Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Simepar ‏@simeparpr 7 min

 

Em Curitiba a temperatura máxima média para fevereiro é de 26.7ºC. Até ontem este fevereiro/2014 está com a média de 34,4ºC.

Expandir

 

Responder

Retweetar

Curtir

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 3 min

 

@simeparpr Aqui em S.Joaquim/Cidade/Climaterra, de 24,1 para 29,9°C!! Disparado o fev mais quente que se tem registro.

Link to comment
Share on other sites

A METSUL que vá me desculpar, mas aquela estação particular de Taquara indicando 38°C ao meio dia, enquanto Campo Bom e São Leopoldo com 33°C, aqui entre estas duas cidades 32°C. DU-VI-DO que esteja calibrada e num local adequado. Assim como a de Venâncio Aires no vale do Rio Pardo e Santo Ângelo nas Missões. :rtfm:

 

 

Bom, coloquei um comentáro sobre o abrigo da estação de Taquara lá no site da Metsul e não publicaram. Apesar que Taquara tem uma característica que é ficar ao pé da serra. 38 duvido, mas uns 36 é possivel agora.

Link to comment
Share on other sites

Estive em Maringá no amanhecer e haviam muitas nuvens, algumas áreas com chuva isolada. Por aqui céu azul e "agradáveis" 31,8ºC agora. Temperatura "baixa" para o horário em relação a última semana e a URA está mais alta também, agora em 48%. Nuvens convectivas devem se formar nas próximas horas, com chuvas localizadas nas regiões paranaenses, mas com chance de temporais.

Link to comment
Share on other sites

Gostei do teu argumento Mafili,ordenado, cronológico e lógico.

Como disse o Maurício, o BAZ e uma verdadeira escola.E temos q sempre ter em mente que os bazianos sao tao especiais q cada com sua bagagem, suas analises,tem q ser respeitado.Baizanos= pessoas com conhecimento acima da media geral.Meu teclado endoidou...

Link to comment
Share on other sites

Acabei de almoçar com o Bruno e estava preocupado ..dele enfrentar os 31 graus agora nas ruas de São Paulo....Mas ele me disse que estas condições seriam como um amanhecer em Porto Alegre...

 

:mosking:

Com certeza! Nem se compara. Porto Alegre parecia o "fim do mundo" nestes dias de calor intenso. Coisa nunca vista!

Abraços pra ti e abraços para o Bruno, amigo!

Link to comment
Share on other sites

A METSUL que vá me desculpar, mas aquela estação particular de Taquara indicando 38°C ao meio dia, enquanto Campo Bom e São Leopoldo com 33°C, aqui entre estas duas cidades 32°C. DU-VI-DO que esteja calibrada e num local adequado. Assim como a de Venâncio Aires no vale do Rio Pardo e Santo Ângelo nas Missões. :rtfm:

 

 

Bom, coloquei um comentáro sobre o abrigo da estação de Taquara lá no site da Metsul e não publicaram. Apesar que Taquara tem uma característica que é ficar ao pé da serra. 38 duvido, mas uns 36 é possivel agora.

 

É suspeito, porque aqui quando registramos temperaturas máximas acima de 40°C, normalmente está 33°C, 34°C neste horário. 38°C tá muito longe. Além disso, Taquara tem dias mais compridos, mas mesmo assim está mais a oeste e amanhece depois que aqui. É provável que o sol estivesse ainda mais baixo que aqui.

 

Por aqui segue, tempo variando de nublado a parcialmente nublado e 33°C agora.

Link to comment
Share on other sites

Coloquei antes esta postagem da METSUL de 2012, para justificar o porquê acredito numa mudança de padrão climático a nível mundial, inclusive para nós aqui. São muitos eventos bizarros seguidos acontecendo no mundo.

Este bizarro evento de calor em pleno final de inverno americano provou isso e, inclusive, o Prof. Eugênio fez uma grande reportagem na época.

Ninguém comentou minha postagem. Será que alguns estão pensativos? Hehehe.

