Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Bendita chuvarada que caiu em Jundiaí: 7,2mm

 

Morram de inveja, a temperatura caiu de 27º C às 19 horas para 19º C às 22 hs.

 

Janelas escancaradas. Mesmo assim, dentro do apê continua quente: 26,5ºC

 

Melo, 26,5ºC é aceitável. Qualquer ventilador safado resolverá o teu problema. Phoda é ter que aguentar 31,5ºC às 10h45 da noite!

 

Não reclamem, aqui no frio Assunção tenho apenas 31,6 graus dentro do quarto e com ventilador ligado. Na rua, inimagináveis 25,7 graus. Sinceramente, nos meus 3.4, não me lembro de noite tão quente assim. Saí pra fora a pouco e estava um bafo quente na rua, 2 da madrugada, impressionante! Se a temperatura não cair mais, será a minima mais alta da estação desde sua inauguração! Se brincar, pode demorar uns 2 a 3 anos pra igualar ou superar essa noite.

 

Abraços maldormidos!

Link to comment
Share on other sites

Eu detesto sensacionalismos e muito menos pessoas palpitando sem o mínimo conhecimento da coisa. Mas neste caso é compreensível essa onda de calor deixar todo mundo com os nervos a flor da pele hehehe.

 

O importante é que, disparado, esta é a maior onda de calor dentro da nossa geração, sem precedentes históricos, não tem o que discutir. Isso que assusta as pessoas. O nossa base de dados é muito fraca e arcaica. Sinceramente, hoje vocês seguem um alto rigor técnico de medições para seguir um padrão, cada detalhe é medido e estudado. A questão é, eu com essa mentalidade, jamais conseguiria confiar em medições de 60, 80, 100 anos atrás, a tecnologia da época e os critérios são bemm diferentes. Se fosse dentro dos padrões de hoje eu confiaria de boa.

 

Então caso provem o contrário, considero essa a maior onda de calor de qualquer pessoa viva ai no sul e sudeste.

 

Eu discordo do tom futurista exacerbado do João, pra mim o padrão que seguirá para os próximos anos ainda é nebuloso, mas a tendência ao que parece é de verões escaldantes e volta da neve. Lembrando que ano passado tivemos um verão super normal a tranquilo. Com exceção de dezembro é claro. Não me reconforta, mas o fato de saber que o H norte está abaixo da média e que o verão está frio na costa leste dos EUA, pra mim este inverno promete ser dos bons!

Link to comment
Share on other sites

Em 4 de Dezembro de 2012, publiquei um estudo que mostra que a média de precipitação na cidade de SP teve um aumento significativo entre os anos 60 e 2000. Paralelamente, houve uma queda na neblina e garoa na cidade de SP.

 

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2559450701668863345#editor/target=post;postID=8172484360422049308;onPublishedMenu=posts;onClosedMenu=posts;postNum=144;src=postname

 

Nos anos 60 e 70, lembrados por muitos aqui como períodos de muito frio, recordes de minimas absolutas, neve, geada, chovia em média perto de 300 mm a menos por ano que nos dias atuais. De 61 a 70, choveu em média 1339,9 mm na cidade, e dos anos 2001 a 2009, o índice médio está em 1642.2 mm. No tempo atual, vivemos um calor que não é bricandeira, e estamos vendo o índice de chuvas no centro-sul em geral bem abaixo da média.

 

A pergunta é: O período seco e quente que vivemos, é sinal de uma mudança climática nunca vista na natureza? Não, não é. Se este ano fechar em 1400 mm de média no mirante, nada mais é que uma nova regulação do clima que nos faria repetir algum momento do passado distante. Se não temos estações que mediam a temperatura nos anos 60 semelhantes ao arsenal que temos hoje, alguns dados coletados ajudariam a explicar situações semelhantes a atual.

 

Sabe o que é interessante? Muita gente vem e diz hoje "oh, é o maior calor da minha vida!". Se estão certas ou não, os dados vão confirmar ou desmentir. Aí passa a onda de calor e vem o frio "ah, entramos na era glacial". ai para de chover "ah viramos o Saara", ai chove forte "ah será que bateremos a média de Cerrapunji, na India?", ai vem um furacão Catarina "ah tenho certeza que é o aquecimento global". São afirmações desconexas, algo dito só pode ser validado sob o olhar de números que mostrem a realidade.

 

E a realidade diz que já vivemos outros periodos de menos chuva, num passado que creio mais da metade dos que aqui estão, incluindo eu, não eram nem nascidos. Meu pai lembra das geadas que em 75 duraram uma semana em São Bernardo, mas eu não vivi, como posso dizer que nunca vivemos tal periodo se muitas vezes desconhecemos ou desdenhamos do passado?

