Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Hoje tivemos uma madrugada em que a diferença entre áreas de topo e baixada foram grandes: Prova disso foi a temperatura mínima em Palotina: 5,6°C

rpcweatherchannel%25282%2529.png

 

Realmente Lucas...que belo valor para a região de Palotina. Bons valores no sudoeste e sul também!

 

Olhem o que a nebulosidade fez com a mínima no leste do estado do PR...aqui não foi diferente..... ;/

Link to comment
Share on other sites

Hoje tivemos uma madrugada em que a diferença entre áreas de topo e baixada foram grandes: Prova disso foi a temperatura mínima em Palotina: 5,6°C

rpcweatherchannel%25282%2529.png

 

Realmente Lucas...que belo valor para a região de Palotina. Bons valores no sudoeste e sul também!

 

Olhem o que a nebulosidade fez com a mínima no leste do estado do PR...aqui não foi diferente..... ;/

Palotina.. minha cidade natal.. :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Fraiburgo me decepcionou hoje. Tive mínima de 8,3ºC; temperatura maior do que a que registrei ontem (7,9ºC). A Climatempo previa mínima de 03ºC com geada pra hj.

 

Teve nuvens durante a noite ? Pode ter sido isso.

 

Aqui continua com muitas nuvens, e temperatura agradável. Faz 20ºC

Link to comment
Share on other sites

Mínimas em Canela hoje:

 

INMET: 8,2C

Castelinho: 4,6C (neblina)

 

Interessante a amplitude térmica (médias - min/max) do Castelinho e da Aut do Inmet em Abril:

 

Inmet/Aut: 12,4 / 21,1

Castelinho: 10,1 / 22,6

 

Isto prova mesmo que na media é quase a mesma coisa e que faz mais calor nas Baixadas. O Parque das Tuias deve ser muito mais quente que a Aut nas máximas...pena que só temos dados de mínimas de lá...!!

Discordo totalmente Carlos, vc tem de ouvir quem conhece o clima local.No período mais frio do ano junho,julho, agosto, o sombreamento é muito maior nas baixadas, eu aposto o que vc quiser que as baixadas são mais frias que os topos no inverno, pelo menos as nossas aqui.Carlos as geadas nestes locais emendam uma na outra, para isto ocorrer, a temperatura da tarde não pode subir tanto, tipo assim, se no inverno dá uma máxima de 15º(topo) com tempo ensolarado, na baixa sombreada ela não passa de 12º...

Link to comment
Share on other sites

PHP, durante o inverno isso é verdade, mas durante o verão os topos serão mais frios, concorda ?

 

NA MÉDIA AS BAIXADAS TEM EXTREMOS MAIS ACENTUADO, PARA O FRIO E PARA O CALOR. A BAIXADA TEM QUE SER BEM FECHADA, O CETREJO QUE O DIGA. TERÁ DIAS EM QUE SERÁ MAIS FRIO QUE O TOPO, MAS NÃO É REGRA.

Link to comment
Share on other sites

Renan, o PHP está falando da parte sombreada das baixadas. As partes que não batem sol nunca. Daí, sim, as baixadas no inverno são infinitamente mais geladas. Entretanto, o correto é instalar a estação em um local ensolarado da baixada (no meio, longe das encostas) para poder pegar dados mais fidedignos e codizentes com a realidade. A estação do Castelinho eu instalei num local ensolarado, até pq se escolhesse uma encosta sombreada a bateria não duraria uma semana!

Link to comment
Share on other sites

Fraiburgo me decepcionou hoje. Tive mínima de 8,3ºC; temperatura maior do que a que registrei ontem (7,9ºC). A Climatempo previa mínima de 03ºC com geada pra hj.

 

Teve nuvens durante a noite ? Pode ter sido isso.

 

Aqui continua com muitas nuvens, e temperatura agradável. Faz 20ºC

 

Durante a noite e início de madrugada tinha pouquíssimas nuvens. De manhã tava um pouco nublado.

Link to comment
Share on other sites

Está interessante a queda na zona sul de Joinville: registro 17,9 graus agora...tá certo que a umidade e o PO já estao altos, se se continuar assim certamente vai frear o resfriamento e talvez sobre um nevoeiro pra gente...

 

Claro, as nuvens também são um perigo constante por aqui :dash1:

Link to comment
Share on other sites

Manh? gelada em Rol?ndia:6C!

Enviado por: Jean Carlo em 09:42 às 04/05/2011

 

Se como disse Alvacir a temperatura foi maior e isso tamb?m ocorreu em v?rios municipios vizinhos, Rol?ndia teve a menor temperatura do ano, cerca de 6 a 7C de diferen?a de cidades proximas, aqui a minima foi de apenas 6,6C, n?o sei como explicar esta diferen?a, mais os meus 2 termometros acusaram a mesma temperatura, h? alguma explica??o, por?m quando os termometros come?am a subir a temperatura maxima fica muito proxima, no momento 09:00 faz 13.9C.

