Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

Ronaldo, estamos fazendo leitura de rodadas. O que é extremamente importante para o acompanhamento da tendência. Quem não interpreta rodadas fica cego analisando uma saída isolada.

 

Discordo da tua crítica.

 

Quem aqui disse que um "pum florido" resultaria em flores?

 

Interpretação de rodada por escrito, por sinal algo raro de ser ver por aqui, inclusive dos profissionais. Sublinhados feitos agora meus:

 

Ontem final de tarde:

 

O momento ainda é de atenção e cautela pois o Europeu foi muito "deep inside", sendo mais favorável ao frio. Já tem modelo convergindo para o europeu, mas um outro forte grupo liderado pelo GFS prevê uma erupção mais amena, sem aquela linda baixa do Europeu 12Z na costa.

 

Uma certeza? O padrão de calor será quebrado.

 

A médio longo prazo? Mega-sena.

 

Ontem início da noite:

 

Europeu, talvez o mais importante e confiável modelo no cenário atual, com 96h ("apenas") de antecedência colocando um cenário perfeito para a neve, é o mais próximo que já chegamos da realidade de um evento interessante neste ano no Brasil.

Pela 12Z a baixa na costa ganhou força e circulação ciclônica, o que desempenharia um papel fundamental no ingresso mais potente do ar frio e, principalmente, na instabilidade atmosférica. Em superfície o ciclone em rápido deslocamento pelo oceano proporciona a oclusão da frente fria. Em altos níveis esta oclusão nada mais é do que o reflexo de um cavado em 500mb. Uma área instável em altura que propicia uma grande área de precipitação sobre o deslocamento e avanço do ar frio sobre o Sul do Brasil.

 

Esse cavado ativa portanto o sinal verde pelo modelo Europeu. A permanecer a tendência da 12Z as chances são boas, porém é uma saída que ainda carece de suporte por outros modelos globais. Como falei a pouco, há algum suporte se formando. E até o conturbado ETA começa a sinalizar que pode caminhar nesta direção. Pelo Mbar o frio também entra, porém seco. O GFS que já esteve muito desanimador melhorou o cenário na 12Z (não tinha visto direito a rodada), mas sem aquela baixa do europeu.

 

Se botarmos tudo em um balaio e misturarmos bem dá um bom frio no final de semana, com uma pequena chance de neve entre sábado e domingo, com negativas na segunda e quiçá na terça.

 

A escuridão dos modelos e o inverno lenga-lenga pode tomar um rumo diferente a diante...

 

Hoje pela manhã:

 

Modelos ainda dançando bem, com o europeu reduzindo a profundidade e atuação da baixa pressão. Como resultado a neve caiu por terra na 00Z. Uma tendência semelhante ao GFS. E quando esses dois modelos entram em acordo... fica difícil, quase impossível, uma reversão. Mesmo assim uma condição limítrofe permanece e, caso melhore, a chance de neve retorna. A 06Z por exemplo, foi um pouquinho melhor.

 

Frio a caminho. Micro-eventos? Veremos o que ocorrerá...

 

 

Não quero puns floridos para colher flores, apenas busco levar a interpretação com coerência aos amigos. Interpretação que inclusive tem faltado por aqui, com raríssimas exceções pela meia-duzia que faz das tripas o coração para enriquecer o fórum.

 

Essa fera ai meu, oh loco!

Por essas e outras que sou fã deste cara! Valeu Caio! :good:

Também acho que é muito cedo para confirmar algo, por isso não podemos levar tão a sério os modelos, que são dinâmicos, a natureza é dinâmica, mas acima de tudo perceber que tudo isso é uma previsão e não confirmação! Bom trabalho colega!

Link to comment
Share on other sites

Li hoje aqui "deep inside". Seria o "Garganta Profunda" da Meteorologia ?

 

Tem modelo dando chance de neve no sábado, mas conversamos hoje de manhã e não vamos fazer qualquer aviso cedo. Se entrar em previsão vai ser em cima da hora. Primeiro, porque a chance não parece ser alta. Segundo, neste findi tem abertura de evento em Gramado e sempre tem aquela crítica que previsão é feita pra beneficiar turismo. Terceiro, falar em CHANCE de neve vai desviar toda atenção da mídia do mais importante que é o risco de tempo severo quinta e sexta.

