Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

Estação no centro de Urubici volta a ficar on-line: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISCIARA2

 

Agora com 7,5C

 

Urupema/Caio 4,2C

Bom Jardim da Serra/Epagri 5,7C

São Joaquim V.F./Epagri 11,75C

Painel/Epagri 12C

São Bento do Sul/Epagri 12,1C

Morro da Igreja 12,4C

São Joaquim/Inmet 14C

São Joaquim/Climaterra 14,5C

Link to comment
Share on other sites

a torcida do pessoal aqui é tão grande para o frio que achamos um erro quando prevêem calor.

Mas, quantas e quantas vezes há erros no verâo?

erros diversos. E ...nada notamos!

lembro-me de um professor de estatística que dizia, sabiamente: basta levar um desvio padrão que nos interessa e tudo muda.

ou...basta desconsiderar algo que queiramos não apareça nos dados e tudo dá como queremos.

Mas, o cálculo dá certo. o que não dá certo e inserir dados equivocados.

e tinha uma professora de matemática que dizia:

 

A vida é uma aventura da qual jamais sairemos vivos..." :sarcastic:

 

aqui rrefrescou e tá agradável

 

17.6°C e 79% de UR.

Link to comment
Share on other sites

Estação no centro de Urubici volta a ficar on-line: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISCIARA2

 

Agora com 7,5C

 

Urupema/Caio 4,2C

Bom Jardim da Serra/Epagri 5,7C

São Joaquim V.F./Epagri 11,75C

Painel/Epagri 12C

São Bento do Sul/Epagri 12,1C

Morro da Igreja 12,4C

São Joaquim/Inmet 14C

São Joaquim/Climaterra 14,5C

 

Demais..Urubici é um buraco e precisava desta estação online novamente...agora, pelos dados de PO e UR o sensor deve estar sem proteção ou com algum erro...tá muito baixo...

Link to comment
Share on other sites

realmente, 2000 não tinha o BAZ.

e foi tórrido até, mais ou menos, este dia ou 7 de julho.

Mafili, recursos hoje há. 72 horas realmente, tem que ter modelos.

previsão só com os instrumentos antigos(lembro do fio de cabelo para ver a umidade...)só a 100 anos.

agora é sentar na frente do computador e dar umas voltas para ver se a atmosfera não apresenta algo diferente.

Nunca mais esqueci: uma previsão feita pela Metsul há algum tempo. O prof Eugênio no outro dia disse : " o tempo mudou...a natureza é assim"

hoje o professor não faz mais previsões no rádio.

 

eu ainda estou São Tomé: acredito em algo umas 48 antes. Hoje é um exemplo. Fazer previsões para outras regiões pode até não ser tão simples; com certeza é melhor do que prever algo para um paralelo destes, onde há brigas de ar quente e frio.

Link to comment
Share on other sites

18Z foi um sonho ! O que ela mostra é uma típica incursão polar dos anos 90. Mais democrática, impossível ! :laugh:

 

Muito longe ainda, mas o que me animou foi a tendência...algo me diz que chegaremos em Gramado com muito frio...

 

comprei uma vela de 12 dias. quando ela queimar totalmente fará frio...é promessa!

muito longe ainda...é premonitório, fora de qualquer cientificidade. Mas, já é uma mudança dentro deste caldeirão normal e arrogante. :punish:

Link to comment
Share on other sites

Estação no centro de Urubici volta a ficar on-line: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISCIARA2

 

Agora com 7,5C

 

Urupema/Caio 4,2C

Bom Jardim da Serra/Epagri 5,7C

São Joaquim V.F./Epagri 11,75C

Painel/Epagri 12C

São Bento do Sul/Epagri 12,1C

Morro da Igreja 12,4C

São Joaquim/Inmet 14C

São Joaquim/Climaterra 14,5C

 

Demais..Urubici é um buraco e precisava desta estação online novamente...agora, pelos dados de PO e UR o sensor deve estar sem proteção ou com algum erro...tá muito baixo...

 

O Coutinho pode ter informação sobre o estado dessa estação.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, a confirmar a previsão, esse será o inverno mais crioulo doido que vivencio desde os anos 90. Seria isso um bom sinal?

 

Bruno, é uma questão de interpretação.

 

Junho foi frio.....na tua região.

