Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

O GFS 12 traria algo interessante para o final da noite do dia 07 e inicio da madrugada do dia 08, depois disso São Joaquim ficaria até o inicio da manhã no limite da umidade... no limite mesmo, chance muito pequena... pela manhã limparia... ainda prefiro o EUROPEU.

Eu não achei o MBAR muito animador para um cenário de neve... mas o frio é bom...

Se misturarmos tudo, acredito em uma pequena chance de neve de 07 para 08... mas como disse o Malifi temos que aguardar mais um pouco para saber o que vai ocorrer...

Em falar nisso... adorei os versos Malifi... :rofl:

 

o problema, muitas vezes, é a secura...o ar frio espanta a umidade. e o ciclone? tá garantido? aí sim.

do contrário...alto mar para a umidade e sábado e domingo terão geada de renguear cusco. :negative:

 

Pois é Gamboa, no momento que postei só tinha a 12 do GFS e a rodada 00 do EUROPEU que me animou bastante...

Link to comment
Share on other sites

SIM, DESDE 96, COMEÇOU A MUDAR EM 2010.

 

http://tudodepalhoca.com/previsao-do-tempo-de-palhoca-0507-0707/

 

UMA PARCERIA.

 

 

Concordo com a data do início da mudança (o super el niño de 1997-1998 levou a atmosfera para patamares pelos quais ela não passava à séculos) e rezo para que o fato de termos tido o nevão de 2010 e 2 neves acima de 5 cm em 2011 na região seja mesmo evidência de que o pior já passou!!!!!!! :good:

Link to comment
Share on other sites

Para mim, a chance de neve nesse findi é zero. Para a próxima erupção (final próxima semana) ainda não dá para dizer, mas por ora acho que, embora formação de ciclone, não há frio suficiente para provocar neve. Mas pode melhorar, há tempo para isso.

 

De qualquer maneira, partir de sábado até pelo menos dia 20 o Sudeste terá um frio constante e bem razoável.

Link to comment
Share on other sites

Sim, estamos numa época de pouca neve. E é por isso mesmo que não me iludo... meu sonho é ver

neve no sul do país, e juro que quando isso acontecer eu serei a pessoa mais feliz do mundo no momento

em que ela estiver caindo e eu testemunhando tudo ao vivo e à cores.

 

Será que vai ser agora em Gramado ? será que vai ser ano que vem ? daqui a 5, 10 anos ? não importa...

algum dia este sonho será realizado. Porém, não me iludo. Temos uma tendência de frio para o dia 13/07,

dia em que já estarei na serra gaúcha. Contudo, o simples fato de estar naquele lugar com os amigos já

é motivo de muito alegria para mim. O que vier mais é lucro -e que lucro !-

Link to comment
Share on other sites

AS PESSOA QUE PROCURA NEVE O LUGAR MAIS CORRETO A IR É NO TRECHO ENTRE BOM JESUS - RS E URUBICI - SC, E NÃO AQUI NA PARTE BAIXA CANELA, GRAMADO, CAXIAS.

MORO EM CAXIAS E A NEVE DE 2000 PRA CA FOI RARÍSSIMA, ANTES DE 2000 REALMENTE ERA DE UM EM UM ANO NO MAXIMO DOIS.

Mesmo Bom Jesus e Ausentes é neve é praticamente nula no pós-2000

Link to comment
Share on other sites

Concordo plenamente com o Tiago! As pessoas fazem muito folclore com a neve. Todo mundo que curte frio, assim como eu, gosta de vê-la (eu já vi em Bariloche e muita caindo). Adoraria ver uma bela nevada com acumulação na serra gaúcha e nunca nos meus quase 40 anos consegui ver! Vi a neve em Porto Alegre de 26/06/1984, que não acumulou na cidade, mas nos morros e foi realmente linda para os padrões portoalegrenses.

Já cidades como São Joaquim, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, etc, são mais fáceis para o fenômeno.

Acredito ainda em neve este ano de 2012! E com boa acumulação.

