Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

AVISO METEOROLÓGICO DA EPAGRI/CIRAM

"Na quinta-feira, dia 24, os volumes são mais bem distribuídos, com valores aproximados de 50 a 60 mm. Durante a tarde e a noite, há chance de ocorrer neve nas áreas mais altas do Planalto Sul.

Na sexta o tempo volta a estabilizar com predomínio de sol e frio intenso, com formação de geada nas áreas mais altas do Estado até o próximo final de semana, devido a chegada de uma nova massa de ar polar.

"

 

O Marcelo Martins que me desculpe, respeito muito o seu trabalho, mas a chance de neve é zero na quinta-feira e não estabiliza na maior parte do estado na sexta, ocorrendo ainda muito chuvisco do centro ao litoral até o meio da manhã/tarde, especialmente na serra com chance de ser neve acima dos 1400m. Basta ver meia dúzia de modelos confiáveis. Talvez tenha trocado a quinta pela sexta, só pode ser isso.

 

Obs: vejo maiores chances nesta sexta, ainda tenho o pé atrás com o ETA para o final de semana, falta muito suporte de outros modelos importantes que divergem completamente dele e do Global. Fernando tranquila a viagem de Curitiba sem neve ou gelo na pista, apenas aquela chuvinha muito perigosa a partir do espigão. Venha cedo pois a maior chance é na manhã.

Link to comment
Share on other sites

Quanto acúmula?...só amanhã.

 

Só na hora.

 

Moretão, isto é do tempo que não se sabia prever neve no Brazil [ é um evento especial , blá, blá, blá]

 

Mas você tem razão numa coisa ... prudência....

 

Abraços

 

.....Um dias ocêis terão um baita duns inferno por tar de cumulação qui num faz ideia do sofrimento.

Ahaaaa..torcendo pela neve, não?! Sabia que tu eras um amante do frio enrustido.kkkk! Bah, se caísse de novo

a branquinha eu iria adorar.

Link to comment
Share on other sites

"Mafili"

Ahaaaa..torcendo pela neve, não?! Sabia que tu eras um amante do frio enrustido.kkkk! Bah, se caísse de novo

a branquinha eu iria adorar.

 

Michel, se não nevar.....muitos amigos terminaram em clínicas para recuperação.

 

Não sou amante do frio e muito menos enrustido.....

 

Fique tranquilo vai nevar.....

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS ABSOLUTAS 2014:

 

-7,7 - URUPEMA SC - CIRAM

 

-6,5 - PNI - POSTO MARCÃO MG - PWS

-6,1 - PNI - ABRIGO REBOUÇAS RJ - PWS

 

-5,4 - PERICÓ SC - CONV / CLIMATERRA

-5,4 - SÃO JOSE DOS AUSENTES RS - PWS

-5,2 - AGUA DOCE SC - PWS / HERCILIÓPOLIS

-5,0 - BOM JARDIM DA SERRA SC - CIRAM

 

-4,8 - SÃO JOAQUIM SC - AUT / CLIMATERRA

-4,2 - BOM JESUS RS - CIRAM

-4,2 - VACARIA RS - CIRAM

-4,1 - SOLEDADE RS - PWS / TUIAS

 

-3,8 - SÃO JOAQUIM SC - AUT / INMET

-3,6 - SÃO JOAQUIM SC - CONV / INMET

-3,6 - SÃO JOAQUIM SC - CIRAM / STA ISABEL

-3,2 - CRUZEIRO SC - CONV / CLIMATERRA

-3,2 - SÃO JOAQUIM SC - CIRAM / CHAPADA SECA

-3,2 - VACARIA RS - FEPAGRO

 

