Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Ah, sim, mais um detalhe.

 

Uma coisa é a cidade ter muita baixadas e topos. Outra é uma cidade inteira dentro de uma baixada, envolta a morros.

 

Soledade tem muitos topos e baixadas, como uma boa cidade de ALTO de serra e não de planalto.

 

SJ, tem idem, mas menos ondulado. Agora, Urupema, CJ e Lages, por exemplo, as baixadas e topos estão dentro de uma grande baixada.

 

Quem conhece estas cidades pode me dar razão.

 

Valeu, Shima! É isso que eu estou tentando "falar" desde ontem!

Link to comment
Share on other sites

JÁ.....OS -10 FOI COM VENTANIA E NÃO CALMARIA. NEM SEMPRE A RELAÇÃO É TÃO DIRETA ASSIM. EM 2000 DEU -9 NO INMET E -8,6 CASA, ESTAVA "CALMO".....

 

NESTE ANO CREIO QUE TEREMOS MÍNIMA DE 2 DÍGITOS EM URUPEMA. QTO AO PAULO, SÓ O DIA QUE VIER A S.J E REGIÃO IRÁ ENTENDER. DE RESTO É RESTO E CANSATIVO.

 

Não sabia que os -10oC tinham sido com ventania! Quanto aos -9oC em 2000 eu estava lá e sei que estava calmo! Por isso disse que naquele dia Urupema deve ter dado uns -15oC fácil!!

Link to comment
Share on other sites

JÁ.....OS -10 FOI COM VENTANIA E NÃO CALMARIA. NEM SEMPRE A RELAÇÃO É TÃO DIRETA ASSIM. EM 2000 DEU -9 NO INMET E -8,6 CASA, ESTAVA "CALMO".....

 

NESTE ANO CREIO QUE TEREMOS MÍNIMA DE 2 DÍGITOS EM URUPEMA. QTO AO PAULO, SÓ O DIA QUE VIER A S.J E REGIÃO IRÁ ENTENDER. DE RESTO É RESTO E CANSATIVO.

 

Não sabia que os -10oC tinham sido com ventania! Quanto aos -9oC em 2000 eu estava lá e sei que estava calmo! Por isso disse que naquele dia Urupema deve ter dado uns -15oC fácil!!

 

Estes -9C foram na estação de topo do INMET ? Meu Deus, então facilmente chegou mesmo a -15C em Urupema.

Nos eventos extremos de frio, essa região ganha de qualquer outra do Brasil disparado ! No topo da Mantiqueira

deve estar a menor média de mínimas do Brasil, mas em termos de mínimas absolutas com certeza é em SC.

Link to comment
Share on other sites

JÁ.....OS -10 FOI COM VENTANIA E NÃO CALMARIA. NEM SEMPRE A RELAÇÃO É TÃO DIRETA ASSIM. EM 2000 DEU -9 NO INMET E -8,6 CASA, ESTAVA "CALMO".....

 

NESTE ANO CREIO QUE TEREMOS MÍNIMA DE 2 DÍGITOS EM URUPEMA. QTO AO PAULO, SÓ O DIA QUE VIER A S.J E REGIÃO IRÁ ENTENDER. DE RESTO É RESTO E CANSATIVO.

 

Não sabia que os -10oC tinham sido com ventania! Quanto aos -9oC em 2000 eu estava lá e sei que estava calmo! Por isso disse que naquele dia Urupema deve ter dado uns -15oC fácil!!

 

Estes -9C foram na estação de topo do INMET ? Meu Deus, então facilmente chegou mesmo a -15C em Urupema.

Nos eventos extremos de frio, essa região ganha de qualquer outra do Brasil disparado ! No topo da Mantiqueira

deve estar a menor média de mínimas do Brasil, mas em termos de mínimas absolutas com certeza é em SC.

Renan, em 2000 deu negativa generalizada, congelou açudes etc, em minha casa no Missões o termômetro de mercúrio Incoterm, na janela marcou -7,5º uma simples encosta, se é assim, posso deduzir que deu frouxo -13º a -15º no Pantera então.POis no mesmo Pantera, que é apenas uma baixada de categoria B da região, deu os -8.5º dentro do abrigo PVC, teria dado nos panelões de Fontoura e S Tomé, uns -13º.Vcs têm de conhecer FX, vão mudar de opinião sobre algumas impressões que demonstram...

