Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Granja Viana com "amenos" 31,9ºC no momento. A máxima até agora de hoje. Já está formando nuvens muito carregadas por aqui. Daqui há pouco parece que vai cair o mundo, como ontem.

 

Enquanto isso, no Assunção, em São Bernardo do Campo, no ABC, na parte Sul da Grande SP, amenos 24ºC. Baita diferença!

 

Só espero que não acabe a luz novamente. Ontem fiquei sem luz até as 4 da manhã e perdi a novela.

 

 

 

kkkkkkkkkkkkkkkkk , tomara que acabe a energia entao :sarcastic:

 

Que boca, hein?

 

Acabou a maldita luz. Só retornou agora de madrugada. Perdi a porra da novela.

Link to comment
Share on other sites

Nosso clima tange a ser quente, o frio que é intruso, mesmo no inverno climático. Normal ondas de calor terem maior duração. Satisfeito com janeiro de 2014, compensou de forma plena janeiro de 2013.

 

Aguardando com ansiedade o refresco do fim de semana, mesmo para mim que gosto de calor, já estou esgotado.

Link to comment
Share on other sites

Tá complicado viver. Sensação térmica de 50C (38C e 50% de UR) é para fortes, tão somente.

 

 

Também chama a atenção como em 2010, 2012 e agora nessa onda de calor estamos com temperaturas ACIMA dos 30° em POA noite à dentro, coisa que considerava IMPENSÁVEL até 2010. Lembro nos anos 90, os calorões que dava, e fazia 28° às 23 h. Já acha o horror. Agora virou piada. PI-A-DA!

 

Abraços absolutamente calorosos!

 

É a mais pura verdade. Máximas como a que temos agora sempre existiram. O quê mudou de 2010 para cá foram essas mínimas absurdas e o fato de estar 31C agora a uma da manhã. Só na base do a/c para viver. A pergunta que fica é: pq antes conseguíamos perder mais calor à noite do que agora?

 

No mais, conversando com familiares agora a noite aqui em casa, comparei o cenário que vivemos no calor aqui em POA com aquilo que os canadenses e norte-americanos de estados fronteiriços com o Canadá vivem em relação ao frio extremo deles. Tanto lá com aqui, passar alguns minutos na rua é um ato de coragem e sofrimento até entrar dentro de qualquer outro estabelecimento com condicionador de ar. Assim como no Canadá todos os locais têm aquecimento, aqui em POA todos os locais tem ar-condicionado. Todos os escritórios, shoppings, bancos, lojas, etc, possuem a/c. Exceto em bairros umildes, desconheço alguém que não tenha a/c aqui em POA. Nesse momento de silêncio na rua, abro a janela e escuto um barulho constante de aparelhos refrigeradores a todo vapor bombando para refrescar os interiores (exceto na sala do PC do Marcos :mosking: ). É muito engraçado. Mas voltando ao tema do início do parágrafo, tanto em Montreal quanto em Porto Alegre vemos as pessoas saindo dos interiores e fechando a cara. Ou correm para seus veículos rapidamente ou entram em outro estabelecimento. Ficar na rua é um ato cruel de agressão ao seu corpo. A diferença, obviamente, é que aqui o extremo é pro calor e lá é para o frio.

Link to comment
Share on other sites

Alguns acumulados de chuva hoje em Sampa:

 

CGE

Cidade Ademar (Zona sul): 96,2 mm

M'Boi Mirim (Z. sul): 62,8 mm

Campo Limpo (Z.sul/Z.oeste): 45,8 mm

Santo Amaro (Z. sul): 32,8 mm

São Mateus (Z. leste): 25,6 mm

 

SAISP

Córrego Águas Espraiadas (Z. sul): 51,4 mm

Córrego Morro do S-Capão Redondo (Z. sul): 45,8 mm

Rio Pinheiros-Ponte João Dias (Z. sul): 42,2 mm

 

CEMADEN

Jardim Ângela (Z. sul): 81,9 mm

Vila Constância (Z. sul): 81,6 mm

Jardim São Luís (Z. sul): 76,1 mm

 

Aqui no meu bairro (Tucuruvi), na zona norte, houve um chuvisqueiro que mal molhou o chão.

