Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Como disse o Vinícius... É BOMBAAA!!!

 

ECMWF 12Z a isoterma de -5C em 850hpa pegando áreas que vai da região central do RS até quase o sul do PR e +5C até quase o sul de GO não é pra qualquet MP não... insistência por algo grande, abrangente e forte convergindo nos principais modelos... ainda está um pouco longe mas saídas não isoladas com insistência e convergéncia entre os principais instrumentos de previsão é de se dar um grande voto de confiança...

Meu Senhor... dessa vez vai... :clapping:

 

Tem um site que eu gosto muito de consultar. Se chama TU TIEMPO.

Olha quanto já colocam para Porto Alegre, sábado, 26/07! Mínima de 2°c e máxima de 12°c. Se confirmar, será um final de semana gélido mesmo. Ideal para comer uma "sopa de capeletti" em Caxias do Sul! KKKKKKK

http://www.tutiempo.net/porto-alegre.html

Abraços, Tássio!

 

Aqui em Caxias realmente se confirmando vai ser lindo... não sei se sou meio pinguim mas gosto em dias de muito frio, de comer coisas geladas... uma sopinha quente é bom mas vou me atracar num sorvete de flocos de sobremesa depois... sorvete de flocos e flocos lá fora seria um sonho... :laugh: :good2:

Site legal esse, vou conferir... é argentino?

 

Abs...

Link to comment
Share on other sites

Como disse o Vinícius... É BOMBAAA!!!

 

ECMWF 12Z a isoterma de -5C em 850hpa pegando áreas que vai da região central do RS até quase o sul do PR e +5C até quase o sul de GO não é pra qualquet MP não... insistência por algo grande, abrangente e forte convergindo nos principais modelos... ainda está um pouco longe mas saídas não isoladas com insistência e convergéncia entre os principais instrumentos de previsão é de se dar um grande voto de confiança...

Meu Senhor... dessa vez vai... :clapping:

 

Tem um site que eu gosto muito de consultar. Se chama TU TIEMPO.

Olha quanto já colocam para Porto Alegre, sábado, 26/07! Mínima de 2°c e máxima de 12°c. Se confirmar, será um final de semana gélido mesmo. Ideal para comer uma "sopa de capeletti" em Caxias do Sul! KKKKKKK

http://www.tutiempo.net/porto-alegre.html

Abraços, Tássio!

 

Aqui em Caxias realmente se confirmando vai ser lindo... não sei se sou meio pinguim mas gosto em dias de muito frio, de comer coisas geladas... uma sopinha quente é bom mas vou me atracar num sorvete de flocos de sobremesa depois... sorvete de flocos e flocos lá fora seria um sonho... :laugh: :good2:

Site legal esse, vou conferir... é argentino?

 

Abs...

 

É um site espanhol, amigo!

Gosto muito, pois tem uma parte que dá pra ver o histórico de cada cidade. Bem legal.

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

Muito bem colocado pelo Bruno. O final de julho tem "muita história para contar" em matéria de frio.

A FORTÍSSIMA E INCOMPARÁVEL ONDA POLAR DE 1955 foi bem no final do mês. Parece que até o dia 26/07 fazia um calorzinho no RS e, no dia seguinte, à noite, já nevava nas serras gaúcha e catarinense. Foi uma queda brusca e rápida da temperatura! Foi um frio memorável naquele ano. Até gostaria de ver jornais da época, com reportagens sobre o frio. Deve ser interessante.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Assim como em 2009, a bomba veio na última semana de julho. Impressionante o mix entre 1998/2002/2009 visto neste 2014.

 

Sim, verdade!

Se não me engano, no ano de 1990, o frio mais forte foi nos últimos 15 ou 10 dias do mês de julho também.

Final do mês de julho estava um gelo em POA naquele ano.

Abraços.

 

João, a segunda quinzena de julho de 1990...foi bem fria sim.

