Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Maio 2013


Recommended Posts

Estação do Wunderground em Passo Fundo marcou 26ºC às 15 horas com umidade de 9% e Ponto de Orvalho em -1ºC!

 

Que diferença faz, 26ºC em fevereiro com aquela umidade me deixariam quase sem roupa e com ar condicionado ligado, mas hoje nem o casaco tirei.

 

E a mínima registrada foi 7ºC mas estou certo que na realidade foi bem menos.

Link to comment
Share on other sites

Nossas excelentes mínimas se devem, especialmente, pela altitude das nosss cidades, especialmente no eixo SC/PR/SP. A grande altitude facilita a perda de radiação à noite. Há menos atmosfera e menos UR para segurar a temperatura. Ao nível do mar o comportamento é mais estável, mesmo em dias de sol. Pegue, por exemplo, os dados de Denver e compare com o de Chicago. Perceberás que em Denver a amplitude média no inverno é muito maior que a de NYC, basicamente por causa da maior altitude. Mesmo no Brasil, pegue o caso POA e CTBA. A última possui amplitude maioir, mesmo sendo mais nublada!

 

Bruno,

Concordo que a latitude influencie a amplitude, mas não talvez ao ponto de fazer com que as máximas de POA sejam inferiores as de Curitiba.

De qualquer forma preciso de "facts and figures", para dar vazão à esta discussão.

Assim que levantar os dados voltamos a conversar.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Acabo de receber um email do Jornal *O GLOBO*

 

Eles tem interesse em fazer uma matéria sobre a instalação da estação no PNI e inclusive estariam presentes no dia da instalação pra fazer a materia com fotográfo e tudo mais.....Resta agora o PNI autorizar a imprensa lá no dia da instalação.

 

Alerta - Cuidado com tiro no pé. Se a estação não estiver bem instaladinha, com abrigo padrão ou um SC, dentro de uma área verde, uma foto em jornal pode virar piada entre meteorologistas e cair em descrédito. Ajeitem primeiro tudo, deixem tudo padrão, e depois atendam imprensa.

Link to comment
Share on other sites

Termômetro registra de 2 graus negativos Parque de Itatiaia Publicado em 09/05/2013, às 14h12

 

Última atualização em 09/05/2013, às 14h12

Dicler de Mello e Souza

Itatiaia

 

O termômetro público instalado na estação de micro-ondas de Furnas, registrou por volta das 4 hs da madrugada desta quinta-feira, temperatura de 2 graus negativos, mas a sensação térmica foi de menos 4 graus negativos, devido os ventos fortes e úmidos, além da região estar sob a influência de uma massa polar. A informação de Edson Bustamante, que trabalha no posto localizado que fica a 2.662 metros de altitude na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia.

 

Diario do Vale

 

Eu acho que pegaram o dado da minha Oregon...

 

:laugh:

 

2662 metros ? Isso é quase no topo das Prateleiras. :russian:

Link to comment
Share on other sites

Nossas excelentes mínimas se devem, especialmente, pela altitude das nosss cidades, especialmente no eixo SC/PR/SP. A grande altitude facilita a perda de radiação à noite. Há menos atmosfera e menos UR para segurar a temperatura. Ao nível do mar o comportamento é mais estável, mesmo em dias de sol. Pegue, por exemplo, os dados de Denver e compare com o de Chicago. Perceberás que em Denver a amplitude média no inverno é muito maior que a de NYC, basicamente por causa da maior altitude. Mesmo no Brasil, pegue o caso POA e CTBA. A última possui amplitude maioir, mesmo sendo mais nublada!

 

Bruno,

Concordo que a latitude influencie a amplitude, mas não talvez ao ponto de fazer com que as máximas de POA sejam inferiores as de Curitiba.

De qualquer forma preciso de "facts and figures", para dar vazão à esta discussão.

Assim que levantar os dados voltamos a conversar.