 

Os dados que coloquei sobre a chuva refletem uma realidade: no periodo que chovia menos, os picos de frio do inverno eram mais rigorosos. Minhas duas avós afirmaram várias vezes que passaram por periodos de seca absurdos em SP, e reclamavam que hoje chovia mais e mais forte que antigamente. Nem todos os idosos afirmam que o passado era mais frio, lembro em 2000 aqui em casa, minha avó paterna tremendo de frio naquela onda polar com 5 graus as 17 horas em São Bernardo do Campo, dizendo que não se lembrava de frio assim no passado... e ela tinha mais de 75 na época!

 

Aí vem os caras que viveram os anos 50 a 80, hoje a maioria entre 50 e 60 anos de idade, e todos se lembravam daquela onda de frio de 75, seguida da de 79, dizendo que nunca mais viram algo frio assim no dia de hoje. Meu pai tá nessa turma, ano passado ao ver 7 a tarde na minha estação, aceitou cientificamente o fato de fazer tanto frio como já fez no passado...foi la no Wal Mart e comprou um aquecedor...quero dizer que com dados, fica mais fácil provar a ou b pontos de vista. Afirmações vazias e compradas da imprensa é facil dizer, mas temos de entender que temos a necessidade dos dados, eles que provarão se o dia é o mais quente em 50 anos ou não, mas não dizerão nunca se a 200 anos atrás fazia tanto frio assim ou calor assado.

 

abraços pesquisadores!

Link to comment
Share on other sites

Eu detesto sensacionalismos e muito menos pessoas palpitando sem o mínimo conhecimento da coisa. Mas neste caso é compreensível essa onda de calor deixar todo mundo com os nervos a flor da pele hehehe.

 

O importante é que, disparado, esta é a maior onda de calor dentro da nossa geração, sem precedentes históricos, não tem o que discutir. Isso que assusta as pessoas. O nossa base de dados é muito fraca e arcaica. Sinceramente, hoje vocês seguem um alto rigor técnico de medições para seguir um padrão, cada detalhe é medido e estudado. A questão é, eu com essa mentalidade, jamais conseguiria confiar em medições de 60, 80, 100 anos atrás, a tecnologia da época e os critérios são bemm diferentes. Se fosse dentro dos padrões de hoje eu confiaria de boa.

 

Então caso provem o contrário, considero essa a maior onda de calor de qualquer pessoa viva ai no sul e sudeste.

 

Eu discordo do tom futurista exacerbado do João, pra mim o padrão que seguirá para os próximos anos ainda é nebuloso, mas a tendência ao que parece é de verões escaldantes e volta da neve. Lembrando que ano passado tivemos um verão super normal a tranquilo. Com exceção de dezembro é claro. Não me reconforta, mas o fato de saber que o H norte está abaixo da média e que o verão está frio na costa leste dos EUA, pra mim este inverno promete ser dos bons!

onde assino?
Link to comment
Share on other sites

Realmente, está tudo "dentro da normalidade"...

Desculpem a expressão, mas... "poupem-me"!

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/538/Domingo_de_extremo_calor_será_o_oitavo_dia_seguido_com_40ºC_no_RS

Ninguém aqui diz que tá normal.

 

O que EU disse é que a Terra está absolutamente dentro da dua temperatura normal.

Vou concordar pq esta é a tua mensagem de número 8888 kkkkkkk

To brincando!

Todos temos uma porcentagem de razão em tdo q falamos!

Mtas vzs falamos por emoção ou indignação!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Variabilidades sempre existiram e sempre existirão! Pode ser que uma década inteira seja igual, como a de 2000, ou até duas décadas. Mas o clima do planeta sempre foi de mudanças constantes e sempre será! Não há como negar isso e as histórias mais antigas não negam os fatos. É que nosso período de vida não equivale nem a 0,0000000000000000000000000001 % da história climática desse planeta e, nessa época em que tudo vira sensacionalismo, virou moda e todo mundo quer prever o apocalipse só para ganhar ibope.

Link to comment
Share on other sites

A umidade aumentou um pouco em relação aos últimos dias aqui no interior paranaense. Quem gosta de fotos do tempo como eu há de convir comigo, este verão apesar de escaldante e mais seco está sendo um dos mais fotogênicos dos últimos anos! Abaixo, CB no horizonte ontem no final do dia, com distância estimada, segundo imagem do radar do momento, a 80 km a leste.

 

23w2oas.jpg

 

 

Já a oeste, o sol se pôs quase sem nuvens, cena muito comum nos últimos 20 dias com a atuação dessa alta no oceano.