Abraços!

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/9/%C3%89pica_onda_de_calor_provoca_bizarrice_clim%C3%A1tica_na_Am%C3%A9rica_do_Norte

Link to comment
Share on other sites

Gauderiada,

 

Dia espantosamente fresco na capital paranaense, na verdade um dia quente de verão em anos ditos normais...

 

Tive mínima de 16,2 graus e no momento "agradáveis" 27 graus - culpa do abençoado vento E!!!

 

Nunca imaginei que iria um dia achar agradável uma temperatura de 27 graus...

Pois é, aqui no centro de Curitiba também está bem mais agradável que nos dias que passaram. No Simepar, 29,1ºC.

 

Ah sim, um dia desses alguém perguntou sobre as condições atuais do Simepar. Eles responderam no twitter que o dado que aparece lá é a temperatura média dos últimos 15 minutos.

Link to comment
Share on other sites

Quando falo de tempo lá no face, para pessoas comuns, me sinto o cara :sarcastic: :dirol: :dirol: :dirol: :dirol: , mas quando posto no BAZ, me sinto apenas um participante de nível médio em conhecimento hehehehe a galera aqui sabe muito :clapping:

No entanto em se tratando de memorização,de relevo, de fatos, de observação do clima regional,ah aí minha capacidade é de respeito...

Link to comment
Share on other sites

Coloquei antes esta postagem da METSUL de 2012, para justificar o porquê acredito numa mudança de padrão climático a nível mundial, inclusive para nós aqui. São muitos eventos bizarros seguidos acontecendo no mundo.

Este bizarro evento de calor em pleno final de inverno americano provou isso e, inclusive, o Prof. Eugênio fez uma grande reportagem na época.

Ninguém comentou minha postagem. Será que alguns estão pensativos? Hehehe.

Abraços!

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/9/%C3%89pica_onda_de_calor_provoca_bizarrice_clim%C3%A1tica_na_Am%C3%A9rica_do_Norte

 

Gostaria de comentar esta reportagem, sim, se me permitir.

 

O que aconteceu aquele ano, se pararmos pra pensar, teve um reflexo, como se fosse uma compensação, aqui no Brasil no final de 2012, com aquele calor épico e absurdo do final de Outubro de 2012. Mas o inverno americano seguinte, teve comportamento absolutamente normal (2012-2013). Quem não se lembra da tempestade Nemo, que varreu o litoral Atlântico?

 

Em seguida, veio o verão 2013 nos Estados Unidos e nós tivemos um inverno absolutamente normal, um pouco mais frio que os últimos 15 anos em decorrencia da chegada de fortes massas polares em Julho e Agosto, que colaboraram com o equilibrio da média do inverno, ficando o sul pouca coisa abaixo da média. Agora torramos no verão, e os americanos congelam num dos invernos mais rigorosos do século.

 

Está parecendo uma gangorra, ora afeta um lado, ora outro. Por isso fica difícil acreditar em mudanças climáticas, pois quando se pensa que o padrão irá mudar de uma vez por todas, volta a repetir o padrão de 20, 30 anos atrás. Aqui temos a mesma situação agora. Tirando essa onda de calor épica atual, a chuva diminuiu, e provavelmente veremos o ano fechar com chuva no patamar dos anos 60 e 70 (1300 a 1400 mm no Mirante de Santana), contrariando inclusive a subida de índices pluviométricos constante desde os anos 70 em São Paulo.

 

Sabe qual a maneira mais fácil de se conseguir saber se estamos saindo da casinha ou não? Pegar os dados de 30 anos atual e comparar com 30 anos passados, só assim pra saber o real impacto dos eventos extremos PONTUAIS sobre o clima. No momento, temos uma gangorra que está mais alta e mais violenta que tempos atrás.

Link to comment
Share on other sites

Coloquei antes esta postagem da METSUL de 2012, para justificar o porquê acredito numa mudança de padrão climático a nível mundial, inclusive para nós aqui. São muitos eventos bizarros seguidos acontecendo no mundo.

