Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Nesse sentido, as zonas a oeste me facinam. Todas as pauladas de frio - nao eh o caso agora - vem de oeste. As grandes e historicas massas de ar frio sao as continentais, aquelas que fazem o Acre gelar antes de chegar a Sao Paulo. Nesses grandes eventos, o MS gela, o oeste do PR gela tambem e o grosso do ar frio fica um pouco mais ao norte. Quando o ar frio eh forte, o Planalto Sul de SC eh sempre mais frio que o planalto norte. Mas quando o ar frio eh uma paulada, um cavalo polar, isso pode nao ser verdade. Sera que nos grandes eventros de frio, como 75, nao vale mais a pena estar em Palmas do que em Gramado?

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Umidade ciclônica fazendo estragos nas mínimas do leste gaúcho e sudeste catarinense!

 

É o que volta e meia acontece comigo aqui no norte/nordeste catarinense. Fiquei de cara que a nebulosidade não nos atrapalhou hj!

 

A vantagem é que as máximas ficam boas. Gramado não baixou de 8C, porém agora faz apenas 10,2C :good2:

Link to comment
Share on other sites

Nesse sentido, as zonas a oeste me facinam. Todas as pauladas de frio - nao eh o caso agora - vem de oeste. As grandes e historicas massas de ar frio sao as continentais, aquelas que fazem o Acre gelar antes de chegar a Sao Paulo. Nesses grandes eventos, o MS gela, o oeste do PR gela tambem e o grosso do ar frio fica um pouco mais ao norte. Quando o ar frio eh forte, o Planalto Sul de SC eh sempre mais frio que o planalto norte. Mas quando o ar frio eh uma paulada, um cavalo polar, isso pode nao ser verdade. Sera que nos grandes eventros de frio, como 75, nao vale mais a pena estar em Palmas do que em Gramado?

 

Abs!

 

Concordo!

Link to comment
Share on other sites

Caramba! Ganhei de General Carneiro, São Joaquim, Urupema, empate técnico com Morro da Igreja, e só perdi para Três Barras (1,9ºC), Papanduva (2,0ºC) e Monte Castelo (2,6ºC), todas no Planalto Norte Catarinense.

 

 

PUDERA, NUBLADO COM GAROA!!

 

4,1 NO CRUZEIRO.

 

Coutinho, mesmo assim não tira o mérito da marca registrada, né? :D

 

Raramente temos temperatura mais baixa que a região do planalto sul....deixa eu sentir esse gosto ao menos um pouquinho, vai... :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Umidade ciclônica fazendo estragos nas mínimas do leste gaúcho e sudeste catarinense!

 

É o que volta e meia acontece comigo aqui no norte/nordeste catarinense. Fiquei de cara que a nebulosidade não nos atrapalhou hj!

Demolição geral por aqui. A maior prova são os dados de SC em relação ao SE desse Estado e o E do RS. Em POA ainda tivemos SORTE, porque poderíamos ter ficado junto com o Litoral Norte. Aqui em casa houve boa queda depois das 5 h.

 

A mesma nebulosidade impediu frio maior nas serras do RS e de SC. Esses 8,8° em Lages são prova disso. SJ poderia ter zerado.

 

O ciclone é a festa para o oeste do Brasil e mesmo a Amazônia.

 

Agora tenho 19,1° com 68% e venta de NNE a 3,4 km/h. Muitas nuvens. Creio que esse noite fecha e detona de vez, com a maior mínima não só do Sul, como de parte do Brasil. Meu pessimismo é total na próxima noite.

 

Abraços lastimáveis!

Link to comment
Share on other sites

Qual seria o valor usando a tabela nova??

Sds.

 

 

A ANTIGA ESTIMA PARA BAIXO E A NOVA PARA CIMA. MAS PARA MUITOS O QUE VEM DE LÁ É DEUS....FAZER O QUE.

 

PARA EFEITO DE SEGURANÇA, PREFIRO A ANTIGA, POIS ALERTA MAIS AS PESSOAS EM TERMOS DE CUIDADO. O CANADÁ USA ESTA E OUTROS PAÍSES TBÉM. NEM SEMPRE O QUE USAM É O CORRETÍSSIMO. ASSIM COMO O FIL NÃO USA A MÉDIA COMPENSADA...

Link to comment
Share on other sites

14:00HS:

 

São José dos Ausentes RS: 10,0

Gramado RS: 10,4

Canela RS: 11,1

Caxias do Sul RS: 11,4

São Joaquim SC (Aut): 12,7

Timbé do Sul SC: 12,9

Campos Novos SC: 13,5

Vacaria RS: 13,6

Erechim RS: 13,8

Celso Ramos SC: 13,9

Lagoa Vermelha RS: 14,0

Curitibanos SC: 14,4

Bento Gonçalves RS: 14,5

Soledade RS: 14,5

Lebon Régis SC: 14,8

Urupema SC: 14,8

Nova Friburgo RJ: 15,0

General Carneiro PR: 15,4

Inacio Martins PR: 15,6

Passo Fundo RS: 15,8

Ponta Porã MS: 16,1

Campos do Jordão SP: 17,0

Curitiba PR: 17,5

Dourados MS: 17,6

Campo Verde MT: 18,0

Guarapuava PR: 18,2

Pato Branco PR: 18,4

Ponta Grossa PR: 18,4

Monte Verde MG: 18,6

Amambai MS: 18,7

Link to comment
Share on other sites

A impressao que eu tive no centro de Palmas, que alias e pequeno, hehe, foi a de que Guarapuava venta mais!! Agora os Campos de Palmas sao outra estoria!! O fato e que, os moradores de Palmas que trabalhavam em Guarapuava, afirmavam categoricamente que guarapuava era mais ventosa!! Mas...

