Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Maio 2013


Recommended Posts

Como era esperado, o sul do RS teve as menores mínimas do Brasil hoje. Isso é comum

com massas de ar frio bloqueadas. E o GFS segue indicando para amanhã uma tarde sub-20

no "sudeste da região Sudeste" (coloquei entre aspas porque fica estranho falar assim, rs).

 

 

MAXIMAS amanha Renan , aqui a janela da chuva ja se abre ao meio dia de hoje ,

 

 

QGTOCu1.png

Link to comment
Share on other sites

Como já deve ter sido mencionado, ontem o Paraná teve um dia de grande contraste tempo/temperatura. Chuvas constantes e em certos momentos, torrenciais atingiram as regiões oeste, sudoeste, sul e parte do sudeste do Estado. Em algumas localidades, os índices pluviométricos foram exagerados. Acumulados acima de 140 mm/24h foram verificados em Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, regiões próximas à Francisco Beltrão e Barracão. Nestas áreas as temperaturas máximas pouco superaram os 18 graus, enquanto q mais ao norte os termômetros atingiam marcas entre 25 e 30 graus, sem ocorrência de chuvas na maioria das cidades entre o norte e o leste paranaense. Ao final da manhã, uma intensa área de mau tempo se deslocou pelo sul da região metropolitana de Curitiba, com chuva forte e raios, mas não chegou a atingir o centro da cidade. Pouco antes do meio-dia, era possivel ver a mancha escura no céu no setor sul da capital e tive a impressão de ouvir trovoadas. Mas não passou disso. A tarde aki em Piraquara foi de céu mto nublado e aspecto melancólico, com nuvens altas e médias cobrindo totalmente o céu, deixando a paisagem cinzenta e apagada. As temperaturas oscilaram entre 20 e 23 graus. Choveu fraco, ao anoitecer. Choveu durante toda a madrugada de hoje. As áreas chuvosas avançaram para o norte e leste do Estado, mas perderam o seu potencial. Neste momento venta muito aki, com 16 graus de temperatura e chuva leve.

 

aqui tava chovendo até agora, choveu a noite inteira. Bem vinda essa chuva, tava precisando... rsrs

Link to comment
Share on other sites

Muito frio em Canela neste momento. A temperatura, que era de 11 graus durante a madrugada,

agora desabou para apenas 3,7ºC e provavelmente com tempo nublado. Vai ser um dia "daqueles"

na serra, com frio intenso e baixa sensação térmica. Parecido com o Domingão do ENBAZ ano

passado.

Link to comment
Share on other sites

Muito frio em Canela neste momento. A temperatura, que era de 11 graus durante a madrugada,

agora desabou para apenas 3,7ºC e provavelmente com tempo nublado. Vai ser um dia "daqueles"

na serra, com frio intenso e baixa sensação térmica. Parecido com o Domingão do ENBAZ ano

passado.

 

 

Qual a temperatura em 850 ? Alguma paraguaia pra regiao ou isso é impossivel hoje ?

Link to comment
Share on other sites

Buenas indiada,

 

Choveu moderamente durante toda a madrugada e início da manhã aqui em SJP.

No momento tenho 17ºC e céu nublado e devo atingir os 19ºC de máxima.

 

É esperada a chegada do ar frio para o final da madrugada, porém já bastante enfraquecido devido à posição atual do jato (bloqueio).

Estimo que as mínimas na RM ficarão na casa dos 6/7ºC somente.

 

Resta torcer para o retorno do jato às latitudes inferiores como de costume...

Link to comment
Share on other sites

Muito frio em Canela neste momento. A temperatura, que era de 11 graus durante a madrugada,

agora desabou para apenas 3,7ºC e provavelmente com tempo nublado. Vai ser um dia "daqueles"

na serra, com frio intenso e baixa sensação térmica. Parecido com o Domingão do ENBAZ ano

passado.

 

Qual a temperatura em 850 ? Alguma paraguaia pra regiao ou isso é impossivel hoje ?

 

Apesar do frio intenso que estamos experimentando aqui no RS hoje, não pense que o bloqueio,

ou talvez, a falta de um ciclone bem posicionado para rompê-lo, não nos prejudica também.