Este bizarro evento de calor em pleno final de inverno americano provou isso e, inclusive, o Prof. Eugênio fez uma grande reportagem na época.

Ninguém comentou minha postagem. Será que alguns estão pensativos? Hehehe.

Abraços!

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/9/%C3%89pica_onda_de_calor_provoca_bizarrice_clim%C3%A1tica_na_Am%C3%A9rica_do_Norte

Gostei da matéria, João!

Eu tenho paixão pelos extremos norte-americanos e canadenses!

Quando tive a oportunidade, deveria ter ido pra lá fzr meus próprios registros interessantes! Mas fikei aki esperando q algum dia algo de grande porte ocorresse...Me contentando com "migalhas climáticas ".

Nenhuma novidade até o momento!

 

Bem, sobre a matéria em si, realmente está bem tumultuado o clima nestes últimos anos, com recordes de frio e calor sendo kebrados frequentemente, principalmente em regiões temperadas.

 

Abraços kerido

Link to comment
Share on other sites

Coloquei antes esta postagem da METSUL de 2012, para justificar o porquê acredito numa mudança de padrão climático a nível mundial, inclusive para nós aqui. São muitos eventos bizarros seguidos acontecendo no mundo.

Este bizarro evento de calor em pleno final de inverno americano provou isso e, inclusive, o Prof. Eugênio fez uma grande reportagem na época.

Ninguém comentou minha postagem. Será que alguns estão pensativos? Hehehe.

Abraços!

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/9/%C3%89pica_onda_de_calor_provoca_bizarrice_clim%C3%A1tica_na_Am%C3%A9rica_do_Norte

 

Gostaria de comentar esta reportagem, sim, se me permitir.

 

O que aconteceu aquele ano, se pararmos pra pensar, teve um reflexo, como se fosse uma compensação, aqui no Brasil no final de 2012, com aquele calor épico e absurdo do final de Outubro de 2012. Mas o inverno americano seguinte, teve comportamento absolutamente normal (2012-2013). Quem não se lembra da tempestade Nemo, que varreu o litoral Atlântico?

 

Em seguida, veio o verão 2013 nos Estados Unidos e nós tivemos um inverno absolutamente normal, um pouco mais frio que os últimos 15 anos em decorrencia da chegada de fortes massas polares em Julho e Agosto, que colaboraram com o equilibrio da média do inverno, ficando o sul pouca coisa abaixo da média. Agora torramos no verão, e os americanos congelam num dos invernos mais rigorosos do século.

 

Está parecendo uma gangorra, ora afeta um lado, ora outro. Por isso fica difícil acreditar em mudanças climáticas, pois quando se pensa que o padrão irá mudar de uma vez por todas, volta a repetir o padrão de 20, 30 anos atrás. Aqui temos a mesma situação agora. Tirando essa onda de calor épica atual, a chuva diminuiu, e provavelmente veremos o ano fechar com chuva no patamar dos anos 60 e 70 (1300 a 1400 mm no Mirante de Santana), contrariando inclusive a subida de índices pluviométricos constante desde os anos 70 em São Paulo.

 

Sabe qual a maneira mais fácil de se conseguir saber se estamos saindo da casinha ou não? Pegar os dados de 30 anos atual e comparar com 30 anos passados, só assim pra saber o real impacto dos eventos extremos PONTUAIS sobre o clima. No momento, temos uma gangorra que está mais alta e mais violenta que tempos atrás.

Obrigado pelo comentário, Artur!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Coloquei antes esta postagem da METSUL de 2012, para justificar o porquê acredito numa mudança de padrão climático a nível mundial, inclusive para nós aqui. São muitos eventos bizarros seguidos acontecendo no mundo.

Este bizarro evento de calor em pleno final de inverno americano provou isso e, inclusive, o Prof. Eugênio fez uma grande reportagem na época.

Ninguém comentou minha postagem. Será que alguns estão pensativos? Hehehe.

Abraços!