-2,9 - CAMPO BELO DO SUL / CIRAM

-2,9 - SANTA ROSA RS - PWS

-2,7 - SÃO JOAQUIM SC - CIRAM / BENTINHO

-2,6 - VACARIA RS - AUT/ INMET

-2,6 - CANELA RS - PWS / CASTELINHO

-2,6 - TRÊS BARRAS SC - CIRAM

-2,5 - SÃO JOAQUIM SC - CIRAM / DESPRAIADO

-2,5 - CAMBARÁ DO SUL RS - AUT / INMET

-2,4 - PAINEL SC - CIRAM

-2,4 - MAJOR VIEIRA SC - AUT / INMET

-2,4 - SÃO JOAQUIM SC - CIRAM / CHAPADA BONITA

-2,4 - PAPANDUVA SC - CIRAM / RODEIOZINHO

-2,3 - SÃO JOAQUIM SC - CIRAM / BOAVA

-2,3 - LAGES SC - CONV / INMET

-2,3 - FARROUPILHA RS - PWS / ALENCASTRO

-2,2 - VACARIA RS - UCS

-2,1 - SANTANA DO LIVRAMENTO RS - PWS

-2,0 - BOM JESUS RS - CONV / INMET

-2,0 - GUARAPUAVA PR - SIMEPAR

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS ABSOLUTAS 2014 TOP 10:

 

-7,7 - URUPEMA SC - CIRAM

 

-6,5 - PNI - POSTO MARCÃO MG - PWS

-6,1 - PNI - ABRIGO REBOUÇAS RJ - PWS

 

-5,4 - PERICÓ SC - CONV / CLIMATERRA

-5,4 - SÃO JOSE DOS AUSENTES RS - PWS

-5,2 - AGUA DOCE SC - PWS / HERCILIÓPOLIS

-5,0 - BOM JARDIM DA SERRA SC - CIRAM

 

-4,8 - SÃO JOAQUIM SC - AUT / CLIMATERRA

-4,2 - BOM JESUS RS - CIRAM

-4,2 - VACARIA RS - CIRAM

 

 

Carlão, sorry, dei uma ageitadinha.

Link to comment
Share on other sites

:laugh: :laugh:

MÍNIMAS ABSOLUTAS 2014 TOP 10:

 

-7,7 - URUPEMA SC - CIRAM

 

-6,5 - PNI - POSTO MARCÃO MG - PWS

-6,1 - PNI - ABRIGO REBOUÇAS RJ - PWS

 

-5,4 - PERICÓ SC - CONV / CLIMATERRA

-5,4 - SÃO JOSE DOS AUSENTES RS - PWS

-5,2 - AGUA DOCE SC - PWS / HERCILIÓPOLIS

-5,0 - BOM JARDIM DA SERRA SC - CIRAM

 

-4,8 - SÃO JOAQUIM SC - AUT / CLIMATERRA

-4,2 - BOM JESUS RS - CIRAM

-4,2 - VACARIA RS - CIRAM

 

 

Carlão, sorry, dei uma ageitadinha.

 

 

Só você mesmo. :heart:

Link to comment
Share on other sites

O ETA sempre foi o modelo menos falado e valorizado aqui no BAZ.

Agora, só porque está prevendo uma neve significativa, está sendo "endeusado". Desculpem, mas não consigo entender isso.

Sempre vejo comentários do GFS, Europeu e GLOBAL. Praticamente estes três.

Até acho que alguma neve possa acontecer, mas previsão de neve no Brasil exige cautela, como sempre comenta o Prof. Eugênio Hackbart sabiamente! Não vivemos no país da neve, convençam-se disso!

Agora, FRIO FORTE, já é fato que virá desta vez e bastante!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

O ETA sempre foi o modelo menos falado e valorizado aqui no BAZ.

Agora, só porque está prevendo uma neve significativa, está sendo "endeusado". Desculpem, mas não consigo entender isso.

Sempre vejo comentários do GFS, Europeu e GLOBAL. Praticamente estes três.

Até acho que alguma neve possa acontecer, mas previsão de neve no Brasil exige cautela, como sempre comenta o Prof. Eugênio Hackbart sabiamente! Não vivemos no país da neve, convençam-se disso!

Agora, FRIO FORTE, já é fato que virá desta vez e bastante!

Abraços.

Pelo que li aqui no fórum, também concordo que o ETA não é confiável mas... SOU ETA DESDE CRIANÇA!!!!

VAI ETA!!!!

Pura torcida mesmo....