A automática do Mirante não registrou chuva.

 

Mostra o tanto como é irregular a chuva... Regiões registrando quase 100mm, e o Mirante nada!

Link to comment
Share on other sites

Inevitavelmente, teríamos recordes sendo quebrados nesta onda de calor. Uma coisa que eu não aceito

nas ondas de calor é que elas SEMPRE são mais longas que as ondas de frio. Por quê?

 

Vai ver por que nós estamos numa latitude não muito generosa?

Exatamente. Tanto é que em POA o vento predominante ao longo do ano é o leste. Esse vento provém da mTa, massa de ar predominante aqui na média anual.

 

Abraços tropicais.

Link to comment
Share on other sites

É a mais pura verdade. Máximas como a que temos agora sempre existiram. O quê mudou de 2010 para cá foram essas mínimas absurdas e o fato de estar 31C agora a uma da manhã. Só na base do a/c para viver. A pergunta que fica é: pq antes conseguíamos perder mais calor à noite do que agora?

Tenho reparado que temos tido muito calor com vento constante. As recordações que tenho dos anos 90 são os calorões com ar parado, fritando aos 38° e caindo à noite, sem vento. Também o ar mais seco. Creio que se não fosse essa advecção de calor e teríamos queda mais expressiva à noite e menos umidade, que vem drenada pelo jato de baixos níveis. Posso estar errado, mas penso que é por aí.

 

Para ter uma idéia, agora (0:31 no horário normal) cravo incríveis 30,0° com 67%!! Francamente, corro o risco de não baixar dos 28,5°, valor que tive na noite de 4/2/2010 (mas que baixo à tarde com um temporal), e ter a noite MAIS QUENTE de todos os meus registros! Depois sim teremos a mínima.

 

Pior que mal temos vento.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, a Metsul cravou mínima de 30C para POA amanhã. Logo, teremos recorde de maior mínima da cidade!

Essa pode ser a mínima no Centro e áreas próximas. Mas vai chover de tarde, e isso por si só vai baixar a temperatura dessa valor.

 

Ainda 30,0°. Mas tive 29,9° por um instante. Viva!!

 

Abraços mortos!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o Calor Úmido predomina no RS, Temporal rola solto agora por Buenos Aires. As Rajadas de vento já chegaram a 78km/h no Ezeiza.

 

A Força da Tempestade é tanta que fez provocar uma variação brusca de temperatura em questão de alguns minutos, num outro aeroporto da cidade.

 

As 21h08 (local), o aeroporto marcava 32C com vento noroeste;

Depois as 21h35, a temperatura caiu para 25C;

Depois as 21h38, a temperatura sobe para 30C.

 

Relato do Aeroporto de San Fernando

9:08 PM 32.0 °C 27.0 °C 75% 997 hPa 10.0 quilómetros NO 7.4 km/h / 2.1 m/s - N/A Trovoada Trovoada

9:35 PM 25.0 °C 22.0 °C 83% 999 hPa 4.0 quilómetros SE 13.0 km/h / 3.6 m/s - N/A Chuvisco

9:38 PM 30.0 °C 25.0 °C 74% 998 hPa 4.0 quilómetros SO 27.8 km/h / 7.7 m/s 51.9 km/h / 14.4 m/s N/A Trovoada Trovoada

Link to comment
Share on other sites

Caco

Gosto muito de ler as tuas postagens!

Vc defende com garra akilo em q acredita...

mas dizer q SP apresenta 40% de subtropicalidade é um exagero!

Na região de Apiaí, sim!

Se SP (capital) é 40% subtropical e Poa 100%, então Mafra é 70%?

(onde fica a linha de limite "subtropical 100% abaixo desta linha e 99% acima desta linha?")

Lembrando q o regime das chuvas é primordial na definição!

Temos variações anuais, mas falo de médias por períodos.