 

Junho/julho confirmaram a dificuldade de uma anomalia de 5C acima da média das máximas (vou conferir...aparentemente não se configurou uma onda de calor)

 

As saídas mais simples (no meu entender a mais complexas) do wxmaps. Continuam mantendo temperaturas média nas minhas continhas de 8C ...é muito frio...para o sul.

 

Agora, esperar uma pista de "esqui" nas encostas é sandice.

 

Inverno até o momento não-tão-rigoroso....no sul.

 

Aqui no sudeste absolutamente normal......1,2ºC acima da média......Apesar de alguns esperarem instalar pistas de "esqui" por aqui tudo tranquilo.

 

Na amazônia o inverno foi normal para La Niña....choveu demais.

 

No nordeste no polígono da seca sem inverno....seca e das brabas.

 

A região que atualmente merece destaque é um hibrido de centro-oeste/amazônia. Essa região carece de uma ampla rede de estações para aumentar a previsibilidade. Creio que isso não será problema considerando que há agricultores frustrados com os rigores dos estados do sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

-6 em 850 hpa chegando em todo RS pela 18Z...

 

Alguns devem ter tido um orgasmo vendo os modelos... :lol:

 

Espero mudanças, porque quero pegar calor em Floripa. :ok:

 

Além do modelo...não há nenhuma razão que sustente a tua afirmação.

 

Isso não é real....é apenas umas continhas de algumas lindas equações.

 

:rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

-6 em 850 hpa chegando em todo RS pela 18Z...

 

Alguns devem ter tido um orgasmo vendo os modelos... :lol:

 

Espero mudanças, porque quero pegar calor em Floripa. :ok:

 

Então é melhor não contar com a torcida da maioria do pessoal aqui do BAZ, inclusive a minha...hehehe.

 

Tomará que os modelos não mudem, vou rezar!

 

Aliás, está agradável no extremo sul catarinense, tocou até um ventinho bem fraquinho que ajudou a refrescar.

Link to comment
Share on other sites

-6 em 850 hpa chegando em todo RS pela 18Z...

 

Alguns devem ter tido um orgasmo vendo os modelos... :lol:

 

Espero mudanças, porque quero pegar calor em Floripa. :ok:

 

Além do modelo...não há nenhuma razão que sustente a tua afirmação.

 

Isso não é real....é apenas umas continhas de algumas lindas equações.

 

:rofl: :rofl:

 

nem vou dizer que Floripa costuma dar praia em julho. Não é anormal, não.

 

orgasmo com esta rodada? Nem tanto!

 

orgasmo tem que ser no encontro. Não antes. e nada hora pode dar tudo errado. Pode acontecer o que aconteceu ontem?

 

Mais ou menos como em 2000..senão me engano, fui pra S. Chico pegar neve, e a neve ocorreu há uns 30 km.

 

faz tempo que não vejo neve...já até esqueci.

 

prefiro apostar nos modelos de quinta para ver o final de semana e nos do dia 12 para o encontro.

Link to comment
Share on other sites

Ansioso pela tabela completa do Carlos para junho :mosking:

 

Amanhá estará pronta...é que desta vez estou colocando todas estações do RS (Conv e Aut), na lista do Inverno Climatico..por isso está demorando um pouco...

 

Pra vcs matarem a vontade:

 

Junho 2012 - Média Comp

 

01-Urupema SC: 07,9

02-Bom Jardim da Serra SC: 08,2

03-Cruzeiro SC: 09,3

04-São Joaquim SC: 10,3

05-São José dos Ausentes RS: 10,4

06-Pericó SC: 10,4

07-Painel SC: 10,6

08-Bom Jesus RS: 10,9

09-São Francisco de Paula RS: 11,3

--Vacaria RS: 11,3

Link to comment
Share on other sites

Vindo para Floripa, Vitor?

 

Apenas 10oC de diferença entre a Climaterra e a mais fria do Brasil com 3,7oC agora na minha Davis. Ninguém jamais imaginaria o poder do relevo na serra em tempos de bloqueio...

 

Nada como o bom e velho método científico....MEÇA AS COISAS.

 

OS NÚMEROS SÃO SIMPLES...ELES FALAM....E RARAMENTE MENTEM.

 

QUANTO AO PODER DO RELEVO....SEM DÚVIDAS.

 

MAS OS TEMPOS DE BLOQUEIO....NÃO SEI SE FARIA MELHOR EM TEMPOS DE NÃO BLOQUEIO.

 

TEMPOS INTERESSANTES.

