Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Maio 2013


Recommended Posts

Chuva em Taubaté! Mas, o que é chuva mesmo??? Esqueci já... :lol:

 

Tomara que essa coisa chamada "chuva" venha pra cá também...deve ser coisa boa :lol:

Imagine Brasília na histórica seca de 1963... (Seção curiosidades...)

 

A estação do INMET na capital federal ficou sem registrar chuva de 06/05 até 15/10/1963. 162 dias!! :shok:

 

Belo Horizonte em 1963 foi assim:

Jan -- 61,3 mm

Fev - 209,7 mm

Mar --- 7,0 mm

Abr --- 6,0 mm

Mai --- 0,0 mm

Jun --- 0,0 mm

Jul ---- 0,0 mm

Ago --- 0,6 mm

Set --- 0,0 mm

Out -- 36,0 mm

Nov -- 89,8 mm

Dez -- 86,6 mm

Total de 1963: 497,0 mm

 

 

Outros totais de 1963:

 

Sete Lagoas-MG: 463,9 mm

Ibirité-MG: 516,3 mm

Patos de Minas-MG: 585,5 mm (158 dias sem chuva: de 18/04 a 23/09/63)

Franca-SP: 845,3 mm

São Carlos-SP: 882,9 mm

Sampa (Mirante): 894,9 mm

Sampa (IAG): 866,4 mm

Link to comment
Share on other sites

OS 10 MENORES REGISTROS SE'S DO ESTADO CATARINENSE ÀS 19:15 (16/05/2013):

 

Bom Jardim da Serra-cascata (Planalto Sul):4,8ºC;

São Joaquim-subestação (Planalto Sul):6,1ºC;

Ponte Serrada (Meio-Oeste):7,4ºC;

Vargem Bonita (Meio Oeste):7,9ºC;

Caçador-Castelhano (Meio Oeste):8,8ºC;

São Lourenço do Oeste (Oeste):8,8ºC;

Lages-Área industrial (Planalto Sul): 9,4ºC;

Campos Novos (Meio Oeste): 9,4ºC;

Tangará (Meio Oeste):9,5ºC;

São José do Cerrito-Boa parada (Planalto Sul): 9,8ºC;

 

 

O MAIOR REGISTROS SE'S DO ESTADO CATARINENSE ÀS 19:15 (16/05/2013):

 

Florianópolis- Trindade (litoral): 20,3ºC;

Link to comment
Share on other sites

Alguma chance de qualquer precipitação de neve? Há uns dias tinha uma previsão indicando algo, parece.

 

Acho que é 0%. As serras do RS est~~ao com céu claro e ar mais seco devido ao ar polar. O Sul de SC, Urupema de 11ºC!

 

Na verdade Urupema tem 5ºC agora..a estação do Caio parou de reportar dados faz mais de 2 horas. Na do Ciram fazia 5,4 as 19:00...

Link to comment
Share on other sites

Dando uma olhada no radar de São Roque, percebe-se chuva forte em Juquitiba, que fica no sudoeste da RMSP e também na baixada santista.

Dessa forma, as esperanças de que possa chover aqui na Capital SP aumentam bastante :D

Houve alguma chuva muito localizada na zona leste de Sampa entre 16h30 e 17h.

A estação do CGE-São Miguel Paulista registrou 3 mm.

Mas foi coisa muito isolada mesmo.

 

 

E.T. Parece que essa onda de frio é tiro rápido mesmo no sul. Confere?

Link to comment
Share on other sites

Dando uma olhada no radar de São Roque, percebe-se chuva forte em Juquitiba, que fica no sudoeste da RMSP e também na baixada santista.

Dessa forma, as esperanças de que possa chover aqui na Capital SP aumentam bastante :D

Houve alguma chuva muito localizada na zona leste de Sampa entre 16h30 e 17h.

A estação do CGE-São Miguel Paulista registrou 3 mm.

Mas foi coisa muito isolada mesmo.

 

 

E.T. Parece que essa onda de frio é tiro rápido mesmo no sul. Confere?

 

Ao que tudo indica sim, Aldo. Ela rapidamente deve se deslocar para o mar.

Link to comment
Share on other sites

Fonte: Metsul Meteorologia

 

"Prepare-se ! Mínimas já foram negativas e noite será ainda mais fria !

