Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Olá, pessoal

 

Vejam o post do blog da Climatempo

 

O maior frio do inverno de 201415 de julho de 2014 às 15:50 por Josélia Pegorim

“Mas mesmo que não neve, o frio que vem por aí deverá marcar o auge do inverno. A segunda quinzena de julho, especialmente a partir de 20 de julho, promete muito frio, ventos gélidos e fortes causando sensações térmicas de frio intenso não só no Sul, mas também em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte.”

 

O texto acima é parte de uma análise meteorológica escrita pela meteorologista Josélia Pegorim, exatamente há um ano, em 15 de julho de 2013.

 

Troque 2013 por 2014 e teremos uma situação meteorológica parecida com a atual. Duas massas polares serão observadas no decorrer da segunda quinzena de julho, sendo a segunda mais intensa após o dia 24 de julho. A meteorologista Josélia Pegorim analisa quando e como será o efeito destas duas ondas de frio sobre o Brasil.

 

Se há possibilidade de nevar ou não, ainda é cedo para avaliar com confiabilidade. Mas se as simulações atmosféricas feitas em super computadores continuarem confirmando as análises dos últimos dias, está para chegar a maior e mais forte massa polar do inverno de 2014, com um super poder de resfriamento. Podemos repetir aqui o que foi dito no início, para onda de frio de 2013:

 

a massa polar que chega ao Brasil nos últimos dias de julho promete muito frio, ventos gélidos e fortes causando sensações térmicas de frio intenso não só no Sul, mas também em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

 

Veja como as duas massas polares da segunda-quinzena de julho vão atuar no Brasil.

 

O frio poderá igualar o de 2013!!! Estou muito animada, espero que se confirme!!!! :clapping: :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Um cenário dos sonhos, uma rodada HISTÓRICA, uma projeção congelante que faria o centro-sul do Brasil vivenciar um dos mais prolongados períodos de anomalias absurdamente negativas da história recente. Um quadro absolutamente inusitado projetado na saída de HOJE do CFS para o período dos próximos 45 dias.

 

Cenário que reputo, em menor ou quase igual intensidade vem se repetindo rodada atrás de rodada. Mas sem dúvidas esta foi a mais explosiva, mais bombástica ou talvez mais outlier de todas.

 

Mesmo assim segue a tendência. Após quebrado o padrão de bloqueio as anomalias negativas muito expressivas tomam conta de grande parte do cone-sul.

 

 

Anomalias

 

 

20/07 a 30/07

 

4EPCbVn.png

 

 

25/07 a 04/08

 

0E4WeL0.png

 

 

30/07 a 09/08

 

hXSW0AL.png

 

 

04/08 a 14/08

 

4qcNIGU.png

 

 

09/08 a 19/08

 

J6CPC1p.png

 

 

14/08 a 24/08

 

tmSHkVz.png

 

 

19/08 a 29/08

 

utQ1gBV.png

Link to comment
Share on other sites

Eu também vi essa matéria no site da Climatempo.

Isso é um sinal de que aquela noite gélida com temperaturas de 6 graus por aqui na zona leste de Sampa com céu totalmente encoberto e até chuviscos poderá voltar a acontecer.

Pelo menos pra mim passar por aquele frio intenso foi muito mais emocionante de que suportar aquelas tardes tórridas que tivemos no começo de fevereiro.

 

Claro que o ar poderá secar aqui em SP e assim, quem sabe o Mirante volte a ter uma mínima sub-5 (se não me engano, isso não acontece desde julho de 2000)

Link to comment
Share on other sites

[

 

1200/1300 P/

Entre 18 e 19 ? isso ?

Ou pra semana que vem 25 e 26?

 

 

NOITE DE SEXTA E MADRUGADA/AMANHECER DE SÁBADO, ATÉ COM CHANCE NA SERRA GRINGA.

 

ESTARÁ MUITO FRIO EM 700 E +-+1/-1 EM 850 COM NUVEM BAIXA E CIRCULAÇÃO DE BAIXA.

