Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Mínimas de 25,5° ou mais até hoje (1°/8/1995 - 22/1/2014). A da noite passada foi a 7ª maior mínima de todo o meu histórico (tenho falhas em alguns períodos do verão, especialmente 1999 e 2005).

 

28,1° - 3/2/2010

27,1° - 20/12/1997

26,9° - 25/12/2012

26,8° - 8/1/1997

26,3° - 16/2/2012

26,1° - 7/3/1998 e 13/1/2006

26,0° - 22/1/2014

26,0°* - 4/2/2006

25,9° - 10/3/2002

25,8° - 8/3/1998 e 7/2/2010

25,7° - 9/3/1998

25,6° - 11/1/2006

25,5° - 26/2/1997 e 2/3/1999

Coisa incrível! Tive MÍNIMA de 26,1°!! A nebulosidade conseguiu travar a queda até às 5 h da manhã e piorar muito a situação! Eu tinha 28,4° às 23 h, mas caiu apenas 2,3° até o amanhecer, sendo quase toda a queda depois das 5 h!

 

Se mantendo esse valor, será minha 6ª maior mínima que ja registrei, empatando com os registros de 1998 e 2006. Agora já suamos com 31,6° e 57%. Saí agora de manhã, e os locais sem ar-condicionado estão simplesmente insuportáveis! Aqui onde está o computador não baixou dos 31,2°. Terror total.

 

Abraços para mim mesmo!

 

Aqui hoje ficou em 24.7°C. Tá difícil de baixar dos 20°c nos últimos dias.

Link to comment
Share on other sites

3) Sobre ser o Janeiro mais quente da história no Mirante de Santana, vou concordar contigo quando fechar o mês, aí faremos as contas e os dados nos dirão o quao quente foi o mês PARA CENTRO, NORTE E OESTE da grande SP, por enquanto, não vejo como mera burocracia o restante do mês. Lembre-se que a mínima do mês de 16,5 graus do Mirante foi atingida durante um temporal, qualquer outro temporal que afetar a área da estação, impactará novamente na mínima do dia. E há previsão e suporte de umidade para chuvas na grande SP entre hoje e sábado. A FF que vai entrar na sexta lá no sul, deve alcançar parcialmente SP entre sábado e domingo (novamente deve vir oceânica, esfriando sul da Grande SP e mal afetando o norte da grande SP). Ou seja, terei impacto nas minhas medições, e devo ver pouco impacto no Mirante. A FF virá bloqueada pela alta que já foi exaustivamente comentada aqui. Deveremos sim ter redução de chuvas do dia 26 até o dia 30, o quadro já está ficando mais claro pelas saídas dos modelos de madrugada (GFS e ECMWF), assim o Mirante fechará abaixo da média (algo como 80% da média).

 

Bom, serei justo. Se o Mirante fechar como o Janeiro mais quente de sua história, eu mesmo virei aqui lhe parabenizar.

 

Quanto ao Mirante, nesse momento a média da máxima do Mirante tá em 31,6C, e a marca histórica é 30,9C

 

Para se ter uma idéia, se o mirante fechar com máximas de 31C todos os dias até o dia 31, a média ficará em 31,1...

 

Teremos a passagem da frente fria, mas como dito será fraca e capaz apenas de causar instabilidades a tarde, e mal trará ar frio pro setor norte... Dependendo do horário que elas se formarem, irá impactar na temperatura máxima do dia, mas que dificilmente irá cair de 30C, dada projeções de modelos

 

Porém semana que vem, o calor irá ganhar força e assim irá até o final do mês ao menos... É possível que o Mirante vá a marcas de 34C (ou até mais) na próxima semana...

 

Concordo com o Caco, é questão burocrática para o Mirante fechar Janeiro com o recorde histórico, e ainda não vou ficar espantado, se essa média se elevar mais 1 grau até o final do mês.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas nas estações da RBS. Isso mesmo: MÍNIMAS, e não máximas!! :shok:

 

 

Eu fico com um pé atrás com relação a estas estações da RBS, depois que vi a que eles tinham instalado no estúdio de verão em Capão da Canoa. Ficava a uns 30 cm do telhado e com um dos lados (norte), sendo obstruído por uma parede a uns 4 m de distância.

Link to comment
Share on other sites

Mas há tanta diferença assim nos valores de Janeiro para a zona norte e

zona sul de São Paulo?

 

Eu sei que a ZS é mais fria, longe da urbanização e tals, mas pela proximidade

dos locais é provável que a ZS também esteja com um dos Janeiros mais quentes

de sempre. Não sei se há alguma estação por lá que tenha dados há mais de 30

anos.

Link to comment
Share on other sites

Como um jornal com a 6ª tiragem do Brasil (zero Hora) escrever a matéria abaixo na sua versão imprensa e digital

 

O fato de Porto Alegre ter registrado a temperatura mais alta entre as capitais brasileiras por três dias consecutivos esta semana apenas comprovou que o apelido nem tão carinhoso, que virou hashtag nas redes sociais, não é mera força de expressão.

