Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

Shimutz e João, acho salutar o tema futebolístico até as 12hs do dia posterior a um grande evento. Não vejo problema algum, desde que com moderação.

 

Mas qualquer um acha salutar, Brunão. E sem limites de horas. Futebol é esporte, que é qualidade de vida.

 

O problema é debater aqui, no melhor tópico do BAZ.

 

Apesar de letras garrafais, te passou despercebido a minha sugestão: "Debatam este tema no fórum comunidade, tópico "pra descontrair"."

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

O GFS maritimizou os dois pulsos da semana que vem... na 0Z o ciclone bem posicionado passa a vir no 3o pulso e não no segundo como vinha até ontem. O 2o pulso vira um peidinho oceânico... A 6Z volta a mostrar um cenário de cores quentes predominando no horizonte... AInda bem que é pouco confiável. Resumindo, depois de tanta expectativa criada pelas rodadas de ontem, acho que o mais seguro é curtir o pulso do final de semana. O Europeu coloca neve (pouca, é fato) para a Região de SJ. Não vi o MBAR, mas o ETA acompanha o Europeu. Estes modelos (ETA E MBAR), tão ruins no médio-longo prazo praticamente se igualam ao GFS em períodos de bloqueio, ou seja, continuam péssimos no médio-longo prazo mas o GFS também fica péssimo, he he he! Mas no Curto prazo, ETA e MBAR (principalmente o segundo) costumam ser precisos! :russian:

Link to comment
Share on other sites

Pois é Malifi, o GFS já não apresenta tanta umidade quando teremos frio em altitude.... sendo, na verdade como você mesmo colocou estamos em um limite crítico, mas ainda aposto no EUROPEU que segue melhor e estou rezando que na ultima hora o GFS acompanhe.

Agora, olha só no EUROPEU a estrada de Urubici para São Joaquim... nossa se se o modelo estiver correto a estrada vai ficar um espetáculo, olhem só a localidade de Vacas Gordas, ela ficaria bem no cento do evento... Loucura, Loucura, Loucura....

 

Sobânia, como estamos falando para um evento de 96 horas é um prazo razoável para especulação sobre o tema neve. E aparentemente o frio não estará em falta os indicativos são que incursão de ar polar será extremamente seca.

 

Minha sugestão:

 

Observar os outros modelos no quesito precipitação.

 

E ver a evolução do bicho abaixo daqui a 24 horas.

 

Ciclone, cavado ou cavadim????

 

Nesse caso 10 cm de acumulação, alguns flocos isolados e nada.

 

62phase1.png

Link to comment
Share on other sites

O EUROPEU aponta uma neve boa na manhã do dia 8 ao meu ver o melhor da festa vai ficar no Good Garden :rofl: ahuahuhaua...

Mas vão se juntar na festa Urubici, Urupema e São Joaquim... :clapping: :clapping: :clapping:

 

47d38e83cd14369e76937a3f94f5d87a.JPG

 

 

Sobânia, como consegues copiar essa imagem? Nunca consegui isso com essas imagens em flash...

Link to comment
Share on other sites

O EUROPEU aponta uma neve boa na manhã do dia 8 ao meu ver o melhor da festa vai ficar no Good Garden :rofl: ahuahuhaua...

Mas vão se juntar na festa Urubici, Urupema e São Joaquim... :clapping: :clapping: :clapping:

 

http://www.natrilhacerta.com.br/intranet/upload/fotos/47d38e83cd14369e76937a3f94f5d87a.JPG

 

 

Sobânia, como consegues copiar essa imagem? Nunca consegui isso com essas imagens em flash...

 

O botão Magico Caio "Print Screen" depois colo no Paint, uso as ferramentas para cortar, arrumar e manter só o que eu quero e salvo como JPEG.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Estou cético com a potência dos próximos dois pulsos, melhor esperar a tendência formar-se. Mas estou animado com o primeiro, que os modelos têm intensificado e aumentado a probabilidade de neve.

 

O que não deve mudar em função da continentalização ou maritmização das MPs do meio e fim da semana seguinte é a tendência de um frio continuado desde este sábado por pelo menos uns 10 dias, o que vai derrubar essas médias parciais bizarras de julho postadas pelo Carlos acima.

Link to comment
Share on other sites

O EUROPEU aponta uma neve boa na manhã do dia 8 ao meu ver o melhor da festa vai ficar no Good Garden :rofl: ahuahuhaua...