Link to comment
Share on other sites

JÁ.....OS -10 FOI COM VENTANIA E NÃO CALMARIA. NEM SEMPRE A RELAÇÃO É TÃO DIRETA ASSIM. EM 2000 DEU -9 NO INMET E -8,6 CASA, ESTAVA "CALMO".....

 

NESTE ANO CREIO QUE TEREMOS MÍNIMA DE 2 DÍGITOS EM URUPEMA. QTO AO PAULO, SÓ O DIA QUE VIER A S.J E REGIÃO IRÁ ENTENDER. DE RESTO É RESTO E CANSATIVO.

 

Não sabia que os -10oC tinham sido com ventania! Quanto aos -9oC em 2000 eu estava lá e sei que estava calmo! Por isso disse que naquele dia Urupema deve ter dado uns -15oC fácil!!

 

 

Os -10C foram em agosto de 91, nao?? Fico imaginando agora com esta estacao em Urupema, se ocorrer uma onda de frio historica, se nao poderia ser batido os -14C de Cacador em 1952!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

JÁ.....OS -10 FOI COM VENTANIA E NÃO CALMARIA. NEM SEMPRE A RELAÇÃO É TÃO DIRETA ASSIM. EM 2000 DEU -9 NO INMET E -8,6 CASA, ESTAVA "CALMO".....

 

NESTE ANO CREIO QUE TEREMOS MÍNIMA DE 2 DÍGITOS EM URUPEMA. QTO AO PAULO, SÓ O DIA QUE VIER A S.J E REGIÃO IRÁ ENTENDER. DE RESTO É RESTO E CANSATIVO.

 

Não sabia que os -10oC tinham sido com ventania! Quanto aos -9oC em 2000 eu estava lá e sei que estava calmo! Por isso disse que naquele dia Urupema deve ter dado uns -15oC fácil!!

 

 

Os -10C foram em agosto de 91, nao?? Fico imaginando agora com esta estacao em Urupema, se ocorrer uma onda de frio historica, se nao poderia ser batido os -14C de Cacador em 1952!

 

Sds.

A propaganda tá grande, quero ver se confirma... :sarcastic: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Não sabia que os -10oC tinham sido com ventania! Quanto aos -9oC em 2000 eu estava lá e sei que estava calmo! Por isso disse que naquele dia Urupema deve ter dado uns -15oC fácil!!

 

Estes -9C foram na estação de topo do INMET ? Meu Deus, então facilmente chegou mesmo a -15C em Urupema.

Nos eventos extremos de frio, essa região ganha de qualquer outra do Brasil disparado ! No topo da Mantiqueira

deve estar a menor média de mínimas do Brasil, mas em termos de mínimas absolutas com certeza é em SC.

 

E o que eu penso tambem, essa regiao e praticamente imbativel nesse quesito! Agora a media de minimas e numero de geadas, segundo o proprio Ronaldo, deve ficar entre a Mantiqueira e os Campos de Palmas!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Até posso ir à SJ, não duvido do frio daí.Shimutz insisto se têm tanta certeza pq o receio em comparar?E aí eu não estou querendo competir, só estou curioso em ver a teoria ser provada na prática,

 

Até posso ir, não. Só aceito: EU VOU! :clapping: :good2:

 

Então, pensamos o mesmo. Não temos receio nem espírito de competição. Faltou um detalhe pró Soleda: o vento. Este é um fator que a serra em SC, exceto na borda, tem menos.

 

Mas o que estou dizendo é para deixarmos de lado o GE e partir para verificação in loco. Eu te disse isso também. Em casa, sem conhecer a região não autoriza conclusões precisas. Precisamos monitorar igualmente, mas sempre conhecendo o lugar para que as comparações sejam isonômicas.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

GFS 18Z colocando uma onda de frio moderada/forte a partir do dia 15/05. Maio vai se mostrando

um mês espetacular até agora !

 

A grande expectativa e quando vira a primeira onda de frio realmente forte, tipica de final de maio/junho/julho!! Ai. tera comecado realmente o inverno 2011.

 

Sds.

 

É verdade...daquelas que a temperatura em 850hpa fica negativa em vastas partes do Sul, conjugadas com umidade

e neve :good:

Acho que Maio vai ter uma destas.

Link to comment
Share on other sites

JÁ.....OS -10 FOI COM VENTANIA E NÃO CALMARIA. NEM SEMPRE A RELAÇÃO É TÃO DIRETA ASSIM. EM 2000 DEU -9 NO INMET E -8,6 CASA, ESTAVA "CALMO".....