 

Segundo os meteorologistas, um conjunto de fatores transforma a capital gaúcha em um #FornoAlegre nesta época do ano, a começar pela posição geográfica: é verão no hemisfério Sul, e Porto Alegre é a capital brasileira mais ao sul no mapa do Brasil.

 

— Em janeiro, o número de horas de sol no Sul é maior. Soma-se a isso a baixa umidade do ar e o resultado é o calor intenso — sintetiza o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

 

Outro fator é que o Rio Grande do Sul é o único Estado com clima subtropical neste país tropical. A meteorologista Kelen Andrade, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), explica que, nas regiões tropicais, a temperatura é constante o ano inteiro, com média de 32ºC, tanto que se fala que só há duas estações e a diferença entre elas é a quantidade de chuva. Já as regiões subtropicais são caracterizadas por extremos, tanto de frio quanto de calor.

 

A direção dos ventos também contribui para o abafamento. No Nordeste brasileiro, por exemplo, sopram ventos a partir do oceano, levando umidade para o continente, o que faz com que a temperatura não suba tanto. No Sul, os ventos são continentais, de norte e de sul.

 

O relevo de Porto Alegre, em comparação a outras capitais, é outra razão para o calor extremo, conforme a técnica em meteorologia Patrícia Vieira. Em Curitiba, mesmo estando na região Sul, as temperaturas não sobem tanto porque a cidade está longe do litoral, numa região de planície, a cerca de 900 metros de altitude. A capital gaúcha está ao nível do mar e tem uma geografia plana, diferente do Rio de Janeiro, que também está ao nível do mar, mas fica em uma baía, entrecortada por morros.

 

Há ainda a ação dos sistemas de alta pressão sobre o Sul, que impedem a formação de nuvens e criam áreas de subsidência, as quais "empurram" o calor para baixo. Essas zonas são dissipadas pelo ingresso de frentes frias.

 

Para alívio dos gaúchos, conforme o meteorologista Gil Russo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria está chegando ao Estado para interromper a onda de calor que já completa cinco dias com máximas superiores a 35ºC na Capital. A chuva chegou à fronteira com o Uruguai na manhã desta quarta-feira e se espalha pelas demais regiões. No fim de semana, a temperatura vai, finalmente, baixar dos 30ºC, ainda que por pouco tempo, já que uma nova onda de calor é esperada para terça-feira que vem.

 

Matéria cheia de regionalismos.

 

A que Curitiba não esquenta no verão por que está "longe do litoral"???!!!! É o tipo da coisa: "Ah. vamos dar um jeito de atacar Curitiba e mostrar ao público o porquê Curitiba não esquenta e nós esquentamos. Mas aí dão um argumento não verdadeiro. Êta sacanagem. Na realidade Curitiba até esquenta, só que NÃO tanto quanto POA devido à altitude.

 

E tem a coisa de querer ser o único subtropical, sendo que "NACIONALMENTE", pelo que TODO MUNDO aprende na escola, toda Região Sul é subtropical. Embora, para mim, realmente, somente o RS, seja 100% subtropical! (em olha, que nem 100% do RS!; o próprio extremo NE do RS - Serra, acredito que tenha resquícios mínimos de tropicalidade altitude - região Ausentes/Bom Jesus, etc).

 

Mídia (de qualquer lugar) é FODA.

 

Caco, acho que não há regionalismo. É incompetência, mesmo. Ou da meteorologia Patrícia Vieira ou da jornalista que não sabe nem reportar o que escutou. Dizer que Curitiba não esquenta pq está longe do mar tá com toda cara de erro na transcrição da informação.

 

No mais, o termo "Forno Alegre" é de autoria do PHP. Todos sabem disso.

Link to comment
Share on other sites

Mas há tanta diferença assim nos valores de Janeiro para a zona norte e

zona sul de São Paulo?

 

Eu sei que a ZS é mais fria, longe da urbanização e tals, mas pela proximidade

dos locais é provável que a ZS também esteja com um dos Janeiros mais quentes

de sempre. Não sei se há alguma estação por lá que tenha dados há mais de 30

anos.

 

 

Renan, já tinha explicado isso se não me engano ontem. As tres estações lá de São Bernardo não possuem histórico de Janeiro nem de 2013. Eu creio que o normal dessas estações seria estar mais equilibradas com o Mirante. Este ano está desregulada a diferença entre a proximidade da serra e areas mais ao norte porque as frentes frias que vieram entraram maritimizadas.

 

Considero que, como a cidade do RJ tem apresentado anomalia negativa ou zerado, a condição deve ter ficado semelhante aqui ao sul de SP. Outro fator é a chuva, minha estação já tem quase 270 mm agora em Janeiro, isso quer dizer maior cobertura de nuvens ao longo do dia que por exemplo, na região do Mirante de Santana. Coincidentemente, onde tem feito mais calor tem chovido menos.

