Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Final de tarde de céu azul e noite caindo em Curitiba!

 

http://i966.photobucket.com/albums/ae141/SilvioMunhosColetty/Mobile%20Uploads/image_zps143bbdb9.jpg

 

 

Temperatura de 14.5C e u.r. De 53%. Deve afundar nas próximas horas!

Sds.

Vista para Leste/nordeste se ñ estou enganado..

 

O edifício ao fundo é o da Telepar.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Galera baziana, como não tenho entrado no forum com a frequência de outrora, só soube a data do Enbaz em cima da hora e já tinha combinado de vir pra Fazenda dos meus primos em Nova Friburgo... Mas quanto ao mini encontro do findi do friozão proposto pelo Bruno, eu me candidato, he he he... :pleasantry:

 

É nóis!! Pinta aí que a gente faz um novo EBAZ! O Torales deve voltar, também! Temos que botar o papo em dia, afinal faz tempo que não nos falamos, irmão!

 

To pensando em ir semana que vem também!! Você vai estar de férias ainda?

Vamos ver se o Caio se anima!! Já imaginou pegar aquele friozão que o GFS está projetando?!

 

Sds.

Fechou! Não vou estar mais de férias, mas devo voltar pra cá na outra sexta!

Link to comment
Share on other sites

Essa foi ótima Aguilera :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

=================================================

 

Infelizmente a previsão de chuva pra Grande SP não se confirmou (se choveu, deve ter sido algo bem isolado). Ficamos o dia todo sob forte influência dos ventos continentais. Pelo que vi na previsão da Climatempo, amanhã o vento passará a soprar do mar. Até achei que isso não iria acontecer!

 

Agora temos nos aeroportos:

19 graus em Cumbica e no Campo de Marte

20 graus em Cogonhas

 

Amanhã os ventos vão soprar do mar? :(

 

Espero que isso não aconteça....

 

Pelo que vi na Climatempo sim.

Dei agora uma olhada no GFS e me parece que esse vento não soprará com tanta força pra cá e acredito nisso, já que tanto pra amanhã quando pra domingo esse mesmo modelo indica mínima sub-10.

Link to comment
Share on other sites

Ainda não estou pensando muito nessa massa polar do dia 24/25 em diante, isso porque estou mais

interessado em curtir a que acaba de chegar no Brasil. Pode não ser muito forte, mas vai gerar

alguns valores interessantes em algumas regiões, isso é fato. Tanto pelo europeu quanto GFS, linha

de 8C-10C passando sobre a zona da mata já a partir de amanhã. Como vai predominar o tempo

nublado no FDS, boas chances de máximas sub-20. No Domingo o tempo seca e a temperatura cai

consideravelmente, com provável mínima sub-10. Para o pessoal do Sul, isso pode não ser nada

demais, mas para os meus padrões, é frio!

 

A MP passará "rasgando" o litoral do Sudeste, não se adentrando muito no continente. Não há muito

suporte em altura, então não espero o PNI dando um show nas temperaturas máximas (máxima sub-5

improvável no Massena).

 

Falando um pouco da MP do dia 24 em diante, Global piorou sua previsão para o Sudeste e melhorou

para o Sul. Impressiona a força do frio em altura preso sobre RS e SC, como há o indicativo de uma

baixa pressão próxima ao litoral eu creio que isso poderia gerar neve das boas. Já o mapa postado

pelo Vinícius mostra que por enquanto o GFS segue uma trajetória continental demais para o ar

polar, prejudicando o frio da minha região.

 

-E vamos seguindo os modelos...e curtir esse frio vindouro.

Link to comment
Share on other sites

Essa foi ótima Aguilera :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

=================================================

 

Infelizmente a previsão de chuva pra Grande SP não se confirmou (se choveu, deve ter sido algo bem isolado). Ficamos o dia todo sob forte influência dos ventos continentais. Pelo que vi na previsão da Climatempo, amanhã o vento passará a soprar do mar. Até achei que isso não iria acontecer!