 

NESTE ANO CREIO QUE TEREMOS MÍNIMA DE 2 DÍGITOS EM URUPEMA. QTO AO PAULO, SÓ O DIA QUE VIER A S.J E REGIÃO IRÁ ENTENDER. DE RESTO É RESTO E CANSATIVO.

 

Não sabia que os -10oC tinham sido com ventania! Quanto aos -9oC em 2000 eu estava lá e sei que estava calmo! Por isso disse que naquele dia Urupema deve ter dado uns -15oC fácil!!

 

NÃO CREIO. APESAR DE CALMO, TINHA ADEVECÇÃO DE AR FRIO. JÁ DISSE, DAR X NO TOPO, NEM SEMPRE SERÁ 5 X NA BAIXADA. NESTE DIA, DEU -9 LÁ E -8,6 EM CASA, QUE ESTÁ NUMA "BAIXADA'. A DIFERENÇA É GRANDE QDO AR MUITO SECO E ESTÁVEL, OU SEJA, POLAR UINDO PARA "VELHA".

 

NAQUELE DIA DE 2000 O FRIO FOI POR ADVECÇÃO. NESTA ONDA, SÓ NO DIA 26 É QUE GANHEI DO INMET, DIA 261 LÁ E -2,0 CASA.

 

2000

 

INMET/CLIMATERRA

 

12 -4,0/-3,8

13 -7/-5,9

14 -9/-8,6

16 -5/-4,8

17 -6,5/-6,2

18/ -2,0/-2,6

19 -2,0/-2,2

20 -5,0/-4,9

23 -3,0/-3,0

24 -6,0/-4,8

25 2/0,4

26/ 1,0/-2,0

 

PARA MIM, BAIXADAS FRIAS, QUE POSSAM SER MAIS QUE AS DAQUI, CAMPOS DE PALMAS ACIMA DOS 1300. ALÍ DEVE SER MUITO FRIO, POIS É MAIS SECO QUE AQUI. NÃO DUVIDO QUE TENHA MAIS DIAS NEGATIVOS QUE AQUI.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal...

 

Neste momento estou em Resende (RJ), e por aqui está quente: 20,3ºC às 22:45h :heat:

 

Amanhã bem cedo subo a serra até o Alto Itatiaia, de moto. Se der, pretendo tirar algumas fotos pelo caminho. Abraços à todos! :pleasantry:

Irado Evandro! Boa viagem!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal...

 

O tempo abriu por aqui durante a madrugada depois de um sábado carrancudo...

 

Consegui regisrtar 16 graus ainda...um bom valor para quem estava com o tempo nublado até a madrugada...

 

Agora está entre 20 e 21....solzão bonito, bom para o campeonato sul-brasileiro de balonismo, que está ocorrendo aqui em Joinville neste fds!

Link to comment
Share on other sites

O Europeu também chama a atenção na rodada desta madrugada colocando uma erupção de ar frio marítima no Cone Sul para os dias 16/17. Mas com a formação de um ciclone junto ao litoral do RS/SC este ar frio seria jogado de volta para o continente. Uma situação interessante já observada outras vezes no passado.

Link to comment
Share on other sites

JÁ.....OS -10 FOI COM VENTANIA E NÃO CALMARIA. NEM SEMPRE A RELAÇÃO É TÃO DIRETA ASSIM. EM 2000 DEU -9 NO INMET E -8,6 CASA, ESTAVA "CALMO".....

 

NESTE ANO CREIO QUE TEREMOS MÍNIMA DE 2 DÍGITOS EM URUPEMA. QTO AO PAULO, SÓ O DIA QUE VIER A S.J E REGIÃO IRÁ ENTENDER. DE RESTO É RESTO E CANSATIVO.

 

Não sabia que os -10oC tinham sido com ventania! Quanto aos -9oC em 2000 eu estava lá e sei que estava calmo! Por isso disse que naquele dia Urupema deve ter dado uns -15oC fácil!!

 

NÃO CREIO. APESAR DE CALMO, TINHA ADEVECÇÃO DE AR FRIO. JÁ DISSE, DAR X NO TOPO, NEM SEMPRE SERÁ 5 X NA BAIXADA. NESTE DIA, DEU -9 LÁ E -8,6 EM CASA, QUE ESTÁ NUMA "BAIXADA'. A DIFERENÇA É GRANDE QDO AR MUITO SECO E ESTÁVEL, OU SEJA, POLAR UINDO PARA "VELHA".