 

2yvnlhx.jpg

 

 

Agora tenho 29,3ºC, bem mais "fresco" em relação aos últimos dias nesse horário, graças a nebulosidade.

Link to comment
Share on other sites

Realmente, está tudo "dentro da normalidade"...

Desculpem a expressão, mas... "poupem-me"!

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/538/Domingo_de_extremo_calor_será_o_oitavo_dia_seguido_com_40ºC_no_RS

Ninguém aqui diz que tá normal.

 

O que EU disse é que a Terra está absolutamente dentro da dua temperatura normal.

Vou concordar pq esta é a tua mensagem de número 8888 kkkkkkk

To brincando!

Todos temos uma porcentagem de razão em tdo q falamos!

Mtas vzs falamos por emoção ou indignação!

 

Abraços

Amigo Carlos Campos,

Prometo não postar nada mais sobre minha opinião neste assunto, somente os dados de vez em quando.

Sei que já estou sendo chato com isso, mas na verdade estou indignado com estes verões e extremos de calor que estamos tendo nos últimos anos. Agora, que este ano está demais e SURREAL, está! Ando cansado, desanimado, preguiça de sair na rua... Horrível. Meus amigos que moram na serra de RS e SC afirmam que NUNCA viram nada parecido. Antes nem se usava ventilador para dormir nas cidades serrana, hoje se usa e muito!

Bom, minha intenção não é "encher o saco", mas provocar uma discussão sadia, eu sei que entendeste isso.

Todos temos nossas razões, com certeza!

Abraços, amigo!

Link to comment
Share on other sites

O INMET segue sonegando as máximas do Mirante, não divulgando a desse sábado. Por enquanto vale a da automática 36,3C.

 

Ontem também o Mirante acumulou seus primeiros 3mm de chuva do mês de fevereiro.

 

Em São Mateus, estação CGE marca agora 30,5C

 

O INMET é cheio de malandragens. Sonho que um dia ele se torne um NOAA da vida.

Link to comment
Share on other sites

Calor absurdo ontem. Sensação horrível. Hoje suportável para os padrões atuais, 35°C é lucro.

 

O que está acontecendo é surreal, tivemos vários meses com anomalias negativas, mas nada com um anomalia -7, -8, nas máximas ou mínimas. Poderemos até ter um inverno abaixo da média, mas esperar uma compensação por esse calor é impossível. Hoje, não acredito que algum dia teremos um anomalia parecida como esta, (negativa). Seria um Julho com média máxima de 13°C, 14°C (a média é 21°C), ou por exemplo média mínima de 4°C ou 5°C, quando a média é 12°C. Isso é algo que vou morrer e não vou ver por aqui... Estamos batendo recordes de máxima e mínima no verão, mas no inverno não vejo isso acontecer igual.

 

Vejo vários recordes de menor máxima, agora recorde de menor mínima, quase não vejo. Recordes de calor, parecem ser quebrados mais facilmente, que de frio.

Link to comment
Share on other sites

Calor absurdo ontem. Sensação horrível. Hoje suportável para os padrões atuais, 35°C é lucro.

 

O que está acontecendo é surreal, tivemos vários meses com anomalias negativas, mas nada com um anomalia -7, -8, nas máximas ou mínimas. Poderemos até ter um inverno abaixo da média, mas esperar uma compensação por esse calor é impossível. Hoje, não acredito que algum dia teremos um anomalia parecida como esta, (negativa). Seria um Julho com média máxima de 13°C, 14°C (a média é 21°C), ou por exemplo média mínima de 4°C ou 5°C, quando a média é 12°C. Isso é algo que vou morrer e não vou ver por aqui... Estamos batendo recordes de máxima e mínima no verão, mas no inverno não vejo isso acontecer igual.

 

Vejo vários recordes de menor máxima, agora recorde de menor mínima, quase não vejo. Recordes de calor, parecem ser quebrados mais facilmente, que de frio.

 

Só para lembrar, o dia da máxima de 8,5º no Mirante, e de 10 a 12º pelo Interior e vale do Paraíba correspondeu a um desvio de aproximadamente -14º da média das máximas. Se fossemos inverter essa situação, SP teria que ter uma máxima em torno de 42º para atingir esse valor positivamente, logo o que chama atenção nessa onda de calor é muito mais a persistencia dela do que o desvio absoluto em si. Hoje mesmo completa 11 dias seguidos com máxima acima de 34 graus no Mirante (pois as 16h UTC já tinha 34,0º na automática do INMET), e isso são em torno de 6º a mais do que a normal 91 -2010.

 

O desvio médio sim é muito maior do que a onda de frio de Julho, mas em valores absolutos, os dias frios em geral apresentam maiores valores de anomalias em relação às normais climatológicas.

