Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Termômetro registra 40ºC no centro de São Paulo, nesta segunda-feira (10)

 

ppICkeF.png

 

Fonte: UOL

Opa esses dias vi, no sábado, todos os termometros da Radial Leste em 38. Acabei de olhar os dados do CGE, hoje foi um dia mais ameno em relação ao sábado e domingo. Na Sé, chegou a 32,7 graus, em Santana/Tucuruvi bateu nos 34,5 graus. Tá longe de ser infernal como sábado e domingo.

 

Já está mais normal que nos últimos dias, mas ainda é quente!

 

Sobre o bloqueio, saída do GFS e do ECMWF sinalizam a quebra antes mesmo do dia 19, inclusive há potencial pra uma ciclogenese explosiva na foz do Prata lá pelo dia 18. Do dia 16 em diante, há indicativo da volta das chuvas sobre o estado de SP de forma mais generalizada, a principio devem ser em forma de pancadas convectivas. Mais pra frente, vamos esperar o desenho da ZCAS de volta ao sudeste, por enquanto é cedo avaliar.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Argumentos do tipo "nunca passei tanto calor" não são descartáveis, mas também não são científicos

 

Nesse caso são científicos sim. Nunca tivemos um verão tão "fora da casinha". É fato científico que ninguém passou tanto calor.

 

Por enquanto não estou preocupado. O frio tenho certeza que não compensará... Tenho certeza que nunca verei uma anomalia desse tamanho em algum mês no inverno. Eu ficarei preocupado se algum mês fora do verão registrar uma anomalia positiva dessa. Se algum outro mês registrar +6 esse ano, aí realmente ficarei seriamente preocupado, pois a repetição de um evento como esse, em um curto espaço de tempo, não poderia ser nada normal.

MUITO BEM COLOCADO. PARABÉNS! É UM CALOR ABSURDO MESMO. ALGO SURREAL.

ABRAÇOS!

Link to comment
Share on other sites

Argumentos do tipo "nunca passei tanto calor" não são descartáveis, mas também não são científicos

 

Nesse caso são científicos sim. Nunca tivemos um verão tão "fora da casinha". É fato científico que ninguém passou tanto calor.

 

Por enquanto não estou preocupado. O frio tenho certeza que não compensará... Tenho certeza que nunca verei uma anomalia desse tamanho em algum mês no inverno. Eu ficarei preocupado se algum mês fora do verão registrar uma anomalia positiva dessa. Se algum outro mês registrar +6 esse ano, aí realmente ficarei seriamente preocupado, pois a repetição de um evento como esse, em um curto espaço de tempo, não poderia ser nada normal.

 

Moretão, é verdade que um verão totalmente "atípico" ou "fora da casinha" não é um dado descartável. Mas a mera constatação disso não constitui ciência. Se fosse, eu poderia formular e repetir essa constatação, botar ela pra passear, "botar banca" e ficar bonito na fita. Só que eu teria a companhia do Zero Hora, da Globo, do vizinho, da minha sogra e do papagaio. Todos fazendo Ciência com isso? Não.

 

Tal como vários membros do BAZ, entre os quais o coutinho, o Bruno, Mafili e outros mais. eu pegaria dados da Argentina no século XIX, compararia círculos de cortes de árvores, levantaria notícias do Ártico praticamente descongelado no início do século XX, tentaria fazer correlações (como o Mafili) e por aí vai. Dá trabalho isso, exige coleta de dados, a caracterização temporal de fenômenos, a instituição de correlações, análise de resultados, formulação de hipótese, publicação, etc.

 

Então eu ressalto, como outros aqui, que esse verão é totalmente atípico. A gente pode caracterizá-lo como extravagante, surreal, intolerável e tudo o mais. Mas para fazermos uma correlação entre esse fenômeno com alguma conclusão atinente às mudanças climáticas não basta a mera constatação. Tem um Himalaia recheado de método científico pela frente.

 

E tem mais, tomara que o inverno/2014 chegue com neve a dar com o pau. Quero ver a mídia trombeteando a chegada de uma nova Era Glacial!