 

idzjlx.gif

Link to comment
Share on other sites

Hoje :

 

PNI Marcão MG : -1,1 / 12,4

 

PNI Massena RJ : 02,3 / 10,3

 

Campos do Jordão SP : 00,8 / 17,3

 

São José dos Ausentes RS : 03,9 / 19,4

 

Bom Jardim da Serra SC : 04,7 / 18,8

 

Morro da Igreja SC : 06,7 / 09,1

 

Urupema SC : 09,9 / 14,4

 

Morro das Torres SC : 08,1 / 10,0

Q coisa estranha: BJSerra com máxima cerca de 10° mais elevada q o MI.

Ausentes, idem..

Urupema bem mais fria q BJardim tbm..

Link to comment
Share on other sites

Aviso Meteorológico: Frio!!!

Gaúchos, catarinenses e paranaenses: preparem-se para forte resfriamento! Temperaturas baixas no fim de semana. Aviso Meteorológico: Frio!!!

Gaúchos, catarinenses e paranaenses: preparem-se para forte resfriamento! Temperaturas baixas no fim de semana. Por Lizandro do Simepar

Link to comment
Share on other sites

repeteco de 2013?? :dance2:

 

Estou achando que sim Renato, pelo menos na RMSP!

Estou imaginando que aqui na grande SP reviveremos aquela noite gélida de 23/07/2013, onde as temperaturas ficaram na casa dos 6 graus em locais urbanos e com céu encoberto e com um plus: Logo o céu limpará e o Mirante quebrará o seu jejum de minimas sub-5! (ano passado não limpou já que as instabilidades ficaram bloqueadas em SP, tanto é que à partir da tarde de 24/06 voltou a chover).

 

================================================================================

 

Estou achando que a alta pressão já está perdendo suas forças, pois hoje tivemos aumento de nuvens do tipo cúmulos (o Aldo até postou fotos mais cedo) e agora às 18h30 temos algumas delas aqui na ZL de Sampa.

 

Temperaturas de 19 graus nas estações do CGE que ficam aqui no começo da zona leste!

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z

 

CABUM!

 

12z do GFS está com cara de repeteco de julho dos anos 2009 e 2010. Frente parada sobre SP, enquanto em sua retaguarda há uma intensa MP continental alcançando até a Amazônia!

 

===============================================================

 

Mesmo estando longe, já consigo notar algumas efeitos aqui no BAZ por conta do frio intenso previsto: Muitos usuários online e o tópico ficando com movimento ainda maior! Imagine como vai ser na hora em que os eventos estiverem presentes!

Link to comment
Share on other sites

repeteco de 2013?? :dance2:

 

Estou achando que sim Renato, pelo menos na RMSP!

Estou imaginando que aqui na grande SP reviveremos aquela noite gélida de 23/07/2013, onde as temperaturas ficaram na casa dos 6 graus em locais urbanos e com céu encoberto e com um plus: Logo o céu limpará e o Mirante quebrará o seu jejum de minimas sub-5! (ano passado não limpou já que as instabilidades ficaram bloqueadas em SP, tanto é que à partir da tarde de 24/06 voltou a chover).

 

================================================================================

 

Estou achando que a alta pressão já está perdendo suas forças, pois hoje tivemos aumento de nuvens do tipo cúmulos (o Aldo até postou fotos mais cedo) e agora às 18h30 temos algumas delas aqui na ZL de Sampa.

 

Temperaturas de 19 graus nas estações do CGE que ficam aqui no começo da zona leste!

 

estava comentando com o Viny no zapzap e ele acredita em algo forte tambem, mas Viny, se fizer -3 por aqui sera muito mais historica,conversa rápida e corriqueira,enfim, lembro de ver as marcas de Sampa, no mirante foi a 5,2C , e parelheiros a 4ºC,em julho de 2013, correto?

Link to comment
Share on other sites

Que sacooooo o RJ está completamente fora dessas BOMBAS putzzzz

 

não é possivel que ele pare na divisa entre SP e RJ :paratrooper:

 

so virá para cá o restinho da borda dessas bombas que não fará siquer cosquinha

 

Realmente nasci no lugar errado

 

Não entendo pq essas Bombas não vem ao RJ e vai até o Acre com maior facilidade :treaten:

 

Saiam da frente que to atirando em tudo que é lado :hunter: :hunter: :hunter: :hunter:

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z

 

CABUM!