 

Abraxxx

Link to comment
Share on other sites

Urupema registrou hoje a primeira negativa do ano. Quantas mais teremos? Acho que esta estação vai dar o que falar no decorrer do inverno. Já fazia 5,5oC as 19h00, e tem muito mais pelos próximos 7 dias...

 

Ia comentar sobre Urupema agora...já está afundando a temperatura por lá! Impressionante mesmo...

Link to comment
Share on other sites

Esse cara sei lá onde mora lá

 

Temperatura baixa em Rolândia

Enviado por: Jean Caro em 18:33 às 03/05/2011

 

A massa de ar polar derruba a temperatura em Rol?ndia, as 18:20 faz apenas 14.5C na cidade, ontem a diferen?a entre as temperaturas das cidades vizinhas ficou entre 0,4C e 1,7C por?m hoje parece que a diferen?a ? muito maior, o que n?o ? novidade, ?rea rural e baixada a perda de temperatura ocorre mais r?pido, em Maring? faz 16.7C e em Londrina 18.1C,a diferen?a varia de 2,2C ? 3,6C, essa diferen?a j? chegou em alguns dias a mais de 5C, na area urbana da propria cidade de Rol?ndia a temperatura fica at? 3C de diferen?a.

 

Carlão anota ai na planilha min 6,6C em Rolândia :rofl: , é nóis la deitando no nortão...heheheh

Link to comment
Share on other sites

Urupema registrou hoje a primeira negativa do ano. Quantas mais teremos? Acho que esta estação vai dar o que falar no decorrer do inverno. Já fazia 5,5oC as 19h00, e tem muito mais pelos próximos 7 dias...

 

:ok:

Estou na Lapa, RM de Ctba. Céu limpo e geladaço, creio que uns 10ºC. Às 20h, Ctba marcava 14ºC. São mateus do Sul, aqui do lado, 9ºC e Gen. Carneiro idem.

 

Amanhã aqui é geada na certa.

Link to comment
Share on other sites

Urupema registrou hoje a primeira negativa do ano. Quantas mais teremos? Acho que esta estação vai dar o que falar no decorrer do inverno. Já fazia 5,5oC as 19h00, e tem muito mais pelos próximos 7 dias...

 

:ok:

Estou na Lapa, RM de Ctba. Céu limpo e geladaço, creio que uns 10ºC. Às 20h, Ctba marcava 14ºC. São mateus do Sul, aqui do lado, 9ºC e Gen. Carneiro idem.

 

Amanhã aqui é geada na certa.

 

Será que dá geada amanhã, Shima? Acha que vai cair a temperatura a tal ponto? Se nuvens não atrapalharem como noite passada...

Link to comment
Share on other sites

Olha o que eu achei....

 

Juntamente com São Joaquim, no mesmo estado, e São José dos Ausentes, no estado vizinho do Rio Grande do Sul, é considerado o município mais frio do Brasil, onde as temperaturas podem ficar freqüentemente abaixo de zero, entre os meses de março a novembro, tendo-se assim no mínimo, 8 meses do ano com possibilidades de gear ou nevar em dias mais frios. A Estação meteorológica de Urupema (CIDASC, automatizada) é uma das mais elevadas de SC, com 1.419 m de altitude (cerca de 1 km ao norte da sede), ficando apenas abaixo da estação do Morro da Igreja (INMET), com 1810 m e próxima da terceira estação mais elevada de SC, no Distrito são-joaquinense do Cruzeiro (Climaterra) (cerca de 1400 m). Em função de estar localizado abaixo do Morro das Torres (face Sul), na direção preferencial do escoamento do ar frio e estando a quase 100 m mais elevado que a sede municipal, a estação meteorológica mostra com freqüência mínimas mais baixas que a sede de Urupema e menores máximas que o termômetro junto à Praça de Urupema, mas com freqüência as mais baixas temperaturas do Brasil, em fortes ondas de frio.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Urupema

 

A fonte é wikipedia né....daí já viu....

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe a altitude, latitude e longitude da estação de Urupema?

 

Post em 31/07/2010

 

 

coutinho escreveu:

SE TIVER, FICA A ESQUERDA PONTE QUEM SAI DE URUPEMA PARA PAINEL NO ASFALTO.

