Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Maio 2013


Recommended Posts

Duas curiosidades:

 

1) A umidade bateu 3% no Morro da Igreja de madrugada!!! :shok: :shok: :shok:

 

2) A mínima (isso mesmo: MÍNIMA) em Mostardas ficou em ridículos 10,0°!! Essa é para eu NUNCA MAIS reclamar da minha mínima!! :mosking:

 

Aqui 15,7° e 63%;

 

Como é que os militares do MI aguentam esta secura absurda que às vezes faz por lá? Haja saúde! Isso

sem falar nos dias com ventinho de 100km/h... :mosking:

 

E esta mínima em Mostardas mostra que esta cidade deve ser a que registra as maiores mínimas do RS.

Sua mínima absoluta deve ser alta, raramente deve chegar a 0C (se é que já chegou a isso).

Link to comment
Share on other sites

As máximas não serão sub-20 porque ocorreram no início do "dia meteorológico".

 

Mirante (Aut.): teve 20,1°C (0h UTC), durante o dia não passou de 17,1°C (Mínima de 14,7°C na convencional)

IAG: teve 17,4°C por volta de 0h (Brasília) e 19,5°C (0h UTC). Durante o dia não passou de 16,2°C, mínima de 13,9°C.

 

É isso que não concordo. Na minha estação eu não uso esse "dia meteorológico". Programei ela para

ter o horário de Brasília. Ou seja, minhas máximas, se ocorreram à noite, ocorrerão às 00:01, e não

às 21h do dia anterior. Minhas mínimas, se ocorreram à noite, acontecerão às 23:59, e não às 20:59

conforme o modelo do INMET. Isso gera uma pequena anomalia quando vou comparar dados com o

INMET, mas dá pra levar numa boa.

Link to comment
Share on other sites

Já era prevista essa MP? Só achei que uma nova iria chegar entre 24/25 como previsto. :russian:

 

 

Sim, já era previsto. Mas a tendência é que FRIO DE CONGELAR VENHA NO DIA 25/MAIO. A partir de 3ª feira é o aperitivo.

 

Será que chegaremos a ter algo parecido com o que aconteceu no final de Maio de 1979 ????

 

Estava pesquisando e aqui no Vale, naqueles dias, as mínimas ficaram entre 0 e 1°C com geada.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos!!!

Tenho acompanhado este fórum a um certo tempo pois sou apaixonado por frio, neve, geada, e todas as suas

demais variantesss... :good2:

Moro em Galópolis, um bairro (ou distrito...) de Caxias do Sul e estou a apenas 2 semanas aqui e me disseram q aqui era uns dois graus mais quentes que o centro de Caxias mas não é o q estou percebendo...

Claro q aqui estou em uma baita baixada... Praticamente um "buraco" (no bom sentido ) e estou a mais ou menos 650m de altitude... Por isso me disseram q no verão é bastante quente mas no inverno deverei experimentar temperaturas um tanto baixas (assim espero... :ok: )

Tive nesta manhã, aproximadamente 6:45h um registro bastante baixo... Meu termometro marcou em seu mercúrio -0,9C e agora estou com 11C... Ontem a máxima não passou dos 10C...

Espero boas surpresas por aqui... :ok:

Abraço a todos...

Obs: ancioso pelo dia 25/05 em diante... Não precisa nem dizer porque né?! :prankster:

Link to comment
Share on other sites

Duas curiosidades:

 

1) A umidade bateu 3% no Morro da Igreja de madrugada!!! :shok: :shok: :shok:

 

2) A mínima (isso mesmo: MÍNIMA) em Mostardas ficou em ridículos 10,0°!! Essa é para eu NUNCA MAIS reclamar da minha mínima!! :mosking:

 

Aqui 15,7° e 63%;

 

Como é que os militares do MI aguentam esta secura absurda que às vezes faz por lá? Haja saúde! Isso

sem falar nos dias com ventinho de 100km/h... :mosking:

 

E esta mínima em Mostardas mostra que esta cidade deve ser a que registra as maiores mínimas do RS.

Sua mínima absoluta deve ser alta, raramente deve chegar a 0C (se é que já chegou a isso).

 

Cidade que fica entre a Lagoa dos Patos e o mar. Cercada de água por todos os lados com fina camada de terra! É a amenização pra qualquer coisa, seja pra frio, seja pra calor!

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos!!!

Tenho acompanhado este fórum a um certo tempo pois sou apaixonado por frio, neve, geada, e todas as suas

demais variantesss... :good2:

Moro em Galópolis, um bairro (ou distrito...) de Caxias do Sul e estou a apenas 2 semanas aqui e me disseram q aqui era uns dois graus mais quentes que o centro de Caxias mas não é o q estou percebendo...

Claro q aqui estou em uma baita baixada... Praticamente um "buraco" (no bom sentido ) e estou a mais ou menos 650m de altitude... Por isso me disseram q no verão é bastante quente mas no inverno deverei experimentar temperaturas um tanto baixas (assim espero... :ok: )

Tive nesta manhã, aproximadamente 6:45h um registro bastante baixo... Meu termometro marcou em seu mercúrio -0,9C e agora estou com 11C... Ontem a máxima não passou dos 10C...