Link to comment
Share on other sites

Mas há tanta diferença assim nos valores de Janeiro para a zona norte e

zona sul de São Paulo?

 

Eu sei que a ZS é mais fria, longe da urbanização e tals, mas pela proximidade

dos locais é provável que a ZS também esteja com um dos Janeiros mais quentes

de sempre. Não sei se há alguma estação por lá que tenha dados há mais de 30

anos.

 

Renan, tal qual o Mirante (Zona Norte) vai fechar este janeiro como o mais quente da história, Congonhas e IAG, ambas na Zona Sul, também fecharão como o janeira mais quente da história.

 

A porção mais fria que o Artur se refere é a região do ABC (São Bernardo do Campo, Santo André,Riacho Grande, Assunção)** Não sei se São Caetano sofre esta influência pois está mais próximo da Capital*** etc, Sul da Grande SP (Ribeirão Pires,São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu,Rio Grande da Serra, etc) extremo sul da capital (bairro do Grajaú para baixo, como Parelheiros, Marsilac). Para quem não não mora em São Paulo, isso praticamente não existe.

 

Recomento-te dar uma olhada no mapa da Grande SP e município de SP.

 

A CIDADE de São Paulo, vai ficar praticamente na totalidade BEM acima da média, com excessão, talvez, do extremo Sul.

Link to comment
Share on other sites

Caco, acho que não há regionalismo. É incompetência, mesmo. Ou da meteorologia Patrícia Vieira ou da jornalista que não sabe nem reportar o que escutou. Dizer que Curitiba não esquenta pq está longe do mar tá com toda cara de erro na transcrição da informação.

 

No mais, o termo "Forno Alegre" é de autoria do PHP. Todos sabem disso.

 

Acho que não Bruno. E o negócio do RS ser o único Estado subtropical, onde, sabidamente, todos no Brasil consideram SC e PR como subtropical também? Não te parece tendencioso, e consequentemente, regionalista?

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Caco sobre a NÃO EXISTÊNCIA de tantos climas diferentes na Grande SP.

(eu jurei pra mim msm q não opinaria mais sobre outras áreas, q não aki, mas é difícil manter a palavra às vzs)

O clima predominante na RMSP é unicamente o Tropical de Altitude da costa Atlântica!

As diferenças térmicas são devido ao relevo local, cobertura vegetal, urbanização, proximidade ou distanciamento em relação à costa.

Quando ocorrem instabilidades, estas atingem todas as regiões mas mtas vezes os efeitos são localizados.

Jamais irá chover sempre nas mesmas áreas enqto outras não terão chuva.

No inverno, as baixas temperaturas serão sentidas em toda São Paulo, mas com as devidas proporções respeitando as condições locais, como falei no início.

Sobre o clima ameno (indiscutível) da borda oceânica, onde vivem Charles, Artur, etc, o q mantém essa particularidade amena e nebulosa?

Resposta: O akecimento das dmais áreas da Grande São Paulo!

(não estou ignorando o fato da existência de turbulência na borda da ASAS, mas este é um caso entre outros)

Quando uma grande área akece durante o dia, o ar sobe, formando correntes ascendentes. Temos então a formação de correntes de ar q sopram da periferia para o centro.

Como normalmente a pressão é mais elevada na região oceânica e menor no interior, a direção predominante dos ventos será de E ou SE.

(isto em situações normais, sem grandes interferências de sistemas perturbados ou massas de ar mto fortes)

Então penso q qto maiores as temperaturas de áreas como Mirante, mais intensas serão as infiltrações oceânicas na borda atlântica da GSP.

Com isso, a cada ano o contraste entre estas regiões será mais intenso.

Então, pra terminar, existem particularidades interessantes no clima de SP! (kem falou em "monotonia?)

Estas particularidades reunidas formam juntas um único clima, q como falei e todos sabem, é o Tropical de Altitude Atlântico!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Acabei de tirar mais um mapa de anomalias do NCEP, agora de 01 a 20 de Janeiro. Claramente houve uma pequena redução da anomalia positiva sobre o sudeste comparando com os dias iniciais de Janeiro. Pelo mapa, sugere-se que a anomalia (baseada em dados fornecidos pelo INMET À NOAA 1981 - 2010) está entre 1 a 2 graus sobre a Grande SP. Se houvesse um cenário MICRO da reanálise, provavelmente o resultado seria 0 ou negativo de anomalia na faixa entre o litoral e o topo da serra, e entre 1,5 a 2,5 graus positivos sobre o planalto paulistano até a serra da Cantareira.

