Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

Enquanto isso amanhecemos com 12ºC no Aeroporto, 13,6ºC na minha estação, 15,3ºC na RBS e 9,6ºC em Itapoá, aqui do lado!!!!

 

Daqui a pouco subiremos para perto dos 30ºC. Estamos tendo dias de Santa Rosa aqui no norte Catarinense!

 

São Bento do Sul com 4,8ºC nesta manhã, perdendo apenas para Urupema e BJS.

 

Queria estar com a minha estação no alto da Serra Dona Francisca online apenas para acompanhar a montanha russa climática por lá...

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, hj a máxima deve ficar nos 18C em POA e tem muita gente prevendo 30C, inclusive a Metsul!

 

no jornal Bom dia Rio Grande, RBS Porto Alegre colocam 27°C de previsão. Acredito que não tenham atualizado.

a turbulência ocorrida foi interessante. Poucos pegaram essa mudança.

Sinceramente, não li qualquer alerta a respeito. Não para o neste e norte do RS.

 

o inmet emitiu este alerta:

 

1014/2012: As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo no OESTE, SUL e CAMPANHA, no período entre 18:00h, do dia 02/07/2012, às 00:00h, do dia 03/07/2012.

 

não acredito que cheguemos a 28 hoje.

 

Salvo algum recuo muito intenso desse ar quente, empurrando, novamente, a banda de nebulosidade para baixo.

Quanto às precipitações, preciso estudar mais para enxergá-las. Pois, acreditava que teríamos chuvas de até 50mm.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, considero o Global um bom modelo de tendência, apenas. Se fosse pelos prognósticos acima de 144h, as serras do sul passariam cobertas de neve boa parte do inverno. Não dá para levar a cabo os microeventos acima desse prazo. Neve a médio/longo prazo no Global é uma quase constante.

Link to comment
Share on other sites

Bruno e Marcos. Pergunto. Vocês não exageraram?

 

Exagero aqui é no sentido que eu pensei que vocês estavam diante do início da era do gelo.

 

As duas previsões da Metsul seguem essencialmente iguais no meu conceito. Destaco que já "discussão vi feroz por conta dos 4ºC"....é uma questão de interpretação mas o susto deve ter sido grande.

 

Terça: O sol novamente predomina na Capital, mas mais para o final do dia, sobretudo a partir do anoitecer as nuvens aumentam e há pequena chance de chuva rápida e isolada. A temperatura na madrugada segue amena e as mínimas atingem entre 13°C e 15°C. Já as máximas voltam a ficar em torno dos 30°C nos pontos mais quentes da cidade. fonte Metroclima.

 

Terça: O sol até aparece na Capital no decorrer do dia, mas as nuvens aumentam e ocorrem períodos de maior nebulosidade já primeira metade do dia, porisso não se descarta a chance de chuva rápida e isolada. A temperatura na madrugada segue amena e as mínimas atingem entre 13°C e 15°C. Já as máximas voltam a ficar elevadas para o inverno, mas sobem menos do que ontem e atingem entre 26°C e 28°C nos pontos mais quentes da cidade.fonte Metroclima

Link to comment
Share on other sites

Bruno,

previsões pneu :rofl: :rofl: :rofl: :sarcastic:

 

inclusive metsul

 

com todo o respeito

 

 

errar é humano; errar demais, é burrice: assim dizia meu professor saudoso Edson de Oliveira

 

Portanto, os institutos estão humanos e não, burros!!! :sarcastic:

 

eu quis dizer que os institutos estão com crédito. Pois TODOS erraram.

 

o tempo aplicou uma gambeta(um drible) com se diz na fronteira.

 

culpa dos modelos. Aliás, estão aplicando há horas.

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS as máximas por aqui até sexta nao passam de 22º e as mínimas ao redor ou abaixo de 10º.

Sábado máxima 17º chuva

Domingo 15º garoa

Segunda 15º garoa

Nada de frio mas nada de calor também... marasmo puro... as noites depois das 18 até as 09:00 tem estado frio... as tardes agradáveis.

 

Descrição perfeita dos veranicos Curitibanos pós década de 2000... Porque em 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006 era comum termos noites quentes em pleno inverno!