Link to comment
Share on other sites

Li hoje aqui "deep inside". Seria o "Garganta Profunda" da Meteorologia ?

 

Tem modelo dando chance de neve no sábado, mas conversamos hoje de manhã e não vamos fazer qualquer aviso cedo. Se entrar em previsão vai ser em cima da hora. Primeiro, porque a chance não parece ser alta. Segundo, neste findi tem abertura de evento em Gramado e sempre tem aquela crítica que previsão é feita pra beneficiar turismo. Terceiro, falar em CHANCE de neve vai desviar toda atenção da mídia do mais importante que é o risco de tempo severo quinta e sexta.

 

Muito sensato Aguiar.

Link to comment
Share on other sites

Apesar dos ultimos dias ter sido os mais secos do ano no Centro-Oeste, as mínimas não tem sido tão baixas como em outras épocas com condições semelhantes. O vento nordeste tem predominado em muitos locais ao longo da madrugada, deixando a umidade mais baixa até mesmo próximo do amanhecer. O ar não satura.

Salvo algumas exceções.

 

Destaque para Comodoro com 10,8ºC e Porto Estrela com 13,8ºC.

 

Cidades do centro-leste da Bolívia e do extremo oeste de MS com temperaturas mais baixas e úmidas para este horário.

 

Porto Murtinho, MS: 22ºC

Roboré, BOL: 23ºC

Santa Cruz de La Sierra, BOL: 23ºC

Corumbá, MS: 24ºC.

 

Todas com umidade variando entre 69/80%.

Link to comment
Share on other sites

 

Inverno climático maio/junho

 

Soledade: 14,6 (16,0 / 13,1)

 

Urupema: 08,7 (09,5 / 07,9)

 

 

Estação por estação, que representam bem o clima de suas cidades CENTROS urbanos (SIM, o centro de Soledade é um topo como o Inmet): Seis graus de diferença, apenas.

 

 

ENORME a diferença... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Li hoje aqui "deep inside". Seria o "Garganta Profunda" da Meteorologia ?

 

Tem modelo dando chance de neve no sábado, mas conversamos hoje de manhã e não vamos fazer qualquer aviso cedo. Se entrar em previsão vai ser em cima da hora. Primeiro, porque a chance não parece ser alta. Segundo, neste findi tem abertura de evento em Gramado e sempre tem aquela crítica que previsão é feita pra beneficiar turismo. Terceiro, falar em CHANCE de neve vai desviar toda atenção da mídia do mais importante que é o risco de tempo severo quinta e sexta.

 

BEM COLOCADO, AQUI SÓ NA PREVISÃO P/OS QUE PAGAM É QUE CITO A CHANCE DE NEVE, ATÉ PORQUE, TEM QUE AVISAR PARA NÃO SER PEGO DE SURPRESA EM VIRTUDE DAS TELAS ANTIGRANIZO, NEM NA RÁDIO FALO, NESTE ANO ESTÁ UMA BOMBA OS MODELOS.

 

SE NÃO ENTENDERAM O QUE ESCREVI LÁ TRÁZ, NEM ESTOU AÍ E NÃO RETIRO UMA SÓ LINHA.

Link to comment
Share on other sites

12Z tem um interessante cenário, não tanto pela neve neste final de semana, cuja possibilidade ainda é remota, mas porque ela "abre a cancela". Seriam 3 tiros de frios em seguida com potências crescentes, um neste sábado/domingo, outro melhor na quarta/quinta e um terceiro bagual no próximo sábado/domingo.

 

Domingo passado fui passear na linda praia palhocense da Guarda do Embaú, com sol, 30°C e cara de verão. Quem sabe este domingo não suba pra serra ver a neve? Nada como nosso clima subtropical!

Link to comment
Share on other sites

Bruno, entendo sua empolgação, mas veja como estes modelos estão variando a cada dia. Ver uma

rodada destas realmente dá GOSTO, mas daí no dia seguinte a situação já volta a ser outra bem

diferente. Estou provavelmente mais ansioso do que qualquer um de vocês para saber como será

o tempo no encontro, mas estou tentando me segurar aqui...sem empolgação antes da hora, rs.