 

Mas está claro que as anomalias sobre o sudeste diminuiram UM POUCO. No próximo mapa que eu extrair, provavelmente verei o sul do Brasil com bastante anomalia positiva, junto com SP. Neste caso, estou animado pois a conta pode vir no inverno! Cenário claro de longas oscilações sobre o pacífico e Atlantico.

Artur, o mapa de anomalia que você postou refere-se ao nível de 850 hpa, não refletindo as marcas registradas pelas estações em superfície do inmet, aeros, etc...

Já vi muitos mapas de anomalias do NOAA postados aqui, referentes aos níveis de 850 e 1000hpa. Porém, acredito que eles não refletem corretamente a realidade das anomalias em superfície, pois nem no nível de 1000hpa os dados de estações de superfície são utilizados.

Link to comment
Share on other sites

Caco, acho que não há regionalismo. É incompetência, mesmo. Ou da meteorologia Patrícia Vieira ou da jornalista que não sabe nem reportar o que escutou. Dizer que Curitiba não esquenta pq está longe do mar tá com toda cara de erro na transcrição da informação.

 

No mais, o termo "Forno Alegre" é de autoria do PHP. Todos sabem disso.

 

Acho que não Bruno. E o negócio do RS ser o único Estado subtropical, onde, sabidamente, todos no Brasil consideram SC e PR como subtropical também? Não te parece tendencioso, e consequentemente, regionalista?

 

Abs

 

Não. Aqui no RS a cultura meteorológica é bem desenvolvida. Assim como aí em SP o papo de elevador é sempre sobre o trânsito, aqui é sobre o clima. É sabido entre quase todos que Ctba é mais fria e fresca que POA devido à altitude, exceto quando alguns jornalistas cometem erros crassos como esse.

 

No mais, rivalidade climática existe entre nós bazianos. É comum ouvir porto alegrenses desafiando cariocas no inverno justamente do contrário, dizendo que POA é mais quente que o Rio no verão.

Link to comment
Share on other sites

A reporte me respondeu o e-mail Só falou bobagem.!

 

Olá Lucas,

todas as informações reproduzidas na matéria compilam o que os quatro meteorologistas de diferentes institutos (Somar, Inpe e Inmet) informaram. Os profissionais estão todos citados na reportagem.

Com relação à maioria dos itens que apontas, parece que há questões de interpretação na leitura, que podem ter sido provocadas pela má edição do texto. No item 2, por exemplo, a meteorologista do Inpe se referia à média das regiões tropicais no Brasil, talvez isso não tenha ficado claro na escrita. No item 3, a referência aos extremos diz respeito à amplitude térmica: pode fazer muito frio, como pode fazer muito calor, diferente das demais regiões brasileiras. No item 4, está devidamente apontado que Curitiba está numa altitude de 900m, bem mais alta que Porto Alegre, o que é determinante para não ser tão quente. Quanto aos itens 1 e 5, a reportagem reproduziu, como já mencionado, o que os meteorologistas consultados informaram.

De toda forma, agradeço sua mensagem.

 

Taís Seibt

Repórter ZH

zerohora.com

(51) 3218-4743

Link to comment
Share on other sites

A reporte me respondeu o e-mail Só falou bobagem.!

 

Olá Lucas,

todas as informações reproduzidas na matéria compilam o que os quatro meteorologistas de diferentes institutos (Somar, Inpe e Inmet) informaram. Os profissionais estão todos citados na reportagem.

Com relação à maioria dos itens que apontas, parece que há questões de interpretação na leitura, que podem ter sido provocadas pela má edição do texto. No item 2, por exemplo, a meteorologista do Inpe se referia à média das regiões tropicais no Brasil, talvez isso não tenha ficado claro na escrita. No item 3, a referência aos extremos diz respeito à amplitude térmica: pode fazer muito frio, como pode fazer muito calor, diferente das demais regiões brasileiras. No item 4, está devidamente apontado que Curitiba está numa altitude de 900m, bem mais alta que Porto Alegre, o que é determinante para não ser tão quente. Quanto aos itens 1 e 5, a reportagem reproduziu, como já mencionado, o que os meteorologistas consultados informaram.

De toda forma, agradeço sua mensagem.

 

Taís Seibt

Repórter ZH

zerohora.com

(51) 3218-4743

 

 

Faltou humildade totalmente para essa menina! Aqui no fórum tá cheio de amador que sabe mais que pseudo-meteorologistas-jornalistas metidas a espertonas e donas da verdade, que preferem levar em conta a opinião de meteorologistas que nem sempre trabalham por prazer a profissão, aprendem o beabá na faculdade e não evoluem no conhecimento.

Link to comment
Share on other sites

Nossa não sabia que Curitiba era planície... Pra ser planalto então deve ser a partir de 1.500 metros, no mínimo um Campo dos Padres.

 

Confesso que me pareceu regionalistano "único" e em outros foi só falta de conhecimento da metereologista... Péssima matéria. :negative:

 

Em Brusque segue sofrimento, 36°C agora. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Nossa não sabia que Curitiba era planície... Pra ser planalto então deve ser a partir de 1.500 metros, no mínimo um Campo dos Padres.