 

Sds.

 

Não, Palmas cidade. Como disse, compare os dados de Clevelândia e Guarapuava!

Link to comment
Share on other sites

3 da tarde e Caxias do Sul tem 10 graus...o que me assusta é o horario do registro.!! Já Gramado segue com 10,8

 

Nebulosidade segurando as máximas!

 

E as mínimas!

 

O mais interessante e ver a regiao bem proxima do eixo Ausentes-Cambara tantos nas minimas quanto nas maximas!! Caxias fica numa encosta, nao??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Qual seria o valor usando a tabela nova??

Sds.

 

 

A ANTIGA ESTIMA PARA BAIXO E A NOVA PARA CIMA. MAS PARA MUITOS O QUE VEM DE LÁ É DEUS....FAZER O QUE.

 

PARA EFEITO DE SEGURANÇA, PREFIRO A ANTIGA, POIS ALERTA MAIS AS PESSOAS EM TERMOS DE CUIDADO. O CANADÁ USA ESTA E OUTROS PAÍSES TBÉM. NEM SEMPRE O QUE USAM É O CORRETÍSSIMO. ASSIM COMO O FIL NÃO USA A MÉDIA COMPENSADA...

Concordo com o professor Ronaldo.

Link to comment
Share on other sites

"Memê" dando as caras em Itapevi... no momento, 13,7ºC (19hs). A máxima ficou em 19,7ºC no meio da tarde.

 

Por causa dela, vai ser difícil a mínima ficar em um dígito... :negative:

Tive exatamente a mesma máxima: 19,7°! :good2:

 

Engraçado que na automática do INMET a variação foi de 11,9° a 20,2°. Aqui em casa de 11,8° a 19,7°. Raramente fico abaixo do INMET em ambas extremas. Dia para ficar na memória, hehe.

 

Do mais, considero soterrado qualquer frio decente aqui. Qualquer frio decente. Ou mesmo frio. Porque não está frio. Tenho 15,9°. O mesmo valor das 19:50!!! Umidade em 83%. Mesmo que o tempo limpe, se igualar a mínima de ontem é lucro. Parece que o tempo ia abrir. Agora tem uma banda de estratus entrando de sul. Na última hora deu 15,1°, o mesmo valor de São Paulo.

 

Nossa mínima já era. Se chegar a 13° é lucro.

 

Abraços lastimáveis!

Link to comment
Share on other sites

Qual seria o valor usando a tabela nova??

Sds.

 

 

A ANTIGA ESTIMA PARA BAIXO E A NOVA PARA CIMA. MAS PARA MUITOS O QUE VEM DE LÁ É DEUS....FAZER O QUE.

 

PARA EFEITO DE SEGURANÇA, PREFIRO A ANTIGA, POIS ALERTA MAIS AS PESSOAS EM TERMOS DE CUIDADO. O CANADÁ USA ESTA E OUTROS PAÍSES TBÉM. NEM SEMPRE O QUE USAM É O CORRETÍSSIMO. ASSIM COMO O FIL NÃO USA A MÉDIA COMPENSADA...

Concordo com o professor Ronaldo.

 

PHP medindo a sensação térmica das rajadas, no tato da sua mão esquerda esticada, na Raia da Pedra no início da manhã de hoje. :girlwitch:

ikeface.jpg

Link to comment
Share on other sites

^^^ Vcs não prestam... :rofl: :rofl: :rofl:

 

Tive exatamente a mesma máxima: 19,7°! :good2:

 

Engraçado que na automática do INMET a variação foi de 11,9° a 20,2°. Aqui em casa de 11,8° a 19,7°. Raramente fico abaixo do INMET em ambas extremas. Dia para ficar na memória, hehe.

 

Do mais, considero soterrado qualquer frio decente aqui. Qualquer frio decente. Ou mesmo frio. Porque não está frio. Tenho 15,9°. O mesmo valor das 19:50!!! Umidade em 83%. Mesmo que o tempo limpe, se igualar a mínima de ontem é lucro. Parece que o tempo ia abrir. Agora tem uma banda de estratus entrando de sul. Na última hora deu 15,1°, o mesmo valor de São Paulo.

 

Nossa mínima já era. Se chegar a 13° é lucro.

 

Abraços lastimáveis!

