Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Maio 2013


Recommended Posts

Ixiii , a minima aqui foi registrada as 4 da manha ou seja , perdemos 2 horas pra ter uma minima melhor , a temperatura estagnou e subiu um pouco , porem pela quantidade de horas abaixo de 3°C a geada foi maior , surgindo fotos eu posto aqui

 

Em casa fez 1,0°C , Mantiqueira nao foi bem nao , CDJ teve 0,5°C

 

Agora sol céu azul e 6°C

Link to comment
Share on other sites

opa, boa notícia, sinal que essa MP será forte. Tomara que forte aqui também!!

Acordei na casa dos 7.5c, não posso exigir muito daqui, começo de maio, baixa altitude. :sarcastic:

Pena que essa não chegue aqui, Ismar 1° geada do ano, bem fraquinha mais deu pra ver, ano passado tive geada dia 1/5 com 5°C.. realmente esta onda de frio me surpreendeu..

Link to comment
Share on other sites

opa, boa notícia, sinal que essa MP será forte. Tomara que forte aqui também!!

Acordei na casa dos 7.5c, não posso exigir muito daqui, começo de maio, baixa altitude. :sarcastic:

Pena que essa não chegue aqui, Ismar 1° geada do ano, bem fraquinha mais deu pra ver, ano passado tive geada dia 1/5 com 5°C.. realmente esta onda de frio me surpreendeu..

Ontem provavelmente teve alguma coisa aqui por causa do ar seco e ausência de ar. Mas eu não quis acordar cedo pra chutar. :mosking:

Semana que vem tiro foto dos campos se continuar assim as previsões. Agora quero chuva, umidade está crítica já...

Link to comment
Share on other sites

Mínima do ano em minha cidade também. Amanhecemos com 08,9ºC e no

INMET deu 10,6ºC.

 

Para começo de Maio, foi excelente! O frio chegou mais cedo mesmo, e agora

fica a expectativa da próxima erupção de ar frio ser ainda mais forte. Entretanto,

até o momento sem indicativos de que chegaria ao Sudeste, sendo restrita à

região Sul.

Link to comment
Share on other sites

Podem me chamar de puxa-saco, exagerado ou o que for mas vou realçar em letras grandes o que deve ser chamado pelo nome!

 

Venho a público parabenizar como amigo e admirador o trabalho da empresa Climaterra e a figura do Sr. Ronaldo Coutinho do Prado pelo excepcional trabalho apresentado, com índice de acerto único e sem igual na meteorologia catarinense:

 

- Antecipou o começo mais cedo do inverno, principalmente nas áreas mais altas de SC.

 

- Único instituto a divulgar e prever com acerto total a respeito da chuva congelada ocorrida ontem.

 

- Primeiro e único instituto profissional a aventar a possibilidade de neve, em fórum aberto.

 

- Único instituto a apontar possibilidade de até -7oC para a serra.

 

- Único instituto a apontar mínimas de 3oC a 5oC para o litoral de SC.

 

Uma aula de previsão nesta onda de frio. Comprovando que o estudo, o conhecimento, o profissionalismo, a perspicácia e, principalmente, o talento fazem toda a diferença. Parabéns Coutinho!

 

Concordo inteiramente contigo Caio. O Coutinho realmente acertou 100%. Além do conhecimento técnico, vê-se que ele tem experiência de "campo", ou seja, não se fia apenas em modelos matemáticos (que por sinal estão cada dia mais assertivos), bem como compartilha da experiência dos locais, pessoas que, mesmo sem conhecimento científico, por já terem passado por inúmeras situações climáticas, associam certas condições.

Creio apenas que o Coutinho devesse ser melhor utilizado(pessoal da mída, olha o homem aí :clapping: :clapping: ), seria muito bom contar com a qualidade dessas para todo o Brasil.

Já imaginaram a Climaterra e a Metsul juntas, com uma mída televisiva forte? Pra ninguém botar defeito.