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

CAMPOS DO JORDÃO (HORTO FLORESTAL) - Fevereiro 2014

 

03/02/2014: 28,6 / 11,4

04/02/2014: 28,6 / 12,6

05/02/2014: 28,4 / 13,2

06/02/2014: 29,1 / 10,0

Não é a mesma estação que tem o recorde histórico de 29,9°?? Não me recordo a data.

 

Outro dado que chamou minha atenção é a média até agora de 24,0° em Lages e incríveis 25,1° na fresquinha Canela. No período 1991-2010, POA tem média de 24,6° em fevereiro. Canela está mais quente do que POA!! Nosso verão se transferiu para lá... e ficou um pouco mais quente, hehe.

 

Hoje mais um dia texano por aqui: 25,0° a 35,9° sem baixar dos 55%. Agora faz deliciosos 35,0° com 57%. Uhu! Ao menos o vento virou e ora sopra de S, ora de SE-E.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

Sobre a discussão, ninguém aqui cita as flutuações climáticas, que são mudanças no padrão, no comportamento das massas de ar e as oscilações nas médias, ora para cima, ora para baixo.

 

Ao menos aqui no Sul, mais exatamente no RS e parte do Conesul, os extremos aumentaram, e essa onda de calor ABURDA, HISTÓRICA, é mais uma evidência disso! Bem como os calorões monstruosos e as anomalias de 2012 (especialmente agosto e as ondas de calor de fev. e dez.), a onda de calor de fev/2010, a onda de frio e a nevada impressionante de jul/2013, a onda de frio de jul/2011, o inverno 2007 com a nevada na Argentina. Também não podemos esquecer que, ao menos por aqui, os verões 2008, 2009 e 2013 foram um pouco abaixo da média.

 

Apenas para ajudar a elucidar algumas coisas.

 

Agora 34,7° com 58%. Pelo radar teremos chuva aqui ao final do dia.

Link to comment
Share on other sites

Argumentos do tipo "nunca passei tanto calor" não são descartáveis, mas também não são científicos

 

Nesse caso são científicos sim. Nunca tivemos um verão tão "fora da casinha". É fato científico que ninguém passou tanto calor.

 

Por enquanto não estou preocupado. O frio tenho certeza que não compensará... Tenho certeza que nunca verei uma anomalia desse tamanho em algum mês no inverno. Eu ficarei preocupado se algum mês fora do verão registrar uma anomalia positiva dessa. Se algum outro mês registrar +6 esse ano, aí realmente ficarei seriamente preocupado, pois a repetição de um evento como esse, em um curto espaço de tempo, não poderia ser nada normal.

 

...... O frio tenho certeza que não compensará... Tenho certeza que nunca verei uma anomalia desse tamanho em algum mês no inverno ...NUM PERÍODO SIMILAR, 15 DIAS, 2000, A MÉDIA EM S.JOAQUIM FICOU MÓDICOS -8/-9°C EM BRUSQUE ENTRE -4/-6°C, COINCIDÊNCIA, ESTÁ +5/+7 DA MÉDIA....

 

REALMENTE NOSSA MEMÓRIA É DE elefante....

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

O vento E que sopra por estas bandas desde às 14:00 está mantendo as máximas bastante "comportadas" na tarde de hoje.

 

Minha máxima foi de 30,2 graus. É um refresco frente aos quase 33 graus que venho enfrentando por dias seguidos!!

 

34,6º C, o que deve ser o mais próximo da máxima do dia.

 

E nesse exato momento também entra um vento, só que sudeste.

 

O detalhe é a taxa de umidade do ar: 18,5%

 

Eu quero ver a atmosfera arrefecer (opa, vou fazer uma música e ficar milionário, hehehe).

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

O vento E que sopra por estas bandas desde às 14:00 está mantendo as máximas bastante "comportadas" na tarde de hoje.

 

Minha máxima foi de 30,2 graus. É um refresco frente aos quase 33 graus que venho enfrentando por dias seguidos!!

 

34,6º C, o que deve ser o mais próximo da máxima do dia.

 

E nesse exato momento também entra um vento, só que sudeste.