 

Confesso que me pareceu regionalistano "único" e em outros foi só falta de conhecimento da metereologista... Péssima matéria. :negative:

 

Em Brusque segue sofrimento, 36°C agora. :heat:

 

Pior foi dizer que Curitiba fica longe do Litoral. Em linha reta qual seria a distancia de CWB e POA para o litoral ? Praticamente a mesma. E pior ainda afirmar que Curitiba não é tão quente por está longe do litoral...

 

Olha hoje lamentavel a qualidade dos nossos profissionais em diversas areas.

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA @Climaterra agora

 

Ontem Blumenau/Furb teve a máxima mais alta em janeiro (40,0°C) desde 1992. Hoje a mínima foi de 26,0°C.

 

HOJE; 39/41

 

Coutinho você ligou para o Ceops? Pelo que eu saiba as estações estão inoperantes. Tive mínima ontem de 24°C.

 

 

ESTAÇÃO CONVENCIONAL DA FURB, O SISTEMA DEVERÁ VOLTAR POR SI, QDO QUISER! ELES NÃO TEM CONTROLE!

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA @Climaterra agora

 

Ontem Blumenau/Furb teve a máxima mais alta em janeiro (40,0°C) desde 1992. Hoje a mínima foi de 26,0°C.

 

HOJE; 39/41

 

Acho que a natureza resolveu descontar, em calor, o frio extremo e neve históricos que ocorreram

em Blumenau em Julho passado. :laugh:

 

Estamos sendo cobrados com juros e correção monetária.

Link to comment
Share on other sites

 

Faltou humildade totalmente para essa menina! Aqui no fórum tá cheio de amador que sabe mais que pseudo-meteorologistas-jornalistas metidas a espertonas e donas da verdade, que preferem levar em conta a opinião de meteorologistas que nem sempre trabalham por prazer a profissão, aprendem o beabá na faculdade e não evoluem no conhecimento.

 

Artur, e o que dizer sobre as máximas astronômicas que o Aeroporto de Joinville vem apresentando desde dezembro-2013, que SÃO SEGUIDAMENTE REPRODUZIDAS PELA IMPRENSA E, PASMEM, PELO ÓRGÃO OFICIAL DE METEOROLOGIA DO ESTADO (CIRAM), A BEL PRAZER, SEM SEM PREOCUPAR COM OS POSSÍVEIS ERROS?

 

Os caras não são capazes de fazer uma pesquisa nas mais de 8 estações instaladas em Joinville para ver que há algo de errado. E o pior: lançam essas informações e fazem sensacionalismo utilizando palavras de meteorologista descompromissados com a verdade.

 

To puto aqui em Joinville e EU MESMO entrei em contato com o aeroporto de Joinville. Fui muito bem atendido e repassei as minhas impressões acerca dos dados do aeroporto, questionando se havia ou não algum problema com manutenção e/ou calibração da estação!

 

Ontem quando o aeroporto "diz que registrou 40ºC" e a imprensa fez um auê desgraçado, a máxima em Joinville na estação mais quente que acompanho ficou em 38ºC.

 

Pode ser coincidência, mas depois das minhas ponderações, hoje a temperatura do Aeroporto de Joinville está ao menos condizente com as demais na cidade, registrando 36ºC as 16UTC

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus!! A reportagem tem PELO MENOS um erro por parágrafo, e erros crassos!!

 

Não sei onde viram regionalismo na reportagem. O repórter é totalmente ignorante no assunto! O sujeito que diz que Curitiba é mais fresca devido à altitude e porque está longe do litoral simplesmente não sabe o que está dizendo. Além de não ser longe do litoral, a continentalidade acentuaria o calor, caramba! Dois erros crassos numa mesma frase!!

 

Aqui a coisa também está feia: faz 36,8° com 54%. Sensação de 47,3°! Morremos!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Uma coisa tem que ser dita: é mais fácil você encontrar reportagens fazendo auê sobre ondas de calor, icebergs desprendendo da antártida, CO2 recorde, do que ir contra a maré e apontar com dados corretos o que está acontecendo. Nossas ondas de frio do ano passado não tiveram um décimo de destaque do que o calor atual. Agora tá cheio de gente que lê reportagens tendenciosas, e fica acreditando num falso aquecimento global. Parece que a imprensa mundial se uniu pra rechaçar qualquer tendencia de resfriamento, como se só existisse a verdade do aquecimento antropogenico.