 

NAQUELE DIA DE 2000 O FRIO FOI POR ADVECÇÃO. NESTA ONDA, SÓ NO DIA 26 É QUE GANHEI DO INMET, DIA 261 LÁ E -2,0 CASA.

 

2000

 

INMET/CLIMATERRA

 

12 -4,0/-3,8

13 -7/-5,9

14 -9/-8,6

16 -5/-4,8

17 -6,5/-6,2

18/ -2,0/-2,6

19 -2,0/-2,2

20 -5,0/-4,9

23 -3,0/-3,0

24 -6,0/-4,8

25 2/0,4

26/ 1,0/-2,0

 

PARA MIM, BAIXADAS FRIAS, QUE POSSAM SER MAIS QUE AS DAQUI, CAMPOS DE PALMAS ACIMA DOS 1300. ALÍ DEVE SER MUITO FRIO, POIS É MAIS SECO QUE AQUI. NÃO DUVIDO QUE TENHA MAIS DIAS NEGATIVOS QUE AQUI.

 

Mas Ronaldo, o lance é que aí é uma encosta protegida ao sul, ou seja, voltada ao norte!

 

Vamos acompanhar Urupema nos dias em que o ar frio continua entrando, mas já sem grande vendaval! Acho que nestes dias lá barra fácil os topos próximos, mesmo de altitude maior! Aliás, já tivemos indicações destes dias recentemente! A "baixada" de Urupema está protegida ao norte, ou seja, é voltada para o sul, recebendo o ar frio direto nestas ocasiões, sendo que o mesmo permanece "prensado" ali pelo MT!

Link to comment
Share on other sites

As coisas não vão muito bem em Cascavel neste ano: Estes são os cálculos da DAVIS!

 

Cascavel - Anomalia da temperatura

Em relação a normal histórica (1972 - 2011)

 

MAI/2011: 0,6°C acima da média

ABR/2011: 0,4°C acima da média

MAR/2011: 0,3°C acima da média

FEV/2011: 0,1°C abaixo da média

JAN/2011: 0,8°C acima da média

DEZ/2010: 0,5°C abaixo da média

NOV/2010: 0,3°C abaixo da média

Link to comment
Share on other sites

Na primeira semana de maio tive as seguintes médias:

 

mínima: 13,0°

 

máxima: 21,9°

 

simples: 17,45°

 

Se acabasse assim, seria meu 6º maio mais frio, entre 2008 e 2010, e a 3ª menor média mínima, entre 2006 e 2008. Levando em conta que o mês está só no começo, maio de 2011 é candidato é ser um dos mais frios dos últimos 15 anos.

 

---

 

Hoje tive mínima de 14,3°. Agora tenho 20,6° com 82%. Choveu quase nada e só molhou o chão. Agora temos tempo abrindo. Pelo visto teremos nevoeiro amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, depois de um dia maravilhoso, a linha de instabilidade começa a se aproximar de Joinville, o que deve deixar a noite com nuvens e talvez um pouco de chuva...

 

Variei de 16,1 graus até 29 graus hoje...típico dia de outono por aqui...

 

Duas fotos dos balões que passaram por aqui durante o dia de hoje (Joinville foi sede do campeonato sul-brasileiro de balonismo neste fim de semana):

DSC03207.thumb.JPG.e305997388a179ae47a37aaf6566cd65.JPG

DSC03248.thumb.JPG.b1a4d5bd5c724e4dd250f493058fa198.JPG

Link to comment
Share on other sites

A semana será marcada pelo tempo seco, noites frias e dias bem frescos até sexta pelo menos. Poderemos ter uma ou outra negativa nas baixadas mais frias. A longo prazo permanece a indefinição, mas o europeu insiste num anticiclone marítimo na Argentina sendo jogado para o continente pela atuação de um centro de baixa pressão frente a costa do RS/SC em 168h/192h. A tendência é pelo prosseguimento do frio, e assim maio vai tendo uma atuação de gala. Na serra as uvas que permanecem nos parreirais agradecem a secura, o sol e as noites frias. As macieiras agradecem o bom inicio da dormência.

Link to comment
Share on other sites

Aqui pra cá se Abril foi decepcionante, Maio por enquanto está totalmente meia boca, já vi começo de maio muito melhores do que este,como em 2007 por exemplo.. por enquanto frio de verdade so em cidades com altitudes consideráveis em SC..Parece frio de conexão discada, porque é muito restrito as horas de frio..

 

Agora são 20:13 e pré-frontal com temperatura de verão 24.1°C :evil:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal...

