Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Maio 2013


Recommended Posts

Calma pessoal... é a 6Z GFS, mas a tendência de frio nesse pós 16/05 está interessante. Quanto a neve, é outra história. 7 dias.

 

Verdade Bruno, ainda tem tempo, mas que não custa sonhar, não custa :good:

 

Depois de analisar alguns modelos aqui (não 6Z), o sonho pode ser alimentado, mas ainda tem chão. O que me chamou atenção é que tem modelo apontando que a alta de 22/23-05 teria mínimas menores que a da próxima semana (mas é muito tempo ainda).

 

Tem um meteograma para Ausentes e São Francisco de Paula que é bem animador em termos de neve.

Link to comment
Share on other sites

VALEU PESSOAL.

 

AQUI ESTÁ HORRÍVEL, ENTRE AS 5 DA MANHÃ ATÉ AGORA A UMIDADE ANDA ENTRE 7% A 17% NO INMET, AGORA CHEGOU A SECURA NO RESTO DA CIDADE, JÁ TIVE PICOS DE 8% E ESTÁ OSCILANDO ENTRE 13/17%, MAIS ENTRE 13/15%.

 

OLHO ARDENDO, GARGANTA SECA, RESPIRAÇÃO COM SENSÇÃO DE AR GELADO, PARA QUEM TEM PROBLEMAS É UMA BOMBA.

 

EM 15 ANOS É A PRIMEIRA VEZ QUE TENHO DIFERENÇAS ABSURDAS DE TEMPERATURA ENTRE 12,9 A -0,9°C INMET/CLIMATERRA, 12,9/-1,9 COM O BANDEIRA E DEVE TER LOCAIS NA CIDADE COM ATÉ -2/-3, NO PERICÓ, ENCOSTA, DEU -2,7.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui tive mínima de 9,3°. A segunda de um dígito no ano. Para efeito de comparação, amanheci mais frio do que o INMET de SJ e o Anselmi. Só um jato de baixos níveis e uma MONSTRUOSA diferença de temperatura entre topos e baixadas para bater esses locais.

 

Deu 5,0° no Lami, extremo-sul de POA. É possível que tenha dado alguma geada muito fraca em alguns pontos da Zona Sul.

 

Parem e pensem um pouco: o Realengo, no Rio, teve mínima de 9,8°. Os cariocas sentiram mais frio do que alguns habitantes de SJ.

 

Agora está bem mais agradável. Faz 21,8° com 50% e venta de NNE a 10,1 km/h.

 

Por essas coisas acho a meteorologia muito, mas MUITO interessante!! :good2:

Link to comment
Share on other sites

O sol brilha forte e a temperatura agora já é bem maior que ontem no mesmo horário, é a MP indo embora.

Praticamente todo o sul, incluindo SJ já está acima dos 20ºC...

 

SJP (aero): 21ºC

SJP (casa): 20,5ºC

Curitiba (Simepar): 21,5ºC

União da Vitória (Simepar): 18,8ºC

SJ: 21,7ºC

Farroupilha (Anselmi): 20ºC

Gramado: 20,6ºC

Bento: 20,2ºC

Link to comment
Share on other sites

Imperdível diálogo do IDOLO Coutinho via Twitter sobre o frio de topo e baixada. Imperdível !!!!

 

KKKKKKKKKKKKKKKKK. Quem está postando no Twitter da Somar deve ser a mesma pessoa que faz as previsões. KKKKKKKKKKKKK

 

Não resisti e publico a parte mais interessante do que chamo AULA DE CONCEITOS BÁSICOS EM METEOROLOGIA E GEOGRAFIA by Ronaldo Coutinho:

 

Somar Meteorologia ‏@grupo_somar 2 h

#frio em Urupema-SC não houve recorde, mas a temperatura mínima foi de -5,3°C e a sensação térmica foi de -18°C.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 48 min

@grupo_somar. Tarde, uma pergunta, como pode ter sensação de -18°C se não tempos vento? Foi -5,3°C com plena calmaria.

 

Somar Meteorologia ‏@grupo_somar 34 m

@Climaterra Olá. De acordo com as estações do INMET, hoje os ventos foram de até 45km/h nos pontos mais altos da Serra, aumentando o frio.

