Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Não, Bom Jesus está mais a leste que Gramado e, principalmente, Caxias.

Sim, neste aspecto está!

Mas o recorte do litoral avança para leste tbm, na altura dos Aparados.

Ainda assim, BJ está mais próxima do mar, mas qdo me referi lá no início do debate era sobre o "efeito" das massas d'água nas regiões citadas.

Eu sempre entendi q Caxias e Canela sofrem grande influência marítima. Já na altura de BJ, grande parte da umidade do Atlântico se condensa nos paredões à leste de Ausentes (chamam de "viração") e pouco influencia no clima local.

As geadas são freqüentes, fato q não ocorre com tanta frequência em Caxias, onde a nebulosidade e as neblinas estão sempre presentes.

Qdo entra no Estado uma forte MP, sabemos q provavelmente irá gear em BJ, mas fica sempre a dúvida se irá gear tbm em Caxias/Gramado/Canela. Mesmo q estas 3 cidades estivessem à 1000m de altitude, a situação seria igual: "será q irá gear?"

A "VIRAÇÃO" OCORRE COM MENOS FREQUÊNCIA E INTENSIDADE EM BOM JESUS,MAS PRINCIPALMENTE NO INVERNO DÁ PRA VER AS NUVENS ALTAS NA DIREÇÃO DE AUSENTES,E UM VENTO DE LESTE CORTANTE.

Só falta à neve na grande maioria das ocasiões. kkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Pessoal Curitiba bateu recorde hoje é isso mesmo ?

 

No SIMEPAR sim, 35,5ºC!

No INMET ainda não chegamos aos 35,2º de 1985 e 34,8ºC de 1975!

 

E as estações do SIMEPAR são nos padrões da OMM? Muito discrepante a diferença pro INMET que teve máxima de 33,8 aí em Curitiba.

Segundo o próprio Simepar, sim. No twitter deles foi o que disseram ontem mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Algumas coisas no mínimo incomuns (Automáticas INMET):

 

General Carneiro-PR: 34,9°C

 

Rio Negrinho-SC: 34,6°C

Major Vieira-SC: 33,7°C

Caçador-SC: 34,4°C

Joaçaba-SC: 34,5°C (Essa eu conheço. Fica num "buraco", no vale do rio do Peixe)

 

São José dos Ausentes: 30,9°C

Vacaria: 33,4°C

Bento Gonçalves: 35,3°C

Erechim: 34,8°C

Vendo essas temperaturas, fico até conformado com os 36,4°C de Sampa. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal Curitiba bateu recorde hoje é isso mesmo ?

 

No SIMEPAR sim, 35,5ºC!

No INMET ainda não chegamos aos 35,2º de 1985 e 34,8ºC de 1975!

 

E as estações do SIMEPAR são nos padrões da OMM? Muito discrepante a diferença pro INMET que teve máxima de 33,8 aí em Curitiba.

 

Eles reconhecem que estão apresentando diferenças de quase 2ºC com o Inmet, que fica ao lado. Mas afirmam que a estação meteorológica deles passa por frequente manutenção...

Link to comment
Share on other sites

Algumas coisas no mínimo incomuns (Automáticas INMET):

 

General Carneiro-PR: 34,9°C

 

Rio Negrinho-SC: 34,6°C

Major Vieira-SC: 33,7°C

Caçador-SC: 34,4°C

Joaçaba-SC: 34,5°C (Essa eu conheço. Fica num "buraco", no vale do rio do Peixe)

 

São José dos Ausentes: 30,9°C

Vacaria: 33,4°C

Bento Gonçalves: 35,3°C

Erechim: 34,8°C

Vendo essas temperaturas, fico até conformado com os 36,4°C de Sampa. :laugh:

E eu, com os 34,1°C de Piraquara!

 

35C as 22:30!!!!!

 

Amanhã vai amanhecer 32C!!

 

24°C às 22:40!!!

Amanhã vai amanhecer 21°C!!

Link to comment
Share on other sites

Que sina , choveu vento e tivemos muita atividade elétrica em toda a redondeza aqui em todos as cidades vizinhas choveu , menos aqui , os raios estavam espetaculares todos nuvem-nuvem depois disso bateu um vento mais frio e refrescou fora e dentro de casa , céu limpo agora faz 17,5C lá fora e 24.5C dentro de casa !