 

Seria ótimo, assim eu vou "começar" minha morada em São Joaquim com chave de ouro. :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Na RBS está passando uma reportagem sobre as quedas nas vendas de roupas de frio, realmente teve uma queda considerável. Mas também falaram da queda de temperatura esperada nos próximos dias.

 

Verdade, Eduardo!

Aqui em Porto Alegre já estão liquidando há alguns dias e com bons preços!

Quem comprar, vai se dar bem ainda neste inverno, pois usará bastante agora na reta final de julho e agosto!

Abraços. :good:

Link to comment
Share on other sites

Atualizando - Médias Julho 2014:

 

06,2 - PNI Posto Marcão MG / PWS - 2.451 mts

06,3 - PNI Morro do Massena RJ / PWS - 2.590 mts

08,9 - Morro da Igreja SC / Inmet - 1.790 mts

09,8 - Campos do Jordão SP / PWS Vl Inglesa - 1.646 mts

10,0 - Campos do Jordão SP / Horto Florestal - 1.650 mts

 

11,0 - São Joaquim SC / Inmet Conv - 1.415 mts

11,2 - Urupema SC / Ciram - 1.315 mts

11,4 - São Joaquim SC / Ciram Trento - 1.375 mts

11,4 - São Joaquim SC / Inmet Aut - 1.410 mts

11,4 - São José dos Ausentes RS / PWS Potreirinhos - 1.158 mts

11,5 - São José dos Ausentes RS / Inmet - 1.244 mts

11,6 - Campos do Jordão SP / Inmet - 1.642 mts

11,6 - Pico do Couto RJ / Inmet - 1.777 mts

11,7 - Bom Jardim da Serra SC / Ciram - 1.220 mts

11,8 - Bom Jesus RS / Ciram - 1.068 mts

11,8 - Maria da Fé MG / PWS Lage - 1.317 mts

11,8 - Monte Verde MG / Inmet - 1500 mts

11,9 - São Joaquim SC / Ciram Chapada Seca - 1.277 mts

 

12,1 - Painel SC / Ciram - 1.257 mts

12,2 - Canela RS / PWS Castelinho - 695 mts

12,2 - São Joaquim SC / Ciram Bentinho - 1.200 mts

12,3 - São Joaquim SC / Ciram Boava - 1.353 mts

12,5 - São Joaquim SC / Ciram Chapada Bonita - 1.250 mts

12,5 - Lages SC / Inmet - 937 mts

12,6 - Vacaria RS / Inmet - 986 mts

12,8 - Vacaria RS / Ciram - 951 mts

12,9 - Canguçu RS / Inmet - 464 mts

12,9 - Maria da Fé MG / Inmet - 1.276 mts

12,9 - São Joaquim SC / Ciram Santa Isabel - 1.037 mts

 

13,1 - São Joaquim SC / Ciram Despraiado - 1.250 mts

13,1 - Canela RS / Inmet - 830 mts

13,5 - Caçador SC / Inmet - 952 mts

13,5 - Inacio Martins PR / Inmet - 1.260 mts

 

Tens a média da Fazenda Santa Rita?

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje:

 

-4,0 - PNI Posto Marcão MG / PWS

-0,5 - Campos do Jordão SP/ Horto Florestal

 

0,4 - Campos do Jordão SP / Vl Inglesa PWS

1,4 - PNI Morro do Massena RJ / PWS

1,5 - Campos do Jordão SP / INPE

2,6 - Campos do Jordão SP / Conv /Inmet

3,0 - Poços de Caldas MG / Aero

3,1 - Caldas MG / Inmet

3,2 - Monte Verde MG / Inmet

3,4 - Campos do Jordão SP / Aut/Inmet

 

4,7 - Maria da Fé MG / Lage PWS

4,8 - São Lourenço MG / Inmet

5,2 - Maria da Fé MG / Inmet

5,6 - Itapetininga SP / Ciiagro

5,8 - Florestal MG / Inmet

5,9 - Nova Friburgo RJ / Inmet

6,0 - Caparaó MG / Inmet

6,2 - Tambau SP / Ciiago

6,3 - Gonçalves MG / PWS

6,5 - Passa Quatro MG / Inmet

 

