Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Monte Verde , muita gente não sabe mas conta com 2 estações meteorológicas. Uma do Inmet a 1500 mts afastado do centro e uma outra estação Mont' Art Artesanato Av. Monte Verde, 743 de propriedade do Sr. Nelson Tavares Pacheco Jr. (proprietário da Mont'Art Artesanato). Ele instalou esta automática no centrinho de lá e 2004, sendo que a automática do Inmet só foi instalada em 2006.

 

Vejo este comparativo este ano pra se ter um a ideia:

 

Automática - Mont'Art Artesanato (1450mts - centro)

 

16/01 : 13,8 / 24,3

17/01 : 13,3 / 23,7

18/01 : 10,2 / 23,8

19/01 : 10,6 / 24,2

20/01 : 12,2 / 26,4

21/01 : 14,3 / 23,8

22/01 : 13,8 / 25,2

 

12,6 - Média Mín

24,5 - Média Max

18,6 Média Simples:

 

Automática - Inmet (1500 mts)

 

16/01 : 14,1 / 23,9

17/01 : 13,8 / 23,8

18/01 : 10,5 / 23,9

19/01 : 11,4 / 24,4

20/01 : 12,7 / 26,3

21/01 : 14,7 / 23,9

22/01 : 14,7 / 25,3

 

13,1 - Média Mín

24,5 - Média Max

18,8 Média Simples

Link to comment
Share on other sites

E aqui nem resquícios do ar polar que afeta o RS e oeste a sul de SC, tanto que faz 14ºC no Coutinho. O mais incrível hoje que vi no site da MetSul foi Gramado marcando 14ºC à tarde com forte nevoeiro! Várias fotos de pessoas usando jaquetas mais pesadas! Ontem marcava 30ºC no mesmo horário! Por aqui ainda elevados 25ºC!

Link to comment
Share on other sites

Céu limpo na capital paulista.

Temos 22 graus no aero de Congonhas e 21 graus no aero de Cumbica!

 

Pela previsão do Foreca postado pelo Rodolfo, notei que apesar das máximas tórridas, as mínimas vão ficar em níveis aceitáveis, ou seja, em torno dos 19/20/21 graus (pelo menos até a próxima sexta). Seria efeito do ar seco que causaria resfriamento noturno por perda de radiação?

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma madrugada chuvosa (17mm acumulados em cs), temos céu nublado e ventos fracos aki em Guaratuba, litoral sul do Paraná.

A temperatura mínima desceu bem, chegando à 22,3°C (em cs). No momento, 24,6°C.

Ontem, os ventos do SE eram tão fortes q parecia q um furacão estava à caminho do litoral Sul. Foram horas e horas de ventania, até q a chuva veio, já no final da noite.

Na região da Ilha do Mel, bem mais ao norte, choveu 40mm, segundo o Simepar.

5a4e895b42381_2014-01-2607_32_07.jpg.4efc50e6b67c93fd9e22dcd3a4992985.jpg

Link to comment
Share on other sites

Juro pra vocês que quando este bloqueio acabar eu vou fazer uma festa nunca antes vista, e todos então convidados! :bad:

Boa Eduardo, eu também, nas férias eu esperava acompanhar a formação de temporais e presenciar muita chuva, bem ai está o resultado 60 mm em Janeiro e já desde o dia 6 sem chuvas, tá uma chatisse.. :negative:

Link to comment
Share on other sites

 

Agora estou tendo umas das manhas mais quentes que se tem registro sao 10h e faz 24,9°C hoje o dia promete ser horrivel

 

A esperança é que se forme alguma chuva a tarde como ontem , mais que chegue aqui e nao fique apenas nas redondezas !

 

Aqui em Campos, não está muito diferente. Nem meio-dia ainda e já estamos com 26°C.

O bom, que aumentou a quantidade de nuvens e o sol deu escondida.

Link to comment
Share on other sites

Tá difícil de aparecer uma chuvinha no fim do túnel.

 

an9BZNO.png

 

OFF:

 

Reservatórios do Sudeste apresentam menor índice desde 1971

 

O ano de 2014 começou crítico e pode terminar avassalador com relação à produção de energia elétrica no Brasil.

 

Além de um aumento abrupto no consumo de energia nas últimas semanas, por conta das altas temperaturas, os reservatórios que já estão muito baixos, não devem atender à demanda de consumo, principalmente para grandes eventos, como a Copa do Mundo.

