Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Setembro 2013


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Fim de tarde com céu limpo na capital paulista. A temperatura está bem alta pra essa hora, ou seja, 26 graus na Penha (CGE). A máxima ficou aos 28.8 graus.

Ainda não temos sinais do sistema frontal que está se deslocando ao largo do litoral paulista.

 

Aqui na Praia Grande, mais precisamente 4km de Mongaguá o dia alternou entre sol e muita névoa, temperatura não chegou nos 23°C.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 833
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

São Paulo hoje vista da Cantareira com sua camada básica de poluição.

 

1239923_10202143986225663_230001671_n.jpg

 

 

Dia bem quente por sinal , Mairiporã hoje teve uma amplitude enorme, com mínima de 10.4ºC e máxima de 29.2ºC.

Mas não tem nada melhor do que estar na sombra por aqui, sempre fresco, ventando e com ar limpo.

Cheguei todo grudento e sujo de São Paulo, pra quem mora aqui é quase uma tortura ter que ir até a capital nesses dias de calor e tempo seco. :negative:

 

No final essa paisagem de frente pro meu bairro faz toda a diferença na temperatura de noite. Agora 24ºC enquanto na capital tem bairro batendo 26ºC, 27ºC ainda

 

1239611_10202143987705700_154370262_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

Nossa Mafili..ão tinha visto que SC tinha feito tanto calor mesmo na serra...pois ainda estamos no inverno. O Morro da Igreja bateu quase 20...ficou com 19,6..

 

Bom, Carlos se o PNI negativar hoje.....será o dia mais bizarro desde que acompanho essas coisas.

 

Claro que tem uma explicação.....

 

Acompanhando com atenção.....rojões estocados.

 

Abraços

 

PS: Vai Rick, eu gosto de ver meus amigos felizes....

Link to comment
Share on other sites

Müller,

Mairiporã é mto charmosa e as araucárias dão um toque especial na paisagem!

Gostei mto das 2 ftos, pois curto tbm paisagens urbanas...

Infelizmente só conheço a serra da Cantareira por imagens!

 

Bem, no Paraná, à exemplo de uma vasta área do centro-sul do país, faz mto calor e no momento diversas cidades do norte e oeste estão com temperaturas acima dos 30°C.

 

Temperaturas máximas no PR

hoje: Palotina 35ºC, Assis

Chateaubriand 34,6ºC, Santa

Helena e Cianorte 33,8ºC,

Toledo 33,7ºC, Paranavaí 33,5ºC

(Simepar)

 

Em Curitiba, 21°C agora, com ventos de leste e céu claro.

(refrescou bastante no finalzinho da tarde)

 

No litoral, céu nublado e "frio" de 19°C.

 

Imagem: Pça Rui Barbosa, centro de Cta, há poucos minutos...

5a4e8951a46f6_2013-09-0918_06_41.jpg.c687bb0452c54c0ec856cf27c0e87910.jpg

Link to comment
Share on other sites

Calor também em Sampa, como já comentado pelo Daniel.

 

Dia todo praticamente sem nuvens, névoa seca e apenas alguns cirrus à tarde.

Na minha opinião, o pior calor daqui é este de setembro: seco, empoeirado...

 

No verão, temos as chuvas de fim de tarde para refrescar e limpar o ar.

Raras vezes temos névoa seca no verão...

 

Mirante: 14,7°C / 28,2°C

IAG: 11,8°C / 28,0°C

Barueri: 10,2°C / 27,9°C

 

Temperaturas caindo um pouco mais hoje, ventos de SE a SSE um pouco mais fortes.

Prováveis efeitos da frente em alto mar.

 

Às 19h:

Mirante: 20,9°C (Ontem: 22,0° neste horário)

IAG: 19,1°C (Ontem: 20,0°)

Link to comment
Share on other sites

Calor também em Sampa, como já comentado pelo Daniel.

 

Dia todo praticamente sem nuvens, névoa seca e apenas alguns cirrus à tarde.