 

Abraços

 

Na verdade são praticamente iguais pela normal 61-90

 

JJA

 

Curitiba: 19,6C

Porto Alegre: 19,7C

 

Eu sempre gosto atentar ao fato de que POA é cidade menos favorável de todo o RS ao nível do mar para monitorar o inverno.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que vejo nosso grande problema é de de ter um (dia/estação) completo de frio..

Pois em varias cidades do Sul e Sudeste temos boas minimas registradas nesses últimos dias.

 

O problema é que para sentirmos esse frio temos que estar acordados as 5 da manhã..

Pois quando vai chegando perto do meio-dia e parte da tarde, a temperatura ultrapassa os 20ºC... :cray:

 

Queria ainda que tivéssemos um inverno com pouca amplitude térmica..

 

Um exemplo,dias variando +ou- assim: Minina de 2ºC e Máxima de 7ºC (Ai sim podemos considerar que tivemos um dia completamente de frio)

 

Será Possível ????

 

Em Gramado/Canela e região isso acontece com frequência. Já peguei mínima inferior a 5º C em Canela.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura despenca para -2.1°C em Itatiaia (RJ)

 

9 maio 2013 por deolhonotempo em Notícias Nacionais

 

O ar frio que ainda influencia as condições meteorológicas entre o Sul e parte do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil permitiu o declínio muito acentuado de temperatura na madrugada desta quinta-feira em uma dos locais mais altos do Brasil.

De acordo com informações da administração do Parque Nacional do Itatiaia, entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, a temperatura mínima observada chegou a -2,1°C, onde em pontos localizados houve formação de geada de forte intensidade. O fenômeno só não foi amplo, pois houve aumento de nebulosidade ao final da madrugada.

O Parque Nacional do Itatiaia possui a estrada mais alta do Brasil, com 2.460 metros, a rodovia federal BR-485 que cruza o parque. Já o Pico das Agulhas negras, tido como a sexta maior montanha do Brasil, está localizado a uma altitude de 2.791,55 metros com relação ao nível do mar.

 

uByphFF.jpg

 

http://deolhonotempo.com.br/site/temperatura-despenca-para-2-1c-em-itatiaia-rj/

Link to comment
Share on other sites

9 maio 2013 por deolhonotempo em Notícias Nacionais

 

Fonte INIDÔNEA para Meteorologia.

 

Usou o nome deste f'órum (e por conseguinte de todos os seus usuários) SEM AUTORIZAÇÃO E CONSENTIMENTO PRÉVIO para atacar em artigo na imprensa do Norte do Brasil um meteorologista sério e credenciado do SIPAM, órgão do governo federal que faz Meteorologia na Amazônia. Em qualquer lugar sério seria expulsão sumáriam deste fórum. Figurinha vende boletins pra rádio sem ser meteorologista, diz ser autorizado oficialmente pelo Cptec para apresentar a previsão do órgão (Cptec nega em documento timbrado) e intitula seu site una agência de notícias sem ter um jornalista responsável (MTB). É um castelo de mentiras. E é usuário deste site.

 

PS: Seus boletins em rádio são patéticos. Como diz um amigo meu da Rádio Gaúcha, é a locução empolada da Rádio de Cacimbinhas nos anos 50.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Assim como a última terça feira, essa tarde de quinta está sendo de céu 100% limpo na Grande SP!

No momento faz 20.6 graus na Penha (CGE), sendo que a máxima ficou aos 24.8 graus. Já em relação a mínima, não foi dessa vez em que o posto registrou a primeira sub 10 de 2013, ou seja, ela ficou nos 11.3 graus!

 

Agora na Capela do Socorro (CGE) a mínima como eu já esperava ficou abaixo dos 5 graus, ou seja, foi registrado apenas 4.1 graus. Agora eu não sei se chegou a ser observada alguma geada nesse local!

Link to comment
Share on other sites

Olhem o que o Alexandre falou.

