Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

SST Extremamente elevada na costa do Brasil.

 

Perfeito para evolução de sistemas subtropicais/tropicais (se não houvesse condição de bloqueio). Mas março ta aí batendo na porta e pegará um oceano fervendo.

 

A Alta que irá entrar no próximo final de semana, ajudará a resfriar um pouco o oceano.

 

neqe.png

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

SST Extremamente elevada na costa do Brasil.

 

Perfeito para evolução de sistemas subtropicais/tropicais (se não houvesse condição de bloqueio). Mas março ta aí batendo na porta e pegará um oceano fervendo.

 

A Alta que irá entrar no próximo final de semana, ajudará a resfriar um pouco o oceano.

 

neqe.png

 

Essa água quente pode se tornar uma verdadeira bomba relógio.

Link to comment
Share on other sites

Noite mais quente em Mogi das Cruzes desde a última segunda-feira. A partir de terça (04/02) lá por volta das 17 horas, começava a bater um vento fresco vindo da Serra do Mar, o que infelizmente não aconteceu hoje.

 

Temos ainda (23:50) 25ºC e ar completamente parado.

 

Uma curiosidade: moro num bairro que foi construído na várzea do Rio Tietê e meu apartamento fica a 200 metros de distância do mesmo. Todos os verões sofremos com os pernilongos e esse ano estava uma infestação absurda, bem maior que a dos outros anos. Nem o Raid dava conta e eu tinha que fechar a janela após às 19 horas. Porém, desde o começo destes dias com máximas absurdas, os pernilongos simplesmente desapareceram, e eu posso tranquilamente dormir com as janelas abertas. Será que foi o calor ou a falta de chuva (não chove desde 24/01) que exterminou momentaneamente os pernilongos? (ops, pergunta adequada para fórum de biologia, :sarcastic: ).

Link to comment
Share on other sites

 

Uma curiosidade: moro num bairro que foi construído na várzea do Rio Tietê e meu apartamento fica a 200 metros de distância do mesmo. Todos os verões sofremos com os pernilongos e esse ano estava uma infestação absurda, bem maior que a dos outros anos. Nem o Raid dava conta e eu tinha que fechar a janela após às 19 horas. Porém, desde o começo destes dias com máximas absurdas, os pernilongos simplesmente desapareceram, e eu posso tranquilamente dormir com as janelas abertas. Será que foi o calor ou a falta de chuva (não chove desde 24/01) que exterminou momentaneamente os pernilongos? (ops, pergunta adequada para fórum de biologia, :sarcastic: ).

 

Ricardo, é a falta de chuva... Pernilongos se proliferam com calor e umidade, por isso são tão comuns no verão... Só que como nesse verão só tem calor e não tem umidade, eles não se proliferam muito... Assim como o mosquito da Dengue.... Vê se teve alguma notícia de surto ou casos de dengue nos últimos 2/3 meses no Centro-Sul??

 

Ao menos isso de bom né?? :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Alguns podem pensar que está muito cedo mas creio que possamos começar a organizar o próximo EBAZ. Esse ano é de COPA e a antecedência evitará preços abusivos aos participantes. O que acham?

Abraços

 

To dentro! Eu e minha noiva estavamos falando sobre isso hoje a tarde, bem que poderiamos ir nos planejando, será um ano muito interessante! Mas sugiro depois da copa, por questao de custos.

Link to comment
Share on other sites

 

Uma curiosidade: moro num bairro que foi construído na várzea do Rio Tietê e meu apartamento fica a 200 metros de distância do mesmo. Todos os verões sofremos com os pernilongos e esse ano estava uma infestação absurda, bem maior que a dos outros anos. Nem o Raid dava conta e eu tinha que fechar a janela após às 19 horas. Porém, desde o começo destes dias com máximas absurdas, os pernilongos simplesmente desapareceram, e eu posso tranquilamente dormir com as janelas abertas. Será que foi o calor ou a falta de chuva (não chove desde 24/01) que exterminou momentaneamente os pernilongos? (ops, pergunta adequada para fórum de biologia, :sarcastic: ).

 

Ricardo, é a falta de chuva... Pernilongos se proliferam com calor e umidade, por isso são tão comuns no verão... Só que como nesse verão só tem calor e não tem umidade, eles não se proliferam muito... Assim como o mosquito da Dengue.... Vê se teve alguma notícia de surto ou casos de dengue nos últimos 2/3 meses no Centro-Sul??

 

Ao menos isso de bom né?? :mosking: :mosking:

 

Obrigado pelo esclarecimento, Rodolfo! :good:

Link to comment
Share on other sites

SST Extremamente elevada na costa do Brasil.