 

Neste momento estou em Resende (RJ), e por aqui está quente: 20,3ºC às 22:45h :heat:

 

Amanhã bem cedo subo a serra até o Alto Itatiaia, de moto. Se der, pretendo tirar algumas fotos pelo caminho. Abraços à todos! :pleasantry:

 

 

Vai subir a BR-354? tenta tirar umas fotos que a paisagem é sensacional!

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia amanheceu com nevoeiro denso e temperatura na casa dos 15ºC. Típico do outono.

 

Contudo, o padrão climático de inverno pode estar chegando de maneira definitiva na semana que vem.

Tudo depende dos modelos seguirem apontando o indicado nas últimas rodadas. Vamos acompanhar.

Link to comment
Share on other sites

Vila Inglesa hj 5,3ºC de mínima. Bom dia a todos.

 

Bom dia, João! Empatou com a menor mínima, certo? Ou foi de 5,2??

Essa é a menor mínima do ano até agora na minha estação, 5.3ºC. Semana passada já tinha registrado essa mínima, acho que na quarta-feira. Essa semana devo bater!

Abs

Link to comment
Share on other sites

Hoje:

 

RS

 

Jaguarão: 04,7

Chuí RS: 05,5

Bagé: 06,7

São José dos Ausentes: 07,8

Santana do Livramento: 07,9

Canguçu: 08,1

Vacaria: 08,2

Dom Pedrito: 09,1

Rio Grande: 09,1

Caçapava do Sul: 09,9

 

SC:

 

Morro da Igreja: 07,4

São Joaquim (Colonia): 08,9

São Joaquim (Aut); 09,0

São Joaquim (Cetrejo): 09,3

São Joaquim (Chapada Bonita): 09,6

São Joaquim (Climaterra): 09,7

 

Sudeste:

 

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 05,3

Nova Friburgo RJ: 06,9

Maria da Fé MG: 07,1

Monte Verde MG: 07,2

Caldas MG: 07,7

Campos do Jordão SP (Aut): 08,9

Tapiraí SP: 09,8

Capão Bonito SP: 09,8

Link to comment
Share on other sites

Vila Inglesa hj 5,3ºC de mínima. Bom dia a todos.

 

Bom dia, João! Empatou com a menor mínima, certo? Ou foi de 5,2??

Essa é a menor mínima do ano até agora na minha estação, 5.3ºC. Semana passada já tinha registrado essa mínima, acho que na quarta-feira. Essa semana devo bater!

Abs

 

Interessante, João! Quero ver se pego os dados da minha estação esta semana ainda. Não creio em um valor mais baixo que os 3,2ºC que registrei dia 03/05/2011, mas acho que terei algumas mínimas suba-10 também...

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Volto a perguntar: Onde fica esta estação de Nova Friburgo??? Ela registra belas mínimas...

 

Olha ela ai:

 

A624.jpg

 

Valeu, Carlos!! Toda a região de NF é em um grande vale, certo? Tal como Petrópolis e Teresópolis. O ar frio deve escoar para essa região, favorecendo mínimas interessantíssimas, no meu ponto de vista! Agora, acho muito interessante também as mínimas no Pico do Couto. Este sim, mesmo não sendo baixada, registra valores muito bons.

Link to comment
Share on other sites

Se as coordenadas geográficas fornecidas pelo INMET para a estação de Nova Friburgo estiverem certas, se localiza em um vale a mais de 1000 metros de altitude, com picos em volta de mais de 1500 metros...um belo lugar para registro de mínimas, com certeza!

 

Como ela foi instalada apenas em setembro de 2010, haverá valores interessantíssimos para se monitorar! Vamos aguardar!

Link to comment
Share on other sites

Nova Friburgo é GELADA ! Estive lá em Julho-2007 e posso dizer que a noite de lá é incomparavelmente

mais fria que aqui em Juiz de Fora. De fato a cidade é rodeada por montanhas acima dos 1500/1800m, chegando

mesmo a ultrapassar os 2000m no caso do pico da Caledônia. Achei ela mais fria que Teresópolis, apesar de

"Terê" ter mais nevoeiros repentinos que Friburgo. A média de Julho nestas cidades deve se situar nos 13 ou 14ºC.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Hoje:

 

RS

 

Santa Vitoria do Palmar: 04,0

Jaguarão: 04,7

Chuí RS: 05,5

Bagé: 06,4

São José dos Ausentes: 07,8

Santana do Livramento: 07,9

Canguçu: 08,1

Vacaria: 08,2

Bom Jesus: 08,6

Dom Pedrito: 09,1

Rio Grande: 09,1

Caçapava do Sul: 09,9

 