REGIÃO SUL

 

2,1 - São José dos Ausentes RS / Potreirinhos PWS

4,4 - Morro da Igreja SC / Inmet

4,6 - Bom Jardim da Serra SC / Ciram

5,6 - Morro das Torres SC / Ciram

6,0 - Bom Jardim da Serra SC / Fazenda Santa Rita PWS

6,6 - Canela RS / Castelinho PWS

6,9 - São Joaquim SC / Inmet

7,4 - São Joaquim SC / Trento - Ciram (1.375m)

8,1 - Urupema SC / Ciram

11,9 - Soledade RS / TUIAS PWS

Link to comment
Share on other sites

[quote name="Michel do Lago Amaro"

Essa eu kero ver!

Bateria o recorde de 1918 e chegaria a -5C! Depois de uma nevada duas vezes maior que a de 1984!BRINCADEIRA! :laugh:

 

Seria um sonho! KKKKK

Abraços' date=' amigo.[/quote] Obrigado, igualmente.

Seria, de fato o cenário perfeito para qualquer baziano ( inclusive o Mafili que no fundo é um amante do frio enrustido kkkk)

Link to comment
Share on other sites

por Carlos Dias » Ter Jul 15, 2014 11:57 am

Atualizando - Médias Julho 2014:

 

06,2 - PNI Posto Marcão MG / PWS - 2.451 mts

06,3 - PNI Morro do Massena RJ / PWS - 2.590 mts

08,9 - Morro da Igreja SC / Inmet - 1.790 mts

09,8 - Campos do Jordão SP / PWS Vl Inglesa - 1.646 mts

10,0 - Campos do Jordão SP / Horto Florestal - 1.650 mts

 

11,0 - São Joaquim SC / Inmet Conv - 1.415 mts

11,2 - Urupema SC / Ciram - 1.315 mts

11,4 - São Joaquim SC / Ciram Trento - 1.375 mts

11,4 - São Joaquim SC / Inmet Aut - 1.410 mts

11,4 - São José dos Ausentes RS / PWS Potreirinhos - 1.158 mts

11,5 - São José dos Ausentes RS / Inmet - 1.244 mts

11,6 - Campos do Jordão SP / Inmet - 1.642 mts

11,6 - Pico do Couto RJ / Inmet - 1.777 mts

11,7 - Bom Jardim da Serra SC / Ciram - 1.220 mts

11,8 - Bom Jesus RS / Ciram - 1.068 mts

11,8 - Maria da Fé MG / PWS Lage - 1.317 mts

11,8 - Monte Verde MG / Inmet - 1500 mts

11,9 - São Joaquim SC / Ciram Chapada Seca - 1.277 mts

 

12,1 - Painel SC / Ciram - 1.257 mts

12,2 - Canela RS / PWS Castelinho - 695 mts

12,2 - São Joaquim SC / Ciram Bentinho - 1.200 mts

12,3 - São Joaquim SC / Ciram Boava - 1.353 mts

12,5 - São Joaquim SC / Ciram Chapada Bonita - 1.250 mts

12,5 - Lages SC / Inmet - 937 mts

12,6 - Vacaria RS / Inmet - 986 mts

12,8 - Vacaria RS / Ciram - 951 mts

12,9 - Canguçu RS / Inmet - 464 mts

12,9 - Maria da Fé MG / Inmet - 1.276 mts

12,9 - São Joaquim SC / Ciram Santa Isabel - 1.037 mts

 

13,1 - São Joaquim SC / Ciram Despraiado - 1.250 mts

13,1 - Canela RS / Inmet - 830 mts

13,5 - Caçador SC / Inmet - 952 mts

13,5 - Inacio Martins PR / Inmet - 1.260 mts

 

 

por Carlos Dias » Seg Jul 15, 2013 9:41 am

Médias Julho 2013::