Abraços

 

OBS: Coutinho, você que tem canal aberto com o céu, manda o papai do céu mandar uma bomba polar pra cá? :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Sudeste:

 

Parque do Itatiaia RJ: -02,1

Campos do Jordão SP (Horto Florestal): 00,4

Campos do Jordão SP (PWS - Vl Inglesa): 00,5

Tatuí SP (Ciiagro): 01,0

Maria da Fé (PWS - Lage): 01,0

Barra do Turvo SP (Inmet/Aut): 01,1

Itararé SP (Ciiagro): 01,2

Campos do Jordão SP (Inpe/Aut): 01,5

Rancharia SP (Inmet/Aut): 01,9

Monte Verde MG: 02,0

Nova Friburgo RJ: 02,4

Caldas MG: 03,1

Campos do Jordão SP (Inmet/Aut): 03,5

Pico do Couto RJ: 04,0

São Paulo (CGE - Capela do Socorro): 04,1

Maria da Fé MG (Inmet/Aut): 04,5

São Paulo (Inpe- Marcilac): 04,5

Patrocínio MG: 06,5

Teresópolis RJ: 07,2

Riacho Grande (São Bernardo do Campo): 07,6

Link to comment
Share on other sites

No momento, em Farroupilha, estação de topo 14,0 ºC, estação de baixada 1,5 ºC.

12,5ºC de diferença.

 

Anselmi, que barbaridade tamanha discrepância!

São 88m de diferença entre ambas. É isso mesmo?

 

Aqui em Ctba temos um exemplo:

 

Ahú (928m): 5ºC

Campo comprido (940m): 8,9ºC

 

São 12m e 3,9ºC

 

Gostaria de ter um termômetro na baixada do Rio Iguaçu, entre o Boqueirão e SJP, que deve dar algo em torno de 870m de altitude!! Lá deve estar zerado nesta altura!!

 

 

Cara, meu sonho era o Paraná por iluminação no estádio da Vila Olimpica e mandar jogos lá no inverno, imagina isso?

 

Realmente o estádio fica em uma baixada fantástica, dariam jogos gélidos por lá!!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, é isso mesmo. Todos os topos e baixadas foram assim hj. Aliás, isso é bem típico de quando uma MP perde sustentação de frio em altura. Normalíssimo. Os topos passam a ser influenciados por uma MP subtropicalizada (seca) e as baixadas mantém o grande resfriamento noturno.

 

É assim que penso que deve ser o clima na pousada Sky que vc tanto venera em CDJ. Lá não há frio em altura, logo o destaque em CDJ é Capivari, Vila Ingleza, etc, enfim, os locais baixos. Também penso o mesmo do Pico do Itatiaia. Se vc não pegou um local protegido dos ventos de altitude, esqueça as mínimas espetqculares. Aquela foto "tri cuiúda nível 5" adjetivada pelo Luba e a outra foto do geadão se formando apenas no fundo do vale exemplificam e ilustram o que digo. Certamente devia estar -5C no local da geada, enquanto que na encosta sem nada logo ao lado devia estar +5C.

 

Ass: um cara que já deu muita banda de carro com termômetro no seu computador de bordo pela serras deste país e do mundo. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Buenas gauderiada!

 

Por aqui mais uma gélida madrugada.

 

Mínimas:

 

SJP (aero): 3ºC--geada

SJP (casa): 2,1ºC--geada moderada

Ctba (simepar): 4,4ºC--geada

Ctba (Ahú): 2,3ºC--provavelmente geada

 

Complementando:

 

00.8º Balsa Nova

01,7º Fazenda Rio Grande

01,8º Lapa

03,8º Pinhais

Link to comment
Share on other sites

Santa Rosa (a do Sul - SC), deu uma geadinha. Tenho fotos, só que pelo fato de não trazer o cabo do celular para passar pro PC, mandei compartilhar pelo gmail. Até agora não chegou! Quê puxa! Assim que chegar mando postar aqui. Sem sinal é f***.

 

4º C em Araranguá às 03:00 da madruga! "Isso pode Arnaldo?!"

 

Extremo-sul catarinense mandando ver. Dilícia...kkkk

Link to comment
Share on other sites

Podem me chamar de puxa-saco, exagerado ou o que for mas vou realçar em letras grandes o que deve ser chamado pelo nome!