Na minha opinião, o pior calor daqui é este de setembro: seco, empoeirado... Para mim não Carlos. Embora já alta temperatura, a sensação é trelativizada pela secura do ar. No verão, o ar fica pegajoso, grudento devido à umidade. Para mim, a sensação do calor do verão, e daqui há um mês (com maior insolação e maior umidade) são infinitamente piores!!!

 

No verão, temos as chuvas de fim de tarde para refrescar e limpar o ar.

Raras vezes temos névoa seca no verão...

 

Mirante: 14,7°C / 28,2°C

IAG: 11,8°C / 28,0°C

Barueri: 10,2°C / 27,9°C

 

Granja Viana: 11,5ºC/28,1ºC Mínima de inverno e máxima de primavera.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Se não fosse pela mínima de 16ºC, diria que estaria em "pleno verão". Máxima de 30ºC e UR mínima de 55%. Claro que o ar condicionado no trabalho funcionou desde umas 10 da manhã. Já era grande o calor perto do meio-dia. Mantido os indicativos de chuvas volumosas para cá na 00z e 12z, passando dos 200 mm para semana que vem.

 

kpz0.png

Link to comment
Share on other sites

Se não fosse pela mínima de 16ºC, diria que estaria em "pleno verão". Máxima de 30ºC e UR mínima de 55%. Claro que o ar condicionado no trabalho funcionou desde umas 10 da manhã. Já era grande o calor perto do meio-dia. Mantido os indicativos de chuvas volumosas para cá na 00z e 12z, passando dos 200 mm para semana que vem.

 

http://img4.imageshack.us/img4/1039/kpz0.png

 

Adoro esse garoto, chamado Mauricio.

 

Assim, papo de amigo.

 

a- Esqueça o papo de que a umidade esteja baixa......existe umidade para dedéu.....falta é frio para condensar.

 

b- Tranquilamente...qualquer friagem..despenca o maior toró.....pode ser em qualquer lugar entre o chuí e o oiapoque. [sem correção ortográfica....qualquer merda...é chuva para lá de metro....talvez..acentuada pela orografia ]

 

Sorry, preciso ver o HISTÓRICO PNI....

 

ABRAÇÃO

Link to comment
Share on other sites

O inverno de 2013 só foi bom pra quem gosta de calor em MG, para os que preferem frio foi terrível, as temperaturas médias ficaram em torno de 1,0°C acima da média 1981-2010 em todo estado mineiro no trimestre JJA, também não tivemos nenhum frio forte esse ano, as mínimas mais baixas desse ano foram bem mais altas que as dos anos passados

Em 2012 o mesmo trimestre teve desvio positivo de temperatura de 0,5°C em geral no estado, com médias dentro do normal no noroeste do mesmo, e agosto foi frio, principalmente no centro-norte. Já neste ano todos os meses invernais foram quentes em relação a normal climatológica 1981-2010.

No ano passado uma forte massa de ar frio trouxe temperaturas muito baixas generalizadamente em Minas, isso já no final do mês de setembro.

Nos meus cálculos esse inverno atual só não foi mais ruim que o de 2002 no estado mineiro.

 

Olha Túlio, infelizmente é a verdade. Se os paulistas discutem se a dinâmica deles mudou durante o inverno, aqui para MG eu tenho CERTEZA que mudou. Nós

dependemos demais dos ciclones bem posicionados para o ar frio continental chegar por aqui, também precisamos de uma ondulação do jato mais ao norte, coisas que

têm acontecido bem pouco ultimamente. Tivemos duas grandes nevadas e um excelente inverno na região Sul, mas isso não se refletiu em Minas pois a dinâmica do frio

este ano nos desfavoreceu. Tivemos POUQUÍSSIMOS eventos de ASAS neste trimestre (Minas se dá bem com ASAS), consequentemente não houve muitos dias secos

e com frio noturno.

 

Com tudo isso em mente, fica fácil de entender o porquê deste inverno-2013 ter sido ruim aqui no estado. Em Juiz de Fora especificamente, não foi tão ruim assim, na

realidade o grande destaque negativo foi a ridícula mínima absoluta de 08,3C, algo que eu não imaginava que fosse possível.