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 33 min

@grupo_somar No caso a estação, Morro da Igreja, que no período de vento forte tinha entre 8,7 e 12,5°C, onde deu -5,3, Urupema, fica a

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 30 min

@grupo_somar mais o menos 15/20 km de distância e a 1300/1340, contra os 1822 do M. da Igreja, também em S.J/Inmet não teve quase vento.

Link to comment
Share on other sites

EM 15 ANOS É A PRIMEIRA VEZ QUE TENHO DIFERENÇAS ABSURDAS DE TEMPERATURA ENTRE 12,9 A -0,9°C INMET/CLIMATERRA, 12,9/-1,9 COM O BANDEIRA E DEVE TER LOCAIS NA CIDADE COM ATÉ -2/-3, NO PERICÓ, ENCOSTA, DEU -2,7.

 

Já podemos chamar de madrugada histórica em muitos pontos pelas diferenças apresentadas. São Joaquim e 15 anos de observações full-time (como nunca antes) feitas pelo Ronaldo já nos dão uma simples amostra.

Link to comment
Share on other sites

Estava rindo aqui com esse diálogo no twitter! Depois quando falo que existem certos 'meteorologistas'... kkkkk.

 

Urubici no amanhecer de hoje: https://twitter.com/LeandroPuchalsk/status/332511079500480513/photo/1

 

Urupema hoje: http://www.cidademaisfriadobrasil.com.br/public/noticias/93/456.jpg

 

Fpolis 24C/25C, sol, 46%UR, vento SE 3/6km/h.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que vejo nosso grande problema é de de ter um (dia/estação) completo de frio..

Pois em varias cidades do Sul e Sudeste temos boas minimas registradas nesses últimos dias.

 

O problema é que para sentirmos esse frio temos que estar acordados as 5 da manhã..

Pois quando vai chegando perto do meio-dia e parte da tarde, a temperatura ultrapassa os 20ºC... :cray:

 

Queria ainda que tivéssemos um inverno com pouca amplitude térmica..

 

Um exemplo,dias variando +ou- assim: Minina de 2ºC e Máxima de 7ºC (Ai sim podemos considerar que tivemos um dia completamente de frio)

 

Será Possível ????

Link to comment
Share on other sites

Pelo que vejo nosso grande problema é de de ter um (dia/estação) completo de frio..

Pois em varias cidades do Sul e Sudeste temos boas minimas registradas nesses últimos dias.

 

O problema é que para sentirmos esse frio temos que estar acordados as 5 da manhã..

Pois quando vai chegando perto do meio-dia e parte da tarde, a temperatura ultrapassa os 20ºC... :cray:

 

Queria ainda que tivéssemos um inverno com pouca amplitude térmica..

 

Um exemplo,dias variando +ou- assim: Minina de 2ºC e Máxima de 7ºC (Ai sim podemos considerar que tivemos um dia completamente de frio)

 

Será Possível ????

 

Aqui ja tive dias de sol nem uma nuvem e 11°C de maxima , pena que isso é uma vez a cada 500 anos ..

Link to comment
Share on other sites

Acabo de receber um email do Jornal *O GLOBO*

 

Eles tem interesse em fazer uma matéria sobre a instalação da estação no PNI e inclusive estariam presentes no dia da instalação pra fazer a materia com fotográfo e tudo mais.....Resta agora o PNI autorizar a imprensa lá no dia da instalação.

 

 

Awe :good2: otima noticia

Link to comment
Share on other sites

Pelo que vejo nosso grande problema é de de ter um (dia/estação) completo de frio..

Pois em varias cidades do Sul e Sudeste temos boas minimas registradas nesses últimos dias.

 

O problema é que para sentirmos esse frio temos que estar acordados as 5 da manhã..

Pois quando vai chegando perto do meio-dia e parte da tarde, a temperatura ultrapassa os 20ºC... :cray:

 

Queria ainda que tivéssemos um inverno com pouca amplitude térmica..

 

Um exemplo,dias variando +ou- assim: Minina de 2ºC e Máxima de 7ºC (Ai sim podemos considerar que tivemos um dia completamente de frio)

 

Será Possível ????

 

Aqui ja tive dias de sol nem uma nuvem e 11°C de maxima , pena que isso é uma vez a cada 500 anos ..

 

William,

 

Vejo que temos excelentes minimas nas Serras Catarinenses.

Se não me engano já registramos -6ºC em Urupema esses dias, temperaturas difíceis de ser alcançadas até pode cidades de latitudes bem maiores.