Na Argentina, esta MP é muito forte, mas sem chance de paraguaia para nós hoje, já que pelas

projeções do GFS não teríamos frio em altura o suficiente para a última madrugada.

Veja, nessas projeções, estaríamos sob a linha de +5ºC em 850 hpa.

A linha de zero grau em 850 hpa só conseguiu chegar no Uruguai e no extremo sul do RS, mais ou menos

até a latitude 31ºS quando muito.

Com zero grau em 850 hpa nós conseguiríamos talvez algo interessante em termos de precipitação,

já que aqui em Caxias do Sul, por volta das 5h.20 da madrugada caiu granizo. Sei porquê acordei

com dor de barriga e fui tomar um efervecete. Bendita cólica graças à qual pude presenciar o fenômeno.

Link to comment
Share on other sites

Muito frio em Canela neste momento. A temperatura, que era de 11 graus durante a madrugada,

agora desabou para apenas 3,7ºC e provavelmente com tempo nublado. Vai ser um dia "daqueles"

na serra, com frio intenso e baixa sensação térmica. Parecido com o Domingão do ENBAZ ano

passado.

 

Qual a temperatura em 850 ? Alguma paraguaia pra regiao ou isso é impossivel hoje ?

 

Apesar do frio intenso que estamos experimentando aqui no RS hoje, não pense que o bloqueio,

ou talvez, a falta de um ciclone bem posicionado para rompê-lo, não nos prejudica também.

Na Argentina, esta MP é muito forte, mas sem chance de paraguaia para nós hoje, já que pelas

projeções do GFS não teríamos frio em altura o suficiente para a última madrugada.

Veja, nessas projeções, estaríamos sob a linha de +5ºC em 850 hpa.

A linha de zero grau em 850 hpa só conseguiu chegar no Uruguai e no extremo sul do RS, mais ou menos

até a latitude 31ºS quando muito.

Com zero grau em 850 hpa nós conseguiríamos talvez algo interessante em termos de precipitação,

já que aqui em Caxias do Sul, por volta das 5h.20 da madrugada caiu granizo. Sei porquê acordei

com dor de barriga e fui tomar um efervecete. Bendita cólica graças à qual pude presenciar o fenômeno.

 

 

Vlw Intendi bela explicaçao

 

Aqui pressao caindo chuva deve ta chegando

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 3,2°C aqui em São Gabriel tanto aqui em casa na Davis quanto lá na estação do Inmet. Não geou aqui na cidade, com a atmosfera não tão seca como cheguei a esperar. Em Vila Nova não tenho os dados da temperatura, porém registro de geada moderada a forte pelo que fui informado.

 

Agora segue ventando de sul com temperatura de 11,8°C. A sensação é de bastante frio e o ar já está bem mais seco com o ponto de orvalho em 0,7°C.

Link to comment
Share on other sites

Minhas duas queridas cidades, Canguçu (minha cidade natal) e Canela, minha cidade atual. As duas ponteando as temperaturas mais frias nesta manhã, he he. Por aqui, ontem por volta da meia-noite tivemos trovoadas, raios e chuva forte. Depois de uma madrugada com garoeiro e vento, às 7h30 da manhã tinha no termômetro em torno de 8 graus. A temperatura despencou para 4 graus às 9h da manhã, queda brutal!

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 13,3ºC em Itapevi hoje cedo, e isso com uma pré-frontal na retaguarda... :mosking:

 

No momento, sol entre muitas nuvens e temperatura de 23ºC. A linha de instabilidade que era pra ter chegado por aqui por volta do meio-dia simplesmente se dissipou na região de Sorocaba. :laugh:

 

Espero pouca ou nenhuma chuva (de preferência), e um friozinho básico nessa sexta com essa FF.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura ainda não passou de um dígito durante o dia na Lagoa da Harmonia em Teutônia. Agora faz 8,4ºC.

Já no bairro Languiru, 12,7ºC e no INMET 12,3ºC.

 

Enquanto isso faz caloiir no interioiir de São Paulo.