Mas vão se juntar na festa Urubici, Urupema e São Joaquim... :clapping: :clapping: :clapping:

 

http://www.natrilhacerta.com.br/intranet/upload/fotos/47d38e83cd14369e76937a3f94f5d87a.JPG

 

 

Sobânia, como consegues copiar essa imagem? Nunca consegui isso com essas imagens em flash...

 

O botão Magico Caio "Print Screen" e depois colo no Paint, redimensiono e salvo como JPEG.

Essa saída 0Z do Europeu é cavalar para neve. Se dependesse só dela, seria sinal verde. E a janela iria da noite de sábado até a noite de domingo. Animal. :clapping:
Link to comment
Share on other sites

São Paulo: 19,7 (+3,9)

 

Para a cidade de São Paulo a combinação El Niño, Atlântico quente e NAO oscilante.

 

É FATAL

 

Já mandei lavar o edredon.

 

Aqui junho já foi para os picles.

 

Julho....está indo com direito a mais vinagre.

 

Agosto...."já foi".

 

MP tardias para a primavera no sudeste nem pensar. Certo sempre respinga alguma coisa.

 

Emoção aqui só com as chuvas no final de setembro.

 

Sudeste em julho nem um hipotético super polar outbreak salva.

Link to comment
Share on other sites

Joao..Palmerense, Shimutz ..São Paulino..e vc Renan Flamenguista...acham isso....Só o Bruno que é Gremista e torceu p/ o meu Tme ontem que foi contra...

 

Concordo com o Bruno...

 

Completando...um esporádico momento de descontração aqui neste topico que já acabou....

 

Finalizando os argentinos tiveram uma noite de 18 graus em SP em pleno mes de julho...apesar que Buenos Aires não deve estar lá aquelas coisas...eles não devem ter sentido...Bom está lá pra baixo em Bariloche...com neve de fartura..!!

Link to comment
Share on other sites

O EUROPEU aponta uma neve boa na manhã do dia 8 ao meu ver o melhor da festa vai ficar no Good Garden :rofl: ahuahuhaua...

Mas vão se juntar na festa Urubici, Urupema e São Joaquim... :clapping: :clapping: :clapping:

 

47d38e83cd14369e76937a3f94f5d87a.JPG

O Europeu é o mesmo ETA???Nõ tinha visto este tipo de imagem hehehe :good:

 

Dentro dos cenários possíveis Paulo Henrique. Esse é um.

 

Aqui tem um bando de louco

Louco para ver nevar

Aqueles que acham que é pouco

Eu vivo por ti minha neve

Eu canto até ficar rouco

Eu canto para te empurrar

Vamo, vamo, ver nevar

O vamo meu nevão

Não para de gear

Link to comment
Share on other sites

Dentro dos cenários possíveis Paulo Henrique. Esse é um.

 

Aqui tem um bando de louco

Louco para ver nevar

Aqueles que acham que é pouco

Eu vivo por ti minha neve

Eu canto até ficar rouco

Eu canto para te empurrar

Vamo, vamo, ver nevar

O vamo meu nevão

Não para de gear

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

O GFS 12 traria algo interessante para o final da noite do dia 07 e inicio da madrugada do dia 08, depois disso São Joaquim ficaria até o inicio da manhã no limite da umidade... no limite mesmo, chance muito pequena... pela manhã limparia... ainda prefiro o EUROPEU.

Eu não achei o MBAR muito animador para um cenário de neve... mas o frio é bom...

Se misturarmos tudo, acredito em uma pequena chance de neve de 07 para 08... mas como disse o Malifi temos que aguardar mais um pouco para saber o que vai ocorrer...

Em falar nisso... adorei os versos Malifi... :rofl:

Link to comment
Share on other sites

O EUROPEU aponta uma neve boa na manhã do dia 8 ao meu ver o melhor da festa vai ficar no Good Garden :rofl: ahuahuhaua...

Mas vão se juntar na festa Urubici, Urupema e São Joaquim... :clapping: :clapping: :clapping:

 

47d38e83cd14369e76937a3f94f5d87a.JPG

O Europeu é o mesmo ETA???Nõ tinha visto este tipo de imagem hehehe :good:

 

Pomba, mas por esse modelo o Rio Grande do Sul iria ficar de fora da festa! Nem Bom Jesus e Ausentes

pegariam neve! Como diz FHC: - "Assim não pode, assim não dá..."