Link to comment
Share on other sites

Interessante esse detalhe de analisar a neve brasileira de um ponto científico, ter mais detalhes de como os flocos se formam, sobre o núcleo formato e tals. Realmente, até hoje não temos nenhum estudo sobre isso. Como é um fenômeno que agora está voltando a ocorrer todos os anos com acumulação, não é das missões mais impossíveis. Difícil mesmo é coletar lava de vulcões.

 

Na minha opinião se nevar com acumulação de forma abrangente, principalmente se acumular na área urbana de SJ, pra mim sacramenta de forma definitiva o jejum pela neve no sul. Na verdade as nevadas do ano passado já fizeram isso, mas se ocorrer de novo definitivamente estamos num novo ciclo climático.

 

Acredito que principalmente o RS e SC, estão numa nova fase microclimática. Bem diferente do que foi apresentado na década de 00. Estamos num ciclo favorável a grandes enchentes, tempestades severas e eventos extremos de calor e frio. Talvez lembrando a década de 80.

Link to comment
Share on other sites

Henrique..esta previsão é para o Massena , né..?? Se bater -4 lá.....o Marcão vai a -11.......

 

Costuma fazer mais frio no Marcão do que essa previsão.

 

Por isso digo....nenhum instituto tem coragem de fazer uma previsão para o PNI.....alias a minima de amanha pode ser de +2,0 ou -6,0....

 

O PNI pra mim é como a Portuguesa , totalmente imprevisível...pode ganhar do Cruzeiro no Mineirão como perder para o Atlético de Carazinho lá em Carazinho no RS......

Link to comment
Share on other sites

AVISO METEOROLÓGICO DA EPAGRI/CIRAM

"Na quinta-feira, dia 24, os volumes são mais bem distribuídos, com valores aproximados de 50 a 60 mm. Durante a tarde e a noite, há chance de ocorrer neve nas áreas mais altas do Planalto Sul.

Na sexta o tempo volta a estabilizar com predomínio de sol e frio intenso, com formação de geada nas áreas mais altas do Estado até o próximo final de semana, devido a chegada de uma nova massa de ar polar.

"

 

O Marcelo Martins que me desculpe, respeito muito o seu trabalho, mas a chance de neve é zero na quinta-feira e não estabiliza na maior parte do estado na sexta, ocorrendo ainda muito chuvisco do centro ao litoral até o meio da manhã/tarde, especialmente na serra com chance de ser neve acima dos 1400m. Basta ver meia dúzia de modelos confiáveis. Talvez tenha trocado a quinta pela sexta, só pode ser isso.

 

Obs: vejo maiores chances nesta sexta, ainda tenho o pé atrás com o ETA para o final de semana, falta muito suporte de outros modelos importantes que divergem completamente dele e do Global. Fernando tranquila a viagem de Curitiba sem neve ou gelo na pista, apenas aquela chuvinha muito perigosa a partir do espigão. Venha cedo pois a maior chance é na manhã.

 

Caio, pergunto?

Pelo meu entendimento, é que existe a possibilidade de termos NEVE já nas primeiras horas do dia 25 (sexta) pois isso que eu entendi, de Quinta tarde-noite para Sexta até ao meio dia.

Estou correto ?

Link to comment
Share on other sites

RJTV destacou o Frio de -6,2 em Itatiaia

falando que vem de uma estação não oficial mas foi registrado!

 

Como faz para uma estação tornar oficial?

tem que ser um modelo de estação exclusivo da INMET ?

 

Uma estação para ter uma marca reconhecida de forma oficial tem que ser de algum instittuto....Inmet, Ciram, Simepar...e não de um Forum de Meteorologia...por mais que ela seja padrão....meu pensamento é esse...

Link to comment
Share on other sites

Opa, mais uma sub-10 anotada: 09,7ºC a mínima de hoje :clapping: .

 

Os modelos convergem para uma solução interessante após a MP ficar bloqueada

no Sudeste: O nascimento de uma BALEIA POLAR, tal qual 2004 ou 2010 :laugh: .

 

Antes disso, a frente fica bloqueada entre MG/RJ, provocando chuva que pode ser forte

de Sexta a Domingo. As temperaturas máximas serão baixas.

