Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Tem um modelo de longo prazo top secret que gosto muito para este tipo de situação e que indica um evento de anomalias quase idênticas ao que ocorrera em julho de 2013.

 

Vejam o Xerox:

 

Previsão de anomalia de 10 a 16 dias a contar da rodagem em 12 de julho de 2013.

 

CapturadeTela2013-07-12agraves120129_zpsba39ec9c.png

 

Previsão de anomalia de 10 a 16 dias a contar da rodagem em 18 de julho de 2014.

 

U5gF9wh.png

 

 

E os outros?

 

- GFS segue balançando e se aproximando do padrão 2009 como o Bruno bem destacou.

 

- Global permanece impecável e estável.

 

- Europeu vem melhorando e indica algo muito intenso, mas antecipou alguma coisa que o GFS está querendo mostrar no final da grade, o que não é bom pois encurtaria bastante a duração do evento.

Link to comment
Share on other sites

O clima de São Bernardo do Campo é um dos que mais me surpreendeu nesses últimos 7 anos de descobertas com novas estações.

 

Bruno....os paulistas da capital sabem que SBC é + fria... mas esta diferenca toda não. .... Moro num lugar que deve ser 1 grau acima na media anual de Curitiba. ....

 

É muito diferente de São Paulo, ainda que eu não curta o tipo de frio que faça aí. Pra ti eu sei que tu adoras esse "eterno 13C" com cerração. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Caio, estou com uma pulga de que o GFS deve trazer de volta, ao menos para o RS, o porrete. Pela minha experiência esse tipo de evento não fica bloqueado no Uruguai (paralelo 32), mas na altura do paralelo 29S. Ao menos foi assim que os últimos bloqueios atuaram no "shift point" verificado por mim a partir de 2007.

Link to comment
Share on other sites

Você faz muita falta por aqui Rodolfo! Com suas análises sempre excelentes! Felizmente temos outros membros como o Caio, Bruno, etc, que fazem excelentes análises também.

 

Valeu Maurício!!

 

Como já disse aqui antes, há membros aqui que sabem ler modelos como ninguém também, como o Caio Cesar, o Bruno, o Artur, o Coutinho, dentre outros... O fórum não perde em análise...

 

Por ora, vou ficar mais na parte de monitoração de Ciclones Tropicais, e vou ajudar também em outras áreas do BAZ. Vez ou outra, apareço por aqui pra dá meus pitacos. hehe;

 

Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

Mínima de hoje por aqui foi de 3,9C... essa próxima madrugada a queda será muito mais intensa...

 

Não gostei muito da 12Z do GFS... pelo menos três pulso de ar frio são sinalizados a partir da semana que vem... dentre os três o segundo uma paulaaada, porém fica retida na altura do sul gaúcho... incrível como uma MP como a projetada consegue ser detida mais uma vez pelo bloqueio... triste...

Europeu muito melhor em abrangência e a linha do 0C avançaria muito mais... mas o europeu ao contrário do GFS, indica aquecimento logo após... sinceramente, não sei para quem torcer... muuuiitaa divergência...

Link to comment
Share on other sites

O clima de São Bernardo do Campo é um dos que mais me surpreendeu nesses últimos 7 anos de descobertas com novas estações.

 

Bruno....os paulistas da capital sabem que SBC é + fria... mas esta diferenca toda não. .... Moro num lugar que deve ser 1 grau acima na media anual de Curitiba. ....

 

Pro Shimutz é igual, Riacho Grande não tem nada de mais em relação à Sampa, represa e blá blá blá.

Link to comment
Share on other sites

O clima de São Bernardo do Campo é um dos que mais me surpreendeu nesses últimos 7 anos de descobertas com novas estações.

 

Bruno....os paulistas da capital sabem que SBC é + fria... mas esta diferenca toda não. .... Moro num lugar que deve ser 1 grau acima na media anual de Curitiba. ....

 

É muito diferente de São Paulo, ainda que eu não curta o tipo de frio que faça aí. Pra ti eu sei que tu adoras esse "eterno 13C" com cerração. :mosking:

 

Riacho Grande com 14,0.....Vl Madalena região da Paulista 21,0......+ 0,3 vou pra 7o lugar no baz.jeancharlier.com..........

 

:pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Mínima de hoje por aqui foi de 3,9C... essa próxima madrugada a queda será muito mais intensa...