 

Agora temos nos aeroportos:

19 graus em Cumbica e no Campo de Marte

20 graus em Cogonhas

 

Amanhã os ventos vão soprar do mar? :(

 

Espero que isso não aconteça....

 

Pelo que vi na Climatempo sim.

Dei agora uma olhada no GFS e me parece que esse vento não soprará com tanta força pra cá e acredito nisso, já que tanto pra amanhã quando pra domingo esse mesmo modelo indica mínima sub-10.

 

Menos mal então... espero que pelo menos que esses ventos sejam fracos o suficiente para que não faça o céu nublar à noite e que pelo menos tenhamos a mínima do ano, que até agora está horrível (9,6º).

Link to comment
Share on other sites

Final de tarde de céu azul e noite caindo em Curitiba!

 

http://i966.photobucket.com/albums/ae141/SilvioMunhosColetty/Mobile%20Uploads/image_zps143bbdb9.jpg

 

 

Temperatura de 14.5C e u.r. De 53%. Deve afundar nas próximas horas!

Sds.

Vista para Leste/nordeste se ñ estou enganado..

 

O edifício ao fundo é o da Telepar.

 

Abraço

 

Exatamente Carlos Campos!!!

Estou quase na encruzilhada do Bigorrilho c/ Mercês!

Infelizmente da minha janela c/ esta visão leste/nordeste sempre vejo c/ antecipação as nuvens vindo da Serra do Mar, a famosa MM. :mosking:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Menos mal então... espero que pelo menos que esses ventos sejam fracos o suficiente para que não faça o céu nublar à noite e que pelo menos tenhamos a mínima do ano, que até agora está horrível (9,6º).

 

Acho que não ventará tão forte, como da vez passada.

Já pro domingo pelo que vi o GFS, teremos a entrada desses ventos apenas durante a tarde e que enfraquecerá de noite!

Link to comment
Share on other sites

Pensaram que lindo uma Jul2009 ou Jun2012 ampla, pegando São Paulo? :heart: Lindo pra nós, para os agricultores não...

 

gfs_t2x_anom5_samer_30.png

 

Entre 25 e 30 de julho, forte anomalia concentrada nas áreas mais continentais. A 12Z do GFS deu uma leve melhorada no cenário para cá, e coloca um bom frio úmido para a próxima sexta e sábado.

 

Mas falando da atual... o ar frio começou a entrar agora por aqui, pois há 5 minutos o vento virou para Sudoeste em rajadas até fortes. Tá constante agora! Ainda faz 21,8°C e o céu está branco, com o sol aparecendo bem fraco.

 

Amanhã a mínima deve ficar na casa dos 8°C por aqui, mas esta marca será à noite. Na manhã de domingo, entre 6 e 8°C. Forte aquecimento já a partir de terça-feira.

 

Notei que o interior será mais afetado pelo ar frio do que o leste paulista. Acredito que isso possa ter a ver com os ventos que vão soprar do mar por aqui, trazendo umidade e impedindo uma maior queda noturna. Mas como está um pouco longe ainda, estou na torcida pra que tenhamos um frio seco!

Link to comment
Share on other sites

Frio bem mixuruca por aqui: 15,8°. A máxima ficou em 18,X e tive 13,6° de manhã.

 

Resolvi reativar meu antigo termo-higrômetro que, para minha surpresa, está funcionando! Abri o abrigo e botei lá dentro o sensor. Enquanto isso espero a chegada do sensor da minha estação original, que está sem temperatura e umidade externas.

Link to comment
Share on other sites

Massena , 6,5C rajada de 80kmh , qual a sensaçao disso ?

 

O recorde do Marcão foi 60km/h se não me engano.....Agora, o Massena com 82km/h e o Marcão com 43km/h hoje....segundo os matématicos o Massena tem potencial para chegar atré 119km/h

 

Será que esta Davis aguenta..??

