai contestar a ti, mas a mim, pelo simples prazer, não somente contestam como agridem, me chamando até de "poste".

Fico de verdade triste com essas coisas.'

Acho que estás certo! Nunca deram credibilidade para o tal ETA antes. Agora, só porque ele prevê um frio extremo, estão "endeusando" ele.

TOMARA QUE EU ESTEJA ERRADO. Quero mais é um frio forte. Já está na hora, amigo.

Abração!

Link to comment
Share on other sites

A Festa será boa para Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sul de Goias, triango e sul de minas

 

restante estão fora.. :negative:

 

Acho que estás muito pessimista... Europeu 12Z :

 

APmkiLk.png

 

Seria esta a responsável pelo aquecimento no RS no início de Agosto. Aliás,se Agosto de 2014 for mais frio que o de 2013 em Bagé, posto uma foto vestido de mulher aqui no fórum!!!

 

Fortes tempestades crescendo por todo RS e amanhã avançarão para SC. Na expectativa de algo forte.

 

Esse 850 não é muito novidade e não é tão frio quando se espera para Sudeste

Essas temperaturas são até normais para essas regiões

bom mesmo seria o eixo 0 encima da gente

Link to comment
Share on other sites

Esse 850 não é muito novidade e não é tão frio quando se espera para Sudeste

Essas temperaturas são até normais para essas regiões

bom mesmo seria o eixo 0 encima da gente

 

Poste pelo menos 3 marítimas nos últimos 5 anos que atingiram 3/5ºC em 850 hpa no Leste do Sudeste. Já que não é "muito" novidade e são plenamente "normais".

Link to comment
Share on other sites

Global/CMC/ETA vão de encontro com as anomalias do CFS... Não seria isso um bom sinal? Modelo tão conceituado errar feio assim a tão curto prazo?... fora que temos dois monstros (no bom sentido) da meteorologia Coutinho e Mafili que estão dando créditos ao modelos brasileiros além do crânio Caio que sabiamente não o descartou..devemos sim ter um pé atrás uma vez que os dois pricipais modelos indicam cenário diferente no segundo pulso mas não devemos descartar mesmo... tudo tem uma primeira vez... quem sabe...

Link to comment
Share on other sites

Curioso: Lages com 12°C agora, vento forte, sensação de muito frio. A tarde mal chegou nos 18° com sol. Uma pre frontal pífia, insignificante. Surpreende ver canela, Caxias e tantas cidades de serra do RS com essa noite morna. Ao que parece, a serra catarinense vai ter sol ate antes do meio dia. Depois...

Link to comment
Share on other sites

Curioso: Lages com 12°C agora, vento forte, sensação de muito frio. A tarde mal chegou nos 18° com sol. Uma pre frontal pífia, insignificante. Surpreende ver canela, Caxias e tantas cidades de serra do RS com essa noite morna. Ao que parece, a serra catarinense vai ter sol ate antes do meio dia. Depois...

Amigo André,

Aqui em Porto Alegre tínhamos uma sensação grande de abafamento. Tivemos um verdadeiro "verãozinho" hoje por aqui.

Agora já está em torno de 17°c e chovendo. Sensação de abafamento passou e a umidade, dentro dos ambientes, dá até uma sensação de frio.

Amanhã teremos chuva predominando.

Ar frio entrando forte na quinta-feira.

Abraços e boa noite!

Link to comment
Share on other sites

Hoje não tivemos MM em Sampa e acredito que isso já tenha a ver com a pré frontal!

No momento o céu está limpo, só que mais cedo tivemos algumas nuvens do tipo altocúmulos!

 

As temperaturas estão mais altas e creio que também tenha a ver com a pré frontal!

 

19 graus no aero de Congonhas e 16 graus no aero de Cumbica!

Link to comment
Share on other sites

pré-frontal das brabas!!

 

No momento, elevados 15graus!

 

Chegou a 14 uma hora atrás e subiu...

 

Ontem neste mesmo horário tinha 8 graus!!!

 

putz, depois de fazer a leitura atual das estações da serra gaúcha (a maioria entre 17 e 19 graus) troco a palavra "braba" por "amena"...

 

Pois é, mal estamos com pré frontal aqui em Florianópolis(ainda temos nuvens marítimas) que está bem mais perto da FF, imagino o baita do pré frontal aí na tura terra , Bettega.

 

Pra se ter uma ideia Joinville na RBS está mais fria que Gramado. Aqui em Floripa 19ºC , vento começando a soprar de norte.