 

12z do GFS está com cara de repeteco de julho dos anos 2009 e 2010. Frente parada sobre SP, enquanto em sua retaguarda há uma intensa MP continental alcançando até a Amazônia!

 

===============================================================

 

Mesmo estando longe, já consigo notar algumas efeitos aqui no BAZ por conta do frio intenso previsto: Muitos usuários online e o tópico ficando com movimento ainda maior! Imagine como vai ser na hora em que os eventos estiverem presentes!

 

Pelo que vi vai ser diferente desses anos , a FF ira avançar mais pra norte , ira passar lenta aqui mais nao vai ficar parada , vai alcançar o centro de MG pelo que vi !

 

Aqui céu limpando e temperatura caindo rapido , 8,8°C , na sexta voltam as condiçoes de chuva

Link to comment
Share on other sites

estava comentando com o Viny no zapzap e ele acredita em algo forte tambem, mas Viny, se fizer -3 por aqui sera muito mais historica,conversa rápida e corriqueira,enfim, lembro de ver as marcas de Sampa, no mirante foi a 5,2C , e parelheiros a 4ºC,em julho de 2013, correto?

 

Acredito que foi isso mesmo que aconteceu com a menor temperatura de 24/07/2013! Não houve tantas diferenças entre locais urbanos e sem muita urbanização devido à fatores como céu encoberto e também ar frio advectando! Se não falha a minha memória, por causa dessa advecção, quando mais à sul da RMSP menores eram as temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que vi vai ser diferente desses anos , a FF ira avançar mais pra norte , ira passar lenta aqui mais nao vai ficar parada , vai alcançar o centro de MG pelo que vi !

 

Aqui céu limpando e temperatura caindo rapido , 8,8°C , na sexta voltam as condiçoes de chuva

 

Ah sim! É que tinha dado a entender que seria igual a 2009 e 2010 por conta do mapa de anomalias pro fim deste mês que o Bruno postou!

Mas, avançando até mais pra norte, acredito que haverá uma chance do Mirante poder registrar mínima sub-5, após 14 anos de jejum!

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z

 

CABUM!

 

12z do GFS está com cara de repeteco de julho dos anos 2009 e 2010. Frente parada sobre SP, enquanto em sua retaguarda há uma intensa MP continental alcançando até a Amazônia!

 

===============================================================

 

As mínimas em 2010 foram bem ruins no Sudeste, não?? Faltou um ciclone para espalhar o ar frio!!!

Foi um desperdício enorme. O Europeu indica algo melhor desta vez!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

As mínimas em 2010 foram bem ruins no Sudeste, não?? Faltou um ciclone para espalhar o ar frio!!!

Foi um desperdício enorme. O Europeu indica algo melhor desta vez!

 

Sds.

 

Se você se refere a aquele evento, realmente foi ruim em termos de mínimas no sudeste. A frente bloqueada em SP resultou em muita umidade e além disso, pouco do ar polar conseguiu chegar na Grande SP.

Link to comment
Share on other sites

As mínimas em 2010 foram bem ruins no Sudeste, não?? Faltou um ciclone para espalhar o ar frio!!!

Foi um desperdício enorme. O Europeu indica algo melhor desta vez!

Se você se refere a aquele evento, realmente foi ruim em termos de mínimas no sudeste. A frente bloqueada em SP resultou em muita umidade e além disso, pouco do ar polar conseguiu chegar na Grande SP.

Em 2010, o Mirante teve 8,5°C de mínima, no dia 16/08.

Comparando com os anos de 2000 para trás, foi uma mínima bem sem-vergonha. :mosking:

No IAG, a mínima foi 5,2°C em 07/06, também alta para lá.

 

Mas trágico mesmo foi 1998:

IAG: 7,2°C em 09/06 (Possivelmente, preciso verificar, a mínima anual mais alta naquela estação.)

Mirante: 9,3°C em 17/07 (A 3ª mínima mais alta, perde para 9,6°C em 1995 e 9,4°C em 2005)

 

Sampa nunca teve mínima anual de 2 dígitos.