Link to comment
Share on other sites

Realmente, he he, Bom Jesus não deveria ficar de fora, ha ha. Uma pena que eu tenha de trabalhar nos dias 14 e 15 de julho, pois certamente iria visitá-los no Enbaz deste ano, mesmo sendo novato. Até tenho uma reunião em Caxias do Sul na parte da tarde do dia 15, mas tenho trabalho em Bom Jesus pela manhã, daí fica difícil...

Link to comment
Share on other sites

Pomba, mas por esse modelo o Rio Grande do Sul iria ficar de fora da festa! Nem Bom Jesus e Ausentes

pegariam neve! Como diz FHC: - "Assim não pode, assim não dá..."

 

Realmente, he he, Bom Jesus não deveria ficar de fora, ha ha...

 

Se tivéssemos apenas esse cenário do EUROPEU eu não descartaria a possibilidade de neve em Bom Jesus e Ausentes. Mas como temos outros modelos e eles não acompanham o EUROPEU e não apontam umidade suficiente nem em localidade próximas ao centro de São Joaquim que ficaria bem no limite de tudo, o cenário se torna mais improvável para Serra Gaucha.

Link to comment
Share on other sites

Bizzaro a máxima de Porto Alegre na RBS de 23,1 a meia noite e agora está a 12ºC!!!! :shok: :shok:

 

E aqui torramos com uma PF nervosa que fez extrapolar os 30ºC!

 

Estou a beira de jogar a toalha aqui pra cá para 2012. Alguns lugares comerciais tiveram que ligar o ar-condicionado hoje em plena nata do inverno. Não fosse pelo sol inclinado eu diria que estamos no final de setembro. Nessas horas eu preferia voltar aos meus 15 anos que qualquer coisa tava bom, não me importava com calor no inverno, médias, ondas de calor no verão, aquecimento global, simplesmente vivia de forma simples huaahu

Link to comment
Share on other sites

Bizzaro a máxima de Porto Alegre na RBS de 23,1 a meia noite e agora está a 12ºC!!!! :shok: :shok:

 

E aqui torramos com uma PF nervosa que fez extrapolar os 30ºC!

Tive máxima de 21,9° à meia-noite. A queda se acentuou às 8:30, quando começou a entrar um vento S.

 

Agora finalmente temos um dia de inverno!!! Tenho chuva leve e faz 12,8°. Até agora foram 5,6 mm acumulados. Em Gramado crava 10,0° e Blumenau tem 28,7°. Dois mundos distintos!!

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

Tempo ensolarado e faz 10.7ºC...

 

Máxima de 11.5ºC a 00:00.

 

12Z tira os cavalos e a baleia polar... :mosking: :good:

 

Vai ficar nesse "lenga-lenga" o tempo todo, Vitor. Por isso, não ficarei sofrendo com os modelos.

Alguém aí realmente se arriscaria numa previsão para o fim de semana dos dias 14 e 15 de Julho ?

 

Cada modelo coloca uma coisa diferente...

 

O importante mesmo neste momento é que virá frio dos bons neste fim de semana. Depois nós

damos uma olhada com mais cuidado no que vem pela frente.

Link to comment
Share on other sites

O frio do Mbar com a precipitação do GFS/Europeu é neve entre sábado e domingo. O ruim é pinçar dado a favor em modelos diferentes...

 

Europeu, Global e outros concordam para um ENBAZ frio, quiçá gelado. Pelo Europeu vejo um cenário de sinal amarelo entre sexta e sábado 13/14.

 

NOAA adverte baixa confiabilidade acima de 96/108h, o que é muito pouco.

Link to comment
Share on other sites

Tempo ensolarado e faz 10.7ºC...

 

Máxima de 11.5ºC a 00:00.

 

12Z tira os cavalos e a baleia polar... :mosking: :good:

 

Vai ficar nesse "lenga-lenga" o tempo todo, Vitor. Por isso, não ficarei sofrendo com os modelos.

Alguém aí realmente se arriscaria numa previsão para o fim de semana dos dias 14 e 15 de Julho ?

 

Cada modelo coloca uma coisa diferente...

 

O importante mesmo neste momento é que virá frio dos bons neste fim de semana. Depois nós

damos uma olhada com mais cuidado no que vem pela frente.

 

Eu não to torcendo pro Frio, que ele vá pra o mar ...