 

No Sul, as menores marcas do ano serão alcançadas, e a possibilidade de neve finalmente

é BEM REAL.

 

Enfim, os próximos dias prometem muita emoção e agitação aqui no BAZ.

 

É INVERNO, MINHA GENTE!

Link to comment
Share on other sites

Paulo, várias partes dos EUA passaram um período prolongado de seca de NEVE.

Alguns estudos apontavam na direção do Clean Air Act (CAA) uma lei federal americana de emissões de materiais para atmosferaAQUI

Faz sentido. Sabendo que é necessário um núcleo para a formação do cristal.

Sim, faz sentido.

Mas... e as neves de 18XX para trás?

Eram devidas à Pequena Idade do Gelo?

 

 

Michel, se não nevar.....muitos amigos terminaram em clínicas para recuperação.
:rofl:
Link to comment
Share on other sites

Carlão, sorry, dei uma ageitadinha.

 

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Nem top 10 pega. Provavelmente a última chance de pegar Top 10 é agora no fim de semana. E mais alguma até a primeira quinzena de Agosto.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Calor, para depois voltar o frio. 22°C agora. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Nazar, permita-me uma intervenção. O ciram afirma: durante a tarde noite de quinta ha chance de neve. Sexta teria estabilidade com sol e frio. Nao falou nada de quinta para a sexta ate meio dia. Ou sera que li erradamente?

 

Ao que consta, a chance de neve é justamente na madrugada ate fim da manha de SEXTA.

Link to comment
Share on other sites

Nazar, permita-me uma intervenção. O ciram afirma: durante a tarde noite de quinta ha chance de neve. Sexta teria estabilidade com sol e frio. Nao falou nada de quinta para a sexta ate meio dia. Ou sera que li erradamente?

 

Ao que consta, a chance de neve é justamente na madrugada ate fim da manha de SEXTA.

OK.

Para não ter duvida aqui no Fórum "a chance de neve é justamente na madrugada ate fim da manha de SEXTA."

:friends: :friends: :friends:

Link to comment
Share on other sites

Henrique..esta previsão é para o Massena , né..?? Se bater -4 lá.....o Marcão vai a -11.......

 

Costuma fazer mais frio no Marcão do que essa previsão.

 

Por isso digo....nenhum instituto tem coragem de fazer uma previsão para o PNI.....alias a minima de amanha pode ser de +2,0 ou -6,0....

 

O PNI pra mim é como a Portuguesa , totalmente imprevisível...pode ganhar do Cruzeiro no Mineirão como perder para o Atlético de Carazinho lá em Carazinho no RS......

 

Foi o wunderground uma das poucas previsões que previu a neve de Curitiba.Numa acurácia de assustar.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, sem exagerar ,é uma baleia azul que tá vindo...

Anotem...recordes...

 

Tomara, amigo Paulo Henrique!

Está mais do que na hora!

Quero poder usar meus casacos pesados de inverno ainda este ano. KKKKKKK

Abraços.

Só se for em Forno Alegre, aqui em Solecity à noite, sempre co casaco pesado ultimamente...

Gamboa, diminuiu a neve com acumulação na cidade de Soledade e partes médias e baixas da Serra do Botucaraí, nas partes acima de 800m, tem neve todo ano...

Desta vez faço questão de subir à Itapuca, agora tenho a cia da gurizada aqui que aprendeu a gostar do tempo...

Link to comment
Share on other sites

Mafili, PHP e nós conversávamos, durante o emBAZ, sobre o fato de não estar nevando mais no planalto e Alto Uruguai, RS, por causa da " falta de queimadas". Confere isso? é uma teoria sua apresentada aqui há alguns anos. Certo?

acho que tu fizeste um acordo com ambientalistas para evitar a neve em Soledade...conta a verdade, vai!

 

Paulo, várias partes dos EUA passaram um período prolongado de seca de NEVE.

 

Alguns estudos apontavam na direção do Clean Air Act (CAA) uma lei federal americana de emissões de materiais para atmosferaAQUI

 

Faz sentido. Sabendo que é necessário um núcleo para a formação do cristal.