 

O detalhe é a taxa de umidade do ar: 18,5%

 

Eu quero ver a atmosfera arrefecer (opa, vou fazer uma música e ficar milionário, hehehe).

 

 

É O VERÃO DE BIRRA COM O INVERNO,MOSTRANDO QUE TAMBÉM SABE FAZER A ATMOSFERA SECAR DE VERDADE! KKKKK

Link to comment
Share on other sites

Argumentos do tipo "nunca passei tanto calor" não são descartáveis, mas também não são científicos

 

Nesse caso são científicos sim. Nunca tivemos um verão tão "fora da casinha". É fato científico que ninguém passou tanto calor.

 

Por enquanto não estou preocupado. O frio tenho certeza que não compensará... Tenho certeza que nunca verei uma anomalia desse tamanho em algum mês no inverno. Eu ficarei preocupado se algum mês fora do verão registrar uma anomalia positiva dessa. Se algum outro mês registrar +6 esse ano, aí realmente ficarei seriamente preocupado, pois a repetição de um evento como esse, em um curto espaço de tempo, não poderia ser nada normal.

 

...... O frio tenho certeza que não compensará... Tenho certeza que nunca verei uma anomalia desse tamanho em algum mês no inverno ...NUM PERÍODO SIMILAR, 15 DIAS, 2000, A MÉDIA EM S.JOAQUIM FICOU MÓDICOS -8/-9°C EM BRUSQUE ENTRE -4/-6°C, COINCIDÊNCIA, ESTÁ +5/+7 DA MÉDIA....

 

REALMENTE NOSSA MEMÓRIA É DE elefante....

 

Coutinho em 2000 nem acompanhava clima. De fato é recente. Nunca vi geada e frio tão forte como em 2000. Mas não consigo imaginar, que volte a se repetir.

 

Mas tenho que ficar quieto, afinal, a pouco tempo atrás também não acreditava em neve por aqui... Apesar de a neve salvar um outono/começo de inverno sem MP, e acima da média...

 

Mas como disse antes, não atribuo a mudanças climáticas, só desconfiarei se repetirmos uma anomalia positiva semelhante em pouco tempo. O que não acredito que vá acontecer...

 

Segue calor aqui, 34°C. Será a semana mais comprida da história.

Link to comment
Share on other sites

Argumentos do tipo "nunca passei tanto calor" não são descartáveis, mas também não são científicos

 

Nesse caso são científicos sim. Nunca tivemos um verão tão "fora da casinha". É fato científico que ninguém passou tanto calor.

 

Por enquanto não estou preocupado. O frio tenho certeza que não compensará... Tenho certeza que nunca verei uma anomalia desse tamanho em algum mês no inverno. Eu ficarei preocupado se algum mês fora do verão registrar uma anomalia positiva dessa. Se algum outro mês registrar +6 esse ano, aí realmente ficarei seriamente preocupado, pois a repetição de um evento como esse, em um curto espaço de tempo, não poderia ser nada normal.

MUITO BEM COLOCADO. PARABÉNS! É UM CALOR ABSURDO MESMO. ALGO SURREAL.

ABRAÇOS!

 

É científico? Mas onde estão os números, classificações, diferenciações, etc? Para mim não há nada de científico. Se fosse, toda conversa de banco de praça seria uma Banca de Mestrado.

 

Ainda assim, gosto de enfatizar duas coisas:

 

1- concordo e muito com a tese de que esse verão é uma aberração da natureza.

2- o impacto desse nosso verão sobre o aquecimento global tende a zero. A Terra hoje, com todo esse calor passado por nós, está mais fria que em 90% dos meses pós 2000.

 

Preocupação eu teria igual a vcs estão tendo agora, quase surtando, se toda a Terra estivesse como nós. O quê será que estão pensando os moradores de Bariloche que estão pegando neve anômala de verão na base do Cerro Catedral? Se estão dizendo que o mundo está entrando numa nova Era do Gelo, estão igualvelmente errados na minha visão, afinal não é o que mostra a temperatura global

 

images?q=tbn:ANd9GcS8PLQlSy51BAYmLK3XhZGDXtJ2FSajEHarj-Lw3u4NnV1-ueSKpg

Link to comment
Share on other sites

E-mail que recebi do INMET, atendendo a uma consulta minha:

Prezado Sr. Aldo,

 

Informamos que a estação automática de Iguape-SP está temporariamente fechada, por motivos

técnicos, e que será reativada em breve.