 

O De Olho No Tempo – Meteorologia cede espaço para a publicação de alertas meteorológicos feitos por órgãos oficiais de meteorologia no Brasil, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) para a sociedade em geral que acessa a página e os órgãos locais de Defesa Civil.

 

Acompanhe as publicações em nosso site e 24 horas por dia em nossas redes sociais. Envie imagens do tempo em sua cidade como um por de sol, formação de nuvens, temporais, geada, granizo e alagamentos.

 

Parceiros

 

Blogs e páginas de monitoramento

Brasil Abaixo de Zero

Capincho Cumulus

Climatologia Geográfica

Meteobrasil

Meteojus

Meteorologia Fácil

Stormaringá

Link to comment
Share on other sites

Ano passado foram registrados 5 dias com máximas de 10ºC ou menos, o que eu acredito ser considerado muito frio mesmo para os padrões gaúchos. 1 dia em junho, 3 em julho e 1 em agosto. Além disso, foram dezenas de dias com apenas pouco mais que isso, máximas de 11/12 ou 13ºC, o que também é frio.

 

Mas 2012 foi tórrido, voltando mais um ano em 2011 já foram 13 dias registrados que não passaram de 10ºC, sendo 3 em junho, 4 em julho e 6 em agosto, com direito a uma máxima de apenas 5ºC em agosto. E em outras ocasiões já foi ainda mais frio.

Link to comment
Share on other sites

Olhem o que o Alexandre falou

 

Leiam isso Rodrigo e demais e caiam duro para trás.

 

https://rondoniaovivo.com/noticias/comunidade-meteorologica-do-brasil-emite-nota-de-repudio-ao-direito-de-resposta-do-sipam/22887#.UYwHGUrsBJw

 

Usou o nome de meio mundo (BAZ e até da minha empresa) pra atacar uma pessoa que sequer conhecíamos naquele momento e por uma nota que jamais chegou ao nosso conhecimento.

 

O autor deste ato, diria ILÍCITO, é usuário deste site Brasil Abaixo de Zero.

 

Por que ele buscar citar MIL nomes ? Pra buscar a legitimação que tecnica e legalmente não possui. Ignoro até se possui curso superior.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tarde mais seca do ano na Capital SP!

A URA na Penha(CGE) chegou aos 27.2%. Já no Mirante do Santana, o valor ficou apenas em 13% de acordo com a Climatempo, quase perto do estado de emergência!

Creio que essa noite a próxima madrugada será menos fria do que a anterior, já que agora faz 18.9 graus por aqui (Penha - CGE) e ontem nessa mesma hora a temperatura já estava na casa dos 16ºC!

Após essa MP vamos ter que aturar mais um bloqueio atmosférico!

Link to comment
Share on other sites

Mas isso já tem muito tempo, é de 2008...tem certeza que esta notícia vai repercurtir

de alguma forma HOJE EM DIA, Alexandre?

 

Irrelevante se é de 2008. É que nunca ninguem tomou conhecimento aqui. Mais, o texto de 2008 segue na internet (acabo de me dar conta que tenho que pedir ao site pra que retire do ar por envolver o nome da minha empresa sem autorização). Aliás, tomei conhecimento só no final de 2012. Usou o nome do BAZ em 2008 sem autorização pra atacar um profissional na imprensa, e continua a usar HOJE. Vai ficar por isso mesmo, administradores ?

Link to comment
Share on other sites

Santa Rosa (a do Sul - SC), deu uma geadinha. Tenho fotos, só que pelo fato de não trazer o cabo do celular para passar pro PC, mandei compartilhar pelo gmail. Até agora não chegou! Quê puxa! Assim que chegar mando postar aqui. Sem sinal é f***.

 

4º C em Araranguá às 03:00 da madruga! "Isso pode Arnaldo?!"

 

Extremo-sul catarinense mandando ver. Dilícia...kkkk

 

 

Como não consegui descarregar no PC do trabalho, estou postando só agora. Não acreditei quando vi, já que onde batia Sol, era só orvalho. Aposto que derreteram...