 

Venho a público parabenizar como amigo e admirador o trabalho da empresa Climaterra e a figura do Sr. Ronaldo Coutinho do Prado pelo excepcional trabalho apresentado, com índice de acerto único e sem igual na meteorologia catarinense:

 

- Antecipou o começo mais cedo do inverno, principalmente nas áreas mais altas de SC.

 

- Único instituto a divulgar e prever com acerto total a respeito da chuva congelada ocorrida ontem.

 

- Primeiro e único instituto profissional a aventar a possibilidade de neve, em fórum aberto.

 

- Único instituto a apontar possibilidade de até -7oC para a serra.

 

- Único instituto a apontar mínimas de 3oC a 5oC para o litoral de SC.

 

Uma aula de previsão nesta onda de frio. Comprovando que o estudo, o conhecimento, o profissionalismo, a perspicácia e, principalmente, o talento fazem toda a diferença. Parabéns Coutinho!

 

Concordo inteiramente contigo Caio. O Coutinho realmente acertou 100%. Além do conhecimento técnico, vê-se que ele tem experiência de "campo", ou seja, não se fia apenas em modelos matemáticos (que por sinal estão cada dia mais assertivos), bem como compartilha da experiência dos locais, pessoas que, mesmo sem conhecimento científico, por já terem passado por inúmeras situações climáticas, associam certas condições.

Creio apenas que o Coutinho devesse ser melhor utilizado(pessoal da mída, olha o homem aí :clapping: :clapping: ), seria muito bom contar com a qualidade dessas para todo o Brasil.

Já imaginaram a Climaterra e a Metsul juntas, com uma mída televisiva forte? Pra ninguém botar defeito.

Abraços

 

OBS: Coutinho, você que tem canal aberto com o céu, manda o papai do céu mandar uma bomba polar pra cá? :laugh: :laugh: :laugh:

 

Assino embaixo. A capacidade analítica do Coutinho, aliada à sua experiência com a dinâmica atmosférica e o conhecimento pessoal que ele tem de sua região são fenomenais. Combinação raríssima no meio, quase "impossível". E endosso também a sugestão de uma "joint-venture" com a também sensacional Metsul, com os também excepcionais Alexandre Aguiar, Nachtigal, Stael e Professor Eugênio. Já imaginaram isso?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mínima de 9.8° aqui em Realengo. Delicia de frio! Agora céu limpo e só faz 16°. Bom dia!!

 

No Realengo??? Barrabás! :clapping: Aliás, bem vindo, Eduardo RJ.

 

 

 

Mínimas de hoje (pelo CIIAGRO):

 

Jundiaí: 7,1ºC

 

Jundiaí-ETEC: 7,7º C

 

------------------------------------------------------------

Na borda da "serra":

 

Tapiraí: 2,2º C

 

Capão Bonito: 2,6º C

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Carlos, é isso mesmo. Todos os topos e baixadas foram assim hj. Aliás, isso é bem típico de quando uma MP perde sustentação de frio em altura. Normalíssimo. Os topos passam a ser influenciados por uma MP subtropicalizada (seca) e as baixadas mantém o grande resfriamento noturno.

 

Perfeito Bruno tanto é que a automatica de Ausentes hoje deu 6,1 contra -2,7 da estação da Corede. Nunca vi uma diferença tão grande entre estas estações.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal.

 

Segue algumas mínimas em Joinville:

 

2,9ºC no Jativoca;

4,9ºC na Rod. do Arroz;

5,1ºC no CEASA

 

 

0,2ºC na Serra Dona Francisca.

 

Na Zona Sul (PWS) mínima de 8,5C.

 

Esse valor de 2,9ºC no Jativoca faz cravar que houve geada fraca e isolada na planície de Joinville neste dia 9 de maio!!!

Link to comment
Share on other sites

Faz 12,5°C agora na área urbana de Nova Friburgo, infelizmente estou no Rio, mas se o tempo estiver realmente limpo (como tudo indica) a mínima na área urbana deva variar entre 5/7°C e no Inmet (rural) 3/5°C, essa é minha previsão para a cidade.