A análise feita pela Compass, empresa comercializadora de energia elétrica, mostra que pelo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), desde de 1971, os reservatórios da Região Sudeste do país não eram tão baixos e o consumo tão elevado durante um mês de janeiro.

Além de acionar as usinas termoelétricas, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) informou que o preço da energia elétrica no chamado “mercado à vista” já subiu 18% em apenas uma semana.

Com a falta de chuvas, reservatórios muito baixos, Copa do Mundo, mais uma vez, o consumidor pagará a conta ao final.

 

Fonte: http://deolhonotempo.com.br/site/reservatorios-sudeste-apresentam-menor-indice-desde-1971/

Link to comment
Share on other sites

Juro pra vocês que quando este bloqueio acabar eu vou fazer uma festa nunca antes vista, e todos então convidados! :bad:

Boa Eduardo, eu também, nas férias eu esperava acompanhar a formação de temporais e presenciar muita chuva, bem ai está o resultado 60 mm em Janeiro e já desde o dia 6 sem chuvas, tá uma chatisse.. :negative:

 

Aqui próximo a divisa com Mongaguá em Praia Grande, única chuva significativa foi no dia de 2 de Janeiro, não chegando a acumular 7mm. Acumulado em janeiro de absurdos 9mm.

 

Chorei.

Link to comment
Share on other sites

E aqui nem resquícios do ar polar que afeta o RS e oeste a sul de SC, tanto que faz 14ºC no Coutinho. O mais incrível hoje que vi no site da MetSul foi Gramado marcando 14ºC à tarde com forte nevoeiro! Várias fotos de pessoas usando jaquetas mais pesadas! Ontem marcava 30ºC no mesmo horário! Por aqui ainda elevados 25ºC!

 

Em Brusque foi o seguinte. Ontem um dia quente com alguma nuvens no céu... Eram 15:00 e começou a ventar. Uma hora depois choveu por 5 minutos. Pouco depois o sol ainda voltou... E depois voltou a ficar nublado. Hoje está um pouco menos quente, mas longe de estar agradável... E é apenas isso. Agora é esperar o forno voltar...

Link to comment
Share on other sites

Absurdo.

 

A coisa continua pegando bem feio na Bolívia. E na mesmíssima região.

 

Eu esperando essa coisa feia que está triscando o Acre me pegar em cheio.. mas até agora nada.. temos apenas céu nublado e um mormaço muito chato, com 29ºC...

Já na pela Bolívia e Peru, por onde a "coisa feia" está desde ontem, tem lugar que já caiu granizo, e a temperatura caiu para menos de 20ºC agora em pleno meio-dia.

Link to comment
Share on other sites

E aqui nem resquícios do ar polar que afeta o RS e oeste a sul de SC, tanto que faz 14ºC no Coutinho. O mais incrível hoje que vi no site da MetSul foi Gramado marcando 14ºC à tarde com forte nevoeiro! Várias fotos de pessoas usando jaquetas mais pesadas! Ontem marcava 30ºC no mesmo horário! Por aqui ainda elevados 25ºC!

 

Em Brusque foi o seguinte. Ontem um dia quente com alguma nuvens no céu... Eram 15:00 e começou a ventar. Uma hora depois choveu por 5 minutos. Pouco depois o sol ainda voltou... E depois voltou a ficar nublado. Hoje está um pouco menos quente, mas longe de estar agradável... E é apenas isso. Agora é esperar o forno voltar...

 

Moretão, se prepara pois poderemos ter 3 semanas, no mínimo, com temperaturas acima dos 33/35ºC! Pode ser uma das mais longas e forte onda de calor das últimas décadas. Sem previsão de absolutamente NADA de chuva de frente ou algum arrefecimento do calor na grade máxima do GFS (16 dias). Neste período, aponta apenas 25 mm, ou seja, no máximo chuva de verão.

E que chegue logo abril para começar o refresco, pois nem eu acostumado com o clima de Blumenau estou aguentando mais.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Uma geladeira hoje de 31ºC agora, antes de começar a BOMBA de calor. Vai parecer julho de 2000, só que ao contrário! Kkkkkkkkk

E qual é a previsão de maximas ai Maurício, parece que hoje fica " fresco" e conforme vai avançando a semana o calor aumenta é isso? pelo menos aqui é essa a previsão, mais não vai chegar nem perto do calor ai..