Parque do Itatiaia (PWS): 05,9

Morro da Igreja SC (Inmet): 09,5

Campos do Jordão SP (Horto): 09,9

Campos do Jordão SP (PWS - Vl Inglesa): 09,9

Urupema SC (PWS): 10,2

Bom Jardim da Serra SC (Epagri): 10,5

Maria da Fé MG (PWS): 10,7

Pico do Couto RJ (Inmet): 11,3

Campos do Jordão SP (Inmet); 11,4

São Joaquim SC (Aut/Inmet): 11,6

Monte Verde MG (Inmet): 11,7

São José dos Ausentes RS (Inmet): 11,7

Canela (PWS - Castelinho): 11,9

Água Doce SC (PWS - Herciliópolis): 12,3

São Joaquim SC (PWS): 12,4

Vacaria RS (Inmte): 12,4

Joinville SC (PWS): 12,7

Farroupilha RS (PWS): 12 9

Inacio Martins PR (Inmet): 12,9

Curitibanos SC (Inmet): 13,4

Canela RS (Inmet): 13,5

Santana do Livramento RS (PWS): 13,8

Caldas MG (Inmet): 13,9

Canguçu RS (Inmet): 13,9

Gramado RS (PWS): 14,0

 

por Caio César » Seg Jul 15, 2013 10:08 am

 

Trágedia até o momento no sul. Vai mudar muito até o fim do mês.

 

Serra Catarinense cerca de 2oC acima da média, mesmo "sem calor".

 

Dia 15 de 2013 e o Carlos postou a média parcial, o mesmo hoje. Previsão de mudanças a frente.

 

Qualquer semelhança é mera coincidência...

Link to comment
Share on other sites

Caio Cesar,quando vi aquelas letras grandes, pensei, vem muita neve no final do mês.Pelas projeções do CFS, as porteiras da Antártida vão ser abertas depois do dia 20.

 

Aqui para o Rio de Janeiro, boa parte de Minas Gerais e centro-sul do Espírito Santo,se o modelo CFS acertar para os próximos 45 dias,vai ser o mês de agosto mais frio em muitos anos e acredito que as mínimas do ano vão ser em agosto, para parte de Minas, Rio e centro-sul do Espírito Santo.

Link to comment
Share on other sites

Um cenário dos sonhos, uma rodada HISTÓRICA, uma projeção congelante que faria o centro-sul do Brasil vivenciar um dos mais prolongados períodos de anomalias absurdamente negativas da história recente. Um quadro absolutamente inusitado projetado na saída de HOJE do CFS para o período dos próximos 45 dias.

 

Cenário que reputo, em menor ou quase igual intensidade vem se repetindo rodada atrás de rodada. Mas sem dúvidas esta foi a mais explosiva, mais bombástica ou talvez mais outlier de todas.

 

Mesmo assim segue a tendência. Após quebrado o padrão de bloqueio as anomalias negativas muito expressivas tomam conta de grande parte do cone-sul.

 

 

Anomalias

 

 

20/07 a 30/07

 

4EPCbVn.png

 

 

25/07 a 04/08

 

0E4WeL0.png

 

 

30/07 a 09/08

 

hXSW0AL.png

 

 

04/08 a 14/08

 

4qcNIGU.png

 

 

09/08 a 19/08

 

J6CPC1p.png

 

 

14/08 a 24/08

 

tmSHkVz.png

 

 

19/08 a 29/08

 

utQ1gBV.png

 

Caio, eu diria que não é uma rodada isolada. Vejo esse cenário TODOS os dias para o mês de agosto.

Link to comment
Share on other sites

Um quadro absolutamente inusitado projetado na saída de HOJE do CFS para o período dos próximos 45 dias.

 

E ainda temos a tendência de queda no AAO. Pelo GFS 18Z teríamos duas porradas no últimos 5 dias de Julho! Impressionante a virada no jogo. A atmosfera é realmente emocionante!

É por essas e outras que não dá pra dar o inverno como perdido aos 20 minutos do primeiro tempo (maio) como ocorrerá esse ano e ocorreu no ano passado.