Link to comment
Share on other sites

Renan, a minha empolgação é cautelosa, sempre. :mosking:

 

A questão é: essa rodada aponta 3 ondas de frio na sequência, sendo cada uma mais fria que a outra. A última culmina exatamente na noite do nosso churrasco em Gramado. Sério, se pudesse, eu pagava para confirmar esse cenário. Chega de sofrer!

Link to comment
Share on other sites

Apesar dos ultimos dias ter sido os mais secos do ano no Centro-Oeste, as mínimas não tem sido tão baixas como em outras épocas com condições semelhantes. O vento nordeste tem predominado em muitos locais ao longo da madrugada, deixando a umidade mais baixa até mesmo próximo do amanhecer. O ar não satura.

Salvo algumas exceções.

 

Destaque para Comodoro com 10,8ºC e Porto Estrela com 13,8ºC.

 

Cidades do centro-leste da Bolívia e do extremo oeste de MS com temperaturas mais baixas e úmidas para este horário.

 

Porto Murtinho, MS: 22ºC

Roboré, BOL: 23ºC

Santa Cruz de La Sierra, BOL: 23ºC

Corumbá, MS: 24ºC.

 

Todas com umidade variando entre 69/80%.

 

Allef, agora que estamos com bloqueio a situação normalizou aí no CO, no que diz respeito à umidade. Porém, o único

frio de respeito até o momento foi o do início de Junho, certo ou não ?

 

Até que a calorosa Porto Murtinho está bem amena.

Link to comment
Share on other sites

Renan, a minha empolgação é cautelosa, sempre. :mosking:

 

A questão é: essa rodada aponta 3 ondas de frio na sequência, sendo cada uma mais fria que a outra. A última culmina exatamente na noite do nosso churrasco em Gramado. Sério, se pudesse, eu pagava para confirmar esse cenário. Chega de sofrer!

 

Eu também entraria nessa vaquinha, claro que de acordo com a minha causa operária ! :mosking:

3 ondas de frio seguidas, entretanto, não seria de se estranhar no cenário atual, com a AAO em

território predominantemente negativo. Isso sem falar que já estamos há mais de 1 mês sem uma

forte invasão de ar frio.

Link to comment
Share on other sites

12Z IGUAL A 2000 E O ENCONTRO SERÁ CONGELANTE

 

tais brincando?

 

então não acredito.

 

tá mais para um....tango argentino!

 

Muito cedo ainda... Mas que tá linda, tá!

 

Alguns pontos importantes:

1) Chance de neve nos pontos mais altos (+ 1500) do Planalto do Planalto Sul na noite de sábado próximo; :ok:

2) Neve das boas generalizada nas Serras gaúcha e Catarinense em 170 horas (quinta antes do EBAZ) - frio bem abaixo de 0oC em 850 hpa (valores como -4oC/-5oC seriam comuns no RS e sul de SC) garantindo a festa; :pleasantry:

3) Um MEGA reforço de ar frio em 210 horas (mias para seco, repetindo o reforço de 2000), pegando justamente a noite de sábado do EBAZ - neste evento Gramado ficaria com aproximadamente -6oC em 850 hpa!! :shok:

 

Concluindo: rodada dos sonhos, que praticamente reeditaria 2000! O reforço polar levaria temperaturas CONGELANTES para todo o centro-sul do Brasil, no PRIMEIRO MASTODONTE POLAR DE RAÇA desde 2000!! :mosking: :laugh:

 

Rezemos e acompanhemos, pois! :russian:

Link to comment
Share on other sites

O ar frio retrocedeu ! Bagé, que ontem nem passou dos 10 graus, hoje já ultrapassou os 20 !

 

E amanhã o frio do sul volta a vencer o calor do norte, nesta guerra de gigantes.

 

Esta disputa de ar frio e ar quente no RS está parecendo um Gre-Nal, cada hora é um que ganha.