 

Carlos, não pensei que Urupema fosse tão quente assim apenas uns 2,0ºC abaixo de São Joaquim para uma situação sabidamente privilegiada para mínimas.

 

Decepcionante.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Mafili veja...Inverno Climatico Media Bim (Maio/Junho). Urupema está 2,3 graus + frio que São Joaquim.....2,3 na média , é muita coisa..!!

 

Urupema: 08,7 (09,5 / 07,9)

Bom Jardim da Serra: 09,0 (09,8 / 08,2)

São Joaquim (Cruzeiro): 10,0 (10,7 / 09,3)

São Joaquim (Aut): 11,0 (11,6 / 10,3)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ansioso pela tabela completa do Carlos para junho :mosking:

 

Amanhá estará pronta...é que desta vez estou colocando todas estações do RS (Conv e Aut), na lista do Inverno Climatico..por isso está demorando um pouco...

 

Pra vcs matarem a vontade:

 

Junho 2012 - Média Comp

 

01-Urupema SC: 07,9

02-Bom Jardim da Serra SC: 08,2

03-Cruzeiro SC: 09,3

04-São Joaquim SC: 10,3

05-São José dos Ausentes RS: 10,4

06-Pericó SC: 10,4

07-Painel SC: 10,6

08-Bom Jesus RS: 10,9

09-São Francisco de Paula RS: 11,3

--Vacaria RS: 11,3

 

São Joaquim com anomalia de +1,0C, São Francisco de Paula com +1,1C e Vacaria com +0,7C. O final do mês tornou um mês bom (com leve anomalia negativa) e um mês ruim (com leve anomalia positiva)

Link to comment
Share on other sites

Mafili veja...Inverno Climatico Media Bim (Maio/Junho). Urupema está 2,3 graus + frio que São Joaquim.....2,3 na média , é muita coisa..!!

 

Urupema: 08,7 (09,5 / 07,9)

Bom Jardim da Serra: 09,0 (09,8 / 08,2)

São Joaquim (Cruzeiro): 10,0 (10,7 / 09,3)

São Joaquim (Aut): 11,0 (11,6 / 10,3)

 

Se tivéssemos atuação de ar frio, São Joaquim estaria mais próxima de Urupema.

Link to comment
Share on other sites

-6 em 850 hpa chegando em todo RS pela 18Z...

 

Alguns devem ter tido um orgasmo vendo os modelos... :lol:

 

Espero mudanças, porque quero pegar calor em Floripa. :ok:

 

 

Mais calor aqui???? Chega de calor!!!! :laugh:

 

Espero que depois de sexta voltemos a um inverno que me agrade, chega de máximas entre 26C e 29C. Em pleno julho ficar de bermuda, sem camisa e ar condicionado ligado não é comum... Desde domingo tardes de verão (só umidade menor).

Link to comment
Share on other sites

AAO tendo a fase mais negativa até agora....

 

Paulo, quanto mais clima eu estudo mais tempo obtenho...(é quase um clássico).

 

Simples....sem ciclone sincronizado.

 

nessa semana.

 

Ano quente

 

concordo. Um fator só não determina nada.

a não ser que combine outros índices. com o Nino acordando...sei não. poderemos passar sem branco ou em branco(depende do ponto de vista)

Interessante é aquele estudo sobre neve no sul. trechos são colocados com 1 vírgula alguma coisa de ocorrência de neve ao ano.

quer dizer...neve aqui é que nem oásis, raro. Quando encontramos temos que beber da fonte.

A prova disso é o que ocorreu ontem: o limítrofe da região é fator determinante para caia ou não neve aqui. Um deslocamento da ocorrência em uns 50m pode evitar ou permitir neve.

 

plenamente concordo.

 

Até agora, inverno quente. Ano quente.

 

normalsão dois a 3 dias quentes antes de um novo frio, isto por aqui.

o que está havendo são mais dias...pode até não configurar onda de calor.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, pelo wunderground Urupema fechou com média de 9,0C em junho.

 

OK..Pela estação automatica do Epagri Ciram deu 08,7...pouca diferença..

 

Bruno , Gramado Alphaville deu 13,x em Junho...acho que este valor está estranho..Pois Vacaria deu 11,3..é muita diferença...

 

Carlos, eu te mandei a tabela. Também não leste o tópico específico no Observações Meteorológicas ( viewtopic.php?f=63&t=14867 ), assim como o Castelinho que está lá. Também não leu a primeira página deste mesmo tópico. Mas te trago de volta aqui:

 

Gramado/Alphaville: 12,4C

Castelinho: 10,2C

Link to comment
Share on other sites

Mafili veja...Inverno Climatico Media Bim (Maio/Junho). Urupema está 2,3 graus + frio que São Joaquim.....2,3 na média , é muita coisa..!!