 

Só a seleção brasileira pode (5 X 0) :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Caio Cesar,quando vi aquelas letras grandes, pensei, vem muita neve no final do mês.Pelas projeções do CFS, as porteiras da Antártida vão ser abertas depois do dia 20.

 

Aqui para o Rio de Janeiro, boa parte de Minas Gerais e centro-sul do Espírito Santo,se o modelo CFS acertar para os próximos 45 dias,vai ser o mês de agosto mais frio em muitos anos e acredito que as mínimas do ano vão ser em agosto, para parte de Minas, Rio e centro-sul do Espírito Santo.

 

Com certeza MarinhoNani!

 

As letras foram pra destacar o período extremamente frio que os modelos projetam a frente. Neve com 10/15 dias de antecedência no Brasil é mais fácil ganhar na mega-sena.

 

A cada dia crescem as chances de algo grandioso, veremos o que a fascinante natureza nos brindará...

Link to comment
Share on other sites

Caio, e o segundo semestre aponta como gelado. Olha a média das últimas 40 saídas do CFS para os próximos meses:

 

Agosto[attachment=2]CFS AGOSTO.png[/attachment]

 

Setembro[attachment=1]CFS SET.png[/attachment]

 

Outubro[attachment=0]CFS OUT.png[/attachment]

 

 

Bruno, é incrível o que o CFS vem projetando. E não sei baseado em que? Essa brusca mudança não está ligada a nenhum índice, oceano, ou explosão vulcânica. O ENSO permanecerá acima da média, o nosso Atlântico não resfriou e qualquer outro correlacionado não favorece.

 

Simplesmente encontro explicação para tamanhas anomalias negativas. Não há...

Link to comment
Share on other sites

Muito frio na minha estação neste momento, faz 11,3 graus. Quem sabe amanhã cedo com uns 8,x....já ficaria muito satisfeito !

 

Caio, quase chorei com seus mapas do CFS. Tudo o que eu quero é uma mínima sub-5 lá em casa, e vendo estes mapas a minha esperança aumenta.

 

Ao pessoal que vai no Enbaz: bom divertimento e bom frio ! Nunca me esquecerei do júbilo que foi para mim em 2012.

 

Que venha mais frio no fim de semana. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

 

 

Bruno, é incrível o que o CFS vem projetando. E não sei baseado em que? Essa brusca mudança não está ligada a nenhum índice, oceano, ou explosão vulcânica. O ENSO permanecerá acima da média, o nosso Atlântico não resfriou e qualquer outro correlacionado não favorece.

 

Simplesmente encontro explicação para tamanhas anomalias negativas. Não há...

 

Caio, o CFS projeta um atlântico com sst abaixo do normal daqui para frente. Deve ser isso.

 

Média das últimas 40 rodadas de SST para agosto5a4e8972b2d4c_CFSAGOSTO.png.290cf9a9d0bb0f95a36db7b4f71e93ab.png

Link to comment
Share on other sites

 

 

Bruno, é incrível o que o CFS vem projetando. E não sei baseado em que? Essa brusca mudança não está ligada a nenhum índice, oceano, ou explosão vulcânica. O ENSO permanecerá acima da média, o nosso Atlântico não resfriou e qualquer outro correlacionado não favorece.

 

Simplesmente encontro explicação para tamanhas anomalias negativas. Não há...

 

Caio, o CFS projeta um atlântico com sst abaixo do normal daqui para frente. Deve ser isso.

 

Média das últimas 40 rodadas de SST para agosto[attachment=0]CFS AGOSTO.png[/attachment]

 

Desculpem eu dar minha opinião. Sei que não entendo nem 1/3 do que vocês entendem na interpretação dos modelos, mas não seria também porque o Pacífico não esquentou como era previsto?

Hoje, no CORREIO DO POVO, há uma explicação sobre isso. Além de tudo, o gelo na Antártida está batendo recordes este ano. Muito frio represado.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Bruno, o que o CFS mais vem fazendo nesse JJA é errar a projeção da SST para o período, como recapitulei em post no dia 06/07. Por isso coloco os meus dois pés atrás, sem falar nos erros históricos para o Super Nino que não veio e não vem.