 

Perfeito para evolução de sistemas subtropicais/tropicais (se não houvesse condição de bloqueio). Mas março ta aí batendo na porta e pegará um oceano fervendo.

 

A Alta que irá entrar no próximo final de semana, ajudará a resfriar um pouco o oceano.

 

 

Essa água quente pode se tornar uma verdadeira bomba relógio.

 

Well, como bomba ela já explodiu.

 

As últimas 9 nove semanas ficou assim....início 03 de dezembro e fim 29 de janeiro 2014.

 

A parte "boa" [pro cêis] não há água quente subsuperficial.

 

A parte boa.....charada para os amantes do Catarina.....se algo desgarra da frente.

 

A parte boa.....charada para os amantes [daquele que não digo o nome, juliana] um deslocamento norte/sul.

 

Rodolfo...é esperar....talvez 2014 continue maravilhoso.

 

Abraços

 

2s5xgug.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Enorme área de instabilidade cobrindo toda a faixa de O a N de POA. Começou a ventar bastante a pouco, e está esfriando. Faz 29,2° com 64% e venta de ONO a 26,9 km/h. Para quem teve uma máxima de 38,7° está uma verdadeira ma-ra-vi-lha!!!

 

É Marcos... O inferno não sai daí, muito menos daqui!!! 41,2ºC e não aguento mais, assim como meu bolso vai doer na próxima conta de energia... É AC ligado dia e noite!!!

 

Abraços

É vero!! Tenho ligado o ar TODOS os dias também, e dormido direto com ar ligado toda a noite, coisa que raramente faço em função da rinite. Esse ano é a única exceção: durmo sempre com A/C e a rinite nem dá sinal, hehe. :mosking:

 

Agora, o mais impressionante é ver que, do dia 18/1 até agora, tenho inacreditáveis 17 MÁXIMAS ENTRE 37° E 41°. ISSO MESMO: DEZESSETE MÁXIMAS ENTRE 37° E 41°!! :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: É um evento que talvez eu jamais veja na vida de novo!!

 

Esse é o grande calor de nossas vidas. E ainda não acabou!! A MetSul dá queda para cá só na 5ª-feira, com máxima de 26° sob chuva.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

Essa água quente pode se tornar uma verdadeira bomba relógio.

Bomba relógio = potencial de um furacão?? Teríamos de comparar as águas com as de março de 2004. Mas provavelmente estão muito mais quentes, ao menos junto à costa.

 

Abraços-bomba!

 

Marcos.....2004....coisas diferentes.

 

até que estava frio.....

 

ficamos só com o mesmo período 03 de dezembro de 2003 a 29 de janeiro de 2004

 

em 208/30S e 30/50 W.

 

Neste caso a coisa {catarina] desgarrou da frente.

 

hu3gp2.png

Link to comment
Share on other sites

Enorme área de instabilidade cobrindo toda a faixa de O a N de POA. Começou a ventar bastante a pouco, e está esfriando. Faz 29,2° com 64% e venta de ONO a 26,9 km/h. Para quem teve uma máxima de 38,7° está uma verdadeira ma-ra-vi-lha!!!

 

É Marcos... O inferno não sai daí, muito menos daqui!!! 41,2ºC e não aguento mais, assim como meu bolso vai doer na próxima conta de energia... É AC ligado dia e noite!!!

 

Abraços

É vero!! Tenho ligado o ar TODOS os dias também, e dormido direto com ar ligado toda a noite, coisa que raramente faço em função da rinite. Esse ano é a única exceção: durmo sempre com A/C e a rinite nem dá sinal, hehe. :mosking:

 

Agora, o mais impressionante é ver que, do dia 18/1 até agora, tenho inacreditáveis 17 MÁXIMAS ENTRE 37° E 41°. ISSO MESMO: DEZESSETE MÁXIMAS ENTRE 37° E 41°!! :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: É um evento que talvez eu jamais veja na vida de novo!!

 

Esse é o grande calor de nossas vidas. E ainda não acabou!! A MetSul dá queda para cá só na 5ª-feira, com máxima de 26° sob chuva.

 

Abraços históricos!

 

Marcos, estamos tão acostumados com esse inferno que quando no sábado fui dormir com 23 graus la fora, abri a janela do quarto e eu não precisei nem de ventilador, só liguei porque sabia que logo de manhã cedo já taria quente de novo. Se desse uma temperatura sub 18 hoje eu me sentiria um baiano congelado huauhauh

Link to comment
Share on other sites

Madrugada de céu limpo aqui na capital paulista (pelo menos no Tatuapé está assim).