 

Urupema: 08,7 (09,5 / 07,9)

Bom Jardim da Serra: 09,0 (09,8 / 08,2)

São Joaquim (Cruzeiro): 10,0 (10,7 / 09,3)

São Joaquim (Aut): 11,0 (11,6 / 10,3)

 

Se tivéssemos atuação de ar frio, São Joaquim estaria mais próxima de Urupema.

 

Carlos, o Bruno utilizou recentemente a palavra """falcatrua""" em um contexto que acho pertinente.

 

Veja as máximas....tudo igual.....as mínimas são "igualitariamente irrelevantes devido as sacaneantes peculiaridades relevísticas e falcatrualecentes" (by Odorico Paraguaçu)

Link to comment
Share on other sites

ideal seria compararmos estações que há um século estivessem no mesmo lugar.

sem alterações ao redor. Sem caldeiras, asfalto ou concreto.

Mas, isto é impossível.

Não sendo nenhum profeta do apocalipse: mas mudanças foram pífias neste século.

a tempertura pouco se mexeu. A terra ficou poluída e o homem desviou rios e criou lagos.

Como isto não alteraria pontualmente o clima?

Link to comment
Share on other sites

Mafili veja...Inverno Climatico Media Bim (Maio/Junho). Urupema está 2,3 graus + frio que São Joaquim.....2,3 na média , é muita coisa..!!

 

Urupema: 08,7 (09,5 / 07,9)

Bom Jardim da Serra: 09,0 (09,8 / 08,2)

São Joaquim (Cruzeiro): 10,0 (10,7 / 09,3)

São Joaquim (Aut): 11,0 (11,6 / 10,3)

Urupema mais fria que São Joaquim, sim mas qual Urupema,ahh a Urupema baixada, mais fria qu SJ topo...De novo laranjas com bananas :onthequiet:

Link to comment
Share on other sites

Mafili...isto não é max e min...são medias

 

Urupema: 08,7 (09,5 / 07,9)

 

1º Valor - Media Bimestral Inverno Climatico

2º Valor - Media Maio

3º Valor - Média junho

 

Carlos, obrigado....entendi.

 

Ficou claro. Se São Joaquim apresenta diferença de 1,0C dentro de São Joaquim. Suponho que uma diferença de mais 1ºC entre a estação Itaquera e Barra Funda seja normal.

 

Urupema é uma curiosidade....nada demais...talvez por ser um lugar habitado mereça algum destaque.

 

Paulo Henriiiiiiiiiiiique: O mesmo serve para o parque das Tuias. Apenas curiosidade.

 

Bruno, é ar de relva que acumula até a altura do sensor. É real no sentido que foi medido, porém, sem significado meteorológico.

 

é perder tempo.....

Link to comment
Share on other sites

Não meu amigo Mafili, frio de baixada não é apenas curiosidade, é fato, somente não concordo quando comparam topos com baixadas...

Em se tratando de média, ó bom é comparar topo com topo e baixada com baixada... :ok: :ok: :ok:

 

Meu querido Paulo, Com todas as pessoas que falei. Nenhuma discorda das tuas temperaturas (talvez o binômio abrigo/termômetro). Elas são reais e isso é indiscutível. Com um pouco mais de carinho e capricho ninguém discutiria além de décimos.

 

Talvez até tenhas as menores mínimas do Brasil. Obtidas de maneira lícitas. Ponto. Sem discussão.

 

Topo com topo...sempre.

 

Baixadas mera curiosidade de um buraco. Por vezes o buraco é grande o suficiente, até, para caber alguns habitantes.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Pela 18z de hj do GFS, até Curitiba vai abaixo de 0º em 850Hpa na madrugada do dia 12/07, -0,4º com 1,7mm de precipitação e 3,3º em superfície... bom de ver! E ponto!

 

+ 0. 1011.6 15.2 13.1 9.0 560.8 570.9 6.06

 

+ 12. 1021.6 3.3 1.8 -0.4 550.7 568.8 1.70

 

+ 24. 1020.0 11.9 1.8 4.1 554.6 571.1 0.00

 

+ 36. 1025.3 3.3 1.3 3.3 552.0 572.7 0.00

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.