 

Sobre aquecimento, ok estou considerando a possibilidade de novo recorde mensal pra janeiro no Mirante. A última saída do GFS reforçou a entrada de ar seco e quente do dia 26 em diante, e vem diminuindo o frio da virada do mês rodada a rodada. Caco, sou um cara razoavel e sei quando não posso ir contra os números que tanto defendo, reconheço teu merito em antever o quadro que já está firmado para os próximos 7 dias. Mas volto a insistir num ponto: o clima na grande São Paulo pode ser classificado como um só, mas não é homogeneo e a zona norte não representa nem o extremo sul, nem o abc. São diferentes em qualquer época do ano. Sobre São Caetano e partes de Santo André, tem semelhança mais com o mirante do que com a zona sul.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus!! A reportagem tem PELO MENOS um erro por parágrafo, e erros crassos!!

 

Não sei onde viram regionalismo na reportagem. O repórter é totalmente ignorante no assunto! O sujeito que diz que Curitiba é mais fresca devido à altitude e porque está longe do litoral simplesmente não sabe o que está dizendo. Além de não ser longe do litoral, a continentalidade acentuaria o calor, caramba! Dois erros crassos numa mesma frase!!

Eu entendi bem o q eles sugeriram:

Q Curitiba é mais fresca pq NÃO FICA NA PRAIA! (À BEIRA-MAR)

KKKKKKKKKKK

(na expressão deles: "longe do litoral)

:laugh:

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Caco sobre a NÃO EXISTÊNCIA de tantos climas diferentes na Grande SP.

(eu jurei pra mim msm q não opinaria mais sobre outras áreas, q não aki, mas é difícil manter a palavra às vzs)

O clima predominante na RMSP é unicamente o Tropical de Altitude da costa Atlântica!

As diferenças térmicas são devido ao relevo local, cobertura vegetal, urbanização, proximidade ou distanciamento em relação à costa.

Quando ocorrem instabilidades, estas atingem todas as regiões mas mtas vezes os efeitos são localizados.

Jamais irá chover sempre nas mesmas áreas enqto outras não terão chuva.

No inverno, as baixas temperaturas serão sentidas em toda São Paulo, mas com as devidas proporções respeitando as condições locais, como falei no início.

Sobre o clima ameno (indiscutível) da borda oceânica, onde vivem Charles, Artur, etc, o q mantém essa particularidade amena e nebulosa?

Resposta: O akecimento das dmais áreas da Grande São Paulo!

(não estou ignorando o fato da existência de turbulência na borda da ASAS, mas este é um caso entre outros)

Quando uma grande área akece durante o dia, o ar sobe, formando correntes ascendentes. Temos então a formação de correntes de ar q sopram da periferia para o centro.

Como normalmente a pressão é mais elevada na região oceânica e menor no interior, a direção predominante dos ventos será de E ou SE.

(isto em situações normais, sem grandes interferências de sistemas perturbados ou massas de ar mto fortes)

Então penso q qto maiores as temperaturas de áreas como Mirante, mais intensas serão as infiltrações oceânicas na borda atlântica da GSP.

Com isso, a cada ano o contraste entre estas regiões será mais intenso.

Então, pra terminar, existem particularidades interessantes no clima de SP! (kem falou em "monotonia?)

Estas particularidades reunidas formam juntas um único clima, q como falei e todos sabem, é o Tropical de Altitude Atlântico!

 

Abraços

 

Um ponto que eu não concordo totalmente com você é que não temos um clima 100% tropical de altitude. Aqui é um mix de tropical altitude com subtropical, assim como Curitiba. O que varia são os pesos. Curitiba pesa mais a subtropicalidade e aqui acredito que há uma ligeira acentuação para tropicalidade. Ex: SP: 40% subtropical e 60% tropical altitude e Curitiba 70% subtropical e 30% tropical altitude. O peso naõ é científico, obviamente. Mas creio nesta proporção, aproximadamente. Nos extremos, temos POA com 100% de subtropicalidade e Brasília com 100% de tropicalidade altitude.

Link to comment
Share on other sites

Hahaha, ia comentar isso também, o mais irônico é que eles comentam pouco antes que o nordeste tem máximas um pouco mais comportadas devido aos "ventos do oceano"!

Enfim, se Curitiba fosse mais próxima do mar (com mesma altitude) suas máximas seriam mais comportadas ainda e esse era o ponto principal da matéria (máximas)

 

 

Envie e-mai para jornalista responsável pela matéria, esclarecendo os 5 pontos equivocados da matéria.

 

01- Há mais 4 estados com clima sub-tropical

 

02- A Média de 32° informada na matéria nas regiões tropicais é errada, pois varia muito em razão da altitude da localidade.

 

03- O Clima subtropical não é um clima de frio extremo como dito, afinal o nome já diz é sub-tropical.

 

04-A cidade de Curitiba não está longe do Litoral

 

05-Porto Alegre não tem geografia plana.

 

Me impressiono como fizeram tanta M**** nunca única matéria. Não é possível que foi um meteorologista que deu essa explicação para essa moça.