Link to comment
Share on other sites

Só queria saber onde esta a borboleta agora..... Tamanha é a divergência :D

 

Nazar, o Simepar está bem conservador para o frio desse final de semana! Dão mínimas e máximas bem discretas para Curitiba!

Estamos diante de uma situação bastante "sui generis" quanto aos modelos que consideramos o mainstream para as previsões climáticas!

Essa situação, talvez inédita, pode mudar tudo daqui pra frente, caso a dupla ETA/Global prevaleça sobre as potências hegemônicas Europeu e GFS. :mosking:

Para o Brasil seria fantástico também um modelo nacional superar os estrangeiros! De "underdog" passaríamos a " former champion"!! :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

pré-frontal das brabas!!

 

No momento, elevados 15graus!

 

Chegou a 14 uma hora atrás e subiu...

 

Ontem neste mesmo horário tinha 8 graus!!!

 

putz, depois de fazer a leitura atual das estações da serra gaúcha (a maioria entre 17 e 19 graus) troco a palavra "braba" por "amena"...

 

Hoje a tarde estive aí no Aero, bem no período mais quente do dia! Estava calor mas o vento leste amenizava bastante!

A secura impressiona! Incrível como depois de dias seguidos de frio, 22C incomoda! :mosking:

Mas não dá pra reclamar, esses dias ensolaradas são belos e deixam a gente animado!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Neste 2014 já vi previsões de chuva de modelos falharem tanto para o Sudeste que continuo com o pé atrás.

Estou torcendo para que se concretizem mas... prefiro esperar o dia chegar.

 

Quanto ao frio, estou vendo a análise dos colegas que manjam e aguardando.

Não costumo sofrer por antecipação, embora acompanhe. :mosking:

 

Realmente esse ano, as previsões de chuva falharam! Pouquíssimas se concretizaram, como por exemplo aquela entre os dias 8 e 10 deste mês!

 

Até fiz uma montagem de como tem sido as expectativas de chuva pro SE no último verão! hehe

 

EDIT: Supondo que a chuva seja num período de 5 dias!

 

Sx7Lt0a.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

-1C nos arredores de Bahia Blanca agora.

 

Torales, já imaginou fazermos um EBAZ lá, tomarmos um bom Malbec Argentino e instarmos uma PWS numa baixada cuiúda da região? Ia ter gente se remoendo :mosking:

 

Ok, mas não antes do Cerro Catedral do Uruguai a 527m! Lá, no caso, teria que ser um Tannat.

 

O importante é que seja um rótulo argentino ou uruguaio.

Link to comment
Share on other sites

OvpkilY.gif

 

Bela imagem Zie! Dá pra ver a linha frontal se organizando! Durante a quarta feira, acredito que ela está bonita!

 

========================================================

 

Tem um usuario que anda muito sumido ultimamente: Gilberto de Porto Alegre. Tinha posts bastante "curiosos".

 

Pode crer! Engraçado que eu tinha lembrado dele nessa terça! Ou ele não entra mais no BAZ ou se entra, acaba apenas lendo!

 

========================================================

 

Desejo boas vindas ao colega lucassquena!

Fique à vontade pra posta! Não tenha receio!

Link to comment
Share on other sites

A Festa será boa para Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sul de Goias, triango e sul de minas

 

restante estão fora.. :negative:

 

Restante, vírgula, meu amigo!

 

Modelo ETA dando BASTANTE frio pro oeste do Mato Grosso, toda Rondônia e Acre nos dias 28 e 29!

 

NO DIA 29, até a presente rodada deste modelo, Porto Velho amanheceria com apenas 13ºC!!! :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o pessoal discute se a próxima MP será muito forte como o ETA e Global sugerem, ou se

seguirá um padrão como os demais modelos mostram, numa coisa todos são UNÂNIMES: Vem água pro

Sudeste...

 

Henrique, 40mm em BH em Julho, já pensou nisso? Pois é, alguns modelos têm indicado essa situação,

como vc mesmo disse.

 

A FF entra rasgando aqui na Sexta, ficando semi-estacionária no Sábado. Isso pode gerar acumulados

RAROS principalmente em MG. A conferir...

 

Também destaco o "pós-FF": Muitos modelos destacam que haverá um resfriamento muito forte

principalmente entre o leste do SE e sul da Bahia do dia 30/07 em diante, com a aproximação de uma

alta polar muito forte no oceano, com centro localizado em latitudes mais altas que o normal. Isso

geraria o frio mais forte do ano no Sudeste, ou pelo menos na porção leste do mesmo.