Link to comment
Share on other sites

aaru.png

 

Boa Tarde,

 

Máxima Pré-oficial do Mirante de hoje, 32,1C - A se confirmar esta máxima, permanece a média de 31,5C

 

Rodolfo, acho que a previsão da Climatempo de ontem para a semana que entra foi totalmente furada, dando máximas ao redor de 30ºC. Acho que hoje eles vão consertar essa previsão. Vi a previsão que você postou de outro instituto e me parece mais realista, mostrando uma semana super quente para nós. Acredito que em relação à jan, não tem mais volta, será o recorde dos janeiros mais quentes da história. Quanto a este ser o mês mais quente de TODOS, quanto você acha que terá ser a média das máximas nesta semana para bater fevereiro/84? Já que já estamos no inferno, eu torço mesmo que batamos o recorde absoluto!

Link to comment
Share on other sites

Uma geladeira hoje de 31ºC agora, antes de começar a BOMBA de calor. Vai parecer julho de 2000, só que ao contrário! Kkkkkkkkk

E qual é a previsão de maximas ai Maurício, parece que hoje fica " fresco" e conforme vai avançando a semana o calor aumenta é isso? pelo menos aqui é essa a previsão, mais não vai chegar nem perto do calor ai..

 

Jean, ao meu ver, segunda aumenta o calor em relação a hoje e de terça em diante teremos máxima entre 36/40ºC , quiçá mais em algum dia, sem previsão para terminar. Me parece que a partir do dia 6 aumenta a chance de chuva convectiva. Talvez fique mais comportadas as máximas onde chover. Entretanto, índices de instabilidade altíssimos, sinalizando temporais mais fortes.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

""O intenso calor associado a umidade

elevada favoreceram o

desenvolvimento de vários

aglomerados convectivos entre o

norte do Paraná e o sul do estado

de São Paulo. Na imagem do radar

meteorológico do Simepar pode-se

observar as áreas de chuvas com

descargas atmosféricas (raios) desde

do centro até os setores norte e

noroeste do Estado. Em alguns

municípios as chuvas estão mais

intensas como Peabiru, Farol,

Grandes Rios e Barboza Ferraz.

Ventos de 64,4 km/h, estação do

INEMT, foram registrados em

Maringá, mais cedo.""

(Simepar)

 

Nesta imagem aparecem várias áreas com chuvas fortes próximas à Maringá.

Muitos raios..

Será q sobra algo pro Jean?

9203-2.jpg.1eaa2a6a5978c8befc26f9db538ea444.jpg

Link to comment
Share on other sites

Prepare-se ! Teremos nos próximos dias no Centro da América do Sul a formação que meteorologistas nos EUA chamam no jargão de "heat dome".
O que significa ? Padrão de bloqueio com "bolha" de ar extremamente quente. Período de forte calor pode ser muito longo. Não dias, semanas.
Metsul

 

Como diria minha avó materna (Já falecida): "Que Deus nos livre e guarde". :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal!

 

Hoje me mudei para São Paulo e estou iniciando uma nova fase na minha vida. Que tudo dê certo!!

São Paulo me recebeu no seu aniversário com sol forte, variação de nebulosidade e muito calor, até que entrou vento marítimo por volta das 17h e o céu limpou (como já dito pelos colegas acima). A temperatura está um pouco alta aqui na minha casa (Santana, Zona Norte), faz 24°C, mas o vento é muito agradável e alivia bastante o calor aqui dentro.

Que lugar em Santana?

De repente, você não está muito longe da estação do Mirante...

Link to comment
Share on other sites

aaru.png

 

Boa Tarde,

 

Máxima Pré-oficial do Mirante de hoje, 32,1C - A se confirmar esta máxima, permanece a média de 31,5C

 

Rodolfo, acho que a previsão da Climatempo de ontem para a semana que entra foi totalmente furada, dando máximas ao redor de 30ºC. Acho que hoje eles vão consertar essa previsão. Vi a previsão que você postou de outro instituto e me parece mais realista, mostrando uma semana super quente para nós. Acredito que em relação à jan, não tem mais volta, será o recorde dos janeiros mais quentes da história. Quanto a este ser o mês mais quente de TODOS, quanto você acha que terá ser a média das máximas nesta semana para bater fevereiro/84? Já que já estamos no inferno, eu torço mesmo que batamos o recorde absoluto!