 

Agora, aqui no Brazil onde ainda não vi um cristal de neve NACIONAL fotografado [ e acho que não verei, pois teria que fazer pessoalmente, e não tenho a menor idéia de chegar próximo ao evento]

 

O meu "palpite" não passa de um mero palpite ou quiçá uma hipótese.

 

O dia .....que começarmos a entender qual o núcleo de cristalização predileto para a NEVE brazileira [ observe que ela mais densa que as outras]...talvez.

 

Abração

 

interessante essa tese. lembro das de física. isto está associado ao comportamento dessas partículas suspensas no ar. Interessante o que observei sobre Porto Alegre, domingo, quando utilizei a BR 448(rodovia do parque), o mesmo fenômeno que observei em Santiago do Chile, um cordão da poluição sobre a cidade. Claro, uma intensidade bem menor do que a de Santiago. Mas, vê-se o quanto há partículas suspensas saídas dos carros e outras fontes poluidoras. Evidentemente, causam impactos climáticos "localizados".

Link to comment
Share on other sites

 

interessante essa tese. lembro das de física. isto está associado ao comportamento dessas partículas suspensas no ar. .

 

Sim, faz sentido.

Mas... e as neves de 18XX para trás?

Eram devidas à Pequena Idade do Gelo?

 

Well, Aldo e GAmboa,

 

Estas coisas devem estar relacionadas a hipótese de Svensmark...pelo menos estão gastando um dinhirão lascado.

 

Abraços

 

replay

 

Pessoal, esta noite fiquei preocupado.

Eu não faço divulgação científica e nem pretendo.

Escrevo aqui e trato todos como pares.

Se alguém não entendeu não há problemas eu também às vezes também não entendo.

A climatologia há muito já se desligou da meteorologia.

A climatologia hoje está naquilo que chamamos GRANDE CIÊNCIA.

Todos as ciências estão envolvidas na climatologia.

Para se ter uma ideia só para operar o Tupã são necessárias ao menos 70 pessoas.

 

Bom dia,

 

 

CLOUD experiment ..... The Cosmics Leaving Outdoor Droplets

 

Sipriano, a hipótese que está sendo testada no CERN,

 

É a hipótese de Svensmark,

 

A ideia central é a seguinte: O Vento solar [partículas lançadas pelo Sol variam de quantidade e velocidade (energia) conforme a variação do ciclo solar]

 

A quantidade de vento solar está relacionada com o campo magnético do Sol e por consequência com sua próxie mais conhecida, as manchas solares.

 

Os GRC [galáticos raios cósmicos] são partículas de altíssima energia liberada em explosões tipo supernovas.

 

Ao entrarem na atmosfera terrestre há choques destas partículas com os aerosóis.

 

Ativando mais núcleos de condensação de vapor d'água na atmosfera.

 

Mais nuvens significa maior albedo

 

Maior albedo significa que o planeta resfria.

 

Assim na baixa atividade solar o planeta resfria.

 

Na alta atividade solar o planeta aquece.

 

Testar nuvens em laboratório é complicado para dedéu.

 

 

 

2lc2r0k.jpg

 

ekj30g.jpg

 

krikby_body_cern.jpg

 

CERN

Link to comment
Share on other sites

Onda de frio atingirá o Brasil

 

Estado de Atenção

 

A partir da noite de amanhã (23/07) uma massa de ar frio atingirá o sul do RS que no decorrer da quinta-feira (24/07) e sexta-feira 25/07) se propagará para as demais áreas do Sul, MS, SP, sul de MT e RO.

 

No final da quinta-feira (24/07) e durante a sexta-feira (27/07) haverá possibilidade de ocorrência de neve (70%) nas Serras Gaúcha e Catarinense.

 

 

Na sexta-feira ocorrerá geada no sul e oeste do RS e também ocorrerá o fenômeno de friagem no sul dos Estados de MT, de RO e do AC.

 

 

No sábado (26/07) a geada será mais ampla, atingindo o interior do RS, o centro-oeste de SC e no sul, sudoeste e centro do PR.