 

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação Social

INMET - Instituto Nacional de Meteorologia

 

Hoje os ventos de S/SSE/SE entraram mais cedo na capital paulista...

 

Mirante: 22,3°C / 34,7°C (Provisória)

IAG: 19,6°C / 33,4°C (Fica na zona sul. Atingiu o pico entre 14 e 15h verão. Depois entrou a brisa marítima)

 

Por aqui até "armou" para alguma chuva mas... nenhum pingo.

 

Quanto a se "acostumar" com o calor, o organismo vai se adaptando mesmo.

Para mim continua um horror. Porém, a sensação é que já esteve pior até uns 10 dias atrás. :heat:

Como as temperaturas estiveram até mais altas nestes últimos 10 dias, é sinal que meu corpo meio que já deu uma adaptada. :mosking:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mês de fevereiro/2014 até agora no mundo (levemente abaixo da média):

 

 

ncep_cfsr_t2m_anom.png

 

 

Às vezes duvido que moras em Porto Alegre, Bruno. Desculpa, mas não há 1 portoalegrense que não considere este verão FORA DO NORMAL! É SURREAL! É ALGO NUNCA VISTO! Quase surtei de calor nestes dias. No centro então parece que estamos num forno ligado. Afinal, em qual cidade tu vives? Desculpa, amigo, sem querer provocar, mas não dá pra entender.

Outra coisa: Bariloche não é tão difícil nevar no verão. Mesmo assim, tenho 1 amigo que trabalha com turismo por lá e ele afirma que de uns anos pra cá os verões estão mais quentes lá sim, a ponto de sentirem calor forte durante o dia, coisa que há anos não acontecia. E olha que ele mora há 20 anos lá!!! Não posso duvidar dele.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Termômetro registra 40ºC no centro de São Paulo, nesta segunda-feira (10)

 

http://i.imgur.com/ppICkeF.png

 

Fonte: UOL

Eu costumo não dar muita importância para esses "maluquinhos" (By William :laugh: ) de rua, seja aqui em Sampa, Rio, BH, PoA, em qualquer lugar.

Já vi coisas absurdas tipo marcar 54°C, temperaturas paquistanesas. :laugh:

E também marcar tipo -1°C sem o menor sinal de geada.

Link to comment
Share on other sites

João Tur, infelizmente terei que parar de contra argumentar com vc. Razão? Vc não lê o que a gente escreve.... Se lê, não entende.

 

Será que sou eu que não entendo ou tu que teimas bater na mesma tecla, sentindo na pele a realidade? Desculpa, mas não dá pra entender...

Cara, eu já tive divergências contigo e depois nos entendemos. Gosto de muitas coisas que escreves e não sou um "burro". Sei ler. Mas acho que estás muito naquela idéia de que o clima não mudou, não está mudando, etc. Em muitos lugares está alterando SIM e o RS, SC e PR fazem parte deles. Pergunta para quem mora em Curitiba há uns 30 anos para dizerem se é verdade ou não. Pergunta!

Não é por ser mais fácil ou barato que as pessoas adquirem mais SPLIT hoje nas serras gaúcha, catarinense ou paranaense, mas porque precisam! Não dá mais! Ficou inviável de anos pra cá. O que nos leva a crer isso?

Bom, tira agora tuas próprias conclusões amigão! Um dia quero te encontrar pessoalmente para almoçar aqui no centro, afim de conversarmos melhor sobre o assunto. Te acho um cara hiper inteligente. Sério mesmo, sem bajulação.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Coutinho em 2000 nem acompanhava clima. De fato é recente. Nunca vi geada e frio tão forte como em 2000. Mas não consigo imaginar, que volte a se repetir.

 

Mas tenho que ficar quieto, afinal, a pouco tempo atrás também não acreditava em neve por aqui... Apesar de a neve salvar um outono/começo de inverno sem MP, e acima da média...