 

abraços

Exato Renan, a alta subtropical precisa estar próxima da costa do SE para "proteger" MG do calor, ou então com pressão elevada para a circulação dela atingir o estado como em agosto do ano passado, no caso deste ano o centro-sul do continente recebeu muitos anticiclones frios que empurraram a ASAS para perto da costa centro-sul-africana, repare que enquanto tivemos julho/agosto quente em Minas Gerais, o sudoeste/sul da África tiveram temperaturas mais baixas que o normal durante o período citado. Os tais anticiclones não atingiram MG, configurando o padrão quente neste ano. Já em junho todo o continente não teve frio, o ar frio ficou bloqueado no pacífico antártico.

Entendo, normalmente você registra mínimas em torno de quantos graus aí em Juiz de Fora? ; em invernos frios?

Link to comment
Share on other sites

Se não fosse pela mínima de 16ºC, diria que estaria em "pleno verão". Máxima de 30ºC e UR mínima de 55%. Claro que o ar condicionado no trabalho funcionou desde umas 10 da manhã. Já era grande o calor perto do meio-dia. Mantido os indicativos de chuvas volumosas para cá na 00z e 12z, passando dos 200 mm para semana que vem.

 

http://img4.imageshack.us/img4/1039/kpz0.png

 

Adoro esse garoto, chamado Mauricio.

 

Assim, papo de amigo.

 

a- Esqueça o papo de que a umidade esteja baixa......existe umidade para dedéu.....falta é frio para condensar.

 

b- Tranquilamente...qualquer friagem..despenca o maior toró.....pode ser em qualquer lugar entre o chuí e o oiapoque. [sem correção ortográfica....qualquer merda...é chuva para lá de metro....talvez..acentuada pela orografia ]

 

Sorry, preciso ver o HISTÓRICO PNI....

 

ABRAÇÃO

 

Opa, grande Mafili! Bom, ainda a umidade estava alta hoje, mas durante a semana deve cair muito mais. Preocupa em ver esta semana que passaremos por um verdadeiro veranico, e UR bem baixa em SC, trazendo o alto risco de queimadas. Evidente que o calor e a MP bloqueada será o causador dessa chuvarada. Se a MP avançar, não teremos, mas setembro sempre fica assim, frentes bloqueadas causando enchentes aqui. Exemplo, setembro de 2011. 200 mm caindo aqui é uma grande enchente, podendo comparar-se a de 2011, a pior desde as enchentes de 83 e 84. Ao menos, são apenas projeções a longo prazo, com diferença > 7 dias para o evento. O que me resta é aguardar, e se vier a confirmar, que todos fiquem atentos.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, Santa Maria tem 25,8ºC. Agradáveis para uns (Mafili), desolantes para outros (William)...

 

Querido, Mauricio.

 

Suponho que todos nós gostamos de weather e climate. [é muito difícil separar um do outro]

 

Tenho dois amigos em Santa Maria,

 

O Gustavo....hoje trabalha na Somar.

 

E o Zeca....

 

Até onde sei ambos cagões em tempo severo.....

 

Agora, 3,0ºC no PNI.....

 

Tenho saudade do querido Ilson.....como provocação...e apenas isso...Santa Rosa é pinto.

 

Certeza absoluta que Ilsinho não vai me chamar de débil mental.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

PNI...3,2ºC

 

vai garota....

 

Minha querida PNI...confesso....já está de bom tamanho.

 

A região tem 300 anos de preservação.....

 

Sei que minha amada Itatiaia [ do tupi....estação que quer brilhar sozinha]

 

vem garota....negativa...depois das 0 UTC.

 

BEIJOS MEU AMOR.... :heart: :heart:

 

Acabei d falar lá em cima....limpasso com 2,8....hoje -0,5 / 17,5

Link to comment
Share on other sites

Carlão...2,4ºC...agora.....22:04

 

Abrindo essa diferença hoje....

 

A estação mais fria MORA no SUDESTE.

 

Vem garota....quero ver duas negativas seguidas.