 

Abraço

 

Este é o problema da definição do Caco. Clima é sempre um continuum de gradientes e variações.. Se POA é 100% subtropical, Pelotas tem de ser menos de 100%, começando a virar outra coisa! Pode-se até argumentar que o sul do RS não é um verdadeiro subtropical em função do verão mais seco, mas se for assim, mesmo POA também tem verões mais secos que os do sul da China e da Flórida.

 

Eu considero que Curitiba, embora possa ter comportamento mais similar ao de São Paulo do que ao de POA em alguns momentos do ano, não está mais na área de transição climática... Já é subtropical pois na maioria das vezes tem comportamento mais parecido com o de POA. Mas isso não quer dizer 100% subtropical. Pode ser 70%!!! Mas o fato é que ao dizer que POA é 100% e que precisa ser 100% para ser subtropical, se restringe a Região subtropical clássica a uma cidade.

 

Por exemplo, São Paulo sim, está numa área de transição climática pois está longe dos regimes clássicos tropicais de altitude de BH. Mas para mim tem mais características do Tropical de Altitude. Ainda assim, alguns autores classificam São Paulo como Subtropical (Arujá para eles já é Tropical de Altitude, ou seja, a leste da Região SE do Brasil o limite climático coincidiria exatamente com o Trópico!). Para outros, a Região Subtropical avançaria até Parati/Angra dos Reis pelo Litoral do RJ. Mas o fato é que todas estas definições dependem do critério utilizado, pois existem n diferentes definições de subtropical e tropical dependendo do autor da classificação climática. E isso depende do Regime de Chuvas e da Temperatura ao nível do Mar no mês mais frio (São Sebastião, se não me engano, tem 18oC de média em julho estando ao nível do mar e na mesma latitude de Sampa, evidenciando que não só pelo regime de chuvas, mas também pelas temperaturas ao nível do mar, a Região é limítrofe entre comportamentos de massas de ar típicos da Região Tropical e da Metade mais quente da Região Temperada (subtropical).

 

Entretanto, por qualquer classificação que eu já tenha conhecido, o Brasil tem 2 estados de clima totalmente subtropical (RS e SC) e dois com climas tropicais e subtropicais (PR e SP).

 

Perfeito! Sds.

Link to comment
Share on other sites

Imagens de Radar mostram uma rotação aparente na atmosfera a sudoeste de Buenos Aires, momentos antes da tempestade atingir a capital argentina...

 

zcld.png

 

Ao atingir e passar por Buenos Aires, já não se notava mais rotações no radar, porém haja vento conduzindo essas instabilidades.

 

7i4u.png

 

Momento que a tempestade se aproximava da capital argentina...

 

0pb8.png

Link to comment
Share on other sites

Simulações de Sondagem do GFS para Santa Maria as 21z dessa sexta, mostra valores muito favoráveis para tempestades de CAPE, Lifted, TT, SWEAT e especialmente Índice K. O bicho deve pegar também no interior do RS pra tempestades.

 

44v9.png

 

Já a simulação de sondagem para Porto Alegre as 3z desse sábado, destaque-se o elevadíssimo valor de água precipitável (PW), que chega a 61, com um Skew-T mostrando a coluna atmosferica com boa parte saturada... Sinal de muita água.

 

jvcu.png

Link to comment
Share on other sites

Baita Choque de Massas de Ar.

 

Enquanto que na vanguarda da Frente Fria madrugada de 30C no RS, na retaguarda, 6C em Bariloche e 1C na Patagonia em pleno Verão. Magnifico!!

 

u2iz.png

 

Como eu gostaria de ver esse sistema chegar com tudo por aqui. Só que não vai rolar.

 

Alívio à vista pro pessoal do Sul, mas realmente preocupa a intensidade das instabilidades na chegada da frente fria.

 

Por aqui em Jundi, de saco cheio com o GFS que insiste em projetar máximas "comportadas" (28, 29 até 30 graus centígrados) enquanto, na realidade, a chapa vem esquentando é muito mais. O que será que acontece com esse modelo????