 

Mas como disse antes, não atribuo a mudanças climáticas, só desconfiarei se repetirmos uma anomalia positiva semelhante em pouco tempo. O que não acredito que vá acontecer...

Quanto a anomalias nas médias, não sei, teria que pesquisar.

Mas a ocorrência de grandes ondas de frio em intervalos de poucos anos já aconteceu.

Um exemplo muito citado é a sequência 1953/1955/1957, todos com massas polares muito intensas, sendo a mais forte em 1955, como todos sabem.

 

Outra sequência de anos com massas polares intensas: 1963/1965/1969.

Link to comment
Share on other sites

Argumentos do tipo "nunca passei tanto calor" não são descartáveis, mas também não são científicos

 

Nesse caso são científicos sim. Nunca tivemos um verão tão "fora da casinha". É fato científico que ninguém passou tanto calor.

 

Por enquanto não estou preocupado. O frio tenho certeza que não compensará... Tenho certeza que nunca verei uma anomalia desse tamanho em algum mês no inverno. Eu ficarei preocupado se algum mês fora do verão registrar uma anomalia positiva dessa. Se algum outro mês registrar +6 esse ano, aí realmente ficarei seriamente preocupado, pois a repetição de um evento como esse, em um curto espaço de tempo, não poderia ser nada normal.

 

Acho que temos de tomar cuidado... Não tivemos nenhum mês com +6oC de anomalia, e provavelmente não vamos ter.. Fevereiro está com valores de anomalia de +6oC e até +8oC dependendo do lugar até agora, decorridos um terço do mês. Eu vejo este período de calor em Janeiro e Fevereiro deste ano como um TREMENDO 2000 ÀS AVESSAS :ok: . Acredito que as anomalias são similares, só que positivas. Naquele ano nenhum lugar teve anomalia de -6oC apenas porque o período gélido de quase 30 dias nos quais entrou uma MP continental atrás da outra foi parte em julho parte em agosto. Por exemplo, se pegássemos São Joaquim nos 12 dias compreendidos entre 13 e 24 de julho, a anomalia seria de -9oC com relação a média normal de julho (no período S teve 0,5oC de média)! Curitiba teve no aero neste mesmo período -7,5oC de anomalia comparando com a média de julho. Os locais com maior anomalia naquele mês de julho bateram em -3oC ou no máximo -4oC. Mas pegando de 13/07 a 12/08 vários lugares fecharam com -5oC. Acho improvável que algum lugar tenha mais de +4oC de anomalia neste mês de fevereiro. Mas o miolo da onda do meio de janeiro ao meio de fevereiro vai ficar para história com suas anomalias de +4oC/+6oC. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Mas pelo que indica o CFS, teria chuva de normal a acima da média no sudeste. Isso para depois do dia 24... Assim como comentado há uns dias, pode ser um calor úmido, que gera bastante nebulosidade, com isso, mais chuva convectiva. Mas não sei nem se o CFS vê esse bloqueio...

 

Alguém sabe o que o modelo Tupã prognostica para isso?

Link to comment
Share on other sites

Bah 22 dias com max acima de 30º em Jan e Fev deste ano, algo jamais visto.

Fui ao centro hoje, esgotou o estoque em quase todas as lojas da cidade, não há mais split, ar, ventilador, tu tá entendendo Diegão.

Outra coisa,me add no face, Chiviotti, e tu vais ver todo dia uma imagem diferente nas nuvens, as cores , nunca esteve tão colorido, e insisto que as CBs estão mais frequentes neste verão, mas aí os apressadinhos vêm falar em aquecimento global.Onde falei em aquecimento global caramba?