 

Atlântico muito aquecido na costa:

 

sD4pfAF.png

 

Péssimo.

 

 

E a SST nos últimos 7 dias aquecendo por aqui e resfriando em grandes porções de ENSO:

 

IH7gG6S.png

 

 

Em contraste com o erro histórico do CFS e suas projeções para JJA, o que nos levou a ter alguma esperança.

 

Junho

 

glbSSTMonInd3.gif

 

Julho

 

glbSSTMonInd4.gif

 

Agosto

 

glbSSTMonInd5.gif

Link to comment
Share on other sites

Desculpem eu dar minha opinião. Sei que não entendo nem 1/3 do que vocês entendem na interpretação dos modelos, mas não seria também porque o Pacífico não esquentou como era previsto?

Hoje, no CORREIO DO POVO, há uma explicação sobre isso. Além de tudo, o gelo na Antártida está batendo recordes este ano. Muito frio represado.

Abraços!

 

 

Frio represado só é bom quando a porteira se abre. Pois se mantivesse fechada seria ruim, e já aconteceu.

 

Sobre o pacífico, mesmo não vindo o Super Nino ele segue aquecido, especialmente Nino 1+2. Ou seja, em modo desfavorável.

Link to comment
Share on other sites

Maldito vento e sempre na mesma hora , estava com 5°C começou a ventar e disparei até os 7°C :sad:

Não é infiltração marítima?

Os ventos vêm de SE/S?

Sei que tem a serra da Mantiqueira no meio do caminho mas esse vento sempre no mesmo horário tem cara de infiltração marítima. :roll:

 

No interior paulista, sem a barreira da Mantiqueira, às vezes eles passam de Bauru, no centro do estado.

 

Como a pressão no Atlântico é forte, 1036 hpa...

Link to comment
Share on other sites

Maldito vento e sempre na mesma hora , estava com 5°C começou a ventar e disparei até os 7°C :sad:

Não é infiltração marítima?

Os ventos vêm de SE/S?

Sei que tem a serra da Mantiqueira no meio do caminho mas esse vento sempre no mesmo horário tem cara de infiltração marítima. :roll:

 

No interior paulista, sem a barreira da Mantiqueira, às vezes eles passam de Bauru, no centro do estado.

 

Como a pressão no Atlântico é forte, 1036 hpa...

 

 

Aldo SSO - SE - S , com certeza infiltraçao o de ontem trouxe aquelas nuvens que o Ernani comentou , hoje só venta :sad:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite galera!

 

O Rio de Janeiro hoje teve um dia sem grandes diferenças no quesito temperatura, variamos de 14° a 26° com forte sensação de abafamento no meio da tarde. O dia inteiro com sol ente nuvens. Noite segue abafada com 20° na zona norte do Rio e 18° no termômetro de rua próximo. Se esse frio previsto para agosto chegar mesmo será a salvação da lavoura, seria muito interessante esse quadro com vários dias de temperatura baixa, estamos precisando urgentemente :heat:

Link to comment
Share on other sites

Anomalia dos últimos 8 dias do mês cfe o modelo Americano[attachment=0]anomalia.png[/attachment]

 

Ou seja: Segundo o GFS, teríamos o temido "eterno pré-frontal em MG, com a Mantiqueira barrando o frio em SP. Se você é meu amigo, torça pela bomba sim, mas torça também para que ela chegue até mim. :mosking:

 

Continua em queda livre a temperatura, já faz 10,5C ! Agora você percebeu que o frio não é assim tão xoxo, certo Bruno ? :D

Link to comment
Share on other sites

Caio, acho que esse possível agosto frio se deve à queda AAO e o Pacífico resfriando, mesmo a região Niño 1+2 com 1,1ºC de anomalia positiva, sendo que esteve +2,1. Sem falar no padrão americano que o Ronaldo comenta, que nada tem a ver com condições oceâno entendo como vocês, mas acho que é isso.