 

Não gostei muito da 12Z do GFS... pelo menos três pulso de ar frio são sinalizados a partir da semana que vem... dentre os três o segundo uma paulaaada, porém fica retida na altura do sul gaúcho... incrível como uma MP como a projetada consegue ser detida mais uma vez pelo bloqueio... triste...

Europeu muito melhor em abrangência e a linha do 0C avançaria muito mais... mas o europeu ao contrário do GFS, indica aquecimento logo após... sinceramente, não sei para quem torcer... muuuiitaa divergência...

 

Vai dar um MIX dos dois modelos... :mosking:

 

Europeu 12Z em seguida vindo... Brace yourselfs !!

Link to comment
Share on other sites

Mínima de hoje por aqui foi de 3,9C... essa próxima madrugada a queda será muito mais intensa...

 

Não gostei muito da 12Z do GFS... pelo menos três pulso de ar frio são sinalizados a partir da semana que vem... dentre os três o segundo uma paulaaada, porém fica retida na altura do sul gaúcho... incrível como uma MP como a projetada consegue ser detida mais uma vez pelo bloqueio... triste...

Europeu muito melhor em abrangência e a linha do 0C avançaria muito mais... mas o europeu ao contrário do GFS, indica aquecimento logo após... sinceramente, não sei para quem torcer... muuuiitaa divergência...

 

Vai dar um MIX dos dois modelos... :mosking:

 

Europeu 12Z em seguida vindo... Brace yourselfs !!

 

Quem dera... a abrangência do europeu com o potencial e constância de ar frio por dias que o GFS vem mostrando...

 

E já to ansioso com a 12Z do ECMWF... estou pressentindo que virá melhor...hehe... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Mínima de hoje por aqui foi de 3,9C... essa próxima madrugada a queda será muito mais intensa...

 

Não gostei muito da 12Z do GFS... pelo menos três pulso de ar frio são sinalizados a partir da semana que vem... dentre os três o segundo uma paulaaada, porém fica retida na altura do sul gaúcho... incrível como uma MP como a projetada consegue ser detida mais uma vez pelo bloqueio... triste...

Europeu muito melhor em abrangência e a linha do 0C avançaria muito mais... mas o europeu ao contrário do GFS, indica aquecimento logo após... sinceramente, não sei para quem torcer... muuuiitaa divergência...

 

Vai dar um MIX dos dois modelos... :mosking:

 

Europeu 12Z em seguida vindo... Brace yourselfs !!

 

Quem dera... a abrangência do europeu com o potencial e constância de ar frio por dias que o GFS vem mostrando...

 

E já to ansioso com a 12Z do ECMWF... estou pressentindo que virá melhor...hehe... :mosking:

 

Kkk... não li a mensagem do Caio e minha premonição foi por água a baixo... :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Volta, 1988!

O que aconteceu de tão especial esse ano ?

Era La nina ? la em cima bem resfriado , tal como o atlantico sul

 

William preste bastante atenção nos oceanos:

Tanto o Pacífico, quanto o Atlântico, GELADOS!

Isso só poderia dar no que deu: um dos invernos mais frios no centro-sul

que se tem dados.

Vejam só essa sequência na estação do INMET (Mirante de Santana) em Sampa, em julho de 1988:

08/07 - 12,2/15,6

09/07 - 10,8/15,6

10/07 - 12,0/14,8

11/07 - 9,8/14,0

12/07 - 6,0/10,2

13/07 - 5,4/12,2

14/07 - 5,2/15,0

15/07 - 5,4/15,4

16/07 - 7,5/17,7

17/07 - 9,5/17,8

 

Nenhuma marca histórica...

Mas vejam quantos dias seguidos de frio (Para nossos padrões).

 

Aldo, onde você conseguiu essa sequência do INMET. Tenho bastante interesse em ver como foi aqui em BH em julho de 1988; lembro que fez muito frio aqui também.

Link to comment
Share on other sites

To começando a desconfiar dessa dança toda, faltando apenas 5 dias para o evento!!!! :negative:

Capaz de nem vir essse friozão, e toda essa nossa expectativa ir pro ralo!!!

Na próxima encarnação quero nascer islandês, lá eu não ia ficar olhando GFS, ECMWF, nem porcaria nenhuma!!!!

 

Se fosse australiano ou sul-africano já sofreria muito menos!!!