 

Beijos PNI....meu amor.... :heart: :heart:

Pra kem odeia frio,

amor exagerado...

Mas td bem...

Não vejo problema algum!

 

Contando as gotinhas do avatar...

178...179...zzzZzZZzz...174...ops..

 

Boa noite, Mister!

Link to comment
Share on other sites

Embora já alta temperatura, a sensação é trelativizada pela secura do ar. No verão, o ar fica pegajoso, grudento devido à umidade. Para mim, a sensação do calor do verão, e daqui há um mês (com maior insolação e maior umidade) são infinitamente piores!!!

Em termos de sensação térmica você está certo.

 

Mas eu falei mais por causa do pó, a poluição que aumenta, aquela névoa seca que dura dias.

Coitados de quem tem rinite, alergias... idosos...

Os pronto-socorros ficam lotados de crianças muito novas fazendo inalação...

 

Num verão normal, apesar do calor úmido, depois de um temporal de fim de tarde as noites ficam amenas.

Quase não temos episódios de má qualidade do ar...

Além de uma boa ZCAS, que já foi mais frequente no passado, geralmente em janeiro/fevereiro.

Aliás, outra coisa que mudou no clima do leste paulista: as ZCAS eram mais frequentes e duradouras.

Link to comment
Share on other sites

O ETA 15 dá chuva para POA no início do domingo, porém oeuropeu e o GFS atrasam a chuva: o primeiro dá chuva para cá só a partir do final do domingo e o segundo só na tarde de 2ª-feira. Pior que teremos um bloqueio sobre o Uruguai: o europeu segura a frente nesse país até o meio do domingo, e o ETA segura na divisa com o RS até o início de domingo, quando a frente extrapola para o Brasil. Pelo visto o calor se prolongará e ficará MAIS intenso.

 

Agora tenho 20,3° com 76%. Muito agradável. Céu limpo.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

..... Pelo visto o calor se prolongará e ficará MAIS intenso.

 

Agora tenho 20,3° com 76%. Muito agradável. Céu limpo.

Realmente agradável...

 

No acompanhamento aem nãos rodadas me lembra agosto de 2012....calma povo....é pelo atraso do gfs.

 

Para quemm di não lembra...devido a distãncia.

 

EM agosto/2012...O GFS mostrava uma erupção de ar frio.....e a cada rodada...ele atrasava um dia...e foi...foi...foi...que passou um mes.

 

setembro de 2013....o louco do gfs......ou aquele toque de classe d europeu.

 

Povo do sudeste....quiçá uma rebarbinha pra nóis..opsss....pro cêis

Link to comment
Share on other sites

Odeio o clima em SP nesses dias de frio de manhã e madrugada e calor o resto do dia. Cria um intenso desconforto térmico dentro de casa. Tive que ligar o ventilador sendo que lá fora já está agradável em toda a cidade.

 

Aldo, acho que as ZCAS estão sendo substituídas pelos temporais de verão, não? A cada ano temos menos dias de céu fechado e chuvoso...

Link to comment
Share on other sites

Céu claro neste início de manhã em boa parte do centro-sul do país.

As menores temperaturas registradas durante a madrugada ocorreram nas regiões serranas de Minas, SP, RJ, SC e Paraná.

Serra catarinense, 4°C.

Na PWS do William, 3°C.

Todo o oeste do centro-sul apresentou temperaturas elevadas.

 

Em Piraquara, nevoeiros se formaram no início da manhã em áreas de baixada.

Temperatura mínima desceu à 9,3°C (minha estação)

Na baixada, 6,7°C (06h30)

Imagem: Amanhecer de hj, na área rural do município.

5a4e8951a62fa_2013-09-1006_41_59.jpg.22a580452e4988705bf63319dc67127f.jpg

Link to comment
Share on other sites

Céu claro neste início de manhã em boa parte do centro-sul do país.

As menores temperaturas registradas durante a madrugada ocorreram nas regiões serranas de Minas, SP, RJ, SC e Paraná.

Serra catarinense, 4°C.

Na PWS do William, 3°C.

Todo o oeste do centro-sul apresentou temperaturas elevadas.