 

P478mIb.jpg

 

Eu te falei para fazer a amarração com arame não somente no meio do mastro, mas TAMBÉM no alto, logo abaixo do anemômetro.

Link to comment
Share on other sites

Galera baziana, como não tenho entrado no forum com a frequência de outrora, só soube a data do Enbaz em cima da hora e já tinha combinado de vir pra Fazenda dos meus primos em Nova Friburgo... Mas quanto ao mini encontro do findi do friozão proposto pelo Bruno, eu me candidato, he he he... :pleasantry:

 

É nóis!! Pinta aí que a gente faz um novo EBAZ! O Torales deve voltar, também! Temos que botar o papo em dia, afinal faz tempo que não nos falamos, irmão!

 

EU TOPO!! Sábado cedo to livre para ir. Vamos combinar lá no comunidade.

Link to comment
Share on other sites

Massena , 6,5C rajada de 80kmh , qual a sensaçao disso ?

 

O recorde do Marcão foi 60km/h se não me engano.....Agora, o Massena com 82km/h e o Marcão com 43km/h hoje....segundo os matématicos o Massena tem potencial para chegar atré 119km/h

 

Será que esta Davis aguenta..??

 

P478mIb.jpg

 

Eu te falei para fazer a amarração com arame não somente no meio do mastro, mas TAMBÉM no alto, logo abaixo do anemômetro.

 

Não se engane, lá em cima estavamos com vento de 40 a 50 no dia da instalação e nem se mexeu a haste! Se mesmo com vento de 80 nao caiu a seta do anemometro, não há problemas! Os cabos que clocamos permitem um balanço natural, assim mesmo com fortes rajadas, a estação nao quebra os cabos!

Link to comment
Share on other sites

Massena , 6,5C rajada de 80kmh , qual a sensaçao disso ?

 

O recorde do Marcão foi 60km/h se não me engano.....Agora, o Massena com 82km/h e o Marcão com 43km/h hoje....segundo os matématicos o Massena tem potencial para chegar atré 119km/h

 

Será que esta Davis aguenta..??

 

P478mIb.jpg

 

Eu te falei para fazer a amarração com arame não somente no meio do mastro, mas TAMBÉM no alto, logo abaixo do anemômetro.

 

To vendo esse anemometro ir parar la em Itamonte :sarcastic:

 

86,9km/h a alguns minutos

 

Bom pra testar a Davis e saber o quanto o anemometro dela aguenta

Link to comment
Share on other sites

18Z GFS indica uma das ondas de frio mais prolongadas que já vi nos últimos anos( a linha de 0ºC em 850 hpa se hospedaria no RS) !!!

 

Manteve a bomba.

 

Eu diria que faltariam finos detalhes para algo épico e abrangente. Pelo menos 6 dias de frio intenso, com direito a formação de uma baixa na costa do Sul no final desse período. Só que está no final da grade, mas vale como observação. Pés no chão e torcida para o Europeu começar a seguir os demais modelos o quanto antes!

Link to comment
Share on other sites

18Z GFS indica uma das ondas de frio mais prolongadas que já vi nos últimos anos( a linha de 0ºC em 850 hpa se hospedaria no RS) !!!

 

Manteve a bomba.

 

Eu diria que faltariam finos detalhes para algo épico e abrangente. Pelo menos 6 dias de frio intenso, com direito a formação de uma baixa na costa do Sul no final desse período. Só que está no final da grade, mas vale como observação. Pés no chão e torcida para o Europeu começar a seguir os demais modelos o quanto antes!

 

 

Global coloca por muitos e muitos dias a mancha azul negativa sobre o RS , vai ser lindo , coloca valores entre -6°C e -8°C em 850 hpa , e deu uma recuada na MP agora chegando no maximo em sul de MG mal encostando no Norte de SP

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pensaram que lindo uma Jul2009 ou Jun2012 ampla, pegando São Paulo? :heart: Lindo pra nós, para os agricultores não...

