Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Esta previsão de 1 grau abaixo de zero em Ribeirão Preto é fantástica.....só falta chegar proximo do dia 31/07....tudo mudar e não termos nada excepcional...

 

Amigo Carlos,

Estas previsões de frio exageradas para cidades em que o frio é raro, realmente fico com um pé atrás.

No entanto, que vem um bom frio no final do mês, vem! Espero uns 2°c ao menos pela manhã aqui em PORTO ALEGRE.

Abração e um bom dia!

 

Exatamente , O GFS e principalmente o Foreca são meio terroristas e devem ser proprietários de Hoteis em Estancias de Inverno...kkk

 

Já muito isso aqui no Baz...ondas monstruosas de frio previstas e depois tudo vira uma sonho...

Link to comment
Share on other sites

O povo vai morrer com estas previsões que poderiam dar uma melhorada no fiasco invernal.

 

Esta previsão de 1 grau abaixo de zero em Ribeirão Preto é fantástica.....só falta chegar proximo do dia 31/07....tudo mudar e não termos nada excepcional...

 

Amigo Carlos,

Estas previsões de frio exageradas para cidades em que o frio é raro, realmente fico com um pé atrás.

No entanto, que vem um bom frio no final do mês, vem! Espero uns 2°c ao menos pela manhã aqui em PORTO ALEGRE.

Abração e um bom dia!

 

Depende muito do que é raro para você, lembrança recente da região de Ribeirão Preto com temperaturas bem baixas com uma baleia polar, por ser continental posso dizer, jaguatirica polar.

 

Já muito isso aqui no Baz...ondas monstruosas de frio e depois tudo vira uma sonho.

 

Vou ter que ir até a padaria.

Link to comment
Share on other sites

Essa previsões de 10 a 15 dias para frio no Global do Inpe, são puras alucinações, superestima o potencial do frio, já vi isso no ano passado.

 

Aquele mapa, que o William mostrou para a madrugada de 31/7, para o sudeste,mostra um erro, mínimas negativas na região da represa de Furnas e parte do Sul de Minas, mas na região de Monte Verde, Campos do Jordão, Parque de Itatiaia, as mínimas são bem maiores,um grande erro.

 

Acompanho muito o modelo ETA de 5 X 5km do Inpe,para Rio, Minas e São Paulo, indica as mínimas para hoje, amanhã e depois de amanhã, sempre acerta para minha região, uma pena que a menor mínima que eles indicam, começa na de abaixo de 8ºC, depois de 8 a 10ºC, a seguir de 10 a 12ºC ......

Link to comment
Share on other sites

Depende muito do que é raro para você, lembrança recente da região de Ribeirão Preto com temperaturas bem baixas com uma baleia polar, por ser continental posso dizer, jaguatirica polar.

 

Ribeirão Preto Mínimas Absolutas :

 

1991: 06,0

1992: 06,3

1993: 05,8

1994: 00,0

1995: 09,8

1996: 04,0

1997: 03,0

1998: 08,6

1999: 05,8

2000: 01,0

2001: 05,8

2002: 04,7

2003: 06,8

2004: 07,6

2005: 06,6

2006: 04,9

2007: 05,8

2008: 07,1

2009: 03,8

2010: 06,4

2011: 02,9

2012: 04,7

2013: 04,0

2014: 07,4

 

São Simão que é região de Ribeirão Preto e é bem mais fria...fez -00,6 em 01/06/1979

 

Percebeu agora pq eu disse que 1 grau abaixo de zero é raríssimo em RIBEIRÃO PRETO....e se trata de algo extraordinário..??

Link to comment
Share on other sites

Percebeu agora pq eu disse que 1 grau abaixo de zero é raríssimo em RIBEIRÃO PRETO....e se trata de algo extraordinário..??

 

Hum, agora eu percebi, desde 91 que não tem nada abaixo de zero, ok, para você pode ser raro. Agora, aonde fica a estação de Ribeirão Preto ? Baixada? Topo? Topinho? Encosta?

 

Deve ter lugares que negativou pelo menos umas duas vezes desde 1991.

 

Para outros nevar é raro no Brasil.