Espero boas surpresas por aqui... :ok:

Abraço a todos...

Obs: ancioso pelo dia 25/05 em diante... Não precisa nem dizer porque né?! :prankster:

 

Seja muito bem vindo, Tassio. Eu também moro em Caxias, mas no Centro.

É o seguinte: - como Galópolis é uma baixada, os dias de verão devem ser mais abafados do que em Caxias do Sul, porém, as mínimas em noites de irradiação tendem a ser menores também

por causa do escoamento do ar frio.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos!!!

Tenho acompanhado este fórum a um certo tempo pois sou apaixonado por frio, neve, geada, e todas as suas

demais variantesss... :good2:

Moro em Galópolis, um bairro (ou distrito...) de Caxias do Sul e estou a apenas 2 semanas aqui e me disseram q aqui era uns dois graus mais quentes que o centro de Caxias mas não é o q estou percebendo...

Claro q aqui estou em uma baita baixada... Praticamente um "buraco" (no bom sentido ) e estou a mais ou menos 650m de altitude... Por isso me disseram q no verão é bastante quente mas no inverno deverei experimentar temperaturas um tanto baixas (assim espero... :ok: )

Tive nesta manhã, aproximadamente 6:45h um registro bastante baixo... Meu termometro marcou em seu mercúrio -0,9C e agora estou com 11C... Ontem a máxima não passou dos 10C...

Espero boas surpresas por aqui... :ok:

Abraço a todos...

Obs: ancioso pelo dia 25/05 em diante... Não precisa nem dizer porque né?! :prankster:

 

Seja muito bem vindo, Tassio. Eu também moro em Caxias, mas no Centro.

É o seguinte: - como Galópolis é uma baixada, os dias de verão devem ser mais abafados do que em Caxias do Sul, porém, as mínimas em noites de irradiação tendem a ser menores também

por causa do escoamento do ar frio.

Muito obrigado Michel...

Sim sim , foi o q eu imaginei... Morar em baixadas tem suas vantagens... Pelo menos no inverno... :mosking:

E a temperatura despencou aqui...

Agora já fazem 8,5C

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Acordei às 7:30 pra ver o cenário hoje

 

A geada cobriu a cidade, tudo branquinho, lindo de ver, daí olho pro gramado da minha casa e tá verde. Tenho certeza que não tinha geada ou se tinha foi fraquinha na grama da minha casa enquanto nas outras dava pra perceber claramente que foi mais forte, é uma conspiração do clima contra minha pessoa?

Link to comment
Share on other sites

Fiquei bem decepcionado ao ver essas projeções do ENSEMBLE.

O frio em altitude será relativamente abrangente, mas POSITIVO entre 3ºC

e 5ºC no centro - sul ficando a linha de zero grau na distante Patagônia!

Pelo frenesi que estavam fazendo em torno dessas projeções eu esperava muito mais.

Vai ser uma MP interessante, mas por essas projeções, muito longe de ser histórica.

Link to comment
Share on other sites

E esta mínima em Mostardas mostra que esta cidade deve ser a que registra as maiores mínimas do RS.

Sua mínima absoluta deve ser alta, raramente deve chegar a 0C (se é que já chegou a isso).

 

Cidade que fica entre a Lagoa dos Patos e o mar. Cercada de água por todos os lados com fina camada de terra! É a amenização pra qualquer coisa, seja pra frio, seja pra calor!

O menor valor que vi para Mostardas até hoje é 4,X° em julho de 2009.

 

Pelo histórico do RS, penso que um possível 0° na região tenha sido na nevada generalizada de julho de 1879. Na ocasião acumulou 20 cm no entorno da Laguna dos Patos, e os morros de POA ficaram 4 dias com neve acumulado!! Foi na mesma ocasião que acumulou 80 cm em Vacaria.

 

Torales, Mostardas é boa de calor. Já bateu 38° lá MESMO com o vento quente soprando de NO.

 

Agora faz 13,8° com 70% e vento parando, além de poucos cirrus. Estamos em queda!

 

Abraços de Mostardas!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hoje bem ameno e fresco no Rio, com a presença de chuva em boa parte do dia. Algumas máximas:

 

Pedra Bonita: 19°C

Alto da Boa Vista: 21°C

Guaratiba: 23°C

Santos Dumont: 23°C

Forte Copacabana: 23°C

Vila Militar: 24°C

São Cristovão: 25°C

Galeão: 25°C

 

Agora faz 20°C no Galeão.

Link to comment
Share on other sites

Ola.

Amanheci hoje com 19.9C e tempo bem fechado e chão molhado pelos chuviscos da madrugada!

A chuva ~pulou~ o sul do Estado, não deve ter acumulado nem 1mm. A máxima foi de 23.6C e a minima do dia esta acontecendo agora, 18.6C!