Link to comment
Share on other sites

Julho de 1988 - BH

 

01/07 - 22.5/14.6

02/07 - 22.5/15.0

03/07 - 23.7/14.6

04/07 - 25.2/15.2

05/07 - 24.5/16.8

06/07 - 26.5/13.6

07/07 - 26.5/15.2

08/07 - 26.7/15.8

09/07 - 24.5/16.8

10/07 - 26.9/14.2

11/07 - 26.1/15.6

12/07 - 22.7/15.0

13/07 - 19.3/10.5

14/07 - 17.9/8.1

15/07 - 18.7/8.1

16/07 - 20.9/9.1

17/07 - 21.1/11.9

18/07 - 21.3/11.3

19/07 - 22.9/13.6

20/07 - 25.5/12.7

21/07 - 23.8/14.0

22/07 - 25.5/14.2

23/07 - 25.5/15.6

24/07 - 26.7/14.0

25/07 - 25.1/15.0

26/07 - 22.3/10.9

27/07 - 19.9/10.7

28/07 - 21.3/10.3

29/07 - 21.1/10.3

30/07 - 19.7/10.5

31/07 - 21.3/10.1

Link to comment
Share on other sites

Climaterra

 

"Continua mantendo a tendência de forte a severa onda de frio de quarta/quinta-feira em diante, chuva entre quarta e quinta, até com possível neve na quinta de noite e sexta no topo da serra em SC, no decorrer dos próximos dias vamos monitorando.

Hoje indica que teremos geadas amplas e severas nas áreas acima dos 500 m e moderada a forte em quase toda SC entre os dias 26 a 29 de julho, no topo da serra poderá ter mínimas entre -6/-9°C no auge do frio."

Link to comment
Share on other sites

Europeu 12Z simplesmente tirou a linha do 0C... a meu ver nesse cenário MP normal... e segundo pulso com caminho completamente fora do continente... realmente esse ano está estranho... europeu não está se comportando como no ano passado... torço agora pelo GFS mas que ele ao menos permita na próxima rodada que a alta avance mais e não fique tão retida assim... quem dera o Global levasse essa, acho improvável...

Link to comment
Share on other sites

13,3C

Bom frio para o horário. Mas como tá de ur e vento? Aqui em Vinhedo na região de Campinas tá na casa dos 19°C com pouco vento, muito sol e ur abaixo dos 50

olá, eu me surpreendi também, céu limpo

 

a ur era de 73,4, neste horario (pouco mais de 13h)

 

na ultima atualização da CIIAGRO as 14H (3 horas atras) um pouquinho mais quente e a ur menor 14,8C e ur 66,9C.

Link to comment
Share on other sites

Caio, o segundo pulso sobe pelo oceano e diz "Oi" de longe para os bazianos :cray:

 

A impressão que tive é que, apesar de reduzido o potencial do frio, deu uma 'democratizada'. A ver. Esperando para ver os mapas de T2m.

 

Por mim, desde que o frio se torne democrático, pode diminuir a intensidade à vontade. Não é justo só o RS ficar com

o filé Mignon, apesar do estado ser obviamente o mais suscetível às incursões polares pela sua latitude.

 

No momento, ventando e 16,5C. Sensação de frio.

Link to comment
Share on other sites

Que lixo essa 12Z do Europeu !!!!

 

Simplesmente terrível notícia pro pessoal que quer um friozão. Na torcida pelo Global e GFS.

Diferença gigantesca entre essa última rodada do europeu e as duas primeiras que mostravam um brontossauro polar... europeu tá sendo mais instável que o GFS no ano passado... decepcionante... Vitor a única coisa boa é que parece ter ficado mais democrático para os outros estados ... mas de resto... :negative:

Link to comment
Share on other sites

Realmente não tivemos ventos marítimos mais intensos à ponto de deixar o tempo fechado na Grande SP!

Esse final de tarde segue com céu praticamente limpo aqui na zona leste e faz 15/16 graus nas estações do CGE que ficam próximas daqui do Tatuapé.

 

===========================================================================

 

Desejo boas vindas a Maria Clara. Mais uma participação feminina aqui no BAZ! Que legal uma coisa dessas!

Link to comment
Share on other sites

6W6Tb14.png

Acham isso possível? As previsões do INPE são confiáveis?

É um tanto quanto inacreditável Curitiba registrar 3 temperaturas de -2ºC em um período de 5 dias, não acham?

Ainda mais por ser um sistema continental, acredito que Foz fique mais gelada que Ctba.

_________

E obrigada a todos pelas boas vindas, rs.

 

Acho que não. O INPE é o que tem as previsões mais furadas. Não sei como esses instituto presta consultoria para TV Globo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.