 

S11219782_201207051845.jpg

 

Se não nublar amanhã já é temperatura perto de negativar... :heat:

 

Estou tranquilo, nesse segundo bimestre só peguei recuperação em uma matéria... :ok:

 

E é a matéria que fiquei com maior nota no primeiro bimestre, então tá tranquilo. :good2:

 

Faz 10.2ºC.

Link to comment
Share on other sites

Se misturarmos tudo, acredito em uma...."neve"

Em falar nisso... adorei os versos Mafili... :rofl:

 

Palpite: Como você é profissional da área de turismo venda o frio (verdadeiro da RMSJ)....e coloque neve como brinde.

 

É certeza (estou afirmando) 3 dias com neve (de qualquer tipo) em São Joaquim no mes de julho.

 

Eu usaria o seguinte mote:

 

Frio eu garanto (para os padrões brasileiros...é certeza).

 

Neve se você (cliente) for uma pessoa de sorte....aposte.

 

A chance é 10%.

 

Fatal....Todo turista é um apostador nato. Vide Las Vesgas, Atlantic City, e a periferia sulamericana.

 

PS: Esse raciocínio não é válido para Gramado/Canela/Campos do Jordão. Nessas localidades o mote é outro. "Veja e seja visto....bons hotéis, bons restaurantes, pessoas bonitas, grifes sofisticadas etc..etc..etc... e atividades patéticas para o meu gosto (andar de trenzinho, subir em morro,visitar fábrica de chocolate, essas babacas da pequena burguesia)

Link to comment
Share on other sites

O frio do Mbar com a precipitação do GFS/Europeu é neve entre sábado e domingo. O ruim é pinçar dado a favor em modelos diferentes...

 

Europeu, Global e outros concordam para um ENBAZ frio, quiçá gelado. Pelo Europeu vejo um cenário de sinal amarelo entre sexta e sábado 13/14.

 

NOAA adverte baixa confiabilidade acima de 96/108h, o que é muito pouco.

Europeu 12Z veio bem pior que o 0Z para neve. Pelo visto vamos ficar com algo entre trave e paraguaia este fds.

Link to comment
Share on other sites

O frio do Mbar com a precipitação do GFS/Europeu é neve entre sábado e domingo. O ruim é pinçar dado a favor em modelos diferentes..

 

Não é "ruim" Caio.

 

Os modelos são alimentados com dados de vento e pressão e respondem com temperaturas....depois são alimentados com temperatura e respondem com pressão e vento em diversos níveis (dependendo da capacidade de processamento os ciclos poderiam ser repetidos indefinidamente de modo que a saídas poderiam ocorrerr a cada 5 minutos....que convenhamos não é nada prático) Porém existe uma variável independente chamada de umidade. E a umidade na atmosfera é trocada a cada 9 dias.

 

Dessa forma deve-se considerar para os maníacos (como eu, não para essas coisa de WEATHER) que a sensibilidade humana para padrões complexos é algo inexplicável.(infelizmente isso não é ciência...ainda).

 

Concluindo: Utilizar para 72horas o frio do MBar com a precipitação do GFS para elaborar um cenário possível. não é crime, pois tecnicamente 5 minutos ambos devem estar "vendo" a mesma coisa.

 

Lembrando que são cenários. E não a realidade. A realidade vai acontecer e com um agravante pode eventualmente não ser documentada devido a falta de cobertura de estações de topo, observadores qualificados, além é claro da indisponibilidade momentânea de equipamentos como um celular para registro.

 

Por enquanto depende.

 

10cm de acumulação, flocos esparsos e nada.

 

Para o fim de semana.

 

Vamos acompanhando.

 

Tempos interessantes

Link to comment
Share on other sites

Mas QUANDO É que vamos ver neve decente na serra novamente!?

 

Quando deslocarem as serras la pra regiao da campanha, neve de forma generalizada nas serras agora só 1 ou 2x na vida. Estamos vivenciando a olho nu, uma mudança da padrão climatico.

 

No padrão pós-2000, só assim mesmo! Antes, era neve das boas em Gramado, Canela e Caxias a cada 3-4 anos e em SJ e região nem se fala... Na média da normal 1971-2000 foram 2,5 neves com acumulação acima de 5 cm por ano com 1 nevão de mais de 20 cm a cada 2 anos... Outro mundo comparado com as décadas de 2000 e 2010... Uma SENHORA MUDANÇA DE PADRÃO CLIMÁTICO. O único consolo é torcer para que o ciclo se vá e a neve volte... Bom, o BAZ está nessa torcida desde sua criação.. O mais hilário é que o novo padrão começou justamente com o surgimento do BAZ!!! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Para mim, o fato de não nevar tanto quanto em décadas passadas é puro azar mesmo de não coincidir a umidade necessária com o frio em altitude e vice-versa. Frio temos todos os anos de sobra.