Então este verão está bem atípico só isto q eu disse, sem precedentes dos anos 70 pra cá, não subestimem minha memória tchê. :ok: :rtfm:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A CONVENCIONAL/BLUMENAU/FURB

 

1 38,3/25,7

2 38,3/25,4

3 36,6/26,2

4 38,2/25,6

5 36,6/26,0

6 38,9/26,1

7 39,6/25,1

8 40,9/26,8

9 39,4/23,0

10 40,4/24,1

 

38,7/25,4/32,1

 

ITAPIRANGA

 

1 39,6/22,0

2 39,8/21,8

3 40,1/22,0

4 38,8/21,7

5 40,2/19,7

6 40,5/19,2

7 41,4/21,9

8 40,1/21,1

9 41,3/20,7

10 40,1/21,7

 

40,2/21,2/30,7

 

27 37,1/22,5

28 36,8/21,6

29 38,9/21,1

30 37,0/20,9

31 38,1/20,8

1 39,6/22,0

2 39,8/21,8

3 40,1/22,0

4 38,8/21,7

5 40,2/19,7

6 40,5/19,2

7 41,4/21,9

8 40,1/21,1

9 41,3/20,7

10 40,1/21,7

 

39,3/21,2/30,3

Link to comment
Share on other sites

Caramba, quando é que vão parar de olhar só pro umbigo e observar o céu de verdade???Chiviotti, caraleo deu 22 dias com max acima de 30º em Jan e Fev deste ano e tu vem falar q tá normal, tá normal o cacete.

Fui ao centro hoje, esgotou o estoque em quase todas as lojas da cidade, não há mais split, ar, ventilador, tu tá entendendo Diegão.

Outra coisa,me add no face, Chiviotti, e tu vais ver todo dia uma imagem diferente nas nuvens, as cores , nunca esteve tão colorido, e insisto que as CBs estão mais frequentes neste verão, mas aí os apressadinhos vêm falar em aquecimento global.Onde falei em aquecimento global caramba?

Então este verão está bem atípico só isto q eu disse, sem precedentes dos anos 70 pra cá, não subestimem minha memória tchê. :ok: :rtfm:

 

Paulo, aonde que eu falei que você afirma ser aquecimento global? Aonde que eu falei que tá normal o clima?

Só pedi pra vc provar teus pontos, coisa que qualquer pesquisador de meia tigela faria, pedir provas!!!

Não poe palavras na minha boca não! Tem alguma parte que eu te xinguei? Desculpe mas exageraste comigo!

 

Segue meu texto de novo.

 

"Paulo, com todo respeito, de onde vc tirou que tem aumentado o granizo no Brasil inteiro? Já perguntou pra um morador do Amazonas ou do Ceará, já leu alguma coisa que sustente essa afirmação, ou é apenas um ponto de vista sem embasamento algum?

Sobre formação de CB's, não sei em que Brasil está vivendo, estamos a 1 mes com precipitações BEM ABAIXO da média no Centro-sul, então não sei aonde vc está vendo tantas CB's por ai, sabe o que ia ser legal? vc colocar uma camera pra filmar o céu todos os dias, igual faz o Ricardo de Mogi das Cruzes. Aí seria legal você pegar as imagens e provar, afirmação vazia apenas sustenta falta de argumento para manter o que vem falando.

Mas deixa quieto, não vou ficar aqui me matando por causa de afirmações polemicas, acredite no teu ponto de vista, você é livre pra se pronunciar."

Link to comment
Share on other sites

Artur grande pessoa, vamos manter o diálogo, quanto ao granizo concordo com vc quem sabe eu esteja enganado, agora quanto ao calor q tá fazendo aqui, e´a mais pura verdade.Até pode ter ocorrido algo semelhante mas bem antigamente. :friends:

Quanto às provas do calor, pesquise nas normais 1961 a 1990 e encontre um outro verão com tanto calor aqui.

Soledade média histórica

Média de máximas Fev. 27.4º, este ano até agora 32.9º

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Artur grande pessoa, vamos manter o diálogo, quanto ao granizo concordo com vc quem sabe eu esteja enganado, agora quanto ao calor q tá fazendo aqui, e´a mais pura verdade.Até pode ter ocorrido algo semelhante mas bem antigamente. :friends:

 

Paulo, te admiro muito e sei que já acertamos nossas arestas no passado, agora foi só um arranhaozinho, esqueça. Sobre o clima, concordo que está quente, está anormal, é histórico, é recorde sobre recorde, mas vamos olhar o mapa abaixo:

Lcbosmy.gif

 

Observe, e é neste ponto que eu e tantos outros nos sustentamos. A anomalia de temperaturas está sobre o centro-sul, sul do Paraguai, Uruguai e norte da Argentina. Ao mesmo tempo, o Brasil central vai bem, está na média, Estados Unidos vão mal (ou bem, depende do ponto de vista) com anomalias negativas que chegam a ser maiores que as nossas anomalias positivas.

