Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

To quase fazendo promessa pra que a 12Z do GFS se confirme!!!! :good2: :clapping:

Melhor nem comentar mais, resta torcer!!!!

 

Um friozão é certo que vem, Rafael! Pode não vir tudo isso, mas vem MUITO FRIO!

Quanto a neve, para mim o mais importante é o frio forte mesmo. Neve, se vier, é lucro.

Prefiro um frio mais forte e até seco do que uma nevezinha fraca e um frio moderado.

Bom, opinião minha, né? KKKK Cada um tem uma preferência.

ABRAÇÃO!

Link to comment
Share on other sites

Tempo aberto em boa parte do Estado.

Sol em Curitiba, com 17° e sensação de frio devido aos ventos de oeste.

Nas próximas horas o ar frio e seco deve avançar e derrubar as temperaturas no Centro-Sul.

 

Por enqt só tivemos uma refrescada, comum após a passagem de frentes frias de deslocamento rápido.

No litoral faz calor, com 24°.

20140718_1-1.jpg.47b8c6a39dc2565f052a2811a68c77ee.jpg

Link to comment
Share on other sites

Pela sondagem 12z de SM e POA, o que precipitar acima de 1700m não deve ser líquido. A janela deve ser bem rápida (como já comentado) pois em FLN está 'quente' nas camadas superiores, e também com pouca chance (como já comentado também) de fracas precipitações, olhando os satélites, o radar e as câmeras no planalto sul SC.

Link to comment
Share on other sites

Além da MP do próximo final de semana, teria mais uma no dia 1o de Agosto! Reforço do ar polar.. esse sim pode ser o da neve! Atmosfera já bem gelada..

 

Pois é, corroborando com o cenário de grandes anomalias negativas entre 25/07 e 05/08 apontado pelo CFS e mostrado pelo Caio e pelo Bruno há um bom tempo!!

Só não consigo ver ainda um frio tão abrangente pra causar aquelas enormes anomalias em vastas regiões do Brasil!!

Mas espero que aconteçam! :pleasantry:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pela sondagem 12z de SM e POA, o que precipitar acima de 1700m não deve ser líquido. A janela deve ser bem rápida (como já comentado) pois em FLN está 'quente' nas camadas superiores, e também com pouca chance (como já comentado também) de fracas precipitações, olhando os satélites, o radar e as câmeras no planalto sul SC.

 

Não nos desesperemos, o planalto sul ainda receberá uma boa dose de umidade e emoções... aqui em Canela literalmente "preteou o olho da gatiada". Boa chuvinha no horizonte! Eles receberão essa carga!

Link to comment
Share on other sites

... aqui em Canela literalmente "preteou o olho da gatiada". Boa chuvinha no horizonte!!

 

Valdir, espero que os problemas;saúde;família bem encaminhados.

 

Traduza por gentileza.

 

Sério, conheço olhos de um monte de coisa.....ou alguém com dislexia ''inventou'' a gatiada

 

sorry

 

Vou traduzir então!

 

"Preteou o olho da gateada" é um termo bem antigo que está voltando à moda aqui no RS.

 

Gateada é uma égua de pelagem pardo-amarelada. "Pretear o olho", significa que ela dilatou a pupila (preta) e este preto tomou conta do olho (que no entorno é castanho). A pupila se dilata por algum susto ou que a égua tenha ficado arredia (abagualada, caborteira).

 

Em outras palavras, perigo à vista. :hi: :hi:

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto, as chuvas chegaram até a capital; ainda não avançaram na direção do Vale.

Aqui em Sampa, praticamente nada de chuva.

Precipitações muito fracas e isoladas.

Aqui na zona norte, no início da manhã, escureceu bastante mas caiu 1/2 dúzia de pingos. :sad:

Depois, saiu até sol e caíram mais 1/2 dúzia de pingos no final da manhã. Só.

 

O vento está aumentando, com rajadas de até 61 km/h em Congonhas, 48 km/h na automática do Mirante e em Cumbica, de O a N.