Link to comment
Share on other sites

Sacanagem que agora o Radar da USP está restrito!!! :rtfm:

 

Nossa! Por isso que eu tenho entrado no site desde o final da tarde e além de pedirem autenticação, também não mostra mais área de chuva. Antes eu achava que era porquê não tinha chuva na cobertura do radar, mas agora sei que é por conta desse acesso restrito! Tava bom demais pra ser verdade!

Os radares da UNESP não tem tanta cobertura pra Grande SP e o de São Roque volta e meia sai do ar

 

Mudando de assunto, noite com temperaturas altas por aqui e mesmo com céu aberto (como já comentou um outro colega!)

Link to comment
Share on other sites

Se não chover de madrugada, essa madrugada tem tudo para ser a mais quente da histórica do monitoramento climático de POA.

MÁXIMA: 39,9

 

AGORA (23:39 - 22:30 no horário normal): 32,9° com 63%.

 

Devo amanhecer com 29°/29,5°. Deverá ser a noite mais tórrida da história.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Sacanagem que agora o Radar da USP está restrito!!! :rtfm:

 

Nossa! Por isso que eu tenho entrado no site desde o final da tarde e além de pedirem autenticação, também não mostra mais área de chuva. Antes eu achava que era porquê não tinha chuva na cobertura do radar, mas agora sei que é por conta desse acesso restrito! Tava bom demais pra ser verdade!

Os radares da UNESP não tem tanta cobertura pra Grande SP e o de São Roque volta e meia sai do ar

 

Suspeito que isso é culpa da Climatempo, que fica usando o Site do Radar... Porque ele é da FCTH (Fundação Centro Tecnica Hidraulica)... Portanto ele é privado e não publico...

 

Pior que ele é excelente... Será uma perda enorme pra monitorar chuvas em toda a RMSP...

 

Vou tentar entrar em contato com o IAG/Storm-T pra saber o porque dessa restrição injusta na semana que vem.

Link to comment
Share on other sites

Que sina , choveu vento e tivemos muita atividade elétrica em toda a redondeza aqui em todos as cidades vizinhas choveu , menos aqui , os raios estavam espetaculares todos nuvem-nuvem depois disso bateu um vento mais frio e refrescou fora e dentro de casa , céu limpo agora faz 17,5C lá fora e 24.5C dentro de casa !

 

William não está mole, eu não posso me considerar sobrevivente mas quem faz trabalhos na ruas, como construção civil, ou instalação de fios elétricos em postes, etc..isso sim o cara deveria receber pelo menos um benefício por estar exposto numa situação destas. Eu particularmente estou sem ânimo pra nada. Curto pra caramba dar uma caminhada, andar de bike, mas nem tomar um chope ao ar livre me anima hahaha, esquenta rapidinho. Enquanto não acabar essa onda de calor só consigo ficar em ambiente climatizado.

 

Agora fico imaginando se estivéssemos há 150 anos atrás, sem energia, geladeira, ventilador, ar-condicionado como seria? As pessoas iam ficar andando nuas que nem índios :heat:

Link to comment
Share on other sites

Se não chover de madrugada, essa madrugada tem tudo para ser a mais quente da histórica do monitoramento climático de POA.

32°C uma hora dessa? Pra mim não tem como imaginar isso, já que desde 2007 minha maior minima foi de 25.5°C... se ficar assim imagine quando o sol aparecer amanha.. :heat:

 

Imagine um local ao nível do mar, que recebe 14 horas por dia de sol no verão, face norte de uma mini serra de até 311 metros de altitude, que recebe vento norte/noroeste em qualquer asas que se localiza no atlantico, rodeado por águas rasas (2 metros de profundidade) que aquecem rápido no calor e cuja vegetação nativa apresenta muito campo. Welcome to Porto Alegre!