 

É esse o ponto que quero chegar, o quadro da atmosfera não pode ser analisado só localmente, tem que ver a visão do todo pra entender que estamos com uma ANOMALIA, não é e nunca foi a REGRA. Sei que entende bem este principio.

 

Sobre granizo gigante, sai pra lá! :laugh: :laugh: :laugh:

 

abraços paulistanos!

Link to comment
Share on other sites

Até que depois da brisa marítima que entrou aqui no Rio a temperatura está um pouco mais agradável. De novo foi registrado na zona oeste da cidade 41°. Na zona sul, onde trabalho, também estava bem quente, mas nada excessivo. Pena que a zona sul é uma exceção e grande parte da cidade ficou extremamente quente mais uma vez. Vi postagem de um termômetro no Maracanã marcando 49° ao sol. Claro que não é considerável como medição oficial, mas mesmo assim indica um calor extremo na exposição ao sol. Agora em alguns locais da cidade:

 

Campo dos Afonsos: 31°

Jacarepaguá: 28°

Galeão: 33°

Santa Cruz: 26°

Link to comment
Share on other sites

Sobre granizo gigante, sai pra lá! :laugh: :laugh: :laugh:

 

abraços paulistanos!

 

Nunca vi granizo em toda a minha vida. :laugh:

 

VENHA AQUI NUM DIA DE TROVOADA DE VERÃO E TERÁS MAIS CHANCE DE VER GRANIZO QUE NEVE, EM CASA ESTE ANO, +-10/12 OCORRÊNCIAS, CONSIDERANDO QUE EM DOIS DIAS FORAM 6 OCORRÊNCIAS.

Link to comment
Share on other sites

Vamos com calma pessoal, o calor deixa os ânimos a flor da pele, principalmente quem gosta de frio!

Eu já nem sei como as pessoas ao meu redor me aguentam, estou reclamando o dia inteiro, gritando e falando palavrões aos montes, é serio, fico muito estressado nesse clima.

Como disse antes, pra mim isso aqui não é vida, estou apenas sobrevivendo enquanto faz esse calor desgraçado.

 

Mas por mais que esteja tudo uma m**** não podemos perder o respeito.

Então vamos com calma, sem essa de desentendimentos imperdoáveis, o que é isso?!!?

Link to comment
Share on other sites

Este debate de aquecimento global...Tenho minhas observações, e diferentemente de alguns aqui, eu tenho observação prática...Observem a facilidade com que está ocorrendo granizo em todo o país, na proporção de agora não recordo de situações anteriores similares...

Observação num período recente , me dão a certeza de que dos anos 70 para cá, nunca ocorreram tantos dias acima de 30º aqui em Soledade, como está ocorrendo agora, isto é fato Mafilli, e contra fatos não há argumentos...

Repito, jamais houve um verão tão quente aqui em Soledade , pelo menos desde que observo, e olha q tenho boa memória.Se ocorreu em período anterior, como cita o Ronaldo, é outra análise.

Outra observação, a formação de Cbs neste verão está muito, mas muito acima da média de verões anteriores. :ok:

 

:onthequiet:

 

Paulo, que bom que nunca houve um verão tão quente como este em Soledade fico extasiado....e muito feliz.

 

Você não se recorda?....._que bom....mais uma uma vez fico feliz.

 

Correção no texto abaixo homo e heteros Sapiens...

 

Evidente que você não lembra.

 

Abração

 

Por volta das 23:59:57 (150.000 anos atrás), faltando apenas 3 segundos para o término de nossa exaustiva viagem, veremos os primeiros grupos de Homo Sapiens caçando no continente africano. Essa nova espécie sobreviveu à última glaciação e migrou apressadamente para os demais continentes, sem se incomodar com as características particulares de cada ambiente nem com o delicado equilíbrio conseguido ao longo do tempo.

 

image_preview

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.