 

Só que do adianta termos essas marcas, se no decorrer do dia a temperatura sobe astronomicamente...

Seria muito melhor se a temperatura variasse entre -2ºC e 2ºC, teriamos muito mais chances de ver a branquinha..

 

Mas infelizmente essa não é nossa realidade!!! :cray:

Link to comment
Share on other sites

Pelo que vejo nosso grande problema é de de ter um (dia/estação) completo de frio..

Pois em varias cidades do Sul e Sudeste temos boas minimas registradas nesses últimos dias.

 

O problema é que para sentirmos esse frio temos que estar acordados as 5 da manhã..

Pois quando vai chegando perto do meio-dia e parte da tarde, a temperatura ultrapassa os 20ºC... :cray:

 

Queria ainda que tivéssemos um inverno com pouca amplitude térmica..

 

Um exemplo,dias variando +ou- assim: Minina de 2ºC e Máxima de 7ºC (Ai sim podemos considerar que tivemos um dia completamente de frio)

 

Será Possível ????

 

Quanto maior a latitude, menor será esse efeito da grande amplitude térmica. Apenas atente para o fato de que estamos no início de maio. O clima outonal é típico desta forma. Em meses de inverno as máximas já ficam bem mais baixas. Exemplo: o sul do RS e as serra catarineses e gaúcha conseguem ter médias máximas baixas (16C ou menos). Para se ter uma idéia do quão importante é a latitude nesse processo, veja que Porto Alegre possui média das máximas mais baixa que Curitiba (quase 1000 metros mais alta), mesmo considerando as antigas normais, quando Curitiba era mais fria que atualmente.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que vejo nosso grande problema é de de ter um (dia/estação) completo de frio..

Pois em varias cidades do Sul e Sudeste temos boas minimas registradas nesses últimos dias.

 

O problema é que para sentirmos esse frio temos que estar acordados as 5 da manhã..

Pois quando vai chegando perto do meio-dia e parte da tarde, a temperatura ultrapassa os 20ºC... :cray:

 

Queria ainda que tivéssemos um inverno com pouca amplitude térmica..

 

Um exemplo,dias variando +ou- assim: Minina de 2ºC e Máxima de 7ºC (Ai sim podemos considerar que tivemos um dia completamente de frio)

 

Será Possível ????

 

Quanto maior a latitude, menor será esse efeito da grande amplitude térmica. Apenas atente para o fato de que estamos no início de maio. O clima outonal é típico desta forma. Em meses de inverno as máximas já ficam bem mais baixas. Exemplo: o sul do RS e as serra catarineses e gaúcha conseguem ter médias máximas baixas (16C ou menos). Para se ter uma idéia do quão importante é a latitude nesse processo, veja que Porto Alegre possui média das máximas mais baixa que Curitiba (quase 1000 metros mais alta), mesmo considerando as antigas normais, quando Curitiba era mais fria que atualmente.

 

Bruno,

 

Muito obrigado pelas explicações..

È realmente da para perceber como a latitude influencia crucialmente na amplitude térmica e nas temperaturas máximas mais baixas.

 

Só fico um pouco indignado por termos excelentes minimas e não conseguirmos manter esse frio durante o dia (Exceto eventos raros)..

 

Abração..

Link to comment
Share on other sites

Termômetro registra de 2 graus negativos Parque de Itatiaia Publicado em 09/05/2013, às 14h12

 

Última atualização em 09/05/2013, às 14h12

Dicler de Mello e Souza

Itatiaia

 

O termômetro público instalado na estação de micro-ondas de Furnas, registrou por volta das 4 hs da madrugada desta quinta-feira, temperatura de 2 graus negativos, mas a sensação térmica foi de menos 4 graus negativos, devido os ventos fortes e úmidos, além da região estar sob a influência de uma massa polar. A informação de Edson Bustamante, que trabalha no posto localizado que fica a 2.662 metros de altitude na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia.

 

Diario do Vale

 

Eu acho que pegaram o dado da minha Oregon...

 

:laugh:

Link to comment
Share on other sites

Pelo que vejo nosso grande problema é de de ter um (dia/estação) completo de frio..

Pois em varias cidades do Sul e Sudeste temos boas minimas registradas nesses últimos dias.

 

O problema é que para sentirmos esse frio temos que estar acordados as 5 da manhã..