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/9/%C3%89pica_onda_de_calor_provoca_bizarrice_clim%C3%A1tica_na_Am%C3%A9rica_do_Norte

Gostei da matéria, João!

Eu tenho paixão pelos extremos norte-americanos e canadenses!

Quando tive a oportunidade, deveria ter ido pra lá fzr meus próprios registros interessantes! Mas fikei aki esperando q algum dia algo de grande porte ocorresse...Me contentando com "migalhas climáticas ".

Nenhuma novidade até o momento!

 

Bem, sobre a matéria em si, realmente está bem tumultuado o clima nestes últimos anos, com recordes de frio e calor sendo kebrados frequentemente, principalmente em regiões temperadas.

 

Abraços kerido

 

Obrigado pelo comentário, Carlos!

Sem bajulação e falando sério: curto muito tuas postagens sempre. Acho bacana a maneira como colocas as tuas opiniões.

Abração, querido!

Link to comment
Share on other sites

Muito legal ver novas pessoas participando deste espaço, imagino precisar de tempo para se sentir mais à vontade.

Quando comecei também ficava com receio de participar pois não entendia nada ( ainda não entendo ) mas depois você vai vendo que todos aqui querem aprender, ensinar e compartilhar momentos relacionados ao tempo.

 

No bairro entre as pessoas que conheço, assim como no trabalho, eu sou ponto de referência em previsão do tempo, assim como fazer análises sobre algumas coisas que falam na televisão que não correspondem com a realidade.

 

Isso é bom. Não entendo muito sobre, altas, baixas, médias, ventos, jatos e tal mas sei dar um bom parâmetro do que pode e/ou vai acontecer.

 

Graças aos amigos que aqui tenho, uns distantes, outros nem tanto, outros nem amigos ( mas pelo convívio online ), uns que não se devem confiar, outros para se tirar o chapéu.

 

Essa é vida, online ou não.

Link to comment
Share on other sites

Quando falo de tempo lá no face, para pessoas comuns, me sinto o cara :sarcastic: :dirol: :dirol: :dirol: :dirol: , mas quando posto no BAZ, me sinto apenas um participante de nível médio em conhecimento hehehehe a galera aqui sabe muito :clapping:

No entanto em se tratando de memorização,de relevo, de fatos, de observação do clima regional,ah aí minha capacidade é de respeito...

Acredito q as pessoas q moram na tua região, dp de ler as tuas postagens no face correm fazer estoke de lenha e comida para o inverno soledadense..

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Gabriel a temperatura não subiu tanto após o final de semana, e hoje mesmo num cenário pré-frontal faz ''apenas'' 36°C (inferior a média das máximas neste fevereiro que é de 36,9°C). Por aqui o calor foi forte, intenso, porém longe de fazer história. A máxima do período não alcançou os ''inéditos'' 40°C aqui na cidade, sequer superando a máxima anual de 2013. As mínimas apesar de elevadas, ainda foram inferiores aos registros acima dos 26°C e 27°C em janeiro de 2010, também sem recordes.

 

Os modelos estão bastante oscilantes quanto a intensidade com que a frente fria vai chegar ao Rio Grande do Sul. Por ora, indicam acumulados mais elevados, por outras diminuem os volumes de chuva. A chance de tempo severo acompanha o deslocamento do sistema amanhã, no entanto mesmo com o potencial para danos pelos temporais, não será uma onda de tempestades.

 

Sobre o assuntos dos extremos climáticos, além do frio americano e do calor brasileiro, existe também as inundações na Grã-Bretanha. Segundo os dados da região este é o inverno mais chuvoso em 250 anos. Será que há influência do calmo sol :

 

http://noticias.seuhistory.com/sol-apresenta-atividade-nunca-vista-antes-e-intriga-cientistas-de-todo-mundo

Link to comment
Share on other sites

[...] Em seguida, veio o verão 2013 nos Estados Unidos e nós tivemos um inverno absolutamente normal, um pouco mais frio que os últimos 15 anos em decorrencia da chegada de fortes massas polares em Julho e Agosto, que colaboraram com o equilibrio da média do inverno, ficando o sul pouca coisa abaixo da média. Agora torramos no verão, e os americanos congelam num dos invernos mais rigorosos do século.[...]