 

...A tarde de hoje foi a mais fria do ano até agora no ano. Apesar do sol forte, municípios dos Campos de Cima da Serra tiveram máximas na casa de 10ºC. Em Porto Alegre, a máxima na estação da Lomba do Pinheiro foi de apenas 14,8ºC. Bagé teve máxima de 12,9ºC e Canguçu apenas 10,6ºC.

Prepare-se !

A temperatura despencará neste entardecer e já no começo da noite de hoje começará a formação de geada na Serra. A tarde fria precede uma madrugada gélida e que vai ser a mais fria até agora em 2013 na maioria dos municípios com mínimas perto de 0ºC na maior parte do Estado e negativas em vários pontos, como da fronteira com o Uruguai, Campanha, Serra, Aparados da Serra, e em baixadas do Planalto Médio, Centro-Serra, Serra do Botucaraí, Alto Jacuí, Alto Uruguai e Noroeste.

Porto Alegre deverá ter mínimas de 2ºC a 4ºC nos pontos mais frios, e na área metropolitana pode fazer mesmo 1ºC.

Espera-se geada em quase todos municípios, em alguns mais ampla e em outros mais localizada, devendo gear até em alguns bairros de Porto Alegre. O sol, de novo, predominar nesta sexta, e assim como esfria mais na madrugada aquecerá mais de dia com tarde menos fria com máximas perto de 20ºC na Capital."

 

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/286/Preparem-se_!_M%C3%ADnimas_já_foram_negativa_e_noite_será_ainda_mais_fria

Link to comment
Share on other sites

Essa madrugada vai ser muito louca! Acompanhando as mínimas expressivas no RS e SC e a queda brusca de temperatura aqui em Sampa. Amanhã a máxima prevista para São Paulo é de apenas 16ºC. Será um dia cinzento e frio, com certeza, porém a mínima não será grande coisa.

 

VOCÊS JÁ SE DERAM CONTA O QUE NOS RESERVA LÁ PARA O DIA 25/MAIO? MP POLAR MONSTRO PARA ÉPOCA! ANIMAL!

Link to comment
Share on other sites

Essa madrugada vai ser muito louca! Acompanhando as mínimas expressivas no RS e SC e a queda brusca de temperatura aqui em Sampa. Amanhã a máxima prevista para São Paulo é de apenas 16ºC. Será um dia cinzento e frio, com certeza, porém a mínima não será grande coisa.

 

VOCÊS JÁ SE DERAM CONTA O QUE NOS RESERVA LÁ PARA O DIA 25/MAIO? MP POLAR MONSTRO PARA ÉPOCA! ANIMAL!

Link to comment
Share on other sites

Temperatura começa a cair mais agora no Norte de SC. Joinvile em 1h caiu de 18ºC para 16ºC. Bom sinal. Mas, frio mesmo está o RS. Uma geladeira! E com sol! Adoro esta combinação: sol e frio. Estou curioso para saber como foi o tempo hoje no sul de SC. No Norte de SC e Curitiba não fez frio até agora e estão com tempo nublado, como aqui em Sampa, embora obviamente as duas tenham tido máximas mais baixas. Mas era bem isso. Nesta MP, quem ditaria a regra era a latitude. Desde 5ª feira passada estava falando nisso. Estou na esperança de uma tarde nublada e fria amanhã e só, além de um sábado friozinho. No momento, nublado e 22ºC na Granja Viana. Temperatura em queda. Estou acompanhando para ver quando se dará a grande virada de temperatura aqui em Sampa.

Posso te garantir que está no mínimo interessante!

Aqui em Santa Rosa do Sul (sul catarinense) ventou muito pela manhã e também à tarde, o que aumentou a sensação de frio. Nesse momento não temos vento, tempo tá seco. Segundo inmet e tempo agora, suas estações de Torres e Araranguá (S.R. do Sul fica entre esses dois municípios) apontam temp. entre 10 e 12! Essa noite promete!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada to intrigado com o MBAR ele coloca nebulosidade média e alta sobre o RS nas próximas horas, especialmente noite/madrugada/amanhecer.Já vi nuvens médias provocando precipitações...O que pode dar isto???? :mail: :russian: :russian: :russian: :declare: :declare: :declare:

 

Tem de verificar qual a temperatura em 850Hpa o MBAR está para o período em que coloca essa nebulosidade.