Algo que não é muito falado aqui é o fato de que o sol se encontra em baixa atividade (ao contrário de como estivera entre 1976 e 2006 ), de modo que parte da comunidade científica alega que nas próximas décadas o clima sofrerá um resfriamento ao invés de um aquecimento.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ou seja: Segundo o GFS, teríamos o temido "eterno pré-frontal em MG, com a Mantiqueira barrando o frio em SP. Se você é meu amigo, torça pela bomba sim, mas torça também para que ela chegue até mim. :mosking:

 

Continua em queda livre a temperatura, já faz 10,5C ! Agora você percebeu que o frio não é assim tão xoxo, certo Bruno ? :D

 

Seria o final deste julho, uma reprise do que tivemos no miolo de julho de 2010 e também em julho de 2009?

Vendo o mapa, está dando pra entender isso! Além daquele mapa de chuva do GFS que postei mais cedo aqui!

Link to comment
Share on other sites

Capitais/aeroportos 23h:

 

Belo Horizonte/Pampulha: 13ºC

Curitiba: 13ºC

São Paulo/Congonhas: 14ºC

Rio/Afonsos: 15ºC

Porto Alegre: 17ºC

Florianópolis: 18ºC

Brasília: 19ºC

Vitória: 20ºC

Campo Grande: 21ºC

Cuiabá: 22ºC

Rio Branco: 23ºC

Salvador: 25ºC

Porto Velho: 26ºC

 

Como eu amo esse ASAS no inverno!!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Caio, o teu post rememorando o post de 15 de julho de 2013 é uma AULA!!

 

Vc é o melhor usuário do BAZ.

 

Esta tirada do Caio em recuperar uma parcial minha do ano passado, foi mesmo uma aula....sem duvida..!!

 

Os cenários estão bem parecidos...só o Parana me parece que estava mais frio em 2013 do que este ano nwsta primeira quinzena do mes

Link to comment
Share on other sites

Caio, acho que esse possível agosto frio se deve à queda AAO e o Pacífico resfriando, mesmo a região Niño 1+2 com 1,1ºC de anomalia positiva, sendo que esteve +2,1. Sem falar no padrão americano que o Ronaldo comenta, que nada tem a ver com condições oceâno entendo como vocês, mas acho que é isso.

Algo que não é muito falado aqui é o fato de que o sol se encontra em baixa atividade (ao contrário de como estivera entre 1976 e 2006 ), de modo que parte da comunidade científica alega que nas próximas décadas o clima sofrerá um resfriamento ao invés de um aquecimento.

 

Sol dormindo...

 

latest_512_4500.jpg

Link to comment
Share on other sites

Meus parabéns(Duplo :mosking: ) ao Senhor Coutinho... Nunca o padrão EUA esteve tão desacreditado aqui no fórum e agora com todos os modelos indicando porrada atrás de porrada, só tenho a parabenizá-lo. Colocou a mão no fogo pra falar algo que ninguém acreditava. :hi:

 

Europeu 12Z também só confirma essas rodadas. É todos modelos concordando para porradas para algo ainda um pouco longe, cena rara.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Madrugada começando com céu limpo aqui na zona leste de Sampa. Daqui da janela é possível avistar a lua minguante.

Temperaturas de 14/15 graus nas estações do CGE próximas daqui do Tatuapé.

 

Ainda sobre as estações do CGE, a menor temperatura entre todas elas acontece em São Mateus (ae Rodolfo), com 11 graus!

Link to comment
Share on other sites

A primeira quinzena de Julho terminou 0,4ºC acima da média.

 

Nada mau em meio as anomalias tão positivas de temperaturas presentes no centro sul brasileiro nesses 15 dias do mês!

 

===========================================

 

Por aqui em Sampa, dá para notar o aparecimento de algumas nuvens médias, alto cúmulos pelo formato!

Nas estações do CGE que ficam aqui no começo da zona leste faz 14 graus!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.