 

 

Nova Friburgo (inmet): 02,4

Nova Friburgo (Centro): 7,2°C

 

Errei por pouco, rs.

Link to comment
Share on other sites

Belas mínimas em Sâo Paulo e RM. Infelizmente, a estação "oficial" da cidade não

baixou de 10C...ainda não foi desta vez!

 

Na verdade a RMSP é bem fria, eu sinceramente desconhecia este fato até quando os amigos

que moram nas cidades próximas à capital começaram a relatar as baixas temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 5.5°C as 6h30min na estação da Itoupava (Ceops).

 

Se não me engano a mínima absoluta no ano passado em junho foi de 4.7ºC. Essa de 5.5º e a de ontem foram bem anormais pra época do ano. Itoupava Central é um bairro que se favorece em noites calmas, a geada por lá pega mesmo, é um vale aberto. Outra região fria é onde esta localizada a estação no bairro da velha, que fica defronte ao terminal da Velha. O ar frio fica encanado.

Link to comment
Share on other sites

Pelo jeito vamos ter a primeira onda de frio do ano entre 16/20 de maio com reforço entre 23/24 e provavelmente outra também entre 01/05 de junho uma outra onda. Os modelos divergem ainda, mas teremos um frontal com nível de 0ºC superando os 28/27ºlat sul, condições iniciais são para ocorrência de neve. Alta acima de 1030hpa entrando no sul brasileiro.

Link to comment
Share on other sites

Rio Grande do Sul - Mínimas de hoje:

 

São José dos Ausentes (Corede): -2,7

Canela (PWS - Castelinho): -1,1

Farroupilha (PWS - Vicentina): -1,1

Andre Rocha (Corede): 0,4

Nova Bassano (PWS - Carreiro): 1,0

Vacaria (Inmet/Aut): 1,5

Santa Rosa (PWS - Planalto): 1,6

São Marcos (PWS): 2,6

Santana do Livramento (PWS): 3,2

Santo Angelo (PWS): 3,8

Campo Bom: 4,0

Bom Jesus (Inmet/Conv): 4,2

Quaraí (Inmet/Aut): 4,2

Teutonia (Inmet/Aut): 4,2

Esmeralda (Corede): 4,9

Garibaldi: 4,9

Alegrete (Inmet/Aut): 5,4

Iraí (Inmet/Conv): 5,4

São Gabriel (Inmet/Aut): 5,6

Bagé (Inmet/Aut): 5,8

Bento Gonçalves (PWS - Dal Pizzol Vinhos Finos): 5,9

Torres (Inmet/Aut): 5,9

Cambará do Sul (Inmet): 6,0

Santa Maria (Inmet/Aut): 6,0

São José dos Ausentes (Inmet/Aut): 6,1

Tupandi (PWS - Kappesberg): 6,4

Dom Pedrito (Inmet/Aut): 6,8

Lagoa Vermelha (Inmet/Aut): 6,9

Link to comment
Share on other sites

Pelo jeito vamos ter a primeira onda de frio do ano entre 16/20 de maio com reforço entre 23/24 e provavelmente outra também entre 01/05 de junho uma outra onda. Os modelos divergem ainda, mas teremos um frontal com nível de 0ºC superando os 28/27ºlat sul, condições iniciais são para ocorrência de neve. Alta acima de 1030hpa entrando no sul brasileiro.

 

Moisés,

Seria 1ª onda de frio "amplo" do ano? Qual das ondas previstas tende a ser mais forte?

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Peço que os cagalhões do João Tucci ou do Carlos Dias, qualquer um destes cagalhões me telefonem, porque tive uma sacada que pode fazer explodir o BAZ.

eu sou um cagalhao que nao apita mais nada, agora eu só torço pelo bom andamento, to na arquiba!!! :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Peço que os cagalhões do João Tucci ou do Carlos Dias, qualquer um destes cagalhões me telefonem, porque tive uma sacada que pode fazer explodir o BAZ.

eu sou um cagalhao que nao apita mais nada, agora eu só torço pelo bom andamento, to na arquiba!!! :laugh: :laugh:

 

Bundao, tu pode tá arquiba, mas sabe de uma coisa que mais ninguem sabe aqui. Me liga.