Uma porcaria essa FF, não resolveu nada, nem frio e nem chuva... :sad:

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Saudações Bazianos!

 

Hoje fiz uma trilha que há tempos queria fazer: fui até dentro da Pedra Furada. Cheguei na região do Morro da Igreja por volta das 11h. A temperatura era bem agradável. Caminhamos por cinco horas, sempre com temperatura agradável. Quase nada de vento. Faltou frio. Moradores de uma propriedade que fica na descida da estrada do MI (a 1200mts) disseram-me que a geada foi forte, permitindo raspar com a mão.

 

Depois disponibilizo aqui um link com fotos do precipício que fica entre o MI e a Pedra Furada. Não sei exatamente qual a dinâmica de escoamento do ar frio, mas ele deve bater no MI e descer para dentro do vale. No fundo, só vegetação. Deve ser um lugar grosseiramente frio, além de espetacularmente belo.

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Saudações Bazianos!

 

Hoje fiz uma trilha que há tempos queria fazer: fui até dentro da Pedra Furada. Cheguei na região do Morro da Igreja por volta das 11h. A temperatura era bem agradável. Caminhamos por cinco horas, sempre com temperatura agradável. Quase nada de vento. Faltou frio. Moradores de uma propriedade que fica na descida da estrada do MI (a 1200mts) disseram-me que a geada foi forte, permitindo raspar com a mão.

 

Depois disponibilizo aqui um link com fotos do precipício que fica entre o MI e a Pedra Furada. Não sei exatamente qual a dinâmica de escoamento do ar frio, mas ele deve bater no MI e descer para dentro do vale. No fundo, só vegetação. Deve ser um lugar grosseiramente frio, além de espetacularmente belo.

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Caracolis Mioto! Conhece cada palmo do PARNA SJ como ninguém!

 

Sei bem do local que estás falando, quase um canyon, com um belo paredão de rocha. Belíssimo!

 

Parabéns por mais esta aventura, um dia vou acompanhá-lo!

Link to comment
Share on other sites

As duas areas de baixa pressão no Atlântico e no Pacifico devem empurrar um frio extremo a partir do dia 25 tomara que tanhamos umidade junto.

aqui em Caxias o dia começou frio, mas com 13 graus eu ja tava de camisa no sol é uma beleza.

Fui olhar e vc pegou na mosca,será uma cacetada polar esprimida e explosiva vindo na direção do sul do BR...

Link to comment
Share on other sites

Legal, Tássio! Temos um baziano do bairro mais sinistro de Caxias do Sul!! Um buraco de 500 metros de altitude que deve ter no máximo 5 horas de sol no inverno! Vc poderia dizer para a gente que horas o sol nasce e se põe aí! Imagino que agora no inverno fica entre 9:30 hrs e 14:30 hrs!

 

Pelo visto a estação de Canela INMET está regularizada, pois fez 0,0C e a estação não saiu do ar. Em Gramado Alphaville ficou em +0,9C.

Link to comment
Share on other sites

Legal, Tássio! Temos um baziano do bairro mais sinistro de Caxias do Sul!! Um buraco de 500 metros de altitude que deve ter no máximo 5 horas de sol no inverno! Vc poderia dizer para a gente que horas o sol nasce e se põe aí! Imagino que agora no inverno fica entre 9:30 hrs e 14:30 hrs!

 

Pelo visto a estação de Canela INMET está regularizada, pois fez 0,0C e a estação não saiu do ar. Em Gramado Alphaville ficou em +0,9C.

Dessa eu não sabia se o Tassio confirmar vou achar chocante e belo , seja muito bem vindo Tassio , em Maria da fé 9,5C

Link to comment
Share on other sites

Legal, Tássio! Temos um baziano do bairro mais sinistro de Caxias do Sul!! Um buraco de 500 metros de altitude que deve ter no máximo 5 horas de sol no inverno! Vc poderia dizer para a gente que horas o sol nasce e se põe aí! Imagino que agora no inverno fica entre 9:30 hrs e 14:30 hrs!

 

Pelo visto a estação de Canela INMET está regularizada, pois fez 0,0C e a estação não saiu do ar. Em Gramado Alphaville ficou em +0,9C.

E ai Bruno...

Aqui é uma baita baixada cercada de morros razoavelmente altos e cobertos por florestas...

Como sou apaixonado por frio escolhi o lugar certo pra morar (pelo menos em relação ao inverno... Rsrs)...

Olha como onde moro a rua encontra-se no sopé do morro e minha casa em especial está bem na encosta só vejo o sol por volta de 8:30h porém às 13:30h não há mais nem sinal luz solar em minha rua... A partir dai com intensas massas polares a temperatura desaba...

No geral em galopolis acredito q ele nasça por volta de 8:00h e se ponha por volta de 16:00 h mas tudo depende da posição em que se está localizado... Onde estou é bem frio e com pouca luz...

As vezes parece até q estou naqueles países escandinávos... Rsrsr :good2:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.