 

Às 13 horas: 27,4º C nas estações Jundiaí e Jundiaí-ETEC (CIIAGRO).

 

"Latitude é tudo".

Link to comment
Share on other sites

Temperatura ainda não passou de um dígito durante o dia na Lagoa da Harmonia em Teutônia. Agora faz 8,4ºC.

Já no bairro Languiru, 12,7ºC e no INMET 12,3ºC.

 

Depois de uma boa mínima, a Lagoa da Harmonia também apresentando uma excelente máxima. Frio no RS inteiro, enquanto aqui começamos aqui agora a receber o ar frio e a tarde vai ficando bem amena...

Link to comment
Share on other sites

OS 10 MENORES REGISTROS SE'S DO ESTADO CATARINENSE ÀS 13:30 (16/05/2013):

 

São miguel do Oeste ( Oeste):9,6ºC;

São Lourenço do Sul (Oeste):9,9ºC;

Chapecó (Oeste): 10,6ºC;

Faxinal dos Guedes (Oeste): 11,6ºC;

Xanxere (Oeste): 11,8ºC;

São José dos Cedros (Oeste): 12,0ºC;

Concórdia (Oeste): 12,6ºC;

Ponte Serrada (Meio Oeste):12,9ºC;

Seara (Oeste): 13,2ºC;

Sombrio (Sul): 13,3ºC;

 

 

O MAIOR REGISTROS SE'S DO ESTADO CATARINENSE ÀS 13:30 (16/05/2013):

 

Taio (Alto Vale): 24,8ºC;

Link to comment
Share on other sites

OS 10 MENORES REGISTROS SE'S DO ESTADO CATARINENSE ÀS 13:30 (16/05/2013):

 

São miguel do Oeste ( Oeste):9,6ºC;

São Lourenço do Sul (Oeste):9,9ºC;

Chapecó (Oeste): 10,6ºC;

Faxinal dos Guedes (Oeste): 11,6ºC;

Xanxere (Oeste): 11,8ºC;

São José dos Cedros (Oeste): 12,0ºC;

Concórdia (Oeste): 12,6ºC;

Ponte Serrada (Meio Oeste):12,9ºC;

Seara (Oeste): 13,2ºC;

Sombrio (Sul): 13,3ºC;

 

 

O MAIOR REGISTROS SE'S DO ESTADO CATARINENSE ÀS 13:30 (16/05/2013):

 

Taio (Alto Vale): 24,8ºC;

 

 

 

Acho que esse dado sobre Taio está equivocado, muito estranho

Link to comment
Share on other sites

Dia clássico de sol e frio em POA!

Clássico! Muito clássico!!

 

Típico pós-frontal: o atmosfera secou e a temperatura afundou!! Tive mínima de 7,8°. Igualei o valor do início do mês. Mas estava 13,6° à meia-noite. Queda de quase 6°!!! :good2:

 

Hoje temos um dia típico de inverno. Parece que estamos em julho. Faz 14,4° com 48% e venta de O a 16,9 km/h. Céu limpíssimo!! P.o. em apenas 3,6°. Espero 5,5°/6° amanhã de manhã.

 

Abraços porto-alegrenses!

Link to comment
Share on other sites

Acho que esse dado sobre Taio está equivocado, muito estranho

 

Os dados que tenho da SE-Taio (Alto Vale), são:

 

12:00 - 23,3ºC;

12:15 - 23,7ºC;

12:30 - 23,7ºC;

12:45 - 24,0ºC;

13:00 - 24,6ºC;

13:15 - 24,7ºC;

13:30 - 24,8ºC;

13:45 - 24,8ºC;

14:00 - 24,7ºC;

14:15 - 25,0ºC;

 

 

Os dados que tenho da SE-Trombudo Central (Alto Vale), são:

 

12:00 - 23,2ºC;

12:15 - 23,2ºC;

12:30 - 23,5ºC;

12:45 - 24,0ºC;

13:00 - 24,3ºC;

13:15 - 24,3ºC;

13:30 - 24,5ºC;

13:45 - 24,4ºC;

14:00 - 24,8ºC;

14:15 - 24,9ºC;

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.