 

Para grande parte do povo brasileiro nem tornado tem no Brasil, para o Marfili quase não existe, no máximo uma ventania.

Link to comment
Share on other sites

 

1994: 00,0 NEGATIVOU EM BAIXADA CUIÚDA.

1997: 03,0 NEGATIVOU EM BAIXADA CUIÚDA.

2000: 01,0 NEGATIVOU EM BAIXADA CUIÚDA.

2009: 03,8 NEGATIVOU EM BAIXADA CUIÚDA ou PODE TER NEGATIVADO.

2011: 02,9 NEGATIVOU EM BAIXADA CUIÚDA.

 

Claro...que na Tuias ribeirão pretense pode ter negativado , sem duvida, pois Tuias Soledade para o topo do Inmet na minima absoluta a diferença pode chegar a 4 graus...Apesar que esta estação de Ribeirão Preto não se trata de um topo.....seria um meio termo em o frio e calor...

Link to comment
Share on other sites

 

Claro...que na Tuias ribeirão pretense pode ter negativado , sem duvida, pois Tuias Soledade para o topo do Inmet na minima absoluta a diferença pode chegar a 4 graus...Apesar que esta estação de Ribeirão Preto não se trata de um topo.....seria um meio termo em o frio e calor...

 

Desculpe, então não me venha me falar que é um evento raro. Sem mais.

Link to comment
Share on other sites

 

Claro...que na Tuias ribeirão pretense pode ter negativado , sem duvida, pois Tuias Soledade para o topo do Inmet na minima absoluta a diferença pode chegar a 4 graus...Apesar que esta estação de Ribeirão Preto não se trata de um topo.....seria um meio termo em o frio e calor...

 

Desculpe, então não me venha me falar que é um evento raro. Sem mais.

 

Para a cidade sim....para Tuias de Ribeirão....bem de vez em qdo..

Link to comment
Share on other sites

 

Claro...que na Tuias ribeirão pretense pode ter negativado , sem duvida, pois Tuias Soledade para o topo do Inmet na minima absoluta a diferença pode chegar a 4 graus...Apesar que esta estação de Ribeirão Preto não se trata de um topo.....seria um meio termo em o frio e calor...

 

Desculpe, então não me venha me falar que é um evento raro. Sem mais.

 

Para a cidade sim....para Tuias de Ribeirão....bem de vez em qdo..

 

Não esqueça que os dados que passou são das mínimas absolutas por anos, quem garante que como exemplo quando deu 0,0 não tivemos outros dias com temperaturas próximas.

 

Lembrando que Tuias é um tiro no pé, pois existem outras baixadas.

Link to comment
Share on other sites

Instabilidade em Porto Alegre. Já está mais fresquinho, sem sensação de abafamento.

Amanhã queda grande na temperatura.

Notícia triste: Mais um avião da Malaysian, que fazia a rota Amsterdam/Kuala Lampur, caiu! Estão suspeitando que tenha sido um missil, por causa dos conflitos naquela região. De novo com a MALAYSIAN! Muito triste. Havia 295 pessoas a bordo.

Segundo os boletins, não tinha problema meteorológico na posição que o avião estava na hora da queda.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Ribeirão Preto Mínimas Absolutas :

1994: 00,0São Simão que é região de Ribeirão Preto e é bem mais fria...fez -00,6 em 01/06/1979

Percebeu agora pq eu disse que 1 grau abaixo de zero é raríssimo em RIBEIRÃO PRETO....e se trata de algo extraordinário..??

Em massas polares muito intensas é possível fazer 0°C ou até menos em baixadas e áreas propícias em todo estado de SP (Com exceção da maior parte do litoral).

 

Tenho parentes em Ribeirão Preto e São Simão-SP.

Já fui a essas 2 cidades incontáveis vezes.

Já peguei frio em RP sim e bastante (Não peguei geada).

Evidentemente, não é coisa que acontece todos os anos, como bem mostra a tabela do Carlão.

 

Durante a noite, mesmo no verão, São Simão é sempre fresca.

São Simão fica num vale a 650-670 m, tendo ao lado, a NE, uma serra que passa dos 900 m.

Ribeirão Preto já tem um relevo mais suave, a 550 m.