 

Ontem variamos de 19,4º C a 32,1º C.

 

Agora: 19,4º C.

Link to comment
Share on other sites

Mais um recorde absoluto que foi quebrado com essa onda de calor. Ontem foram em relação ao índice de calor e hoje com relação as mínimas.

As temperaturas mínimas de hoje foram de 22,9ºC na Lagoa da Harmonia, 24,8ºC na Welp, 27,6ºC no INMET e 28,2ºC em Languiru.

A mínima de 28,2ºC em Languiru é a mais alta desde a instalação da estação, em 2011. O recorde anterior era de 27,1ºC, no dia 25/12/2012.

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra 4 seg

 

(°C) 16,0 M.Torres/Urupema/Epagri, 16,9 Três Barra/Epagri,17,4 Campo Alegre e Itaiópolis ambas/Epagri, as menores/SC. 18,5°C Climaterra.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 10 min

 

Madrugada quente/SC (°C); 14,7 Urupema/Epagri, 15,5 M.Igreja/Inmet, 15,8 B.Jardim/Epagri, 16,4 S.Joaquim/Epagri,16,8 Rio Negrinho/Epagri

Link to comment
Share on other sites

 

Agora, a variação aqui onde está esse computador: 30,9° - 34,9°. Isso mesmo: 35° DENTRO de casa, num local sem ar-condicionado e aberto, onde o ar quente sobe e se acumula. Ficou IMPOSSÍVEL resfriar o interior, mesmo à noite. Agora mesmo (22:34 no horário normal) tenho sufocantes 31,1° com 65% e aqui dentro 33,5° com 58%. Isso com ventilador na cara, na janela, da rua para dentro. Mas só venho aqui para escrever no BAZ, já que não consigo reestabelecer a senha no meu laptop (não sei o que houve).

 

Também chama a atenção como em 2010, 2012 e agora nessa onda de calor estamos com temperaturas ACIMA dos 30° em POA noite à dentro, coisa que considerava IMPENSÁVEL até 2010. Lembro nos anos 90, os calorões que dava, e fazia 28° às 23 h. Já acha o horror. Agora virou piada. PI-A-DA!

 

Abraços absolutamente calorosos!

 

Nos últimos dias a temperatura dentro do meu quarto tem ficado na marca dos 35ºC no meio da tarde. Insano! :heat:

 

Por volta das 23hs, a temperatura ambiente baixa para 29/28ºC e, no início da manhã, tem ficado nos 24ºC, contra 18,5ºC lá fora. Tá insuportável.

Link to comment
Share on other sites

Algumas mínimas de hoje

 

08,7 - Pq do Itatiaia RJ (Pws)

11,3 - Campos do Jordão SP (Horto)

12,7 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

 

14,7 - Urupema SC

15,5 - Morro da Igreja SC

15,8 - Bom jardim da Serra SC

16,3 - Morro da Antenas SC

18,1 - São Joaquim SC (Inmet)

19,0 - São José dos Ausentes RS

21,6 - Canela RS

Link to comment
Share on other sites

Pra quem tá achando Janeiro ruim, a última previsão do CFS é "TENEBROSA" pro mês de fevereiro em todo o Centro-Sul...

 

O modelo agora intensificou, e espera temperaturas muito acima da média pra fevereiro no geral... Mais recordes se confirmar a solução??

 

laxm.png

 

Essa semana teriamos um refresquinho, mas a partir da úlitma semana de janeiro, com o bloqueio em 500hpas se expandido, o calor ganharia força novamente no sul do país

 

xl4.gif

 

E o quadro não teria alteração nas próximas 3 semanas de Fevereiro :shock:

 

2g5.gif

 

Provavelmente todo o calorão estará associado a formação de bloqueios, é tanto que o CFS preve chuva MUITO ABAIXO da média, especialmente pro Sudeste... Isso é MUITO PÉSSIMO pra São Paulo... A hipotese de racionamento mais pra frente começa a ficar mais realista se confirmar.