Pois quando vai chegando perto do meio-dia e parte da tarde, a temperatura ultrapassa os 20ºC... :cray:

 

Queria ainda que tivéssemos um inverno com pouca amplitude térmica..

 

Um exemplo,dias variando +ou- assim: Minina de 2ºC e Máxima de 7ºC (Ai sim podemos considerar que tivemos um dia completamente de frio)

 

Será Possível ????

 

 

Isso é o que penso também, concordo em tudo que você disse Philippe, o frio nós atinge apenas de madrugada, de tarde já tem muuito sol e calor, fica difícil mesmo, por isso que ainda acho que a gente não tem um frio de verdade, apenas mais ou menos, rsrs

Link to comment
Share on other sites

Nossas excelentes mínimas se devem, especialmente, pela altitude das nosss cidades, especialmente no eixo SC/PR/SP. A grande altitude facilita a perda de radiação à noite. Há menos atmosfera e menos UR para segurar a temperatura. Ao nível do mar o comportamento é mais estável, mesmo em dias de sol. Pegue, por exemplo, os dados de Denver e compare com o de Chicago. Perceberás que em Denver a amplitude média no inverno é muito maior que a de NYC, basicamente por causa da maior altitude. Mesmo no Brasil, pegue o caso POA e CTBA. A última possui amplitude maioir, mesmo sendo mais nublada!

Link to comment
Share on other sites

Termômetro registra de 2 graus negativos Parque de Itatiaia Publicado em 09/05/2013, às 14h12

 

Última atualização em 09/05/2013, às 14h12

Dicler de Mello e Souza

Itatiaia

 

O termômetro público instalado na estação de micro-ondas de Furnas, registrou por volta das 4 hs da madrugada desta quinta-feira, temperatura de 2 graus negativos, mas a sensação térmica foi de menos 4 graus negativos, devido os ventos fortes e úmidos, além da região estar sob a influência de uma massa polar. A informação de Edson Bustamante, que trabalha no posto localizado que fica a 2.662 metros de altitude na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia.

 

Diario do Vale

 

Eu acho que pegaram o dado da minha Oregon...

 

 

:laugh:

 

 

Nao deram os devidos creditos ?

Link to comment
Share on other sites

Pelo que vejo nosso grande problema é de de ter um (dia/estação) completo de frio..

Pois em varias cidades do Sul e Sudeste temos boas minimas registradas nesses últimos dias.

 

O problema é que para sentirmos esse frio temos que estar acordados as 5 da manhã..

Pois quando vai chegando perto do meio-dia e parte da tarde, a temperatura ultrapassa os 20ºC... :cray:

 

Queria ainda que tivéssemos um inverno com pouca amplitude térmica..

 

Um exemplo,dias variando +ou- assim: Minina de 2ºC e Máxima de 7ºC (Ai sim podemos considerar que tivemos um dia completamente de frio)

 

Será Possível ????

 

 

Isso é o que penso também, concordo em tudo que você disse Philippe, o frio nós atinge apenas de madrugada, de tarde já tem muuito sol e calor, fica difícil mesmo, por isso que ainda acho que a gente não tem um frio de verdade, apenas mais ou menos, rsrs

 

Compartilhamos o mesmo pensamento!!!...kkk

Link to comment
Share on other sites

Cruzeiro/SJ e Mundo Novo/Urubici, me parece ser a localidade mais propícia a ter temperaturas sub 10 por períodos mais longos... por ser topo, bem alto e com boa latitude...

 

Ontem de madruga em Urubici, em minha casa, q fica no centro, mas em um lugar n muito urbanizado, meio rural (do lado de minha casa, é um sitio) rua sem saida...etc, as 3 da mãnha, marquei -3º no meu quintal... dentro de casa, estava 2º.

Link to comment
Share on other sites

Nossas excelentes mínimas se devem, especialmente, pela altitude das nosss cidades, especialmente no eixo SC/PR/SP. A grande altitude facilita a perda de radiação à noite. Há menos atmosfera e menos UR para segurar a temperatura. Ao nível do mar o comportamento é mais estável, mesmo em dias de sol. Pegue, por exemplo, os dados de Denver e compare com o de Chicago. Perceberás que em Denver a amplitude média no inverno é muito maior que a de NYC, basicamente por causa da maior altitude. Mesmo no Brasil, pegue o caso POA e CTBA. A última possui amplitude maioir, mesmo sendo mais nublada!