 

 

Realmente impressionante a quantidade de m... que ela escreveu. Mas mesmo com as várias bolas foras que os meteorologistas da SOMAR dão (principalmente quando querem simplificar para o público leigo uma questão que é complexa) eu acredito que a maioria dos erros deve-se a completa ignorância do assunto por parte da repórter. Já cansei de dar entrevistas sobre assuntos ligados à gestão e à educação e ver o seu conteúdo final bastante distorcido pelos jornalistas. O fato é que quanto mais técnica a área em questão, mais é necessário uma especialização do jornalista. Vocês já viram o grau de especialização nos esportes? Isso tinha que ocorrer com meteorologia também!

Link to comment
Share on other sites

Se alguma moderador quiser mover depois fica a vontade

 

Email recebido do inpe , alguem mais recebeu ?

 

23/01/2014 11:50

Novo modelo BRAMS tem desempenho similar ao do centro de previsão dos EUA

Após um ano em operação, uma avaliação da versão 5.0 do modelo BRAMS de previsão do tempo do CPTEC/INPE, com resolução de 5 quilômetros para a América do Sul, mostra que seu desempenho é bastante superior à versão anterior, de 20 quilômetros de resolução, e se equipara ao do modelo Global Forecast System (GFS), do National Center for Environmental Prediction (NCEP), principal centro de previsão do tempo dos Estados Unidos. Segundo Saulo Freitas, responsável pelo grupo de desenvolvimento do modelo, a avaliação realizada pela Divisão de Operações do CPTEC, confirma ser este o melhor modelo operacional do CPTEC para a América do Sul.

 

O bom desempenho do modelo só foi possível graças à implantação do novo supercomputador Tupã no final de 2010, que permitiu avanços de resolução e, consequentemente, ajustes e melhorias em parametrizações físicas relacionadas, por exemplo, à convecção, interação com a superfície e turbulência. Também foi possível aperfeiçoar o esquema de transporte de vapor de água, nuvens, gases e aerossóis, já que o modelo BRAMS agrega funcionalidades que permitem também prever a qualidade do ar.

 

O avanço no desempenho também está relacionado a uma reformulação nos códigos do modelo, adaptados ao sistema de processamento escalar massivamente paralelo da nova máquina do INPE, trabalho desenvolvido pelo grupo de computação de alto desempenho do CPTEC. Segundo Saulo Freitas, “o expressivo ganho de desempenho computacional permitiu colocar o CPTEC/INPE no seleto grupo de centros operacionais capazes de executar modelos de altíssima resolução espacial em domínios da abrangência do continente sul-americano.”

 

Os gráficos abaixo mostram dois tipos diferentes de avaliação para as previsões feitas ao longo do ano de 2013, com até 3 dias e meio de antecedência. Na comparação dos dois índices de desempenho - correlação de anomalia da altura geopotencial em 500 hPa (à esquerda) e erro médio da altura geopotencial de 500 hPa (à direita) – é possível visualizar a evolução do modelo BRAMS em relação à sua versão anterior e a equiparação com o desempenho do modelo do principal centro de previsão dos Estados Unidos.

 

fig1_rdz.jpg

 

 

Figura 1. A: Índice de correlação de anomalia da altura geopotencial em 500 hPa dos modelos GFS (preto), nova versão do BRAMS a 5km (verde) e versão anterior do BRAMS a 20 km (laranja). B: Raiz quadrada do erro médio quadrático da altura geopotencial para os três modelos. O eixo horizontal representa as horas de integração. No caso do modelo de BRAMS (5km), a previsão é de 3 dias e meio.

 

O novo modelo BRAMS também demonstrou avanços na sua capacidade de prever chuvas. O gráfico abaixo mostra a avaliação comparativa dos mesmos modelos para a previsão de chuva com até 36 horas de antecedência. Novamente, o desempenho da nova versão do BRAMS fica muito próximo ao modelo norte-americano GFS, chegando até mesmo a ser superior. A avaliação anual dos modelos de previsão de tempo do CPTEC/INPE pode ser obtida através do link avaliacaodemodelos.

 

fig2_rdz.jpg

 

Figura 2 Índice de avaliação de precipitação (ETS)

 

Os produtos operacionais de previsão de tempo do modelo BRAMS podem ser acessados pelo link: previsaonumerica=Brams5. Está previsto para maio deste ano, o lançamento e a distribuição livre da versão 5.0 do BRAMS para a comunidade científica.

Qualquer dúvida entrar em contato com:

Cacilda Aravéquia

Link to comment
Share on other sites

Mínimas nas estações da RBS. Isso mesmo: MÍNIMAS, e não máximas!! :shok:

 

Santa Maria: 29,6°

Uruguaiana: 28,4°

POA: 27,5°

 

Estes dados, em particular, eu acho uma aberração total! Nunca imaginei que isso fosse possível no Brasil. Realmente, fascinante!

 

Realmente essas mínimas são sensacionais. Eu sabia que o calor extremo acontece no Sul, mas nunca esperei ver isso. Será que ar condicionado resolve isso?