Curioso que comigo está acontecendo a mesma coisa que acontece com o Beto, ou seja, já deve ter me acostumado com esses dias quentes acima dos 35° que quando faz 26 e até mesmo 27 graus durante a noite, parece que está até fresco e não abafado!

Link to comment
Share on other sites

Estava aqui pensando sobre a SST.

 

A primeira coisa é que me lembrei da temporada de furacões do Caribe. Enquanto o mar aquecia, havia um bloqueio que não permitia o desenvolvimento de tempestades tropicais no golfo do México.

 

Alguma semelhança para os amigos pesquisadores?

 

To louco pra mandar um seco "não haverá repetição do Catarina", SQN.

 

Risco de queimaduras de terceiro grau na língua.

 

Curiosamente, tive desérticos 36,1 - 21,2 graus - 14,9 graus de amplitude térmica. Até mesmo em invernos secos é difícil observar anomalias na minha região desse nível.

 

Continuo me arrastando aqui vendo miragens de galões de água à frente.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Alguns podem pensar que está muito cedo mas creio que possamos começar a organizar o próximo EBAZ. Esse ano é de COPA e a antecedência evitará preços abusivos aos participantes. O que acham?

Abraços

 

To dentro! Eu e minha noiva estavamos falando sobre isso hoje a tarde, bem que poderiamos ir nos planejando, será um ano muito interessante! Mas sugiro depois da copa, por questao de custos.

 

Arthur,

Creio que deva ser mesmo depois da Copa, quando os preços voltarão ao NORMAL. E creio que o encontro deva retornar à região Sul, depois do fiasco do Sudeste, onde só você representou a região. :negative: :negative:

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Noite mais quente em Mogi das Cruzes desde a última segunda-feira. A partir de terça (04/02) lá por volta das 17 horas, começava a bater um vento fresco vindo da Serra do Mar, o que infelizmente não aconteceu hoje.

 

Temos ainda (23:50) 25ºC e ar completamente parado.

 

Uma curiosidade: moro num bairro que foi construído na várzea do Rio Tietê e meu apartamento fica a 200 metros de distância do mesmo. Todos os verões sofremos com os pernilongos e esse ano estava uma infestação absurda, bem maior que a dos outros anos. Nem o Raid dava conta e eu tinha que fechar a janela após às 19 horas. Porém, desde o começo destes dias com máximas absurdas, os pernilongos simplesmente desapareceram, e eu posso tranquilamente dormir com as janelas abertas. Será que foi o calor ou a falta de chuva (não chove desde 24/01) que exterminou momentaneamente os pernilongos? (ops, pergunta adequada para fórum de biologia, :sarcastic: ).

 

Tá acontecendo a mesma coisa na minha casa no Res. Cocuera, Ricardo... os pernilongos sumiram! :laugh:

 

Quanto ao vídeo de ontem, muito bom! :good2:

 

Em Itapevi, mais uma máxima de 36ºC neste domingo. :heat: :heat: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Enquanto torramos, PNI teve mais uma mínima de 1 dígito, foi a 6,4 graus de madrugada. Essa ASAS tem colaborado para mínimas baixas na Mantiqueira.

 

Enquanto isso torrei no Assunção com 22,8 graus de mínima, e dentro do quarto sempre acima de 30 graus com ventilador no máximo, tá complicado. Pelo menos o problema dos pernilongos esse ano é que ainda não apareceram em casa, e que fique assim!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto torramos, PNI teve mais uma mínima de 1 dígito, foi a 6,4 graus de madrugada. Essa ASAS tem colaborado para mínimas baixas na Mantiqueira.

 

Enquanto isso torrei no Assunção com 22,8 graus de mínima, e dentro do quarto sempre acima de 30 graus com ventilador no máximo, tá complicado. Pelo menos o problema dos pernilongos esse ano é que ainda não apareceram em casa, e que fique assim!

 

a temperatura máxima que atingi em meu quarto este ano foi de 29ºC e durante a madrugada cai até 25ºC e isso que o sol invade o quarto a tarde inteira!!!

 

em verões "normais", a temperatura interna dificilmente sai dos 20ºC com picos de 22ºC...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Enquanto torramos, PNI teve mais uma mínima de 1 dígito, foi a 6,4 graus de madrugada. Essa ASAS tem colaborado para mínimas baixas na Mantiqueira.

 

Enquanto isso torrei no Assunção com 22,8 graus de mínima, e dentro do quarto sempre acima de 30 graus com ventilador no máximo, tá complicado. Pelo menos o problema dos pernilongos esse ano é que ainda não apareceram em casa, e que fique assim!