 

Bruno,

Meus Parabéns..

 

Literalmente nos dando aula, é bom que assim vou aprendendo sobre as causas de não termos um frio constante em nosso pais.

 

Vlw..

Link to comment
Share on other sites

Puts, começou a esquentar de novo, faz 22ºC, o problema é esse, essas ondas de frio duram muito pouco, e fora que as máximas são altas demais, quem sabe um dia faça 5ºC de Mínima e 10ºC de máxima, isso sim é considerado frioooooo

Aqui na RM de Sampa só em dias nublados com massas polares potentes.

Acho que o Mirante tem até um registro extenso de máximas de 14°C ou menos (Para nossa latitude, claro) mas 99% foram em dias frios nublados e/ou garoentos/chuvosos.

 

Os dias marcantes com sol e céu claro dos anos 70 em diante foram:

9,2°C às 15h (18h UTC) em 31/05/1979

11,6°C de máxima em 18/07/1975

 

Com céu nublado, as mais recentes:

28/07/2007 - 9,2°C / 11,9°C

29/07/2007 - 7,9°C / 11,9°C

 

Lembrando que a menor máxima já registrada no Mirante foi:

6,0°C / 10,2°C em 12/07/88.

Link to comment
Share on other sites

Puts, começou a esquentar de novo, faz 22ºC, o problema é esse, essas ondas de frio duram muito pouco, e fora que as máximas são altas demais, quem sabe um dia faça 5ºC de Mínima e 10ºC de máxima, isso sim é considerado frioooooo

Aqui na RM de Sampa só em dias nublados com massas polares potentes.

Acho que o Mirante tem até um registro extenso de máximas de 14°C ou menos (Para nossa latitude, claro) mas 99% foram em dias frios nublados e/ou garoentos/chuvosos.

 

Os dias marcantes com sol e céu claro dos anos 70 em diante foram:

9,2°C às 15h (18h UTC) em 31/05/1979

11,6°C de máxima em 18/07/1975

 

Com céu nublado, as mais recentes:

28/07/2007 - 9,2°C / 11,9°C

29/07/2007 - 7,9°C / 11,9°C

 

Lembrando que a menor máxima já registrada no Mirante foi:

6,0°C / 10,2°C em 12/07/88.

 

Dados muito interessantes Thiago.

È uma pena que dias como esses serem uma exceção e já terem tanto tempo que aconteceu!

Se bem que esse ano poderia repetir alguns dias desses né...srs

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Puts, começou a esquentar de novo, faz 22ºC, o problema é esse, essas ondas de frio duram muito pouco, e fora que as máximas são altas demais, quem sabe um dia faça 5ºC de Mínima e 10ºC de máxima, isso sim é considerado frioooooo

Aqui na RM de Sampa só em dias nublados com massas polares potentes.

Acho que o Mirante tem até um registro extenso de máximas de 14°C ou menos (Para nossa latitude, claro) mas 99% foram em dias frios nublados e/ou garoentos/chuvosos.

 

Os dias marcantes com sol e céu claro dos anos 70 em diante foram:

9,2°C às 15h (18h UTC) em 31/05/1979

11,6°C de máxima em 18/07/1975

 

Com céu nublado, as mais recentes:

28/07/2007 - 9,2°C / 11,9°C

29/07/2007 - 7,9°C / 11,9°C

 

Lembrando que a menor máxima já registrada no Mirante foi:

6,0°C / 10,2°C em 12/07/88.

 

 

Muito bom saber Aldo,vlw pelo dados e explicação, tomara que tenhamos um inverno com alguns dias assim de máximas baixas.

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Dia muito gostoso e aproveitável:

 

Mín 08,9ºC (menor do ano até agora)

 

Máx 24,1ºC (sol o dia todo)

 

Quem dera se todos os dias do ano pudessem ser assim...não haveria mais a terrível sensação de

abafamento no verão.

 

Com relação às máximas baixas, confesso que elas me atraem mais do que as mínimas. Quando estive

em Gramado, no ENBAZ-2012, não pude esconder a minha satisfação em estar testemunhando, pela primeira

vez na minha vida, sol o dia todo e máximas sub-10. Isso sem falar no almoço em São Chico, com muito

sol e vento geladíssimo (nunca senti tanto frio na minha vida). Foi bom demais!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.