 

Marcos, o INMET registrou máxima de 20,9ºC em SP (Santana), e 20,4ºC em Barueri (cidade vizinha a Itapevi, porém, bem mais urbanizada e próxima a capital).

 

Por aqui dona Memê, aos poucos, tá se dissipando. À oeste, sentido S. Roque, o céu simplesmente limpou. Tem poucas nuvens e a temperatura despencou para 12ºC cravados às 22hs. Vamos ver o que esta madrugada reserva por aqui.

Link to comment
Share on other sites

 

A cara do Marcos Boldrini ao acordar de madrugada e olhar a MM sobre Porto Alegre :hysteric:

angry.jpg

 

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

 

O pior e que parece a cara que o Boldrini fez ano passado no Hotel em Sao joaquim, quando "jipeiros" comecaram a fazer baderna nos corredores do Hotel, e Marcos queria dormir... :laugh:

 

Abracos hilarios.

Link to comment
Share on other sites

 

O tempo abriu ao sul, mas toda a camada norte está tapada. Tenho 15,0° com 86% e sem vento!

 

Abraços engraçados!

 

Não é a toa que faz 13C na zona sul da cidade e 16C na zona norte :ok:

Silvio, agora o tempo melhorou e virei o Agradável Hulk, hehe. O tempo limpou 100%!! Tenho 13,6° e caindo.

 

Abraços agradáveis!

Link to comment
Share on other sites

Pela manhã ficou mesmo em 9,3°C aqui em casa e 7,2°C no Simepar. Céu azul, belíssimo, o dia todo.

 

A estação do Simepar é baixada ?

 

Eis a questão Renan.. Até hoje não consegui descobrir a localização exata.. só sei que fica em área rural.

Link to comment
Share on other sites

Ahhhh minhas queridas nunves!!! Como estava sentindo saudades de vocês!! ¬¬

 

Então, Marcos. Reinaste tanto com as MM que elas vieram parar sabe aonde??? AQUI!

 

Se olharem a imagem de satélite, verão uma banda de nebulosidade sobre o leste catarinense...fomo agraciados, pasmem, até com chuviscos ontem de noite.

 

A mínima saltou para calorosos 17ºC por causa das nuvens, e se ao menos ficasse todo o dia assim, nublado, segurando as máximas...mas tá com um jeito de que vai limpar já já e teremos um dia com máximas acima de 25ºC....

 

É o que me resta morando nesta região....

 

Abraços (in)conformados!

Link to comment
Share on other sites

Pela manhã ficou mesmo em 9,3°C aqui em casa e 7,2°C no Simepar. Céu azul, belíssimo, o dia todo.

 

A estação do Simepar é baixada ?

 

Eis a questão Renan.. Até hoje não consegui descobrir a localização exata.. só sei que fica em área rural.

 

Ah sim :good:

Quem sabe se você não ligasse para o Simepar, e eles dissessem a localização exata ? Esta daí é uma bela mínima

para o início de Maio no norte do Paraná.

Link to comment
Share on other sites

Planalto Sul dando o troco no Planalto Norte Catarinense.

 

Urupema registrava, as 6:00 h, -0,2ºC...primeira mínima negativa registrada esse ano nesta estação meteorológica...

 

Bateu com a previsão do Ronaldo, que colocava mínimas entre -2/0ºC para o planalto sul. Está sendo mais

uma manhã invernal por lá, inverno que chegou mais cedo em SJ este ano !

 

E o GFS permanece apontando manhãs frias para o Sul nos próximos dias, e o que é melhor:

Estas manhãs frias se estenderão aqui para o Sudeste :ok:

Link to comment
Share on other sites

Ahhhh minhas queridas nunves!!! Como estava sentindo saudades de vocês!! ¬¬

 

Então, Marcos. Reinaste tanto com as MM que elas vieram parar sabe aonde??? AQUI!

Entendo profundamente teus sentimentos. Aqui o tempo realmente limpou, mas com a umidade nas alturas o nevoeiro veio com tudo!! Minha mínima foi ruim: 12,9°. Estava 13,7° à 1 h. No INMET deu 11,4°. Bom valor. Imagina se tivesse ficado fechado...

 

Eu não reclamo do nevoeiro. Pelo contrário: ele é a prova de que houve resfriamento. Só que estava úmido demais. No aeroporto, para variar, fechou.

 

Outros dados bons foram Uruguaiana com 6,0°, e Santa Rosa com 6,4° e Santa Maria com 6,7°.

 

Agora ainda tem nevoeiro e faz 14,2°.

 

Abraços nublados!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas em Canela hoje:

 

INMET: 8,2C

Castelinho: 4,6C (neblina)

 

Interessante a amplitude térmica (médias - min/max) do Castelinho e da Aut do Inmet em Abril:

 

Inmet/Aut: 12,4 / 21,1

Castelinho: 10,1 / 22,6

 

Isto prova mesmo que na media é quase a mesma coisa e que faz mais calor nas Baixadas. O Parque das Tuias deve ser muito mais quente que a Aut nas máximas...pena que só temos dados de mínimas de lá...!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.