 

Concordo com a análise, mas só ressalvaria que os eventos sensacionais de neve, embora esporádicos, tiraram o caráter absolutamente normal do inverno passado. Na verdade foi o fim de uma "seca da neve" entre a Serra Gaúcha e o Planalto de Curitiba. É verdade que foram alguns porretes polares que fizeram com que a média caísse um pouco, mas aquele evento com a Serra do Tabuleiro toda branca, bem que eu gostaria que isso virasse normalidade. Não vai.

Link to comment
Share on other sites

Coloquei antes esta postagem da METSUL de 2012, para justificar o porquê acredito numa mudança de padrão climático a nível mundial, inclusive para nós aqui. São muitos eventos bizarros seguidos acontecendo no mundo.

Este bizarro evento de calor em pleno final de inverno americano provou isso e, inclusive, o Prof. Eugênio fez uma grande reportagem na época.

Ninguém comentou minha postagem. Será que alguns estão pensativos? Hehehe.

Abraços!

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/9/%C3%89pica_onda_de_calor_provoca_bizarrice_clim%C3%A1tica_na_Am%C3%A9rica_do_Norte

Eu li esta matéria da Metsul quando saiu.

Foi o absurdo da bizarrice o que aconteceu nos EUA.

 

Porém, fica aquela pergunta: será que já não tinha acontecido coisa parecida antes de Colombo chegar à América?

Foi o que me perguntei na época.

 

Lógico que a hipótese de mudança climática nunca pode ser descartada mas é o que os colegas disseram: tem que ser acompanhamento de algumas décadas.

Outra coisa: devemos ter ciclos (Sei que o Mafili não gosta desta palavra mas não acho outra que resuma o que quero dizer.) cuja periodicidade é muito maior que nosso tempo de vida.

 

É como enchentes nos rios:

1. Existem aquelas comuns, anuais.

2. Enchentes maiores que se repetem em média a cada 10/15 anos.

3. Outras que acontecem, em média a cada 50/60 anos.

4. Aquelas de cada 100/120 anos

5.As milenares, com periodicidade na casa dos mil anos.

6. E já li sobre a existência de enchentes "decamilenares", ou seja, cheias colossais que ocorreriam, em média, a cada 10.000 anos.

Link to comment
Share on other sites

A cheia número 6 da qual o Aldo se referiu deve ser o "Dilúvio dos dias de Noé"..

KKKKK Sim! Há 10.000 anos só pode ser.

Sem querer causar polêmica, mas já causando, o que não aceito é esta história: "será que um dia isso já não aconteceu?". Ora, não temos que ficar nos "achismos", mas nos dados que temos concretos... Não acredito que uma onda de calor na intensidade que tivemos estas duas semanas já tenha acontecido no RS! Desculpem, podem ter ocorrido períodos de picos de calor, mas tão constante e bizarro assim, duvido muito!

Abraços, amigo!

Link to comment
Share on other sites

 

Murilo o link é fantástico,

 

Vejamos,

 

Há duas matérias no link,

 

Uma os "cientistas" nunca viram nada assim, na outra sabem a data de morte do Sol.

 

Podemos chamar isso de qualquer coisa...óbvio...menos ciência.

 

The historinhas Channel.

 

Sol apresenta atividade nunca vista antes e intriga cientistas de todo mundo

 

Cientistas descobrem data exata quando Sol extiguirá a Terra

Link to comment
Share on other sites

 

Murilo o link é fantástico,

 

Vejamos,

 

Há duas matérias no link,

 

Uma os "cientistas" nunca viram nada assim, na outra sabem a data de morte do Sol.

 

Podemos chamar isso de qualquer coisa...óbvio...menos ciência.

 

The historinhas Channel.