5a4e894c5efeb_geada(3).jpg.613d9312202794757bb3e0a4ab628c92.jpg

5a4e894c611c6_geada(5).jpg.c74173945dac1a9f92ef2a4cb7e34853.jpg

Link to comment
Share on other sites

Belas mínimas em Sâo Paulo e RM. Infelizmente, a estação "oficial" da cidade não

baixou de 10C...ainda não foi desta vez!

Acho que não foi comentado aqui mas o tempo ficou encoberto com névoa aqui em Sampa, do final da madrugada até por volta 9h/9h30 da manhã.

 

Na automática do Mirante, a temperatura estacionou por volta de 5h da madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Tarde mais seca do ano na Capital SP!

A URA na Penha(CGE) chegou aos 27.2%. Já no Mirante do Santana, o valor ficou apenas em 13% de acordo com a Climatempo, quase perto do estado de emergência!

O ponto de orvalho chegou a -5,9°C no Mirante.

 

Mirante: 10,2°C / 24,2°C

IAG: 8,4°C / 24,3°C

Barueri: 7,1°C / 24,3°C

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z está igual ao ECMWF 00Z.

 

Palpite: achpo que para o RS o frio virá forte. Quando há esses bloqueios, ao menos a parte sul do estado é bem atingida.

 

O EUROPEU DAS 12Z DÁ ENTRE 0/-4 ENTRE LAGEADO/CRUZ ALTA NA NOITE DE QUINTA.....

 

INPE BOM, MBAR INDO NO CAMINHO. TEREMOS ALGO INTERESSANTE LOGO LOGO.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que vejo nosso grande problema é de de ter um (dia/estação) completo de frio..

Pois em varias cidades do Sul e Sudeste temos boas minimas registradas nesses últimos dias.

 

O problema é que para sentirmos esse frio temos que estar acordados as 5 da manhã..

Pois quando vai chegando perto do meio-dia e parte da tarde, a temperatura ultrapassa os 20ºC... :cray:

 

Queria ainda que tivéssemos um inverno com pouca amplitude térmica..

 

Um exemplo,dias variando +ou- assim: Minina de 2ºC e Máxima de 7ºC (Ai sim podemos considerar que tivemos um dia completamente de frio)

 

Será Possível ????

 

 

AQUI TIVEMOS NO DIA DA NEVE; 1,0/8,5 E TEVE SOL DURANTE O DIA E SENSAÇÃO DE ATÉ -8/-10 DE DIA.

Link to comment
Share on other sites

ESCUTEM ISSO

 

 

Inusitado, ainda mais com o aval de um meteorologista ligado a uma empresa de mídia tão influente. :rtfm:

É o que eu digo, o amadorismo e desconhecimento meteorológico no meio rádio, é espantoso e lamentável,e pior ainda com um meteorologista ultrapassado e conservador, colocando os fatos de maneira equivocada... :punish: :punish: :punish: :punish: :punish:

Link to comment
Share on other sites

Indiada,

 

Dia extremamente seco por aqui. A UR chegou a 7% às 15:00 e a máxima foi de calorosos 23ºC! Desconfio que esta UR seja recorde para SJP a qual é conhecida pela suas altíssimas taxas de UR.

 

Vejam o que o fator urbanização faz, Curitiba tem agora 17ºC pelo Simepar enquanto o aero SJP marca 12ºC com confortáveis 54% de UR.

 

Em minha casa que fica em uma semi-baixada, tenho 10ºC.

 

E vai ser mais uma madrugada gélida...

Link to comment
Share on other sites

Essa estação da Itoupava é muito fria em frio seco. Passo por lá todo dia e é um grande vale, ajuda a represar ar frio. Para quem conhece Blumenau, passo pelo Fort atacadista todo dia para ir trabalhar (Via Expressa) e lá sim, um grande vale, mas não sei onde fica exatamente a estação. Enquanto aqui faz 14,7ºC, na Itoupava já faz 12,7ºC.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.