Link to comment
Share on other sites

Nessas horas, mesmo com o calor excessivo, acho demais morar em Porto Alegre. Caras, sao uma da matina e tenho 33C !! Isso é muito louco ! Eu vou na sacada e volto só para sentir essa loucura e olhas lá para baixo e pensar o que fazem "esses loucos na rua"! Tá certo que muito fácil falar isso quando se eu volto pra dentro e veno minha muié dormindo debaixo do cobertor e 18C no quarto. Mas é simplesmente fascinante poder viver e vivenciar essas loucuras!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, Passo Fundo esbanja 21,8ºC na RBS e 20,4ºC no INMET às 00 UTC (até agora não esfriou mais que isso). Beijinhos no ombro pra PoA e mais quase todo o sul, hehe.

 

Parece que não estamos na mesma região que estávamos de tarde, antes torrávamos como em todo lugar e agora até que está bom!

Link to comment
Share on other sites

Nessas horas, mesmo com o calor excessivo, acho demais morar em Porto Alegre. Caras, sao uma da matina e tenho 33C !! Isso é muito louco ! Eu vou na sacada e volto só para sentir essa loucura e olhas lá para baixo e pensar o que fazem "esses loucos na rua"! Tá certo que muito fácil falar isso quando se eu volto pra dentro e veno minha muié dormindo debaixo do cobertor e 18C no quarto. Mas é simplesmente fascinante poder viver e vivenciar essas loucuras!

 

Em Bagé, antes de uma tempestade de FF, que sempre em geral chegam bem neste horário, fico andando na rua, sentindo o Vento Norte a noite, é uma sensação muito louca, a temperatura dispara mas é excelente, porque a combinação da noite com esta disparada e o Vento Norte, é fascinante.

 

Ficam perguntando se eu sou louco saindo de madrugada na frente da minha casa numa cidade pacata como Bagé, :laugh:

 

Aqui em Floripa já são 1 mes de Calor, porém, ainda nenhum recorde, Confirma Coutinho ?

 

E é isso que estou estranhando, na onda de Calor de Dez 2012, eu Lembro naquela ter passado mal com tanto calor, pelo menos por aqui no Litoral de SC.

 

Essa esta simplesmente excelente pra se refrescar na praia.

Link to comment
Share on other sites

São 2:34 (1:34 no horário normal) e tenho impressionantes 30,6°. Tenho quase certeza de que não tive essa temperatura a essa hora na onda de calor de fev/2010. É a noite mais quente da minha vida.

 

Dentro de casa, aqui onde estou, faz 34,2°. Dá para fazer um frango assado só colocando-o sobre a mesa.

Link to comment
Share on other sites

Nessas horas, mesmo com o calor excessivo, acho demais morar em Porto Alegre. Caras, sao uma da matina e tenho 33C !! Isso é muito louco ! Eu vou na sacada e volto só para sentir essa loucura e olhas lá para baixo e pensar o que fazem "esses loucos na rua"! Tá certo que muito fácil falar isso quando se eu volto pra dentro e veno minha muié dormindo debaixo do cobertor e 18C no quarto. Mas é simplesmente fascinante poder viver e vivenciar essas loucuras!

 

Em Bagé, antes de uma tempestade de FF, que sempre em geral chegam bem neste horário, fico andando na rua, sentindo o Vento Norte a noite, é uma sensação muito louca, a temperatura dispara mas é excelente, porque a combinação da noite com esta disparada e o Vento Norte, é fascinante.

 

Ficam perguntando se eu sou louco saindo de madrugada na frente da minha casa numa cidade pacata como Bagé, :laugh:

 

Aqui em Floripa já são 1 mes de Calor, porém, ainda nenhum recorde, Confirma Coutinho ?

 

E é isso que estou estranhando, na onda de Calor de Dez 2012, eu Lembro naquela ter passado mal com tanto calor, pelo menos por aqui no Litoral de SC.

 

Essa esta simplesmente excelente pra se refrescar na praia.

 

O MAR NÃO DEIXA. ESTÁ É MUITO DESAGRADÁVEL NA CAPITAL PELO CALOR CONSTANTE E ÚMIDO, O MÁXIMO ATÉ AGORA FOI 37 NO CIRAM, DENTRO DO NORMAL.

 

AQUI AINDA NÃO CONSEGUI DORMIR SEM NADA, SEMPRE COM UMA MANTA BEM LEVE E OLHA QUE ESTÁ QUENTE P/O PADRÃO, MINHA MÉDIA MÁXIMA ESTÁ 30,1°C, SURREAL!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.