 

[attachment=0]gfs_t2x_anom5_samer_30.png[/attachment]

Entre 25 e 30 de julho, forte anomalia concentrada nas áreas mais continentais. A 12Z do GFS deu uma leve melhorada no cenário para cá, e coloca um bom frio úmido para a próxima sexta e sábado.

 

Mas falando da atual... o ar frio começou a entrar agora por aqui, pois há 5 minutos o vento virou para Sudoeste em rajadas até fortes. Tá constante agora! Ainda faz 21,8°C e o céu está branco, com o sol aparecendo bem fraco.

 

Amanhã a mínima deve ficar na casa dos 8°C por aqui, mas esta marca será à noite. Na manhã de domingo, entre 6 e 8°C. Forte aquecimento já a partir de terça-feira.

 

Já se deram conta que pra Bolivia e Paraguai, tá se desenhando um cenário épico? Épico mesmo, assombroso! anomalias de -9 em vários pontos!!!! Vao congelar literalmente! Já SP e sul mineiro, tem dificuldades justamente por barreiras geográficas.

Sobre os modelos, não se enganem sobre o Europeu...no final quem o segue são o GFS e o Global...ja vimos essa novela antes...e já sabíamos do resultado! Vamos focar no Europeu e CMC, ano passado deram um baile nos outros modelos.

Link to comment
Share on other sites

18Z GFS indica uma das ondas de frio mais prolongadas que já vi nos últimos anos( a linha de 0ºC em 850 hpa se hospedaria no RS) !!!

 

Manteve a bomba.

 

Eu diria que faltariam finos detalhes para algo épico e abrangente. Pelo menos 6 dias de frio intenso, com direito a formação de uma baixa na costa do Sul no final desse período. Só que está no final da grade, mas vale como observação. Pés no chão e torcida para o Europeu começar a seguir os demais modelos o quanto antes!

 

Começaria em 140 horas...

 

ugPHn4F.gif

 

Subiria com tudo ...

 

Ma6tyu2.gif

 

E só começaria a perder força com a formação da baixa... Isso já com 312 horas !!!

 

kauqn69.gif

 

Agora é torcer para o Europeu concordar com o americano e o Global.

Link to comment
Share on other sites

Já se deram conta que pra Bolivia e Paraguai, tá se desenhando um cenário épico? Épico mesmo, assombroso! anomalias de -9 em vários pontos!!!! Vao congelar literalmente!.

 

Captei, Artur. Se tá bem amarrada, ótimo!! :good2:

 

Mas sobre anomalia, discordo sobre o congelamento. É justamente isso: anomalia negativa e não temperatura negativa, já a região de pouca altitude apresenta médias muito alta. Nestas, haverá apanas forte resfriamento..

Link to comment
Share on other sites

Temperatura despencando aqui em Curitiba.

 

No momento temos 11.1°C aqui no Centro Politécnico da UFPR, estação do Simepar, com vento SW 11 km/h.

 

Percebi nos últimos dias que temos uma boa turma na região de Curitiba, podemos fazer um ENBAZ "leite quente" com um bom número!

 

O que acham?

 

 

Ps: esse formato de tópico unificando os meses ficou muito estranho e dificulta a busca das informações, preferia o formato anterior...

Link to comment
Share on other sites

 

 

Que lindo será se realmente acontecer :hang1: , esse modelo CMC é confiável???

 

Não é nada confiável. Não acertam nada. :negative:

 

 

Perfeito pra baixadas , pra minha acertam 90% das vezes , o unico que previu aqueles "negativoes" no Sul algumas semanas atras , não é mesmo Sr Coutinho ?

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal!

 

O Rio de Janeiro teve mais um dia quente (esta é uma frase que repito mais de 300 dias por ano). A temperatura variou de 14° a 29°, ventos fortes ao anoitecer e já chove em alguns pontos da R.M.

 

2n6x507.jpg

 

No momento céu nublado e 23°, que venha logo a chuva e mantenha o dia de amanhã com temperaturas mais descentes...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.