Link to comment
Share on other sites

Renan, a minha empolgação é cautelosa, sempre. :mosking:

 

A questão é: essa rodada aponta 3 ondas de frio na sequência, sendo cada uma mais fria que a outra. A última culmina exatamente na noite do nosso churrasco em Gramado. Sério, se pudesse, eu pagava para confirmar esse cenário. Chega de sofrer!

 

Eu também entraria nessa vaquinha, claro que de acordo com a minha causa operária ! :mosking:

3 ondas de frio seguidas, entretanto, não seria de se estranhar no cenário atual, com a AAO em

território predominantemente negativo. Isso sem falar que já estamos há mais de 1 mês sem uma

forte invasão de ar frio.

 

se isto vier...contrato uma carrugem para tomar uma garrafa do vinho Leopoldo. Mas, tenho que voltar de táxi pro hotel.

 

cá entre nós: algum de vocês, DE FATO, acredita nisso???

 

eu já tô que nem gato escaldado.

Link to comment
Share on other sites

O ar frio retrocedeu ! Bagé, que ontem nem passou dos 10 graus, hoje já ultrapassou os 20 !

 

E amanhã o frio do sul volta a vencer o calor do norte, nesta guerra de gigantes.

 

Esta disputa de ar frio e ar quente no RS está parecendo um Gre-Nal, cada hora é um que ganha.

 

 

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

grenal do tempo. essa é boa

 

azul: seria o frio?

 

vermelho: seria o calor?

 

 

bah, mas eu não poderia torcer pro azul...não mesmo!!!

 

aqui deprimentes 27.1°C

Link to comment
Share on other sites

Hoje aqui na Granja Viana, mínima de 12ºC cravados e máxima de 24,4ºC com céu limpo. Tem estado assim desde sábado. Antes as temperaturas estavam um pouco mais baixas, tipo 11ºC/22ºC. Mas já dá para sentir diferença; está mais agradável durante o dia principalmente.

 

Ansioso pela volta do frio forte e DALE BOCA!

Link to comment
Share on other sites

O site Tu Tiempo, que baseia suas previsões no GFS, projeta as

seguintes temperaturas para Caxias do Sul (farei um paralelo com Gramado):

 

13/07: 11 / 02

14/07: 10 / 02

15/07: 14 / 06

 

Isso foi a previsão da 06Z...quero nem ver a da rodada atual.

Tudo indica que sentirei o maior frio da minha vida.

Link to comment
Share on other sites

O site Tu Tiempo, que baseia suas previsões no GFS, projeta as

seguintes temperaturas para Caxias do Sul (farei um paralelo com Gramado):

 

13/07: 11 / 02

14/07: 10 / 02

15/07: 14 / 06

 

Isso foi a previsão da 06Z...quero nem ver a da rodada atual.

Tudo indica que sentirei o maior frio da minha vida.

 

se tiver neve nos tocamos pro norte. Pois, Gramado prá nevar tem que ter reza!

Link to comment
Share on other sites

Sim, Renan. A situação voltou ao típico do inverno, ar seco predominando. O único frio de respeito foi no início de Maio e de Junho, mas nada fora do normal. Desde 2005(talvez até antes) pelo menos uma parte do Centro-Oeste vinha sendo atingida por intesas massas polares entre Abril-Junho (mP's que causaram significativo impacto para climatologia local). Especialmente nos meses de Maio. Em certas ocasiões fortes em quase todo Centro-Oeste.

Este ano não tivemos nenhuma. Para não dizer que passou em branco este primeiro semestre, àquela do final de Março foi bastante intesa para algumas áreas do MS.

 

O padrão das precipitações segue irregular em todos os sentidos, mesmo que alguns meses tenha fechado acima da média em partes da região.Irregular inclusive na distribuição entre ás áreas. Algumas cidades pantaneiras castigadas pela seca em 2011, não conseguiram repor totalmente na época das águas. Quase todo Centro-Oeste terminou com quantis, nos dois primeirmos trimestres, entre o muito seco e o normal.

Poderíamos resumir 2012 como um lixo total.

Link to comment
Share on other sites

Renan, a minha empolgação é cautelosa, sempre. :mosking:

 

A questão é: essa rodada aponta 3 ondas de frio na sequência, sendo cada uma mais fria que a outra. A última culmina exatamente na noite do nosso churrasco em Gramado. Sério, se pudesse, eu pagava para confirmar esse cenário. Chega de sofrer!