 

Pois é Caco, eu também acho a mesma coisa... Já que tá calor, então que batemos o recorde, pra ficar marcado....

 

Bom, diante da média, peguei algumas previsões dos institutos as 18h, pra vê qual deles bateriam o recorde, aí fica um referencial pra você vê o quanto terá que ser as máximas pra bater fev/84...

 

(Na ordem: Seg a Sex)

Climatempo: 32, 33, 34, 32, 33================= Média Final: 31,7C

Somar Met: 33, 33, 34, 34, 34 ================= Média Final: 31,9C

CPTEC/INPE: 33, 33, 34, 34, 34 ================Média Final: 31,9C

INMET: 33, 33, 34, 34, (Falta Sexta) ============Média Parcial: 31,8C

Meteogroup (Reino Unido) 33, 34, 34, 34, 34 =====Média Final: 31,9C

Foreca (ECMWF) 33, 36, 36, 37, 37 =============Média Final: 32,2C

MeteoFrance: 32, 33, 33, 33, 34================Média Final: 31,8C

The Weather Channel: 32, 34, 34, 33, 34=========Média Final: 31,8C

Link to comment
Share on other sites

""O intenso calor associado a umidade

elevada favoreceram o

desenvolvimento de vários

aglomerados convectivos entre o

norte do Paraná e o sul do estado

de São Paulo. Na imagem do radar

meteorológico do Simepar pode-se

observar as áreas de chuvas com

descargas atmosféricas (raios) desde

do centro até os setores norte e

noroeste do Estado. Em alguns

municípios as chuvas estão mais

intensas como Peabiru, Farol,

Grandes Rios e Barboza Ferraz.

Ventos de 64,4 km/h, estação do

INEMT, foram registrados em

Maringá, mais cedo.""

(Simepar)

 

Nesta imagem aparecem várias áreas com chuvas fortes próximas à Maringá.

Muitos raios..

Será q sobra algo pro Jean?

 

É a mesma linha que passou por aqui. No Simepar deu rajada de 55 km/h. Mais tarde posto algumas fotos. Agradáveis 22,7ºC agora.

Link to comment
Share on other sites

Saída desse domingo do CFS continua mostrando um fevereiro bem ruinzinho tanto pro Sul, quanto pro Sudeste...

 

Nota-se uma anomalia de altura em 700hpas sobre o Centro-Sul. Isso indica maior valor geopotencial, que consequentemente indica Anticiclones, que geram bloqueios! Essa deve ser a tônica de fevereiro pelo modelo climático.

 

m333.png

 

Não a toa isso se reflete num fevereiro seco em todo o Centro-Sul, e frentes frias barradas sobre o Rio da Prata, podendo provocar acumulados acima da média no mês pelos lados de Buenos Aires. Esperamos que isto não se confirme! Felizmente, o modelo diminuiu a anomalia positiva de temperatura. Ao menos algo bom!

 

2e65.png

Link to comment
Share on other sites

Saída desse domingo do CFS continua mostrando um fevereiro bem ruinzinho tanto pro Sul, quanto pro Sudeste...

 

Nota-se uma anomalia de altura em 700hpas sobre o Centro-Sul. Isso indica maior valor geopotencial, que consequentemente indica Anticiclones, que geram bloqueios! Essa deve ser a tônica de fevereiro pelo modelo climático.

 

m333.png

 

Não a toa isso se reflete num fevereiro seco em todo o Centro-Sul, e frentes frias barradas sobre o Rio da Prata, podendo provocar acumulados acima da média no mês pelos lados de Buenos Aires. Esperamos que isto não se confirme! Felizmente, o modelo diminuiu a anomalia positiva de temperatura. Ao menos algo bom!

 

2e65.png

 

Ta 8 ou 80, ou ta no vermelho ou no azul. Impressionante como todo o continente africano está no azul, que inveja. A nossa anomalia será pequena perto que vai ser no caribe e naquela parte do Alaska/Sibéria.

Link to comment
Share on other sites

Blumenau é f***, oh cidade com vocação para calor, POA é nada comparado com aqui. Enquanto todas as estações da rbs estão com temperaturas amenas nesta tarde de domingo, aqui esté em 32 graus, mesmo em Joinville está com 28.x, isso é macumba ja...pior verão que me recordo por gente..

 

Nem fala Beto, estou no aguardo dos temporais previstos para este final de semana, abraços.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.