Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Isso aqui está parecendo julho, só que às avessas. :laugh: :laugh: Doze horas sem entrar e são mais de 150 mensagens novas. :good2: :good2:

 

Acho que estou no paraíso e não sabia. Ontem a máxima aqui em Campos do Jordão ficou na média em 27°C. Apareceram algumas nuvens e caíram alguns pingos no final da tarde. Durante a noite o céu foi ficando mais limpo e amanheci agora com uma temperatura de 13,8 °C aqui em casa.

Quando vejo aqui, minimas de 25/28°C agora de manhã, eu tenho certeza: se não estou no paraíso, estou morando numa região privilegiada . :ok: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Nessas horas, mesmo com o calor excessivo, acho demais morar em Porto Alegre. Caras, sao uma da matina e tenho 33C !! Isso é muito louco ! Eu vou na sacada e volto só para sentir essa loucura e olhas lá para baixo e pensar o que fazem "esses loucos na rua"! Tá certo que muito fácil falar isso quando se eu volto pra dentro e veno minha muié dormindo debaixo do cobertor e 18C no quarto. Mas é simplesmente fascinante poder viver e vivenciar essas loucuras!

He he he.... Tu só acha isso porque sabe que no outono-inverno vai ligar o aquecedor... Queria ver alguém morar numa cidade que tenha isso no verão e sabendo que bo inverno não cai abaixo de12oC achar o máximo,hehehe! :mosking: Curtir extremos sabendo que eles tem dois lados é bem legal ... Agora curtir calorão por si só, ao menos a mim não tem nenhum fascinio, hehehe!

Link to comment
Share on other sites

Que sina , choveu vento e tivemos muita atividade elétrica em toda a redondeza aqui em todos as cidades vizinhas choveu , menos aqui , os raios estavam espetaculares todos nuvem-nuvem depois disso bateu um vento mais frio e refrescou fora e dentro de casa , céu limpo agora faz 17,5C lá fora e 24.5C dentro de casa !

 

William não está mole, eu não posso me considerar sobrevivente mas quem faz trabalhos na ruas, como construção civil, ou instalação de fios elétricos em postes, etc..isso sim o cara deveria receber pelo menos um benefício por estar exposto numa situação destas. Eu particularmente estou sem ânimo pra nada. Curto pra caramba dar uma caminhada, andar de bike, mas nem tomar um chope ao ar livre me anima hahaha, esquenta rapidinho. Enquanto não acabar essa onda de calor só consigo ficar em ambiente climatizado.

 

Agora fico imaginando se estivéssemos há 150 anos atrás, sem energia, geladeira, ventilador, ar-condicionado como seria? As pessoas iam ficar andando nuas que nem índios :heat:

 

 

 

Mais uma vez , eu nao consigo imaginar pessoas morando nessa condiçao deve ser horrivel , é de tirar o chapéu pra quem consegue , eu ia pro vale do paraiba amanha Guaratingueta , Aparecida , Lorena , mais nao vou de jeito algum deve ta um inferno por la vou é ficar aqui mesmo ! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

21,5º C de mínima hoje! :good:

 

Até parece uma marca "civilizada". Só que não.

 

Demorou muito para a temperatura baixar dos 23º C nessa madrugada.

 

E depois que o sol raiou, já estamos em disparada: 26,8º C às 9 horas.

 

Ontem variamos de 21,1º C a 36º C.

 

Neste momento gostaria de propor aos porto-alegrenses do BAZ que sugiram a construção na cidade de um monumento em homenagem a Willis Carrier, o inventor do ar condicionado: http://pt.wikipedia.org/wiki/Willis_Carrier

Link to comment
Share on other sites

Sacanagem que agora o Radar da USP está restrito!!! :rtfm:

 

Mas o que é o que esse pessoal da USP tem na cabeça?

 

Essa é uma instituição pública e os dados são de interesse público! :rtfm:

 

Se alguém conhecer um meio de obter o login...valeu!

 

Melo, esse login nunca irão ceder pra gente, vão falar que é de uso interno pra Defesa Civil... O jeito é ligar no IAG e descer a lenha...

 

Se alguém quiser ligar também o telefone do IAG/Storm-T é (11) 3091-4675

Link to comment
Share on other sites

Aliás, há pontos de chuva no sul do PR de acordo com o radar do Simepar. É um bom sinal de que pelo menos algumas localidades podem ter chuva hoje. O GFS continua apontando uma quebra desse padrão horroroso.

As instabilidades no sul paranaense produziram chuvas até fortes em alguns municípios, durante a madrugada.

Pela manhã, alguns núcleos avançaram para o sudoeste de Curitiba, atingindo a Lapa e áreas vizinhas, inclusive de Piraquara eu pude observar, por volta das 6:30/7h, uma bela formação de Cb's no extremo SW.

Neste momento, 28°C em Curitiba, com poucas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Calor! Tive mínima de 24,0ºC, a maior do ano até agora.

São 09:40 no horário normal e já estou nos 31,0ºC. Vamos torrar hoje!

Cheguei cedo no centro de Curitiba e o Sol mal tinha se elevado no horizonte (uns 25 min após ter feito a foto q postei hj). A cidade estava "morna"! Penso q no centro a mínima tenha ficado em uns 25°C.

Link to comment
Share on other sites

Incrível MÍNIMA de 28,4°! É a segunda noite mais quente que já registrei (tive 28,5° na madrugada de 4/2/2010, mas depois caiu à tarde com um temporal) e até agora a maior das mínimas.

 

Mas a boa notícia é que a temperatura sofreu rápida queda depois das 6:20 e a mínima foi às 7:29. Agora temos vento leste ( :good2: :good2: :good2: ) e a pouco estava nublado! Faz "agradáveis" 32,4° com 68%. Sensação de 40,8°. Mas assim não passamos dos 35°, o que é de se comemorar, hehe.