 

Enquanto isso, 28,4º C às 14 horas aqui em Jundiaí.

 

Com 56,6 de u.r.a. eu já ia reclamar da vida, mas agora deixa quieto...

Link to comment
Share on other sites

Começa a chover aqui graças um pouco de refresco 21C

 

Na mesma hora em que choveu por aí, choveu também em Pouso Alegre, segundo relato de um amigo de lá. Refrescou.

 

Em Itapevi o calor não dá trégua: muitas nuvens com 32ºC no momento. A máxima de ontem bateu mais uma vez nos 33ºC, rigorosamente igual à anteontem. :heat:

 

Falando sobre o dia de ontem, apesar da foto, choveu pouco por aqui no início da noite. Quem sofreu foram os vizinhos de OZasco.

 

1621727_10203154207761219_418752033_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

Caco

Gosto muito de ler as tuas postagens!

Vc defende com garra akilo em q acredita...

mas dizer q SP apresenta 40% de subtropicalidade é um exagero!

Na região de Apiaí, sim!

Se SP (capital) é 40% subtropical e Poa 100%, então Mafra é 70%?

(onde fica a linha de limite "subtropical 100% abaixo desta linha e 99% acima desta linha?")

Lembrando q o regime das chuvas é primordial na definição!

Temos variações anuais, mas falo de médias por períodos.

 

Abraço

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Acabaram de ser registrados dois recorde nas minhas estações. No bairro Languiru, foi registrado o índice de calor mais alto desde a instalação da estação, em 2011, 47,4ºC. O recorde anterior era de 47,3ºC no dia 24/12/2012.

Na Lagoa da Harmonia também foi registrado o maior índice de calor desde a instalação da estação, em 2012, 46,1ºC. O recorde anterior era de 43,5ºC no dia 27/12/2013.

Por enquanto as máximas são de 33,8ºC na Lagoa da Harmonia, 35,9ºC na Welp, 36,4ºC no INMET e 38,8ºC em Languiru.

Link to comment
Share on other sites

Caco

Gosto muito de ler as tuas postagens!

Vc defende com garra akilo em q acredita...

mas dizer q SP apresenta 40% de subtropicalidade é um exagero!

Na região de Apiaí, sim!

Se SP (capital) é 40% subtropical e Poa 100%, então Mafra é 70%?

(onde fica a linha de limite "subtropical 100% abaixo desta linha e 99% acima desta linha?")

Lembrando q o regime das chuvas é primordial na definição!

Temos variações anuais, mas falo de médias por períodos.

 

Abraço

 

Carlos, segue relação dos pesos que eu acho:

 

POA 100% subtropical

Caxias/Gramado/Canela/etc até <5% trop altitude x > 95% subtropical

Ausentes/São Joaquim/Lages/Bom Jesus entre 5 e 10% trop. altitude e 90/95% subtropical

Floripa 15% trop 85% subtrop

JOinville/Blumenau 20% tropx80% subtropical

Curitiba 30% trop altitude/+- 70% subtropical

Apiaí 40% trop altitudex60% subtropical

São Paulo +- 60% trop. altitude 40% subtropical

Mantiqueira 75% trop. altitude 25% subtropical

Belo Horizonte 10% subtropical 90% trop. altitude

Brasília 100% trop. altitude

 

Cheguei a estes pesos analisando distribuição das chuvas no ano e atuação das massas de ar, frequência e poderio de sistemas frontais. Obviamente, cada ano é diferente de outro (há os desvios), e pode haver diferença nos pesos, mas, num geralzão, é mais ou menos por aí. Num extremo, POA, no outro, Brasília, e no meio uma faixa intermediária com os respectivos pesos.

Link to comment
Share on other sites

Escureceu, choveu, clareou e parece que está escurecendo novamente.

A estação Sigma registrou 2,5 mm; aqui onde estou, parece que choveu mais.

Temperatura agora entre 19/20°C.

 

 

Eu falei com o dono da estaçao sigma ele disse que lá é topo , e que a estaçao é uma accurite comprada nos EUA , tenho minhas duvidas quanto ao aquecimento dessa estaçao , é tipo uma Davis generica , e parece que o sensor de temperatura dela é muito fechado , mais os dados estao bons seguimos de olho

 

01055-aculink-800x800.jpg

Link to comment
Share on other sites

Granja Viana com "amenos" 31,9ºC no momento. A máxima até agora de hoje. Já está formando nuvens muito carregadas por aqui. Daqui há pouco parece que vai cair o mundo, como ontem.

 

Enquanto isso, no Assunção, em São Bernardo do Campo, no ABC, na parte Sul da Grande SP, amenos 24ºC. Baita diferença!

 

Só espero que não acabe a luz novamente. Ontem fiquei sem luz até as 4 da manhã e perdi a novela.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.