Pelos modelos do GFS não haveria frio em altitude o suficiente, pois a linha de zero grau em 850Hpa não subiria além do

Uruguai e do Sudeste do Rio Grande do Sul, havendo um acentuado gradiente térmico nesta camada atmosférica,

já que o norte do Estado ficaria sob a linha de a 5ºC.

Trocando em miúdos, não haveria frio o suficiente para cair neve, de que tipo e intensidade fosse, quando muito uma

chuvinha parcialmente congelada, caso houvesse precipitação e a temperatura aqui em superfície estivesse MUITO baixa.

Provavelmente, na presente incursão polar, o máximo que a nebulosidade fará é estancar as nossas mínimas; o lado bom

é que não ressecará demais a nossa atmosfera; indício de menor probabilidade dos famijerados bloqueios nas próximas semanas

aqui sobre o Sul.

Link to comment
Share on other sites

Twitter:

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 31 m

Já temos geada sobre o carro na Climaterra, agora está 3,0°C, 3,8°C Cruzeiro e -0,4°C no Vale da Neve/S.Joaquim/Prefeitura.

 

 

Ronaldo, quem está fazendo a leitura no fundo do Vale da Neve? Mora alguém por lá ou tem que sempre descer lá do topo para verificar o termômetro?

 

A estação Urupema-BAZ voltou e já está 0,9oC. Perdendo para o Vale da Neve.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Infelizmente será um frio anti-democrático. A latitude quem ditará as regras. Quanto mais ao Sul, mais frio. O ar frio não terá força suficiente para avançar muito ao Norte devido ao bloqueio atmosférico que está sendo já formado no Brasil Central. Para o centro-Sul do RS, uma MP bem forte. Para o Norte do RS e Sul de SC, uma MP forte. Norte de SC e PR, MP apenas razoável (menos intensa que esta de agora). Sudeste de SP (incluindo Capital), MP bem meia boca. Acho que esta MP sequer atinge interior de SP, Mantiqueira. Mas ainda tem chão até lá. Tomara que a tendência mude, embora não tenha muita esperança.

 

 

Fiz essa previsão na 5ª feira passada a noite (09/mAio), e conforme previa, a tendência se manteve, infelizmente.

 

Chamo a atenção para uma tendência para um frio democrático para uma DATA CHAVE: 26/MAIO. Tem chão até lá, mas já sinaliza uma tendência.

 

A NOVA DATA CHAVE É 25/MAIO. MP FORTÍSSIMA!

Link to comment
Share on other sites

Pode ser então que a atual MP, embora nada democrática, possa ajudar a

abrir a "porteira" para a próxima! Mesmo morando no RS, eu sempre torço para

que o ar frio consiga chegar forte ao centro-sul do País, pois a neve quase sempre

caiu direito por aqui, nas incursões em que o frio era um pouco mais abrangente.

Além disso, sempre torço pelo frio de Curitiba, embora não more mais lá.

Link to comment
Share on other sites

Pode ser então que a atual MP, embora nada democrática, possa ajudar a

abrir a "porteira" para a próxima! Mesmo morando no RS, eu sempre torço para

que o ar frio consiga chegar forte ao centro-sul do País, pois a neve quase sempre

caiu direito por aqui, nas incursões em que o frio era um pouco mais abrangente.

Além disso, sempre torço pelo frio de Curitiba, embora não more mais lá.

 

Torça mesmo pelo frio em Curitiba...com frio lá o frio é garantido por aqui e na serra Dona Francisca...

Link to comment
Share on other sites

Máxima de cerca de 9ºC essa tarde em Caxias do Sul, com sol.

A estação do ANSELMI (722 m de altitude), na vizinha Faroupilha, marca agora 4ºC (não é baixada),

e a Vicentina (numa baixada), marca 0ºC no momento.

Creio estar em torno de 5ºC aqui no centro de Caxias do Sul, no momento.

Em Gramado - Alphaville, registra-se 4,3ºC no momento (750m de altitude), ao passo que em Canela,

no "Castelinho" (Região das Ortências), baixada a 695m de altitude, registra-se também 0ºC.

Mesmo assim, as marcas baixas em estações que não ficam nas baixadas impressionam-me muito mais.