 

Em Piraquara, nevoeiros se formaram no início da manhã em áreas de baixada.

Temperatura mínima desceu à 9,3°C (minha estação)

Na baixada, 6,7°C (06h30)

Imagem: Amanhecer de hj, na área rural do município.

 

Grande, Carlos..bela foto! Na verdade a mínima da serra Catarinense, até o momento, ficou em 5,5ºC em Urupema...

 

Aqui pela serra Dona Francisca tivemos a segunda mínima do estado de SC: 6,0ºC. A amplitude de hoje por lá tem tudo para ser enorme, haja vista que por lá o céu está azul e aqui, forte nevoeiro marítimo se faz presente.

 

Vejam:

 

BTy5mCiCUAA2d0r.jpg:large

 

Fonte:Simepar

Link to comment
Share on other sites

Até as 07:00AM:

 

-1,0 - Pq do Itatiaia RJ (PWS)

3,3 - Maria da é MG (PWS)

4,1 - Campo do Jordão (Vl Inglesa)

5,5 - Nova Friburgo RJ (Inmet)

6,0 - Poços de Caldas MG (Aero)

6,6 - Caldas MG (Inmet)

6,7 - Monte Verde MG (Inmet)

6,8 - Barra do Turvo SP (Inmet)

7,5 - Maria da Fé MG (Inmet)

7,6 - Campos do Jordão SP (Inmet)

8,5 - Pico do Couto RJ (Inmet)

8,7 - São Paulo (Parelheiros CGE)

9,0 - Tatuí SP (Ciiagro)

9,4 - São Luiz do Paraitinga SP (Inmet)

9,5 - Florestal MG (Inmet)

11,4 - Riacho Grande (SBC PWS)

 

5,7 - Urupema SC (Ciram)

6,0 - Joinville SC (D Francisca - PWS)

6,7 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

6,8 - São José dos Ausentes RS (Corede)

7,3 - São Joaquim SC (St Isabel- Ciram)

7,8 - Campo Alegre SC (Ciram)

7,8 - Itaiópolis SC (Ciram)

8,6- Água Doce SC (PWS)

8,8 - Canela (Castelinho - PWS)

10,9 - São Joaquim SC (Despraiado - Ciram)

11,2 - Morro da Igreja SC (Inmet)

13,4 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

13,4 - São Joaquim SC (Chapada Bonita - Ciram)

14,0 - São Joaquim SC (Aut-Inmet)

14,5 - São Joaquim SC (Bentinho-Ciram)

14,6 - São Joaquim SC (Boava - Ciram)

16,1 - Canela RS (Inmet)

16,8 - Gramado RS (PWS)

18,7 - Soledade RS (Inmet)

18,8 - Bagé RS (Inmet)

19,0 - Santa Maria RS (Inmet)]

20,8 - São Luiz Gonzaga RS (Inmet)

 

Link to comment
Share on other sites

Até as 07:00AM:

 

-1,0 - Pq do Itatiaia RJ (PWS)

3,3 - Maria da é MG (PWS)

4,1 - Campo do Jordão (Vl Inglesa)

 

Vai ter alguem que vai sujar suas vestimentas hoje cedo... as 3 menores mínimas do Brasil distribuidas em 3 estados do Sudeste: RJ, SP e MG. E uma baita negativa!!!! PNI é do CAR$%¨$&$&&$#&$#&!!!! Arrebentando com um monte de pré-conceitos formados, do tipo, se estiver calor em SP, lá em cima a noite não será muito fria....kkkkkk :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Apesar de já estar fazendo calor à tarde, as temperaturas não são nada demais por

enquanto. Bem típicas para a época. Além disso, as mínimas continuam baixas. Percebo

claramente essa transição que o Caco tanto fala, e em algumas semanas é o calor que

já estará predominando. Infelizmente eu pouco senti frio neste ano, salvo alguns dias,

porém nada comparado com minha viagem ao RS ano passado. Acontece que esta

mínima absoluta de 08,3C na minha estação, foi realmente muito decepcionante.

 

abraços!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.