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto o americano e o ETA 15 dão boa notícia pelo menos para o Sul, eliminando de vez a onda de calor e trazendo chuva. O americano coloca uma alta de 1027 mb sobre a Argentina e a frente chegando aqui na 5ª-feira. Forte queda de temperatura na 6ª com chuva. Creio que máxima de 24°/25° a julgar pelo frio em altura, de até 12° em 850 hpa sobre POA. Mas o bom é que o modelo desloca essa alta para o Atlântico Sul, tropicalizando a mp mais ao sul. Resultado: vento E e SE e drenagem de umidade para cá. É uma situação similar ao verão 2013. Isso também ajudaria a resfriar as águas da costa.

 

O ETA acompanha a situação dando calor moderado, na média, para POA perto do dia 20.

 

Agora torramos com 37,9° e 47%. Vento NO a 14,2 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Me dá até medo quando vejo essa formação no GFS. Tem alguns dias que ele vem sinalizando a volta dessa alta depois do dia 23/24. Será?

 

http://i.imgur.com/4lGrFpS.png?1

 

Impossível dizer agora que alta voltará a fortalecer depois do dia 23/24... Mas de qualquer forma é uma possibilidade (e só) no momento.

Link to comment
Share on other sites

São Paulo mais quente que muitas cidades do interior paulista:

 

Leitura das 18h UTC INMET:

 

Lins 37,0º

Taubaté 36,5º

José Bonifácio 36,4º

São Paulo - Mirante 36,0º

Ibitinga 35,4º

Sorocaba 35,2º

Pres. Prudente 34,9º

Ituverava 34,9º

Bauru 34,3º

 

Dentro da cidade, pelo CGE:

 

Butantã 36,4º (URA 23,7%)

Perus 35,5º (URA 24,2%)

Santana 35,0º (URA 25%)

Santo Amaro 33,3º (URA 27%)

M Boi Mirim 33,2 (URA 41,6%)

 

E dois bons indicativos da entrada de brisa marítima:

 

Parelheiros 28,5º (URA 75,7%)

Riacho Grande 26,4º (URA 76,4%)

Link to comment
Share on other sites

Me dá até medo quando vejo essa formação no GFS. Tem alguns dias que ele vem sinalizando a volta dessa alta depois do dia 23/24. Será?

 

http://i.imgur.com/4lGrFpS.png?1

 

Impossível dizer agora que alta voltará a fortalecer depois do dia 23/24... Mas de qualquer forma é uma possibilidade (e só) no momento.

 

Também vejo ele aparecendo, mas pelo que vi ficaria mais ao norte do que o atual. Isso traduziria em mais chuva no RS, SC e talvez ainda o Centro - sul do PR, deixando a secura para grande parte do sudeste novamente... Ta ai o porquê de o CFS sinalizar bastante chuva sobre SC a partir do dia 22... Tal qual ocorreu no Uruguai.

Link to comment
Share on other sites

Me dá até medo quando vejo essa formação no GFS. Tem alguns dias que ele vem sinalizando a volta dessa alta depois do dia 23/24. Será?

 

http://i.imgur.com/4lGrFpS.png?1

 

Impossível dizer agora que alta voltará a fortalecer depois do dia 23/24... Mas de qualquer forma é uma possibilidade (e só) no momento.

Eu já começo a duvidar se neste verão teremos chuva de verdade, ZCAS e etc... :sad:

Link to comment
Share on other sites

Hj tivemos chuva nos arredores de Goiânia, com algumas trovoadas. A temperatura melhorou sensivelmente e creio que nosso inferno está chegando ao fim. Não creio em mais excessos de calor nesse semestre.

Em relação à discussão do tempo atual x tempo antigo, da década de 90 para cá, não tivemos alteração no comportamento das temperaturas máximas aqui, mas nota-se um sensível aumento nas temperaturas mínimas de inverno, que estão em torno de 4°C mais quentes, não sendo unicamente devido à maior urbanização da cidade. Acredito que a alta das temperaturas mínimas de inverno em cidades como Goiânia e BH deva-se a um fortalecimento da alta que atual sobre nós durante o inverno, que parece ter mais força que antigamente (não são as altas polares que estão mais fracas pois o sul tem tido bons invernos).

O Coutinho tem razão quando vê que o que acontece agora já aconteceu no passado, em maior ou menor proporção.

Lendo o livro A NEVE NO BRASIL, percebe-se o quanto era comum nevar antigamente em Soledade, Palmeira das Missões, Encruzilhada do Sul, o que hj não se vê mais. Porém, daqui um tempo (quem sabe esse ano) veremos o PHP encher esse fórum de fotos de neve em sua casa. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.