 

-O GFS é o mais agressivo na previsão, com muito frio em altitude. Olho no PNI!

 

Por aqui, a sub-10 de hoje é certa, pois faz frios 10,2ºC agora. Agora o inverno engrenou e se continuar

este padrão em Agosto já vou considerá-lo como "BOM".

 

Evandro, eu gostei do inverno-2010 :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Amigo Vitor VM,

Estou numa boa contigo e vou continuar. O que mais quero é ficar em paz com as pessoas do fórum.

Só acho que tenho o direito de opinar. São de opiniões que o fórum é feito. Não estou levantando polêmicas, amigo, estou apenas OPINANDO. ISSO TODOS FAZEM.

Não precisa tentar me rebaixar, como tentaste no último parágrafo, até porque estas coisas não me afetam mais. Tenho consciência do meu valor como ser humano. Não vou aceitar provocações. Brigas não acrescentam nada ao fórum.

Admiro tuas postagens. Juro que é sincero.

Abraços e fica em paz, cara!

 

CHEGA DE MIMIMI, JOÃO TUR! NINGUÉM AGUENTA MAIS ISSO!!!

 

SE A OPINIÃO DE ALGUÉM TE INCOMODA NÃO RESPONDA! CONTA ATÉ DEZ QUE PASSA. NO MEU CASO JÁ ESTOU CONTANDO ATÉ MIL POR LER MAIS UM DE SEUS INÚMEROS "DESABAFOS"...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Seja bem vindo Lucas participe sempre conosco !

 

Quero ver as imagens dessa FF na quinta feira , as imagens de satelites serão lindas de se ver , ela chegara diferente das outras , muito bem organizada ao sudeste !

 

William,

 

Conseguiu instalar a nova estação da fria Maria da Fé?

 

O clima deste ano está bom para as Oliveiras da MdF?

 

 

Fala Luiz Blz ? Ta instalada sim a 8 dias ,os equipamentos pra deixar online estão la , só ta faltando o sinal de internet da TIM melhora por aqui que começa a reportar , as configuraçoes ja estão feitas , nas minimas esta entre 0,5°C e 1,0°C mais baixa que em casa , nas maximas entre 3°C e 4°C mais baixa !

 

Clima pra Oliveiras esse ano ta otimo , muitas horas de frio acumuladas já e pouca chuva , eles devem ta adorando , semana que vem teremos reportagens aqui em Maria da Fé sobre minha estação sobre as oliveiras e uma surpresa pros amigos do BAZ :sarcastic: A reportagem ira vir aqui em casa pra falar sobre o gosto pelo frio e sobre a estação aguardem !

 

Você é certamente Baziano mais famoso! Estaremos todos esperando pra ver essa reportagem! Muito legal mesmo!!

Link to comment
Share on other sites

Senhores,

 

Vejam que interessante!

 

2:34

Marcão: 1,3ºC (P.O. -0,9ºC) Humidade 85%

Massena: 2,9ºC (P.O. 1,1ºC) Humidade 86%

 

 

2:50

Marcão: -0,3ºC (P.O. -3,0ºC) Humidade 82%

Massena: 4,1ºC (P.O. -6,1ºC) Humidade 48%

 

3:57

Marcão: -5,1ºC (P.O. -7,4ºC) Humidade 84%

Massena: 5,0ºC (P.O. -12,8ºC) Humidade 27%

 

 

4:07

Marcão: -4,7ºC (P.O. -6,3ºC) Humidade 88%

Massena: 5,0ºC (P.O. -11,1ºC) Humidade 31%

 

Impressionante como o Marcão muda em função do Massena, principalmente na mudança de humidade e ponto de orvalho!

Link to comment
Share on other sites

Tanto ETA como o Global saíram do extremo e vieram para um caminho ainda mais forte e divergente no contexto geral. Os outros modelos seguem o que colocavam. Com essa mudança acho que a tendência natural é a dupla continuar a ceder terreno para a convergência geral.

 

Caio,

Pra Goiânia resta a chuva e um pouquinho de frio somente. Mas creio que o frio virá um pouco mais forte que a última rodada.

Estou indo no caminho certo?

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Com as rodadas da madrugada segue a chance de neve na serra geral nos pontos acima do 1400m em SC e 1200m no RS entre o final da noite de quinta, madrugada e manhã de sexta.

 

Nos pontos acima dos 1600m em SC, caso as condições do momento colaborem para que o fenômeno ocorra de maneira contínua no período, poderão ocorrer acumulações.

 

Rodrigo: perfeito!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.