Link to comment
Share on other sites

 

O maior problema do clima paulistano, na minha opinião, é a monotonia.

 

Característica tipicamente tropical (não estou dizendo que o clima paulistano

é tipicamente tropical, mas que tem essa característica específica dos climas tropicais ...)...

 

Aqui em Caxias, céu de brigadeiro (sem UMA núvem sequer), ar parado e cálido, sem

sinal sequer de pré-frontal...o ar frio no sul do Estado deve ser MUITO pouco denso,

já que chegou até em Torres e aqui na serra, NEM SINAL dele!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Será que os modelos erraram tanto assim?

 

S11219782_201207031430.jpg

 

Em santa rosa, 28.8ºC...

 

Todos nós sabíamos que a área central do RS estaria bem no meio da troca de ar...

 

Tudo podia acontecer ali.

 

Só que era uma linha tenua, entre o calor e o frio .

 

Pra mim os modelos acertaram normalmente, seria uma previsão PODRE se tivesse 15ºC em Iraí ou região...

 

O resto do RS todos nós sabíamos que estaria no meio dessa troca de ar constante.

 

Voces estão levando os modelos a risca demasiadamente.

Link to comment
Share on other sites

Estou me sentindo em outro mundo...

 

Faz 8,3ºC na estação da RBS, chove e venta forte constantemente.

 

E esse frio não vai sair daqui tão cedo, aí fico com vontade de morar em SC...

 

Porquê, não gosta do frio?

 

Odeio o cujo...

 

Calor é vida, já frio é tediante.

Calor desanima e acaba com o bom humor.

Frio anima e dá disposição! :good2:

Link to comment
Share on other sites

:laugh: :laugh:

 

É de cada um né pessoal...

 

Mas só pra encerrar...

 

Tem coisa melhor que ir pra praia e ver a mulherada, o mar quente e tomar algo bem gelado??

 

Frio :negative:

 

Parou a chuva.

 

Olhem que interessante, o vento está forte de Sul , mas a chuva vem de norte.

 

Nunca tinha visto isso.

Link to comment
Share on other sites

Prevejo AAA chegando aqui em 5,4,3,2........... :mosking:

 

Tá de férias! Aliás, essa é a razão do erro!

 

Bruno, Vou tentar consertar. (tentando ser muito cuidadoso com as palavras para evitar confusão, tá)

 

Se houve "erro" na previsão de 24 horas. Acho estranho, pois todos os institutos/empresas dizem que modelos são apenas ferramentas. Dessa forma atribuir o "erro" a modelos é negar o dito anteriormente (além do clássico sem intervenção de meteorologistas) apesar que nenhum instituto/empresa veio a público até o momento dizer erramos por essa ou por qualquer outra razão.

 

Bom, erros acontecem e fazem parte da própria natureza do sistema caótico que é o tempo (weather).

 

Agora. Talvez eu até entrasse em um tipo de conflito (leve e suave) com o AAA pelo nowcast corretivo. Mas eu entenderia perfeitamente a posição dele.

 

A Climatempo "corrigiu" para max de 18ºC.

 

Bom, vamos esperar o decorrer do período.

 

Abraços

 

PS: Espero que essa crise de lucidez dure algum tempo.

 

 

 

MODELOS ERRAM PREVISÃO PARA 24 HORAS E A GENTE QUERENDO CONSIDERAR ELES PARA 200 HRS! GREVE GERAL AOS MODELOS! CHEGA DE ABUSAR DA GENTE!!

 

 

Curti! :good:

 

Curtir 2 :good:

Link to comment
Share on other sites

Perfeito, o erro em POA aconteceu porque a frente deve ter avançado cerca de 50 a 100km a mais que o esperado pelos modelos. É complicado mesmo. Visualize a América do Sul inteira e tente enxergar esses 50-100km. Nós não temos modelos rodando 1kmx1km como nos EUA!

 

É que desta vez, entre estar num lado do muro e no outro, é uma variação de até 20 graus!

Link to comment
Share on other sites

Perfeito, o erro em POA aconteceu porque a frente deve ter avançado cerca de 50 a 100km a mais que o esperado pelos modelos. É complicado mesmo. Visualize a América do Sul inteira e tente enxergar esses 50-100km. Nós não temos modelos rodando 1kmx1km como nos EUA!