 

 

No domingo (27/07)a a geada deverá afetar grande parte do RS e de SC (exceto o litoral) e o sul do PR.

 

 

CPTEC/INPE

 

Em situações de risco consulte a Defesa Civil.

Defesa Civil

Atualizado em 22/07/2014 10:48

Link to comment
Share on other sites

Ontem encerrei meu tour pela Serra gaúcha pelo vale dos vinhedos. Conheci Galópolis, pena não ter tido tempo de conhecer o amigo Tassio. Lá é baixada mesmo.

De novo bato na trave no sul, eu saio e a neve chega.

Boa sorte aos amigos que curtirao esse evento. Pelo menos vem (parece) frio pra Goiânia.

 

Pior que pegou pouco frio também, né amigo Rodrigo? Deve ter pego sexta e sábado mais, mas domingo já começou a esquentar...KKKKK

Seja sempre bem viondo ao Sul, amigo! Estamos sempre de braços abertos esperando.

Outra vez que vier, passa aqui em Porto Alegre, para passearmos um pouco. Gostaria muito de conhecer a ti e tua família.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Ontem encerrei meu tour pela Serra gaúcha pelo vale dos vinhedos. Conheci Galópolis, pena não ter tido tempo de conhecer o amigo Tassio. Lá é baixada mesmo.

De novo bato na trave no sul, eu saio e a neve chega.

Boa sorte aos amigos que curtirao esse evento. Pelo menos vem (parece) frio pra Goiânia.

 

Que bom Rodrigo q você conheceu Galópolis... viu que aqui realmente é uma baita baixada cuiuda... pena não sabia que passaria por aqui senão poderia encontrar com você mas haverão novas oportunidades... não pude ir ao encontro do BAZ mas se a sede em 2015 for aqui no RS ou mesmo em SC farei de tudo para ir e conhecer pessoalmente ao menos alguns... heheh...

Link to comment
Share on other sites

Interessante esse detalhe de analisar a neve brasileira de um ponto científico, ter mais detalhes de como os flocos se formam, sobre o núcleo formato e tals. Realmente, até hoje não temos nenhum estudo sobre isso. Como é um fenômeno que agora está voltando a ocorrer todos os anos com acumulação, não é das missões mais impossíveis. Difícil mesmo é coletar lava de vulcões.

 

Na minha opinião se nevar com acumulação de forma abrangente, principalmente se acumular na área urbana de SJ, pra mim sacramenta de forma definitiva o jejum pela neve no sul. Na verdade as nevadas do ano passado já fizeram isso, mas se ocorrer de novo definitivamente estamos num novo ciclo climático.

 

Acredito que principalmente o RS e SC, estão numa nova fase microclimática. Bem diferente do que foi apresentado na década de 00. Estamos num ciclo favorável a grandes enchentes, tempestades severas e eventos extremos de calor e frio. Talvez lembrando a década de 80.

 

Acho que é por aí... e acredito que o inverno de 2012 tenha sido o "hiato" que encaminha um novo período. Aqui em Canela, vento norte bombando a todo vapor, dia de preparar a lenha, limpar a lareira, arrumar os gravetos e se preparar para dias de umidade e acredito muita neblina aqui na serra.

Link to comment
Share on other sites

Ontem encerrei meu tour pela Serra gaúcha pelo vale dos vinhedos. Conheci Galópolis, pena não ter tido tempo de conhecer o amigo Tassio. Lá é baixada mesmo.

De novo bato na trave no sul, eu saio e a neve chega.

Boa sorte aos amigos que curtirao esse evento. Pelo menos vem (parece) frio pra Goiânia.

 

Que bom Rodrigo q você conheceu Galópolis... viu que aqui realmente é uma baita baixada cuiuda... pena não sabia que passaria por aqui senão poderia encontrar com você mas haverão novas oportunidades... não pude ir ao encontro do BAZ mas se a sede em 2015 for aqui no RS ou mesmo em SC farei de tudo para ir e conhecer pessoalmente ao menos alguns... heheh...

 

Tássio,

Eu adoro Caxias do Sul, mas não conheço Galópolis também! É longe do centro da cidade? Só por curiosidade.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.