É uma vergonha... mas até hoje não sei com certeza onde fica a estação convencional do INMET em São Simão. :mrgreen:

Suspeito que seja na Escola Técnica Agrícola.

Se for, não é baixada.

Link to comment
Share on other sites

Ribeirão Preto Mínimas Absolutas :

1994: 00,0São Simão que é região de Ribeirão Preto e é bem mais fria...fez -00,6 em 01/06/1979

Percebeu agora pq eu disse que 1 grau abaixo de zero é raríssimo em RIBEIRÃO PRETO....e se trata de algo extraordinário..??

Em massas polares muito intensas é possível fazer 0°C ou até menos em baixadas e áreas propícias em todo estado de SP (Com exceção da maior parte do litoral).

 

É disso que estou falando, temos muitas cidades pequenas em São Paulo e poucas estações, bem instaladas iriam surpreender.

Link to comment
Share on other sites

Ribeirão Preto Mínimas Absolutas :

1994: 00,0São Simão que é região de Ribeirão Preto e é bem mais fria...fez -00,6 em 01/06/1979

Percebeu agora pq eu disse que 1 grau abaixo de zero é raríssimo em RIBEIRÃO PRETO....e se trata de algo extraordinário..??

Em massas polares muito intensas é possível fazer 0°C ou até menos em baixadas e áreas propícias em todo estado de SP (Com exceção da maior parte do litoral).

 

Tenho parentes em Ribeirão Preto e São Simão-SP.

Já fui a essas 2 cidades incontáveis vezes.

Já peguei frio em RP sim e bastante (Não peguei geada).

Evidentemente, não é coisa que acontece todos os anos, como bem mostra a tabela do Carlão.

 

Durante a noite, mesmo no verão, São Simão é sempre fresca.

São Simão fica num vale a 650-670 m, tendo ao lado, a NE, uma serra que passa dos 900 m.

Ribeirão Preto já tem um relevo mais suave, a 550 m.

É uma vergonha... mas até hoje não sei com certeza onde fica a estação convencional do INMET em São Simão. :mrgreen:

Suspeito que seja na Escola Técnica Agrícola.

Se for, não é baixada.

Aldo vc smpr me deixa curioso com seus relatos.

Dp de ler fui na Wiki e passei bons minutos lendo o relato da fundação do município.

Muito interessante a parte da Guerra/1932.

 

Sobre clima: " Segundo dados do Instituto

Nacional de Meteorologia (INMET),

a temperatura mínima registrada

em São Simão foi de 0,0 ºC,

ocorrida nos dias 21 de agosto de

1965 e 16 de agosto de 1978 . Já a

máxima foi de 39,1 ºC, observada

dia 31 de outubro de 2012 ,

superando os 39,0 ºC do dia 12 de

outubro de 2002 . O maior

acumulado de chuva registrado na

cidade em 24 horas foi de 121,1

mm, em 25 de novembro de 1975"

 

****

 

Sol e algumas nuvens médias e altas.

Venta e temperatura de 22°C.

Parece verão, qdo se está no Sol, já q enfrentamos muitos dias nublados com máximas entre 13/17°C.

5a4e8973236e7_2014-07-1712_52.42-1.jpg.fef837f83028bed61bb901634223b173.jpg

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Hoje mínima de 11,2ºC em SJP com bastante cerração.

 

Ao longo da manhã o sol brilhou forte fazendo a temperatura disparar até 21,8ºC que é a máxima do dia até o momento. Depois das 13:30 UR aumentou e a temperatura reduziu pra 20,2ºC que é a marca atual, devido a aproximação da FF.

 

Para uma evento pré-frontal tivemos uma mínima relativamente boa e pouco aquecimento até agora.

Link to comment
Share on other sites

Carlão, então cara, já começamos a desenhar o clima do PNI, agora com dados!

 

2013 - 8 negativas em Julho

2014 - 6 negativas em Julho

 

Tem a quantidade de negativas fácil ai em Julho de 2013?

 

Julho 2013 - 13 negativas

 

Medias das minimas :

 

Julho 2013 (17 dias) : 00,3

Julho 2014 (17 dias) : 01,1

 

Julho 2013 (30 dias) : 01,1

Link to comment
Share on other sites

Uma semana depois, vaca segue pendurada em poste em São Borja no RS

 

Animal não deve ser removido pelo dono de terreno em São Borja.