 

É que desta vez, entre estar num lado do muro e no outro, é uma variação de até 20 graus!

 

Exato!

 

Agora querem que os modelos acertem pra cada KM!!!

 

Pra mim erro mínimo/normal dos modelos.

 

Pegue o RS e veja a previsão dos modelos e compare a temperatura atual com a previsão!

 

O modelo está certo pra 85% do RS!

 

É que nem a questão da chuva, se não chove na minha horta , mesmo que na do vizinho tenha chovido um monte, já falam: "Os modelos erraram"...

Link to comment
Share on other sites

:laugh: :laugh:

 

É de cada um né pessoal...

 

Mas só pra encerrar...

 

Tem coisa melhor que ir pra praia e ver a mulherada, o mar quente e tomar algo bem gelado??

 

Frio :negative:

 

Parou a chuva.

 

Olhem que interessante, o vento está forte de Sul , mas a chuva vem de norte.

 

Nunca tinha visto isso.

Eu sei, foi só pra provocar mesmo! :laugh:

Realmente praia com a mulherada e uma geladinha é muito bom mesmo, porém não dá pra fazer isso sempre, nem pra mim que moro a 10 min. da praia da Barra. Pra falar a verdade eu fui na praia uma vez só em 2012.

 

Hoje o tempo aqui está do jeito que você gosta, sol e calor. Passando na ponte se nota uma faixa cinza/marrom de poluição em cima da cidade. :cray:

A partir de amanhã estarei de férias e ai sim poderei aproveitar a única vantagem do calor. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Perfeito, o erro em POA aconteceu porque a frente deve ter avançado cerca de 50 a 100km a mais que o esperado pelos modelos. É complicado mesmo. Visualize a América do Sul inteira e tente enxergar esses 50-100km. Nós não temos modelos rodando 1kmx1km como nos EUA!

 

É que desta vez, entre estar num lado do muro e no outro, é uma variação de até 20 graus!

 

Exato!

 

Agora querem que os modelos acertem pra cada KM!!!

 

Pra mim erro mínimo/normal dos modelos.

 

Pegue o RS e veja a previsão dos modelos e compare a temperatura atual com a previsão!

 

O modelo está certo pra 85% do RS!

 

É que nem a questão da chuva, se não chove na minha horta , mesmo que na do vizinho tenha chovido um monte, já falam: "Os modelos erraram"...

 

Vitor,

 

Nos EUA isso é uma realidade. Os modelos conseguem prever com grande detalhamento tudo o que vai acontecer. O Weather Channel é um espetáculo de previsão. Claro que eles também possuem os radares de excelente qualidade! O mais impressionante é nas temporadas de tornados, quando se consegue informar quais cidades estarão no caminho e quais escaparão com tranquilidade em um nowcasting sensacional. Quando estou lá, posso passar horas vendo o canal!

Link to comment
Share on other sites

Frio forte em Livramento, calor intenso em Cruz Alta. O RS está dividido pelo calor do norte

e frio do sul. Uma verdadeira queda de braço entre duas massas de ar distintas !

 

A ASAS domina o Sudeste há vários dias, e o frio vampiro domina tudo. As temperaturas na

serra da Mantiqueira foram as seguintes hoje pela manhã:

 

Monte Verde: 04,5ºC

Campos do Jordão: 06,1ºC

Caldas: 05,3ºC

 

Agora a região já se encontra com temperaturas entre 18/21 graus e muito sol. Em Juiz de Fora,

22ºC às 13h.

Link to comment
Share on other sites

Aliás, convém destacar um detalhe ainda não comentado:

 

- Todos falam como a Mantiqueira se dá bem com ASAS. Entretanto, se pegarmos os últimos

dias, Urupema e as baixadas da serra catarinense estão se saindo MELHOR que CJ e MV,

sendo que todas estão com a mesma dinâmica atmosférica.

Link to comment
Share on other sites

EUA é o EUA...

 

Brasil é Brasil...

 

Sem mais.

 

exato e não exato.

falta é investimento.