 

 

Por causa da chuva ontem esfriou legal até dentro de casa qui , no meu quarto minima de 18°C :sarcastic:

 

 

Hoje é o pico do calor , a partir de amanha com o passar da semana as maximas vao caido , podendo ficar em 23°C no sabado , oremos :sarcastic:

 

 

Ontem por aqui pouco antes da chuva

 

 

1619246_716227215088673_957841992_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

Enquanto torramos, PNI teve mais uma mínima de 1 dígito, foi a 6,4 graus de madrugada. Essa ASAS tem colaborado para mínimas baixas na Mantiqueira.

 

Enquanto isso torrei no Assunção com 22,8 graus de mínima, e dentro do quarto sempre acima de 30 graus com ventilador no máximo, tá complicado. Pelo menos o problema dos pernilongos esse ano é que ainda não apareceram em casa, e que fique assim!

 

a temperatura máxima que atingi em meu quarto este ano foi de 29ºC e durante a madrugada cai até 25ºC e isso que o sol invade o quarto a tarde inteira!!!

 

O problema da minha casa é ventilação, dos dois lados tem muros acima de 5 metros, e a casa em mais da metade da estrutura é laje com manta asfáltica, então bate o sol nas paredes, esquenta, e depois não vai embora. As vezes lá for tá 24 graus, dentro 32. O console que uso pra medir a temperatura interna é o da Davis Pro.

Link to comment
Share on other sites

Enfim uma boa notícia para começar bem a semana.

 

O Simepar já acusa o enfraquecimento do bloqueio entre sexta e sábado próximos, com máxima de 26ºC para sábado!!!

 

Considerando o conservadorismo deste instituto, fico bastante esperançoso!!

 

A-L-E-L-U-I-A!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu aposto em 22oC de máxima no aero no sábado. Aleluia!

Link to comment
Share on other sites

Enfim uma boa notícia para começar bem a semana.

 

O Simepar já acusa o enfraquecimento do bloqueio entre sexta e sábado próximos, com máxima de 26ºC para sábado!!!

 

Considerando o conservadorismo deste instituto, fico bastante esperançoso!!

 

A-L-E-L-U-I-A!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu aposto em 22oC de máxima no aero no sábado. Aleluia!

Oremos! :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

 

Eu tinha certeza que a Sonia Bridi estaria envolvida nisto. Tão boa repórter catarinense que agora é totalmente adepta ao GW...toda reportagem alarmista é ela que faz...haja saco;..

Link to comment
Share on other sites

 

Eu tinha certeza que a Sonia Bridi estaria envolvida nisto. Tão boa repórter catarinense que agora é totalmente adepta ao GW...toda reportagem alarmista é ela que faz...haja saco;..

 

Pois é né...considero também uma ótima repórter, mas incrível como ela se envolveu com esse assunto! :negative:

Link to comment
Share on other sites

Este debate de aquecimento global...Tenho minhas observações, e diferentemente de alguns aqui, eu tenho observação prática...Observem a facilidade com que está ocorrendo granizo em todo o país, na proporção de agora não recordo de situações anteriores similares...

Observação num período recente , me dão a certeza de que dos anos 70 para cá, nunca ocorreram tantos dias acima de 30º aqui em Soledade, como está ocorrendo agora, isto é fato Mafilli, e contra fatos não há argumentos...

Repito, jamais houve um verão tão quente aqui em Soledade , pelo menos desde que observo, e olha q tenho boa memória.Se ocorreu em período anterior, como cita o Ronaldo, é outra análise.

Outra observação, a formação de Cbs neste verão está muito, mas muito acima da média de verões anteriores. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Podem chamar do que quiserem, mas que o planeta está diferente, ah está...Quero ver quando começar a cair o granizo gigante mesmo, por enquanto há pedras grandes claro, mas as que estão por vir, podem surpreender num futuro próximo...

E a pergunta:A defesa Civil nos municípios está preparada para enfrentar fenômenos tão extremos???

Link to comment
Share on other sites

A CONVENCIONAL/BLUMENAU/FURB

 

1 38,3/25,7

2 38,3/25,4

3 36,6/26,2

4 38,2/25,6

5 36,6/26,0

6 38,9/26,1

7 39,6/25,1

8 40,9/26,8

9 39,4/23,0

 

38,5/25,5/32,0

 

Coutinho essas mínimas da convencional está 1,5°C mais alta que TODAS as demais estações da cidade, deve ter algum erro!