Link to comment
Share on other sites

Frost

"Arthur não é assim!

Sabemos que essa onda de calor atuou em mais de um mês, não podemos pegar as medias dos dois, o que temos que avaliar para dizer que esse evento é histórico é o numero de dias seguidos com calor extremo, se montarmos um mês entre os dias 15 de janeiro e 15 de fevereiro, como ficarão as médias??"

 

Carlos Campos

"Exatamente o q eu falei dias atrás!

Média mensal mtas vezes esconde eventos de grande porte q foram divididos ao meio pela divisão mensal!

Esta onda de calor ÚNICA NA HISTÓRIA RECENTE vai se tornar "meia onda de calor" pq ficou metade em janeiro!

Paciência!"

 

Amigos, infelizmente aqui no Brasil a característica é calculos MENSAIS de temperatura, o que podem fazer com que num futuro não tão distante, olhando apenas os números, não dê para perceber a grandiosidade dessa onda de calor.

 

Claro, pegando apenas os dias em que houve a atuação dessa massa de ar quente, teríamos médias absurdamente bizarras, algo como 33 de máxima no Assunção, 32 no Riacho Grande e assim por diante. MAs a verdade é que no futuro não veremos, salvo em algum estudo obscuro da USP UNICAMP, etc, a média da onda de calor, e sim médias de Janeiro, Fevereiro, etc...

Link to comment
Share on other sites

Mínima na convencional do INMET de 28,3°. Será o recorde histórico se não baixar mais disso! Mas esse tempo não vai segurar, ou chove, ou baixa à noite. Há uma forte área de instabilidade exatamente em frente ao nosso Litoral Norte. Daí o vento leste.

 

Muito abafado!! Faz 33,0° com 64%. A temperatura não subiu nem 1° desde às 10:20 mesmo com sol. Bom sinal.

Link to comment
Share on other sites

INCRÍVEL a temperatura que já temos aqui. São plena 10:40 pelo horário do sol e já temos 34.2ºC, 3ºC mais quente que ontem no mesmo horário, sendo que tivemos 40,5ºC!!!

Curitiba já com 31°C!

PWS's Campo Comprido e Ahú já bateram nos 32°C!

 

Surreal ! O sol está incrivelmente ardido! A cidade vai a 37º hoje!! Estou fugindo para as colinas...!!!

Link to comment
Share on other sites

Incrivelmente faz apenas 31,6C em POA agora!!!!! Ontem à meia noite estava mais quente!

 

Venta forte na rua. Venta de leste. Estamos tendo um clima praiano. A temperatura caiu e a UR subiu, o que faz com que a sensação térmica permaneça muito alta.

Aqui não chegou nada ainda. Estamos com 35.4°C.

Falado em recordes de calor, cadê o Mafili?

Link to comment
Share on other sites

Nessas horas, mesmo com o calor excessivo, acho demais morar em Porto Alegre. Caras, sao uma da matina e tenho 33C !! Isso é muito louco ! Eu vou na sacada e volto só para sentir essa loucura e olhas lá para baixo e pensar o que fazem "esses loucos na rua"! Tá certo que muito fácil falar isso quando se eu volto pra dentro e veno minha muié dormindo debaixo do cobertor e 18C no quarto. Mas é simplesmente fascinante poder viver e vivenciar essas loucuras!

He he he.... Tu só acha isso porque sabe que no outono-inverno vai ligar o aquecedor... Queria ver alguém morar numa cidade que tenha isso no verão e sabendo que bo inverno não cai abaixo de12oC achar o máximo,hehehe! :mosking: Curtir extremos sabendo que eles tem dois lados é bem legal ... Agora curtir calorão por si só, ao menos a mim não tem nenhum fascinio, hehehe!

 

Com certeza não curto esse "calorzinho gostoso". É um terror caminhar na rua. Tanto que ontem entrei em estresse corporal por caminhar 3 quadras por volta das 18:30 aqui em POA. Minha camisa ficou enxarcada. Não é úmida. É MOLHADA!

Link to comment
Share on other sites

Incrivelmente faz apenas 31,6C em POA agora!!!!! Ontem à meia noite estava mais quente!

 

Venta forte na rua. Venta de leste. Estamos tendo um clima praiano. A temperatura caiu e a UR subiu, o que faz com que a sensação térmica permaneça muito alta.

 

O GFS e o ECMWF indicaram na ultima saida o avanço de algum ar maritimizado pelo leste do RS, em virtude de frente fria chuvosa a qual eu comentei dias atras em previsão de 3 dias, que haveria a chance dela produzir um avanço maior que o indicado pela maioria dos modelos, pelo visto conseguiu empurrar um pequeno refresco para ai. Mesmo assim todos os modelos indicam mais de 37 ai pra POA hoje a tarde. Pelo visto, refresco temporário! Deve estar afetando Pelotas, Rio Grande , Chuy essa pequena massa de ar um pouco menos quente. Mais para o centro do estado, aposto que está acima de 36 muitas cidades.

 

Estou com 34,3 no Assunção, 12:20 horario do sol! Aposto que o mirante já chegou aos 35!

Link to comment
Share on other sites

Noite horrivelmente quente, não era 11 da noite e nublou. Só foi limpar o tempo no final da madrugada... Por sorte é que a noite foi calma, não mexia uma folha, por isso a temperatura caiu até 25, 26, se tivesse qualquer vento seria uma noite estilo Santa Maria...

 

Agora temperatura muito alta para a hora, hoje a conversa é de 41°C para cima.

 

Nuvens de chuva já estão se formando.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.