SC:

 

Morro da Igreja: 07,4

São Joaquim (Cruzeiro) SC: 08,1

São Joaquim (Colonia): 08,9

São Joaquim (Conv): 08,9

São Joaquim (Aut); 09,0

São Joaquim (Cetrejo): 09,3

São Joaquim (Chapada Bonita): 09,6

São Joaquim (Climaterra): 09,7

 

Sudeste:

 

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 05,3

Nova Friburgo RJ: 06,9

Maria da Fé MG: 07,1

Monte Verde MG: 07,2

Caldas MG: 07,7

Campos do Jordão SP (Horto): 08,4

Campos do Jordão SP (Conv): 08,5

Campos do Jordão SP (Aut): 08,9

Caparaó MG: 09,0

Tapiraí SP: 09,8

Capão Bonito SP: 09,8

Link to comment
Share on other sites

Nova Friburgo é GELADA ! Estive lá em Julho-2007 e posso dizer que a noite de lá é incomparavelmente

mais fria que aqui em Juiz de Fora. De fato a cidade é rodeada por montanhas acima dos 1500/1800m, chegando

mesmo a ultrapassar os 2000m no caso do pico da Caledônia. Achei ela mais fria que Teresópolis, apesar de

"Terê" ter mais nevoeiros repentinos que Friburgo. A média de Julho nestas cidades deve se situar nos 13 ou 14ºC.

 

Abraços

Entre Nova Friburgo e a planície litorânea é algo como 23 km em linha reta, ao passo que de Teresópolis até a planície é algo como 8 km. Nova Friburgo está mais protegida do vento marítimo. Deve ser um pouco menos úmida, suponho, não sei se no verão, mas no inverno com o vento sul das mP´s que passam pelo oceano e expremem a umidade nas serras do Rio.

 

Incrível a imagem de Nova Friburgo pelo Google Earth. Foi tirada dia 19 de janeiro desse ano, 8 dias depois da enchente. A quantidade de "arranhões" que a chuva causou naquela região da serra é IMPRESSIONANTE!!!! :negative: Parte da mata foi destruída, em especial a áreas ao NO da cidade.

 

Aqui em casa tive mínima de 14,2°. Agora está quase nublado e faz 19,8° com 64%. Pressão em 1017,5 mb.

 

Abraços cariocas!

Link to comment
Share on other sites

Depois de praticamente uma semana com céu limpo e poucas nuvens, hoje uma segunda com tempo bem fechado e úmido (mas não em excesso) e temp amena na casa dos 20°C, por enquanto choveu o suficiente pra molhar levemente o solo e só, menos de 5mm. Aprecio muito ambas as condições do tempo, o problema é passar mais de 10 dias seguidos com as mesmas condições, dai torra a paciência, ta um dia bonito embora a maioria das pessoas detestem :)

Link to comment
Share on other sites

Pois é, Marcos, e se você visse "in loco" o que eu vi em Teresópolis... a zona norte da cidade foi praticamente

varrida ! Tem locais que a lama atingiu, suponho, ao menos uns 6m de altura.

 

Por aqui, tempo aberto e temperatura dentro do que se espera para Maio: 24ºC no aeroporto.

 

Enquanto isso, o GFS insiste no frio adentrando todo o centro-sul a partir de domingo. Ainda há tempo para

que tudo mude, então muita calma nessa hora.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na capital paulista a tempratura tambem caiu. Tenho chuviscos com 19 graus aqui na zona sul.

 

É o que comentei com um colega na ora do almoço "só falta garoar", e agora há pouco olhei pra fora e contemplei a densa garoa que pouca trégua dá por estas bandas. Neste sentido e no da ocorrência de nevoeiros eu diria que o ABC é mais úmido que curita.

Link to comment
Share on other sites

Hoje Curitiba está com uma tarde interessante, ao passo de que outra cidade quase na mesma altitude que

Curitiba, Ivaí, tem quase 30ºC agora...

 

Isso e tipico da regiao!! provavelmente se voce pegar o carro e dirigir para o Oeste, em Campo Largo a apenas 25 km do centro de Curitiba ja vai estar mais quente! E o ar mais frio que vem do mar e da Serra do mar que deixa a cidade mais amena!!

Veja que Guarapuava tem 1.100 mts. e esta mais quente!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.