Gostaria de pedir um favor aos amigos do BAZ: alguém teria a tabela das temperaturas dia a dia de julho de 1955 em Porto Alegre? Tenho curiosidade em ver como as temperaturas se comportaram antes daquela memorável onda de frio.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Aproveitando o assunto, já tem alguma projeção de como ficará o tempo lá pelo dia 22 em Campos do Jordão? Porque ficarei lá do dia 22 até o dia 28 e to receoso de meu pé frio(ou quente) acabar levando calor para a Mantiqueira!

 

Thiago, muito cedo. Porém, eu arriscaria dizer que você pegará um período de frio intenso em CJ, pois o corredor polar vai se abrir nos próximos dias, e a tendência

é seguir assim por um bom tempo agora.

Espero que esteja certo e que eu consiga pegar um bom frio nesses dias em CJ, se possível uma negativa. Tomara também que o frio chegue com força aqui no RJ neste fim de semana! Quero aproveitar as férias com boas temperaturas.

Hoje mais um dia de bastante calor aqui na capital.

Eu estava olhando no GE e vi alguns locais CJ com altitude de 1800 mais ou menos, alguem sabe qual o local/bairro mais alto de CJ?

 

PS: Só hoje já foram 6 páginas a mais que ontem de madrugada aqui! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Concordo plenamente com o Tiago! As pessoas fazem muito folclore com a neve. Todo mundo que curte frio, assim como eu, gosta de vê-la (eu já vi em Bariloche e muita caindo). Adoraria ver uma bela nevada com acumulação na serra gaúcha e nunca nos meus quase 40 anos consegui ver! Vi a neve em Porto Alegre de 26/06/1984, que não acumulou na cidade, mas nos morros e foi realmente linda para os padrões portoalegrenses.

Já cidades como São Joaquim, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, etc, são mais fáceis para o fenômeno.

Acredito ainda em neve este ano de 2012! E com boa acumulação.

Gostaria de pedir um favor aos amigos do BAZ: alguém teria a tabela das temperaturas dia a dia de julho de 1955 em Porto Alegre? Tenho curiosidade em ver como as temperaturas se comportaram antes daquela memorável onda de frio.

Abraços!

Se morasse nos pontos acima de 770m na Serra do Botucaraí não diria isto...

Bom, aqui em 2007 tivemos neve com pequena acumulação nos pontos acima de 800m...Idem 2006,segundo os moradores 2008,assim como em 2002, em 2000 deu acumulação boa até aqui em Solecity(cidade) conforme matéria da ZH...Aliás em 2000 Cambara´teve chuva congelada e Soledade teve neve com acumulação.

Link to comment
Share on other sites

Não consegui ainda reativar minha estação na serra Dona Francisca no Wunderground. Entretanto, tenho acesso remoto ao PC que está na chácara lá em cima. E tenho como ver a temperatura quando bem entender.

 

Agora, 12,8 graus no alto da serra aqui em Joinville. E aqui na cidade começou a ventar bem...

Link to comment
Share on other sites

MINHA ULTIMA RECORDAÇÃO DE NEVE COM ACUMULAÇÃO EM CAXIAS FOI EM 200, ACONSELHO A QUEM QUEIRA VIR PARA CA TÃO E SOMENTE POR CAUSA DE FRIO E NEVE QUE GUARDE SEU DINHEIRO E FAÇA UMA VIAGEM MAIS AO SUL DO CONTINENTE.

 

Tiago, uma vida milenar assim só pode ter visto muita neve. Pô, 200. Seria outra encarnação?

Brincadeira :sarcastic:

tu te referes a 2000.

Sinceramente, 2000 teve episódios gerais no RS. Mas, com acumulação, perde para muitos outros anos.

não dá bola para a brincadeira!

Link to comment
Share on other sites

Concordo plenamente com o Tiago! As pessoas fazem muito folclore com a neve. Todo mundo que curte frio, assim como eu, gosta de vê-la (eu já vi em Bariloche e muita caindo). Adoraria ver uma bela nevada com acumulação na serra gaúcha e nunca nos meus quase 40 anos consegui ver! Vi a neve em Porto Alegre de 26/06/1984, que não acumulou na cidade, mas nos morros e foi realmente linda para os padrões portoalegrenses.

Já cidades como São Joaquim, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, etc, são mais fáceis para o fenômeno.