Link to comment
Share on other sites

Máxima de cerca de 9ºC essa tarde em Caxias do Sul, com sol.

A estação do ANSELMI (722 m de altitude), na vizinha Faroupilha, marca agora 4ºC (não é baixada),

e a Vicentina (numa baixada), marca 0ºC no momento.

Creio estar em torno de 5ºC aqui no centro de Caxias do Sul, no momento.

Em Gramado - Alphaville, registra-se 4,3ºC no momento (750m de altitude), ao passo que em Canela,

no "Castelinho" (Região das Ortências), baixada a 695m de altitude, registra-se também 0ºC.

Mesmo assim, as marcas baixas em estações que não ficam nas baixadas impressionam-me muito mais.

Michel, a temperatura do centro de Caxias é praticamente, em 99% das vezes, a mesma da estação da Anselmi de Farroupilha. Posso lhe garantir pois vivo indo e vindo entre as duas cidades. A máxima da estação da Anselmi foi de 8,9°C

Link to comment
Share on other sites

Estou confiando na sua previsão heim Caco, vou marcar esse dia 25 aí como data-chave!

 

Tanto europeu quanto GFS realmente indicam uma potente erupção neste período citado. Mas ainda

temos 9 dias até lá. Por hora, vamos acompanhar o frio no Sul e curtir o tempo ameno que se fará

presente em nossas cidades nos próximos dias.

 

Muito interessantes os dados da seca de 1963, Aldo!

Link to comment
Share on other sites

Pode ser então que a atual MP, embora nada democrática, possa ajudar a

abrir a "porteira" para a próxima! Mesmo morando no RS, eu sempre torço para

que o ar frio consiga chegar forte ao centro-sul do País, pois a neve quase sempre

caiu direito por aqui, nas incursões em que o frio era um pouco mais abrangente.

Além disso, sempre torço pelo frio de Curitiba, embora não more mais lá.

 

E é exatamente isso que vai acontecer. No meio da semana que vem vai dar uma esfriada no Sudeste. É o tempero para o que vai vir no outro final de semana (25/Maio). É o que está mostrando na tendência dos modelos. Diria que o inverno climático em São Paulo inicia amanhã.

 

Aliá, estou achando muito interessante a dinâmica deste 2013. Seguem os dados de São Paulo nestes períodos de transição:

 

02/Março-13/Março (últimos 12 dias do verão climático)

 

20,3ºC/30,7ºC Média 25,5ºC

 

14/Março-13/Abril (Transição Verão-Outono. Neste ano mais para outono)

 

18,1ºC/25,3ºC Média 21,7ºC

 

14/Abril-16/Maio

 

14,8ºC/25,1ºC Média 19,9ºC - Já considerado Subtropical

Link to comment
Share on other sites

Vocês devem estar achando que sou maluco (eu tenho certeza).

Por que digo isso?

Semana passada disse em letra grandes que Santa Rosa do Sul tinha uma Davis, mas até hoje nada! O que eu quero dizer que mantenho isso, ela já está lá instalada no campo, faltava o computador para receber os dados e compartilhá-los, agora temos também. Amanhã será instalado no local definitivo o PC para tal.

Não garanto que teremos dados amanhã, que é uma pena, podíamos estar usufruindo dos seus dados nesse momento, já que essa noite está maravilhosa! Parece que dia 25 tem mais, então, tá valendo...

O extremo sul catarinense tem potencial para surpreender, só faltava a Davis.

Assim que estiver tudo ok mandarei o link para que possam acessar.

Link to comment
Share on other sites

Grosso ar frio está do centro-sul de SC para baixo. Vejam:

 

POA 10ºC

 

Joinville 15ºC

 

Água Doce 7ºC

 

Castelinho e Urupema 0ºC

 

Não sei quanto à Curitiba. Mas mais ao Norte de Curitiba, aqui na Granja Viana, modestos 19,2ºC, mas em queda progressiva e lenta (a máxima foi de 25,9º por aqui). Mas a máxima prevista para manhã é de 16ºC apenas.

 

Monitorando em real time!

 

O Coutinho disse que fari de -7ºC/-9ºC nas serras de SC no amanhecer de amanhã. Eu apostei entre -1/-3ºC. Coutinho vai chegar mais próximo!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.