 

Sol apresenta atividade nunca vista antes e intriga cientistas de todo mundo

 

Cientistas descobrem data exata quando Sol extiguirá a Terra

Já li algo à respeito do final do Sol.

Algo em torno de alguns bilhões de anos à frente. O Sol atingiria centenas de vzs seu tamanho original e os oceanos evaporariam devido ao calor.

(Recordes serão batidos ainda no Centro-sul do país, antes q isso aconteça.)

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Este verão ja pode ser considerado histórico? Fica minha pergunta....

 

Na minha opinião fica...pois acompanho meteorologia deste 1979 ou há 35 anos....e nunca vi um verão deste.

 

Aproveitando, que eu saiba o recorde de calor na estação no Horto Florestal em Campos do Jordão é de 29,9 e chegamos a 29,1 ..portanto não quebramos o recorde.

 

No caso de Urupema este ano fez 31,1 de máxima absoluta ..que alguem me confirme se é a maior da história do Munipio....Já Bom Jardim da Serra , esta sim quebrou o recorde pois fez 32,0 neste ano.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na capital paulista, eu notei que hoje o dia foi da máximas um pouco mais comportadas, assim como por exemplo em Curitiba conforme foi comentado aqui poer alguns colegas.

 

Acredito que isso está acontecendo já que o geopotencial em 500 hpa está caindo e além disso, os ventos marítimos estão entrando com mais força e assim segura a escalada das temperaturas!

 

Algumas máxima nas estações do CGE:

 

Penha: 34.6 graus (ultimamente tem passado dos 37 graus)

Mooca: 33.3 graus

Vila Formosa: 32.4 graus

Santana/Tucuruvi: 33.4 graus (será que hoje o Mirante registrou a tarde menos quente de fevereiro de 2014?)

Link to comment
Share on other sites

 

E pra quem perdeu algo tem aqui a íntegra:

 

Sempre que consigo acompanho a Josélia, acho que ela é uma das melhores, e o melhor, sabe falar para o público em geral o que acontece, diferente de alguns que falam de profissional para profissionais.

Link to comment
Share on other sites

 

E pra quem perdeu algo tem aqui a íntegra:

 

Sempre que consigo acompanho a Josélia, acho que ela é uma das melhores, e o melhor, sabe falar para o público em geral o que acontece, diferente de alguns que falam de profissional para profissionais.

 

Também achei! Vi um pedaço. Não pude ver muito, porque estou no trabalho. Ela fala claro e para o povo mesmo!

Gostei demais!

Abraços e obrigado pela dica.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o INMET não atualiza, na RBS a máxima do dia em Passo Fundo é às 17:20 com 34,1ºC.

 

Sábado de manhã pode surpreender, o CPTEC prevê mínima de congelantes 13ºC. Já o AccuWeather prevê mínima de 14. Nas máximas, o mesmo prevê que os termômetros não ultrapassarão os 30ºC até o fim de Fevereiro, na verdade mal ultrapassarão os 25. Nessa projeção absurdamente otimista o mês fecharia com média máxima de 29ºC. Eu não consigo crer em algo abaixo de 31.

Link to comment
Share on other sites

A cheia número 6 da qual o Aldo se referiu deve ser o "Dilúvio dos dias de Noé"..

KKKKK Sim! Há 10.000 anos só pode ser.

Sem querer causar polêmica, mas já causando, o que não aceito é esta história: "será que um dia isso já não aconteceu?". Ora, não temos que ficar nos "achismos", mas nos dados que temos concretos... Não acredito que uma onda de calor na intensidade que tivemos estas duas semanas já tenha acontecido no RS! Desculpem, podem ter ocorrido períodos de picos de calor, mas tão constante e bizarro assim, duvido muito!

Abraços, amigo!

 

Na época dos Dinos, a Terra era "só" 14C mais quente que hj. Porto Alegre tinha média de verão de 39C (hj é 25C). Nosso Planeta era uma tremanda "lagartolândia".

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.