Acredito ainda em neve este ano de 2012! E com boa acumulação.

Gostaria de pedir um favor aos amigos do BAZ: alguém teria a tabela das temperaturas dia a dia de julho de 1955 em Porto Alegre? Tenho curiosidade em ver como as temperaturas se comportaram antes daquela memorável onda de frio.

Abraços!

 

João, há uma discussão lá neste local

 

viewtopic.php?f=7&t=24&p=3850&hilit=onda+de+frio+de+1955#p3850

Link to comment
Share on other sites

Não consegui ainda reativar minha estação na serra Dona Francisca no Wunderground. Entretanto, tenho acesso remoto ao PC que está na chácara lá em cima. E tenho como ver a temperatura quando bem entender.

 

Agora, 12,8 graus no alto da serra aqui em Joinville. E aqui na cidade começou a ventar bem...

 

bah, tomara que tu reatives logo esta estação, deve marcar algo sensacional lá encima.

estive lá e é bem frio.

Não fosse a posição tão alta, e teria neve. teríamos que puxar pro paralelo 30.

Link to comment
Share on other sites

Faz 2.9ºC...

Mas Bahh gelou aí na fronteira! :good:

 

Na próxima MP forte vou pedir que a comentem...

 

Foi só voces comentarem que subiu rapidamente. :clapping:

 

:laugh:

 

3.3ºC agora. :ok:

 

QUE a chuva venha amanhã cedo, odeio tempo ensolarado!

 

Pelo europeu o frio vai demorar pra "vazar" :laugh: de Bagé...

Link to comment
Share on other sites

Faz 2.9ºC...

Mas Bahh gelou aí na fronteira! :good:

tá bom para tomar um vinho e ficar na frente da lareira.

 

realmente, vai secar muito no final de semana.

 

teremos um geada forte. não acredito em neve....mas, como já tivemos um refluxo...tudo é possível de ocorrer.

 

A lareira desde a tarde está a todo vapor!

 

:good2:

 

Vinho? :lol:

 

Por enquanto só no Refri. :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Com o frio garantido e já atingindo com força o RS os holofotes nesta onda de frio agora se voltam para os micro-eventos. Negativas, geada e neve.

 

Para a neve estou observando estimativas muito limítrofes de temperatura para os pontos mais altos (<1600m) em SC feitas pelo GFS. O Europeu é outro ainda um pouco pior. E assim o martírio de um "borderline" continua, como quase todos os eventos que acendem a luz para a neve no Brasil. Até o evento de 2010 era borderline entre uma paraguaia e um grande neve a poucas horas do céu desabar os pontos mais altos do RS e SC. Ou seja, a previsão além de sofrida é muito difícil. Seja anterior a uma paraguaia de três minutos, seja as vésperas de um evento como 4 de agosto de 2010.

 

Pelos dois principais modelos, precipitação não faltará, principalmente na borda da serra em SC. Entretanto a temperatura estará distante do ideal. O que resultaria em chances próximas de zero. Porém, sempre tem um porém. A meu ver é possível se abastecer com esperança vinda de outros supercomputadores. No meu entendimento o Mbar, por exemplo, é um excelente modelo para temperatura, e nem tão bom para precipitação. Por ele o freenzing level atinge toda a serra gaúcha e a borda sul da serra catarinense, enquanto que nos dois principais modelos ela mal encosta em SC e passa raspando sobre o RS. Em 700mb o ponto de congelamento estará perfeito tanto para o Mbar como para o GFS, o que é um bom sinal. Frio nas camadas mais altas é tão importante quanto frio em superfície.

 

Ao ativar o modo "pinçar" das melhores características dos modelos em questão, como sugerido pelo Mafili na elaboração de um cenário possível, as chances de ao menos uma paraguaia crescem bastante. O que mais chama atenção além da discrepância da temperatura sugerida nas camadas mais baixas, é a o paradoxo de uma convergência para o cenário em altura. Além de frio em abundância acima de 750/700mb, um cavado em altura vem atraindo a minha atenção. Em diversas rodagens esse cavado aparece cruzando o céu do Sul do Brasil juntamente com a entrada do grosso do frio. Algumas projeções apontam inclusive um cavado fechado, que poderia ativar muita instabilidade e circulação ciclônica justamente no ponto onde as temperaturas estarão mais propícias em altos níveis. E caso haja uma incrementada do que está sendo projetado para "superfície" de 850/800mb para os pontos mais elevados, até uma neve boa não poderia ser completamente descartada ao "pinçarmos" alguns pontos positivos de cá e de lá.