Estão em crise; mas, o Império Contra ataca.

 

há um esforço para colocarmos radares que peguem tempestades e tornados.

 

Um amigo meu morou em Tulsa, Oklahoma, a TV fica informando em que local está o tornado.

 

E, ao contrário do que se pensa, grande parte da população não em proteção contra tornados.

 

Erro ou não das previsões, Porto Alegre ficou muito agradável.

Link to comment
Share on other sites

EUA é o EUA...

 

Brasil é Brasil...

 

Sem mais.

 

exato e não exato.

falta é investimento.

Estão em crise; mas, o Império Contra ataca.

 

há um esforço para colocarmos radares que peguem tempestades e tornados.

 

Um amigo meu morou em Tulsa, Oklahoma, a TV fica informando em que local está o tornado.

 

E, ao contrário do que se pensa, grande parte da população não em proteção contra tornados.

 

Erro ou não das previsões, Porto Alegre ficou muito agradável.

 

Digo isso porque meteram pau nos modelos só porque erraram por 50 km...

 

Como falaram, pegue uma imagem da América do Sul e tente marcar essa diferença.

 

É nula. A diferença é que entre essa linha, a diferença é de mais de 20ºC...

 

Faz 29.7ºC na baixada de Santa Rosa.

 

E aqui nem a 10ºC devo chegar.

Link to comment
Share on other sites

Ué...50km. è a distância de Marsilaq a Itaquera.

 

Modelos não erram nem acertam.

 

É um amontado de equações não lineares. (LINDAS POR SINAL).

 

As equações dependem da alimentação.

 

Como faltaram algumas estações de topo a leste de POA.

 

NOVAMENTE EFEITO GIGO. FAZ TEMPO QUE NÃO DISCUTIMOS

 

GIGO

Link to comment
Share on other sites

O negócio é o seguinte: Perto do dia do nosso encontro vai haver um potente anticiclone com até 1041hpa entre as latitudes 40S e 45S na costa

chilena. Agora vamos rezar pela formação de um ciclone que seria capaz de mudar o fluxo deste jato inibidor de MPs no país.

Link to comment
Share on other sites

EUA é o EUA...

 

Brasil é Brasil...

 

Sem mais.

 

exato e não exato.

falta é investimento.

Estão em crise; mas, o Império Contra ataca.

 

há um esforço para colocarmos radares que peguem tempestades e tornados.

 

Um amigo meu morou em Tulsa, Oklahoma, a TV fica informando em que local está o tornado.

 

E, ao contrário do que se pensa, grande parte da população não em proteção contra tornados.

 

Erro ou não das previsões, Porto Alegre ficou muito agradável.

 

Acredito que não seja somente investimento. Lá tem todo uma cultura mais apropriada para a climatologia. Até mesmo por questões de necessidades, o clima deles é muito radical. Tirando o sul e em menor escala o sudeste, as variações climáticas no Brasil são muito pontuais e monótonas.

 

A climatologia no país está engatinhando, e não porque o nosso país é ultra desenvolvido e tem espaço para aprimorar novas áreas, e sim porque a economia é fundamentada em commodities, simplesmente pra água não bater na bunda, não porque existe um capital de conhecimento para isso.

Link to comment
Share on other sites

Ué...50km. è a distância de Marsilaq a Itaquera.

 

Modelos não erram nem acertam.

 

É um amontado de equações não lineares. (LINDAS POR SINAL).

 

As equações dependem da alimentação.

 

Como faltaram algumas estações de topo a leste de POA.

 

NOVAMENTE EFEITO GIGO. FAZ TEMPO QUE NÃO DISCUTIMOS

 

GIGO

 

Mas são um amontoado de equações não lineares que resultam em acertos ou erros, que é isso que importa para nós.

Link to comment
Share on other sites

O negócio é o seguinte: Perto do dia do nosso encontro vai haver um potente anticiclone com até 1041hpa entre as latitudes 40S e 45S na costa

chilena. Agora vamos rezar pela formação de um ciclone que seria capaz de mudar o fluxo deste jato inibidor de MPs no país.

 

Com a atual dinâmica até o presente inverno deveríamos mudar o encontro para a campanha gaúcha :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.