Apesar das nuvens escuras, estou levemente desconfiado que não teremos chuva decente em Sampa. :negative:

A conferir...

 

Aeroportos marcando 20 a 21°C.

Link to comment
Share on other sites

Europeu realmente bem sem graça nessa última rodada... GFS bem melhor e parece firme em sua previsão... o mesmo modelo mostra além dessa MP que está atuando e a da próxima semana, pelo menos mais dois pulsos de ar frio seguidos até o final de sua grade...

Final de julho e início de agosto tem tudo pra ser muito frios...

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS 12Z domingo da outra semana daria ao redor de -7C para Livramento, -9C para Canela/Castelinho, -10C para Soledade/Tuias e -12C para Urupema.

 

Se isso se confirmar, será a maior onda de frio na historia do forum...

 

Pra mim nada supera a nevada de 2013... Eu considero o auge do frio(neve generalizada). Já mínimas são apenas números no termômetro, podem me chamar de louco, mas uma nevada e vento com temperatura entre 2/-2ºC, é anos luz mais congelante que uma mínima de -6/-10.

Viajou... :mosking:

Agora frio se resume em neve, então tá... :sarcastic:

Na Sibéria há geadas com -50... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

... aqui em Canela literalmente "preteou o olho da gatiada". Boa chuvinha no horizonte!!

 

Valdir, espero que os problemas;saúde;família bem encaminhados.

 

Traduza por gentileza.

 

Sério, conheço olhos de um monte de coisa.....ou alguém com dislexia ''inventou'' a gatiada

 

sorry

 

Oi Mafili.

Por aqui seguimos com tratamento de um ano do bebê, mas no mais, tudo bem.

Sobre a expressão, significa mais ou menos o seguinte: É uma expressão gauchesca muito usada para dizer que a coisa ficou feia, daqui por diante será dura a parada, nada será como antes.

Se quiser, dá uma olhada numa crônica de um de nossos comentaristas, o Paulo Santana. Foi de lá que tirei a definição, he he.

http://wp.clicrbs.com.br/santana/2013/10/15/o-que-e-gateada/

Link to comment
Share on other sites

Viajou... :mosking:

Agora frio se resume em neve, então tá... :sarcastic:

Na Sibéria há geadas com -50... :mosking:

 

Em algum momento eu citei a Sibéria ?? A não ser que em Tutuias que é o nosso marco principal de mínimas extremas haja potencial para -20/-50, daí retiro tudo que eu disse.

Link to comment
Share on other sites

Não sei vocês, mas eu gostei bastante da 12Z do europeu, se comparar com a 00Z. Mancha de -4/-6°C em 850mb sobre SC e ar seco, já imaginaram as mínimas que isso provocaria? Sem falar da amplitude da linha de 0°C, que chega ao centro-norte do PR.

 

Outro fator interessante, porém não incomum, será quando o frio chegar. Fora do RS, Porto Murtinho-MS será a primeira cidade a sentir os ventos gelados.

 

Oi Vinicius, nesse panorama Curitiba registraria qual temperatura? Abaixo de zero, será?

Link to comment
Share on other sites

Por 12z; Ainda tem tempo até, mas indica precipitação invernal no planalto sul SC nas primeiras horas de 25/07. A partir de 24/07 deverá vir uma sequência de temperaturas de um dígito no planalto sul SC (+1300m); se secar, dois dígitos... negativo não pode ser descartado. As bagunçadas projeções podem ficar mais bagunçadas.

Link to comment
Share on other sites

Acho que não vai neva agora nem em São Joaquim e em lugar algum

será que teremos um inverno sem neve?

 

Há bastante registros de neve em Agosto e começo de Setembro, que são meses mais úmidos. Para este mês sim, para o inverno é bem improvável.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

MI parou as 16h com 1,8°C, vento sustentado de 48,6km/h e rajada de 73km/h. A máxima hoje foi de 116,28km/h.

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Enquanto a Serra tem nuvens, aqui parou o vento, tenho céu limpo e 16°C. Aproveitar porque tá difícil uma noite assim.