 

Eu também entraria nessa vaquinha, claro que de acordo com a minha causa operária ! :mosking:

3 ondas de frio seguidas, entretanto, não seria de se estranhar no cenário atual, com a AAO em

território predominantemente negativo. Isso sem falar que já estamos há mais de 1 mês sem uma

forte invasão de ar frio.

 

Para ser uma onda de frio de acordo com a OMM é necessário que por 5 dias as mínimaZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz :dash1: :rtfm: :dash2:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O ETA para 7 dias dando 8° a 12° para cá na segunda metade de sexta, de 3° a 13° no sábado e 4° a 18° no domingo.

 

A vantagem da perspectiva de um frio contínuo até o nosso encontro é a mudança da dinâmica do continente. Teremos um frio constante bem no núcleo duro do inverno. Poderá ser o melhor período de 2012.

 

Por enquanto muito calor!! Tenho 29,7° com 44%!! Vento NNO a 15,0 km/h. Faz 30,5° na Sertório! Pré-frontal brabo!

Link to comment
Share on other sites

Senhores,

 

Esse frio, de acordo com a última rodada, teria um timing perfeito pra mim! Nada de frio (No Sudeste) agora no feriado de 9/Jul, no qual vou estar na tórrida Belém do Pará. Depois eu volto para SP e no final de semana do auge do frio vou estar em CDJ! Quem sabe eu não pego uma negativa boa e uma geada bruta por lá!?

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

O ETA para 7 dias dando 8° a 12° para cá na segunda metade de sexta, de 3° a 13° no sábado e 4° a 18° no domingo.

 

A vantagem da perspectiva de um frio contínuo até o nosso encontro é a mudança da dinâmica do continente. Teremos um frio constante bem no núcleo duro do inverno. Poderá ser o melhor período de 2012.

 

Por enquanto muito calor!! Tenho 29,7° com 44%!! Vento NNO a 15,0 km/h. Faz 30,5° na Sertório! Pré-frontal brabo!

 

 

Em São Paulo máxima de 25,3 e agora temos 24,6. Uma tarde de verão em Campos do Jordão, praticamente...

Link to comment
Share on other sites

Para ser uma onda de frio de acordo com a OMM é necessário que por 5 dias as mínimaZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz :dash1: :rtfm: :dash2:

 

Não. Esse critério acima é a definição do IPCC-4. Um dia faz muita diferença.

 

 

Agora vou observar com carinho essas rodadas para 72h.

 

Os volumes de precipitação para a metade norte são grandes indicam os modelos.

 

E depois aguardar as radiosondagens das estações do sul.

 

Na torcida pela NEVE.

 

Vitor, Calma. Como conversado é uma configuração do super polar outbreak.

 

Isso não é real. Apenas existe no mundo dos modelos.

 

A realidade vamos observando....um dia por vez.

abraços

Link to comment
Share on other sites

:cray: :cray: :cray: :cray: :cray: :cray:

 

3 MP´S, uma normal, uma forte e depois a cavalona...

 

Só que na forte que vejo mais chances de neve!!!!!

 

Vai ser uma semana congelante se isso se confirmar...

 

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

vamos trocar de endereço?

 

afinal, nasci aí, tava acostumado ao frio.

Link to comment
Share on other sites

Para ser uma onda de frio de acordo com a OMM é necessário que por 5 dias as mínimaZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz :dash1: :rtfm: :dash2:

 

Não. Esse critério acima é a definição do IPCC-4. Um dia faz muita diferença.

 

 

Agora vou observar com carinho essas rodadas para 72h.

 

Os volumes de precipitação para a metade norte são grandes indicam os modelos.

 

E depois aguardar as radiosondagens das estações do sul.

 

Na torcida pela NEVE.

 

Vitor, Calma. Como conversado é uma configuração do super polar outbreak.

 

Isso não é real. Apenas existe no mundo dos modelos.

 

A realidade vamos observando....um dia por vez.

abraços

 

ondas de frio: 94-96-2000

 

1975? frio, somente!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.