 

O LOCAL QUE ESTÁ NÃO É BOM, AMENIZA A MÁXIMA E AUMENTA A MÍNIMA, A MELHOR, SEGUNDO O MÁRIO, É ITOUPAVA,

Link to comment
Share on other sites

Podem chamar do que quiserem, mas que o planeta está diferente, ah está...Quero ver quando começar a cair o granizo gigante mesmo, por enquanto há pedras grandes claro, mas as que estão por vir, podem surpreender num futuro próximo...

E a pergunta:A defesa Civil nos municípios está preparada para enfrentar fenômenos tão extremos???

 

Na boa, sempre caiu o mesmo granizo , todos os anos. Até nisso agora diz que está mudado ??

 

Ou simplesmente, a população aumentou, a facilidade de se registrar aumento por de mais para se registrar um fenomeno como o Granizo.

 

Antes em uma cidade de Interior, nunca se sabia quando chovia granizo, hoje se sabe, Vide Internet.

 

Ou seja, isso aí é lorota.

Link to comment
Share on other sites

PNI - Fevereiro 2014

 

01/02/2014: 21,1 / 05,6

02/02/2014: 22,2 / 07,2

03/02/2014: 21,1 / 08,9

04/02/2014: 13,3 / 07,2

05/02/2014: 22,8 / 05,5

06/02/2014: 21,9 / 04,2

07/02/2014: 22,1 / 03,9

08/02/2014: 19,0 / 06,7

 

12,3 - Media

06,2 - Med Min

20,4 - Med Max

 

CAMPOS DO JORDÃO (HORTO FLORESTAL) - Fevereiro 2014

 

01/02/2014: 26,4 / 09,0

02/02/2014: 26,0 / 11,5

03/02/2014: 28,6 / 11,4

04/02/2014: 28,6 / 12,6

05/02/2014: 28,4 / 13,2

06/02/2014: 29,1 / 10,0

07/02/2014: 27,6 / 09,9

08/02/2014: 26,9 / 11,3

09/02/2014: 27,2 / 10,5

 

18,3 - Media

11,0 - Med Min

27,6 - Med Max

Link to comment
Share on other sites

PH

 

EM RELAÇÃO AO GRANIZO...

 

DA MESMA MANEIRA NUNCA "VI" TANTA GEADA EM s.JOAQUIM COMO DE 99 PARA CÁ....

 

SÓ NESTE FIM DE SEMANA TIVEMOS GRANIZO NA SEXTA E SÁBADO, NÃO FORAM ANOTADOS NO INMET....

 

OU SEJA, 80% DO DITO AUMENTO DOS EXTREMOS É DEVIDO A FACILIDADE ATUAL DE SABER O QUE OCORREU.

 

EM MEUS 1 MILÃO DE ANOS, NUNCA VÍ O CLIMA TÃO NORMAL COMO AGORA....ORA TURBULENTO POR ALGUMAS DÉCADAS ORA CALMO POR OUTRAS TANTAS DÉCADAS, ATÉ ME LEMBRO NO MEU TEMPO DE ABORRECENTE, NA CASA DA VOVÓ VER O RIO NILO CONGELAR NA SUA FOZ VEZ OU OUTRA E NO TIO , LÁ NA GROENLÂNDIA COLHER BATATAS, MAS COMO A ÚLTIMA VEZ QUE FUI NA VOVÓ, ELA DISSE QUE JÁ FAZ ALGUNS, MILHARES DE INVERNO QUE O NILO NÃO CONGELA, MAS ELA DISSE QUE É COISA DO TEMPO, VAI E VOLTA ELE É ASSIM, COITADAS DAS MOSCA QUE VIVEM TÃO POUCO E TÃO POUCO SABEM DO CLIMA....

Link to comment
Share on other sites

Eu torço pra um fenômeno como o catarina acontecer de novo, não tem como não gostar desses eventos :)

 

Mas por outro lado isso seria mais um estopim para sensacionalismos :-x

 

Espero que o sistemas de alta pressão não predominem no nosso atlântico em março :hi:

 

Vira essa boca pra lá. Só quem já vivenciou isso, sentiu na pele o que é... :cray:

 

Agora qualquer ventinho que acontece por aqui o pessoal fica com medo, todos traumatizados, inclusive eu.

 

Só estando lá pra saber... Casas, arvores, telhados, etc. Catarina não perdoa!

Link to comment
Share on other sites

Concordo com alguns aqui, clima ta tao normal que ta chato , sol , calor , tempestades no verao obvio é verao , estranho seria neve no sul e geada no sudeste entre novembro e fevereiro

 

 

Sol Calor chuvas , hemisferios sul (Brasil , Australia etc ) OK DENTRO DO COMBINADO

 

Frio neve frio , Hem Norte DENTRO DO COMBINADO

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.