Link to comment
Share on other sites

Galera baziana, como não tenho entrado no forum com a frequência de outrora, só soube a data do Enbaz em cima da hora e já tinha combinado de vir pra Fazenda dos meus primos em Nova Friburgo... Mas quanto ao mini encontro do findi do friozão proposto pelo Bruno, eu me candidato, he he he... :pleasantry:

 

É nóis!! Pinta aí que a gente faz um novo EBAZ! O Torales deve voltar, também! Temos que botar o papo em dia, afinal faz tempo que não nos falamos, irmão!

Link to comment
Share on other sites

Galera baziana, como não tenho entrado no forum com a frequência de outrora, só soube a data do Enbaz em cima da hora e já tinha combinado de vir pra Fazenda dos meus primos em Nova Friburgo... Mas quanto ao mini encontro do findi do friozão proposto pelo Bruno, eu me candidato, he he he... :pleasantry:

 

É nóis!! Pinta aí que a gente faz um novo EBAZ! O Torales deve voltar, também! Temos que botar o papo em dia, afinal faz tempo que não nos falamos, irmão!

 

To pensando em ir semana que vem também!! Você vai estar de férias ainda?

Vamos ver se o Caio se anima!! Já imaginou pegar aquele friozão que o GFS está projetando?!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

só sei de uma coisa

 

se subirem la no Massena em dia de chuva, usa capa de chuva e não guarda-chuva, pois você vai para uma queda de 1100 m e vai parar em Visconde de Mauá :laugh:

Link to comment
Share on other sites

 

só sei de uma coisa

 

se subirem la no Massena em dia de chuva, usa capa de chuva e não guarda-chuva, pois você vai para uma queda de 1100 m e vai parar em Visconde de Mauá :laugh:

 

Essa foi ótima Aguilera :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

=================================================

 

Infelizmente a previsão de chuva pra Grande SP não se confirmou (se choveu, deve ter sido algo bem isolado). Ficamos o dia todo sob forte influência dos ventos continentais. Pelo que vi na previsão da Climatempo, amanhã o vento passará a soprar do mar. Até achei que isso não iria acontecer!

 

Agora temos nos aeroportos:

19 graus em Cumbica e no Campo de Marte

20 graus em Cogonhas

Link to comment
Share on other sites

12,0ºC as 18:00 tanto no INMET quanto no Aeroporto. Máxima de 15,7ºC, dia ensolarado.

 

Deu pra aproveitar e lagartear no sol.

 

Livramento ainda com 15ºC.

Uruguaiana com 13° agora.

Deve esfriar bem, nas próximas hrs mas em termos de frio, esta MP ñ é grande coisa, já q as máximas até q subiram razoavelmente bem.

O ar seco será um dos responsáveis pelas boas mínima q irão ocorrer pela manhã.

(mesmo q a UR aumente nas próximas hrs, em altitude continuará baixa, facilitando a perda do calor durante a madrugada)

Na Argentina, Córdoba teve 23°C de máxima, com 2° de PO no meio da tarde: ar mto seco, porém ñ esteve frio, apesar da mínima de 1°C.

As máximas baixas registradas na serra foram resultado da circulação ciclônica e mau tempo em altitude.

Nada dmais à meu ver.

Link to comment
Share on other sites

 

só sei de uma coisa

 

se subirem la no Massena em dia de chuva, usa capa de chuva e não guarda-chuva, pois você vai para uma queda de 1100 m e vai parar em Visconde de Mauá :laugh:

 

Essa foi ótima Aguilera :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

=================================================

 

Infelizmente a previsão de chuva pra Grande SP não se confirmou (se choveu, deve ter sido algo bem isolado). Ficamos o dia todo sob forte influência dos ventos continentais. Pelo que vi na previsão da Climatempo, amanhã o vento passará a soprar do mar. Até achei que isso não iria acontecer!

 

Agora temos nos aeroportos:

19 graus em Cumbica e no Campo de Marte

20 graus em Cogonhas

 

Amanhã os ventos vão soprar do mar? :(

 

Espero que isso não aconteça....

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.