Link to comment
Share on other sites

Para começo de Maio, foi excelente! O frio chegou mais cedo mesmo, e agora

fica a expectativa da próxima erupção de ar frio ser ainda mais forte. Entretanto,

até o momento sem indicativos de que chegaria ao Sudeste, sendo restrita à

região Sul.

 

E à partes da Região Centro-Oeste e sul da região norte, pelo menos até 192hrs. Para o sudeste nada ainda.

 

Perigoso ser daquelas mP's intensas e bloqueadas que fazem Cuiabá ficar mais fria que São Paulo. :mosking: :laugh:

 

Aqui em Pelotas na RBS 7,1ºC ontem e 9,9ºC hoje.

Link to comment
Share on other sites

PREVISÃO DE NEVE ENTRE A SERRA GAUCHA E A CATARINENSE DIA 16!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Tiago acho que até o momento seria uma chance maior para serra Gaucha no dia 16.

 

ea8b1788871f31e37733d97db82df09a.JPG

Fonte: WXBrasil

 

34fa2f7ab6bb94a9c0a77592a8629e2f.JPG

Fonte: WXBrasil

 

Tomara que as chances para Serra Catarinense melhorem nas próximas rodadas. :good2:

 

Sei que vou dar milho pra bode, mas .....

Esse segundo mapa coloca neve para a região de .......... SOLEDADE!

Será que dessa vez acaba o tabu Paulão?

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O Frio bombou no estado de SP:

 

Campos do Jordão (Horto Florestal): 00,4

Campos do Jordão (PWS - Vl Inglesa): 00,5

Itapetininga (Ciiagro): 00,5

Tatuí (Ciiagro): 01,0

Barra do Turvo (Inmet/Aut): 01,1

Itararé (Ciiagro): 01,2

Campos do Jordão (Inpe/Aut): 01,5

Rancharia (Inmet/Aut): 01,9

Capão Bonito (Ciiagro): 02,3

Apiaí (Ciiagro): 03,4

Campos do Jordão (Inmet/Aut): 03,5

Campos do Jordão (Inmet/Conv): 03,6

Cordeirópolis (Ciiagro): 03,6

Limeira (Ciiagro): 03,6

Assis (Ciiagro): 03,8

São Paulo (CGE - Capela do Socorro): 04,1

São Paulo (Inpe- Marcilac): 04,5

Itaberá (Ciiagro): 04,6

Link to comment
Share on other sites

PREVISÃO DE NEVE ENTRE A SERRA GAUCHA E A CATARINENSE DIA 16!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Tiago acho que até o momento seria uma chance maior para serra Gaucha no dia 16.

 

ea8b1788871f31e37733d97db82df09a.JPG

Fonte: WXBrasil

 

34fa2f7ab6bb94a9c0a77592a8629e2f.JPG

Fonte: WXBrasil

 

Tomara que as chances para Serra Catarinense melhorem nas próximas rodadas. :good2:

 

Sei que vou dar milho pra bode, mas .....

Esse segundo mapa coloca neve para a região de .......... SOLEDADE!

Será que dessa vez acaba o tabu Paulão?

Abraços

Eu ia dizer, aquele losângulo pega exatamente sobre Arvorezinha, Itapuca, Raia da Pedra... :sarcastic: :dirol: :dirol: :dirol:

Não há tabu nenhum meu amigo Rodrigo, apenas a neve c omo sempre foi, varia muito de local para local, assim como nevou só aqui em 2007; em 2002 foi maior aqui tmbm ,há fotos,houve tmbm boa neve 2008, flocos tmbm em 2010 e 2011, quireras em 2012 e assim vai...Faltava aqui em Itapuca/Arvorezinha alguém como o PH para registrar em fotos... :mail: :sarcastic:

E faltou citar neve em , 2006,2005 ,2000, 1999 etc.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.