Vaca ficou presa por conta da cheia do Rio Uruguai que atingiu a cidade

 

20140716_154713.jpg

 

Vaca está sendo comida por corvos, diz proprietário do terreno (Foto: Isabel Malheiros/RBS TV)

 

Uma semana depois, a vaca que foi parar em cima de um poste após a cheia do Rio Uruguai, no interior de São Borja, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, continua no mesmo lugar. Com dificuldade de chegar ao local, o proprietário do terreno onde se encontra o poste de 11 metros de altura diz que não tem como remover o animal.

 

"Ela vai acabar apodrecendo e caindo. Está muito molhado, com muito barro, e não tem como chegar lá com os caminhões de guincho", afirmou o agricultor Aldo Heck ao G1

 

20140716_154457.jpg

 

G1

Link to comment
Share on other sites

Já a

máxima foi de 39,1 ºC, observada

dia 31 de outubro de 2012 ,

superando os 39,0 ºC do dia 12 de

outubro de 2002 .

A onda de calor do final de outubro de 2012, que não deixou saudades. :mosking:

Embora a cidade tenha quase sempre noites frescas, em dias quentes é um sol "de rachar mamona", como na maior parte do interior paulista. :laugh:

 

Tenho a impressão que o INMET vai acabar desativando a estação convencional de São Simão-SP, aberta em 1920. :negative:

Já faz uns 2 anos que não registra mínimas.

Como existe também uma estação do CIIAGRO na cidade...

Link to comment
Share on other sites

Charles Days, visto que a diferença na média entre o Riacho Grande e Mirante de Santana não é tão grande, podemos considerar que tem o mesmo clima e são lugares iguais em relação ao frio ?

 

Não.....

 

- O Riacho na média é + frio 2 graus que o Mirante de Santana...Assim como o Massena está sendo até aqui 2 graus + frio que o Morro da Igreja (TOPOXTOPO)

 

Riacho Grande x Mirante de Santana

 

Massena x Morro da Igreja

 

São Joaquim x Canela

 

Na media a diferença entra estas localidades estão em cerca de 2 graus de diferença....o que na media anual é muita coisa....Apesar que o Massena ainda não sabemos como é o Verão lá...Mas o Marcão tem média de 12 graus ..ou será igual ou menor que isto...

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

 

Lembrando que Tuias é um tiro no pé, pois existem outras baixadas.

Tuias tmbm é remédio...http://www.remedio-caseiro.com/tuia-propriedades-e-beneficios/ :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

:rofl: :rofl:

O Tuias atual terá mais esta chande do final de semana agora...se não der a diferença esperada em relação ao topo,vamos para o plano B...mudar de local .... :mail: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Mínimas anuais em Ribeirão Preto (IAC):

[attachment=0]RP IAC.png[/attachment]

Fonte: IAC (Instituto Agronômico de Campinas)

 

Bacana essa informação, Vinícius!

Interessante observar que, em 1955, com a grande onda polar, a mínima foi 1°c. Em 2000, também com a grande onda polar, foi 1°c. Iguais as mínimas.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Eu faço um esforço, mas não dá pra deixar passar, olha só a distorção fazer média das mínimas horárias (24hs).Comparem diretamente a média de mínimas dos dois locais ,dá diferença de 3 a 5º em média,apesar de que alguns , tentam tendenciosamente ocultar esta realidade.Embora julho esteja sendo a la 1986(inverno sem frio)...o inverno ainda não acabou...

 

:russian:

 

Verdade. Média das mínimas horárias? Nunca ouvi falar. A média das mínimas são sempre absolutas.

Link to comment
Share on other sites

ECMWF 12Z: Numa escala que vai de 0 a 10, sendo 0 um sopro (muito fraca) e 10 uma onda histórica (extremamente forte), eu classificaria como 6,5. No limite de forte para muito forte. Ocorre uma em média a cada 2 anos.

 

A onde de friooo do fim do mês ficou um friozinho normal...... :hysteric: :hysteric: :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.