 

yr82.png

 

E como tá tudo muito quente e bloqueado, advinha como estará o Atlântico sul??? Mafili irá dar pulos de alegria!! :sarcastic: :sarcastic:

 

y0o2.png

Link to comment
Share on other sites

Pra quem tá achando Janeiro ruim, a última previsão do CFS é "TENEBROSA" pro mês de fevereiro em todo o Centro-Sul...

 

 

Veja o litoral de SC nessas projeções, :heat: ...

 

As temperaturas e projeções delas para o atlântico sul, não seriam um fator favorável a um Catarina II dez anos depois?

Link to comment
Share on other sites

Não acredito em fevereiro com média superior à janeiro. Isso não significa que o mesmo mantenha a tendência e também seja absurdamente quente. (que é o que está mostrando os modelos, comentado pelo Rodolfo).

 

Seria uma probabilidade fantástica! A quebra de dois recordes históricos em sequência! Por causa disso, não acredito sob hipótese alguma.

 

Confirmando um fevereiro bem quente, este verão terá sido um desastre total: DEz/JAN/FEV BEM ACIMA DA MÉDIA! Coisa absurda.

 

E falar que em Novembro, houve prognóstico de verão "curto", baseado no padrão USA (embora eu me esforcei para entender o termo curto para um verão no Brasil; mas subetende-se "mais light"). Por isso que sou totalmente cético pra previsões de longo prazo.

Link to comment
Share on other sites

Pra quem tá achando Janeiro ruim, a última previsão do CFS é "TENEBROSA" pro mês de fevereiro em todo o Centro-Sul...

 

 

Veja o litoral de SC nessas projeções, :heat: ...

 

As temperaturas e projeções delas para o atlântico sul, não seriam um fator favorável a um Catarina II dez anos depois?

 

Bem favorável... SST iria disparar... Mas há outros fatores em jogo! Precisamos aguardar Março... Na última vez que o Atlântico superaqueceu em 2010, formou a Temps. Tropical Anita

 

Uma notícia me intrigou na Climatempo, o retorno das ZCAS no final do fevereiro e em março... Isso pode ser interessante (se acontecer)!

Link to comment
Share on other sites

 

E como tá tudo muito quente e bloqueado, advinha como estará o Atlântico sul??? Mafili irá dar pulos de alegria!! :sarcastic: :sarcastic:

 

Como estará o Atlântico sul? Não entendo muito do assunto.. :russian:

É só noticia ruim em, quem disse que pior que tá não fica..k

 

Nada está tão ruim que não possa piorar! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

 

E como tá tudo muito quente e bloqueado, advinha como estará o Atlântico sul??? Mafili irá dar pulos de alegria!! :sarcastic: :sarcastic:

 

Como estará o Atlântico sul? Não entendo muito do assunto.. :russian:

 

:laugh: :laugh:

 

Essa pergunta o Mafili poderá te responder melhor que eu.

Link to comment
Share on other sites

 

E como tá tudo muito quente e bloqueado, advinha como estará o Atlântico sul??? Mafili irá dar pulos de alegria!! :sarcastic: :sarcastic:

 

Como estará o Atlântico sul? Não entendo muito do assunto.. :russian:

 

:laugh: :laugh:

 

Essa pergunta o Mafili poderá te responder melhor que eu.

 

 

Atenção, atlantico quente antes de Março é uma chance maior para desenvolvimento de sistemas tropicais! E se não tiver bloqueios do tipo ASAS, vai ficar mais divertido ainda!

Link to comment
Share on other sites

Comparando o CFS com a situação Atual pra Janeiro:

 

Essa foi a última previsão do CFS pra Janeiro de 2014 - Anomalia de Temperaturas:

 

jlkx.png

 

Isso é o que temos até agora - Anomalia de Temperaturas Máximas:

A julgar por isso, parece que há uma luz no fim do tunel de não ser tudo isso.

 

eui.gif

 

 

Porém em Precipitaçao, até agora o CFS foi bem coerente, prevendo com exatidão a pouca chuva no Sudeste e maiores volumes no RS.

 

jf35.png

jsi.gif

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.