Será que vou ver isso um dia? :russian:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, tivemos um dia bem típico de ASAS hoje: muito sol, frio de manhã e agradável à tarde. Tive hoje a mínima do ano até o momento, mas tudo indica que vou superá-la ainda em Julho. Estou vendo no modelo europeu o baita cavado se formando sobre a região Sul, ele será peça FUNDAMENTAL para sabermos com que força chegará o ar polar ao Sudeste. Se repetir 2013, terei uma máxima baixa. Se repetir 2007, terei uma mínima baixa. Se repetir 2009 ou 2010, terei é NADA, kkkkkkkkkkkk.

 

Agora resta-nos torcer. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Sobre o evento do final do mês, olhando apenas o GFS em suas últimas duas rodadas, vejo uma certa dificuldade de o ar frio mais intenso avançar do PR para SP. :russian: Mas, tem muita água pra passar embaixo da ponte e essa singela análise eu fiz apenas em cima do louco do GFS...

Link to comment
Share on other sites

Impressão minha ou a 18Zo GFS bagunçou com a obra de arte? Ai ai ai vai começar a doidera... cenário a meu ver diante nas últimas saídas entre GFS e europeu... europeu lindo abrangente, e GfS tbm algo forte porém agora a cada rodada que vejo dele a MP fica mais bloqueada... como o Igor falou um sacrifício pra avançar até o PR e SP... e a linha de 0C em 850 agora lá na ponta do pé do RS... GFS birutaaa!!! que o europeu leve essa please!!!

Link to comment
Share on other sites

Gente, o europeu pega só a entrada da massa polar no Sudeste! Se acalmem :rofl: Tem uma parte da onda de frio pro europeu rodar ainda, e muita água pra passar por baixo da ponte.

:prankster: Vini dificil manter a calma né... Mas, vejo até agora só este fim de semana com a chuva na sexta por aqui e fim de semana com um frio relativamente bom né.. Já semana que vem quero nem ver :sarcastic: pra depois não me decepcionar..

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal!

 

O dia de hoje foi bem quente no Rio de Janeiro, entretanto a manhã foi bem fresca a temperatura variou de 12,5° a 29,0°, a tarde alguns termômetros de rua indicavam temperatura ao redor dos 35° com uma sensação horrível de abafamento :heat:, finalmente sábado chegará uma chuvinha e temperaturas mais comportadas :good2:

Link to comment
Share on other sites

Olá gurizada gosto do Baz, mas vou mudar um pouco minha atitude, não vou entrar em provocações, mas não vou deixar passar mais ofensas pessoais contra mim.Quem quer que seja que me ofender vou repassar por MP aos administradores.

O BAZ precisa evoluir, devemos discutirmos ideias e não atacar as pessoas.

Espero que o "clima" aqui melhore.

Voltando a postar depois de dias....calor hoje...máxima de 24,2º no Tuias e 23,3º Inmet. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Bahhh, Tássio, era só o que faltava o GFS recuar e tirar o friozão da semana que vem!!

 

 

 

Acredito e espero que o europeu leve essa... pro RS e SC mesmo sem frio em altura intenso o GFS continua sinalizando muito frio... porém deu uma bloqueda no mesmo... o europeu nesse momento tá muito melhor de uma forma geral Rafael... vamos ver se ele ganha essa e o GFS o acompanhe... mas principalmente pra vc continua muito bom..

 

Veremos...

 

Abs...

Link to comment
Share on other sites

Impressão minha ou a 18Zo GFS bagunçou com a obra de arte? Ai ai ai vai começar a doidera... cenário a meu ver diante nas últimas saídas entre GFS e europeu... europeu lindo abrangente, e GfS tbm algo forte porém agora a cada rodada que vejo dele a MP fica mais bloqueada... como o Igor falou um sacrifício pra avançar até o PR e SP... e a linha de 0C em 850 agora lá na ponta do pé do RS... GFS birutaaa!!! que o europeu leve essa please!!!

 

Puts, tomara que esteja errado. Ficarei torcendo pra muito frio aqui para Curitiba e, se não vier, me mando pra São Joaquim! kkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.