Quando eu era pequeno, há mais de 30 anos (vou fazer 40), também não era comum toda hora neve, apesar de ela vir sempre, nem que fosse um pouco, todo inverno. Neve no Brasil não é o padrão do inverno. Isso sabemos. Agora, em agosto de 2010 deu uma nevada maravilhosa em São Joaquim, que ficou horas e horas caindo com acumulação! Lembro bem disso.

Como agente de viagens que sou, nunca iludi passageiros com "neve em Gramado e Canela", como a mídia costuma fazer. Se ela vier, será um presente raro (e bota raro nisso!).

Lembro com saudades sim da nevada em Porto Alegre, dia 24/08/84, quando eu tinha 12 anos! Ficou na memória do portoalegrenses, pois nos morros da cidade houve acumulação e ninguém esperava mais tanto frio.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Mas QUANDO É que vamos ver neve decente na serra novamente!?

 

Quando deslocarem as serras la pra regiao da campanha, neve de forma generalizada nas serras agora só 1 ou 2x na vida. Estamos vivenciando a olho nu, uma mudança da padrão climatico.

 

No padrão pós-2000, só assim mesmo! Antes, era neve das boas em Gramado, Canela e Caxias a cada 3-4 anos e em SJ e região nem se fala... Na média da normal 1971-2000 foram 2,5 neves com acumulação acima de 5 cm por ano com 1 nevão de mais de 20 cm a cada 2 anos... Outro mundo comparado com as décadas de 2000 e 2010... Uma SENHORA MUDANÇA DE PADRÃO CLIMÁTICO. O único consolo é torcer para que o ciclo se vá e a neve volte... Bom, o BAZ está nessa torcida desde sua criação.. O mais hilário é que o novo padrão começou justamente com o surgimento do BAZ!!! :mosking:

 

DE CABEÇA, NEVE ACIMA DE =>10 CM;

 

52/55/57/65/67/72/74/75/76/78/79/80/81/84/85/88/90/92/93/94/96

Link to comment
Share on other sites

Mas QUANDO É que vamos ver neve decente na serra novamente!?

 

Quando deslocarem as serras la pra regiao da campanha, neve de forma generalizada nas serras agora só 1 ou 2x na vida. Estamos vivenciando a olho nu, uma mudança da padrão climatico.

 

No padrão pós-2000, só assim mesmo! Antes, era neve das boas em Gramado, Canela e Caxias a cada 3-4 anos e em SJ e região nem se fala... Na média da normal 1971-2000 foram 2,5 neves com acumulação acima de 5 cm por ano com 1 nevão de mais de 20 cm a cada 2 anos... Outro mundo comparado com as décadas de 2000 e 2010... Uma SENHORA MUDANÇA DE PADRÃO CLIMÁTICO. O único consolo é torcer para que o ciclo se vá e a neve volte... Bom, o BAZ está nessa torcida desde sua criação.. O mais hilário é que o novo padrão começou justamente com o surgimento do BAZ!!! :mosking:

 

Então a solução é fechar o BAZ que a neve volta :rofl: hauhauhuahuah...

É só brincadeira pessoal...

Ainda vamos acompanhar grandes nevadas aqui no BAZ. :ok:

Link to comment
Share on other sites

O GFS 12 traria algo interessante para o final da noite do dia 07 e inicio da madrugada do dia 08, depois disso São Joaquim ficaria até o inicio da manhã no limite da umidade... no limite mesmo, chance muito pequena... pela manhã limparia... ainda prefiro o EUROPEU.

Eu não achei o MBAR muito animador para um cenário de neve... mas o frio é bom...

Se misturarmos tudo, acredito em uma pequena chance de neve de 07 para 08... mas como disse o Malifi temos que aguardar mais um pouco para saber o que vai ocorrer...

Em falar nisso... adorei os versos Malifi... :rofl:

 

o problema, muitas vezes, é a secura...o ar frio espanta a umidade. e o ciclone? tá garantido? aí sim.

do contrário...alto mar para a umidade e sábado e domingo terão geada de renguear cusco. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.