 

O cavado fechado em algumas rodagens vem combinando com o reforço de uma área de instabilidade que cruza SC no sábado e vai para o mar. Vejo que algumas simulações apontam uma característica por vezes ciclônica desta área de instabilidade e, que caso venha ocorrer, pode gerar um vórtice ciclônico exatamente sobre a zona serra entre o RS e SC (um pouco mais para SC). E este vórtice pode ser o pote de ouro que faltava, tudo reflexo da alta instabilidade em altos níveis projetada por alguns de diversos modelos disponíveis.

 

Assim, está posto aonde moram as minhas esperanças: convergência para a temperatura e instabilidade em altos níveis, e projeção de temperatura um pouco de subestimada em baixos níveis.

Link to comment
Share on other sites

Existe possibilidade de algum dia nevar aqui? Eh muito raro acontecer isso? Qual situacao eh mais propicia pra eu presenciar um bom evento aqui?

 

sei não. Pode ter ocorrido o fenômeno por aí, sim. Talvez, uma granular.

tenta pesquisar e falar com os antigos. Mas, terás que falar com os muito antigos, pessoas na faixa dos 80 ou 90. Podem ter presenciado algo lá nos anos 40.

quiçá 1975?

 

Caio. Acho que estás otimista. Mas, concordo contigo: aqui a neve é limítrofe, tanto pode acontecer ou não e do nada cair um monte.

 

2010 foi uma característica específica.

Link to comment
Share on other sites

Existe possibilidade de algum dia nevar aqui? Eh muito raro acontecer isso? Qual situacao eh mais propicia pra eu presenciar um bom evento aqui?

 

Algum dia com certeza, mas é muito, muito raro. Somente os eventos ultra históricos como 1975, justamente como Curitiba.

 

Se já estamos fazendo malabarismos para a ponta da agulha no RS/SC, imagina para os locais onde o evento é raríssimo?

Link to comment
Share on other sites

Existe possibilidade de algum dia nevar aqui? Eh muito raro acontecer isso? Qual situacao eh mais propicia pra eu presenciar um bom evento aqui?

 

sei não. Pode ter ocorrido o fenômeno por aí, sim. Talvez, uma granular.

tenta pesquisar e falar com os antigos. Mas, terás que falar com os muito antigos, pessoas na faixa dos 80 ou 90. Podem ter presenciado algo lá nos anos 40.

quiçá 1975?

 

Caio. Acho que estás otimista. Mas, concordo contigo: aqui a neve é limítrofe, tanto pode acontecer ou não e do nada cair um monte.

 

2010 foi uma característica específica.

 

Nao precisam ser muito antigos. Meus pais ja viram, mas nao foi neve intensa. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Caio. Acho que estás otimista.

 

Gamboa, não é otimismo. Estou tentando procurar pelo em ovo, pinçando um dado daqui outro dali, montando o meu ensemble pessoal. Com membros espalhados por diversos modelos. É a única alternativa que temos se os dois principais modelos praticamente estão descartando o fenômeno. Mas ambos não são os deuses supra-sumo do universo. Deixa a galera sonhar com este "ensemble"...

Link to comment
Share on other sites

SIM, DESDE 96, COMEÇOU A MUDAR EM 2010.

 

http://tudodepalhoca.com/previsao-do-tempo-de-palhoca-0507-0707/

 

UMA PARCERIA.

Parabéns pelo trabalho Ronaldo! Conte com a minha estação no Terra Nova / Bela Vista :hi:

Os dados de temperatura, pluviômetro, PO, umidade, pressão estão bem reguladinhos. Só o sensor de vento da WS2300 é uma porcaria e o deixei desligado.

Que eu saiba é a única em Palhoça, as outras somente em São José ou Santo Amaro, ou conheces outra?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.