 

NO MEU "PATAGÃO", CELULA, DEU ALGO ENTRE 27,50/28 GRAUS. COLOQUE ALGO ENTRE 27.50 E 49.50

 

 

Seria algo como:

 

A esquerda passando a ponte saindo da cidade em direção a Painel

 

-27,958900

-49,885333

1317 m

 

Uma bela localização, vamos aguardar. Pena ser uma estação que marca apenas a leitura da hora cravada, podendo perder os extremos no intervalo. Mas pelo menos está on-line, nem tudo é perfeito.

Link to comment
Share on other sites

Urupema registrou hoje a primeira negativa do ano. Quantas mais teremos? Acho que esta estação vai dar o que falar no decorrer do inverno. Já fazia 5,5oC as 19h00, e tem muito mais pelos próximos 7 dias...

 

:ok:

Estou na Lapa, RM de Ctba. Céu limpo e geladaço, creio que uns 10ºC. Às 20h, Ctba marcava 14ºC. São mateus do Sul, aqui do lado, 9ºC e Gen. Carneiro idem.

 

Amanhã aqui é geada na certa.

 

Essa regiao e meio que um "continuacao " do Planalto Norte Catarinense, onde o ar frio "escoa" em noites de ceu limpo! Rio Negro nem se fala, e um vale e esta quase na barranca do rio... Essas 3 sao muito boas de minima!!

Esse inverno vai ser divertido acompanhar essas 3, e e claro General Carneiro!

 

Sds.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Neste momento, em Porto Alegre, a temperatura sobe em função dos uruguaios comemorando... :sarcastic:

Vamos ver se como a temperatura vai se comportar no Chile :sarcastic:

Em vista à depressão que deve ser abater sobre a cidade, muita chuva em POA nessa 5ª-feira seguido de mínimas de pelo menos -60° até domingo...

 

Falando sério: céu limpo, sem vento e névoa úmida no momento. Faz 14,6° com +87%.

 

Abraços depressivos!

Link to comment
Share on other sites

Engraçado que nenhum modelo até agora pegou esse frio histórico que se abateu nesta quarta-feira em praticamente todo o sul e sudeste! Noite total fail para os times brasileiros :o

 

Por aqui segue agradável com 15.5°C. General Carneiro muito destoante!Essa cidade tem um talento nato para mínimas, tem fotos dessa cidade aqui no baz?

Link to comment
Share on other sites

Até que a mínima por aqui foi interessante: 13ºC...Muito sol e um pouco de neblina, mas dia extremamente bonito!

 

Itapoá e SFS fazendo a festa nas mínimas: 10,1 e 10,3ºC, respectivamente.. :good:

 

Massaranduba, em suas duas estações, registrou 1,5 e 11,9ºC...muito bom também, ainda mais considerando que Rio Negrinho parou nos 10,2ºC!

Link to comment
Share on other sites

Destaque hoje Urupema com -01,0, Caçador 01,9 e São Joaquim (Cetrejo) com 02,0 graus .

 

No Cruzeiro deu 04,6 (-03,4 na relva).

 

No Rio Grande do Sul, Santa Rosa fez 05,9 e São José dos Ausentes deu 06,2...

 

No Parana Palmas fez 03,2 ,São Mateus do Sul chegou a 03,5 e General Carneiro chegou a 03,7 .

 

Em São Paulo Itararé chegou a apenas 03,0 graus , Tatuí fez 06,2

Link to comment
Share on other sites

E vejam que variação absurda, em plena madrugada:

 

No Morro da Igreja, às 05:00 da manhã a temperatura era de 5,9ºC. Subitamente, na hora seguinte,

a temperatura DISPAROU para 12,2ºC e a umidade foi a 11% !!!!

 

Uma forte inversão ocorreu por lá, e está aí o motivo para a queda tão grande em Urupema e regiões de

baixada. Ar muito seco entrou em altitude.

Link to comment
Share on other sites

Se São Joaquim quiser voltar a mídia com as menores temperaturas do Brasil vai ter que mudar rapidamente sua estação de lugar... Já falei pro Ronaldo, o Rincão dos Tigres é a baixada mais forte da cidade e tem os morros de mais de 1600m do Cruzeiro empurrando ar frio para o fundo do poço. O problema é que não retrata a cidade, ao contrário de Urupema, que ao que parece pode desbancar CDJ na media das mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Itararé fica perto da divisa com SP...é uma cidade relativamente alta...

 

Canoinhas com 3,7ºC está de parabéns também! Igualou General Carneiro....

 

Eu acredito que RIo NEgrinho registrou essa temperatura "alta" (10ºC) pq é um topo....acho que a minha estação no alto da serra aqui, por ser meio que baixada, deve ter registrado, no mínimo, 7ºC...

 

É notório que este frio está muito mais concentrado nas baixadas, agora...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.